Repositório RCAAP

Caracterização microbiológia e físico-química de queijo Minas artesanal da microrregião de Araxá-MG durante a maturação em diferentes épocas do ano

O queijo Minas artesanal é amplamente produzido em todo estado de Minas Gerais, envolvendo o trabalho familiar. As características físico-químicas e microbiológicas do queijo são únicas e variam de acordo com cada região de produção, devido às diferenças de clima, solo, vegetação, raça de gado e as formas de elaboração. Esse queijo é elaborado com leite cru, usa fermento endógeno, é muito manipulado e pode apresentar microrganismos indesejáveis. No entanto, a fase de maturação pode contribuir para reduzir ou eliminar esses contaminantes. O objetivo deste estudo foi caracterizar a qualidade do queijo Minas artesanal da região de Araxá, produzido e maturado por até 57 dias em estabelecimentos rurais legalizados pelo IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária, durante a época chuvosa e seca, a fim de contribuir para a determinação de seu período de maturação ideal e atender a legislação oficial. Um total de 12 amostras de água, 12 de leite, 12 de cultura endógena (soro-fermento) e 84 de queijos foram coletadas em seis fazendas e submetidas a análises microbiológicas e físico-químicas. As médias foram comparadas pelo teste de Tukey quando as variáveis foram paramétricas e as medianas pelo teste de Friedman quando as variáveis foram não paramétricas, ambos a 5% de significância. Foram observadas diferenças (p<0,05) entre as contagens de coliformes totais e de bolores e leveduras em queijos ao longo dos tempos de maturação nas duas época de produção. Staphylococcus coagulase positivo e bactérias ácido-lácticas (BAL) em ágar M17, apresentaram diferenças (p<0,05) apenas durante a época seca. A maturação foi eficiente para reduzir a contagem de todos os microrganismos estudados. Salmonella spp. foi detectada em apenas uma amostra de queijo em 22 dias de maturação durante a época chuvosa, mas não foi possível identificar a origem da contaminação. Listeria monocytogenes foi encontrada em dois queijos, em 1 e 7 dias de maturação durante o período seco. Enterotoxinas estafilocócicas não foram detectadas. A maturação influenciou (p<0,05) os teores percentuais de umidade, proteína, gordura, gordura no extrato seco e extrato seco total, bem como pH e acidez titulável, independentemente da época de produção. A condição do queijo Minas artesanal de Araxá foi influenciada pela qualidade da água, da cultura endógena e do leite utilizado para a sua produção. Considerando-se todos os parâmetros para inspeção, o queijo estudado deve ser maturado por pelo menos 14 dias para atender a legislação vigente. Além disso, o uso de matérias-primas, o controle sanitário dos rebanhos e a adoção de boas práticas de produção também são extremamente importantes para a obtenção de um queijo seguro, representando a cultura do Estado e possibilitando mais renda para os produtores, sem ameaçar a saúde pública.

Ano

2019-08-12T15:59:22Z

Creators

Gilson de Assis Sales

Synthesis and evaluation of platinum complexes with potential antitumor activity

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2022-03-29T22:07:31Z

Creators

Rachel Lima Marcelino Freire Maria Betânia de Freitas Marques Elaine Maria de Souza-Fagundes Renata Barbosa de Oliveira Ricardo José Alves

Impacto do treinamento de habilidades de comunicação na prática do método clínico de atendimento integral à pessoa, aliado ou não ao uso de formulário específico para o registro do atendimento

Introdução: A prática do atendimento clínico integral à pessoa é um desafio enfrentado pelo educador médico, por instituições de ensino e por pesquisadores que tentam contribuir para que os estudantes desenvolvam competências que sintetizem conhecimentos, habilidades e atitudes para esse modelo. Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar o impacto do treinamento de habilidades de comunicação na prática do método de atendimento clínico integral à pessoa, com ou sem o uso de registro específico para o atendimento. Metodologia: Participaram do estudo 46 estudantes do 7º Período do curso de medicina. Uma combinação de estratégias educacionais foi utilizada para propiciar a aquisição de habilidades de comunicação para o atendimento clínico integral à pessoa, como: modeling example, seguido de reflexão individual e discussão, aula expositiva interativa e uso de formulário de registro específico para o atendimento clínico integral à pessoa (RACIP). O estudo foi dividido em quatro FASES: 1- Pré-treinamento: filmagem de atendimento clínico em ambiente simulado, realizado por todos os participantes, com a utilização do modelo de registro de consulta vigente no HC-UFMG; 2- Treinamento: os estudantes foram divididos em três grupos: G1: submetidos à atividade educacional não relacionada ao atendimento clínico; G2 e G3: submetidos a treinamento de habilidades de comunicação; 3- Avaliação: filmagem de consulta em ambiente simulado, realizada por todos os grupos, sendo que G1 e G3 utilizaram o RACIP, e G2, o modelo de registro vigente; 4- Feedback e oportunização da mesma aprendizagem para todos os grupos. Os vídeos dos atendimentos clínicos realizados pelos estudantes, pré e pós-treinamento, foram avaliados por uma banca constituída por três avaliadores, utilizando-se o instrumento AVACIP (avaliação de atendimento clínico integral à pessoa) levando-se em consideração cinco domínios: início da consulta; expectativas do paciente sobre a consulta; perspectiva do paciente sobre sua doença; comportamento e hábitos de vida; uso de propedêutica complementar e aliança terapêutica. Resultado: score total de atitudes positivas de cada grupo foi maior na FASE 3 em relação à 1 (p=0,001), mostrando que todas as estratégias promoveram a melhora das habilidades de comunicação, mas não houve diferença entre os grupos em cada fase (p>0,310). Quando os scores foram analisados por domínio, observou-se que o G3 apresentou um desempenho melhor do que os outros. Conclusão: O treinamento de habilidades em comunicação e o uso de modelo de registro específico para o atendimento melhoram o desempenho dos estudantes em relação ao atendimento clínico integral à pessoa.

Ano

2019-08-10T14:41:41Z

Creators

Josemar de Almeida Moura

O ensino da Arte Contemporânea em instalações de Inhotim

O presente trabalho aborda o ensino de arte contemporânea com um breve contexto histórico, cultural e educacional pensado com instalações de Inhotim através de um trabalho desenvolvido com alunos do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de Governador Valadares MG. O objetivo do trabalho é discutir sobre o ensino de arte contemporânea com instalações de Inhotim na busca de possibilidades para o desenvolvimento dessa arte no ambiente escolar tendo comoreferência discussões que destacam a importância do significado das variadas formas presentes na arte para apreender o conhecimento, assim como a importância do reconhecimento do aluno enquanto sujeito capaz de aprender, produzir e compartilhar saberes artísticos construídos em suas atividades pessoais, sociais, educacionais e artísticas.

Ano

2019-08-10T02:31:02Z

Creators

Valdicélio Martins dos Santos

Estratégias para melhoria dos pacientes adultos com Hipertensão Arterial atendidos na Equipe de Saúde Deplanalto ;município Divinópolis

Segundo o Ministério de Saúde (2006) hipertensão arterial sistêmica é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo que pode levar a complicações cardiovasculares, cerebrovasculares e renais, sendo responsável por 40% das mortes por acidente vascular cerebral, 25 % das mortes por doença arterial coronariana e 50% dos casos de insuficiência renal terminal, junto com a diabete. No presente trabalho objetiva-se aumentar a adesão de pacientes adultos hipertensos ao tratamento e como objetivos específicos pretende-se levantar os fatores de risco comportamentais à saúde dos hipertensos e realizar atividades de educação em saúde relacionadas à importância do cumprimento diário do tratamento medicamentoso e não medicamentoso da hipertensão arterial na unidade de saúde. Trata-se de um projeto de intervenção no qual serão realizados as seguintes ações visando alcançar os objetivos propostos:serão identificado todos os indivíduos com 18 anos ou mais que sofrem a doença, garantir realização de consulta médica, captar após fazer pesquisa de dados os pacientes hipertensos não aderentes ao tratamento. Utilizaremos como metodologia sessões de educação em saúde por meio de círculo de cultura, palestras e rodas de conversas. Com o trabalho em equipe pretende-se melhorar o nível de conhecimento sobre a doença e suas complicações e obter uma melhora da qualidade de vida com melhor controle e maior aceitação da doença, reduzindo assim o número de suas complicações

Ano

2019-08-13T16:54:18Z

Creators

Marlene Del Carmen Garcia Lopez

Psicologia da Educação nas licenciaturas: considerações sobre uma didática clínica

Esta pesquisa desenvolve a tese de que a formação anterior do(a) professor(a), em Psicologia, deixa marcas que influenciam suas práticas, a escolha dos objetivos e as decisões sobre os conteúdos no ensino de Psicologia da Educação nos cursos de Licenciatura. O conceito de didática clínica, apresentado por Baibich (2003) é central na presente investigação. Algumas perguntas nortearam o processo investigativo: O que vem a ser uma didática clínica? Configuraria uma ação docente que poderia responder à indagação de como podemos ser professores nas licenciaturas, sendo psicólogos, sem correr o risco de excessos e desempenhar papel de psicoterapeutas? Foram sujeitos da pesquisa seis professoras de Psicologia da Educação das Licenciaturas na FaE/UFMG. Realizamos observações em sala de aula e duas entrevistas com cada uma dessas professoras. Na segunda entrevista, foi desenvolvida uma análise compartilhada com as professoras, dos dados obtidos nas observações e na primeira entrevista. Os resultados indicam que essas professoras praticam, mesmo que ainda timidamente, o que denominamos didática clínica, ao deixarem aparecer as marcas psicológicas na sua ação docente, articulando a sua formação anterior, em Psicologia, aos conteúdos, objetivos e práticas na disciplina Psicologia da Educação. Didática aqui entendida, como reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica, mas considerando-a com o sentido político; clínica, aqui, no seu sentido ampliado, em relação ao modelo clínico tradicional da Psicologia, que vem passando por transformações, por experiências de reinvenção e de recriação de sua expressão. Acreditamos que ao deixar aparecer as marcas psicológicas na sua ação docente, os professores de Psicologia da Educação, tendendo a tratá-la como uma disciplina-ponte entre a Psicologia e a Educação, influenciam, de forma diferenciada, a preparação dos alunos, futuros professores, para o enfrentamento da sala de aula, na escola do mundo atual.

Ano

2019-08-09T21:37:54Z

Creators

Merie Bitar Moukachar

Tomografia de coerência óptica da retina contribui para o diagnóstico da neurofibromatose tipo 2

Tomografia de Coerência Óptica da Retina Contribui para o Diagnóstico da Neurofibromatose Tipo 2 Introdução: Neurofibromatose tipo 2 (NF2) é uma doença autossômica dominante caracterizada por schwannomas vestibulares bilaterais, múltiplos tumores do sistema nervoso central, tumores cutâneos e catarata juvenil. Um espectro bem definido de achados oculares tem sido especificamente associado à NF2. Os achados oftalmológicos descritos ainda precisam de estudos adicionais sobre sua prevalência, consequências e prognóstico para a doença. O presente estudo avaliou as anormalidades retinianas usando a tomografia de coerência óptica de domínio espectral (SD-OCT) em uma serie de pacientes com NF2. Esta é a maior série de olhos de pacientes com NF2 avaliada com SD-OCT da retina publicada até hoje e contribui com informações valiosas sobre a doença. Métodos: Nove pacientes com NF2 cadastrados no Centro de Referência de Neurofibromatoses da Universidade Federal de Minas Gerais passaram por uma avaliação clínica e oftalmológica detalhada, incluindo a SD-OCT para detectar lesões retinianas. Entre os nove pacientes com NF2, cinco tiveram início precoce dos sintomas (<20 anos) e quatro tiveram início tardio (>20 anos). Resultados: SD-OCT revelou anormalidades retinianas em todos os pacientes com NF2 de início precoce e em dois pacientes com NF2 de início tardio. No grupo de início precoce a SD-OCT revelou membrana epiretiniana (MER) em forma de chama de vela com características peculiares em quatro olhos de três pacientes. Dois pacientes tinham ondulações da superfície retiniana interna com MER discreta. Hamartomas de retina foram observados em quatro olhos de três pacientes com NF2 de início precoce; em dois olhos estes hamartomas eram subclínicos, detectados apenas com a SD-OCT. Em dois pacientes com NF2 de início tardio e um paciente com NF2 de início precoce a SD-OCT revelou tufos da camada de fibras nervosas da retina. Conclusão: SD-OCT revelou alterações retinianas na maioria dos pacientes com NF2 e é um exame valioso para avaliar estes pacientes. O exame foi bem tolerado por todos os pacientes com NF2, incluindo crianças e/ou pacientes com condições debilitantes. MER x associadas à NF2 possuem características que as diferenciam de MER idiopáticas ou associadas a outras doenças. Sugerimos que MER em forma de chama de vela parece ser específica da NF2 e que MER poderia ser incluída nos critérios diagnósticos da NF2.

Ano

2019-08-13T18:20:30Z

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Vanessa Waisberg

Demanda por serviços de saúde: o caso SABESPREV

O objetivo deste trabalho é estimar a demanda por serviços de saúde, para a população de titulares e beneficiários da Fundação Sabesp de Seguridade (SABESPREV), nos anos de 2001 a 2003. A sua principal contribuição é procurar entender os determinantes dos gastos a partir da ótica de uma população coberta por um plano de saúde na modalidade de auto - gestão. As variáveis dependentes utilizadas são os gastos com serviços ambulatoriais e hospitalares. Estas variáveis foram construídas a partir dos dados obtidos na base do plano, e se caracterizam por um alto grau de confiabilidade no seu preenchimento, devido as mesmas corresponderem aos pagamentos efetuados pela rede provedora. As principais variáveis sócio - econômicas utilizadas foram sexo, idade, estado civil, renda e escolaridade. As duas últimas variáveis disponíveis apenas para os titulares do plano. Também foram construídas proxies indicativas do estado de saúde passado dos indivíduos. Os principais resultados encontrados indicam grande importância do sexo, da idade e do estado de saúde passada na determinação dos gastos ambulatoriais. Para os gastos hospitalares apenas duas variáveis foram determinantes: a idade e os indivíduos que faleceram. Os resultados também indicaram que a elasticidade dos gastos aumenta com a idade e que os indivíduos que faleceram possuem elevada elasticidade. Entender os determinantes destes resultados é significativo para a elaboração de políticas públicas.

Ano

2019-08-10T19:56:58Z

Creators

Rubens Jose Amaral de Brito

Motivação em vendas: pesquisa sobre indicadores de motivação

O presente trabalho relata o estudo sobre a motivação em uma equipe de vendas. Foram apresentadas as teorias motivacionais de Maslow, Hezberg e Victor Vroom, sendo este último o de maior destaque e estudo. Percebeu-se que a teoria da Expectância de Victor Vroom, possui maior aplicabilidade no ambiente organizacional, por se tratar de uma teoria cognitivista que determina que a motivação é o resultado de valores, expectativas e instrumentalidade do indivíduo.Para a mensuração dos fatores motivacionais, foi aplicado o Inventário da Motivação e do Significado do Trabalho (IMST). Este instrumento foi desenvolvido por autores brasileiros e possui validade científica, sua construção foi baseada em teorias sobre o significado do trabalho e na teoria apresentada. Para este trabalho foi aplicado o questionário em vendedores (internos e externos) de um grupo de concessionárias de motos. Os resultados demonstraram que a responsabilidade e a recompensa financeira são os fatores mais influentes amostra e que os mesmos acreditam que através do seu esforço podem alcançar tais resultados.

Ano

2019-08-10T23:01:51Z

Creators

Amanda Amorim Martins

Currículo: perspectivas e realidades

O presente trabalho visa desenvolver uma analise e intebretação do curriculo e sua aplicabilidade nos espaçs escolares. Aprenda se aqui, em linhas gerais, uma revisão bibliografica sobre as praticas do curriculo, bem como os processos de sua elaboração, sua importancia para o desenvolvimento de instrumentos possibiladores do saber e da interação entre conhecimento práticos e teóricos. Otrabalho aqui desenvolvido teve como objetivo fundamentar as questões fundamentais que nordeiam o desenvolvimento do curriculo. Além disso, sugerem se métodos para estudar as questões sobre formulação do curriculo e explica se os procedimentos pelos quais é possivel desenvolve lás. Autores basilares como Slva, Moreira e Tyler deram suporte ao desenvolvimento deste estudos. Foi possível identificar o quanto o currículo já evoluiu ao longo da caminhada, contudo, há muitas conquistas necessárias para que seja desenvolvido e aplicado de maneira efetiva em saida de aula.

Ano

2019-08-13T03:40:04Z

Creators

Márcia Paulina Jorge

Fator de transferência de elementos terras raras em solos tropicais tratados com fosfogesso

O uso do fosfogesso (resíduo da indústria de ácido fosfórico) na agricultura é um exemplo de tecnologia sustentável que pode minimizar os impactos de sua geração e promover a preservação das reservas naturais de gesso para as futuras gerações. A taxa de geração dofosfogesso é de aproximadamente 4,8 toneladas para cada tonelada de ácido fosfórico produzido. A produção mundial anual pode ser estimada em 170 milhões de toneladas e a agricultura usa, aproximadamente, 15% deste total. No Brasil são gerados em torno de 12 milhões de toneladas de fosfogesso por ano e parte desse material vem sendo usado a várias décadas na agricultura do cerrado. Vale ressaltar, no entanto, que as avaliações meramente agronômicas podem deixar a desejar do ponto de vista ambiental, visto que o fosfogesso contém vários elementos tóxicos (radionuclídeos, metais, terras raras (ETR), etc.) que podem ser transferidos para o solo, plantas e águas subterrâneas. Neste trabalho calculou-se o fator de transferência (FT) de elementos terras raras (ETR) de solos tratados com fosfogesso paraalface, milho e soja em solos típicos do cerrado tratados com 4 doses diferentes de fosfogesso. A determinação dos ETR em todas as amostras foi feita pelo método k0 de análise por ativação neutrônica. O resultado encontrado (ETR da ordem de 4.000 mg.kg-1) sugere que ofosfogesso analisado é rico em elementos terras raras quando comparado a valores médios de background em amostras ambientais. A concentração total de terras raras (ETR) no solo arenoso foi da ordem de 26 mg.kg-1 e de 280 mg.kg-1 no solo argiloso, valores estes bem abaixo dos encontrados nas amostras de fosfogesso. O FT dos ETR para as amostras de milho ficaram abaixo do limite de detecção, para as amostras de soja houve transferência de La no solo argiloso (0,0003 0,0009). Amostras de alface apresentaram FT de La entre 0,002 0,007 para solo argiloso e entre 0,05 1,44 para solo arenoso. Observou-se que existe uma tendência em haver valores mais altos de fator de transferência nas amostras de solo arenoso em comparação com solo argiloso.Concluiu-se que não houve diferenças significativas na concentração de ETR nas amostras de solo e vegetais decorrente das diferentes doses de fosfogesso, ou seja, o que realmente importou na transferência de terras raras do solo para as plantas foi o tipo de solo. A dose estimada de ingestão de ETR decorrente da ingestão dashortaliças analisadas neste trabalho foi de 6,04 mg.ano-1.

Ano

2019-08-13T00:11:12Z

Creators

Kerley Alberto Pereira de Oliveira

Serviços que interferem nos custos de implantação de interceptores na região Metropolitana de Belo Horizonte

No Brasil, o sistema de esgotamento sanitário (SES) ainda sofre com o abandono ao longo dos anos. Embora existam redes coletoras de esgotos (RCE) em boa parte dos municípios do país, o destino dos efluentes continuam sendo os cursos d`água mais próximos. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) não é diferente, com uma grande malha de RCE, os efluentes continuam sendo lançados nos cursos d`água, trazendo péssima impressão visual, maus odores e doenças. Esses efluentes, que não são direcionados às estações de tratamento de esgotos, seguem sentido a duas grandes bacias hidrográficas da RMBH, a do rio das Velhas e do rio Paraopeba, contribuindo para a degradação desses rios. Com isso, a coleta e tratamento de esgotos passam a ser alvo de investimentos de grandemagnitude por parte dos órgãos gestores do saneamento e os interceptores possuem grande relevância neste contexto, uma vez que são, normalmente, são assentados junto a leitos de rios com o objetivo de recolher os esgotos provenientes das redes coletoras e conduzi-los às estações de tratamento. Mas, esta proximidade com os cursos d`água geram dificuldade de execução e alto custo para sua implantação. Esses custos são provenientes de um grupo deserviços que, ao longo do tempo, mesmo com o avanço tecnológico, continuam sendo responsáveis pela elevação dos valores investidos nas obras.

Ano

2019-08-14T03:20:47Z

Creators

Edilson Alves de Oliveira

Dimensionamento de fundações profundas de galpão industrial

As edificações industriais são compostas por sistemas complexos que exigem estruturas que são muitas vezes especiais e/ou pouco convencionais cujo projeto exige o desenvolvimento de soluções arrojadas e inovadoras ou mesmo a combinação harmônica entre alternativas já amplamente utilizadas. Sendo assim, o engenheiro apresenta papel fundamental na definição e compatibilização das várias estruturas adotadas. No caso das fundações particularmente, a definição da tecnologia a ser utilizada envolve o estudo das características do solo, grandeza e natureza das cargas a serem suportadas, tecnologias disponíveis e aspectos econômicos.

Ano

2019-08-14T14:36:14Z

Creators

Lineker Max Goulart Coelho

Autoria múltipla como fator constitutivo da comunidade científica em medicina tropical, no Brasil

A investigação da ocorrência de autoria múltipla entre os pesquisadores que apresentaram trabalhos nos congressos da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, entre 1967 e 1989, visou a desenvolver uma metodologia apropriada à identificação de comunidades científicas contemporâneas, com base nos pressupostos teóricos elaborados por THOMAS S. KUHN, especialmente no que se refere ao conceito de consenso entre os cientistas. Uma análise das 5101 comunicações foi realizada mediante quatro cortes sucessivos no material coletado. O primeiro corte permitiu a identificação, dentre 6882 autores, dos 378 que apresentaram dez ou mais comunicações, tendo sido estes tipificados como autores prolíficos. Após um segundo corte, esse grupo (378 autores), foi subdividido em três subgrupos: os autores que se comportaram como âncoras, em número de 159; aqueles que se comportaram como gatekeepers, em número de 112; e 160 autores que se comportaram apenas como prolíficos. Com o terceiro corte, dentre os autores-âncora, 27 autores que se comportaram como tal em pelo menos três congressos foram tipificados como núcleo agregador. Esse núcleo foi submetido a um último corte, tendo sido identificados quatro autores caracterizados como líderes da comunidade. O eixo fundamental para a análise foi o conceito de convergência entre os autores e entre os grupos, tomando-se sua ocorrência como evidência empírica de que a autoria múltipla, ao se acentuar no decorrer do período considerado, materializou a base comunitária indispensável à formação do consenso, tal como proposto por THOMAS S. KUHN.

Ano

2019-08-12T19:28:54Z

Creators

Claudio Omar Iahnke Nunes

Milagre que se fez...: um estudo dos 36 ex-votos ofertados ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas | MG

Este trabalho trata de estudo realizado em 36 ex-votos confeccionados em pranchas de madeira e pintados, ofertados ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos no Santuário de mesma invocação em Congonhas/MG. Considerando a importância artística e histórica do acervo, foram realizados estudos sobre a composição formal, material e técnica e aprofundamento na iconografia dos Cristos (Bom Jesus de Matosinhos) que são apresentados nestes quadros devocionais. O acervo dos 36 ex-votos pertence a um conjunto de 89 quadros votivos que são tombados pelo SPHAN, atual IPHAN desde 1989 que datam entre o século XVIII ao século XX e estão acondicionados na Sala dos Milagres.

Ano

2019-08-09T13:10:46Z

Creators

Thiago de Pinho Botelho

Consumo e digestibilidade aparente dos nutrientes de dietas contendo sorgo em grão seco ou reidratado e ensilado para novilhos nelore confinados

Foram testadas duas técnicas de processamento para o sorgo grão, moído seco (SS) e reidratado e ensilado (SR). Foram usados 16 novilhos nelore com peso médio de 397,81 kg no início do experimento, a dieta era composta de sorgo grão, silagem de cana, semente de algodão inteira e concentrado protéico a base de farelo de soja, uréia e minerais. Foram avaliados o consumo e a digestibilidade aparente da matéria seca (MS), matéria orgânica (MO) e dos nutrientes, proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro corrigido para cincas e proteínas (FDNcp), fibra em detergente ácido (FDA), Extrato etéreo (EE), carboidratos não fibrosos (CNF) e amido. O pH fecal também foi avaliado. A adição de água ao sorgo seco elevou a umidade do material de 13,6 para 39,6% e a silagem produzida apresentou valor de pH de 4,03. Não houve efeito (P > 0,05) do processamento no consumo e digestibilidade da MS, MO, PB, CNF e amido. O Teor de amido nas fezes foi de 19,33% para o tratamento SS e 18,44% para SR, como SR foi moído em uma peneira de 8 mm houve perda de grão inteiro nas fezes neste tratamento, o SS foi moído em peneira de 2,5 mm. O consumo de FDNcp em % PV e por UTM e o consumo de FDA foram menores na dieta com sorgo reidratado, a digestibilidade da FDNcp foi semelhante entre os tratamentos, a digestibilidade da FDA foi menor no tratamento sorgo reidratado,. Os nutrientes digestíveis totais (NDT) obtidos para as dietas foram semelhantes, sendo 66,51 e 67,63% para as dietas SS e SR, respectivamente. O pH das fezes do tratamento SR (6,74) foi maior que para o tratamento SS (6,23) sugerindo que uma menor parte do amido foi fermentado no intestino grosso.

Ano

2019-08-14T12:28:36Z

Creators

Alessander Rodrigues Vieira

O papel do receptor 1 do TNF na infecção por Leishmania amazonensis: promoção e regulação da inflamação

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2020-12-08T01:33:54Z

Creators

Leonardo Gomes Vaz

Estudo numérico do gerenciamento térmico de um motor de combustão interna com foco na maximização do desempenho veicular

Nos dias atuais, aprimoramentos no consumo de combustível e redução nas emissões de poluentes estão sendo muito discutidos. Downsizing e downspeeding são alguns, entre muitos métodos, bastante utilizados com o objetivo de aumentar a eficiência energética global de veículos equipados com motores de combustão interna. Em condições de altas cargas no motor, a temperatura do líquido de arrefecimento e ACT (air charge temperature) podem chegar a valores elevados, comprometendo o desempenho e a integridade do sistema propulsor. Neste caso, uma calibração que reduz a potência do motor é utilizada para aumentar a confiabilidade do projeto. O gerenciamento da carga e rotação do motor pode contribuir para manutenção do ACT através da redução do torque devido a um aumento na rotação do virabrequim, porém pode elevar a temperatura do líquido de arrefecimento, devido à maior rejeição térmica. O trabalho atual visa analisar, através de modelos numéricos, estratégias de dimensionamento do sistema de arrefecimento para manutenção da potência gerada pelo motor, em condições de elevadas cargas e temperaturas, administrando o torque e a rotação. Em seguida, a partir das estratégias de configurações de sistema de arrefecimento, foi realizada uma avaliação do consumo de combustível sob o ciclo FTP-75 + HWFET. Por meio do controle da carga e da rotação, os resultados indicaram a possibilidade de mitigar em até 30% a necessidade de depotenciamento do motor, em condições de condução extrema do veículo. Para um menor consumo de combustível, os resultados sugerem seguir com uma maior potência do eletro-ventilador combinada a menores radiadores, mostrando ganhos em até 0,8%. Os resultados indicam que para evitar pequenas perdas de potência no motor, em condições de elevadas cargas, o esforço exigido é muito alto, implicando elevados custos e penalizando o consumo de combustível no ciclo FTP-75 + HWFET. Desta forma, um caminho proposto é, elaborar uma estratégia de calibração adequada do motor, buscando minimizar os impactos de possíveis perdas de potência em elevadas cargas e, assim, minimizando o consumo de combustível em condições normais de operação do veículo.

Ano

2021-07-07T19:08:58Z

Creators

Fabrício Thomaz

A opção pela educação infantil bilíngue por famílias de Belo Horizonte: perfil social e motivações

Esta dissertação está inserida no contexto social da intensificação da procura por escolas de Educação Infantil bilíngue por famílias socialmente favorecidas. De forma a interpretar esse fenômeno, foi considerado como pressuposto sociológico a existência de correspondências entre as posições dos sujeitos no espaço social e suas estratégias de escolarização. Assim, a investigação teve como objetivo levantar o perfil sócioeconômico e sóciocultural de famílias que optam por escolas de Educação Infantil bilíngue em Belo Horizonte e examinar as motivações que as levam a fazer tal escolha. Os sujeitos interrogados foram 28 pais e/ou mães e 12 profissionais da educação (professores, coordenadores e diretores) de três escolas que oferecem Educação Infantil bilíngue na capital mineira. Os participantes foram abordados por meio de entrevistas semiestruturadas que visaram coletar dados sócio-econômicos e culturais além de questioná-los sobre as razões da opção pela escola. A análise dos dados apoiou-se por um lado, em um conjunto de pesquisas que investigam o vínculo da escolha do estabelecimento com os diferentes segmentos sociais. Por outro lado, foram consideradas pesquisas sobre o capital cultural internacional, ou seja, a busca e cultivo de conhecimentos, competências e habilidades relevantes para circulação com desenvoltura em meios internacionalizados. Os resultados revelam maior posse de capital cultural internacional por famílias que optam por duas das três escolas pesquisadas. Essas famílias tendem a escolher a escola motivadas por características educativas e/ou pedagógicas. As famílias da outra escola, que possuem menor volume de capital cultural internacional, tendem a escolher a escola motivadas, sobretudo, por características pragmáticas.

Ano

2019-08-11T12:33:34Z

Creators

João Eduardo Quadros

Educação alimentar e nutricional na escola: uma ação normativa ou problematizadora?

As ações de Educação Alimentar e Nutricional são caracterizadas, historicamente, pela distribuição de alimentos e promoção de práticas alimentares saudáveis. Um dos espaços em que pode ocorrer a promoção de práticas alimentares saudáveis é a escola. Nesse sentido, a escola pode viabilizar a promoção de saúde no exercício dos direitos e deveres e estimular comportamentos e atitudes saudáveis. Assim, esta pesquisa busca identificar os fundamentos pedagógicos presentes nas ações de Educação Alimentar e Nutricional desenvolvida em escolas públicas municipais de Belo Horizonte, e indicar uma proposta para o ensino de Ciências, com o tema “Alimentação”, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia de pesquisa utilizada é de cunho qualitativo, desenvolvida por meio de revisão da literatura sobre a alimentação escolar no Brasil, as proposições de Educação Alimentar e Nutricional, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa de Educação Alimentar e Nutricional do município de Belo Horizonte. Para a análise e interpretação dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, tendo como suporte teórico-metodológico Bardin (2016) e Minayo (2002). As leituras dos princípios que orientam as práticas de Educação Alimentar e Nutricional e do Programa de Educação Alimentar e Nutricional permitiram a construção de cinco categorias de análise, considerando os aspectos: 1) nutricionais; 2) alimentares; 3) culturais; 4) ecológicos: diversidade e sustentabilidade; 5) educacionais. Os resultados da pesquisa indicaram a ausência dos fundamentos pedagógicos nas ações do programa, sinalizando a importância de uma ampla discussão sobre essa temática e de sua inserção no programa. Para a construção da proposta de ensino foram utilizados como referência os teóricos da educação Paulo Freire e Vygotsky; o Guia do educador: promovendo a educação alimentar e nutricional nas escolas (2013), o Guia alimentar da população brasileira (2014) e o Guia de Segurança Alimentar (2015). Espera-se que esta pesquisa proporcione aos professores o conhecimento sobre a trajetória da Educação Alimentar e Nutricional no Brasil, em específico, no município de Belo Horizonte. E que também contribua para a compreensão dos aspectos da alimentação enquanto Política Pública, propagando e difundindo informações para o desenvolvimento de atividades significativas e reflexivas sobre este tema com os estudantes.

Ano

2021-01-14T18:43:10Z

Creators

Kátia Cilene de Almeida