Repositório RCAAP

A avaliação formativa na formação de professores para o ensino básico em Angola

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp

Ano

2022

Creators

Alfredo, Francisco Caloia Hombo

A formação docente para o trabalho interdisciplinar no ensino superior

O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , objetiva enfocar a questão da interdisciplinaridade, enquanto atitude docente, e sua ocorrência na formação do professor. O estudo apresenta como sugestão uma prática para a formação interdisciplinar dos futuros docentes, cuja ação do professor necessita de abertura ao diálogo com os outros docentes, compromisso com a pesquisa e a comunicação e interesse na integração epistemológica, considerando, ainda, a inserção do licenciando como sujeito parceiro e não simplesmente um produto final do processo. Para conhecer a opinião dos docentes do Ensino Superior sobre a interdisciplinaridade, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa. O questionário, com sete questões fechadas para a identificação do docente e uma questão fechada e oito abertas sobre a interdisciplinaridade, foi distribuído para trinta e cinco professores de História de duas universidades de Campinas. A análise foi feita a partir das respostas recebidas de apenas cinco professores e uma professora. Como resultado, a pesquisa mostrou a falta de experiência do docente universitário quanto à interdisciplinaridade e a idéia de que a mesma é feita somente de integração de disciplinas, sem levar em consideração o diálogo entre os docentes e a parceria com o aprendiz.

Ano

2022

Creators

Pagliarini, Eliana de Camargo Magalhães

Transtorno Dismórfico Corporal sob a perspectiva da análise do comportamento

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é diagnosticado quando há uma preocupação tão exagerada com algum defeito mínimo ou imaginado na aparência, que traz prejuízos significativos à vida da pessoa. Buscou-se investigar o desenvolvimento e manutenção de comportamentos do TDC através de análises funcionais e do conceito de esquiva experencial proposto por Hayes, Wilson, Gifford e Follette (1996). Participaram do estudo sete pessoas com comportamentos característicos do TDC, seus familiares e quatro cirurgiões plásticos. Foram utilizados como instrumentos: roteiros para orientar cirurgiões sobre comportamentos do TDC, possibilitando-os identificar e convidar pacientes seus para participarem da pesquisa; uma ficha de identificação dos participantes, para selecionar a amostra; roteiros de entrevistas semi-estruturadas para os participantes e seus familiares, com questões relativas à história de vida dos participantes, relações familiares, início das preocupações com a aparência, comportamentos do TDC e contingências atuais que os mantinham. Dez pacientes responderam à ficha de identificação e sete foram selecionados. Entrevistas individuais foram feitas com cada participante e com seus familiares, de acordo com a necessidade de se coletar dados complementares. A partir da gravação e transcrição das entrevistas foi feito um estudo sistemático clínico em que os comportamentos foram descritos e analisados de acordo com prováveis processos de origem e funcionamento atual. Além de comportamentos relacionados às preocupações com a aparência, foram encontrados comportamentos típicos de outros transtornos (como: Transtorno Obsessivo Compulsivo, Depressão, Fobia Social, Hipocondria) e padrões de comportamento conhecidos como traços de personalidade (como: vaidade, perfeccionismo, agressividade). Os resultados apontaram processos funcionais semelhantes, entre todos os participantes.

O professor universitário para o curso de administração sob a ótica dos alunos

O presente trabalho propõe-se analisar o trabalho docente num curso noturno de uma Instituição de ensino superior particular, especificamente uma faculdade de Administração, sob a ótica dos alunos. Partindo da constatação de uma crise da educação superior no Brasil, o texto procura analisar o trabalho na sociedade capitalista, levando em consideração a crítica marxista e as mudanças ocorridas no mundo do trabalho. Em seguida, analisa o trabalho docente hoje e a visão e expectativas dos alunos que estudam no período noturno a partir de uma pesquisa feita com alunos de um curso de Administração de Empresas. Os resultados mostram que a questão do tempo é uma das mais graves e que há características pessoais importantes para o êxito do ensino e da aprendizagem. Conclui-se que estudamos uma pequena parte da enorme problemática envolvida nos cursos superiores noturnos.

Ano

2022

Creators

Bullentini, Eduardo Baptista

Urbanização Dispersa, grandes equipamentos e impactos urbanos: o caso do Parque Dom Pedro Shopping

Este trabalho analisa os impactos ocasionados pela implantação do Parque Dom Pedro Shopping, na cidade de Campinas, sobretudo no que diz respeito às suas áreas envoltórias. Um dos principais fatores que caracterizam o empreendimento é a sua inserção regional, uma vez que ele se situa distante do tecido urbano consolidado da cidade, em uma área conectada por diversas rodovias, entre as quais, as Rodovias Dom Pedro I e Anhanguera. Ambas permitem um fácil acesso ao empreendimento, a partir de municípios localizados na Região Metropolitana de Campinas, além de estabelecer conexões com pontos intra e inter municipais. É cada vez mais freqüente a procura por uma área com tais características para a instalação de equipamentos de grande porte, já que as vias regionais são importantes elementos na atração da expansão urbana, valorizando suas áreas envoltórias. A implantação de grandes empreendimentos, próximos a essas vias, resultam em mais valorização e conseqüente desenvolvimento urbano do entorno. Esse padrão de ocupação urbana é típico do processo de urbanização dispersa verificado no município de Campinas, cujo estudo é a base fundamental para a compreensão das transformações ocorridas nas áreas envoltórias ao Parque Dom Pedro Shopping, após sua implantação, e será ponto de partida desta pesquisa. ..

Ano

2022

Creators

Faleiros, Mariana Veneziano

Escala clínica para prever a adesão ao tratamento: transtorno bipolar do humor

O Transtorno Bipolar do Humor (TBH) está associado a altas taxas de desajustes psicossociais e familiares, mortalidade e prejuízos econômicos. O tratamento visa o controle de episódios agudos e prevenção de novos episódios. As taxas de não - adesão ao tratamento são altas em TBH. Este trabalho teve por objetivo elaborar e validar uma escala de avaliação clinica , capaz de indicar a probabilidade de adesão ao tratamento medico clinico dos pacientes bipolares de ambos os gêneros. O procedimento foi constituído de levantamento dos fatores ligados a não-adesão ao tratamento em TBH na literatura pertinente, analise de pacientes bipolares durante estudo piloto, analise por juizes, seleção dos itens e aplicação da escala em sua fase inicial, para subseqüente análise psicométrica. A analise de precisão do instrumento evidenciou nível satisfatório de consistência interna. Extraíram-se cinco fatores de acordo com a analise fatorial exploratória, ligados ao tratamento medico clinico: atitudes e crenças do paciente, aliança terapêutica, procedimentos terapêuticos, associação de intervenções psicoterápicas e efeitos adversos dos psicofármacos. A validação preditiva revelou que os itens referentes a tais fatores medem a não-adesão ao tratamento. Conclui -se que a ECPAT-TBH pode ser considerada um instrumento válido para prever a adesão ao tratamento médico.

A jornada do gerente geral bancário à luz do desenvolvimento tecnológico

Desde o surgimento dos primeiros bancos no Brasil até os dias atuais muitas foram as modificações sofridas no setor e também na jornada de trabalho dos empregados bancários. Sobretudo com o advento tecnológico, o trabalhador bancário passou a ser, muitas vezes, um operador de sistema perdendo seu mando de gestão. O presente trabalho tem como objetivos analisar historicamente o surgimento dos bancos no Brasil, como era sua estrutura organizacional, bem como refletir acerca das alterações que as inovações tecnológicas foram capazes de implementar no setor bancário, que consequentemente acarretaram modificações na jornada de trabalho dos gerentes gerais bancários, uma vez que não podem ser mais compreendidos como aqueles de décadas passadas.

Ano

2021

Creators

Resende, Lara Cristine de Carvalho

Prevenção do hipoparatireoidismo com a utilização de alimentos ricos em cálcio no pré-operatório de tireoidectomia total

A complicação mais comum das tireoidectomias totais (TT) é o hipoparatireoidismo transitório. Para se amenizar tal situação, autores sugerem o uso de suplementos de cálcio em diferentes doses e prazos, principalmente no pós-operatório. Atualmente o uso indistinto destes suplementos é contestado e seus efeitos colaterais evidenciados. Mais recentemente a avaliação do hipoparatireoidismo vem sendo realizada apenas com a dosagem do Paratormônio (PTH) após a TT, todavia, sem o consenso de qual o melhor momento para ser realizado. Este estudo procurou avaliar o uso de alimentos ricos em cálcio no pré-operatório de TT, em conjunto com uma dosagem de PTH realizada 12 horas após a cirurgia, para se mensurar possível efeito sobre os índices de hipoparatireoidismo. Foi realizado um estudo clínico randomizado controlado com 31 pacientes submetidos à tireoidectomia total no Hospital da PUC-Campinas, de novembro de 2017 a fevereiro de 2019. Os pacientes foram divididos em dois grupos: Grupo A, sem o uso de alimentos ricos em cálcio no pré-operatório de tireoidectomias totais. Grupo B, com o uso de alimentos ricos em cálcio, no pré-operatório de tireoidectomia totais. Estes alimentos foram sugeridos em cardápios variados, desenvolvidos pelos pesquisadores deste estudo. Isto de acordo com a necessidade de ingestão diária de cálcio em conformidade com a faixa etária e baseado em dados nutricionais do Consumo Dietético de Referência (DRI). Padronizou-se o início do uso dos referidos alimentos, sete dias antes da cirurgia, em função do processo de absorção intestinal do cálcio ser mais lento. A idade dos pacientes variou entre 19 a 74 anos, o sexo feminino predominou com 29 (93,5%) dos pacientes e 21 (67,7%) apresentaram laudo de doença benigna. Os valores do PTH foram menores após a cirurgia em ambos os grupos. O grupo B, quando comparado ao grupo A, apresentou diferença significativa entre os valores do PTH, antes e com 12 horas após a cirurgia (p-valor<0,001). Outros dados comparados entre os grupos como, por exemplo, resultado do anátomo patológico e retirada de glândulas paratireoidianas, não mostraram diferença significativa. O uso de alimentos ricos em cálcio no pré-operatório de pacientes submetidos à tireoidectomia total, associado com a dosagem do PTH 12 horas após a cirurgia, pode se relacionar com a prevenção do hipoparatireoidismo laboratorial. A estratégia do uso dos referidos alimentos junto a dosagem do PTH após a cirurgia pode ser reproduzida de modo viável.

Buscando a cura pelo conhecimento: imaginário de estudantes sobre o Curso de Psicologia

O presente estudo objetiva investigar psicanaliticamente o imaginário de estudantes de psicologia sobre o curso de graduação. Justifica-se por lançar luz sobre os motivos pelos quais a profissão é escolhida, fato que, a nosso ver, merece ocupar a atenção dos professores, instituições de ensino, psicólogos e da sociedade. Organiza-se, metodologicamente, segundo procedimentos investigativos que operacionalizam o uso do método psicanalítico a partir da perspectiva da psicologia concreta blegeriana. No presente caso, trabalhamos com narrativas autobiográficas, escritas por alunos ingressantes de uma faculdade particular do interior mineiro. Sucessivas exposições a este material, em estado de atenção flutuante, permitiram a produção interpretativa dos seguintes campos de sentido afetivo-emocional: Busca pela cura e Cura pelo conhecimento . O primeiro deles define-se pela crença de que o curso de graduação em psicologia pode proporcionar alívio para o sofrimento emocional, enquanto o segundo surge como um detalhamento do primeiro, ao firmar-se sobre a crença de que a cura, nesta área, seria obtida por via da aquisição de conhecimento. Esse quadro permite concluir que predomina, entre os participantes, uma experiência de sofrimento, cuja cura seria viabilizada pela formação em curso superior.

Relatório Final Do Projeto Experimental Do Grupo Autenticom para a marca Ophicina

O presente trabalho foi desenvolvido pela Agência Autenticom, com o objetivo de concretizar um Projeto Experimental para a finalização do curso de Publicidade e Propaganda, com o apoio da instituição de ensino superior Pontifícia Universidade Católica de Campinas e sob a orientação de seus professores. O cliente é a Ophicina, marca criada no ano de 1996, em Campinas. A empresa oferece um mix de confecção, calçados e acessórios das melhores marcas de streetwear. Atualmente, a marca conta com duas bandeiras: a Ophicina, disponibilizando suas confecções e a Footwear, que oferece calçados e acessórios. Após análise aprofundada sobre a empresa, foi realizado pesquisas acerca do micro e macroambiente, a fim de entender melhor o seu posicionamento no mercado, além de fraquezas e oportunidades. Esse planejamento de comunicação envolve, em suma, 3 campanhas, sendo elas: Campanha do Dia dos Namorados (sorteio de uma viagem para o Lollapalloza (França) –, Campanha Institucional (tendo como objetivo trazer consistência em seu posicionamento) e, por fim, Natal (realizando um sorteio de um SETUP Gamer), para aproximar-se do público com assuntos de interesse como eventos musicais e games. Portanto, o trabalho contém, então, todas as etapas do desenvolvimento até a conclusão de um planejamento de campanha, com base em estudos e pesquisas de mercado até a sua defesa criativa.

Ano

2022

Creators

Ferreira, Guilherme Bernardo, Jenipher Bueno, Jéssica Bastos, Marília Mattos, Pedro Postali, Rebeca

Educação a distância na sociedade informática: desafios na formação continuada de professores do ensino básico - Projeto Ler e Viver

A rapidez com que a tecnologia avançou nos últimos anos lança, para os governos e sociedade civil, o desafio de traçar estratégias de educação que estejam em sintonia com os modernos paradigmas de acesso à informação. O Brasil vem se esforçando para adequar os programas de educação a distância aos novos paradigmas, mas a realidade é que a evolução da tecnologia e as mudanças paradigmáticas são muito mais rápidas. Nesse sentido, o presente trabalho, dentro da linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivos: analisar as implicações da tecnologia nos paradigmas que permeiam o desenvolvimento da Educação a Distância na formação continuada de professores; traçar um panorama dos atuais programas governamentais de formação continuada de professores na modalidade de Educação a Distância no país e, especificamente, analisar o Projeto Ler e Viver , na tentativa de melhor compreender essa delicada relação entre necessidades contemporâneas reais da Educação a distância e o exercício dessa modalidade de ensino. Através da pesquisa bibliográfica e da aplicação de questionários a professores participantes do citado projeto foi possível articular os aspectos da implementação de programas de Educação a Distância na formação de professores e sua relação com o paradigma pós-industrial de educação a distância.

Avaliação da qualidade de vida de adolescentes e sua relação com inatividade física e alimentação

A qualidade de vida envolve o bem-estar biopsicossocial do ser humano nas diversas esferas em que este se encontra inserido. A adolescência é uma fase de transição e requer atenção especialmente para se adquirir hábitos que influenciarão toda a vida adulta. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a qualidade de vida e hábitos que podem estar associados ao bem-estar de adolescentes. Trata-se de um estudo transversal no qual foram aplicados questionários de avaliação da atividade física habitual para adolescentes, avaliação de qualidade de vida ( - Pedriatric Quality of Life ), classificação do nível socioeconômico e frequência de consumo alimentar. A amostra final foi composta por 269 alunos com idades entre 10 e 18 anos e em todos os domínios de qualidade de vida apresentaram algum parâmetro significativo, dentre eles sexo, alimentação, uso de eletrônicos e sono. O estudo mostrou-se original no país e pertinente. Foram encontradas correlações entre a qualidade de vida dos adolescentes e todos os hábitos investigados, sugerindo a realização de mais estudos com amostras que permitam a extrapolação dos resultados.

Manual de software e a transferência de informação: proposta de estrutura de informação para o manual no formato impresso e incorporado

Pesquisa sobre a eficiência dos Manuais de Software para Bibliotecas como meio de transferência de informação. Conceitua-se no âmbito da Ciência da Informação e da Comunicação Técnica os elementos que possam influenciar e garantir ao usuário o acesso ao Software. Apresentam-se os requisitos básicos para a construção de Manuais de Software segundo a Norma IEEE 1063 e também o modelo completo proposto por Galvão (2003). Da integração dos dois modelos surgirá o modelo reduzido por nós proposto, que busca atender as necessidades de pequenos desenvolvedores e da comunidade de Software Livre, contemplando o formato impresso e o formato incorporado do Manual. Uma vez consolidado o modelo reduzido, seguimos com o estudo empírico-exploratório onde iremos aplicar a uma amostra dos Manuais de Softwares para Bibliotecas com o objetivo de identificar a presença ou não dos elementos do modelo. Dada a importância da influência dos adventos tecnológicos na transferência de informação, este estudo contempla os dois formatos deste suporte, estabelecendo um comparativo que aponta as tendências e as vantagens de cada formato.

Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial de professores

A presente pesquisa, de natureza, com o aporte teórico-metodológico da psicologia histórico-cultural teve como objetivo investigar a influência de atividades que têm como base a ética e a estética para a ampliação de visão dos estudantes sobre a dimensão humanizadora de sua profissão que vise à docência crítica em um curso de formação inicial de professores. Participaram da pesquisa trinta alunas do quinto semestre do período noturno de um curso de Pedagogia, de uma Faculdade privada, de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Materialidades artísticas mediadoras, em especial a música, foram utilizadas como instrumento psicológico promotor de reflexões críticas. Os dados foram obtidos em quatro situações interventivas, nas quais as participantes produziram desenhos e textos escritos. Foram registradas em Diário de Campo as observações das situações que envolveram o uso das materialidades. A leitura do material produzido e do conteúdo dos Diários de Campo resultou em informações que foram agrupadas em núcleos de significação, possibilitando a aproximação dos sentidos sobre a docência e sobre o trabalho docente, configurados pelas participantes. A pesquisa revelou que a afetividade assume prevalência no modo de conceber a docência pelos futuros professores; que a docência ainda é vista como missão, que acolhe a dor e atenua a exclusão social, além de evidenciar a apropriação do discurso oficial da educação para justificar a importância da educação escolar e da docência.

Ano

2022

Creators

Venancio, Magda Machado Ribeiro

Geração e aplicação do conhecimento para a inovação: contribuições de uma instituição pública de pesquisa e desenvolvimento

Esta pesquisa apresenta um panorama sobre os conceitos relacionados à informação e ao conhecimento, em especial sobre sua agregação aos processos de produção de bens e serviços de natureza inovadora. Apresenta, ainda, um conjunto de reflexões sobre o processo de inovação e suas conexões com o desenvolvimento econômico e social, identificando as principais características dos ambientes mais apropriados para a geração de inovações, bem como as estratégias para estimulálas. Para localizar o tema, aborda-se a questão da globalização, enquanto fenômeno social e econômico que permeia o debate sobre as novas formas de produção, cada vez mais demandantes de geração e agregação de conhecimento a bens e serviços. Nesse contexto, discute-se a influência da rápida evolução das tecnologias da informação e comunicação (TIC) sobre os processos de geração do conhecimento e de produção de bens e serviços, abordando-se os principais requisitos de estímulo ao desenvolvimento sócio-econômico, configurados em políticas públicas apropriadas ao incentivo da atividade produtiva. É apresentado um resumo sobre as estratégias adotadas pelo Estado brasileiro no esforço de promoção do crescimento econômico e do bem-estar social, principalmente a partir da definição de políticas industriais e de ciência e tecnologia. Sobre a questão das políticas públicas, é feita uma breve análise da atual Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior PITCE e de um de seus mecanismos de estímulo à inovação, a recentemente aprovada Lei de Inovação. A coleta de dados é feita numa instituição científica e tecnológica ICT, de natureza pública, atuante na área de tecnologias da informação, criada com o objetivo de converter-se em instrumento do Estado para o apoio à inovação no setor produtor de bens e serviços.

Ano

2022

Creators

Berton, Mônica Aparecida Martinicos de Abreu

Psicomotricidade e formação de professores: uma proposta de atuação

Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores analisa o curso de Pedagogia da Puc-Campinas, tratando do seguinte questionamento: A Psicomotricidade como uma disciplina do curso de Pedagogia, poderá auxiliar o professor da educação Infantil em sua prática pedagógica? Verificou-se por meio de literatura e de entrevistas, que esta ciência é superficialmente abordada no referido curso. A Psicomotricidade tem sido estudada e discutida por vários autores, levando-se em consideração as fases do desenvolvimento da criança e a sua colaboração para o desenvolvimento intelectual das mesmas. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de atuação em Psicomotricidade para a formação do professor, enfatizando sua importância para a Educação Infantil, verificando a aquisição de habilidades motoras, necessárias para um bom desempenho da aprendizagem. Sendo assim, esse trabalho demonstra para os professores a importância da Psicomotricidade e que a falta desta pode afetar o desenvolvimento da leitura e da escrita nas crianças que estão iniciando a vida escolar, ou seja, a Educação Infantil.

Ano

2022

Creators

Ferronatto, Sônia Regina Brizolla

Contribuições de D. W. Winnicott para o campo da nosografia psicanalítica

O objetivo desta dissertação é explicitar as contribuições de D. W. Winnicott para o campo da nosografia psicanalítica, entendendo-se por nosografia a classificação e a descrição das doenças. Inicialmente, a compreensão, caracterização e visualização das diversas manifestações patológicas psíquicas relacionadas ao diagnóstico apresentam-se como ferramenta fundamental para a prática clínica psicoterápica, sendo esta constatação a fundamentação inicial do conteúdo aqui exposto. Para isso, faz-se uma breve revisão histórica sobre os aspectos nosográficos associados à doença mental na psiquiatria (Ellenberger, Ey e Foucault) e na psicanálise (Freud e Klein). No campo da psiquiatria, percebe-se que o agrupamento de sintomas é o acorde principal para a classificação das doenças; enquanto que, na psicanálise de Freud, o mesmo papel é atribuído às dinâmicas das relações objetais no contexto da teoria da sexualidade. Em seguida, são destacadas as principais propostas de Winnicott, na sua reformulação da teoria psicanalítica do desenvolvimento - ou amadurecimento - afetivo. Fundamentando-se em tal teoria, espera-se colocar em destaque as diversas redescrições e acréscimos propostos por Winnicott na compreensão da nosografia psicanalítica. Evidenciam-se, então, dois diferentes momentos: Winnicott comentando e expandindo, a partir de seu corpo teórico, aspectos associados à nosografia psicanalítica tradicional e Winnicott enunciando novos aspectos nosográficos complementares àquela - revelando, deste modo, sua concepção do sofrimento psíquico humano. Dentre os aspectos acrescentados por Winnicott, estão: a integração e a maturação relativas, as distorções na provisão ambiental, o falso-self e suas gradações, o sentir-se vivo e real, as relações de dependência e a consideração de pessoas que foram providas, privadas e/ou deprivadas.

Ano

2022

Creators

Busnardo, João Orlando Mccaffrey

Stress e estilo parental materno no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas