Repositório RCAAP

Modelo para o desenvolvimento de campanhas de comunicação de marca para instituições de ensino superior apoiado pela gestão da informação e inteligência competitiva

Os principais conceitos de Marketing foram desenvolvidos nas últimas décadas do século XX e necessitam de uma revisão frente às novas tecnologias de informação e comunicação. O gestor moderno e processo gerencial também evoluíram para um processo de tomada de decisões cada vez mais complexo e inserido num ambiente de incertezas. O setor de Educação Superior ampliou-se, tornou-se mais competitivo e tende a continuar sua expansão junto a novos públicos e regiões. O perfil do público universitário também se alterou significativamente. A percepção, cada vez maior, da importância da Ciência da Informação e da Inteligência Competitiva e este cenário efervescente exigem novos paradigmas para a criação de marcas fortes e confiáveis no setor educacional. A presente pesquisa faz uma análise crítica do modelo de Sistema de Informação de Marketing, proposto por KOTLER, e propõe o seu desenvolvimento por meio da adoção de ferramentas de Inteligência Competitiva no processo gerencial, transformando-o em Sistema de Inteligência de Marketing, visando à obtenção de vantagens estratégicas e operacionais no processo de criação e desenvolvimento da imagem institucional. Como proposta, para facilitar o entendimento dos conceitos apresentados, propõe-se um modelo de desenvolvimento de campanhas estratégicas de marca para Instituições de Ensino Superior, orientado pela Gestão da Informação e pela Inteligência Competitiva.

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Mello, Wagner José de

O Fenômeno de Ecovilas no Brasil Contemporâneo

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Arruda, Beatriz Martins

Cursinho popular: estudo sobre a trajetória de estudantes das classes trabalhadoras

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as trajetórias de ex-alunos do curso prévestibular Herbert de Souza, situado na cidade de Campinas, (SP), que ingressaram em universidades, buscando identificar: (i) pontos nestas trajetórias que contribuíram para a longevidade escolar destes jovens; (ii) como interpretam e avaliam suas experiências educacionais e escolares e (iii) possíveis contribuições que a instituição possa ter fornecido para seus estudantes interpretarem de forma crítica o sistema escolar brasileiro e se tornarem militantes na luta contra as suas desigualdades. Quanto à metodologia, realizamos pesquisa documental sobre o cursinho e entrevistas semi-estruturadas com 7 ex-alunos do Herbert de Souza. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, os entrevistados não foram escolhidos segundo critérios estatísticos, mas de forma intencional. A busca pelos entrevistados, ou colaboradores, ocorreu, em parte, através do critério de rede, pelo qual os próprios depoentes indicam outros para serem entrevistados, criando uma comunidade de argumentos. As análises qualitativas do material empírico permitem indicar como resultados: (i) a quase total ausência de incentivo dos professores de Ensino Médio para que os colaboradores almejassem cursar o Ensino Superior; (ii) em contrapartida, houve influência dentro e fora do grupo familiar para o prosseguimento dos estudos, sobretudo por atitudes das famílias dos colaboradores que, embora pouco escolarizadas, destacaram para eles o valor da escola; (iii) a trajetória dos colaboradores como uma arena de lutas em que entra em contradição terem sido considerados maus alunos, não gostarem da escola, terem baixo capital cultural e, ao mesmo tempo, terem disposições adequadas para os sacrifícios da escolarização; (iv) o ingresso desses sujeitos na universidade não põem fim a estas lutas, já que o percurso no Ensino Superior permanece marcado por desafios e obstáculos inescapáveis no encontro entre instituições e professores preparados para trabalhar com alunos de classes sociais mais abastadas e os nossos colaboradores, pertencentes às classes populares; (v) evidências de que as atuações militantes dos ex-alunos se deram em decorrência do ingresso e das relações estabelecidas no cursinho; (vi) indícios de que estas atuações militantes não se concretizam nos espaços universitários e (vii) os desafios na constituição de um cursinho voltado para jovens de classes populares e seu duplo objetivo: o preparo para o exame de vestibular e a formação critica; apesar dos esforços da instituição para fomentar interpretações críticas do sistema educacional brasileiro e do vestibular, é difícil inferir qual a efetiva concretização deste processo, de um modo mais amplo. Sendo assim, concluímos que as experiências educacionais no cursinho mostram uma contradição entre a preparação para o vestibular e a formação crítica em relação a este exame e ao sistema educacional brasileiro, de uma forma geral. Esperamos com este trabalho contribuir para um aprofundamento do conhecimento da Educação a partir da trajetória de ex-alunos do Projeto Herbert de Souza, tendo em vista o papel político-pedagógico destes espaços de ensino, que se definem como movimentos sociais para a democratização da educação superior.

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Corrêa, Lajara Janaina Lopes

Projeto político-pedagógico e educação especial: ações, contradições e desafios à inclusão educacional na rede municipal de Campinas/SP

O aluno com deficiência introduziu mudanças na discussão sobre a função social da escola, exigindo assim maior reflexão, organização e planejamento das práticas escolares. A escola por meio de seu Projeto Político-Pedagógico estaria refletindo sobre esse novo contexto? Esta pesquisa analisa qual conceito de educação inclusiva está contido nos Projetos Político-Pedagógicos da SME de Campinas SP, com o objetivo de refletir sobre a construção, desenvolvimento e sua relação com práticas escolares inclusivas. Os autores que fundamentaram este estudo trabalham numa perspectiva crítica (Saviani, Sader, Jannuzzi, Vasconcellos, Veiga). Na metodologia realizamos análise documental de seis Projetos Político-Pedagógicos de escolas de grande, médio e pequeno porte elaborados no ano de 2008 abrangendo cinco regiões administrativas do município de Campinas SP. Relacionamos o total de escolas do município aos seguintes critérios: região administrativa a que pertenciam e total de alunos atendidos em cada uma das escolas. Trabalhamos nesse estudo com o levantamento dos dados como primeiro passo da pesquisa, sendo realizado de duas maneiras: análise dos Projetos Político- Pedagógicos e a análise de diretrizes que compõem sua estruturação. Os elementos que surgiram da leitura dos documentos constituiram-se as unidades de análise da pesquisa, levando-se em consideração os aspectos formal ou técnico e os aspectos políticos dos Projetos Político-Pedagógicos. No tratamento e análise dos dados tevese como principio básico a codificação, interpretação e a inferência sobre as informações contidas nas unidades de análise, desvelando seu conteúdo manifesto e oculto, decifrando em cada unidade o núcleo emergente ao propósito da pesquisa. Expressando-se considerações na discussão dos dados sobre as seguintes unidades de análise dos Projetos Político-Pedagógicos: a) Conceito de educação inclusiva, b) Processo de decisão (autonomia da escola), c) Modelo de Gestão e d) Estrutura Organizacional da escola. Os resultados obtidos apontam no sentido de constatarmos fragmentações e contradições existentes nos Projetos Político- Pedagógicos provocando o distanciamento entre a idéia de educação inclusiva e a prática docente. Esse distanciamento se apresentou em aspectos relacionados à gestão, estrutura e tempo escolar, avaliação e autonomia da escola, apontando um esvaziamento de propostas para o aluno com deficiência.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Padilha, Adriana Cunha

Assentamentos precários em áreas ambientalmente sensíveis: políticas públicas e recuperação urbana e ambiental em Campinas

Ao longo da história do urbanismo brasileiro, observamos a ausência do Estado com medidas mais eficazes para atender à demanda por habitação. Esse fato se perpetuou durante os anos e, somado com os atuais problemas sociais encontrados nas grandes , contribuiu para a degradação ambiental ocasionada por assentamentos irregulares. As Áreas Ambientalmente Sensíveis variam entre de interesse ambiental a áreas de risco. Além da ocupação predatória dos espaços urbanos com intensa urbanização sem planejamento, os assentamentos precários também contribuem com a alteração da vegetação, do solo, recursos hídricos e até na mudança do microclima, tornando-se inclusive risco à saúde e à integridade física e mental da população ali residente. Essas inadequações urbanas devem ser evitadas, e medidas mitigadoras, reparatórias e compensatórias com tecnologias adequadas devem ser adotadas para solucionar os diversos problemas de degradação. Diante de tal situação, é necessário conhecer as políticas públicas, especialmente as habitacionais, voltadas para equacionar os problemas oriundos das ocupações e os programas e técnicas de recuperação urbana e ambiental. A cidade de Campinas, região estudada, tem similaridades com outras regiões do Brasil, com inúmeros assentamentos inclusive em Áreas Ambientalmente Sensíveis, sendo, portanto, um caso representativo.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Oliveira, Giovanna Ortiz de

Bem-estar subjetivo em adultos e idosos

Promover o bem-estar subjetivo é uma das preocupações da ciência psicológica. Com o aumento da longevidade, estudos sobre o envelhecimento se fazem necessários para a compreensão desta parcela da população que está aumentando no mundo todo. Esta pesquisa teve como objetivo investigar os fatores responsáveis pelo bem-estar subjetivo, apontados pela literatura, na visão de participantes que freqüentam e que não freqüentam a universidade para a terceira idade. A amostra foi composta de 92 participantes, divididos em 2 grupos: 54 freqüentavam a universidade para a terceira idade e 38 não, sendo que, destes últimos, 15 pertenciam a um clube sócio-recreativo e 23 a uma Igreja Católica. Em cada grupo foram consideradas duas faixas etárias: (a) de 41 a 60 anos; (b) de 61 a 80 anos e mais. No grupo que freqüentava a universidade para a terceira idade tivemos 96% do sexo feminino, 65% casados e 25% viúvos; 55% terminaram o 1º grau, 53% do lar e 95% eram católicos. Em contrapartida, no grupo que não freqüentava a universidade para a terceira idade 64% eram do sexo feminino e 36% do sexo masculino; 97% casados, não sendo encontrados viúvos; 45% terminaram um curso superior, 35% tinham uma profissão e 90% eram católicos. Foi utilizada uma Escala de bem-estar subjetivo, construída para este estudo, composta de 36 itens que investigam 6 áreas: Satisfação com a vida / Felicidade, Extroversão, Persistência / Estabelecimento de metas, Apoio/Contato Social, Saúde física e Otimismo, além de 3 questões abertas. Através da análise de variância foram encontradas diferenças em relação à área Saúde (favorável à faixa etária mais nova), Satisfação com a vida/Felicidade (favorável ao grupo que não freqüentava a universidade para a terceira idade), nível de escolaridade (escolaridade superior apresentou médias mais altas) e em duas áreas da escala (quando foram comparados os participantes de clube x igreja). Foi encontrada correlação positiva entre todas as áreas investigadas pela escala, no grupo que freqüenta a universidade para a terceira idade. A análise das questões abertas revelou a importância de características pessoais, sociais e familiares no bem-estar subjetivo. A freqüência à universidade para a terceira idade foi apontada como poderoso fator para se dar um novo significado à vida. Outros motivos apontados para freqüentar a universidade: ampliar o contato social e aprender coisas novas. Também foram encontrados dados que sugerem a importância de dois fatores não investigados neste estudo: religião e viuvez. Buscar compreender melhor o bem-estar subjetivo e maneiras de alcançá-lo devem fazer parte dos estudos dedicados à qualidade de vida nos adultos e idosos.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Cruz, Sônia Regina Blasi

Gestão da escola de tempo integral: o caso de uma escola pública de ensino fundamental do município de Americana (SP)

A presente pesquisa teve como objetivo investigar os desafios do processo de gestão de um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) do município de Americana - SP, em seus aspectos administrativos e pedagógicos. Buscou-se reconhecer as especificidades e o diferencial da gestão da escola de tempo integral (ETI) pesquisada e analisar seus elementos facilitadores e dificultadores. Nesta perspectiva, procurou-se identificar as políticas públicas de ampliação da jornada escolar no Brasil, as quais revelaram experiências diversificadas. Os estudos a respeito do tema adquirem relevância no cenário educacional contemporâneo, em que a ampliação da jornada escolar está explicitada na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei Nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Em uma abordagem qualitativa, foram produzidos materiais empíricos, por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora do referido CIEP, após levantamento bibliográfico e revisão de literatura. A pesquisa revelou uma experiência exitosa de ETI no CIEP pesquisado. Quanto aos elementos dificultadores e facilitadores de sua gestão, sobressaem-se os facilitadores, sendo possível perceber diferenciais que implicam a qualidade do processo educativo da escola pesquisada, como a formação acadêmica dos gestores, aliada à experiência na carreira do magistério e ao compromisso político e pedagógico dos mesmos para com a educação pública. Entre as dificuldades apontadas, destaca-se a infraestrutuda do CIEP, principalmemente, em relação ao espaço físico. Os entrevistados apontaram como diferencial, as possibilidades de espaço e tempo para reuniões, em que se estabelecem trocas e construções coletivas. Pretende-se que a pesquisa possa fomentar a ampliação dos espaços de reflexão e debates necessários sobre a escola de tempo integral no Brasil, de modo a contribuir para a definição e redefinição de políticas públicas em educação, potencializando a construção de uma educação com qualidade social.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Dalri, Marisa Xavier Coutrim

Avaliação das perturbações eletromagnéticas radiadas de equipamentos eletrodomésticos na RSSF

Os equipamentos eletrodomésticos não possuem certificação para serem comercializados no Brasil quanto aos aspectos de emissão de perturbação eletromagnética o que pode afetar as funcionalidades dos sistemas de telecomunicações, bem como o avanço de tecnologias, como por exemplo, o IoT (Internet das coisas), sendo a RSSF amplamente utilizada dentro de Iot, devido sua flexibilidade e o baixo custo. Este trabalho avalia os níveis das perturbações eletromagnéticas geradas pelos equipamentos eletrodomésticos e o quanto estas perturbações podem afetar o funcionamento de RSSF. O trabalho foi dividido em 3 etapas e em todas elas foram utilizadas a Câmara Semi-anecóica, sendo a primeira etapa a avaliação das perturbações eletromagnéticas dos equipamentos eletrodomésticos, se atendem aos requisitos normativos utilizados na Europa, em segundo uma caracterização da RSSF, sendo avaliado a RSSI e a PER, e por último o eletrodoméstico com maior nível interferente foi colocado junto a RSSF para avaliação de RSSI e da PER. Os resultados obtidos demonstraram que os equipamentos eletrodomésticos não atendem aos limites normativos e afetam significativamente o funcionamento de um RSSF.

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Morais, Gustavo Iervolino de

Experiências de um grupo de adolescentes com sobrepeso e obesidade: um estudo psicanalítico

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Porta, Letícia Kancelkis

Acessibilidade e gestão urbana na definição de rotas acessíveis: complexidade e conflitos de aplicação

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

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2022-12-06T14:21:30Z

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Brandão, Beatriz Helena Bueno

Lógica de organização territorial Guarani e as sobreposições produzidas pelos processos de urbanização

Esta pesquisa busca demonstrar que a cultura Guarani possui uma lógica de organização territorial que alcança as escalas locais, regionais e macrorregionais. Para isso utiliza o arcabouço teórico do conceito de Paisagem Cultural, que impõem ao território a capacidade de oferecer ao homem os recursos que sustentam uma cultura. Com o objetivo de incorporar novas ideias e realidades, a tese recompõe a história, observando que mesmo antes da chegada do homem europeu os Guaranis já se estabeleciam de forma ordenada, com diversos fundamentos territoriais que permanecem até os dias de hoje. Na análise histórica e cartográfica, é possível constatar que os Guaranis foram historicamente submetidos a sucessivas sobreposições de lógicas territoriais, seja espanhola, jesuíta, pombalina, imperial ou republicana, alterando e impedindo sua organização, impondo novas formas de vida, sempre incompatíveis e intolerantes à sua cultura. Frente a ideias amplamente admitidas, esta pesquisa confirma que os Guaranis tem amplo conhecimento da lógica territorial, da agricultura e não são povos nômades ou migrantes, mas foram historicamente pressionados a encontrar novos territórios, com amplitude e complexidade ambiental apropriada, onde pudessem restabelecer sua organização a fim de recompor a sua cultura. Mesmo na atualidade, as ações de assentamento, integração e assistência social aos Guaranis, continuam a promover o mesmo binômio de sobreposição e migração, pois estão baseados na mesma política de substituição de valores, significados e modos de vida.

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Araújo, Adelita de Souza

Utilização da frequência de 915 MHz para monitoramento e supervisão de isoladores poliméricos classe de tensão de 500 kv

Em um sistema de transmissão de energia elétrica, os isoladores estão diretamente associados ao nível de segurança da rede, na qual sua falha influência em indicadores das concessionárias. Os isoladores poliméricos estão adquirindo com o passar dos anos maior utilização, sendo que possui inúmeras vantagens perante seus concorrentes (vidro e/ou porcelana), entretanto sua vida útil ainda não pode ser determinada. Este trabalho aborda a utilização da frequência livre de 915 MHz para monitoramento e supervisão destes isoladores poliméricos, sendo possível assim fornecer dados sobre a rede bem como indicando a sua vida útil. Foi realizado uma transmissão de dados mediante variações da intensidade do campo elétrico decorrentes do terminal fase do isolador da classe de tensão de 500 kv. A variação da intensidade do campo elétrico foi obtido utilizando anéis anti-corona diferentes, sendo seus valores obtidos através de simulações utilizando os softwares Gmsh e GetDP que utiliza o método dos elementos finitos. Foi possível observar que a frequência central da portadora não teve variação quando o sinal passava pelo campo elétrico, além de ser possível realizar a comunicação entre os nós sensores tendo, na configuração mais crítica, uma perda de pacotes igual a 1,6%. Também foi possível observar que para todos os ensaios realizados ocorreu pequena degradação do sinal durante a transmissão de dados.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Silva, Huederson Aparecido Botura da

Perfil criativo no empreendedorismo social

Os empreendedores sociais desempenham o papel de agentes de mudança, adotando a missão de criar e sustentar o valor social, reconhecendo e buscando incansavelmente novas oportunidades para servir a essa missão, contribuindo com políticas públicas e transformação social tanto em nível local como globalmente, gerando impacto e melhorias na sociedade. Para isso, desenvolvem suas atividades por meio de processos inovadores motivados pela paixão por uma missão social. O objetivo dessa pesquisa foi entender o perfil criativo de empreendedores sociais por meio de três estudos qualitativos e, para sua realização, foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da PUC-Campinas. Inicialmente, foi realizada uma revisão conceitual sobre empreendedorismo, perfil psicológico dos empreendedores e o empreendedorismo social sob o enfoque da Criatividade e Psicologia Positiva. No Estudo 1, 8 juízes identificaram as características psicológicas presentes nos depoimentos dos empreendedores sociais protagonistas do documentário “Quem se Importa” e o resultado subsidiou os estudos posteriores. O Estudo 2 comparou o perfil psicológico de 3 Empreendedores Sociais e 3 Empreendedores de Negócio por meio de entrevista, autorrelato de percepção de criatividade, virtudes e forças de caráter além da identificação dos estilos preferenciais de pensar e criar. O Estudo 3 identificou a percepção das equipes subordinadas acerca da criatividade dos empreendedores. Os resultados corroboraram a teoria de que empreendedores sociais e de negócios possuem as características criativas em diferentes níveis e as diferenças referem-se principalmente no sentido de destino criativo. Na auto avaliação, os empreendedores de negócios apresentaram uma frequência maior de características criativas, virtudes e forças de caráter em relação aos empreendedores sociais. As equipes sociais avaliaram seus empreendedores de forma superior às equipes de negócios. Ambos os grupos relacionam a criatividade à solução de problemas, mas os empreendedores sociais demonstraram maior compreensão e a consideram fundamental nos processos de inovação social necessários para melhorias em nossa sociedade.

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Nader, Silvana Maria

Neofundamentalismo no Brasil: a dominação carismática na Igreja Mundial do Poder de Deus

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

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2022-12-06T14:21:30Z

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Silva, Saulo Inácio da

Vivências de internação de adultos em hospital geral: repensando o cuidado

Este estudo teve a intenção de compreender fenomenologicamente as vivências de internação em uma enfermaria de adultos de um hospital geral. Esta compreensão teve a finalidade de trazer elementos para uma discussão sobre o cuidado prestado a essas pessoas do ponto de vista psicológico, tanto por parte do psicólogo como também de outros profissionais que no hospital lidem com elas. Optou-se pela utilização de uma pesquisa qualitativa do tipo fenomenológico para a compreensão das vivências de hospitalização. Foram participantes da pesquisa quatro adultos, sendo três mulheres e um homem. Eles se encontravam internados na enfermaria de um hospital do interior do Estado de São Paulo. As entrevistas foram realizadas a partir da modalidade não-diretiva ativa e redigidas sob forma de narrativa. A análise fenomenológica das narrativas se constitui dos seguintes passos: leitura de cada narrativa buscando o significado das vivências de hospitalização; construção de uma síntese da vivência da hospitalização para cada participante; elaboração de uma síntese compreensiva da vivência a partir de todas as narrativas. Concluiu-se que: 1)A hospitalização deve ser compreendida enquanto processo, pois os participantes saíram do hospital diferentes do que quando chegaram. 2)As mudanças ocorridas estavam ligadas ao estado de humor, aos sentimentos e aos relacionamentos das pessoas hospitalizadas. 3)A condição psicológica dos participantes interferiu em sua condição física e foi relevante para a qualidade da vivência de internação. 4)Os fatos objetivos, como o longo ou breve tempo de internação, não se mostraram tão importantes para a qualidade subjetiva da internação quanto o significado de sua vivência. 5)Alguns relacionamentos estabelecidos pelos participantes, durante a internação, continham reciprocidade e outros não possuíam este elemento. 6)Os cuidados relacionados a regras e rotinas hospitalares foram recebidos de maneira diferente para cada participante, ou seja, para alguns isso favoreceu o bem-estar ao longo da internação e para outros, isso não aconteceu. A partir daí, foi possível pensar em um cuidado que estivesse atento ao processo da hospitalização e à qualidade subjetiva da internação, com base nas idéias de Carl Rogers e Martin Buber, especialmente sobre as atitudes referentes a esse cuidado.

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Espinha, Tatiana Gomez

Práticas pedagógicas relacionadas aos beneficiários do Programa Bolsa Família: Um estudo em Escolas Municipais de Campinas (SP) situadas em regiões de maior vulnerabilidade social que atingiram o IDEB projetado para 2013

Considerando que existem inúmeras discussões acerca do Programa de transferência de Renda Bolsa Família e de suas condicionalidades, principalmente no que se refere à capacidade de a frequência escolar romper com o chamado ciclo intergeracional da pobreza, esta pesquisa se propõe a analisar se existem ou não práticas pedagógicas adotadas relacionadas especificamente aos beneficiários do Programa Bolsa Família, a partir do ponto de vista da equipe gestora de 4 (quatro) escolas municipais de Campinas – SP, localizadas em regiões de maior vulnerabilidade social de acordo com o mapa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), e que atingiram os índices projetados de avaliação de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no ano de 2013. A pesquisa visou, também, analisar o grau de conhecimento dos gestores das escolas em relação ao Programa Bolsa Família. Como procedimento de pesquisa, utilizamos entrevistas semiestruturadas com seis gestores no intuito de analisar suas concepções e seus conhecimentos em relação ao Programa, assim como identificar as práticas pedagógicas adotadas nestes espaços em que estudam os filhos dos beneficiários do Programa. Como resultados, não identificamos no discurso dos(as) entrevistados(as) práticas voltadas especificamente a este público, porém identificamos outras práticas adotadas nestes espaços e as classificamos quanto a sua amplitude, participação da família, quanto às necessidades atendidas, quanto ao método utilizado e quanto ao público atendido. Percebemos que existem esforços por parte da equipe gestora no que se refere ao envolvimento da família e da comunidade na aprendizagem, assim como um esforço na utilização de métodos a fim de que o conhecimento faça sentido para o aluno, identificamos, também, que os gestores têm um bom conhecimento em relação ao Programa Bolsa Família, principalmente no que se refere à condicionalidade de frequência escolar, mas que não acreditam no potencial dessa condicionalidade para o rompimento com a pobreza em longo prazo.

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Santos, Lineu

Mística Marial, uma releitura da Espiritualidade Mariana de Chaminade em tempos de secularização

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Silva, Zilda Maria da

Análise histórico-evolutiva do ativismo judicial no brasil e no mundo com enfoque na atuação do STF

O presente trabalho objetiva a análise do ativismo judicial a partir da perspectiva histórico evolutiva, desde seu advento até os dias atuais, abordando o seu desenvolvimento em diversos países e as fases resultantes desse processo, com enfoque no Direito e nas Cortes Supremas do Brasil e dos Estados Unidos. Trata-se de fenômeno cada vez mais disseminado no mundo, com presença constante no dia a dia dos doutrinadores – estudiosos de todas as áreas do Direito, já que todas compartilham de um eventual provimento jurisdicional – e dos juristas, fato que instiga o aumento do debate acerca de sua legitimidade e dos efeitos das decisões ativistas provenientes dos Tribunais Superiores sobre a sociedade e sobre as estruturas de poder do Estado. Para tanto, foram compulsadas as literaturas jurídicas estrangeira e nacional, constatando a existência de um extenso estudo apresentado na primeira, ao passo que, na segunda, há uma substancial carência de produção teórica, mormente no que tange à evolução histórica do fenômeno ativista. Nesse aspecto, busca-se a exposição das fases do ativismo judicial no Brasil e nos Estados Unidos, a partir da atuação de seus Tribunais Supremos, vinculação indispensável dada a influência do movimento ativista americano sobre o brasileiro. Ainda será apresentada a conduta do Supremo Tribunal Federal, nos últimos anos, especialmente em face ao enfrentamento da pandemia causada pela Covid-19. Para isso, far-se á um estudo de decisões ativistas em casos concretos, limitado às principais decisões relacionadas à Covid-19, em matéria de direito público, em ADPFs. Não menos importantes, ainda serão expostos o desenvolvimento e a implementação do projeto de autoria do STF, com início em 2005, em meio virtual, intitulado “A Constituição e o Supremo”. Por derradeiro, diante dos possíveis efeitos negativos do ativismo judicial em prática atual no Brasil, foram consultados os trabalhos de alguns autores pós-positivistas, cujas obras, vistas em conjunto, apresentam uma proposta de solução para a falta de linearidade nas decisõesjudiciais. Em suma, a resposta estaria no desenvolvimento de uma metodologia de aplicação da norma, segundo critérios preestabelecidos.

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Ramos, Letícia Ferreira

Psicólogo na escola: avaliação do projeto vôo da águia

Considerando que muito se tem pesquisado e discutido a respeito da intervenção preventiva do Psicólogo Escolar, este trabalho se propõe não apenas a elucidar algumas questões sobre a atuação deste profissional, mas, também, a discutir um projeto de intervenção preventiva que tem como objetivo primordial promover o desenvolvimento saudável dos alunos. O embasamento teórico da pesquisa está delineado com base em quatro eixos de discussão: o primeiro eixo considera alguns aspectos importantes sobre a formação e atuação do psicólogo escolar no Brasil; o segundo traz alguns fundamentos teóricos a respeito do conceito de saúde e prevenção, além de evidenciar o papel da escola na promoção da saúde; o terceiro faz uma breve explanação sobre a Abordagem Ecológica trazendo alguns conceitos básicos; e, por último, são apresentados a história e os objetivos do projeto Vôo da águia: prevenindo problemas sócio-emocionais e promovendo saúde , coordenado pela Profª. Drª Raquel Souza Lobo Guzzo. É importante considerar que esta proposta encontra-se inserida no projeto maior Do risco à Proteção: uma intervenção preventiva na comunidade . Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral avaliar uma proposta de intervenção preventiva em Psicologia no contexto educativo, denominado projeto Vôo da Águia , desenvolvida em uma creche municipal situada na região Leste da cidade de Campinas. O trabalho adota como metodologia a pesquisa qualitativa, tendo, no caso, duas fontes de coletas de dados: os diários de campo da psicóloga e a entrevista semi-estruturada com os educadores da escola. Por meio da coleta destes dados, foi observada uma avaliação positiva deste projeto na visão dos educadores, considerando a importância de um trabalho interdisciplinar quando se busca o desenvolvimento saudável das crianças, além de considerarem importante o trabalho com os pais.

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Costa, Adinete Sousa da