Repositório RCAAP
Conselho escolar no CEMEI: processo de construção da Gestão Democrática
O presente trabalho Conselho Escolar no CEMEI: Processo de Construção da Gestão Democrática do Centro Municipal de Educação Infantil Campinho do Saber Manoel Viana vem investigar a importância do Conselho Escolar nas tomadas de decisões frente às necessidades da escola, assim como a sua atuação nos diversos setores que envolvem a gestão escolar na perspectiva da gestão democrática.O desenvolvimento deste estudo tem como objetivo geral analisar a ausência do Conselho Escolar no CEMEI e os reflexos na gestão escolar onde a comunidade pouco participa nas tomadas de decisões. Quanto aos objetivos específicos, buscar estratégias para criação do Conselho Escolar, bem como analisar o processo de constituição do mesmo e sua função dentro da instituição. A metodologia desenvolvida será pesquisa bibliográfica documental, tendo como referências os autores Dourado (2004), que fala da importância da participação noprocesso da gestão democrática. Navarro (2004) aborda questões relacionadas as funções do Conselho Escolar e Gracindo (2004) sinaliza a importância da participação da comunidade na elaboração do projeto político pedagógico. Dourado, Moraes e Oliveira (s.d.), vêm definir o conceito de Conselho Escolar; Dourado (2001) fala da importância da participação da comunidade escolar e local em prol de uma educaçãode qualidade e da democracia na escola, bem como Pereira Filho (1996) ressalta a importância das estratégias para garantia das tomadas de decisões coletivas. Por fim o embasamento legal contido na LDB (1996) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Com esse suporte teórico espera- se alcançar os objetivos supracitados bemcomo os subsídios necessários para a formação do Conselho Escolar no CEMEI Campinho do Saber Manoel Viana.
Naturalidade e vínculos teóricos para a massa do boson de Higgs
O problema da Naturalidade é uma aparente consequência de teorias com campos escalares, como o Modelo Padrão. Nessas teorias a correção para a massa da partícula escalar é proporcional à escala de energia ao quadrado e consequentemente, pode ser arbitrariamente grande no limite ultravioleta. Contudo, o aparecimento desta escala de energia ao quadrado está relacionado com um esquema de regularização inadequado para o tratamento de uma integral quadraticamente divergente neste limite. Neste trabalho, utilizamos a Regularização Implícita para regularizar correções a um loop para o propagador do Higgs e a arbitrariedade de integrais divergentes no limite ultravioleta para assegurar a ausência desta escala de energia ao quadrado por considerações físicas. Estas considerações físicas são escolhidas como Naturalidade e consist&ecierc;ncia da quebra da simetria de escala. Depois de mostrar que não há correção quadrática na energia para a massa do Higgs, consideramos as correçõws que não violam as considerações físicas para estimar o limite de validade da teoria de perturbação do Modelo Padrão e encontrar regiõoes limite que restringem valores para a massa do Higgs em um diagrama de massa do Higgs versus escala de energia.
Educação em Saúde como estratégia para o controle da esquistossomose
A esquistossomose é uma doença parasitária típica da África, Ásia e das Américas. Em Minas Gerais é endêmica em uma área compreendida por 518 municípios com uma população, sob risco, de aproximadamente 12 milhões de habitantes. No âmbito da Saúde Pública, não é recente a consciência de que as ações de saúde necessitam ser complementadas por ações educativas que fortaleçam as intervenções sanitárias. Este estudo tem como objetivo buscar na literatura científica estudos produzidos sobre a educação em saúde como estratégia para o controle da esquistossomose. Trata-se de um estudo de revisão integrativa. Foram consultadas as bases de dados: LILACS, SCIELO e MEDLINE no período de 2002 a 2012, sendo selecionados dez estudos de acordo os critérios de inclusão estabelecidos. A análise crítica dos dados obtidos revela que no planejamento e realização de ações educativas relacionadas à esquistossomose se faz imprescindível a consideração do contexto sóciocultural, das representações sociais acerca da doença e a adoção de práticas pedagógicas dinâmicas e participativas.
Canta Cantos: uma forma alternativa de se fazer Geografia
A Geografia precisa ser feita de uma única forma? Qual é a verdadeira Geografia? É possível fazer Geografia de diversas maneiras? Essas três questões subsidiam grande parte desta dissertação, que aborda desde as transformações históricas do método científico (Capítulo 1), a história da Geografia moderna segundo os métodos adotados pelos geógrafos (Capítulo 2), a importância da divulgação científica para a ciência moderna como um todo e o esforço do projeto Canta Cantos de divulgação do conhecimento geográfico (Capítulo 3) até uma avaliação participativa do micro-programa de rádio de Geografia Canta Cantos (Capítulo 4), veiculado atualmente de terça-feira a domingo, às 21:15, na UFMG Educativa 104,5 FM de Belo Horizonte (www.ufmg.br/radio/). Ao mesmo tempo em que se constata a existência de incontáveis formas de se conhecer a realidade, conclui-se que a ciência moderna não dispõe de mecanismos lógicos (nem racionais, nem empfricos) bons o bastante para determinar qual método de conhecimento é o melhor de todos. Nesse sentido, a Geografia moderna não é uma exceção, pois oferece, desde meados do século XIX, diferentes formas de se apreender o espaço, sem que uma seja necessariamente mais adequada ou mais relevante do que a outra. Recomenda-se, portanto, considerar a maior quantidade e qualidade de Geografias possível, porque cada uma delas (científica ou não) revela uma face da realidade espacial que, em última instância, é o que todos os geógrafos querem conhecer.
Estudo de caso: reaproveitamento de águas pluviais em edifício escolar
A água é um recurso humano renovável, valioso e muito abundante na Terra. Porém, esse recurso que todos achavam ser inesgotável, passa por um processo de escassez, devido ao uso irracional do homem, o aumento da população, aumento da poluição entre outros. Os problemas de escassez de água e poluição dos mananciais, aliados a má utilização da água potável torna-se necessária à procura por novas alternativas de abastecimento de água que venham suprir as demandas atuais e futuras de consumo. A captação da água da chuva para fins não-potáveis como em bacias sanitárias, em torneiras de limpeza e irrigação de jardins são as alternativas utilizadas por uma escola particular na região de Belo Horizonte com o objetivo de maximizar a eficiência do uso racional da água, contribuindo assim com a diminuição do consumo de água nobre, tratada, fornecida pela COPASA. Além disso, pode-se levar a uma diminuição considerável do volume de água que será destinada ao sistema de drenagem urbana, investir no desenvolvimento sustentável e desenvolver a conscientização da comunidade estudantil, afinal, o reuso de água em múltiplas atividades que consome um volume significativo de água tratada em uma escola, demonstram sua importância e justificam a atenção para esse estudo. Para desenvolver esse estudo realizou-se a revisão bibliográfica, coleta de dados referente à quantidade de chuva na área em estudo e revisão referente aos itens necessários para instalação do sistema. Após analisados os materiais coletados conclui-se que a região tem um ótimo potencial para captação devido ao clima e as suas precipitações. O uso de água de chuva favoreceria a redução no consumo de água tratada (potável) para fins não potáveis, de forma a otimizar o uso múltiplo de água e contribuir para a conservação deste recurso natural.
Desenvolvimento de um modelo de vacinação contra Toxoplasma gondii empregando adenovírus recombinante
No presente estudo, os genes que codificam as proteínas SAG1, SAG2 e SAG3 de T. gondii foram clonados em adenovírus recombinantes deficientes em replicação, após terem sido modificados para a expressão apropriada em células de mamíferos. As modificações incluíram a remoção, nos três genes, da extremidade 3 que codifica para o motivo de ancoragem em GPI e, no caso de SAG3, troca do peptídeo sinal nativo da proteína pelo peptídeo sinal da hemaglutinina do vírus influenza (HASS). Após a caracterização dos três adenovírus recombinantes e da demonstração da expressão das proteínas de interesse in vitro, os vírus foram empregados na imunização de camundongos BALB/c. A vacinação com os três recombinantes levou à produção de IgG anti-SAG específica, e ainda foi capaz de induzir ativação de células CD8+ produtoras de IFN- específicas. Para avaliar a capacidade dos vetores recombinantes em gerar proteção contra o parasita, os animais foram submetidos a desafio com a cepa RH altamente virulenta ou, alternativamente, com a cepa cistogênica P-Br de T. gondii. Os resultados mostram que a imunização com os adenovírus SAG-recombinantes não aumentou o tempo de sobrevivência dos animais após o desafio com a cepa RH, mas levou a uma redução significativa de 50-80% no número de cistos cerebrais dos animais dos animais que receberam a cepa P-Br. Dessa forma, pode-se concluir que a vacinação com os adenovírus recombinantes codificando os antígenos SAG1, SAG2 e SAG3 de T. gondii é capaz de ativar uma resposta imune específica e desviada para um perfil Th1 contra aquelas proteínas, e de proteger contra formas infectantes comuns do parasita.
Psicoterapia cognitivo-comportamental aplicada às crianças vítimas de violência doméstica ou intrafamiliar que desenvolveram o transtorno de estresse pós traumático
Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica que aborda a violência doméstica ou intrafamiliar, seus impactos na vida da criança e uma das manifestações clínicas decorrentes - o Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT), conforme o DSM IV(1995). Está fundamentada em dados provenientes de bases científicas como Scielo, Pubmed, PsycoInfo e correlatas, além de capítulos de livros pertinentes ao tema. Tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o impacto destas experiências de violências domésticas na vida de crianças e mostrar a aplicabilidade da Terapia Cognitivo-Comportamental no tratamento do TEPT. Assim, o trabalho apresenta o contexto familiar em que tais violências ocorrem, bem como os traumas que se seguem. Discute-se a adequação de modelos psicoterápicos para tais situações, apontando a abordagem Cognitivo-Comportamental como efetiva, uma vez é capaz de modificar os padrões de pensamentos e crenças disfuncionais que causam ou mantêm o sofrimento emocional, ao mesmo tempo em que propicia o desenvolvimento de novos repertórios comportamentais adaptáveis ao enfrentamento de diferentes situações da vida. Realça a necessidade de sua adaptação ao cliente infantil e características individuais do paciente, requerendo criatividade, empenho e disponibilidade do terapeuta.
A construção da narrativa em textos produzidos por estudantes com e sem TDAH
Com esta pesquisa, verificamos o desempenho de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e de alunos com alto nível de atenção e não portadores desse Transtorno, comparativamente, em suas produções de texto narrativo escrito, quando submetidos às mesmas condições de produção. No âmbito do texto, analisamos alguns dos aspectos de sua construção e organização, como: estrutura narrativa, percepção de elementos de um texto fonte, universo de referência, unidade temática, progressão textual, propósito comunicativo, relevância informativa, relação entre textos. O nosso propósito, com esta investigação, foi comparar o desempenho destes dois grupos de estudantes, a fim de verficar possíveis diferenças de desempenho entre eles e buscar evidências que possam explicá-las. Deste modo, buscamos responder a estas questões: há diferença no desempenho linguístico entre os estudantes com TDAH e os estudantes com nível de atenção alto? O desempenho linguístico de estudantes com TDAH é inferior ao de estudantes com nível de atenção alto? Em que medida o déficit de atenção pode contribuir para que o desempenho linguístico dos portadores de TDAH não seja eficiente? A hipótese inicial desta pesquisa é a de que os alunos com o referido Transtorno tendem a ter um desempenho linguístico menos eficiente em suas produções textuais escritas do que os alunos com alto nível de atenção, mesmo estando em condições de produção idênticas. Essa hipótese tem sua origem na premissa de que há uma ampla relação entre linguagem e atenção. Nesta perspectiva, delimitamos que o objetivo geral deste trabalho está ligado à investigação de desempenho linguístico de estudantes com e sem TDAH na construção de seus textos narrativos escritos e na verificação de possíveis diferenças de desempenho entre esses grupos de estudantes. Para alcançarmos o proposto, adotamos alguns procedimentos metodológicos ligados à pesquisa quase-experimental e ligados à abordagem qualitativa de investigação. A coleta de dados foi feita em uma escola pública, situada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Dezoito alunos foram selecionados para participar da coleta de dados. Esse conjunto de estudantes resultou na formação de dois grupos de trabalho (experimental, GET, e controle, GCA). Os textos que os alunos produziram compõem o corpus desta pesquisa e constituem o nosso locus de observação das marcas de desempenho de ambos os grupos. As análises foram feitas com base em teorias que consideram o texto como “fenômeno linguístico original”, a “forma necessária” de ocorrência da comunicação verbal, conforme Antunes (2010). E, também, em teorias que compreendem que “um texto é um evento comunicativo no qual convergem ações linguísticas, cognitivas e sociais” (BEAUGRANDE, 1997, p. 10) e assumem que “todos os textos são multimodais” e que “a língua sempre tem de ser realizada por meio de, e vem acompanhada de, outros modos semióticos” (KRESS e VAN LEUWEEN, 1998, p. 186, apud RIBEIRO, 2013, em tradução livre dessa autora). Deste modo, estamos entendendo que o desempenho linguístico de uma pessoa somente pode ser avaliado pela sua capacidade de atuar por meio do discurso, em diferentes situações sociais. Esta investigação está fundamentada, basicamente, na literatura sobre o TDAH (BARKLEY, 2008, DUPAUL, 2007, DSM-5) e nos estudos sobre o texto e as práticas de linguagem (BEAUGRANDE, 1997, ANTUNES 2010, BRONCKART, 1999), e tem por base a proposta de estrutura da narrativa encontrada em Labov e Waletsky (1968) e Labov (1972). Os resultados desta pesquisa evidenciam que há diferenças no desempenho entre os grupos de informantes na produção de texto escrito. Todavia, os indícios não confirmam nossa hipótese inicial de que há uma tendência dos portadores de TDAH a terem desempenho linguístico necessariamente e/ou totalmente aquém dos alunos com alto nível de atenção, em suas produções textuais, sobretudo, quando investigamos pontualmente alguns aspectos da construção e organização textual. Ao analisarmos os textos dos estudantes de cada grupo, verificamos que, em alguns aspectos, o desempenho de GCA é melhor do que o desempenho de GET, mas, em outros, GET tem melhor desempenho; e há, também, desempenho idêntico em alguns outros aspectos analisados. Estamos diante de indicações que invocam reflexões importantes sobre os sujeitos diagnosticados com o TDAH e sobre o estigma que carregam arduamente nos diversos espaços sociais em que estão inseridos, um deles, a escola, que precisa focalizar mais e melhor, o potencial de seus alunos.
Raízes medievais do Estado moderno: a contribuição da Reforma Gregoriana
Entre os séculos XI e XIII, a Reforma Gregoriana, iniciada pelo Papa Gregório VII, alterou o sistema político da Cristandade. Contra o universo ideológico do Império Carolíngio, a reforma fez da Igreja uma Monarquia Papal. Neste processo, a Igreja desenvolveu a doutrina da Supremacia Papal e transformou o Bispo de Roma na figura mais poderosa da Europa. O sucesso da Reforma Gregoriana influenciou a ascensão da cidade-Estado, o primeiro Estado Ocidental moderno. A tese da plenitudo potestatis foi o ancestral da idéia moderna de Soberania.
Desenvolvimento e validação de metodologia por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) para pesquisa de enrofloxacina e ciprofloxacina em dejetos de poedeiras
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Utilização do filme Osmosis Jones como ferramenta para a compreensão da integração dos sistemas funcionais do corpo humano em turmas de biologia do ensino médio de uma escola de Belo Horizonte
Os filmes são recursos audiovisuais muito utilizados por professores em sala de aula, podedo colaborar durannte a compreensão de conceitos. Este trabalho propõe o uso do filme Osmosis Jones no ensino de conteúdos de Ciências relacionados aos sistemas do corpo humano. Será proposta uma sequência didática em uma perspectiva investigativa, na qual espera-se que os alunos identifiquem a integração entre esses sistemas funcionais. Esta sequência consta de questionário preliminar, que identificará os conhecimentos prévios dos alunos, exibição do filme, além da discussão e levantamento de hipóteses, visando à construção de conceitos pelos próprios alunos. Posteriormente, será aplicado um questionário final para avaliar a construção desses conceitos. Durante o desenvolvimento do projeto, questionei minha vivência como professora e a forma como planejava as aulas ministradas antes deste trabalho investigativo. A maior mudança que percebi foi ter deixado o papel de transmissora do conhecimento e passando a agir como guia, orientando os alunos na construção do conhecimento. Uma dificuldade encontrada foi administrar o tempo e conseguir adequar minhas ideias ao currículo, que é muito extenso, complexo e cheio de detalhes. Como conclusão, compreendi que a forma investigativa de aula, depende de uma reestruturação dos conteúdos, estabelecendo prioridades e habilidades, a fim de propiciar uma aprendizagem efetiva e mais prazerosa.
2019
Lizandra Aparecida Vaz de Amorim Camargos da Costa
Idiomatismo violonístico como elemento composicional na Sonata nº 1 de Leo Brouwer
Este trabalho aborda questões acerca da escrita idiomática na Sonata nº1 de Leo Brouwer para violão solo, composta em 1990. Inicialmente são apresentadas, de maneira breve, as influências estéticas que levaram à construção da obra. Numa segunda etapa, há uma conceituação acerca do que seria considerado idiomático do ponto de vista instrumental e, em seguida, os recursos idiomáticos presentes na Sonata nº1 são categorizados, estabelecendo um diálogo com os trabalhos de Borém (2000), Scarduelli (2007), Barros (2008) e Kreutz (2014). O conhecimento violonístico do autor também representa uma importante ferramenta para o desenvolvimento da pesquisa. A seção central do trabalho apresenta uma extensa análise estrutural e idiomática da obra foco desta dissertação. Por fim, é feito um balanço acerca dos principais aspectos da escrita violonística de Brouwer na obra em questão e, ainda, alguns excertos de outras de suas obras são explicitados para fins de dialogar com os processos do pensamento idiomático sobre o violão, observados na Sonata nº1.
Estudo do uso de agregados reciclados de concreto e substituição do cimento por resíduo de polimento de porcelanato na produção de piso intertravado de concreto
O uso de resíduos de construção e demolição RCD, da indústria da cerâmica e de pneus na forma de agregados miúdos e graúdos para diversos produtos ou artefatos de cimento tem sido, nos dias de hoje, cada vez mais presente na construção civil, por tratar de uma alternativa sustentável (do ponto de vista econômico, social e ambiental), correta e interessante para os três vértices da sociedade: população, poder público e empresa privada. Neste estudo foi realizada a produção de pisos intertravados de concreto (paver-pavimentação) com utilização de 100% de agregados reciclados originados de rejeitos de concretos das concreteiras da Região Metropolitana de Belo Horizonte RMBH (volume de perda de 10%) e substituição de 10%, 20% e 30% do volume do cimento CPV-ARI por Resíduo de Polimento de Porcelanato RPP. Os ensaios realizados para avaliação da resistência à compressão, apresentaram resultados satisfatórios, indicando que as utilizações de agregados reciclados atuam de forma eficiente, sendo que a substituição de 20% do volume de cimento por RPP apresentou o melhor desempenho.
Gravidez na adolescência: uma revisão integrativa
O presente estudo teve como objetivo geral realizar revisão de literatura a respeito dos conhecimentos já produzidos a respeito do processo e ações de Educação em Saúde preconizadas na prevenção da Gravidez na Adolescência no contexto brasileiro. Como objetivos específicos: caracterizar os estudos selecionados; Analisar e sintetizar os conhecimentos gerados nos estudos selecionados; Identificar as estratégias empregadas na prevenção da Gravidez na Adolescência; Conhecer as contribuições da Enfermagem e da educação na prevenção da Gravidez na Adolescência. Para a seleção dos artigos utilizou-se duas bases de dados, Lilacs e Scielo, e a amostra desta revisão constituiu-se de 20 artigos. Após análise dos artigos incluídos na revisão o resultado dos estudos conclui que a cada dia adolescente engravida mais precocemente, sem preparação física e psíquica para a maternidade. Foram apontadas varias causas como, por exemplo, condições socioeconômicas, falta de informações, uso incorreto de métodos contraceptivos, etc.
Michel Foucaut e a questão antropológica: caminhos para pensar a constituição do sujeito na filosofia
A partir da assertiva foucaultiana de que o pensamento moderno está ancorado em uma ilusão antropológica e que o homem moderno seria, seja na ciência, seja na filosofia, uma ficção, pretendemos percorrer o caminho de Foucault para compreender como ele entende a seu modo a constituição do sujeito. O objetivo que conduz nosso trabalho édemonstrar o caminho percorrido por Foucault em sua análise da Antropologia de um ponto de vista pragmático de Kant para entender a constituição do sujeito da tradição e, consequentemente, apresentar sua contraposição através da formulação da constituição do sujeito na história. A realização deste percurso implica em outro objetivo de nossotrabalho, a constituição do sujeito para Foucault, mesmo que se distancie do sujeito kantiano, guarda com ele uma estreita relação a questão crítica os une.
Tomografia computadorizada de feixe cônico no diagnóstico de reabsorção radicular externa em dentes permanentes reimplantados: uma investigação em vivo
As reabsorções radiculares externas progressivas inflamatórias (RREI) e por substituição (RRES) representam a sequela mais frequente em dentes permanentes reimplantados ou que sofreram luxações intrusivas. O exame clínico, incluindo os sinais e sintomas e ainda os exames complementares, em destaque os exames radiográficos são fatores determinantes para o diagnóstico. A radiografia periapical (RP) é o exame complementar de escolha para o acompanhamento em casos de RRE, no entanto, as imagens bidimensionais apresentam sobreposições de estruturas anatômicas. Para suprir as limitações apresentadas pelas radiografias convencionais as imagens multiplanares vêm sendo amplamente utilizadas, destacando-se a tomografia computadorizada de feixe cônico. O objetivo do presente estudo foi fazer uma avaliação do desempenho de exames de imagem da TCFC e de radiografias periapicais para diagnóstico dos diferentes tipos de RRE pós-traumáticas, em diferentes estágios. A amostra foi composta por 29 pacientes, com 39 incisivos superiores reimplantados após avulsão. Radiografias periapicais e TCFC realizadas no mesmo dia foram examinadas de forma independente por 2 avaliadores, a fim de identificar a presença, o tipo e a extensão da reabsorção radicular nos dois exames. As reabsorções leves e as inflamatórias foram mais frequentemente identificadas pela TCFC enquanto as reabsorções moderadas a severas e por substituição nas radiografias periapicais. Pode-se concluir que apenas uma técnica radiográfica não é suficiente para o diagnóstico de todos os tipos e gravidade de RRE, sendo assim a TCFC é importante para complementar o exame periapical, principalmente em estágios iniciais.
Herpesvírus bovino-1 em touros de uma central de sêmen: soroneutralização e isolamento no sênem
Investigou-se a presença de infecção pelo herpesvírus bovino 1 (HVB-1) em touros de uma central brasileira de coleta e comercialização de sêmen bovino, através da pesquisa de anticorpos específicos no soro e do vírus no sêmen, utilizando-se as técnicas de neutralização e isolamento viral em cultivo celular, respectivamente. Foram examinados 61 touros, sendo 40 deles estudados em coletas pareadas e 21 em coleta única, totalizando 101 amostras de soro e 101 amostras de sêmen. Detectou-se anticorpos específicos em 37 (60,7%) touros e o HVB-1 em 20 amostras de sêmen (19,8%). A análise dos resultados obtidos indicou não haver uma correlação obrigatória entre detecção de anticorpos específicos no soro e isolamento do HVB-1 no sêmen dos touros. As técnicas utilizadas mostraram-se onerosas, trabalhosas e demoradas, apesar de serem sensíveis o suficiente para permitir o isolamento do HVB-1 de um grande número de touros. Métodos alternativos de diagnóstico devem ser desenvolvidos no intuito de solucionar os problemas relacionados ao tempo e ao custo. O exame prévio de todas amostras de sêmen coletadas para a presença do HVB-1 é altamente desejável.
O programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde (pró-saúde) e a diversificação dos cenários de aprendizagem em odontologia
A diversificação dos cenários de prática nos cursos de Odontologia surgiu como estratégia pedagógica, na qual os alunos tinham a oportunidade de experimentar o aprender/fazendo, no sentido da formação em serviço. Em um país com características bastante específicas e distintas, esta diversificação desenvolveu-se de forma desigual, sob influências dos fatores regionais e dos programas de fomento, que impulsionaram a adoção desta iniciativa pedagógica, como o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde Pró-Saúde. A presente pesquisa buscou conhecer a diversificação dos cenários de prática na formação em Odontologia e o impacto que as ações subsidiadas pelo Pró-Saúde I e II promoveram nestes cenários de formação, enquanto política pública, e na sua contribuição para o processo de mudança pedagógica. O estudo, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais, sob o parecer ETIC 0532.0.203.000-10, desenvolveu-se em diferentes etapas. Inicialmente foi enviado questionário virtual estruturado aos responsáveis pelos 198 cursos de Odontologia implantados e regularmente em funcionamento no Brasil, e depois somente aos responsáveis pelos cursos contemplados com o Pró-Saúde I ou II. Foi feita a análise documental dos relatórios dos cursos contemplados com o Pró-Saúde I, onde as atividades de ensino na rede de serviços e a carga horária dos estágios foram os critérios de inclusão. Na etapa da abordagem qualitativa foram entrevistados cinco membros da Secretaria de Gestão e Educação para o Trabalho (SGTES), do Ministério da Saúde, envolvidos com o programa, sobre seu impacto na formação odontológica nos serviços de saúde, Verificou-se que 82,1% dos 67 cursos participantes adotavam os espaços da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) para formação, 91% reservavam no mínimo 20% de sua carga horária total ao estágio curricular na rede pública e 89,8% entendiam que essa rede de serviços favorecia a aprendizagem. Observou-se que o Pró-Saúde constituiu uma estratégia eficaz no reordenamento pedagógico, com adoção de cenários diferenciados de aprendizagem e incentivo à aproximação ensino/serviço, alavancando uma nova realidade na formação odontológica.
Micelas poliméricas carreadoras de paclitaxel: potencial nanoplataforma teranóstica anticancer
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Gestão democrática: compromisso coletivo e participativo na construção do Projeto Político Pedagógico - PPP
O presente estudo tem por objetivo investigar o processo de elaboração e estruturação do Projeto Político Pedagógico - PPP de uma escola pública municipal, analisando os motivos pelos quais a comunidade escolar não participa de sua elaboração. A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, estabelece no inciso I do artigo 12 que as instituições de ensino elaborem coletiva e de forma democrática sua proposta pedagógica. O PPP é relevante porque direciona os princípios e normas da ação pedagógica, mesmo com muito empenho o mesmo ainda não se tornou um instrumento na prática do cotidiano escolar. Esta análise foi fundamentada por meio de pesquisas bibliográficas e estudo do PPP da Escola Estadual João de Barro. Destaca-se que nesta instituição foram encontrados vários desafios na execução do seu PPP. Muito se questiona quais são os empecilhos que uma instituição enfrenta para que o PPP possa ser construído coletivamente e vivenciado. É necessário avaliar os motivos pelos quais a comunidade escolar não participa ativamente na elaboração do mesmo. Será que um dos motivos seria uma relação antidemocrática dos gestores com os demais segmentos? Será que a realidade social dos educandos também pode estar interferindo nesta não participação? Enfatiza-se que o Projeto Político Pedagógico deve ser o ponto norteador de todas as atividades da escola. Nesta perspectiva, sua elaboração e adaptação se fazem flexível, sendo condição para consolidação da identidade da instituição. É o fio condutor de todas as ações, buscando a autonomia da escola, a fim de transformá-la num espaço que garanta a construção do conhecimento, a valorização do ser humano e a preparação básica do aluno para o exercício pleno da cidadania. Desde que, as soluções propostas e os caminhos apontados como mais eficientes sejam oriundos da participação, da ação-reflexão e da interação de toda comunidade escolar. De forma que o PPP seja avaliado periodicamente, garantindo que toda a comunidade escolar conheça os objetivos da escola.