Repositório RCAAP
A PRODUÇÃO DE LOUÇA PRETA PORTUGUESA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS QUE PROMOVAM A RELAÇÃO ENTRE AS RAÍZES ARTESANAIS E O DESIGN
O presente trabalho de investigação pretende dar a conhecer e promover o interesse pelo processo de produção de louça preta em Portugal, hoje em vias de extinção. Numa época em que o sector da olaria portuguesa está em declínio, há uma necessidade de salvaguardar este tipo de tradições que fazem parte da nossa identidade cultural enquanto país. Procura-se com esta investigação refletir sobre a importância da intervenção do design no sector artesanal. Mais concretamente, explorar o potencial do design como ferramenta para que a olaria portuguesa encontre caminhos de sustentação no mercado contemporâneo, através da criação de novas linhas de produtos aplicados ao contexto e necessidades atuais, sem esquecer a sua linguagem tradicional e genuinidade. O caso analisado é o da louça preta do norte de Portugal, com um processo de produção singular e único, que infelizmente conta hoje com um número reduzido de núcleos de produção ativos. Através do desenvolvimento de produtos, aliando o design e a olaria tradicional pretende-se revitalizar esta tradição, dando-lhe novas interpretações e formas, que promovam o conhecimento e valorizem os seus recursos. Procura-se desta forma contribuir para a valorização da património nacional e herança cultural através da exploração das técnicas e saberes tradicionais da louça preta onde o design pretende actuar como um catalisador e agregador de valor.
2019-11-16T11:13:24Z
Baganha, Andreia Filipa Rodrigues
ANIMAR A 10 MÃOS: CRIAÇÃO DE UMA LINGUAGEM COLETIVA E SUBSEQUENTES METODOLOGIAS DE TRABALHO NO CONTEXTO DA ANIMAÇÃO
Investigar metodologias e estratégias de construção de linguagem gráfica consistente num projeto de animação com múltiplos autores foi o fio condutor para o desenvolvimento do projeto animado ‘Gosma!’. Procurou-se perceber em projetos existentes, a organização da equipa e a divisão de funções e tarefas e como influenciam o desenvolvimento gráfico de um filme/série televisiva de animação. A linguagem visual característica de uma produção permite o seu fácil reconhecimento perante o seu público, sendo crucial o desenvolvimento de um grafismo icónico, coeso e visualmente apelativo para potenciar o possível sucesso de uma animação. Este tema é abordado a partir de um projeto teórico-prático, com base na análise de vários casos de estudo de produções de animação e na recolha de informação sobre as estratégias e metodologia utilizadas durante o desenvolvimento e a produção dos projetos, tendo como objetivo apreender a viabilidade da utilização destas estratégias na parte prática deste projeto. Com base na investigação teórica, o processo de produção da curta metragem desenvolvida no âmbito do Mestrado de Ilustração e Animação refletiu a recolha de informação sobre e implementação das várias metodologias, e a sua influência na criação de uma linguagem visual coletiva do projeto, num contexto de trabalho com a ausência de um líder e de uma hierarquia no qual a equipa está envolvida, na sua totalidade, em todas as fases do processo de trabalho.
O impacto da distância entre países na estratégia de marketing internacional:o caso das empresas subsidiárias portuguesas em Espanha
A natureza dinâmica do negócio internacional e os contextos diferenciados ditados pelas diferenças entre países, leva a que as empresas internacionais enfrentem o desafio de encontrar o equilibrío entre estandardizar e adaptar a sua estratégia de marketing mix nos mercados externos de modo a terem sucesso. O propósito deste estudo é contribuir para a compreensão do modo como as empresas portuguesas desenvolvem a sua estratégia de marketing no mercado espanhol. A nossa investigação parte da análise do quadro teórico do modelo CAGE (Ghemawat, 2007) para avaliar as diferenças entre países e averiguar qual o seu impacto na estratégia de marketing das empresas subsidiárias. O nosso estudo é qualitativo e adopta a metodologia de estudo de caso através da realização de entrevistas semiestruturadas em duas PME’s para alcançar uma melhor compreensão sobre o processo de formulação da estratégia de marketing internacional.Os nossos resultados indiciam que as dimensões de distância que têm maior influência na estratégia de marketing da empresa subsidiária no mercado espanhol são as dimensões culturais, administrativas e económicas, sendo a dimensão geográfica a menos relevante. As adaptações que se revelaram ser condições necessárias para o sucesso do negócio, consubstanciam-se na proposta de valor aos clientes através da marca, da diferenciação dos produtos, do design, do preço e da comunicação.
2013
Antunes, Isabel Cristina Martins karl, Hortênsia Barandas Martins, Francisco Vitorino
O Marketing Territorial como Contributo para a Segmentação Turística: Modelo conceptual no turismo de shopping
O turismo é uma atividade multifacetada e geograficamente complexa, sendo que cada vez mais o turismo origina novos (e diferentes) segmentos de mercado com interesses individuais distintos. Estes segmentos são caracterizados pelas motivações que os fazem viajar e, por sua vez, pela diferenciação da oferta existente. Em específico, o turismo de shopping tem-se afirmado, cada vez mais, como uma das atividades mais comuns de lazer, e uma das que mais cresce no setor de turismo, por se tratar de um segmento onde os turistas têm maior despesa e, por isso, tem recebido uma maior atenção por parte de líderes empresariais, formuladores de políticas e académicos, em todo o mundo. Paralelamente, a gestão dos territórios proporciona diversas vantagens ao nível do desenvolvimento sustentável de um destino turístico, estimulando as exportações e atraindo mais turismo e investimento. Tal como as empresas, também as cidades e os países podem (e devem) desenvolver as suas próprias marcas, tornando-se destinos cada vez mais diferenciadores e competitivos. Assim, o presente estudo visa melhor compreender o papel do marketing aplicado a lugares e territórios como um contributo para a segmentação turística. Em específico, é proposto um modelo concetual a testar empiricamente em contextos de turismo de shopping. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta inputs na área do marketing e do turismo. No final, serão apresentadas algumas linhas de investigação futura.
2019
Sousa, Bruno Malheiro, Alexandra Veloso, Cláudia Miranda
Sistema embebido para aplicar num dispositivo em doentes ostomizados
Os doentes com cancro ou outras doenças inflamatórias que implicam a eliminação de parte ou de todo o intestino grosso ficam impedidos, temporária ou permanentemente, do uso do esfíncter anal para a expulsão de resíduos corporais. Na fase pós-operatória com a necessidade do uso de um saco de recolha de dejetos, os doentes encontram dificuldades na operacionalização do seu uso, pois as fezes quando chegam ao estoma, tanto podem ser sólidas, líquidas ou gasosas, sendo que o corpo não envia sinais de e quando estão à boca do estoma. Este facto traz desconforto aos doentes, pois podem ficar apreensivos com o pensamento de que “… o saco está cheio! … cheira mal!” porque não têm controlo da situação. A nossa contribuição será encontrar uma forma tecnológica, com o recurso a sensores, que contribua para o bem-estar psicossocial do doente. Assim, propomos um dispositivo embebido com sensores, não invasivo, com um saco a ser colocado de forma fácil sobre o estoma, que estanque o seu contato com o exterior e que faculte as leituras da pressão (flatulência), da temperatura, quer corporal como à boca do estoma, da posição do indivíduo nos seus eixos cartesianos e da textura das fezes, na utilização de um sensor capacitivo. Este conjunto de monotorização em tempo real, serve para informar a pessoa, com recurso a alarmes sensoriais, visuais e informativos - na utilização de tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE), que pode ou deve tomar uma ação. Todos ao sensores foram validados “in vitro”, tentando aproximar à realidade do doente. Os resultados conseguidos evidenciam que é possível medir a pressão da flatulência, saber o estado posicional do doente, detetar se houve alteração da temperatura na boca do estoma e saber a consistência das fezes (havendo evidencia entre o que é mais sólido do que líquido). Pensamos, e é expectável, que com a introdução do sistema proposto, contribuímos para a socialização e conforto dos que vivem com esta doença.
2019-11-18T14:54:29Z
Barbosa, António Isaías Vieira
A denominada "Operação-Acordeão"
A presente dissertação, intitulada de «A denominada “Operação-Acordeão”», visa apresentar uma matéria que pouco interesse tem despertado na doutrina em Portugal. Contudo, parece-nos um tema atual, na medida em que cada vez mais as sociedades comerciais têm despertado um certo interesse nesta operação como medida de gestão e, por outro lado, novos diplomas legais surgem com o intuito de apoiar a capitalização das empresas e a retoma do investimento e encaram-na como uma realidade presente no Direito das Sociedades Comerciais. De uma forma genérica, a operação-acordeão é caracterizada como sendo uma operação societária referente ao capital social que interliga uma redução e um aumento de capital. As alterações verificadas na cifra estatutária têm de ser realizadas pela referida ordem e encontram-se subordinadas entre si na produção de efeitos. Na prática, o saneamento financeiro de uma sociedade em situação de perdas graves é apresentado como finalidade primordial da operação-acordeão e o seu regime jurídico é definido pela conjugação dos dois regimes das operações que a compõem, ou seja, na realização da operação-acordeão deverão ser tidas em consideração as regras da redução e do aumento de capital. Esta breve definição levanta algumas questões para as quais, ao longo do presente escrito, tentaremos obter resposta, tais como: se a operação-acordeão se encontra limitada nas suas finalidades; se o seu regime jurídico resulta da sobreposição das normas referentes à redução e aumento de capital; se será admissível no ordenamento jurídico uma redução do capital a zero e se no momento do aumento do capital existe a necessidade de salvaguardar o direito de subscrição preferencial.
2019-11-21T14:41:09Z
Teixeira, Joana Patrícia de Sousa Teixeira
PLATAFORMA SPOT TOYOTA: DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO MÓVEL PARA AS AÇÕES DE PROMOÇÃO DA MARCA JUNTO DO PÚBLICO JOVEM
O presente projeto pretende demonstrar a importância que os meios digitais podem ter no desenvolvimento de programas de fidelidade, nomeadamente na criação de relações de empatia e proximidade entre as marcas e o seu público-alvo. Este estudo consistiu na criação de uma plataforma digital, denominada por SPOT Toyota, para comunicar ações promovidas pela marca automóvel, principalmente durante os festivais de música. Com o apoio da CAETSU, esta aplicação móvel desenvolveu-se para aproximar a marca a um público jovem, festivaleiro, com potencial interesse em dois modelos de automóvel da frota Toyota: Aygo e C-HR. Apesar desta especial incidência nos festivais de música, convém salientar que nunca foi intenção circunscrever a aplicação móvel a um momento ou época do ano. Pelo contrário, era requisito que esta fosse capaz de se adaptar a ações de natureza variada, comunicando sempre de uma forma eficaz, clara e atrativa, com vista a incentivar a interação regular do utilizador com os conteúdos, Através de estratégias características de programas de fidelidade, como a atribuição de vales ou cupões, a acumulação de pontos ou conquista de prémios, produziu-se um sistema com foco principal na captação de utilizadores para a plataforma numa perspetiva de continuidade. O processo de trabalho desta investigação traduziu-se no desenho de uma aplicação para smartphones, tendo por base não só a análise de outros exemplos presentes no mercado, mas também a compreensão de temas cruciais, tais como: programas de fidelidade, UX e UI design, aplicação de modelos de personas, criação de wireframes e workflows, e desenvolvimento de testes de usabilidade. Com o desenvolvimento desta plataforma digital, pretendeu-se criar condições para a Toyota desenvolver uma relação de proximidade e comunicar diretamente para um público alvo altamente segmentado com potencial interesse nos produtos da marca.
The importance of financial accounting and cost accounting for the labour market: a study on the perception of students from an HEI
Purpose: The main objective of this study is to analyse the perception of accounting/tax students from a Higher Education Institution (HEI) on the importance of financial accounting and costs for the labour market. Design/methodology/approach: The study is quantitative, and data was collected through a questionnaire for students who are completing a higher education degree in the areas of accounting and taxation. Findings: It was possible to conclude that the students consider financial and cost accounting as fundamental to the labour market and of utmost importance the information provided by financial accounting for compliance with legal obligations, to assist in making internal decisions and meeting the information needs of the interested public. As for cost accounting, most consider that it should be mandatory implementation in organizations, indicating as reasons for it: the need for cost reduction; the improvement in the establishment of priority initiatives and the allocation of resources; and the analysis of the profitability of customers. Originality/value: The study presents a contribution to the current state of knowledge, since it highlights the importance of the area of Financial Accounting and Cost or Analytical Accounting for the labour market and for organizations in the perspective of students attending courses in those areas, at a public HEI. In addition, a theoretical basis is provided for subsequent research, evidencing the breadth of research on the topic studied.
2019-06-07T01:00:00Z
Quesado, Patricia Silva, Lurdes Cardoso, Cláudia
The Portuguese Adaptation of the Mental Health Continuum-Short Form for Adult Population
The Mental Health Continuum-Short Form (MHC-SF) is a self-report questionnaire that allows the assessment of positive mental health, including three well-being components—emotional, psychological and social—as well as the categorical diagnosis of the presence or absence of mental health. The purpose of this study is to describe the adaptation and validation of the Portuguese version of MHC-SF and to examine whether this is an adequate measure of positive mental health for the Portuguese context. The participants included 1448 respondents between the ages of 18 and 94 (M = 33.15; SD = 16.3), 70.1% of which were females. Results confirm the reliability (α = .93), tripartite factor structure, and the external and internal validity of the MHC-SF. Data also supported the two-continuum model, with positive mental health and mental illness belonging to two correlated but distinct dimensions. These findings indicated that the Portuguese MHC-SF is valid instrument to measure well-being and positive mental health.
2019-01-01T00:00:00Z
Fonte, Carla Silva, Isabel Vilhena, Estela Keys, Corey L. M.
Quality of Life Following a Lower Limb Amputation in Diabetic Patients: A Longitudinal and Multicenter Study
Objective: Lower limb amputation (LLA) leads to several emotional and physical sequelaes that have a negative impact on individuals` life. The objectives of this study were: 1) to analyze the relationship between emotional reactions (anxiety, depression and traumatic stress symptoms) and functionality level, before and after a LLA due to diabetic foot ulcer, and mental/physical quality of life; and 2) to analyze the mediator role of social support between emotional reactions and mental/physical quality of life. Method: A multicenter, longitudinal study with four time assessments: before the surgery, one month, six months, and ten months after surgery, including 206 individuals hospitalized with diabetic foot ulcer indicated for a LLA. The instruments used were the following: Revised Impact of Event Scale; Barthel Index; Hospital Anxiety and Depression Scale and SF-36. Results: Anxiety symptoms before surgery and depression symptoms one month after surgery contribute to Mental Component Score (MCS) ten months after surgery. The level of functionality before and one month after surgery, traumatic stress symptoms one month after surgery as well as satisfaction with social support six months after surgery contribute to the Physical Component Score (PCS), ten months after surgery. Social support was a mediator between traumatic stress symptoms one month after surgery and PCS ten months after surgery. Conclusion: Identifying risk variables and the extent to which and when they affect mental/physical quality of life, will help to develop appropriate psychological interventions to promote quality of life in this population.
2019-01-01T00:00:00Z
Pedras, Susana Vilhena, Estela Carvalho, Rui Pereira, M.Graça
A tributação direta das sociedades: A problemática dos mecanismos puramente artificiais e da concorrência fiscal - diretiva 2016/1164 do conselho de 12 de julho de 2016 - limitação à dedutibilidade dos juros
Num mercado caracterizado por uma forte integração das economias, são necessárias abordagens estratégicas comuns e ações coordenadas, a fim de melhorar o funcionamento do mercado interno e maximizar os efeitos positivos da iniciativa BEPS – Base Erosion and Profit Shifting. De acordo com a Comissão Europeia, apenas um regime de tributação comum poderá evitar uma fragmentação do mercado e mitigar as assimetrias e distorções existentes entre os Estados Membros da União Europeia. A existência de medidas nacionais de execução que sigam uma linha comum a toda a União Económica dará segurança jurídica aos contribuintes quanto à compatibilidade dessas medidas com o direito da União §2 do preâmbulo da Diretiva 2016/1164 do Conselho de 12 de julho de 2016 doravante Diretiva Antielisão. A presente dissertação de mestrado tem como objetivo analisar os principais desafios fiscais originados pela limitação à dedutibilidade de juros, através de uma análise normativa, critica e comparativa das propostas recentes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, em especial as que resultam do relatório BEPS – Base Erosion and Profit Shifting, bem como das deliberações recentes da União Europeia e nacionais sobre a limitação à dedutibilidade dos juros. A metodologia utilizada assenta numa análise normativa e crítica do estudo da limitação à dedutibilidade dos juros. Esta avaliação passará pela análise da ação 4 do plano BEPS – Base Erosion and Profit Shifting e do artigo 4.º da Diretiva Antielisão e a sua influência no artigo 67.º do Código do Imposto sobre os Rendimentos das Pessoas Coletivas. Assentará acima de tudo numa análise e discussão objetiva e normativa da lei fiscal, de forma a contribuir positivamente para a evolução do sistema fiscal português.
2019-12-20T19:19:11Z
Marcos, Filipa Daniela Mendes
Substituição e responsabilidade tributárias
Por forma a facilitar o ingresso do imposto nos cofres do Estado, surge-nos no artigo (art.º) 20º da Lei Geral Tributária (LGT) a figura da substituição tributária em que, por imposição legal, a prestação tributária é exigida a pessoa diferente do contribuinte; o devedor de imposto é um terceiro em relação à prática do facto tributário. Daqui retiram-se, como reconhece a doutrina, a existência de três tipos de relações distintas: a relação entre o Estado e o substituído, a relação entre o Estado e o substituto, e a relação entre o substituto e o substituído. Para o nosso tema, as relações que assumem especial relevância são a existente entre o Estado e o substituto (no âmbito da responsabilidade que impende sobre o substituto, a qual poderá ser originária ou subsidiária consoante a natureza da retenção em causa, podendo, ainda, ser solidária nas situações em que os rendimentos não tenham sido contabilizados nem comunicados como tal aos seus beneficiários) e a relação entre o substituto e o substituído, por forma a aferir sobre o eventual direito de regresso que assistirá ao primeiro. Genericamente será este o universo de incidência do presente trabalho: os institutos da substituição e da responsabilidade tributárias em articulação com o hipotético direito de regresso.
A arbitragem tributária: da constitucionalidade a um verdadeiro meio de resolução alternativa de lotígios
Projeto inovador e de compromisso do Governo perante a União Europeia de implementação de uma nova lei de arbitragem fiscal1, a arbitragem tributária surge em Portugal como uma forma alternativa de resolução jurisdicional de conflitos no domínio fiscal. O regime jurídico da Arbitragem Tributária, aprovado pelo Decreto-Lei 10/2011, de 20 de janeiro decorrente da autorização legislativa concedida pela Assembleia da República ao Governo, nos termos o artigo 124º da Lei 3-B/2010, de 28 de Abril (Lei do Orçamento de Estado para 2010), visa três objetivos principais: o O reforço da tutela eficaz dos direitos e interesses legalmente protegidos por parte dos sujeitos passivos; o A maior celeridade na resolução de litígios que opõem a administração tributária ao sujeito passivo; o A redução do número de processos judiciais em curso nos tribunais tributários de primeira instância. O princípio da legalidade e da vinculação, assim como a proibição do recurso à equidade, expressa na Lei da Arbitragem Tributária (artigo 2º, nº 2 do DL 10/2011), constituem a base da constitucionalidade na criação destes tribunais à luz da Constituição de 1982. A irrenunciabilidade e a indisponibilidade dos créditos tributários não são, por essa via, em nada afetados. O recurso à arbitragem tributária permitiu, desde a sua génese até ao presente, efetivamente, reforçar a tutela dos direitos e interesses dos sujeitos passivos. Diminuiu, ainda que de forma ligeira e gradual, pendências dos tribunais administrativos e fiscais e aumentou a confiança dos cidadãos/sujeitos passivos numa justiça mais célere, com decisões proferidas num curto espaço de tempo.
2019-12-20T19:22:00Z
Dias, Carla Pereira dos Santos
A importância dos benefícios fiscais ao investimento, capitalização e emprego para as empresas - enquadramento, reflexão e estudo de caso
A presente dissertação tem como principal objetivo fazer uma análise aprofundada dos benefícios fiscais ao investimento, capitalização e ao emprego destinados às empresas em Portugal. Compreender a realidade dos benefícios fiscais constitui uma tarefa e uma ferramenta fundamental no quadro de uma gestão fiscal eficiente das empresas. Sendo certo que a carga fiscal das empresas é, nos dias de hoje, o fator que mais contribui para a desaceleração da competitividade da economia portuguesa. A fiscalidade, em traços gerais, não é mais do que a receita dos impostos bastante vantajosa para a sustentabilidade do país. No entanto, o Estado abdica parcialmente desta receita através da criação de incentivos e benefícios fiscais, que são instrumentos de crescimento económico, ou até mesmo, instrumentos de política social, educacional ou científica. Como não podia deixar de ser, e porque nos encontramos inseridos no espaço económico europeu, analisaremos o entendimento do Direito da União Europeia sobre estas problemáticas, designadamente no que diz respeito à harmonização dos limites dos benefícios fiscais na livre concorrência e na competitividade das empresas. Todavia, integrando os benefícios fiscais numa componente negativa da receita ou, por outras palavras, numa “despesa fiscal”, pretendemos qualificar essa despesa de acordo com o tipo de benefício em causa, dando especial ênfase aos benefícios fiscais ao investimento, capitalização e ao emprego, uma vez que partilhamos do entendimento que são estes que ganham maior força, tanto para as empresas como para o Estado. Pretende-se, ainda, fazer uma reflexão sobre algumas problemáticas envolventes, procurando responder às seguintes questões: serão as empresas os autênticos contribuintes suficientes para satisfazer as necessidades financeiras do Estado? Quem paga na realidade os impostos em Portugal? Não estarão postos em causa os princípios constitucionais da igualdade tributária e da capacidade contributiva presentes no nosso sistema fiscal relativamente à tributação das empresas? Esta dissertação tem duas vertentes, por um lado, servir de guia sistemático para as empresas, podendo encontrar estratégias e soluções tendo em vista uma gestão sustentável, eficiente e autofinanciada, adaptada à sua realidade concreta. Por outro lado, consciencializar todos os envolventes do Estado social para uma reflexão cívica relativamente à atribuição dos benefícios fiscais concedidos às empresas, que emergem efeitos económicos e tributários, através de uma diminuição de receita por via do IRC, devido a medidas de política fiscal com impacto direto na económica nacional, invocando o quadro de boa governação fiscal, cidadania fiscal e educação fiscal. Almeja-se, ainda ao longo do estudo, adotar uma perspetiva crítica relativamente aos contribuintes especiais, as privilegiadas PME, com estatuto certificado, concedendo passaporte válido para a atual “indústria dos benefícios fiscais” a favor das empresas. Por fim apresentamos as conclusões fundamentais do nosso estudo, sendo que os benefícios fiscais podem consistir numa medida de gestão e planeamento fiscal para as empresas, verifica-se uma desigualdade entre a tributação das empresas e dos cidadãos e verificamos também que muitos dos benefícios fiscais privilegiam as PME.
2019-12-20T19:24:16Z
Ferreira, Ângela Patrícia Pinto
Regime Simplificado de Tributação
Verificando-se que o regime tributário português não é competitivo face aos regimes fiscais dos demais países europeus, nomeadamente dos regimes fiscais espanhol e holandês, há necessidade de minimizar os aspetos negativos que impedem o desenvolvimento das atividades levadas a cabo pelas micro, pequenas e médias empresas. Numa altura em que a simplificação fiscal é um tema recorrente, os regimes simplificados surgem como instrumento privilegiado na redução dos custos e simplificação das obrigações contabilísticas e fiscais das PME’s. Assim, neste relatório, para além do resumo de todas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio curricular, iremos também abordar toda a temática do regime simplificado de tributação em sede de IRC e IRS, nomeadamente o porquê da sua criação, a caraterização do regime e a sua evolução ao longo dos anos
2019-12-20T19:25:44Z
Pereira, Tânia Sofia da Cunha
A influência dos comportamentos de gestão do tempo no desempenho e na perceção de stress: Estudo de caso dos docentes do IPCA
O interesse em estudar a influência dos comportamentos de gestão de tempo na vida dos indivíduos tem vindo a aumentar. Cada vez mais, os indivíduos confrontam-se com a insuficiência de tempo para a concretização das suas tarefas, tanto profissionais como pessoais. Porém, o problema não está na falta de tempo, mas sim na forma como os indivíduos gerem o seu tempo. Ao priorizar as tarefas, organizá-las e, por fim, realizá-las, os indivíduos estão a gerir o seu tempo, permitindo-lhes melhorar o aproveitamento do seu tempo e atingir os seus objetivos, tanto a nível profissional como a nível pessoal. Esta investigação tem como objetivo analisar e perceber a influência dos comportamentos de gestão do tempo no desempenho e na perceção de stress dos docentes do IPCA. Precedeu-se à aplicação de um questionário composto por um conjunto de instrumentos destinados obter informações relativamente às variáveis em estudo: comportamentos de gestão do tempo, desempenho e perceção de stress. Os resultados obtidos permitiram concluir que não há nenhuma relação significativa entre os comportamentos de gestão do tempo e o desempenho dos docentes do IPCA. No entanto, os comportamentos de gestão do tempo têm uma relação significativa na perceção de stress.
2019-12-20T19:26:58Z
Torres, Marinha Salomé Barbosa
DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO MÓVEL PARA GESTÃO IMOBILIÁRIA DE PROPRIETÁRIOS - ESTUDO DE CASO COM AGÊNCIA IMOBILIÁRIA BELLEVILLE
Com um mercado imobiliário cada vez mais competitivo e clientes cada vez mais formados e informados, é necessário atender às suas necessidades e desejos com eficiência e eficácia para garantir a melhor satisfação ao usufruir de um serviço. O presente projeto procura exatamente isso, responder aos problemas de falta de comunicação e proximidade entre a entidade gestora de um imóvel e o proprietário que confia a gestão comercial do seu imóvel à mesma, através de um meio cada vez mais indispensável no dia-a-dia de qualquer cidadão: o meio digital, o contexto mobile e aplicações. Assim, procedeu-se ao desenvolvimento de uma aplicação móvel onde além da consulta de toda a gestão comercial de um imóvel disponibilizada ao proprietário, permite também a intervenção sobre ações a realizarem- se sobre o mesmo. Pretende-se assim aumentar a relação de proximidade e o acompanhamento personalizado ao proprietário que confia a gestão do seu imóvel a uma entidade imobiliária. Pretendendo responder de forma personalizada aos diferentes tipos de proprietários (proprietários de gestão de arrendamento e proprietários de venda/arrendamento/trespasse/permuta única) esta aplicação disponibiliza diferentes funcionalidades a cada um. Ela é gratuita a clientes e novos clientes da entidade responsável, que para este projeto foi a BelleVille Imobiliária, que pretende disponibilizar toda a informação aos seus proprietários à distância de um clique.
2019-12-20T19:29:56Z
Oliveira, Lúcia Fernanda Pinheiro
EFICÁCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA COMUNICAÇÃO INTERNA: FATORES DE SUCESSO
Este trabalho visa desenvolver e testar um modelo concetual de avaliação da eficácia das NTIC na Comunicação Interna, assim como identificar fatores de sucesso para essa eficácia. O modelo foi testado através de investigação de estudo de caso e pesquisa de índole quantitativa, correlacional e transversal, numa instituição de ensino superior. Foi testado um conjunto de hipóteses que confirmaram alguns fatores como preditores da perceção de eficácia das NTIC na comunicação interna, nomeadamente, a perceção de utilidade das NTIC, a qualidade da informação e as competências técnicas dos utilizadores.
2013
Lopes, Rui Branco
E-learning:Fatores promotores de sucesso no IPCA. Estudod e Caso
O objetivo desta dissertação foi o de compreender quais os fatores motivacionais da modalidade de ensino em e-learning e perceber as opiniões dos intervenientes (estu-dantes e professores) acerca de toda a envolvente. Esta investigação pretendeu examinar algumas questões importantes nesta temática, nomeadamente as principais vantagens, a avaliação da modalidade, os fatores que contribuem para o sucesso, a frequência da Li-cenciatura em Gestão Pública e a possibilidade de esta modalidade eliminar barreiras fí-sicas. Assim, começou-se por fazer uma revisão de literatura com enfoque na diversidade de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (doravante TIC’s) no ensino, nos Sistemas de Gestão de Aprendizagem como extensões virtuais das salas de aula e nas Tendências e Potencialidades. Após contextualizar o e-learning no Ensino Superior Público, na Europa, em Portugal e no caso específico Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (doravante IPCA), abordou-se a questão da satisfação, nomeadamente no que concerne à sua importância, conceitos e métodos de avaliação. Embora já existam muitos estudos sobre o papel do e-learning na educação, não existem, tanto quanto os investigadores saibam, nenhum estudo relacionado com as TIC em geral, e com a internet em particular, na relação estudante-professor em contexto de e-learning e sua implicação no sucesso da aprendizagem. Foi elaborado um questionário com questões de natureza sobretudo fechada, tendo sido definida como população todos os estudantes presentes inscritos na Licenciatura de Gestão Publica no ano letivo 2015/16, bem como os respetivos docentes. A amostra é constituída por 50% da população e foi utilizado o SPSS para trabalhar e analisar os dados obtidos. Nesta análise é importante destacar a diferença existente na perceção dos estudan-tes, com e sem experiência em e-Learning, em relação à disponibilidade dos docentes, à disponibilidade dos manuais e à própria modalidade e-Learning. Os estudantes que de-pendem necessariamente do regime de e-Learning tendem a ter mais idade, uma situação de empregabilidade ativa e menor disponibilidade de tempo para assistir às aulas presen-ciais. Tendem a dar menos valor à acessibilidade em relação aos demais, no entanto va-lorizam mais a flexibilidade de espaço.
2020-01-02T13:39:15Z
Martins, Hugo Miguel Rodrigues Martins
O impacto do ensino da auditoria no Audit expectation GAP - estudo das Instituições de Ensino Superior de Pato Branco
A sociedade tem-se revelado, muitas vezes, insatisfeita com o desempenho dos profissionais de auditoria, nomeadamente, no que concerne à deteção da fraude, à apreciação da viabilidade económico-financeira da entidade auditada e, até mesmo, das suas práticas de gestão. Esta realidade levou ao surgimento do audit expectation gap (AEG), que se consubstancia na diferença entre o desempenho esperado pelos auditores no decorrer do seu trabalho e o que é esperado pelos utilizadores das informações financeiras. O AEG tem levado à diminuição da confiança que os stakeholders depositam nos auditores, sendo urgente encontrar formas de o diminuir. Face ao exposto, vários estudos têm sido elaborados com intuito de aferir os meios de redução do AEG. Uma das formas apontadas para a redução do AEG é o ensino da auditoria. Seguindo esta linha de investigação, o presente estudo visa investigar o papel do ensino da auditoria como meio de redução do AEG nas instituições de ensino superior (IES) da cidade de Pato Branco, do Brasil, nomeadamente, na Faculdade de Pato Branco (Fadep), Faculdade MaterDei (MaterDei) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Para tal, aplicou-se um questionário, com intuito de aferir se o ensino da auditoria influencia a opinião dos estudantes sobre as questões relacionadas ao papel e as responsabilidades do auditor. O questionário foi aplicado a dois grupos distintos de alunos do curso de Ciências Contábeis do terceiro e quarto ano das IES referidas, sendo um grupo constituído por alunos que, ainda, não obtiveram o ensino da auditoria e outro grupo por alunos que o obtiveram. A taxa de resposta foi de 79,41%, sendo a amostra composta por 162 alunos e a população por 204 alunos. Os dados revelaram diferenças estatisticamente significativas em 8 (26,66%) das 30 questões propostas. Das questões que apresentaram diferenças estatísticas, observa-se que em 6 obtivemos uma contribuição positiva do ensino da auditoria na redução do AEG, principalmente nas questões referentes ao processo de auditoria, responsabilidades, bem como proibições e regulamentos das empresas de auditoria. Nas outras 2 questões, os resultados indicam que o ensino da auditoria contribuiu para o aumento do AEG, principalmente quanto ao papel e ao grau de sucesso dos auditores. A partir destes resultados, concluímos que o ensino da auditoria contribuiu para a alteração da perceção dos alunos quanto a profissão. O nosso estudo contribuiu para a literatura do tema no Brasil, uma vez não existem estudos semelhantes aplicados ao âmbito brasileiro.