Repositório RCAAP
O conceito de capacidade legal na convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência
O trabalho busca analisar o alcance da expressão “capacidade legal” prevista pelo art. 12 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, como direito a ser exercido em igualdade de condições com relação às demais pessoas. A partir de um estudo em consonância com os direitos humanos e os princípios de Direito Internacional, é problematizada a interpretação estabelecida pelo Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência na Orientação Geral nº 1. Conclui-se pelo afastamento da compreensão de capacidade legal como capacidade de exercício, pugnando por um enquadramento atento ao discernimento, às potencialidades e limitações das pessoas com deficiência mental.
2022-01-13T16:52:13Z
Fabio Queiroz Pereira Mariana Alves Lara Daniel de Pádua Andrade
Pragas, risos e lentilhas: Moacyr Scliar, Bíblia e literatura
Esta dissertação pretende fazer uma leitura da obra de Moacyr Scliar, centrada em alguns de seus contos mais importantes, a saber: As pragas, Diário de um comedor de lentilhas e As ursas. O trabalho intenta demonstrar como a ficção de Scliar se propõe a reescrever, subvertendo-as, passagens do texto bíblico, se utilizando, para isso, de recursos narrativos e estratégias textuais como a ironia, a paródia e o humor
2019-08-12T17:44:04Z
Shirley Aparecida Gomide Cabral
Modelagem para cálculo de tensões induzidas por descargas atmosféricas
As tensões induzidas por descargas atmosféricas constituem-se em um dos mais importantes fenômenos capazes de causar danos aos sistemas de energia elétrica e às redes de telecomunicação. A despeito da menor severidade de seus efeitos em relação àqueles provenientes da incidência direta da descarga sobre a linha, a probabilidade de ocorrência das tensões induzidas é bastante elevada. Este quadro tem motivado a realização de pesquisas visando uma melhor caracterização desse tipo de fenômeno. Neste contexto se insere este trabalho de doutorado que tem como objetivo apresentar uma modelagem computacional para o cálculo de tensões induzidas por descargas atmosféricas baseada nas equações básicas do eletromagnetismo. Ao contrário da maioria dos modelos empregados na literatura para as avaliações de tensão induzida, esta modelagem é capaz de computar de forma integrada a distribuição de corrente de retorno no canal de descarga e o acoplamento eletromagnético entre os condutores da linha e o canal. Ademais, ambas as etapas são processadas automaticamente, sem a necessidade de estabelecimento de hipóteses quanto ao comportamento da corrente no canal ou da interação eletromagnética linha-canal. Este modelo apresenta uma maior consistência física quando permite reproduzir, ainda que de forma simplificada, características e processos físicos associados ao canal de descarga. Além disto, esta modelagem possibilita a representação de condutores com orientação espacial arbitrária, facilitando o desenvolvimento de avaliações referentes a canais de descarga inclinados, com ramificações e tortuosidades, além de configurações de linha complexas. Os aspectos principais da aplicação da modelagem para determinação da distribuição temporal e espacial da corrente de retorno são descritos. Análises de sensibilidade avaliando a influência de diversos parâmetros em tal distribuição são apresentadas. São realizadas comparações entre resultados de campo eletromagnético gerados pelo modelo e dados de medição, destacando um grau de concordância satisfatório. Simulações sistemáticas referentes à aplicação da modelagem para o cálculo de tensões induzidas deram origem a um conjunto extenso de resultados, propiciando a avaliação da influência dos fatores mais relevantes na determinação do fenômeno. Além da comparação com dados experimentais de medição, também foram desenvolvidas comparações de resultados com outros modelos tradicionais apresentados na literatura para cálculo de tensões induzidas. Os resultados obtidos denotaram a consistência da modelagem aqui aplicada. O trabalho ainda inclui uma abordagem para considerar o efeito da resistividade do solo nas tensões induzidas, por meio da modificação do acoplamento eletromagnético entre os elementos que constituem o canal de descarga e os elementos da linha. Os primeiros resultados obtidos reproduziram comportamentos similares aos gerados por outras avaliações reportadas na literatura.
2019-08-09T20:45:18Z
Fernando Henrique Silveira
Transformação box-cox na homocedasticidade e normalidade uni e multivariada em experimentos de batata-doce
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022-03-31T17:17:03Z
Alcinei Mistico Azevedo Valter Carvalho de Andrade Júnior José Sebastião Cunha Fernandes
A Lei 13.467/17 e os honorários sucumbenciais: uma reflexão sobre acesso e retrocesso à Justiça pela via dos Direitos
Este trabalho objetiva demonstrar porque o art. 791-A da CLT, com redação dada pela Lei nº 13.467/2017, que introduz os honorários advocatícios sucumbenciais no processo trabalhista, representa um retrocesso ao acesso à jurisdição e, consequentemente, ao acesso à justiça e, também à via dos direitos, conceito ampliado de acesso que compreende a efetividade de direitos e a participação na conformação do próprio direito. Buscou-se evidenciar a inconstitucionalidade e a inconvencionalidade do dispositivo em questão, bem como demonstrar o retrocesso na Teoria Geral do Processo face a caricatural hermenêutica dos honorários sucumbenciais que tem sido aplicada por parte da jurisdição trabalhista nacional. Nesse contexto que os honorários advocatícios representam um retrocesso ao acesso à jurisdição dos trabalhadores hipossuficientes, acredita-se que o papel dos sindicatos e das negociações coletivas, enquanto instrumentos que permitem a participação dos trabalhadores na conformação do seu próprio direito, possam ser um canal de ampliação do acesso à justiça via direitos. Para alcançar os objetivos aqui mencionados, além da abordagem teórica do conteúdo, foram utilizados também os procedimentos metodológicos de pesquisas de campo nas formas de: pesquisa jurisprudencial; aplicação de questionários aos magistrados trabalhistas, advogados e membros de Comissão da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG); e levantamento de dados estatísticos oficiais acerca do número de ações propostas após a vigência da Lei nº 13.467/2017.
Historiografia da revolução científica: Alexandre Koyré, Thomas Kuhn e Steven Shapin
Esta dissertação realiza uma análise historiográfica das obras deAlexandre Koyré (1892-1964), Thomas Kuhn (1922-1996) e StevenShapin (1943-) que abordaram a Revolução Científica. Nas obras deKoyré, buscamos identificar o modo como esse autor descreve aRevolução Científica ocorrida no século XVII e analisamos a maneiracomo propõe um novo entendimento do desenvolvimento científico.Nas obras de Kuhn, procuramos demonstrar em que medida ostrabalhos desse autor ampliaram a noção koyreniana de revoluçãocientífica. Nas obras de Shapin, analisamos a crítica que esse autorendereça à vertente histórica da revolução científica fundada porKoyré e ampliada por Kuhn. Por fim, concluímos que o desenvolvimentocientífico descrito por meio da noção de revolução, tal como é possívelencontrar na fortuna literária de Koyré e de Kuhn, a despeito dascríticas de Shapin, traz ganhos reais à análise histórica das ciências.
2019-08-14T20:14:35Z
Francismary Alves da Silva
Characterization of the biochemical and lipid profiles of white lupine (Lupinus albus) grain and its derivatives
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
2022-04-07T22:01:27Z
Cíntia Tarabal Oliveira Érika Maria Roel Gutierrez Nilton de Oliveira Couto e Silva Márcia Regina Pereira Monteiro Raquel Linhares Bello de Araújo
Hypsipyla grandella (Lepidoptera: Pyralidae) boring Khaya ivorensis (Meliaceae) fruits and seeds in Brazil: first report
Hypsipyla grandella (Lepidoptera: Pyralidae) is found throughout Central and South America, except in Chile. Damage caused by this pest in native trees of the subfamily Swietenoideae (Meliaceae) is so intense and severe that it makes industrial forestry with those species unfeasible. It also may damage fruits and seeds of those trees. Damage to reproductive structures may compromise natural regeneration and impair seedling production. Management tactics for this pest include the use of resistant exotic Meliaceae, such as the Australian red cedar (Toona ciliata M. Roem.) and the African mahogany (Khaya ivorensis). The objective of this work was to report, for the first time, damage to K. ivorensis fruits and seeds by H. grandella in Brazil. The study was carried out in a plantation for sawwood production, with about 73,000 trees of K. ivorensis in 175 ha in Corinto, Minas Gerais, Brazil. Ripe and almost ripe bored fruits were collected from the soil beneath 8-yr-old trees in May 2018. The total number of fruits and seeds damaged, the numbers of larvae, pupae, and adults of H. grandella per fruit, the presence of other species, and behavior of this pest were observed. Ten fruits bored by H. grandella were collected. The fruits were damaged internally by larvae of this pest, and half of them had exit holes. Each fruit had, on average, 33.6 seeds, with 99.4% of the seeds damaged, plus 4.2 H. grandella at different development stages. Some fruits did not have the borer, but they were damaged and had the characteristic exit holes of this species. The average number of larvae per fruit was 3.4, with up to 13 larvae in a single fruit. The damage in African mahogany shoots reported in 2016, and the current damage on fruits and seeds show that resistance of K. ivorensis to H. grandella has been broken, probably due to selective pressure over the large area planted with this tree in Brazil. African mahogany plantation viability in Brazil will be affected.
2022-05-26T17:57:21Z
Pedro Guilherme Lemes Alves Antônio José Vinha Zanuncio Leandro Silva de Oliveira Mateus Felipe de Matos Germano Leão Demolin Leite Marcus Alvarenga Soares José Cola Zanuncio Sebastião Lourenço de Assis Júnior
Ambiente para geração e manutenção semiautomática de tesauros
Entre as diversas formas de representação da informação utilizadas por Sistemas de Recuperação de Informação encontram-se os tesauros, que se constituem em uma linguagem de indexação consolidada e empregada por profissionais que exercem atividades de organização da informação. A flexibilidade para o estabelecimento de novas relações entre termos, as hierarquias e as referências cruzadas conferem ao instrumento uma multiplicidade de usos, abrangendo processos que vão desde a indexação até a efetiva recuperação dos documentos. A elaboração e manutenção de tesauros são atividades intelectuais com procedimentos específicos, entre eles o conhecimento de documentos produzidos na área, o entendimento dos termos empregados e a construção de conceitos para explicação dessestermos. Do profissional envolvido espera-se uma atitude flexível paraincorporar as mudanças e inovações que surgem na área, na próprialinguagem e no emprego de termos. Este trabalho objetivou a construção de uma metodologia e um ambiente para a geração e manutenção de tesauros de forma semi-automatizada, através da utilização da linguagem natural e com base em tecnologias da Ciência da Computação e nos fundamentos teóricos da Ciência da Informação; mais especificamente, através dos conceitos ordenadores da garantia literária, da garantia de uso e da garantia estrutural, incorporando-se a essas a proposta da garantia advinda da própria estrutura do texto. O ambiente possibilitou a verificação da atualidade e do potencial representativo do tesauro. Partiu-se da hipótese de que palavras-chavesrecolhidas de artigos científicos poderiam ser aplicadas neste processo já que elas representam duplamente a garantia literária e a de uso por se tratar de um instrumento privilegiado de disseminação do conhecimento científico. Foram feitos cálculos estatísticos envolvendo freqüência e escore padronizado nas observações de freqüência de palavras-chave no título, no resumo, no texto e na bibliografia dos artigos. Para testes, foram utilizados textos científicos dos periódicos eletrônicos Datagrama Zero e Ciência da Informação, já consolidados na área. A inexistência de um tesauro atualizado na área levou a construção de um Tesauro em Ciência da Informação (TCI), a partir detesauros existentes em português (IBICT), em inglês (ASIS) e em espanhol (CINDOC e DOCUTES). O ambiente apontou a necessidade de atualização de termos, classificados por grau de relevância, levando em conta a evolução da área.
2019-08-13T21:08:40Z
Manoel Palhares Moreira
Prazer e sofrimento do enfermeiro na relação com o trabalho: estudo em um hospital de urgência e emergência de Belo Horizonte
Este estudo tem por objetivo analisar as manifestações de prazer e de sofrimento doenfermeiro em relação à organização do trabalho em uma Unidade de Urgência eEmergência de um hospital referência na área, da rede pública de Belo Horizonte MG. Abordar as relações de prazer e de sofrimento do enfermeiro no atendimentode Urgência e Emergência e sua relação com a organização do trabalho em umaUnidade de Urgência e Emergência de um hospital terciário implica explicitar fatos eações do cotidiano que exigem reflexão e criação, sobretudo pela diversidade deações desenvolvidas. Trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado noreferencial teórico e metodológico do materialismo histórico dialético. Essaabordagem permitiu maior aprofundamento do objeto de estudo, focalizando ostrabalhadores no contexto, a visão do fenômeno em sua totalidade e, ainda, acontradição existente. O cenário foi a Unidade de Urgência e Emergência de umhospital de grande porte da rede pública de Belo Horizonte. A amostra compreendeu21 enfermeiros que atuam na Unidade de Urgência e Emergência, cuja escolhaobedeceu aos critérios de aleatoriedade e acessibilidade. Os dados coletados pormeio de entrevistas semi estruturadas e observação foram submetidos à análise dediscurso. A sistematização das informações obtidas possibilitou identificar e analisara forma como o trabalho da enfermagem está organizado e como essa organizaçãogera prazer e/ou sofrimento no enfermeiro. Os resultados foram organizados nasseguintes categorias empíricas: organização do trabalho na Unidade de Urgência eEmergência; relações de prazer e sofrimento do enfermeiro com o trabalho naUrgência; relações de poder no contexto do hospital e estratégias coletivas dedefesa do enfermeiro. Dos resultados emergiram importantes questões relativas àscaracterísticas do trabalho na Unidade de Urgência que se revelam como umacondição adversa para o trabalhador, pois os cuidados àqueles que estão em estadocrítico os expõem a condições inadequadas de trabalho que podem contribuir paraum desgaste. A organização do trabalho atual permite a exploração dostrabalhadores na Unidade de Urgência e Emergência mediante a intensificação dotrabalho, sobrecarregando cada trabalhador, o que reduz os tempos mortos eaumenta a agregação das tarefas; falta de equivalência salarial entre as categoriasprofissionais, considerando as atividades de trabalho e as capacitações; ediminuição da capacidade de organização dos trabalhadores em decorrência dosdiferentes contratos de trabalho. O enfermeiro da Unidade de Urgência eEmergência está exposto a fatores que podem contribuir para o surgimento deprazer e/ou sofrimento no trabalho. O prazer apresenta-se relacionado com o fato dese sentir útil, ser reconhecido socialmente e ter a percepção do significado daqueletrabalho que é realizado do principio ao fim, o que traz um sentido positivo ao seutrabalho. O sofrimento envolve questões organizacionais no que diz respeito aodesgaste no ambiente hospitalar para o profissional da enfermagem, mediante asobrecarga de trabalho, quantitativa e qualitativa; falta de comunicação entrecolegas e convivência constante com o sofrimento, a morte e os conflitos gerenciais,envolvendo questões relacionadas à autoridade e à falta de autonomia. Na dinâmicada Unidade de Urgência e Emergência a relação do enfermeiro com o trabalho épermeada por questões organizacionais, principalmente aquelas específicas doserviço público de saúde, cuja morosidade nas decisões não combina com aagilidade da urgência. Assim, a relação de sofrimento do enfermeiro estárelacionada principalmente às condições de trabalho e a de prazer com a finalidadede suas ações no contexto da urgência. Neste cenário contraditório, o sentido dotrabalho atua como elemento fundamental para a capacidade de manter o equilíbrioe de não adoecer diante das exigências do trabalho.
2019-08-14T03:35:04Z
Solange Cervinho Bicalho Godoy
Generalized entropy of wandering dynamics
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Processo de triagem dos materiais recicláveis e qualidade: alinhando a estratégia de manufatura às exigências do mercado
O baixo valor dos materiais coletados e triados pelos catadores de materiais recicláveis está relacionado com qualidade da separação. A distribuição de valor ao longo da cadeia da reciclagem é desfavorável aos catadores, o que contribui para manutenção de sua baixa remuneração e da precariedade de seu trabalho. Diversas são as estratégias empregadas na busca por melhores condições de vida para os catadores e de ampliação da sustentabilidade das associações. Uma alternativa é a comercialização direta com a indústria transformadora, pois, na cadeia, parte do valor, do trabalho de separação, é apropriado por intermediários (elo que compra de catadores e vende para a indústria). Na medida em que fornece subsídios técnicos que auxiliam no alinhamento das estratégias de separação das ACs com as demandas de mercado, o catálogo de padronização dos materiais recicláveis, desenvolvido pelo SEBRAEMG,serve como apoio a comercialização das associações. Contudo, individualmente, as ACs têm diferentes capacidades de produção (tomando como referência a demanda da indústria) e diferentes padrões de qualidade (uma vez que tendem a separar de acordo com os critérios do elo seguinte na cadeia). Um rearranjo na cadeia da reciclagem, que seja mais favorável aos catadores, demanda, portanto, mudanças na forma de produzir das associações; no entanto, a cadeia está estabilizada sob arranjos complexos e para que as associações atinjam as exigências da indústria, diversos desafios estão colocados. Para comercializar diretamente com a indústria, além de produzir com a qualidade exigida, devem ser atendidas exigências de prazos e escalas e as associações devem possuir as condições necessárias para isso. Este trabalho tem por objetivo identificar quais são essas condições para comercialização direta com a indústria, em termos de distribuição logística, organização do trabalho e da produção, forma de remuneração, comercialização em rede, prazos e capital de giro. O método utilizado é a análise da atividade e a pesquisa fundamentada nos dados, partindo de como é feita a separação nas associações hoje (para atender outro elo da cadeia), da identificação dos fatores que interferem na decisão de como triar e dos obstáculos de se produzir com os padrões expressos no catálogo de padronização dos materiais recicláveis, elaborado pelo SEBRAE-MG em parceria com o núcleo Alternativas de ECOSOL da UFMG.
Estudo comparativo da formação da microestrutura em aglomerados produzidos com minério hematítico, goethítico e magnetítico
A produção de aglomerados de minério de ferro envolve a adição de materiais como calcário e cal, que, entre outras funções, são fontes de CaO para formação de escória. As fases de ganga geradas na microestrutura dos aglomerados são extremamente importantes não só pela qualidade química que conferem, mas também pela sua relação com a qualidade física. Dessa forma, foi realizado um estudo comparativo das microestruturas formadas a partir de três minérios com características e origens diferentes: um minério predominantemente hematítico, minério goethítico e um concentrado magnetítico. Os minérios foram misturados a três proporções de cal para obter basicidades binárias: natural, 1,5 e 3. Essas misturas foram prensadas e as pastilhas resultantes foram submetidas a ensaio em forno irradiante para a formação da fase fluida a 1280°C. Em seguida, as amostras foram amplamente analisadas por microscopia de luz refletida com analisador de imagens e microscopia eletrônica de varredura, para verificação das características químicas e morfológicas das fases. Difração de raios-X e espectroscopia Mössbauer foram utilizadas para determinar as fases formadas. Após a queima das pastilhas formou-se principalmente a calcioferrita do tipo Ca2Fe22O33 nas amostras em que a fonte de ferro principal foi a hematita (minério hematítico e goethítico), e a calcioferrita Ca2Fe2O5 na amostra de minério magnetítico. O principal silicato formado em todas as amostras foi do tipo Ca2SiO4. De uma forma geral a porosidade aumenta com o aumento da basicidade, em função do consumo das partículas de CaO para formação de calcioferritas. Na pastilha produzida com minério goethítico ainda há a contribuição da porosidade gerada durante a desidroxilação da goethita à hematita. Ferritas colunares foram formadas principalmente nas amostras hematítica e goethítica, enquanto na amostra magnetítica predominaram as ferritas aciculares.
2019-08-12T23:20:19Z
Alei Leite Alcantara Domingues
Leitura de textos argumentativos opinativos: a contribuição de uma coleção didática para a formação de um leitor crítico
Este trabalho investiga a presença de textos de tipologia argumentativa em livros didáticos do ensino médio, usados por alunos da rede pública estadual de Minas Gerais, especificamente no eixo Produção de texto dos gêneros argumentativos opinativos, a fim de verificar como é trabalhada a compreensão textual nesses materiais. Para isso, analisamos duas versões aprovadas pelo PNLD 2009 e 2012 da coleção Português Linguagens, de Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, buscando investigar, em seus volumes, os progressos efetivados no trabalho com os textos na versão mais recente. Assim sendo, o objetivo geral desta pesquisa é investigar a contribuição de questões de interpretação e compreensão propostas em atividades de livros didáticos na construção da criticidade do aluno concluinte do ensino médio. Portanto, buscamos investigar qual a contribuição que uma coleção didática pode dar à formação de leitores críticos no ensino médio? E, nesse sentido, até que ponto os textos que essa coleção seleciona participam da construção desse sujeito leitor? Qual o papel das atividades de leitura propostas pela coleção no processo de formação do sujeito crítico concluinte do ensino médio? Para essa análise, usamos os parâmetros utilizados por Antunes (2010) na análise de textos e os seus fundamentos e práticas na análise das atividades de compreensão dos gêneros selecionados pelo corpus desta pesquisa. Na análise verificamos que o ensino, em ambas versões, é estruturado por meio de gêneros textuais apresentados em diferentes esferas e que a leitura norteia todos os três eixos de ensino: Literatura, Produção de texto e Língua: reflexão e uso.Quanto ao uso desses gêneros o que se pode observar é que há ainda uma preocupação em apresentá-lo como algo formatado, padrão a ser usado e não como evento social, como algo real que pode ser usado para atender suas necessidades de leitor. Quanto às atividades são, ainda que de localização em sua maioria, bem elaboradas, contextualizadas, possibilitando ao leitor, compreensão do texto e uma leitura mais crítica em relação a este. Este trabalho organiza-se em seis capítulos. O primeiro, a introdução, em que apresenta a questão- problema e sua procedência. O segundo descreve a fundamentação teórica essencial aos aportes desta pesquisa. O terceiro apresenta a metodologia que norteia o trabalho. Os dados obtidos e os resultados da investigação realizada constituem o quarto e quinto capítulos. Finalmente, as considerações finais. Esperamos que este trabalho seja um instrumento de reflexão para outros trabalhos.
2019-08-14T00:29:05Z
Deuzina Elaine Melo Casteluber
Fatores dificultadores da inclusão de crianças com paralisia cerebral na perspectiva do cuidador
A inclusão de crianças com deficiência na rede regular de ensino é hoje uma realidade assegurada por lei, com vários dispositivos que consagram esses direitos. No entanto, esta inclusão tem se tornado um grande desafio, uma vez que um grande número de escolas não se sente preparada para atuar com aquele aluno com necessidades educacionais especiais. Assim, a possibilidade de entrada dessas crianças no ambiente escolar parece ser recebido pela mãe / cuidador com muita apreensão e medo. Alguns cuidadores reconhecem a importância da escola, porém demonstram insegurança quando percebem o despreparo das escolas de ensino regular para receber a criança. Diante do atual contexto da inclusão e considerando que o cuidador é um dos importantes pilares para viabilizar a entrada e permanência da criança na escola, este estudo teve por objetivo identificar os fatores dificultadores percebidos pelo cuidador da criança com paralisia cerebral (PC) em relação à sua inclusão na escola regular. É um estudo quantitativo de natureza descritiva, realizado na Associação Mineira de Reabilitação - Belo Horizonte / Minas Gerais, onde os dados foram coletados com questões fechadas e abertas, junto a 91 cuidadores de criança com PC em tratamento na referida instituição. Os resultados obtidos revelaram que apesar das dificuldades enfrentadas pelos cuidadores com a inclusão de suas crianças, estes tendem a ter uma atitude positiva com relação à escola regular. Segundo os cuidadores, os fatores que mais favorecem a inclusão são a convivência com outras crianças, a possibilidade da criança se desenvolver e aprender, e a acessibilidade atitudinal da escola. A falta de capacitação das escolas, seu despreparo para lidar com a criança, a falta de um estagiário de apoio, a falta de materiais e equipamentos adaptados e a dificuldade de acesso às escolas são percebidos pelos cuidadores como os principais dificultadores da inclusão da criança em escola regular. Para os cuidadores de crianças freqüentando escola especial, os fatores apontados como dificultadores para que incluam sua criança na escola regular estão principalmente relacionados ao despreparo das escolas. Para os cuidadores das crianças que não estão inseridas na rede escolar, os resultados indicam que o desconhecimento das famílias sobre a escola regular torna-se o maior impedidor para que elas freqüentem esse tipo de ensino. Os resultados deixam claro que não apenas os cuidadores de crianças fora da escola regular, mas todos os cuidadores deste estudo percebem a importância de capacitarem os profissionais de ensino, tanto no sentido do conhecimento das necessidades da criança, para que saibam lidar com ela adequadamente e com segurança, quanto no sentido da escolha dos recursos necessários para que essa criança possa se desenvolver socialmente e cognitivamente.
Gestando uma "profissão relativamente nova": a Educação Física na Escola de Aperfeiçoamento (Belo Horizonte, 1927-1945)
Este estudo tematiza a Educação Física na formação de professores na Escola de Aperfeiçoamento em Belo Horizonte. O recorte temporal estabelecido tem como marco inicial o ano de 1927, momento em que foi realizada a Reforma do Ensino Primário em Minas Gerais, que teve como uma de suas diretrizes a instalação da Escola. A instituição, que passou a funcionar no ano de 1929, foi criada com o objetivo de aperfeiçoar, sob o ponto de vista da ciência, a formação dos professores primários no estado. Sua última turma diplomou-se em 1945, marco final do recorte temporal da pesquisa. Durante dezessete anos, a Escola de Aperfeiçoamento carregou o título de Escola novidadeira, simbolicamente referindo-se à educação renovada. Na década de 1920, os ideais escolanovistas são disseminados como princípios na formação de professores, e essa instituição, fruto desse contexto, surge como promessa a efetivar o desejo de alinhar a formação docente aos pressupostos de uma pedagogia moderna. A Educação Física, disciplina que compôs o quadro de matérias nesse estabelecimento de ensino, também se vê imbuída desse ideal. Nesse movimento, interessou dar visibilidade à maneira como a Escola de Aperfeiçoamento cultivou a necessidade de especialização de professores dessa disciplina. Para entender a proposta de ensino da Educação Física, foi fundamental compreender as ações de Renato Eloy de Andrade e Guiomar Meirelles Becker, professores da Escola e dos Cursos Intensivos. Também foi necessário atentar-se para as possíveis formas de apropriação da formação ali veiculada, focando no percurso da ex-aluna, Diumira Campos de Paiva, como também nos registros realizados por Alzira Farnezzi, ex-aluna do Curso Intensivo. As fontes mobilizadas constituíram-se, prioritariamente, de documentos oficiais do estado: legislação educacional, o JornalMinas Gerais e a Revista do Ensino. Para além desses materiais, a tese Educação Física na escola primária, apresentada no VII Congresso Nacional de Educação, em 1935; o Boletim Pedagógico nº 18; o periódico A Voz da Escola; a Revista Educando; o livro Educação Física Infantil e o Programa de Educação Física da Escola de Aperfeiçoamento também foram analisados no trabalho. Percebeu-se que os discursos gestados para a disciplina nos artigos elaborados pelos docentes, nos materiais produzidos nos cursos intensivos e no programa da Escola que a Educação Física foi estruturada em consonância com os princípios da Escola Nova. O conhecimento sobre a infância, o interesse do aluno como eixo do trabalho pedagógico, os saberes da Psicologia e da Fisiologia embasando o exercício docente, os jogos e a calistenia como práticas prescritas para as aulas sinalizam para o desejo de uma especialização do professorado. Conclui-se que, a par de outras iniciativas no período, a Escola de Aperfeiçoamento ajudou a gestar a formação superior em Educação Física.
2019-08-10T16:49:43Z
Ramona Mendes Fontoura de Morais
Câmbio e integração regional: flutuação conjunta e otimização dinâmica para o mercosul
O aprofundamento das relações comerciais e econômicas no MERCOSUL vem sendo constantemente colocado em risco, manifestando-se essencialmente na compensação tarifária imposta por seus dois principais membros, Brasil e Argentina, para contrabalançar as flutuações cambiais. Com esta preocupação, procura-se investigar a importância do câmbio no processo de integração, a possibilidade da instauração de um regime cambial harmônico e os instrumentais para realização deste. A flutuação conjunta, posta em prática na Comunidade Européia, serviu como fator de harmonização das relações comerciais e macroeconômicas entre os países membros e não-membros informalmente coordenados. Mais além, o momento adequado de entrada em um regime coordenado faz-se de fundamental importância. É com o fim de alcançar o ambiente ótimo para a flutuação conjunta que é lançado um modelo de otimização dinâmica para a determinação do movimento ótimo para as variáveis de política monetária. Impulsiona-se o pensamento da coordenação macroeconômica entre as duas nações, tendo como foco o planejamento e criação de metas para as principais variáveis determinantes do câmbio. Para maior robustez das ferramentas colocadas, utiliza-se do ramo da econometria conhecida por séries temporais para determinar estimativas dos parâmetros que atuam na dinâmica ótima das variáveis supostamente controláveis.
2019-08-12T19:37:25Z
Felipe Motta Benevides Gadelha
Ressignificando as Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil: proposta de diálogo entre família e escola
A proposta deste plano de ação foi discutir as Relações Étnico-Raciais no espaço da educação infantil, na tentativa de contribuir para o rompimento dos rótulos negativos forjados sobre negros e índios ao longo da nossa história. A orientação dos profissionais da escola e das famílias dos alunos foi um dos nossos objetivos. Os primeiros contatos com os colegas e famílias se deram a partir da fixação de cartazes e frases sobre o tema por toda a escola. Tal ação contribuiu para o início de uma reflexão coletiva. Através do envio de bilhetes, as agendas se consolidaram como um grande instrumento de comunicação entre as famílias e a escola. A criação de duas revistas intituladas Relações Étnico-Raciais permitiu um diálogo institucional entre essas duas instâncias. A primeira revista foi dirigida às famílias, restringindo-se ao grupo menor, correspondente a uma turma. A segunda revista foi direcionada às educadoras, gestão e demais profissionais. Ao longo das páginas, cada participante teve a liberdade de registrar suas impressões sobre o tema da forma que os tocasse. A culminância do plano de ação se deu através do 1º Seminário Sobre Educação e Relações Étnico-Raciais na Infância, ocorrido no dia 28 de outubro de 2011, tendo como participantes as famílias, os funcionários e convidados.
2019-08-14T05:19:08Z
Claudia Elizabete dos Santos Augusto
Geologia, contexto Geotectônico e Potencial Metalogenético para depósitos de Ni-Cu- (EGP) do Complexo máfico-ultramáfico de Brejo Seco, Faixa Riacho do Pontal, Sudeste do Piauí
O Complexo máfico-ultramáfico de Brejo Seco ocorre no extremo oeste da Faixa neoproterozóica Riacho do Pontal, limite norte do Cráton do São Francisco, sudeste do Estado do Piauí, Brasil. Neste trabalho, dados cartográficos, petrográficos, geoquímicos e isotópicos possibilitaram um novo modelo para a sua gênese e uma avaliação de seu potencial metalogenético. O Complexo de Brejo Seco (CBS) consiste em um corpo ígneo acamadado, invertido tectonicamente, que mergulha em média 70° para norte. Foi aqui considerado como de origem intracontinental, em contraste a uma origem ofiolítica previamente proposta. Sua estratigrafia é formada por quatro zonas principais: Zona Máfica Inferior (ZMI), Zona Ultramáfica (ZU), Zona Máfica Transicional (ZMT) e Zona Máfica Superior (ZMS). Dados isotópicos Sm-Nd indicam que o CBS intrudiu a crosta continental há aproximadamente 900 Ma. A sequência de cristalização magmática (Ol+Chr >> Pl+Ol+Chr >> Pl+Cpx+Ol >> Pl+Cpx+Ilm+Mag+Apt) definida para o CBS, em conjunto ao fracionamento geoquímico e a química da olivina, sugerem uma afinidade Mg-toleítica para o magma parental. Os valores de åNd(T=900) obtidos ao longo da estratigrafia do CBS (-0.2 a +3.3), evidenciam a interação do magma parental com a crosta siálica e, em conjunto a sequência de cristalização e a química mineral, registram pelo menos quatro estágios principais de preenchimento da câmara magmática. Destaca-se o Estágio III, que representa a mineralização sulfetada localizada nos contatos entre a ZU e ZMT e formada pela interação entre um magma parental primitivo (Fo87-89) e contaminado (åNd < 0), com um magma moderadamente primitivo (Fo82). A avaliação do potencial metalogenético do CBS em hospedar depósitos sulfetados de Ni-Cu- (EGP) não revelou nenhum alvo especificamente em potencial, mas pode ser utilizada como um guia para futuros trabalhos de exploração. Análises químicas realizadas na zona mineralizada indicaram baixos teores de Ni-Cu- (EGP). A idade toniana (~900 Ma) obtida para o CBS permite interpreta-lo como um registro dos estágios iniciais do rifteamento Riacho do Pontal e correlaciona-lo aos basaltos Monte Orebe (~820 Ma), que representam a crosta oceânica desenvolvida com a evolução do rifte. O CBS também pode ser correlacionado ao evento magmático extensional toniano, responsável pela fragmentação do Supercontinente Rodínia. Evidências deste magmatismo estão presentes no Escudo São Franciscano e no Escudo do Congo.
Contribuição para a organização do cuidado à saúde dos trabalhadores na Unidade Básica de Saúde Zico Nunes
O estudo teve como objetivo central contribuir para a organização da atenção à saúde dos trabalhadores rurais residentes na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde Zico Nunes¨, no município de Patos de Minas MG. Foram realizadas ações de levantamento dos usuários adscritos à unidade básica de saúde e classificados, segundo idade, sexo, escolaridade e ocupação; pesquisa na literatura técnico-científica sobre os efeitos à saúde desses trabalhadores, advindos da exposição a agrotóxicos. Verificou-se que a maior parte da população residente na área de abrangência desenvolve atividades rurais e muitos trabalhadores manejam agrotóxicos em suas atividades de trabalho. A pesquisa na literatura demonstrou, entre outras questões, que a exposição a agrotóxicos, a falta de informação sobre os riscos à saúde e a baixa escolaridade são fatores condicionantes para agravar a saúde do trabalhador rural. Considera-se que a Atenção Primária tem um papel importante na intervenção do processo saúde-doença dos trabalhadores rurais, principalmente na orientação sobre os riscos da utilização de agrotóxicos e sobre a importância de se adotar as medidas de proteção.
2019-08-12T04:12:32Z
Patrícia Tosta de Lima Vilas Boas