Repositório RCAAP

Do comentário on-line à carta do leitor impressa: reescrita e retextualização

Buscou-se compreender uma nova prática de publicação e circulação de textos de leitores na mídia escrita, em que leitores de uma revista produzem comentários on-line sobre os textos acessados e lidos no ambiente eletrônico da revista que, por sua vez, seleciona alguns desses comentários, e os publica, com alterações, na seção destinada a cartas de leitores da revista impressa. Diante disso, pretendeu-se verificar se a mudança desses textos de seu suporte original para o ambiente impresso modificava seu objetivo, seu gênero e o processo de construção de seu sentido. Para tanto, realizou-se uma discussão acerca das atividades de retextualização e de reescrita a fim de se averiguar qual dos dois processos predomina na passagem de um texto para outro. Partiu-se do pressuposto de que essas não são operações sinônimas, baseando-se nos aportes teóricos de Matencio (2002) e DAndrea e Ribeiro (2010) que atribuem uma diferença de propósito na atividade de retextualização, e um aperfeiçoamento interno do texto visado pela prática de reescrita. Essas noções colaboraram para a análise constrastiva entre os textos com a finalidade principal de examinar a textualização do texto do leitor desse veículo de comunicação. Essas investigações foram amparadas na ideia de que cada esfera de atividade humana elabora tipos relativamente estáveis de enunciados (BAKHTIN, 2011[1979]), destacando-se o relativamente, já que os gêneros mudam, fundem-se e misturam-se para manter sua identidade funcional com inovação organizacional (MARCUSCHI, 2008), associando-se o desenvolvimento de novas tecnologias a um dos fatores que possibilitam a emergência de novos gêneros de textos, criam novas significações, influenciando nos processos de textualização dos gêneros (CHARTIER, 1998; MARCUSCHI, 2010, 2012; RIBEIRO, 2011). Dessa forma, relacionaram-se as noções de gênero textual, novas tecnologias e ambientes digitais, reescrita e retextualização, a partir de Bakhtin (2011 [1979]), Marcuschi (2008, 2010), Chartier (1998; 2002), Ribeiro (2009; 2011), Matencio (2002), e outros autores que focalizam o texto no âmbito da Linguística Textual.

Ano

2019-08-11T07:23:36Z

Creators

Patricia Souza Diniz

Proposta de metodologia para organização e representação de trilhas de aprendizagem no contexto da educação corporativa na administração pública

As trilhas de aprendizagem podem ser entendidas como um conjunto sistemático e multimodal de unidades de aprendizagem, contendo diferentes esquemas de navegação, que podem ir desde modelos lineares, prescritivos, passando-se por modelos mais hierárquicos, e chegando-se a modelos em rede, cuja navegação é mais livre, e tendo como propósito o desenvolvimento de competências. No domínio da Educação Corporativa, essas trilhas tendem a contribuir com um melhor aproveitamento dos recursos investidos em formação inicial e continuada, além de possibilitar a superação da abordagem de ensino tamanho único. Do ponto de vista da Biblioteconomia e Ciência da Informação, as trilhas de aprendizagem se manifestam de maneira análoga ao hipertexto, entendido como o agrupamento de nós e links dispostos de forma não linear. Apesar de o hipertexto ter o uso difundido desde a década de 1990, identifica-se falta de metodologias consolidadas para a construção desse recurso. Entretanto, mesmo considerando essa lacuna, avalia-se que estudos e aplicações desse campo podem ser uma referência para identificação de métodos e técnicas a ser adaptados para construção de trilhas. Assim, nesta pesquisa, investiga-se de que forma os princípios de construção de sistemas de hipertexto podem ser adotados para melhorar a organização e representação de trilhas de aprendizagem. Observou-se que esses princípios têm sido utilizados na construção das trilhas, entretanto, pressupõe-se que essa utilização ainda é intuitiva e não sistematizada, podendo dificultar a aplicação em diferentes situações. Visando contribuir com a sistematização dessas aplicações empíricas, o objetivo deste estudo é elaborar uma metodologia para organização e representação de trilhas de aprendizagem, com base nos princípios de estruturação de sistemas de hipertexto, no âmbito da Educação Corporativa na administração pública. A delimitação do contexto é necessária, considerando possíveis diferenças de aplicação para outros segmentos da educação. Para estruturação dessa metodologia, ateve-se aos seguintes procedimentos: evidenciar de que modo as estratégias para organização e representação de trilhas de aprendizagem identificadas na revisão de literatura estão aderentes aos princípios de estruturação de sistemas de hipertexto; identificar elementos comuns de estratégias de organização e representação de trilhas que têm sido aplicados de forma empírica ou referenciada; e esboçar um metamodelo conceitual de representação de trilhas de aprendizagem. Os resultados indicaram que os requisitos de elaboração de metodologias para modelos conceituais de hiperdocumentos adotados nesta pesquisa são aplicáveis e úteis ao contexto de criação de metodologias para organização e representação de trilhas de aprendizagem. Identificou-se também haver experiências empíricas acerca da organização e representação das trilhas no contexto da administração pública, apesar de não haver sistematização de algumas das metodologias identificadas. Constatou-se, ainda, que a análise de interfaces de trilhas de aprendizagem pode contribuir com a criação de um metamodelo conceitual de representação dessas trilhas, apesar de ter sido também identificada a necessidade de refinamento desse modelo conceitual. Conclui-se que esses resultados podem trazer uma contribuição relevante para a administração pública, na medida em que foi possível sistematizar um modelo conceitual, bem como fases e etapas de uma metodologia para organização, representação e gestão de trilhas de aprendizagem, no contexto da Educação Corporativa. Entende-se que a aplicação da metodologia contribuirá para a otimização dos processos de planejamento, execução e gestão da Educação Corporativa na administração pública, podendo também auxiliar na otimização de gastos públicos nesse segmento. Espera-se que a metodologia proposta possa também ser útil para preenchimento da lacuna identificada na literatura, o que promoverá o desenvolvimento de futuras pesquisas relacionadas à temática

Ano

2019-08-12T05:25:38Z

Creators

Patricia Lopes Ferreira

Análise de um processo de projeto industrial de mineração com foco na validação para compatibilização dos modelos BIM (Building Information Modeling)

O uso das regras de verificação automática em projetos desenvolvidos utilizando o BIM otimiza o processo de compatibilização e coordenação de projetos. A gama de funcionalidades das plataformas de verificação de modelos BIM aumenta a cada ano, isso reitera a necessidade de análise e avaliação constante dos processos, com intuito de definir pela plataforma que melhor atenda todos usos do BIM na cadeia do empreendimento. Essa pesquisa buscou analisar o processo de modelagem de projeto industrial desenvolvido com ferramentas BIM. Juntamente com a análise da modelagem de cada disciplina, foram avaliados o processo de trocas de informação entre as mesmas, e os processos de compatibilização e coordenação BIM. Além disso foi proposto uma otimização do processo vigente, com um conjunto de regras de verificação automática com foco na detecção e classificação de interferências geométricas (“hardclash”) entre componentes BIM. O projeto de estudo é do segmento de mineração e está na fase de detalhamento, com os componentes BIM em Level of Development (LOD) 400. As partes envolvidas no início do projeto optaram pela adoção de tecnologia Autodesk nos campos da modelagem, verificação e coordenação de projetos. Além da utilização de aplicativos, visando uma interoperabilidade plena entre os modelos/processos, foram desenvolvidos por agentes do projeto aplicativos personalizados e plug-ins, por meio de Application Programing Interface (API). O presente estudo emprega o método de pesquisa Constructive Research. Nesse contexto, a participação do autor da pesquisa no processo de projeto não interferiu nas análises realizadas, pelo contrário, facilitou na obtenção de dados, domínio do problema, proposições adequadas. O constructo dessa pesquisa resultou numa melhoria do processo de compatibilização e coordenação em todos testes realizados, diminuindo 48% do tempo total de verificação, classificação e definição de correções das interferências do tipo hardclash.

Ano

2019-09-26T17:06:34Z

Creators

Alexandre de Almeida Vasconcelos

Validade fatorial e por critério externo do EPQ-J

A presente dissertação se propõe a verificar a estrutura trifatorial da personalidade em crianças e adolescentes e sua relação com o desempenho acadêmico. Especificamente, intenta-se investigar diferenças individuais na relação entre o desenvolvimento da personalidade com relação a gênero, idade e variáveis sociais e antropométricas, além de verificar a relação entre personalidade auto-relatada e a impressão dos pais sobre a personalidade dos filhos. A amostra do estudo foi composta por 494 estudantes (52,4% sexo masculino, 47,6% sexo feminino) com idade entre 8 e 16 anos (X=11,39;DP=1,812) de 3ª a 8ª séries do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, participantes do Estudo Longitudinal para a Avaliação das Competências Psicológicas de Crianças Escolares, realizado pelo Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais da mesma universidade. Os estudantes com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelos pais foram submetidos aosinstrumentos EPQ-J (aplicação coletiva), TDE (aplicação individual) e suas medidas antropométricas (altura e peso) foram mensuradas. Além disso, o Critério de Classificação Econômica Brasil e o Questionário de Nível Socioeconômico e de Funcionamento Adaptativo foram preenchidos pelos pais na oportunidade do estudo. Os resultados indicam a presença dos três fatores enfatizados por Eysenck (Psicoticismo, Extroversão e Neuroticismo), assim como a presença da escala de Sinceridade. Desempenho escolar se relacionou negativamente a Neuroticismo e Psicoticismo. Idade relacionou-se positivamente com Psicoticismo e Sinceridade. Instrução do chefe dafamília e Psicoticismo apresentaram correlação negativa. Com relação à observação dos pais sobre a personalidade dos filhos, Neuroticismo correlacionou-se com medo e dependência, Extroversão com medo, busca de sensações e dependência, Psicoticismo com impulsividade, busca de sensações e dependência, Sinceridade não se correlacionou com nenhuma das perguntas feitas aos pais, e barulho não se correlacionou com nenhum fator de personalidade. Todas as correlações relatadas, embora pequenas, foram significativas. Diferenças de média foram encontradas para os fatores com relação ao sexo, apontando um escore mais alto dos homens em Psicoticismo e Sinceridade com relação às mulheres. Os fatores também correlacionaram entre si. Neuroticismo correlacionou-se negativamente com Extroversão e positivamente com Psicoticismo e Sinceridade. Extroversão correlacionou-se negativamente com Psicoticismo, que por sua vez correlacionou-se positivamente com Sinceridade. Estes resultados apóiam um modelo trifatorial para a personalidade, em crianças e adolescentes, com base em validação fatorial e por critérioexterno. Os dados são corroborados pela literatura, exceto pela escala de Sinceridade, que necessita de maiores estudos para uma melhor compreensão.

Ano

2019-08-10T13:16:03Z

Creators

Fernanda Maria Franco

Internações hospitalares no Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte: 1992-1996

Este estudo foi conduzido no sentido de utilizando as informações existentes no banco de dados do Sistema de Informação Hospitalar do Sistema Único de Saúde, examinar o comportamento das internações hospitalares ocorridas no município de Belo Horizonte no período de 1992 a 1996. Secundariamente, pretendeu-se verificar se a implantação de um sistema municipal de controle e avaliação interferiu nesse comportamento. Foram verificadas as variáveis: Taxa de Mortalidade Hospitalar, Média de Permanência, Sexo, Idade e Diagnóstico Principal das Internações, AIH pagas, Valor Médio AIH, Leitos e Procedimentos. Alguns resultados encontrados foram: diminuição no número das internações e na média de permanência; crescimento da Taxa de Mortalidade. Também foram verificadas diferenciações nos dados, dependendo do Regime Hospitalar. As variáveis estudadas permitiram verificar algumas alterações no comportamento das internações, motivadas não só pela implantação do serviço municipal de controle e avaliação, mas, principalmente, pela clareza no direcionamento de algumas especialidades.

Ano

2019-08-11T20:10:24Z

Creators

Leda Lucia Couto de Vasconcelos

Efetividade de ações de promoção do consumo de frutas e hortaliças no Programa Academia da Saúde

O consumo insuficiente de frutas e hortaliças (FH) está relacionado à elevada carga de doenças em todo o mundo, evidenciando a necessidade de intervenções, efetivas, de baixo custo e aplicáveis. Este estudo objetivou avaliar a efetividade de intervenção nutricional, pautada no modelo transteórico e na pedagogia dialógica e problematizadora, sobre o aumento no consumo de FH de usuários do Programa Academia da Saúde (PAS) de Belo Horizonte, Minas Gerais. Este trabalho será apresentado em quatro artigos: 1) The dietary profile of socially vulnerable participants in health promotion programs in a Brazilian metropolis; 2) Promoting fruit and vegetable consumption: a randomized controlled community Trial; 3) Adesão à intervenção nutricional comunitária e fatores associados e 4) Interventional promotion for consumption of fruits and vegetables in a primaryhealthcare service: A randomized controlled trial. O primeiro artigo possui delineamento transversal (n=370) e buscou identificar o perfil alimentar de participantes em dois polos dos PAS localizados em áreas socialmente vulneráveis, além de caracterizar o consumo de FH. O segundo descreve o delineamento da intervenção, abordando as ações e estratégias educativas utilizadas. Já o terceiro e quarto artigos fazem parte de ensaio comunitário controlado e aleatorizado conduzido em amostra representativa de 18 polos do PAS. No terceiro artigo calculou-se a adesão à intervenção nutricional comunitária e os fatores associados e, no quarto artigo, avaliou-se a efetividade e o processo de intervenção sobre o aumento do consumo de FH. Verificou-se, no primeiro artigo, o consumo insuficiente de frutas entre os usuários do PAS (67,7% polo I e 75,7% polo II), sendo que indivíduos que frequentavam o polo com maior vulnerabilidade social apresentarammaior inadequação no consumo de hortaliças (43,6% vs. 54,6%; p=0,038). Perante estes resultados foram desenvolvidas ações educativas pautadas no modelo transteórico e na pedagogia dialógica e problematizadora. As ações ocorreram durante sete meses e incluíram como estratégias educativas: oficinas, cartão postal com mensagens motivacionais, ações interativas no ambiente e material informativo.Após sete meses foram avaliados 2.241 indivíduos, 1.305 no grupo controle (GC) e 936 grupo intervenção (GI), a maioria mulheres (88,3% GC e 84,8% GI), adultos mais velhos e com baixa escolaridade. Em relação aos estágios de mudança de comportamento para o consumo de FH, na linha de base, no GI 15,6% dos indíviduos estavam em pré-ação, 26,9% preparação e 57,9% em ação. A adesão à intervenção comunitária foi de 58,3%, sendo associada a idade mais elevada, nãoter vínculo empregatício, não estar em tratamento de doenças psiquiátricas, à satisfação corporal e a frequentar o PAS há mais tempo (13 meses ou mais). Durante o período de estudo, não ocorreram nos polos dos GC e GI ações relativas ao consumo de FH, a não ser as deste estudo, mas, foram ofertadas 73 ações de saúde nos polos do GC (880 participantes; cobertura de 49,6%) e 26 atividades em apenas seis polos do GI (600 participantes; cobertura de 55,6%). Já a intervenção deste estudo ofertou 12 ações distintas em cada polo do GI, totalizando 108 atividades, repetidas em distintos momentos (868 participantes em pelo menos duas ações, com cobertura de 92,7%). Os participantes do GI no menor quartil de consumo de FH aumentaram a ingestão destes alimentos (=27,5g; IC95%: 6,4; 48,6) em relação ao GC, além de no GI relatarem aumento da autoeficácia (p<0,001), redução da percepção de barreiras para o consumo de FH (p=0,003) eprogressão significativa para o estágio de ação (57,2% para 70,1%; p<0,001). Os usuários ingressantes no PAS apresentaram perfil alimentar inadequado compatível com o desenvolvimento de doenças crônicas, denotando a necessidade de ações de promoção da saúde, como as de promoção do consumo de FH. Neste sentido, a intervenção nutricional promoveu o consumo de FH, principalmente entre os quepossuíam menor ingestão, além de aumentar a autoeficácia e reduzir a percepção das barreiras para o consumo destes alimentos. A intervenção apresentou elevada taxa de adesão, revelando o PAS como local diferenciado para a sua realização, entretanto, devem ser desenvolvidas estratégias que favoreçam a participação de indivíduos mais jovens, empregados, insatisfeitos com o peso corporal e quepossuam menor vínculo com o serviço. Conclui-se que, a realização de intervenção nutricional na Atenção Primária, estruturada teoricamente, constituiu estratégia útil para melhorar e manter o consumo adequado de FH.

Ano

2019-08-13T18:12:25Z

Creators

Raquel de Deus Mendonca

Uma universidade negra é possível? a criação da UFRB no contexto das políticas de ações afirmativas no Brasil

Esta dissertação é resultado de uma pesquisa realizada com pró-reitores e técnicos da Pró- reitora de Ações Afirmativas e Assuntos estudantis (PROPAAE) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O presente estudo buscou compreender como se constituiu o projeto de universidade construído na UFRB, bem como entender as conexões entre a concepção de ação afirmativa da universidade e a política de permanência implementada. Partiu-se da perspectiva de que a trajetória e o lugar social e racial dos pró-reitores da PROPAAE repercutiram em suas atuações políticas na gestão, bem como na construção do projeto de universidade negra empreendido na UFRB no âmbito da PROPAAE, pioneira no Brasil. No percurso metodológico, utilizamos uma abordagem qualitativa e como estratégia de coleta de dados, utilizamos a técnica de entrevista semiestruturada com os sujeitos colaboradores da pesquisa. Do ponto de vista teórico, a pesquisa buscou dialogar com estudos sobre políticas de ações afirmativas, democratização do ensino superior, relações étnico-raciais, epistemologias e estudos anticoloniais e educação. Esses estudos e olhares permitiram compreender e problematizar os limites, desafios e potencialidades da experiência política da universidade investigada, bem como do projeto constituído por ela. A análise dos dados possibilitou perceber que o projeto construído na UFRB foi sustentado a partir da referência no território do Recôncavo Baiano, nas políticas afirmativas e na dimensão racial. A experiência da universidade se mostrou potente e contra hegemônica, pois coloca em questão a (des)racialização da universidade, ao demarcar a intencionalidade do projeto de universidade negra, anunciando quais sujeitos ela representa. Isso apareceu não somente nas intenções da universidade, mas também no conjunto de ações, políticas, programas e projetos desenvolvidos na PROPAAE, especialmente no que diz respeito à sua política de permanência, por meio do Programa de Permanência Qualificada (PPQ). Por tudo isso, a experiência da UFRB se mostrou como uma forma de existência, resistência e de afirmação cultural, política e identitária. A trajetória pessoal - no que diz respeito às origens sociais, a identificação racial, e a trajetória formativa dos gestores da PROPAAE apareceram como fatores importantes na atuação destes na gestão da pró-reitoria. Essas trajetórias atravessaram inclusive a concepção de universidade e de políticas afirmativas concebidas por eles, e, consequentemente, aplicadas na universidade.

Ano

2020-03-16T16:57:32Z

Creators

Natália Silva Colen

Organização de um programa de educação em saúde bucal para crianças da Escolinha Municipal Branca de Neve domunicípio de Santo Antônio do Retiro-MG

Este trabalho apresenta descrições e análises das intervenções de um programa de educação em saúde bucal na Escolinha Branca de Neve, em Santo Antônio do Retiro MG. O objetivo foi organizar a assistência em saúde bucal das crianças até cinco anos, promover saúde prevenindo as lesões de cárie e perda precoce dos dentes decíduos. Realizou-se um levantamento das condições de saúde bucal das crianças de quatro e cinco anos, orientações e questionamentos com as mães ou responsáveis sobre a percepção sobre saúde-doença bucal, a visão que os pais têm da presença ou ausência de cárie dentária em seus filhos, sua compreensão sobre a causalidade da cárie. Foram realizadas ações de evidenciação de placa bacteriana, escovação supervisionada, vídeos, desenhos e demonstração com macromodelos. Os resultados mostraram que antes da intervenção a maioria das crianças escovavam os dentes uma vez ao dia e sem a supervisão dos pais e que mais de 50% das crianças apresentaram dentes cariados, obturados ou extraídos. A orientação às mães atingiu o objetivo de esclarecimento e, acredita-se, alguns recursos didáticos visuais utilizados para abordar os temas ajudaram na aproximação da intervenção, sendo esta mais efetiva. As mães mostraram-se preocupadas com a situação de saúde de seus filhos e receptivas aos aconselhamentos e encaminhamentos recebidos. Espera-se que as informações obtidas possam ser utilizadas no planejamento de ações e programas de intervenção, por meio de medidas que atendam às mães e às educadoras que são, efetivamente, as responsáveis pelo cuidado das crianças, o que implica na melhoria ou não das suas condições de saúde.

Ano

2019-08-10T12:43:48Z

Creators

Natalia Duraes de Almeida Araujo

Ensino de Arte Sensorial/Relacional uma abordagem no AEE e (Atendimento Educacional Especializado) na Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio

Este trabalho em questão se refere a uma reflexão sobre a inserção das artes visuais no AEE (Atendimento Educacional Especializado) com foco nas artes sensoriais. Tem por objetivo principal apresentar uma reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem no AEE através da análise da metodologia utilizada no desenvolvimento sensorial, empregada na sala de recursos e seus possíveis desdobramentos. Dessa forma, urge uma reflexão em um universo onde a inclusão e arte estão intrinsecamente ligadas, já que a arte é um dos principais pilares da educação especial e, assim, ambas gritam por socorro. Nesse sentido, questiona-se como incorporar essa disciplina como forma de aprendizagem. Este trabalho trata-se das informações coletadas na pesquisa bibliográfica sobre o tema em foco, com base na consulta em obras de cunho científico, com ênfase em aspectos que envolvem a história do ensino da arte na escola e a relação arte-educação. Também foram abordadas informações sobre os aspectos relacionados à Educação Especial e a Arte Sensorial/Relacional.

Ano

2019-08-11T00:17:07Z

Creators

Marisa Santos Nepomuceno

Robust stabilization of uncertain nonlinear systems using differential algebraic representations

Regional robust stabilization for a class of uncertain MIMO nonlinear systems with parametric uncertainties is investigated. The closed-loop robust stability is achieved using linear timeinvariant state feedback control. In this context, two cases are investigated: (i) uncertain nonlinearsystems resulting from attempts to use the well-known Input-Output Feedback Linearization technique applied considering nominal parameters; and (ii) uncertain nonlinear systems with input saturation. In both cases, the fact that the uncertain systems have Differential AlgebraicRepresentations (DAR) is the main theoretical assumption employed to derive sufficient conditions, in the form of Linear Matrix Inequalities (LMI), to solve the corresponding control problem. The regional character of the stability result obtained using this approach is associated with the largest ellipsoidal Domain of Attraction (DOA), considered to be inside a given polytopic region in the closed-loop system state space, which is a byproduct of solving the associated optimization problem of searching for appropriate feedback gain matrices. Specifically, the thesiscontributions are new sufficient LMI conditions with new decision variables used to compute the feedback gain matrices without prior knowledge of an initial stabilizing matrix. The new conditions have also shown favorable comparisons with recently published similar control design methodologies, particularly for the case of uncertain nonlinear systems with input saturation, where a polytopic description of this nonlinearity has led to new LMI conditions.

Ano

2019-08-14T05:45:40Z

Creators

Sajad Azizi

Composição, diversidade e estrutura da vegetação lenhosa em fitofisionomias savânicas do cerrado e seus reflexos no estoque de carbono na Serra do Cipó, Minas Gerais, Brasil

É eminente a necessidade de restauração e preservação da biodiversidade e do potencial de sequestro de gás carbônico atmosférico pela vegetação do Bioma Cerrado. O detalhamento dos dados fitofisionômicos, contudo, tem grande importância para a aplicação do conhecimento científico produzido, uma vez que o Bioma exibe grande diversificação em suas formações vegetais. Buscamos no presente estudo revisar as pesquisas sobre estoques de carbono para o bioma Cerrado, bem como refinar as informações em nível fitofisionômico para a estrutura florística, a diversidade, a estrutura horizontal e vertical e o estoque de carbono na vegetação lenhosa do Estado de Minas Gerais. Para tanto: [1] descrevemos florístico e fisionomicamente áreas de Cerrado Denso e Cerrado Rupestre, situadas no Parque Nacional da Serra do Cipó e procuramos identificar o papel dos fatores ambientais e da proximidade espacial nesse cenário; [2] revisamos os estudos sobre o estoque de carbono em distintas fitofisionomias do Bioma Cerrado, abordando as metodologias utilizadas, e inferimos sobre sua aplicabilidade para a mitigação do efeito estufa e a conservação do Bioma; e [3] estimamos o estoque de carbono nas duas fitofisionomias amostradas e discutimos a eficácia das diferentes equações matemáticas disponíveis na literatura para esse tipo de investigação. Encontramos que as duas fitofisionomias diferem entre si quanto a estrutura florística, a diversidade e a estrutura fitossociológica, mas que têm papéis semelhantes no balanço do carbono global. Por isso, merecem igual atenção tanto para a conservação da biodiversidade, quanto para o balanço do gás carbônico na atmosfera. Verificamos uma carência de dados sobre a estocagem de carbono no Bioma além da urgente necessidade de aprimoramento metodológico e da investigação das diferentes fitofisionomias e dos diferentes estratos e formas de crescimento do Bioma.

Ano

2019-08-12T03:59:35Z

Creators

Cristiane Dias e Sarmento

Motivação para o aprendizado da música: um estudo de caso com músicos de orquestra

A motivação se refere ao equilíbrio de estruturas afetivas ou emocionais, que propiciam a regulação dos esquemas mentais ou cognitivos. A motivação para o estudo e aprendizado da música erudita, conhecida também por música clássica, é um dos grandes desafios dos estudantes dessa área, visto que necessitam de esforços diários de concentração para as atividades não apenas físico-motoras do instrumento musical, mas para o entendimento da linguagem, da escrita e do desenvolvimento da memória. O principal objetivo desta pesquisa é investigar como músicos profissionais de orquestra se motivaram para o estudo e aprendizado da música erudita a partir das relações com as pessoas da família e escola de música. As publicações revisadas em educação musical abordam indiretamente a motivação, as analisam mais a partir da relação com o objeto musical e quando falam das inter-relações se focam mais nas pessoas da escola. Esta pesquisa se deterá em compreender como os aspectos afetivos e emocionais, advindos das inter-relações com as pessoas da família e também das pessoas da escola de música, contribuem para a construção da motivação para o aprendizado da música erudita. Foram adotados como referenciais teóricos a questão da moral, que auxilia na equilibração dos esquemas afetivos, da teoria de Piaget, e a forma como a mediação, através dos outros, pode favorecer a construção do sentido, do ponto de vista de Vygotsky. Procurouse compreender como alguns músicos de orquestra se motivaram para o estudo da linguagem musical e do instrumento a partir das inter-relações com pais, irmãos, colegas e professores. Foi realizado estudo de caso com seis músicos profissionais de uma orquestra sinfônica do Brasil, que relataram, através de entrevistas individuais e em grupo, como suas relações com as pessoas da família e escola, na época em que eram estudantes de música, despertaram ou não a motivação e como se construiu seu interesse para o aprendizado da música. Como os músicos entrevistados tinham diferentes nacionalidades foi possível observar também a motivação nesses diversos ambientes culturais e educacionais. Concluiu-se que todos acabaram por construir seus próprios esquemas regulatórios a partir das inter-relações vividas. Observamos que uns se motivaram através da família e/ou escola mais do que outros, com base em suas autorregulações e a partir da equilibração dos esquemas afetivos e do sentido que as pessoas mais velhas, pais, irmãos, colegas ou professores representaram do ponto de vista moral para os músicos entrevistados. No contexto da educação musical os professores possuíam um importante papel não apenas na transmissão do conteúdo, mas como coconstrutores da regulação afetiva e cognitiva, devido ao fato de simbolizarem pessoas da família, o que auxiliou no processo motivacional dos entrevistados.

Ano

2019-08-12T22:17:21Z

Creators

Marcelo de Magalhães Cunha

Metodologia ágeis de gerenciamento de projetos para startups

O planejamento e gerenciamento dos processos de desenvolvimento de software são fatores importantes e contribuem fortemente para o sucesso dos projetos. A utilização de metodologias para auxiliar no desenvolvimento de projetos de software é um tema bastante discutido. Existem várias metodologias diferentes disponíveis para a escolha, que deve basear-se nas características do projeto sendo iniciado. Dentre estas escolhas temos as metodologias ágeis, que tem o propósito de desburocratizar e agilizar o processo de desenvolvimento, garantindo uma maior satisfação dos clientes e o desenvolvimento de produtos de qualidade entregues dentro do prazo estipulado. Este trabalho apresenta um estudo sobre as principais metodologias ágeis (XP e Scrum), e propõe uma metodologia híbrida para gerenciamento de projetos baseado em seus princípios e fundamentos, adaptado para startups. Startups possuem certas características e limitaçõesque podem impedir a utilização convencional destas metodologias, como o tamanho da equipe. Espera-se, com esse trabalho, que a metodologia proposta possa agregar valor nos processos de desenvolvimento de software de startups, permitindo que essas empresas possam ganhar vantagem competitiva no mercado.

Ano

2019-08-12T06:34:10Z

Creators

Italo Paolo Saturnino de Jesus

Debates sobre o retorno financeiro do capital humano: o aumento da escolaridade das mulheres foi capaz de reduzir o hiato salarial de gênero? Brasil/2008

A desigualdade salarial média entre homens e mulheres é bem conhecida pela literatura nacional e internacional. Já a desigualdade salarial de gênero ao longo da distribuição de rendimentos é menos conhecida no Brasil. O objetivo central desta dissertação é medir desigualdades salariais dos indivíduos inseridos no mercado de trabalho, a partir de alguns condicionantes: o capital humano, a inserção ocupacional, o capital social, o capital cultural e o estado conjugal, ao longo da curva de distribuição salarial de homens e mulheres. As seguintes perguntas norteiam o estudo: Até que ponto o aumento da escolaridade das mulheres foi capaz de reduzir o hiato salarial de gênero? É possível afirmar que à medida que se avança na estrutura salarial, a diferença sexual tende a aumentar? Para respondermos àsperguntas propostas, foi utilizado o banco do Instituto do Milênio de 2008. Os resultados mostraram que, mantidos os atributos intervenientes constantes, as mulheres ganharam em média 54% do salário dos homens. Esta desigualdade salarial de gênero é praticamente a mesma de cinquenta anos atrás, estimada em 60%. O último percentil de renda salarial evidenciou maior desigualdade de gênero. No percentil 99, o salário das mulheres é 44% daquele recebido pelos homens.

Ano

2019-08-14T19:04:40Z

Creators

Alan Araújo Freitas

Uma análise da função transgressiva dos múltiplos sujeitos na obra Os irmãos Karamázov de Fiódor M. Dostoiévski

Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre o sujeito e sua funcionalidade, no momento em que este se desdobra em um ato de linguagem, em uma multiplicidade enunciativa que aponta parauma transgressão de gêneros. Escolhemos como corpus os atos de linguagem da obra Os irmãos Karamazov, de F. Dostoievski, justamente porque a escritura deste autor usa vários efeitos transgressivos para dar sentido aos seus enunciados. Observamos assim a ação transgressiva nos conceitos de gênero, enunciação, polifonia e sujeito, tomando como ponto de partida ideias vindas de teóricos tais como: M. Bakhtin (1988); P. Charaudeau (2001); D. Maingueneau (2008); I. L. Machado (2006), entre outros mencionados nas Referências deste trabalho. Esta pesquisa visa também a promover uma articulação entre a análise do discurso e a teoria psicanalítica de J. Lacan (1998), dividindo a tópica do sujeito nas três instâncias que a representam: o Real, o Simbólico e o Imaginário. Para tanto, consideramos a confrontação que se estabelece entre sujeito e gêneros vistos como campos de forças, constantemente em estado de negociação no interior do discurso. Assim, queremos mostrar que o fenômeno da transgressão de gêneros se efetua sempre no seio de uma comunicação e através da polifonia,pois, ela permite a coabitação de diversos sujeitos linguageiros. Desse modo, verificamos que os sentidos linguageiros se realizam por meio de cortes e nunca de modo linear: é pelo efeito de cisão que este algo de verdade e de saber cria sentido e é manifestado pelossujeitos da comunicação. Enfim, acreditamos que o efeito de transgressão genérica constitui o grande traço estilístico da escritura de Dostoievski: sua obra literária aparece-nos, pois, como um lugar privilegiado de encontro e da utilização estratégica dos efeitos de transgressão.

Ano

2019-08-11T20:31:39Z

Creators

Joao Marcos Cardoso de Sousa

Qualidade de vida do paciente com neoplasia de cabeça e pescoço

A neoplasia de cabeça e pescoço é uma grave doença que pode ocasionar perdas, inseguranças e sofrimento aos pacientes e familiares. As opções de tratamento e a própria doença podem adquirir um caráter fisicamente agressivo e debilitante. Avaliar a qualidade de vida é um fator de relevância para estes pacientes, em particular, na avaliação dos resultados e do impacto da terapêutica adotada. Objetivo: identificar na literatura evidências científicas relacionadas a fatores que podem interferir na qualidade de vida de pacientes portadores de neoplasias de cabeça e pescoço. Método: foi realizada análise de 14 estudos e elaborada uma revisão integrativa da literatura, cujo propósito é reunir e sintetizar conhecimento sobre a temática abordada. O levantamento bibliográfico foi composto por trabalhos publicados no período de 2008 a 2012. Para tal, as bases de dados utilizadas foram: BBO, BDENF, ColecionaSUS, LILACS e MEDLINE. Resultados: temas centrais foram selecionados, analisados e discutidos, com a finalidade de responder a questão norteadora. Conclusão: as evidências extraídas dos estudos analisados demonstram que: fatores relacionados aos aspectos funcionais e estéticos podem contribuir para o comprometimento da qualidade de vida do paciente com neoplasia de cabeça e pescoço; e cuidados assistenciais de uma equipe multidisciplinar são de grande relevância para a recuperação e reintegração desse paciente.

Ano

2019-08-12T17:40:15Z

Creators

Valéria Borba Costa

Fatores associados à ocorrência da leishmaniose visceral humana durante epidemias urbanas no Brasil e estudo da distribuição espaço-temporal e do perfil clínico-epidemiológico dos casos em Araçuaí, Minas Gerais

Introdução: A leishmaniose visceral humana (LVH) é uma zoonose típica de áreas tropicais presente nos cinco continentes. É uma doença negligenciada que apresenta ampla distribuição geográfica e elevada taxa de morbimortalidade e constitui um problema de saúde pública em diversas regiões do mundo. Objetivo: Revisar os fatores associados à LVH no Brasil em contexto de epidemia e analisar a distribuição espaço-temporal e o perfil clínico-epidemiológico dos casos de LVH no município de Araçuaí, Minas Gerais. Métodos: 1) Revisão Sistemática dos fatores associados à LVH durante epidemias urbanas no Brasil. A Revisão foi registrada no International Prospective Register of Systematic Reviews sob o número CRD42019128998. 2) Estudo da LVH no município de Araçuaí, Minas Gerais, 2012 a 2014 (período endêmico) e 2015 a 2017 (período epidêmico). 2a) Estudo descritivo de casos de LVH. 2b) Estudo de série de casos, com análise espaço-temporal dos padrões endêmicos e epidêmicos na ocorrência de LVH. 2c) Estudo de série de casos, aspectos clínicos da LVH em município de pequeno porte de Minas Gerais. Resultados: Capítulo 1: Fatores climáticos, ambientais e indicadores da estrutura social urbana foram descritos como influenciadores de epidemias nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. As características de gênero e idade foram relacionadas com maior chance de desenvolver LVH no Centro-Oeste, Nordeste e Região Sudeste do país. Indicadores vetoriais mostraram correlação positiva com a incidência de LVH em estudos na região Nordeste. Capítulo 2: Os resultados apontaram epidemia de LVH nos anos de 2015 a 2017 no município de Araçuaí. O maior percentual de casos de LVH ocorreu em pessoas do sexo masculino, pardos, na faixa etária de 30 a 69 anos. Quanto aos sinais e sintomas, os maiores percentuais atribuídos em ambos os períodos foram febre, fraqueza, emagrecimento, palidez e hepatomegalia. A maior incidência de LVH ocorreu na área rural do município, com maior concentração de casos na área urbana. Capítulo 3: A análise espacial detectou um aglomerado de alto risco para LVH na área rural. Houve correlação positiva entre os casos de LVH e a temperatura no período endêmico.Capítulo 4: A análise bivariada mostrou diferenças entre confirmados e descartados para febre, palidez, esplenomegalia e hepatomegalia. A análise multivariada mostrou que a LVH esteve associada com febre, hepatomegalia e tempo entre inicio de sintomas e notificação quando comparados aos casos descartados. Conclusão: A identificação de fatores associados à LVH pode contribuir para a vigilância, a detecção, o tratamento e o melhor manejo dos pacientes. O entendimento de diferenças clínico-epidemiológicas e fatores associados aos casos confirmados e descartados de LVH, bem como análise espacial permitem delinear o cenário epidemiológico dos casos humanos de LVH e podem também contribuir para a vigilância, a detecção, o tratamento e o melhor manejo dos pacientes com LVH.

Ano

2021-08-02T15:59:39Z

Creators

Cleya da Silva Santana Cruz

Usos de si e (in)formalidade no trabalho da empregada doméstica diarista

A tese investiga as dramáticas do uso de si e as normas do trabalho informal das empregadas domésticas diaristas, analisando como acontece a interação entre as normas definidas pelos empregadores e as novas normas, criadas pelas diaristas, para dar sentido às suas atividades, estabelecendo os modos de gestão do cotidiano. Trata-se de uma pesquisa predominantemente qualitativa e buscou analisar uma situação determinada, a das trabalhadoras diaristas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A proposta foi abordar as trajetórias familiar e profissional de mulheres trabalhadoras diaristas, abrangendo especialmente suas vivências no mundo do trabalho. A orientação teórica que fundamentou as reflexões e análises aqui apresentadas tem como eixo central a abordagem ergológica do trabalho, mas identifica também o aporte de outros campos disciplinares. A metodologia utilizada nesta pesquisa teve como aporte teórico-metodológico a utilização de entrevistas em profundidade fundamentadas pela corrente metodológica de Marie-Chistine Josso, intitulada de pesquisa-formação. Nas narrativas das trabalhadoras diaristas destacaram-se a falta de reconhecimento, a invisibilidade, a servidão e a submissão no trabalho realizado, configurando-se como riscos psicossociais no seu cotidiano de trabalho. Os dados desta pesquisa apontaram que o trabalho realizado pelas diaristas se inscreve na divisão social e moral do trabalho, ocupando especialmente mulheres, negras, de baixa escolaridade e com baixos salários, atrelado à ausência de regulamentação legal. Um trabalho desvalorizado e não reconhecido socialmente. No trabalho doméstico remunerado na atualidade persiste uma herança histórica, social e cultural de práticas de desigualdade da realidade brasileira. Foram sugeridas estratégias que possam agregar valor e reconhecimento ao trabalho da diarista, legitimando os seus direitos e fazendo com que ele seja visto como atividade, dando visibilidade às pessoas que o vivenciam.

Ano

2019-08-13T06:30:31Z

Creators

Claudia Regina Barroso Ribeiro

O Livro Didático de Língua Estrangeira: Atividades de compreensão e habilidades no processamento de textos na leitura

Acreditamos que as habilidades envolvidas no processo de leitura em língua estrangeira (LE) deveriam ser desenvolvidas nas atividades dos livros didáticos de ensino de Línguas estrangeiras com vistas à competência leitora do aluno do Ensino Fundamental. As habilidades consideradas como suporte teórico neste estudo são aquelas determinadas pelo documento oficial do Estado de Minas Gerais que apresenta uma proposta pedagógica para o ensino de inglês como língua estrangeira, PCSEE-MG (DIAS, 2005b). Este documento contém um currículo básico comum (CBC) que sistematiza as habilidades mínimas necessárias para o desenvolvimento básico da competência no uso do inglês como língua estrangeira em situações reais de interlocução pela leitura e que servem como parâmetro para o seu ensino no segundo ciclo do Ensino Fundamental. O presente estudo tem como objetivo analisar uma coleção de livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental com foco em suas atividades de compreensão escrita. Essa análise se baseia nos princípios teóricos atuais para o ensino de leitura em língua estrangeira (CELCE-MURCIA & OLSHTAIN, 2000; CARREL & EISTERHOLD, 1988; DIAS, 2005b; GRABE & STOLLER, 2001, 2002; RAMOS, 2004) e também considera a pesquisa recente em avaliação em livros didáticos (ANSARY & BABAII, 2002; BYRD, 2001; EDMUNDSON, 2004; GRIGOLLETO, 2002; RACILAN, 2005, entre outros). Pretendemos verificar se as atividades de compreensão escrita dos livros didáticos se propõem ao desenvolvimento daquelas habilidades de leitura já referidas. A metodologia de pesquisa utilizada neste trabalho se baseou em princípios qualitativos e consiste de uma descrição focalizada (LARSEN-FREEMAN & LONG, 1991) já que nosso interesse reside especificamente nas atividades de leitura dos livros didáticos analisados. O procedimento de análise usado foi basicamente a classificação das atividades de compreensão escrita de acordo com as habilidades de leitura sugeridas pelo CBC. Os resultados foram exibidos posteriormente em tabelas e gráficos para promover melhor visualização. Nossas constatações confirmaram a hipótese inicial de existência de lacunas no propósito de desenvolver competência em leitura pelos livros didáticos de LE já que suas atividades de leitura enfatizam prioritariamente habilidades de localização de informação explícita nos textos, integração de informação verbal e não verbal e, numa proporção menor, inferência de sentido baseada no contexto, e no conhecimento prévio. Além de negligenciar a maioria das habilidades necessárias envolvidas no processo de leitura em língua estrangeira, as atividades analisadas também não consideraram o conceito de gênero textual que permeia a tendência contemporânea no ensino de línguas estrangeiras. Reflexão sobre os resultados da pesquisa pode levar a uma melhor compreensão dos processos que levam à ineficiência das escolas em desenvolver leitores competentes, além de poder também promover a melhoria na implementação e produção de materiais didáticos de LE que visem um ensino mais efetivo.

Ano

2019-08-13T22:34:09Z

Creators

Juliana Esteves Arantes

Respostas neuromusculares agudas a estimulação vibratória local no exercício de flexão de cotovelo em banco scott

Os efeitos deletérios sobre saúde relacionados à vibração no campo da medicina física e Terapia ocupacional têm sido previamente reportados. No esporte estas regras são inexistentes, embora em diversos esportes os atletas sejam submetidos a consideráveiscargas vibratórias. Nos últimos anos, a significância da adição de vibrações mecânicas tem ganhado importância como um novo recurso de treinamento devido ao grande interesse na melhoria do desempenho de força e potência. Permanece ainda inconclusivo, se a adição de vibrações produz algum efeito agudo sobre as respostas Neuromusculares no treinamento contra-resistência. Desta maneira, objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito agudo do treinamento de força isométrica com adição de vibrações sobre as respostas neuromusculares. Vinte voluntários destreinados do gênero masculino foram submetidos a 4 situações experimentais ao qual o exercício foi a flexão isométrica de cotovelo em banco Scott. As situações experimentais foram: (A) treinamento isométrico sem vibrações (Controle); (B) treinamento isométrico com vibrações do tipo senoidal(freqüência de 20Hz, e deslocamento de 3mm), (C) treinamento isométrico com vibrações do tipo randômico (freqüência de 20±3Hz, e deslocamento de 3mm), (D) treinamento isométrico com a combinação de vibrações do tipo senoidal e randômico (freqüência de 20Hz e deslocamento de 2mm e 20±3Hz; e deslocamento de 3mm). Os indivíduos executaram em cada experimento 5 séries de contrações isométricas máximas com duração de 10 segundos intervaladas por 5 minutos recuperação. Durante as situações experimentais foram mensuradas a força máxima (Fmax), força média (Fmed), pico de força(PForça), taxa de produção de força em intervalos de 50 e 100ms (TPF50 e TPF100), indice de Fadiga (IF), atividade eletromiográfica dos músculos bíceps braquial e tríceps braquial (RMSemgbíceps e RMSemgtríceps), aceleração máxima (apico) e média (arms). A adição de vibrações locais ao treinamento isométrico aumentou significativamente a Fmax, PForça, Fmed e TPF50. Para a TPF100 foi demonstrado um aumento significativo nos tratamentos senoidal e combinado em relação ao tratamento controle. Embora o tratamento randômico tenha apresentado valores superiores em relação ao grupo controle, o aumento não foi significativo. A adição de vibrações produziu uma redução significativa de desempenho (IF) para os tratamentos senoidal e combinado em relação ao tratamento controle. Apesar daredução média de desempenho demonstrada do tratamento randômico em relação ao grupo controle, as diferenças não foram significativas. Não foram demonstradas alterações significativas entre os tratamentos para a atividade eletromiográfica dos músculos bíceps e tríceps braquial (RMSemgbíceps e RMSemgtríceps). A partir dos resultados pode-se concluir que a adição de vibrações por intermédio dos tratamentos senoidal, randômico e combinado afetam o desempenho de força máxima e força explosiva com intervalos completos de recuperação em indivíduos destreinados sem diferenças entre si. Foi então sugerido uma possível contribuição dos componentes elásticos dentro da músculo para o aumento da produção de força, pois a atividade eletromiográfica para a musculatura agonista e antagonista em todos os tratamentos no exercício de flexão de cotovelo foi semelhante. Otratamento com adição de vibrações senoidal e combinado produziu uma redução de desempenho maior que o treinamento isométrico tradicional. Com a adição de vibrações randômicas ao treinamento isométrico não houve uma redução de desempenho em relaçãoao treinamento com ou sem adição de vibrações.

Ano

2019-08-11T06:51:58Z

Creators

Leandro Vinhas de Paula