Repositório RCAAP
Experiências da prática associativa no Brasil (1860-1880)
A presente pesquisa reúne algumas reflexões acerca da prática da filantropia e do mutualismo no Brasil, a partir da análise de estatutos e atas de fundação de algumas associações de ajuda mútua do Rio de Janeiro, entre os anos de 1860 e 1889. A partir da análise dessas fontes, pretende-se entender como tais associações se estruturavam; como elas se viam e viam a sociedade na qual se encontravam inseridas; como se processavam as relações entre as associações e o Estado Imperial e entre elas e as outras associações civis existentes; entender as motivações que levavam as pessoas à prática da ajuda mútua; perceber os valores, rituais e crenças que eram compartilhados pelos seus membros; e, por fim, dimensionar o impacto deste processo associativista sobre a cultura cívica em vigor.
2008
Viscardi,Cláudia Maria Ribeiro
Para perto futuro prometeu muita coisa republicana: a travessia da cultura política brasileira em Grande Sertão:Veredas
O artigo identifica algumas tensões e ambigüidades presentes na narrativa de Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. Analisa o processo de inserção do protagonista Riobaldo Tatarana no mundo de jagunços sertanejos, verificando como o personagem corporifica alguns dilemas cruciais da constituição de uma cultura política republicana no Brasil, especialmente quanto às contradições do papel da escola na formação de uma comunidade cívica brasileira de memória e tradições. Mais, esse artigo postula que Riobaldo Tatarana encarna na narrativa um dos maiores conflitos na constituição de uma cultura política republicana brasileira durante o século XX, aquele do relacionamento entre cultura letrada e o analfabetismo.
2008
Fagundes,Bruno Flávio Lontra
Pontes de Tábuas: uma fazenda desgovernada em 1850
O artigo analisa os arquivos de uma ação penal que foi realizado na vila de Nova Friburgo, província do Rio de Janeiro, em 1850. Os réus eram escravos na fazenda que pertencia ao Comendador Boaventura Ferreira Maciel, a Fazenda Ponte das Tábuas. Eles foram acusados de matar o ferreiro da fazenda, em uma noite escura e chuvosa, no dia 13 de fevereiro, do mesmo ano. Nos arquivos, há depoimentos interessantes quanto à vida dos escravos no Sudeste do Brasil em meados do século 19.
2008
Góes,José Roberto Pinto de
'Shakespeare': um nome para textos
Neste artigo, demonstro a importância histórica de se entender o caráter contingente da associação editorial do nome 'Shakespeare' às peças que o monumentalizaram a partir do fólio de 1623. Trata-se de uma forma deliberada de romper com o cânone autoral romântico, quando muitas peças associadas ao seu nome começaram a ser lidas pelo movimento Sturm und Drang como exemplos excelentes de oposição estética e temática ao paradigma clássico francês. Deste modo, alguns enunciados ou apelativos de valor nos frontispícios das peças impressas e associadas ao nome 'Shakespeare' entre 1594 e 1637 deixarão de ser entendidos como se fossem regidos pela preocupação de preservação de uma integridade intelectual-textual individualizada de Shakespeare.
2008
Vianna,Alexander Martins
O resgate do que se desmancha: a cartografia da pacificação da Balaiada
O objetivo desse artigo é descrever como se deu o processo de pacificação da Balaiada e, nesse sentido, mostrar como o discurso da ordem inscreveu-se no território do Maranhão. O conceito de território agrega processos próprios do campo da política. Ele envolve a relação de uma sociedade com um espaço determinado. Daí a idéia de cartografia da pacificação. Ao enviar tropas para o Maranhão, o governo criou redes de dominação e circuitos de exploração que garantiram a submissão desse território ao Império do Brasil.
2008
Souza,Adriana Barreto de
O anti-semitismo nas Américas
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2008
Freixo,André de Lemos
A doença, católica em particular
A análise do discurso do papa Bento XVI, de setembro de 2006, permite perceber, de forma clara, alguns sinais da atual doença católica: o retrocesso ao período anterior ao Vaticano II, em relação à doutrina e à política relativa às demais crenças religiosas. A fratura do mundo cristão em numerosas religiões, distintas e antagônicas explica em parte essa doença, cujas origens encontram-se na relação entre vida religiosa e vida política enquanto causa fundamental das expressões desiguais que o cristianismo assume nos mundos católico, protestante e ortodoxo. Trata-se, portanto, de uma doença particular do cristianismo; doença que encontra seu começo no fato de que o catolicismo é o único a possuir uma estrutura hierárquica centralizada, um governo absoluto, uma tradição estatal, e que, portanto, somente o cristianismo é capaz de competir com as realidades políticas que foram criadas no curso da formação dos Estados modernos.
2008
Levi,Giovanni
Um patrimônio étnico: os prenomes de batismo
O artigo estuda os prenomes de batismo atribuídos a meninos e meninas de uma comunidade luterana e evangélica em Curitiba, constituída na origem por imigrantes alemães e seus descendentes. Os dados colhidos junto aos registros de batismos, que se estendem de 1866 a 1987, foram objeto de uma classificação em tipos e de uma análise frequencial. Os resultados permitiram estabelecer relações entre as práticas onomasiológicas e o processo de integração desse agrupamento étnico e religioso à sociedade receptora. Submetidos à tensão entre a lealdade a suas origens e a necessidade de se adaptar ao novo mundo, os membros da comunidade exploraram dois procedimentos de ambiguidade: utilizar prenomes que podiam ser interpretados quer como germânicos quer como brasileiros, e intensificar a internacionalização dos prenomes femininos, compensando assim a preservação dos prenomes masculinos germânicos. Dessa maneira alcançaram uma solução de compromisso que, nessa área organização social, lhes permitiu a integração sem a perda da identidade.
2008
Mercer,José Luiz da Veiga Nadalin,Sergio Odilon
Sistemas agrários na Velha Província: O processo de transição para o trabalho livre sob o signo da Modernização Conservadora (1850-1888)
Com base no conceito de "via prussiana" defendido por Barrington Moore Jr., o artigo retoma importantes teses no estudo dos sistemas agrários fluminenses, na conjuntura de crise do trabalho escravo e de transição para o trabalho livre, argumentando que a ideia de uma "fronteira agrícola fechada" a partir da Lei de Terras é insuficiente para definir as relações de trabalho e de acesso à terra estabelecidas após 1888. As conclusões destas teses, quando analisadas em conjunto, nos permitem afirmar que a existência de terras livres exerceu forte pressão contrária aos mecanismos de "proletarização" do trabalhador rural, levando portanto ao emprego de "sistemas repressivos de mão-de-obra" como alternativa viável de preservação da grande propriedade, configurando assim um aspecto fundamental da modernização conservadora, tal como previsto por Moore Jr.
2008
Barreiros,Daniel de Pinho
Cor e hierarquia social no Brasil escravista: o caso do Paraná, passagem do século XVIII para o XIX
Em geral os historiadores concordam que, sob a escravidão, a designação da cor das pessoas no Brasil tinha mais relação com a sua inserção social do que propriamente com a ascendência étnica. Nesse sentido, nesse artigo exponho alguns aspectos acerca do processo de diferenciação social, por meio da designação da cor, no interior do grupo de escravos e pobres livres que viviam no Paraná na passagem do XVIII para o XIX, uma região com poucos escravos e com predomínio de pequenas escravarias e de domicílios não escravistas de brancos e pardos pobres.
2008
Machado,Cacilda
Capitães de bibocas: casamentos e compadrios construindo redes sociais originais nos sertões cariocas (Capela de Sapopemba, freguesia de Irajá, Rio de Janeiro, Brasil, século XVIII)
Este artigo tenta compreender as relações dinâmicas entre estratégias familiares e produção agrícola no século XVIII. Nosso objetivo é ver como algumas famílias mobilizaram estrategicamente os recursos mais ou menos limitados de que dispunham para consolidarem redes sociais muito particulares em torno dos engenhos de cana-de-açúcar. Trabalhamos com os conceitos de redes de parentela, famílias e estratégias em nível local, segundo metodologia da microanálise. Nosso objeto são alguns casais que se casaram na capela do Engenho de Sapopemba, na freguesia de Irajá, no Rio de Janeiro, e nossa fonte principal são registros de batismo, casamento e óbito. Tentaremos comprovar que existiam trocas socialmente interessadas entre parentes consanguíneos, por casamento e por compadrio, e que alguns 'casamentos desiguais' foram o ponto de partida de um vínculo estratégico em termos de terra e trabalho entre lavradores e senhores, criando pontes entre o mundo do trabalho, da terra e da parentela.
2008
Pedroza,Manoela da Silva
Um Congresso pela conciliação
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2008
Vasconcelos,Cláudio Beserra de
Antropologia católica e história da Itália
A presença da essência católica na sociedade italiana é tão penetrante, a ponto de ela se ter tornado quase invisível, natural, como o ar que se respira. Não é por acaso que parcela significativa da historiografia do Estado moderno tenha dedicado a sua atenção a períodos anteriores, principalmente aos séculos XV e XVI, quando o Estado moderno nascia nas grandes monarquias europeias, deixando a Itália para trás. A historiografia da Igreja, muitas vezes, também concentrou suas atenções sobre a heresia e o debate anterior ao Concílio de Trento, e não sobre a Igreja que veio a se consolidar no período posterior. Seria positivo, portanto, indagar não tanto sobre o que foi dito ou pensado sobre as relações entre leigos e católicos, ou entre instituições do Estado e autoridades eclesiásticas. Quero propor algumas indagações sobre os efeitos sobre o senso comum relativo à política e à justiça que a presença paralela do Estado e da Igreja produziu na mentalidade dos cidadãos, convencido de que existe uma antropologia católica que torna o senso comum um terceiro personagem importante na história das relações entre Estado e Igreja.
2009
Levi,Giovanni
Da contestação à conversão: a punição exemplar dos réus da Conjuração Baiana de 1798
Condenados por conspirarem contra a monarquia portuguesa, na ensolarada manhã do dia 8 de novembro de 1799, quatro homens livres, pobres e pardos foram enforcados na Praça da Piedade, na cidade de Salvador. Graças aos relatos de um carmelita descalço, frei José do Monte Carmelo, sabe-se atualmente como foram os momentos finais dos quatro réus condenados à pena capital pelo crime de lesa-majestade. Para além de relatar o suplício daqueles quatro homens, o relato do carmelita suscita duas questões importantes acerca do conhecimento que se tem atualmente da Conjuração Baiana de 1798. A primeira é a posição de um religioso cristão em relação às forças diametralmente opostas no final do século XVIII: razão / revelação; liberdade / despotismo; natureza / civilização; moral / política; luzes / trevas. Depois, ao resgatar o drama do enforcamento dos quatro réus, arrependidos em praça pública, por terem ouvido as ideias de liberdade e igualdade, o carmelita descalço afirma em sua narrativa que não foram eles os únicos culpados no "delito de sublevação", sugerindo ter havido iniquidade do poder local em relação à circunscrição social do evento. É o que se apresenta neste artigo.
2009
Valim,Patrícia
Famílias de elite: transformação da riqueza e alianças matrimoniais. Belém 1870-1920
O artigo tem como objeto as famílias da elite de Belém no período da economia da borracha, entre os anos de 1870 a 1920. Nele se discute a configuração e transformação de suas fortunas, os contratos de dotação e a introdução de novos grupos sociais formados por uma elite mercantil ligada direta, ou indiretamente, ao negócio da borracha. Segue evidenciando as alianças matrimoniais verticais mantidas pelos proprietários de terra e gado que, pouco a pouco, foram tendo que dar lugar aos matrimônios horizontais, marcados pelo casamento com indivíduos de fora do grupo de parentesco, muitos deles comerciantes recém chegados à capital. Como fontes para a realização do trabalho, foram utilizados inventários, jornais e relatórios administrativos.
2009
Cancela,Cristina Donza
Cultura material e a experiência africana no sudeste oitocentista: cachimbos de escravos em imagens, histórias, estilos e listagens
Este artigo aborda estratégias metodológicas no cruzamento de fontes de naturezas diferentes, considerando o uso de indícios e a construção de dados na produção acadêmica interdisciplinar. O interesse está em extrair informações sobre a produção, circulação, aquisição, uso e significados conferidos a cachimbos, tendo em vista a experiência e o comportamento de africanos e afrodescendentes na diáspora. São trabalhadas fontes iconográficas, arqueológicas e escritas (processos-crime e listagens comerciais).
2009
Agostini,Camilla
A questão regional no pensamento de Antonio Gramsci e Celso Furtado
Este artigo analisa a questão regional na interpretação de dois intelectuais do século XX: Antonio Gramsci e Celso Furtado. Na primeira parte, aborda o enfoque da questão do Mezzogiorno na Itália por Gramsci; na segunda, trata da leitura de Furtado acerca da questão do nordeste no Brasil. Na última parte, procede-se a um paralelo entre os dois autores, apontando semelhanças e diferenças entre suas interpretações e projetos.
2009
Pereira,Laurindo Mékie
O renascer de um debate: administração, poder e política colonial
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2009
Caetano,Antonio Filipe Pereira
Biografia: quando o indivíduo encontra a história
A biografia, uma das primeiras formas de história - depois das dos deuses e de homens célebres -, retém cada vez mais a atenção dos historiadores. Todavia, a moda da biografia histórica é recente. Com efeito, até a metade do século XX, sem ser de todo abandonada, ela era vista como um gênero avelhantado, convencional e ultrapassado por uma geração devotada a abordagens quantitativas e economicistas.
2009
Priore,Mary Del
Inquisição ao avesso: a trajetória de um inquisidor a partir dos registros da Visitação ao Tribunal de Goa
O presente artigo pretende analisar a possibilidade de realização da biografia de um inquisidor de Goa, João Delgado Figueira, a partir da documentação produzida pela própria Inquisição que investigava acusações de práticas desaconselhadas feitas por este funcionário. Apesar de ser figura importante, tendo sido inquisidor nos tribunais de Goa, Évora e Lisboa, além de membro do primeiro Conselho Ultramarino, existem muito poucas informações consolidadas por esta figura histórica. Se, por um lado, ele foi acusado de administrar mal as coisas do Santo Ofício, por outro existe um bem registrado esforço de organização do Tribunal de Goa por parte de João Delgado Figueira, na época quando era promotor e deputado do mesmo tribunal. Assim, uma leitura da documentação inquisitorial proporciona a análise do perfil contraditório desta personagem.
2009
Tavares,Célia Cristina da Silva