Repositório RCAAP
Espaço EducativoBrinquedoteca Hortência de Hollanda: O lúdico na mediação do tratamento da AIDS Pediátrica
Este trabalho descreve o processo de implantação de uma brinquedoteca em um centro de referência para tratamento de crianças portadoras do HIV, em Belo Horizonte, MG, Brasil, e o significado atribuído a este espaço pelos usuários e equipe que atende crianças e adolescentes soropositivos para Aids. Esta apresentado na forma de artigos científicos. Em um primeiro momento foi realizada uma investigação sobre a relação existente entre as famílias e oambiente médico através de observações participantes e entrevistas semi-estruturadas com as crianças e seus responsáveis. Este estudo está descrito no primeiro artigo da dissertação e revela que uma parcelasignificativa dos familiares entrevistados (n=28), toma consciência de que são portadores do HIV através do adoecimento das crianças (50,0 %), pela morte de um dos cônjuges (21,4%) e pela doença dos pais dosentrevistados (28,6%), o que permite concluir que o diagnóstico e a prevenção têm acontecido tardiamente e de uma maneira ineficaz. Da amostra de crianças entrevistadas (n=32), 87,5% não tinham conhecimento do diagnóstico, 18 (56,3%) não freqüentavam escola e das crianças escolarizadas (14-43,8%), metade das escolas (7-50,0%) não tinham conhecimento do diagnóstico da criança. A maioria, 27 (84,4%), já sofreu uma ou mais internações, e apenas 5 (15,6%) nunca foram hospitalizados. Uma análise inicial das representações gráficas e atividades gerais na brinquetodeca indica o seu potencial enquanto ambiente promissor para intervenção terapêutica, promoção do diálogo e de auto-ajuda, bem como um estímulo à adesão ao tratamento.O segundo artigo descreve o significado atribuído à brinquedoteca por usuários e equipe que a frequentam. Nesse estudo, elegeu-se como estratégia metodológica a pesquisa qualitativa através da observaçãoparticipante e entrevistas semi-estruturadas.A amostra constituiu-se de 57 sujeitos e os dados foram trabalhados na perspectiva da análise de conteúdo, através das seguintes categorias temáticas: - a Brinquedoteca como espaço terapêutico; espaço de acolhimento; de troca de experiências; favorecedor da adesão, de empowerment (emponderamento) dos pacientes e de formação de recursos humanos.Segundo os entrevistados, no espaço lúdico, os sujeitos podem elaborar suas vivências, contribuindo para o tratamento e favorecendo a adesão. O brincar também trouxe uma grande contribuição na humanização do ambulatório. Para as crianças trouxe motivação para vir ao ambulatório, o qual se transformou em um lugar onde a doença era o principal foco e a espera era longa e tediosa, para um espaço de recreação e trocas com os pares. Possibilitou aos familiares trocas de experiências, compartilhamento de vivências e reflexão sobrea condição da soropositividade. Ressalta-se a alternativa de monitoria por parte de adolescentes soropositivos, caracterizando a brinquedoteca como espaço de (re) significação do tratamento e melhoria na auto-estima.
2019-08-12T21:22:42Z
Ivana Drummond Cordeiro
Justiça, prazer e sofrimento no trabalho: um estudo com jovens trabalhadores assistidos pelo ESPRO-BH
O trabalho desempenha um papel fundamental na sociedade e o seu conceito passou a ser discutido em fóruns acadêmicos por meio de uma reflexão das suas constantes mudanças e dos seus impactos para os trabalhadores. Durante as últimas décadas do século XX, o processo produtivo capitalista tem passado por modificações que exigem cada vez mais produção com qualidade e baixo custo, visando à alta competitividade. Essas mudanças em curso têm delineado significativas transformações no mundo do trabalho e impactos diretos nas relações de trabalho (MENDONÇA; MENDES, 2005; LANCMAN, 2008; ANTUNES; PRAUN, 2015). Neste quadro de precarização estrutural do trabalho (ANTUNES, 2008, 2009), as organizações podem desenvolver novos modelos de gestão que repercutem no trabalhador no tocante à relação de distribuição de recursos e recompensas, às regras a serem seguidas e às suas relações interpessoais (SOUSA; MENDONÇA, 2009; FRANCO; PAIVA, 2018), de modo que os trabalhadores possam ver-se como injustiçados, caso não percebam equidade e clareza nesses processos (LIMA, 2011). Porém, as relações de trabalho podem ter contornos diferenciados em públicos identificados com diversidade, como os jovens trabalhadores (FRANCO, et al., 2017; BARBOSA, 2018). Os jovens trabalhadores são beneficiados pela lei do jovem aprendiz, e o público-alvo desta pesquisa são os que frequentam a Associação de Ensino Social Profissionalizante (ESPRO) de Belo Horizonte, no ano de 2018. Diante de tal cenário, tem-se como objetivo geral compreender como se relacionam as dimensões de justiça organizacional com as vivências de prazer e sofrimento no trabalho de jovens trabalhadores assistidos pelo ESPRO de Belo Horizonte, na percepção deles próprios. Para tanto, buscou-se avaliar e descrever os construtos: justiça organizacional com base nas propostas de Rego (2002), Rego et al. (2002) e Mendonça (2003); e prazer e sofrimento, tendo como referência as obras de Dejours (2004, 2007, 2008), Mendes (2007) e Mendes e Ferreira (2007), além de outros referenciais que abordam tais construtos. Após o embasamento teórico, optou-se pela realização de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com o intuito de complementaridade, de forma a maximizar os pontos fortes e minimizar as fraquezas dos dois métodos (CRESWELL, 2007; JOHNSON; ONWUEGBUZI, 2004). A pesquisa foi considerada descritiva, de campo, desenvolvida através de estudo de caso. A coleta de dados ocorreu de forma concomitantemente: na abordagem quantitativa, foram levantados 664 questionários; na qualitativa, 23 entrevistas com roteiro semiestruturado. Os dados provenientes dos questionários foram tratados a partir de análise estatística descritiva uni, bivariada e multivariada, e os das entrevistas passaram pela análise de conteúdo. Como resultado, tem-se que as percepções dos sujeitos referentes aos processos decisórios (justiça procedimental), a distribuição de bens e recompensas (justiça distributiva), e das relações interpessoais entre ele e o superior (justiça interacional) influenciam positivamente as vivências de prazer e negativamente as vivências de sofrimento no trabalho, sendo que estes dados foram corroborados na análise qualitativa.
Viva o povo brasileiro: revisitações críticas e diálogos com o pensamento social brasileiro
Este trabalho revisita algumas perspectivas críticas sobre o processo histórico de formação da sociedade brasileira e discute o diálogo entre Viva o povo brasileiro (1984), de João Ubaldo Ribeiro, e diferentes interpretações teóricas sobre o Brasil, desenvolvidas no âmbito do pensamento social brasileiro. Por meio de uma linguagem irônica e crítica, o romance estabelece uma rede discursiva que põe sob suspeita grandes discursos sobre a configuração social do país. Para tanto, serão considerados estudos realizados em múltiplas áreas, como a antropologia, a economia, a crítica literária, a historiografia e a sociologia. A partir disso, seguindo o fio narrativo de Viva o povo brasileiro, este estudo abordará o projeto conservador e elitista de construção do Estado-nação brasileiro e investigará o impacto do balizamento das interpretações sobre o país em teorias e experiências de modernidade próprias aos países do centro do capitalismo. Desse último aspecto decorrem considerações sobre a composição mestiça da sociedade brasileira e sobre o peso de nosso “atraso” cultural e material que impactam a vida prática dos brasileiros.
Lexical bundles across sections of applied linguistics research articles
O crescente uso de corpora textuais em computadores para a análise de padrões léxicogramaticais, antes indisponível para observadores, tem permitido aos pesquisadores uma compreensão melhor e mais precisa sobre aspectos linguísticos. A Linguística de Corpus temdemonstrado capacidade de revelar características valiosas e detalhadas de expressões que desempenham papel crucial no discurso, por meio de pesquisas linguísticas que abrangemdesde palavras soltas a expressões idiomáticas e nãoidiomáticasem um dado contexto. O objetivo da atual pesquisa é investigar pacotes lexicais com sequências de 47 palavras em seções de artigos acadêmicos pertencentes à Linguística Aplicada, publicados em inglês, e entender seu papel pragmático dentro de cada seção. Pacotes lexicais, fundamentalmente definidos pela frequência (BIBER et al., 1999; CORTES, 2013) são gerados sem quaisquer categorias linguísticas prédefinidas. A despeito de sua frequência, os pacotes lexicais não são considerados idiomáticos em definição ou perceptualmente salientes (BIBER; BARBIERI, 2007, p. 269). Seu uso, no entanto, tem sido amplamente investigado devido ao papel queesses dispositivos desempenham como blocos construtores de discurso. Com o intuito de oferecer mais detalhes da variação linguística interna de artigos, um corpus foi compilado de 180 artigos e dividido em quatro subcorpora: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão (IMRD), com mais de 1 milhão de palavras no total. Os pacotes lexicais foram classificados individualmente em categorias estruturais e funcionais, incluindo seus subtipos, de acordo com taxonomias existentes e estabelecidas na literatura (BIBER et al., 1999, 2004; CORTES, 2013; SIMPSONVLACH; ELLIS, 2010). Dois tratamentos estatísticos, intervalos de confiança e zteste de hipótese nula, foram empregados como complementares para checar se as diferenças entre os subcorpora são relevantes. Os resultados mostram que seções de artigos da Linguística Aplicada deveriam ser abordados como textos distintos dadas as grandes diferenças identificadas, assim como estruturas gramaticais podem desempenhar papéis funcionais singulares. As principais distinções entre as seções envolvem a frequência de pacotes lexicais e uma preferência por elementos lexicogramaticais particulares em relação à natureza pragmática da seção, por exemplo, fragmentos com papéis exclusivos podem serrelacionados às formas em voz passiva ou nãopassiva contendo verbos específicos. Além disso, a proporção de algumas estruturas e categorias funcionais que emergiram na atual pesquisa desafiam generalizações feitas em estudos anteriores sobre o registro acadêmico. Finalmente, sugerimos mais pesquisas de subregistroscom corpora representativos e especializados para que haja mais esclarecimentos em relação à escrita acadêmica de seções de artigos científicos.
Perfil de lesões em jogadores de uma equipe de futebol do Brasil da categoria sub-15
Introdução: As demandas do futebol variam de acordo com a faixa etária aumentando-se progressivamente o nível de exigência dos jogos. Nesse sentido, ocorre uma maior variabilidade e gravidade das lesões. Objetivo: Descrever o perfil das lesões pregressas e atuais do sistema musculoesquelético de atletas amadores de um time de futebol da categoria sub-15. Materiais e Métodos: Este estudo foi realizado no LAPREV. Setenta jogadores de uma equipe de futebol amador, com média de idade de 12.62 anos responderam questionário para identificar as lesões prévias e atuais. Resultados: 57% dos atletas sofreram lesões, sendo a fratura mais freqüente (25%), seguida da entorse e estiramento, ambas com 18%. Os goleiros sofreram com mais freqüência entorse (34%), sendo 60% da articulação do punho. Em zagueiros a entorse foi também a lesão mais freqüente (33%), sendo distribuídos igualmente nas articulações do joelho e do tornozelo. Em laterais, o estiramento foi à lesão mais freqüente (43%), sendo distribuídas entre adutores e região anterior da coxa, ambas com 50%. Em meio campistas, fratura representou 36% das lesões, sendo 50% delas da articulação do punho. Finalmente, nos atacantes a fratura também representou a maior incidência (56%), sendo novamente o punho a articulação mais envolvida (80%). Conclusão: As lesões mais prevalentes no grupo foram as fraturas. Deve-se considerar a faixa etária dos atletas visando à prevenção desse tipo de lesão uma vez que podem prejudicar a performance esportiva a longo prazo.
2019-08-09T14:54:16Z
Thiago Fernando Santana de Paiva
Avaliação de ligações em madeira em estruturas de coberturas antigas por técnica termográfica
A conservação dos elementos construtivos da cobertura é fundamental para a estabilidade e a manutenção do corpo da edificação, uma vez que o protege contra intempéries e promove a amarração estrutural das alvenarias. A cobertura também garante a segurança e integridade física dos usuários da edificação e constitui parte integrante do patrimônio cultural. Apesar de existirem manuais e cadernos técnicos importantes que se referem à restauração de estruturas de cobertura publicados é importante investigar as origens das patologias e quais métodos menos intrusivos de diagnósticos. Essa pesquisa tem como objetivo a utilização da técnica de termografia ativa como técnica não destrutiva para diagnóstico das patologias em ligações de coberturas em estrutura de madeiras em edificações antigas. Para isso foram realizados ensaios em laboratório e em campo, realizando o aquecimento da madeira antiga e seu imageamento termal. A partir dos termogramas obtidos, observou-se a heterogeneidade na temperatura superficial das peças, caracterizando indícios de patologia. Os resultados demonstraram a viabilidade da utilização da técnica como ferramenta de diagnóstico preliminar de patologias ocultas nas estruturas de madeira.
2019-08-11T08:42:02Z
Cézar Augusto Silvino Figueredo
Filogenia, taxonomia e macroevolução de estruturas copulatórias dos gêneros de Gnaphosidae (Araneae: Gnaphosoidea)
Gnaphosidae é a sexta maior família de aranhas, com 2183 espécies agrupadas em 124 gêneros, e pode ser encontrada em todos continentes, exceto na Antártida (embora seja provável que ocorra em ilhas subantárticas). Na América do Sul a família é representada por 26 gêneros e 173 espécies, sendo que 17 gêneros e 69 espécies ocorrem no Brasil. Essa diversidade sul-americana representa apenas 0,08% do número de espécies conhecidas de Gnaphosidae. Com as informações a respeito da família que temos no momento, é difícil explicar essa baixa diversidade. Ela pode estar relacionada a deficiências de esforço de coleta e estudo taxonômico focado na fauna sul-americana. Por outro lado, é possível que as condições ambientais na região Neotropical não sejam favoráveis à diversificação da família, ou talvez a explicação seja uma combinação de vários desses fatores
2019-08-10T21:18:12Z
Guilherme Henrique Fernandes de Azevedo
Fatores associados à infecção do dengue no município de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, Brasil: características individuais e diferenças intra-urbanas
O dengue é a arbovirose de maior incidência nos centros urbanos da América do Sul, América Central, Sudeste Asiático e Pacífico Ocidental. No continente americano, o vírus do dengue é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Introduzida em 1996, a doença tornou-se um dos principais problemas de saúde urbana no município de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, Brasil. Em 2000, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e a Universidade Federal de Minas Gerais desenvolveram um estudo soroepidemiológico o Inquérito de Soroprevalência de Dengue no Município de Belo Horizonte (ISDBH) com o objetivo de quantificar a soropositividade pelo vírus do dengue nos Distritos Sanitários Centro-Sul, Leste e Venda Nova. Esta dissertação, apresentada na forma de dois artigos, reprocessa sob um enfoque analítico os dados obitdos a partir do ISDBH. O primeiro artigo Fatores Associados à Infecção do Dengue em Belo Horizonte: Características Individuais e Diferenças Intra-urbanas discute a análise da infecção nos Distritos Sanitários pesquisados em amostra probabilística de 627 indivíduos. A prevalância global de infecção foi de 23,3%, com 95% de nível de confiança. Dos soropositivos, 17,9% foram infectados pelos sorotipos DEN-1 e DEN-2; 4,9% somente pelo DEN-1 e 0,8% somente pelo DEN-2. Indivíduos soropositivos, quando, comparados aos soronegativos, eram mais frequëntemente moradores dos Distritos Sanitários Leste e de Venda Nova, não mudaram de município e/ou bairro ou casa e moravam em edificações horizontais. Baixa renda associou-se à maior soropositividade, assim como habitações horizontais relacionaram-se à infestação de vetores e a falta de mobilidade espacial do indivíduo associou-se com a alta taxa de infecção. O segundo artigo Investigações sobre Amostragem de Inquérito Soroepidemiológico de Dengue: a Participação da População analisa a participação dos indivíduos, considerando as perdas na amostragem e a distribuição espacial dos participantes. Do universo de 1.010 indivíduos visitados (considerando os sorteios dos imóveis e, dentro do imóvel, o do indivíduo), 358 (35,5%) não aderiram à pesquisa ou não foram encontrados, configurando as perdas previamente recompostas na amostragem original. As perdas foram caracterizadas em quatro subgrupos: por casa fechada, recusa, agendamento impossível e outros motivos. A análise descritiva do perfil dos participantes incluiu as variáveis região e motivo de não-participação. Utilizou-se o teste da Função K de Ripley para observações espaciais dos eventos. As perdas por Distrito Sanitário 53,3% no Distrito Sanitário Centro-Sul, 36,5% no Leste e 27,2% no de Venda Nova foram antecipadamente recompostas. As análises apontaram a distribuição espacial homogênea entre participantes e não-participantes, a relevância da recomposição antecipada das perdas e a maior freqüência da recusa motivada. A investigação da distribuição espacial da amostra subsidia a discussão sobre as condições ambientais e de ocupação do espaço urbano em diferentes regiões do município de Belo Horizonte e propicia informações para distintas intervenções para o controle dos vetores.
2019-08-11T16:34:03Z
Maria da Consolacao Magalhaes Cunha
Baptista Caetano de Almeida: um mecenas do projeto civilizatório em São João dEl-Rei no início do século XIX - a biblioteca, a imprensa e a sociedade literária
Discute-se a institucionalização da Biblioteca Pública de São João dEl-Rei e apresenta-se a figura de Baptista Caetano de Almeida, seu criador, no contexto da Vila de São João dEl-Rei, no início do século XIX. Descreve-se de forma panorâmica, a sociedade brasileira desde o descobrimento até o final do século XVIII e o início do XIX, destacando-se principalmente, a sociedade mineradora e, especificamente a realidade da mesma no contexto de São João dEl-Rei. Expõe-se, sob um prisma histórico, os elementos relativos a livros e bibliotecas, imprensa e sociedades literárias daquela época. Indica-se os fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa e aponta-se as fontes primárias consultadas, destacando-se, dentre elas, as atas da Câmara municipal de São João dEl-Rei e o jornal Astro de Minas, este, no período de 1827 a 1839. Evidencia-se, como resultantes da pesquisa, a relação entre as instituições biblioteca, imprensa e sociedade literária e o contexto histórico-cultural. Revela-se, ainda, a significativa importância do papel de Baptista Caetano de Almeida, haja vista sua atuação na construção de um projeto civilizatório para aquela região. Destaca-se o caráter visionário daquele idealizador que, como partícipe do ideário iluminista, vislumbrou, naquelas instituições, uma forma de contribuir para o rompimento com a barbárie e a ignorância, construindo uma identidade nacional.
Gestão do trabalho e da educação na saúde na Estratégia de Saúde da Família em Catas Altas/MG
Este trabalho tem como objetivo relatar e discutir a experiência da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde das Equipes de Saúde da Família de Catas Altas-MG, trazendo propostas para intervenção e aprimoramento desta área. O estudo foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, buscando adequá-lo ao processo de trabalho da estratégia de Saúde da Família deste município. Ficou evidente a necessidade de aperfeiçoar a Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde para alcançar melhores resultados com os recursos disponíveis e, para tanto, deve-se estruturar um setor de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, ultrapassando os limites de um Setor de Recursos Humanos. A convocação dos profissionais aprovados no último concurso público deve ser planejada em conjunto com a estruturação dos programas de educação permanente, que deverá ser realizada por equipes multiprofissionais e intersetoriais, baseadas no próprio processo de trabalho, buscando respostas a problemas reais do serviço. Outro ponto essencial é o aperfeiçoamento do Plano de Carreiras, Cargos e Salários baseando-se em um trabalho coletivo e preocupandose com a melhoria da atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde. Este plano deve possibilitar o desenvolvimento de carreira, valorizar o tempo de trabalho e a qualificação profissional, além dos resultados alcançados individualmente e institucionalmente. Para finalizar, cabe destacar a importância da criação de um espaço de negociação permanente entre gestor e trabalhadores, enfrentando os conflitos e interesses e trazendo respostas mais adequadas e democráticas aos desafios da atenção à saúde.
2019-08-11T16:28:13Z
Fernando Lopes Tavares de Lima
Estudo da dispersão e concentração de minério calamínico
O Brasil dispõe de uma das poucas reservas mundiais de minério calamínico, proveniente da mina a céu aberto da Votorantim Metais VM. A demanda por zinco no Brasil vem crescendo a cada ano. Esta investigação, em escala de laboratório, visou contribuir para incrementar a recuperação de zinco do minério calamínico através de dispersão mais efetiva e do uso de reagentes alternativos para flotação da lama dominério calamínico. A dispersão das partículas minerais na polpa é de fundamental importância para aumentar a seletividade na flotação desses minérios. A presente investigação envolveu estudos de dispersão e flotação precedidos de uma etapa de caracterização. A caracterização mostrou que o minério calamínico possui uma área desuperfície específica aproximadamente três vezes maior que o minério willemítico, proveniente da mina subterrânea. Foi detectada por difração de raios-X a presença de outros minerais portadores de zinco em menor proporção. No estudo de dispersão foram usadas as ferramentas estatísticas de planejamento fatorial completo em dois níveis com uma réplica e otimização através do método do passo ascendente. Essas ferramentas permitiram a avaliação de interações entre as diversas variáveis. Investigou-se a ação dos reagentes dispersantes, do sulfeto de sódio e das variáveis: valor do pH e ordem de adição de reagentes. Os dispersantes testados foram calgon, hexametafosfato de sódio,poliacrilato de sódio (dispersol 589) e carboximetilcelulose (CMC). Os resultados obtidos mostraram que o hexametafosfato de sódio levou ao melhor nível de dispersão das partículas minerais na polpa. Na etapa de flotação ficou definida uma proporção ótima de sulfeto de sódio e barrilha para sulfetização. Quanto a reagentes de flotação, a emulsão de amina/diesel/MIBIC na proporção de 1:0,16:0,4 mostrou-se eficiente, bem como tornou possível a flotação em valores de pH abaixo de 11,5. Uma amina de coco, possibilitou a flotação em valores de pH menos alcalinos. O silicato na flotação mostrou ser mais efetivo, aliando as suas características de dispersão com a de depressor de dolomita, salientando-se que deve ser dosado em torno de 3000g/t. A separaçãomagnética antecedendo a flotação aumentou a recuperação e o teor de zinco no concentrado. A condição de carga zero da hemimorfita foi obtida para o valor de pH 7 através do método de Mular e Roberts. Como resultado desenvolveu-se um processo para o aproveitamento econômico dos finos descartados, minimizando o impacto ambiental e reduzindo as perdas e os custos da deposição desse material. Aprimorou-se um novo sistema de reagentes que possibilitou flotar o minério calamínico em valor de pH mais baixo, melhorou-se a dispersão do minério calamínico, otimizou-se a sulfetização com adequação da proporção do par sulfeto/barrilha.
Distribuição Marshall-Olkin normal e aplicações
Marshall e Olkin em 1997 introduziram uma nova família de distribuições acicionar o um novo parâmetro em uma distribuição primitiva já existente. Entretanto, os autores não estudaram as propriedades gerais desta nova família de distribuições . Neste trabalho, foi estudda uma generalização da família normal utilizando o mecanismo de Marshall-Olkin, denominada de distribuição Marshall-Olkin normal (MON). Para esta distribuição obteve-se as principais propriedades matemáticas, como expansões gerais para as funções de densidade de probabilidade e de distribuição acumulada. Expressões dos estimadores de máxima verossimilhança dos parâmetros, matriz de informaçãoesperada e identificabilidade domodelo foram apresentadas. A utilidade dessa distribuição é ilustrada através de um conjunto de dados, mostrando que a distsribuição MON é mais flexível do que outras disstribuições existentes na literatura como as distriuições logístsica, t-Student e Cauchy.
Análise dos possíveis cruzamentos com os dados disponibilizados no ambiente SPED da Cia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira
A obrigação de entrega do SPED iniciou-se em 30 de junho 2009 com a entrega do SPED Contábil relativo ao exercício de 2008. No mês de setembro, do mesmo ano, foi à vez do SPED Fiscal relativo ao período de janeiro a agosto de 2009. Em fevereiro de 2010 incluiu-se a obrigatoriedade da entrega do Bloco H Inventário, relativo aos estoques com posição em 31/12/2009. Em janeiro de 2011 foi à vez do Bloco G CIAP, completando o arquivo fiscal. E este ano chegou à vez do SPED Contribuição com a exigibilidade do mês de referênciajaneiro 2012, sendo incrementada com o Bloco P Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta a partir do mês de abril 2012. Todos os arquivos supracitados são transmitidos para um único ambiente dentro de um layout estruturado e passivos a cruzamentos. Oproblema investigado neste estudo de caso é expresso pela seguinte questão: qual o principal desafio da Companhia em face da nova sistemática implantada pelo SPED? Portanto, este estudo objetiva em identificar entre os arquivos SPED e a DACON, campos correlatos, eproceder aos principais cruzamentos que podem ser objeto de verificação por parte do Fisco. Como fonte de pesquisa foi coletado da Cia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira, dados dos arquivos SPED Fiscal e SPED Contribuições do mês de referência março de 2012 e doBalancete contendo os saldos contábeis do mesmo período e realizado a identificação e os cruzamentos dos campos correlatos. Os resultados revelaram que os arquivos podem conter dados divergentes entre si, comprometendo a qualidade da informação.
2019-08-13T02:07:13Z
Jose Mauro Abrantes Godoy
Potencialidades investigativas da pesquisa de opinião nas aulas de biologia
Nesse trabalho propomos a análise do desenvolvimento de uma pesquisa de opinião por estudantes do Ensino Médio com o tema comportamento de corte entre os jo-vens, com o objetivo de identificar se pesquisas de opinião podem se caracterizar como uma atividade na perspectiva de ensino de ciências por investigação. Conside-ramos uma atividade investigativa aquela que tem como foco o protagonismo do aluno na construção do conhecimento. Dessa forma, o aluno não é um sujeito passi-vo; ele é proativo e o professor atua como guia ou mediador dos processos de ensi-no e aprendizagem. Para a aplicação da pesquisa de opinião, tomamos o modelo proposto pelo programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO). O trabalho de campo dessa investigação foi desenvolvido ao longo dos meses de fevereiro a maio de 2013 em uma escola estadual da região leste de Minas Gerais com 40 alu-nos do segundo ano do Ensino Médio, na disciplina de Biologia. Buscamos nesta pesquisa, verificar as potencialidades investigativas encontradas em uma atividade de pesquisa de opinião e também verificar as características investigativas encon-tradas no modelo proposto pelo NEPSO. Para isso, desenvolvemos e aplicamos em uma turma de segundo ano, uma atividade de pesquisa de opinião abordando o te-ma comportamento de corte. O assunto refere-se às estratégias utilizadas pelos animais para conquistar um parceiro. Na atividade desenvolvida com os alunos, ou seja, na pesquisa de opinião, procuramos identificar quais seriam as características consideradas mais relevantes pelos jovens humanos para a escolha de um parceiro. Esse trabalho foi desenvolvido e concluído ao final de 22 módulos-aula de 50 minu-tos cada. Analisando todo o caminho percorrido, pudemos observar que tanto a pes-quisa de opinião, quanto as etapas propostas pelo NEPSO para a realização da mesma, encontram-se em consonância com o Ensino por Investigação, pois favore-ceram a autonomia dos estudantes, desencadearam argumentações, debates, refle-xões, levantamento de hipóteses, além de trabalhar com coleta e análise de dados, comunicação dos resultados encontrados, enfim, possuem semelhança com o traba-lho realizado pelos cientistas.
2019-08-14T14:01:07Z
Fernanda Fernandes Strelow Moreira
Relações étnico-raciais na escola: do preconceito ao reconhecimento
O trabalho aqui descrito tem como referência as relações étnico-raciais na Escola Municipal José Madureira Horta. Consiste em investigar os conceitos vinculados às experiências pessoais dos alunos acerca dos termos racismo, discriminação, preconceito, e descreve o plano de ação desenvolvido na escola com o intuito de conduzir ações afirmativas e uma vivência escolar que respeite e valorize a diversidade, dialogando com os preceitos elencados na Lei 10.639 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História da África e da Cultura Afro- brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares da educação básica. Busca destacar aspectos positivos da África e possibilitar o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afrodescendentes, enfatizando o conhecimento e o saber como elementos fundamentais para o (auto)reconhecimento do sujeito e para consolidação da democracia brasileira. Cartazes contendo frases de autoria dos pensadores envolvidos com as questões sociais do Brasil e do mundo serviram para dar início a este trabalho, intitulado Relações étnico-raciais na escola: do preconceito ao reconhecimento. Os procedimentos adotados envolveram registros e análise de relatos e dados obtidos, assim como o desencadeamento de discussões acerca da questão étnico-racial. Pretende-se, portanto, descortinar a realidade racista e excludente, os conflitos e as tensões ocultados pelo o mito da democracia racial existente no sistema educacional e colaborar para a reeducação das relações étnico-raciais e emancipação dos grupos discriminados. As estratégias pedagógicas detalhadas no desenvolvimento deste trabalho visaram estimular reflexões sobre valores e condutas da cada um e, promover a autoafirmação dos alunos afrodescendentes. Essas estratégias indicaram também possibilidades de reversão dos efeitos do preconceito e houve constatação de atitudes mais respeitosas desencadeadas principalmente pela elucidação de conceitos que pareciam confusos na concepção dos alunos. Os dispositivos da Lei 10.639/03 ainda não se cumprem de forma satisfatória na escola, mas já se encontram no campo da obrigatoriedade. Vislumbram-se, portanto, condições para rompimento da mentalidade racista e discriminadora que há séculos impera no Brasil.
Análise dos aspectos investigativos em relatórios produzidos por aluno de Ensino Médio de uma escola de Belo Horizonte
O Ensino por Investigação se mostra consolidado em países como os Estados Unidos e vários países europeus e apresenta crescentes discussões sobre essa forma de ensinar no Brasil. Os PCNs, a Matriz de Referência para o ENEM e os critérios utilizados para as avaliações do SAEB demonstram um interesse político nesta direção. Os cursos com este propósito, como o ENCI, melhoram a formação dos professores e vão de encontro aos interesses apresentados nestes documentos. Essa forma de ensinar difere da tradicional por valorizar o papel ativo do aluno em seu processo de aprendizagem, priorizando as habilidades de observação, interpretação, argumentação, elaboração de hipóteses e propostas. Trata-se de uma forma de educar ensinando o aluno a observar e compreender os processos e fenômenos, e se tornar um pensador crítico à respeito dos mesmos. Essa abordagem vai muito além de decorar formas, conceitos e tentar aplicá-las a novas situações. Dessa forma, esse projeto avalia os aspectos investigativos de Leitura e Análise de Dados, Elaboração de Hipóteses e de Propostas em 18 relatórios produzidos por uma turma de Ensino Médio. Os resultados indicam grande dificuldade dos estudantes em realizarem uma leitura crítica dos dados, em buscar informações extras e de fazer questionamentos. Os resultados indicam ainda que as categorias investigadas devem ser analisadas em conjunto, já que, quando observadas individualmente podem levar à conclusões erradas, e propõe um modelo de avaliação de aspectos investigativos para relatórios elaborados por alunos do Ensino Médio, que pode ser utilizado por outros professores ao avaliar atividades semelhantes. A principal conclusão deste trabalho se refere à grande relevância do papel do professor na orientação destas habilidades, para que um trabalho se torne efetivamente investigativo.
2019-08-12T09:38:44Z
Sabrina Barbosa de Oliveira
Produção e reescrita de textos como processo de interlocução: algumas reflexões
Este trabalho teve como objetivo investigar de que forma a intervenção do professor na avaliação de textos escritos dos alunos interfere no desenvolvimento de sua competência textual. À luz da Lingüística Textual, isso pôde ser investigado a partir da avaliação de três produções textuais de três alunos-autores. Os resultados alcançados demonstraram que os diferentes tipos de intervenção realizados nos textos dos autores, bem como a aplicação de atividades, contribuíram positivamente para o desenvolvimento de suas habilidades textuais. Em geral, no processo de revisão, os estudantes atenderam apenas às observações realizadas em suas produções iniciais que conseguiram compreender. Esse fato evidencia que a avaliação empregada interferiu no desenvolvimento de suas habilidades de escrita. Também foi observado que o processo de avaliação de textos pode ser uma oportunidade para o estabelecimento de uma relação mais profícua entre professor e aluno.
2019-08-13T14:15:21Z
Cristiane Rocha da Silva
Alto-forno sustentável: o mercado de carbono no Brasil com ênfase na produção de gusa a partir de carvão vegetal de florestas plantadas de eucalipto
O aumento da concentração dos gases do efeito estufa na atmosfera, como resultado das atividades humanas, atraiu a atenção de cientistas e governantes. Como conseqüência a essas preocupações foi estabelecido o Protocolo de Quioto para criar obrigações legais para redução dos gases do efeito estufa. Países como o Brasil, participam, de forma voluntária, utilizando o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para ajudar os países desenvolvidos a atingirem suas metas determinadas pelo Protocolo. A siderurgia contribui com uma parcela destas emissões, principalmente devido ao processo de redução. O objetivo central deste trabalho é estudar a utilização do carvão vegetal como substituição ao coque, na produção de ferro-gusa em altos-fornos, como uma possível alternativa para a redução das emissões dos gases do efeito estufa. Os objetivos específicos propõem: analisar a história com enfoque na utilização do carvão vegetal; analisar a produção de florestas no Brasil; comparar as propriedades do carvão vegetal com as do coque; identificar a contribuição do Brasil no combate as mudanças climáticas; e identificar no processo de redução as emissões de gases do efeito estufa, juntamente com a análise de dois estudos de caso, o projeto Plantar, candidato ao MDL, e os projetos da ArcelorMittal Brasil. A metodologia empregada envolveu pesquisas bibliográficas e entrevistas com as empresas Plantar e ArcelorMittal Florestas. As principais conclusões apresentadas indicam que: a história demonstrou a capacidade do Brasil em produzir ferro-gusa a partir de carvão vegetal; as plantações florestais no Brasil, principalmente do gênero eucalipto, têm alta produtividade e baixos custos; o carvão vegetal apresenta diferenças nas propriedades em relação ao coque e a principal conseqüência se refere à limitação da capacidade das unidades, para o caso da utilização do carvão vegetal; o Brasil tem contribuído com programas que objetivam o combate às mudanças climáticas, sendo o terceiro país do mundo em números de projetos no MDL; os programas da ArcelorMittal e Plantar possibilitam a obtenção das Reduções de Emissões Certificadas (CERs), através de projetos de substituição de coque pelo carvão vegetal de florestas plantadas, para produção de ferro-gusa em altos-fornos. O projeto da Plantar demonstrou sustentabilidade e possibilidade de redução dos gases do efeito estufa por já ter parte de seu projeto validado pelo Comitê Executivo do MDL.
Considerações sobre a noção de coragem nas Epistulae Morales ad Lucilium de sêneca
Sêneca nos apresenta, em suas Epistulae Morales ad Lucilium, uma filosofia moral que se sustenta e se desenvolve, muitas vezes, por meio de variadas metáforas, analogias e citações relacionadas à vida militar. Considerando tais características de sua filosofia como sintomas de que sua concepção de ideal ético seja, em verdade, muito assemelhada à virtude concebida como o enfrentamento das adversidades da vida; tivemos como objetivo, neste trabalho, analisar o conceito de coragem (fortitudo) em algumas epístolas e trechos escolhidos da referida obra, bem como sua possível articulação com a concepção de vida feliz (vita beata). Para tanto, buscamos abordar a problemática em questão através da análise e discussão de aspectos psicológicos, antropológicos e éticos da doutrina estoica, tal como expressa no período imperial. Toda essa tarefa tem por fim explicitar o quão importante é o processo de fortalecimento do eu em meio à construção do indivíduo ético para Sêneca.
Viagem, Iniciação e Êxtase Material em novelas de J. M. G. Le Clézio
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior