Repositório RCAAP
Apropriação da proposta investigativa de um livro didático por uma professora de ensino de Ciências
O presente trabalho tem como núcleo de investigação a prática pedagógica de uma professora de ciências do Ensino Fundamental II, em uma escola pública de Belo Horizonte. O objetivo geral da pesquisa consiste em compreender como se dá a apropriação da perspectiva investigativa presente em uma coleção de livros didáticos. Para isso, procuramos compreender a perspectiva da professora a respeito das atividades investigativas, os modos como procura desenvolvê-las em sua sala de aula e os usos que faz do livro didático. Acompanhamos a rotina escolar e as aulas desta professora em quatro turmas, durante dois trimestres letivos (final de 2014 e início de 2015). Adotamos como referencial teórico-metodológico a perspectiva sociocultural, fundamentada nos pensamentos teóricos de Vygotsky e Bakhtin, analisamos as interações da professora com as ferramentas culturais presentes naquele contexto escolar. Focamos nossa análise na interação com o livro didático e o discurso verbal durante o desenvolvimento de atividades com características investigativas, planejadas (ou não) como tal. A análise de dados foi dividida em duas partes. Na primeira parte, analisamos as perguntas formuladas pela professora como recursos de mediação semiótica utilizados para auxiliar no estabelecimento da intersubjetividade com os estudantes frente a fenômenos e processos em estudo. A partir da análise dos tipos de questões colocadas pela professora e sua postura frente às questões e contribuições dos estudantes, pudemos identificar uma alternância entre discursos característicos de uma postura tradicional e investigativa. Identificamos no discurso da professora indícios de apropriação de uma proposta didática investigativa, destacada pela predominância do uso das questões centradas nos estudantes. Na segunda parte da análise, buscamos compreender a influência do livro didático no trabalho realizado pela professora. Analisamos a sequência de aulas que foram acompanhadas como um todo, buscando por influências da proposta do livro didático no planejamento e condução das aulas, além da análise do desenvolvimento de atividades investigativas propostas pelo livro didático, planejadas como tal. Destacamos a centralidade do livro didático na prática pedagógica da professora investigada, mas também um protagonismo docente na condução, organização e estruturação das atividades dos estudantes. As implicações desse trabalho incluem discussões sobre a influência dos estudantes no desenvolvimento de atividades investigativas conduzidas pelo professor e sobre processos de escolha e de usos do livro didático.
2019-08-09T23:35:13Z
Danielle de Assis Rocha
FWB: algoritmo para coleta de dados em redes com canais com maior largura de banda
Muitas aplicações em Redes de Sensores sem Fio (RSSFs) necessitam coletar dados massivos em um esquema coordenado. Para fazer isso, um padrão de comunicação muitos-para-um (coleta) baseado em árvore em uma RSSF é usado. Entretanto, o tráfegopróximoaonósorvedourosetornaogargalodarede. Nessetrabalho, éproposto uma extensão a um padrão de rede sem fio para permitir canais com uma maior largura de banda. Investiga-se o quão rápido a informação pode ser coletada em uma RSSF organizada como uma árvore, com os rádios operando com canais com essa maior largura de banda. Como consequência, é proposto e implementado o FWB (Funneling Wider Bandwidth), um algoritmo para minimizar o tamanho do escalonamento em redes com rádios que operam com a extensão proposta. Prova-se que o algoritmo é ótimo em relação ao número de intervalos de tempo. Dessa forma, obtém-se uma maior vazão média e um menor número de intervalos de tempo. Os resultados de simulação e experimentos confirmam esses ganhos. Essa abordagem proposta pode ser adaptada e usada com outros padrões emergentes sem fio, como o WirelessHARTTM, ISA 100.11a e o IEEE 802.15.4e TSCH. Os resultados experimentais mostraram que, com maior largura de banda emulada, os pacotes recebidos por segundo em uma dada topologia aumentaram em 122.8% em comparação com apenas uma largura de banda.
Sertanejo universitário: apontamentos históricos, estruturais, sonoros e temáticos
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2019-10-17T20:55:06Z
Bruno Magalhães de Oliveira Rocha
Avaliação de vacinas contra brucelose bovina no Brasil
O trabalho objetivou estudar as vacinas aprovadas pelo PNCEBT. Avaliou-se o crescimento de amostras de B. abortus em meios contendo diferentes agentes inibidores a fim de diferenciar as amostras vacinais B19 e RB51 de amostras-desafio e de outros isolados de campo, concluindo que rifampicina, eritritol e tionina são bons agentes inibidores. O segundo objetivo foi avaliar diferentes linhagens de camundongo (CD-1, BALB-c e Suíço) e amostras-desafio (544 e 2308) em testes de imunogenicidade das vacinas B19 e RB51. O experimento demonstrou que ambas amostras-desafio podem ser utilizadas para tal, bem como as três linhagens de camundongos, porém o uso de BALB-c requer mais estudos. O terceiro estudo objetivou a comparação das propriedades biológicas (imunogenicidade e virulência residual) e perfil genotípico de oito vacinas B19 comercializadas no Brasil com a B19 de referência obtida do USDA. Comprovou-se que todas as vacinas B19 comercializadas no país apresentam propriedades biológicas adequadas. Por último avaliou-se a liberação de B. abortus no leite de vacas vacinadas com RB51. O leite das vacas vacinadas foi testado por cultivo e PCR até 63 dias pós-vacinação e apenas uma amostra de leite foi positiva no PCR, no dia 1 pós-vacinação. A eliminação de RB51 no leite parece não representar um problema de saúde pública, no entanto, recomenda-se a pasteurização. Concluindo, o Brasil tem ótimas ferramentas para o controle da brucelose
Medida da força entrópica de uma molécula de DNA
Neste trabalho estudamos o comportamento elastico entropico de uma molecula de DNA do bacteriofago , aliando as tecnicas de pincamento optico, videomicroscopia e correlacao de fotons. O metodo experimental permite amanipulacao de uma ´unica molecula por vez. A molecula de DNA é ancorada a superfcie de uma lamínula de vidro e ligada a uma microesfera depoliestireno de cerca de 3m de diametro. O pincamento optico dessa microesfera permite a manipulacao e o estiramento da molecula de DNA. A constante de forca da pinca ´optica é ´obtida pela tecnica de correlacao de fotons. Medindo-se tambem o deslocamento da microesfera em relacao `a sua posicao de equilíbrio no interior do poco da pinca, ´e possvel determinara forca exercida pelo DNA em funcao de seu estiramento. Essa forca ´é descrita pelo modelo Worm-Like Chain (WLC), que permite a obtencao do comprimento de persistencia da molecula de DNA.
2019-08-10T00:43:45Z
Rodrigo teixeira Santos Freire
Projeto de intervençâo para diminuir a incidência de gravidez na adolescência na área da abrangência da Equipe de Saúde da Família IV. Pão de Açucar/Alagoas
Há décadas, a gravidez na adolescência tem sido estudada por ser considerada um grave problema social e que tem mobilizado diversos níveis como saúde educação e sociedade a criar ações envolvendo essas jovens. Nota se que a ocorrência da gravidez precoce entre adolescentes da comunidade Lagoa de Pedra tem alta incidência. No período do último trimestre do ano 2013 até março 2014, o total de grávidas em nossa área de abrangência foi 39. Dentre essas 21 na faixa etária entre 10 e 19 anos. O presente trabalho foi realizado neste período com adolescentes cadastrados na Unidade de Saúde da Família IV município Pão de Açúcar, Alagoas. Foram utilizados como instrumentos de dados os prontuários, e os resultados da pesquisa feita pelos profissionais da equipe nas visitas domiciliares e pelos agentes comunitários de saúde. Também foram coletados dados por ocasião do diagnóstico situacional. Para o desenvolvimento do Plano de Intervenção foi utilizado o Método do Planejamento Estratégico Situacional (PES). Propõem-se estratégias de ações educativas para reduzir a prevalência de gravidez na adolescência na ESF IV. Com o trabalho realizado observamos resultados positivos ainda com o envolvimento dos adolescentes com a escola e as famílias. Pode-se afirmar, então, que nas ações com adolescentes, os profissionais de saúde precisam atentar para a construção de práticas emancipatórias com articulação interinstitucional.
2019-08-11T06:45:46Z
Odalys Rodriguez Garcia
Qualidade e permanência: um olhar sobre o Programa Mais Cultura nas Escolas
O presente trabalho buscou analisar o Programa Mais Cultura nas Escolas, que consiste em uma iniciativa interministerial firmada entre os Ministérios da Cultura (MINC) e da Educação (MEC), e tem por finalidade fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas públicas contempladas com os programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador e experiências culturais e artísticas em curso nas comunidades locais. Analisou-se o programa considerando que ele foi pensado para contribuir para a melhoria na qualidade da educação, incluindo as camadas empobrecidas no exercício do direito à educação básica de qualidade e na problematização da situação de pobreza como situação que exige equidade nas propostas apontados como caminhos de superação. Apresenta-se algumas considerações a respeito da intersetorialidade no que diz respeito às políticas sociais de transferência de renda e alguns relatos de experiências por parceiros culturais de Pontos de Cultura em Minas Gerais e Porto Alegre. Este estudo apontou que os pressupostos do Programa Mais Cultura em suas especificidades estão em consonância com a literatura aqui citada, e visam interferir na realidade de currículos hegemônicos e moralizantes que reforçam a exclusão e o fracasso escolar dos alunos circunscritos na pobreza. O Mais Cultura, em seus pressupostos, teve em seu cerne a intenção de aproximar áreas que seriam inseparáveis quando se trata de educação integral e de tornar mais real e vivo o cotidiano das escolas, articulando o saber, o fazer, o conhecer e o fruir. Entretanto, o seu curto tempo de existência não permitiu uma análise mais profunda, nem o seu aprimoramento, dada a sua interrupção. No entanto, se pode perceber que apresentava indícios de que percorreria o caminho de enfrentamento das desigualdades no campo do capital simbólico.
2019-08-14T22:18:33Z
Alba Valeria Freitas Dutra
Proteção induzida pela imunização de camundongos BALB/c com proteínas ribossomais de Leishmania (LRPs) contra a infecção com L. chagasi
A leishmaniose visceral é uma doença causada por protozoários intracelulares obrigatórios do gênero Leishmania (Ross, 1903), que são encontrados em países do Velho Mundo e nas Américas. É uma doença grave e que pode levar à morte, se não tratada. A aquisição de imunidade após a cura da infecção causada por L. major culmina na proteção contra a re-infecção pelo parasito, indicando a possibilidade do desenvolvimento de uma vacina contra a doença. Neste trabalho, a imunização com proteínas ribossomais de Leishmania (LRPs), isoladas da espécie L. infantum, associadas ao adjuvante saponina, foi capaz de induzir uma resposta imune celular do tipo Th1, observada pela produção elevada de IFN-, IL-12p70, GM-CSF e de anticorpos do isotipo IgG2a, específicos às LRPs. Observou-se que essa resposta imune foi capaz de induzir proteção nos animais contra a infecção com L. chagasi, verificada pela redução significativa da carga parasitária no baço e fígado dos animais imunizados, quando comparados aos grupos controle (salina e saponina). A proteção foi relacionada com a produção elevada de IFN-, IL-12p70 e GM-CSF e à baixa produção de IL-4 e IL-10, sendo a produção de IFN- dependente de IL-12 e proveniente principalmente de linfócitos T CD4+ , CD8+ e células natural killer. Portanto, as LRPs, como proteínas altamente conservadas entre as diferentes espécies de Leishmania sp., podem se constituir em candidatas para compor uma vacina pan-Leishmania.
2019-08-13T11:52:33Z
Mariana Amalia Figueiredo Costa
Acerca da categoria de "pessoa" e de sua relação com o processo de reificação em O Capital de Karl Marx: um debate com Pachukanis
Neste artigo, contrapondo-nos à abordagem corrente acerca da questão do Direito em Marx, defendida no Brasil por grandes autores como Márcio Naves, buscamos enxergar a relação entre a noção de pessoa que aparece em O capital e o processo de reificação, tratado no mesmo livro. Para tanto, procuraremos nos opor à tese pachukaniana segundo a qual, imediatamente, pode-se derivar a noção de sujeito de direito da obra magna de Marx.
Justiça organizacional, atitudes retaliatórias e o comprometimento organizacional: um estudo comparativo longitudinal com jovens trabalhadores
O presente artigo tem por objetivo analisar como se encontram configuradas a percepção de justiça e atitudes retaliatórias em relação às dimensões do comprometimento organizacional em jovens trabalhadores. Os conceitos de Justiça Organizacional e Comprometimento têm sido estudados em conjunto no contexto do Comportamento Organizacional mostrando uma associação entre a percepção de justiça e o engajamento do funcionário, no entanto, os estudos que relacionam atitudes retaliatórias diretamente ao comprometimento ainda são pouco explorados. Tendo em vista essa lacuna, realizou-se estudo junto a jovens trabalhadores de uma instituição profissionalizante com a aplicação de questionários de percepção de justiça, atitudes retaliatórias e de comprometimento organizacional. Como principais resultados, verificou-se que as dimensões de justiça organizacional possuem correlações significativas com o comprometimento no público estudado e o comprometimento influencia negativamente a possibilidade de emissão de atitudes retaliatórias. Em relação ao sexo, foram averiguadas, de modo geral, médias maiores para homens, no entanto, a faixa de interpretação desses resultados foi a mesma para ambos os sexos.
2022-05-13T14:44:03Z
Michelle de Souza Rocha Kely Cesar Martins de Paiva
Da oposição ao governo: uma análise comparada das mudanças verificadas no Partido dos Trabalhadores (PT), da Frente Ampla (FA) e do Partido Socialista do Chile (PSCh)
Este trabalho pretende analisar a chegada da esquerda ao governo abordando o problema sob outro ângulo: o impacto de tal evento sobre os partidos que estiveram à frente do processo. Serão comparados os casos do Partido dos Trabalhadores (PT), da Frente Ampla (FA) e do Partido Socialista de Chile (PSCH). O PSCh, no interior da Concertación, esteve à frente da presidência chilena entre 2000 e 2009 e, posteriormente, de 2014 em diante. O PT ocupou o Executivo federal brasileiro desde entre 2003 e 2016, ao passo que a FA obteve sua primeira vitória em 2004 e mantem-se até os dias de hoje na condução de seu país.
Tradução, adaptação e evidência de validade de questionário e avaliação do comportamento e atitudes dos pais sobre transtorno específico de aprendizagem
Considerando a importância da família como o primeiro núcleo social onde a criança começa a construir suas aprendizagens, este trabalho foi dividido em dois estudos e suas respectivas duas fases. O Estudo 1 (fase 1) teve como propósito traduzir e adaptar para a realidade brasileira o “Questionário sobre Transtorno Específico de Aprendizagem (EHTF, 2010) para pais”, utilizando o procedimento recomendado na literatura. Em sua fase 2, o instrumento produzido – “Questionário sobre Transtorno Específico de Aprendizagem (EHTF, 2010) – versão brasileira para pais” – foi aplicado em uma amostra de 273 pais para se compreender o comportamento, as atitudes e as lacunas existentes frente à quatro dimensões teóricas sobre Transtorno Específico de Aprendizagem (TEAp): 1. Conhecimento; 2. Reação diante da suspeita; 3. Busca de informação e 4. Políticas públicas. Foi observado desconhecimento e lacunas sobre conceitos elementares na área, presença de estigmas, grande preocupação frente à suspeita da condição, desconhecimento sobre a qualidade das escolas e políticas públicas e por fim, falta de comunicação entre pais e professores. No Estudo 2 (fase 1 e fase 2), o instrumento foi submetido a análise fatorial por componente principal e exploratória. Foram encontrados bons indicadores para o questionário analisando o item total (alpha de cronbach: 0,93) e por dimensão, em que se encontrou valores satisfatórios, exceto para a dimensão “políticas públicas”, cujo índice de consistência interna foi consideravelmente inferior (alpha de cronbach: 0,235). Por fim, após o estudo da fase 2 em que se buscou identificar quais itens do questionário se correlacionam mais fortemente entre si, foi sugerido a retirada de questões que não apresentaram bom carregamento, assim como a melhora itens que apresentaram valores insuficientes. A análise confirmatória obteve RMSEA que se apresenta aceitável, com valor de 0.052, e o índice de Tucker Lewis de 0.847 se encontra no nível limítrofe.
O papel do Gestor no contexto da Gestão Democrática
A sociedade cada vez mais reivindica uma escola diferente, que atenda as necessidades de atualizações momentâneas, uma escola democrática que cumpra sua função social, que tenha uma gestão preocupada com a participação de todos os membros da comunidade escolar. Com isso elaborei um estudo com o tema: O Papel do Gestor no Contexto da Gestão Democrática. Ela está associada a participação social, na formulação de planejamento educacional, na tomada de decisões, na definição do uso de recursos e necessidades de investimento e nos momentos de avaliação da escola. Este tema foi escolhido após analisar o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Dominguinhos Pereira onde foi constatada esta gestão democrática. A proposta da gestão democrática e participativa temcomo objetivo procurar soluções em possíveis conflit os e transformações no sistema atual de ensino destacam-se mudanças que direcionam na necessidade de realizar um trabalho mais amplo e não apenas resumido dentro da escola. A metodologia será por meio da pesquisa bibliográfica e observações feitas na Escola MunicipalDominguinhos Pereira.
2019-08-14T17:08:45Z
Eusnete Rodrigues da Cruz e Queiróz
Análise e dimensionamento de um edifício comercial em estruturas mistas de aço e concreto
O presente documento apresenta a memória de cálculo estrutural para o segundo trabalho pratico da cadeira de Estruturas Mistas do Curso de Especialização em engenharia de Estruturas. Este segundo trabalho refere-se ao estudo final da estrutura mista completa da edificação considerando a atuação de todos os carregamentos.
2019-08-09T13:22:48Z
Luis Guilherme Duarte Santos
Inter-relação dos fatores contextuais, organizacionais e individuais na geração da inovação: estudo de caso 3M do Brasil
A literatura sobre inovação nas organizações apresenta diferentes perspectivas de análise. Cada qual trata de uma das dimensões do fenômeno de geração de inovação que podem ser compreendidas pelas áreas do conhecimento: economia, sociologia, gestão da tecnologia e psicologia. Comparar resultados das pesquisas dessas diferentes áreas, fazer a fertilização cruzada entre os estudos e acumular conhecimento nesse campo de estudos tem sido um grande desafio. Por essa razão, nesta pesquisa, foi feito um esforço de identificar quais fatores contextuais, organizacionais e individuais estão presentes na geração de inovações. Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da literatura da inovação nas organizações, procedeu-se a uma analise do fenômeno como o resultado de uma dinâmica social influenciada por esses fatores. Para tal contribuição, foi utilizado um protocolo de investigação baseado na sociologia de Pierre Bourdieu, que conseguiu aliar as perspectivas objetivistas e subjetivistas por validar a inter-relação que estrutura e agente tem na construção da realidade social. Além disso, foram utilizadas referencias oriundas da abordagem da estratégia como pratica que serviram para complementar o levantamento dos fatores organizacionais e individuais. Por meio de um estudo de caso na subsidiaria brasileira da 3M, os fatores contextuais, organizacionais e individuais foram identificados. O estudo teve caráter qualitativo e exploratório-descritivo e teve por base os fatores elencados pela literatura, construtos propostos por Pierre Bourdieu e os elementos estratégicos, processos e praticas analisados sob o olhar da estratégia como pratica. O estudo permitiu a visualização das relações entre os fatores que influenciam a inovação em uma sede brasileira de empresa multinacional de reputação inovadora, integrando perspectivas que hoje estão dispersas na literatura. Além disso, foi possível revelar aspectos de construção e legitimação da inovação nas organizações que se dá mediante praticas discursivas, administrativas e interativas imersas num campo regido por leis gerais reproduzidas entre os agentes. A relação que se estabelece entre fatores organizacionais, individuais e contextuais pode ser representada, metaforicamente, da seguinte forma: os fatores individuais e organizacionais estão imersos em um recipiente cheio de um fluido condutor que são os fatores contextuais (campo e suas respectivas características nomos, doxa e illusio). A leis ferais que regem o campo, a incorporação destras leis na forma de opinião consensual e crenças compartilhadas estabelecem uma espécie de base de construção social para que os fatores organizacionais sejam interpretados, valorizados e protegidos pelos agentes de campo. Assim, os fatores organizacionais são incorporados pelos indivíduos como nomos que rege os fatores individuais que são expressões e componentes do habitus dos agentes.
2019-08-14T10:02:42Z
Lílian Barros Pereira Campos
Número de chamada e FRBR: um diálogo norteado por princípios da organização da informação
O número de chamada exerce papel relevante nas bibliotecas, visto que a ordenação de documentos se confi gura como proposta de leitura da coleção, estabelece o elo entre o registro no catálogo e o local que o documento ocupa na coleção para fi ns de acesso e contribui para a gestão dos usos do espaço. A partir do fi nal do século XX, a International Federation of Library Associations and Institutions promoveu estudos que culminaram em diretrizes para processos, produtos e instrumentos documentários, destacando-se o modelo conceitual Functional Requirements for Bibliographic Records. O presente artigo tem por objetivo analisar a construção do número do livro – parte fi nal do número de chamada – em associação aos atributos das entidades do Grupo 1 do Functional Requirements for Bibliographic Records. Para a fundamentação teórica, aborda os trabalhos de Cutter, Barden, Lehnus, Satija, e o Functional Requirements for Bibliographic Records, assim como os trabalhos mais recentes de Moreno e Ortega. Como metodologia, realiza pesquisa exploratória por meio de revisão de literatura que resulta no cotejamento do número de chamada e do Functional Requirements for Bibliographic Records baseado na decomposição de exemplos. Conclui apontando a atualidade do número de chamada como modelo operacionalizável para a ordenação de documentos e como construto elaborado a partir de princípios que apresentam correlação com o Functional Requirements for Bibliographic Records
2022-04-28T23:01:17Z
Camila Mariana Aparecida da Silva Vinicius de Souza Tolentino Cristina Dotta Ortega
Reorientação do enfoque assistencial de uma equipe de saúde da família no norte de Minas Gerais
A partir do início das atividades como médico assistencial em uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) localizada no norte de Minas Gerais, foi iniciado um processo de levantamento de dados e informações que subsidiaram a elaboração de um diagnóstico situacional de uma determinada área de abrangência, isso aconteceu por meio da utilização da metodologia do Planejamento Estratégico Situacional. O diagnóstico situacional possibilitou identificar os principais problemas enfrentados pela equipe multiprofissional. Dentre eles foram classificados como problemas prioritários o Desenvolvimento de ações com enfoque curativista e Alta demanda da população por consultas de demanda espontânea. Em seguida elaborou-se um plano de ação, a ser desenvolvido pela equipe que possibilitará uma mudança gradual da realidade encontrada. As ações do plano consistem na realização de atividades de Educação permanente e de Educação em Saúde sobre os temasmodelo de atenção à saúde na ESF e importância das ações de promoção e prevenção X ações curativistas. Também deverão ser realizadas reuniões periódicas para levantamento e agendamento das consultas dos doentes crônicos, gestantes e crianças. Verificou-se que a formação adequada dos futuros profissionais de saúde, bem como a educação permanente daqueles já inseridos nos serviços, são ações fundamentais para que se efetive a mudança do paradigma assistencial proposta para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Uso de bibliotecas digitais de periódicos: um estudo comparativo no Portal de Periódicos CAPES entre as áreas do conhecimento
A presente pesquisa relata o uso do Portal de Periódicos Capes por pesquisadores das áreas de Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Humanas da UFMG. O trabalho justifica-se por serem os estudos de uso descritivos, mas não explicativos. A pesquisa foi decaráter qualitativo e utilizou-se das técnicas de entrevista, incidente crítico e análise de conteúdo para investigar a razão dos comportamentos informacionais distintos de pesquisadores das três áreas, considerando, entre outros fatores, as diferenças na organizaçãoda literatura de cada área. Estiveram envolvidos os departamentos de Ciências Aplicadas à Educação, História e Psicologia (Ciências Humanas), Linguística, Fotografia, Teatro e Cinema e Artes Plásticas (Linguística, Letras e Artes), Parasitologia, Farmacologia e Microbiologia (Ciências Biológicas). Foram entrevistados 5 diretores e 18 pesquisadores das unidades envolvidas e realizada uma análise de conteúdo do currículo Lattes de cada pesquisador. Investigaram-se as características literárias de cada área, tais como tipo de fontes, tipo de conhecimento contido nas fontes, tipo de relevância das fontes, aspectos do comportamento de busca, o uso e o não uso do Portal por pesquisador, os motivos de uso e não uso, a produção bibliográfica, barreiras, recompensas e outros fatores que poderiam influenciar o uso do Portal. Os resultados foram agrupados por área do conhecimento e em seguida comparados entre si. As análises mostram diferenças de comportamento entre departamentos de uma mesma área e também os fatores que interferem no uso e não uso do Portal. As dificuldades no uso da interface, a predominância de material em inglês no Portal, aausência de materiais que se buscam no Portal, a falta de tradição de uso de periódicos são alguns fatores determinantes para o não uso do Portal entre alguns pesquisadores das Ciências Humanas e da Linguística Letras e Artes. Já a importância do Portal para a comunicação científica, a disponibilidade de textos completos e a presença de materiais importantes da área do pesquisador entre outros fatores são determinantes para o uso do Portal, principalmenteentre os pesquisadores das Ciências Biológicas.
2019-08-14T16:09:07Z
Adriana Aurea Lara Cunha
Tráfico ilícito de bens culturais: interface com a gestão da informação no IPHAN e IBRAM
As relações e aplicações da Ciência da Informação (CI) e da Inteligência de Estado e seus mecanismos de gestão da informação, podem contribuir nas ações de combate ao tráfico ilícito de bens culturais realizadas pelo Iphan e Ibram? Esta pergunta foi o mote para o desenvolvimento de pesquisa que se norteou pela verificação dos dados e informações disponibilizadas nos sites das autarquias federais responsáveis pela salvaguarda do patrimônio cultural Brasileiro. Foram analisadas as informações disponibilizadas relativas aos bens culturais protegidos por cada autarquia, bem como referentes aos acervos desaparecidos. Para se desenvolver o estudo utilizou-se abordagem qualitativa, tendo como eixos de análise a tipologia de bens culturais e os marcos legais que embasam as ações de proteção do patrimônio cultural e aqueles referentes a proteção das informações e conhecimentos sensíveis. Duas linhas de investigação distintas foram adotadas para que o problema fosse cientificamente analisado. De um lado se faz necessária a disponibilização das informações à sociedade possibilitando que possa contribuir com o combate ao tráfico ilícito de bens culturais. Sobre outra perspectiva o enfrentamento da questão, foca no tratamento dispensado a dados e informações que venham a ser classificados como sigilosos, e de mesmo modo no tocante a conhecimentos sensíveis, pois podem se constituir em vantagem para elementos criminosos. O objetivo da pesquisa foi contribuir com a gestão da informação, no Iphan e no Ibram tendo como foco o combate ao tráfico ilícito de bens culturais. Embasada pela Ciência da Informação, e pela Inteligência de Estado a discussão cientifica sobre o problema, ganhou possibilidades de ser significativamente alargada. Com o desenvolvimento do estudo a CI e a Inteligência de Estado mostraram-se caminhos teóricos e metodológicos capazes de contribuir com a gestão da informação no Iphan e Ibram. No Iphan verificou-se que os problemas se concentram na etapa de coleta dos dados e informações, tanto em se tratando da disponibilização das informações relativas aos bens protegidos, quanto no referente aos bens desaparecidos. No Ibram o mesmo problema se verifica de forma mais acentuada no que tange aos bens culturais desaparecidos. No que se refere a salvaguarda das informações e dos conhecimentos sensíveis, verificou-se a necessidade de atuação em ambas as autarquias da atividade de Inteligência, que se demonstrou de utilidade para esses órgãos federais. Fundamental a implantação de área de Inteligência nestas autarquias. Em função das alterações nas legislações nacionais sobre o assunto, pertinente que Iphan e Ibram venham a pleitear o ingresso no Sisbin.
Fatores críticos de sucesso na gestão de processos de negócio intensivos em conhecimento
A maioria dos trabalhos publicados na área de Gestão de Processos de Negócio (BPM) aborda processos de negócio industriais ou processos de negócio facilmente automatizáveis. Essa ênfase deixa de lado um outro tipo de processo, muito presente e totalmente relevante na sociedade atual, os processos de negócio intensivos em conhecimento (KIBP), que possuem características distintivas aos demais. O propósito deste trabalho é evidenciar os KIBP, investigando se os fatores críticos de sucesso identificados nos trabalhos de BPM também são relevantes à gestão dos KIBP. Para atingir tal objetivo empregou-se uma metodologia qualitativa de estudo. O método de investigação ocorreu por meio da análise individual de cinco estudos de caso, conjuntamente com uma equiparação simples de casos e uma análise qualitativa comparativa (QCA) dos mesmos. Como resultado da pesquisa foi identificado que os fatores críticos de sucesso da BPM se aplicam à gestão de KIBP, especificamente o KIBP de desenvolvimento de software (SD-KIBP). Somado a essa descoberta foram identificadostrês fatores críticos predominantes para o sucesso na gestão de SD-KIBP; três caminhos causais de fatores críticos que resultam numa gestão de sucesso de SD-KIBP; e uma configuração causal de fatores críticos que não resulta na gestão de sucesso de SD-KIBP. Esta pesquisa contribuiu à disciplina de BPM ao trazer destaque a um assunto pouco discutido, os KIBP, demonstrando que esse tema possui especificidades importantes e que necessitam ser ponderadas com a atenção adequada. Considerando-se o grande número de organizações que se valem de KIBP para a sua operação, como organizações médicas, escolas, consultorias, empresas de desenvolvimento de software, escritórios de engenharia, arquitetura, advocacia, publicidade e design, dentre diversas outras organizações que são afetadas diretamente pela qualidade e produtividade de seus KIBP, a constatação de diferenças e possibilidades distintas de abordagens apropriadas para se lidar com tais processos pode se tornar uma contribuiçãosignificativa no modo como elas estruturam e realizam suas operações. As implicações de tais mudanças possuem a capacidade de alterar os enfoques gerenciais dessas organizações e direcioná-las para uma posição de maior eficiência e assertividade na formulação de suasestratégias e na alocação de recursos organizacionais.
2019-08-10T07:09:38Z
Isaias Emmanuel Nunes Braga