Repositório RCAAP
Paisagismo produtivo na proteção e recuperação de fundos de vale urbanos
A busca de alternativas para a proteção e recuperação dos bens naturais, em especial, a água em seu local de origem, tem sido temática de discussão sob diferentes enfoques, nas diversas áreas de conhecimento. Neste estudo, que se insere na temática do Paisagismo Produtivo, questiona-se a respeito de riscos e vantagens no plantio de espécies frutíferas na proteção e recuperação de fundos de vale urbanos. Esse questionamento foi feito a partir da análise de trabalhos técnicos que abordam temas correlatos e a partir dos resultados de entrevistas realizadas com profissionais de diversas áreas de conhecimento. Nestas entrevistas, os profissionais foram solicitados a apresentar suas interpretações quanto às possibilidades e limitações da adoção de técnicas de paisagismo produtivo, como estratégia para proteção e recuperação dos terrenos situados junto aos corpos de água urbanos. Tem-se, como objetivo geral, contribuir para a melhoria da qualidade da água e das condições ambientais dos cursos de água inseridos no tecido urbano e, como objetivo específico, contribuir para a formulação de projetos de proteção e recuperação de microbacias hidrográficas urbanas, em que estão previstos as qualificações paisagísticas dos terrenos de fundo de vale.
2022
Nahum, Noemie Nelly
Educação de jovens e adultos: uma perspectiva de alfabetização com idosos
O presente trabalho visa compreender porque e como a formação do docente na Educação de Jovens e Adultos pode exercer influência na ação do educador comprometido com a dignidade humana e aprofundar os conhecimentos da formação do professor e do perfil do idoso na sociedade moderna, bem como analisar o aumento da população idosa no Brasil e suas repercussões para os campos sociais. Aos idosos desfavorecidos economicamente somam-se decorrências sociais da vida não produtiva que, muitas vezes, os impedem de encontrarem maior espaço de valorização social. Essas mudanças já estão repercutindo nas políticas públicas. Nesta pesquisa abordam-se a presença dos idosos nas salas de alfabetização de Educação de jovens e Adultos, bem como o papel fundamental do pedagogo nesse processo de reflexão e o paradigma que excluí a participação dos educandos mais velhos no setor produtivo. O levantamento bibliográfico e análise documental das legislações referente aos idosos apresentados propiciam ao pedagogo desempenhar uma função de mediador e articulador da aprendizagem, conhecendo a realidade social, psicológica e biológica dos educandos. Para isso é necessário atualizar-se constantemente em outros campos científicos. Partimos do pressuposto de que a resposta aos desafios que o mundo contemporâneo apresenta demanda por uma formação docente, no curso de Pedagogia, que vise o educador social e que possibilite a construção de conhecimentos para o desenvolvimento do educador consciente dos desafios impostos à educação, no sentido de contribuir com uma educação mais humana. Este trabalho foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador, junto ao Grupo de Pesquisa ICCON (Interdisciplinaridade e Construção do Conhecimento) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
2022
Marques, Denise Travassos
Sentidos partilhados nas interações em sala de aula: missão, trabalho, tramas e dramas
Esta pesquisa versa sobre os sentidos engendrados nas interações como favorecedores ou não do processo ensino-aprendizagem. Seu locus é a sala de aula, entendida como espaço em que se sintetizam elementos de sentido e significação procedentes de outras instâncias das experiências sociais de seus protagonistas, em um trânsito permanente de diferentes sentidos atuais dos sujeitos e dos próprios cenários educativos. Seu objetivo é descrever e analisar as interações em sala de aula, entender a relação entre as interações empreendidas pelos alunos e professores e o processo de ensino-aprendizagem, bem como compreender de que forma as histórias singulares dos sujeitos participam de seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. O método utilizado insere-se no paradigma da pesquisa qualitativa, e constitui-se da narração de cenas do cotidiano de duas salas de aula do Ensino Fundamental, construídas a partir de observações e gravações em áudio. A análise foi elaborada a partir do levantamento de indicadores dos sentidos partilhados nas interações, derivando agrupamentos que chamamos de núcleos de sentidos partilhados, com base no enfoque teórico de González Rey para o estudo da subjetividade. Tal enfoque constituiu-se enquanto sustentação para as interpretações formuladas ao longo da análise, que desvelou uma trama em que as singularidades de professores e alunos emergem imbricadas e partilham sentidos. Na conclusão, são destacados elementos interpretados como mais significativos dos sentidos partilhados nos dois momentos empíricos da pesquisa, que conduziram à nossa compreensão da relação entre os sentidos, o desenvolvimento e aprendizagem. É possível dizer que os sentidos engendrados nas interações podem ser entendidos como mais favorecedores ou não da aprendizagem e do desenvolvimento a depender da maneira pela qual professores e alunos insurgem como sujeitos singulares. Tal maneira parece estar intimamente atrelada às possibilidades de significação desses sujeitos e às suas formas de enfrentamento dos obstáculos que se interpõem nas diferentes modalidades de interação lida das professoras com seus alunos, mediada pela tarefa; lida dos alunos com a tarefa, mediada pelas professoras; e lida dos sujeitos com os demais atores em sala de aula.
2022
Machado, Elisana Marta
Inovação curricular e SINAES: os casos de dois cursos de engenharia
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Teixeira Junior, Paulo Roberto
Gestão de desastres no Brasil: uma perspectiva de gênero
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
2022
Silva, Julia Lopes da
Entre Cartas, fóruns e brincadeiras: vivências de crianças na travessia da educação infantil para o ensino fundamental
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Gonçalves, Luciana dos Santos
Sucesso Profissional: Um Estudo do Perfil Psicológico de Pessoas com Deficiência Física
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Santos, Marco Antonio dos
Análise experimental da aplicação da tecnologia de rádio sobre fibra em redes IEEE 802.15.4
Esse trabalho apresenta uma investigação experimental da implementação de redes de sensores (IEEE 802.15.4) sobre fibras ópticas. Tal investigação foi realizada com a utilização de transceptores IEEE 802.15.4, de uma infra-estrutura de fibras ópticas localizada dentro uma rede experimental, chamada Rede KyaTera, e de lasers com modulação direta e foto-diodos projetados para operações usuais em laboratórios. A análise compreendeu medidas a razão sinal-ruído óptica e elétrica e a avaliação da taxa de erro de quadros sob diferentes condições de transmissão (p. ex., tamanho de payload e intervalo de tempo entre quadros sucessivos). Os resultados indicam que os sinais de RF da rede de sensores podem ser propagados adequadamente, sem amplificação ópticapor, em enlaces de até 100 km ou por distâncias ainda maiores, com a utilização de amplificadores ópticos.
2022
Silva, Diego Cesar Valente e
Contribuições de Winnicott para estudo e prevenção da atitude antissocial no ambiente escolar
Nesta pesquisa procura-se apresentar as contribuições de Winnicott para a compreensão da tendência antissocial nos ambientes escolares e educacionais. Depois de retomar as pesquisas relacionando a obra de Winnicott à Educação, são analisados conceitos relevantes de sua teoria tais como: a gênese da atitude antissocial, a sustentação ambiental e a atividade do brincar, assim como sua explicação sobre o que leva o ser humano a compartilhar o mundo da cultura,enquanto expansão da área do brincar. Apoiado na visão do autor sobre a mentira, o roubo e a destrutividade como reações à deprivação ambiental, procura-se mostrar de que maneira essas concepções podem auxiliar os educadores a refletir sobre os problemas da tendência antissocial, nos diversos ambientes escolares, e poder modificar possíveis atitudes no dia a dia com estas crianças. Dirigida a educadores, esta pesquisa diferencia o trabalho terapêutico do pedagógico, procurando apresentar essas concepções psicanalíticas numa linguagem e abordagem próxima ao universo teórico e prático dos educadores. A teoria psicanalítica, do ponto de vista de Winnicott, oferece uma compreensão do processo de desenvolvimento afetivo que pode ser útil para o trabalho dos educadores, uma vez que pensa esse desenvolvimento ,bem como seus desvios, em termos das relações de dependência, sustentação e comunicação entre o indivíduo e o ambiente. Nesse sentido, pretende-se mostrar como as noções winnicottianas de ser e continuidade de ser, de desenvolvimento da relação de dependência para a independência, bem como a diferenciação dos diversos tipos de integração dos indivíduos, podem não só explicar comportamentos agressivos no ambiente escolar como também oferecer possibilidades de reflexão e de ações de cuidado e prevenção do comportamento antissocial com enfoque nas principais atitudes desta problemática.
2022
Labrunetti, Sylvia Fernandes
Redes de freqüência única microrregionais
De forma ampla, este trabalho propõe uma nova premissa para o planejamento de canais de TV Digital que privilegia a otimização de espectro. É feita uma contextualização sobre os decretos, leis e regulamentos que tratam da TV Digital no Brasil. Apresenta os aspectos técnicos mais relevantes do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T), principalmente aqueles que podem de alguma forma afetar uso do espectro. Será apresentado o Plano Básico de Distribuição de Canais de Televisão Digital (PBTVD) e as premissas que nortearam a sua construção. Uma nova proposta é enfocada considerando que cada geradora utilize apenas um canal por microrregião no país e realiza um estudo de caso desta proposta na microrregião de Campinas, Estado de São Paulo. Este trabalho conclui com uma análise dos resultados do estudo de caso e apresenta as possibilidades de trabalhos futuros.
2022
Faria, Renato de Melo
Ler e escrever na escola: significados e sentidos atribuídos pelas crianças
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
2022
Furlaneti, Débora da Silva
Imaginário Coletivo sobre o cuidado religioso na Igreja Católica
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Paiva, Vanildo de
Afetividade e Permanência na Educação de Jovens e Adultos – Anos Iniciais
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Buzioli, Josiane Regina de Souza
Estudo do funcionamento diferencial do item em um instrumento de avaliação da personalidade
Estudos que relacionam traços de personalidade e inteligência (do ponto de vista psicométrico) são bastante recentes e vêm se ampliando devido à constatação de que a inteligência pode exercer influência no modo como as pessoas respondem a testes de personalidade (e vice-versa). Assim, a presente pesquisa buscou verificar, com o uso da estimativa do funcionamento diferencial do item (DIF), a influência do nível de inteligência, sexo e escolaridade nas respostas a um instrumento de auto-relato da personalidade. A amostra foi composta por 161 estudantes, de Ensino Médio e Superior, de ambos os sexos, os quais responderam à Bateria Fatorial de Personalidade e dois subtestes da Bateria de Provas de Raciocínio (raciocínio abstrato e verbal). Para a estimativa do DIF existe a exigência de se trabalhar com 2 grupos, de forma que o procedimento de divisão dos grupos foi a divisão natural para sexo e escolaridade e para o nível de inteligência, os participantes foram divididos em dois grupos: média baixa e média alta. A estimativa da dificuldade de cada grupo em cada um dos 126 itens que compõem o instrumento de personalidade foi calculada, sendo posteriormente comparadas com o objetivo de identificar a presença ou não de DIF. Os resultados demonstraram que, usando dois critérios de medidas de DIF, vemos que, de acordo com o critério de Mantel-Haenzel (contraste maior que 0,42) nenhum dos itens apresentou DIF, entretanto, considerando-se os índices de diferença de probabilidade (menor que 0,05) vemos que para nível de inteligência 11 dos 126 itens apresentaram funcionamento diferencial para os grupos, para escolaridade 17 dos 126 itens apresentaram DIF, e por fim, para sexo 22 dos 126 itens apresentaram funcionamento diferencial para os grupos. Dessa forma pode-se verificar que uma proporção pequena de itens mostraram-se influenciados pelo nível de inteligência do respondente, sendo que a maior parte dos itens que apresentaram DIF pertencem a variável sexo e ao fator Abertura.
2022
Silva, Izabella Brito
Geometrias e geografias, modelos e territórios: o caso do atendimento escolar em creche como política pública de caráter territorial
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Carandina, Thiago
Revoada: o Design como ferramenta de visibilidade para o “Novíssimo” Cinema Brasileiro
O presente projeto aborda, sob a perspectiva do design digital, o “Novíssimo” cinema brasileiro — “modelo de produção” independente e principalmente coletivo com surgimento na década de 2010, impulsionado pelas novas tecnologias e pela revolução digital — que possibilita novas expressões artístico-culturais e a promoção de identidades regionais diversas. As produções independentes enfrentam vários desafios devido ao modelo de distribuição/exibição e a centralização da indústria cinematográfica brasileira, que dificultam a aproximação do público às experiências proporcionadas por estas obras. Assim, discute-se a importância do campo cinematográfico e do campo do design como expressões que interferem no modo como a sociedade percebe a realidade, entendendo o papel do design também como ferramenta para a promoção e valorização da diversidade cultural, encontrando no “Novíssimo” um potencial de atuação. Através da metodologia e dos processos do Design Thinking, foram realizadas diversas pesquisas e estudos que possibilitaram o desenvolvimento da marca Revoada, com o objetivo de promover visibilidade às produções do “Novíssimo” cinema brasileiro, ampliar a troca de informações entre diversos coletivos e realizadores e disponibilizar dados e informações sobre as obras ao público. As pesquisas e testes realizados apresentam resultados positivos e cenário promissor para a implementação do projeto, visto que este se mostra de interesse e relevante aos públicos envolvidos.
2021
Serrate, Jéssica Santos Giese, Vinicius Parrado Celestino, Yasmin de Paula Tanimoto
Comércio informal e cidade: estudo de caso das zungueiras em Luanda Angola
Não recebi financiamento
2022
André, Áurea Bianca Vasconcelos
O posicionamento social do educador : um estudo sobre a participação coletiva em projetos educacionais
O presente trabalho visa desvendar os elementos que favorecem o envolvimento de educadores em projetos coletivos, assim como contribuir para a formação de educadores e gestores educacionais. Está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária do Programa de Mestrado da PUC-Campinas. A metodologia utilizada consistiu de um estudo bibliográfico sobre o tema a partir de 1960, baseado principalmente em Paulo Freire, além de análise qualitativa de entrevistas semi-estruturadas com educadores que participaram diretamente dos projetos: Ginásios Vocacionais (Rede Estadual Paulista, 1961-1969), Programa Estágio Capacitação Docente (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, 1993-2000) e o Movimento de Pedagogia Waldorf (Campinas, 1987-2005). A base de análise é a histórico-dialética uma vez que revela interesses e resistências no processo democrático participativo dentro de contextos sócio-político-econômico. A contribuição principal do estudo está na compreensão de que a participação de educadores pressupõe um posicionamento social, sustentado por uma utopia pessoal, pela gestão participativa e por um projeto de educação que se propõe superar a cultura neoliberal baseada no individualismo, na competitividade e eficiência.
2022
Pupin, Dercílio Aristeu
O desafio pedagógico de formar leitores: análise do projeto “sarau Literário”
A presente pesquisa é um estudo de caso que investiga um projeto pedagógico desenvolvido por uma escola pública estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo, denominado Projeto Sarau Literário. O referido projeto, em sua iniciativa de despertar o interesse pela leitura literária nos alunos, propõe diversas atividades envolvendo o universo literário, que colaboram para a aproximação dos alunos a novas expressões culturais e estéticas relacionadas com a literatura. O objetivo da pesquisa foi investigar o Projeto Sarau Literário identificando os fatores que contribuem e/ou dificultam a formação de alunos leitores. Foram realizadas observações de campo, tanto em sala de aula como durante a realização do Sarau Literário, que no ano de 2016 ficou sob responsabilidade dos alunos dos 6os e 7os anos do ensino fundamental; foram realizadas ainda entrevistas com membros da equipe gestora, professores e alunos; questionário para os alunos do 6º e 7º ano; e análise documental de registros de edições anteriores do Projeto. A pesquisa – qualitativa do tipo estudo de caso – fundamentou-se na teoria histórico-cultural e o processo de análise do material empírico resultou na elaboração de quatro núcleos temáticos: a) trabalho coletivo na escola; b) mediação pedagógica; c) tecnologia; d) mudanças no comportamento de leitor dos alunos. Os resultados evidenciaram que não houve um engajamento do corpo docente e da gestão da escola que pudesse se consolidar como trabalho coletivo, apenas algumas parcerias de colaboração pontuais entre a professora organizadora do Projeto e outros professores. Essa colaboração sofreu uma ruptura em 2016 contribuindo para que o Sarau Literário sofresse algumas perdas significativas de participação dos alunos. Os resultados apontaram ainda para questões da afetividade nos processos de mediação pedagógica, que se constituíram em aspectos bastante significativos no processo de formação de leitores literários. Em relação à tecnologia, embora tenha ganhado destaque na revisão de literatura, não se revelou, contudo, um aspecto relevante no que se refere ao universo pesquisado. Os três núcleos temáticos apresentados trouxeram elementos para a discussão sobre os fatores que contribuíram para as mudanças no comportamento de leitor dos alunos (último núcleo temático). Nele se destacou as alterações no desempenho dos alunos em relação à leitura literária. Portanto, a pesquisa traz contribuições para a reflexão a respeito dos fenômenos que podem aproximar ou afastar os alunos da leitura literária e, mesmo diante das dificuldades, o Projeto Sarau Literário é uma proposta promissora para a formação de alunos leitores.
2022
Araujo, João Marcos Pulz
Representação de informação e conhecimento: estudo das diferentes abordagens entre a ciência da informação e a ciência da computação
A Ciência da Informação vem estudando formas de representação da informação e do conhecimento visando a recuperação da informação. Esta pesquisa tem seu foco na representação do conhecimento e da informação, procurando investigar quais são os pontos convergentes e divergentes entre as linguagens documentárias da Ciência da Informação e as linguagens de marcação desenvolvidas e utilizadas na Ciência da Computação, tendo em vista identificar as ações, teorias e processos necessários para uma maior integração entre as duas áreas. Para isso, faz-se uma revisão dos elementos fundamentais necessários a representalção da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. Para tornar possível a comparação entre áreas, apresentam-se os modelos mais consagrados de representação do conhecimento e da informação provenientes da Ciência da Informação, tais como metadados, tesauros e ontologias. No âmbito da Internet, apresentam-se as técnicas de representação com o uso das linguagens de marcação mais utilizadas e suas contribuições para o desenvolvimento da Web Semântica. Encerra-se apresentando uma proposta de estrutura de representação para recursos informacionais, especialmente os disponibilizados pela Internet. A proposta foi desenvolvida a partir dos recursos existentes na Ciência da Computação, particularmente, os oferecidos pela linguagem XML. Contempla a definição de uma ontologia e culmina com a criação de uma estrutura em XML para armazenar metadados de artigos eletrônicos.
2022
Furgeri, Sérgio