Repositório RCAAP
Grupo de crescimento psicológico na formação sacerdotal: pertinência e possibilidades
Partindo do pressuposto de que o trabalho com grupos de crescimento poderia contribuir para a formação de sacerdotes, esta pesquisa teve como objetivo descrever e compreender o processo de desenvolvimento psicológico e formativo de préseminaristas católicos com a prática do grupo de crescimento. Entende-se por grupo de crescimento um espaço destinado à promoção de desenvolvimento pessoal no qual os participantes podem refletir e discutir sobre questões relacionadas às vivências cotidianas dentro do prisma psicológico. É importante destacar que esta pesquisa teve um enfoque qualitativo e uma fundamentação teórica humanista. Participaram do estudo três grupos de pré-seminaristas católicos durante os anos de 2006, 2007 e 2008. A realização dos grupos inspirou-se nos sete passos propostos por Amatuzzi. Para a coleta de dados, foram utilizadas Versões de Sentido, anotações em diários de campo e um questionário de avaliação do trabalho respondido pelos participantes. A análise de dados foi baseada nos seguintes passos: 1) narrativa descritiva do processo de cada grupo, baseada nas informações dos diários de campo, versões de sentido e questionário de avaliação; 2) busca dos elementos essenciais do vivido em cada relato de grupo no que diz respeito ao desenvolvimento pessoal e formativo; 3) compreensão do sentido do trabalho de grupo de crescimento para o desenvolvimento psicológico dos pré-seminaristas e a contribuição deste trabalho para o processo de formação sacerdotal. O resultado desta pesquisa revelou que o trabalho de grupo de crescimento trouxe contribuições para os participantes no que se refere ao desenvolvimento psicológico e formativo na medida em que este proporcionou novas atribuições de significados a diversas áreas do processo formativo e psicológico. Concluímos que a prática do grupo de crescimento mobilizou os participantes em alguns aspectos tais como: maior contato com suas motivações para entrada no seminário, reflexões sobre suas histórias de vida e as relações destas histórias com a escolha pelo sacerdócio, aprofundamento sobre o significado da vocação religiosa/sacerdotal, busca de novas maneiras de compreender o que significa viver em comunidade e novos mecanismos para lidar com as expectativas e pressões externas em relação à formação, além dos novos significados que foram atribuídos às dificuldades acadêmicas.
2022
Baungart, Thais de Assis Antunes
A Declaração de Significância Cultural como instrumento para a gestão do patrimônio e turismo culturais: o complexo hidrotermal e hoteleiro de Poços de Caldas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Oliveira, Anamaria Canuto Sales de
Práticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa no 2° ano do ensino médio na perspectiva dos alunos
Este trabalho tem como objetivo apresentar as práticas de leitura e escrita propostas por uma professora de língua portuguesa aos alunos do 2° ano do Ensino Médio e as influências de tais práticas na formação destes alunos, no que se refere ao domínio da leitura e da escrita nas diversas situações de uso. Tem como problema de pesquisa a seguinte questão: o que os alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, têm a dizer sobre as práticas de leitura e escrita propostas nas aulas de língua portuguesa e de que maneira elas podem marcar as relações estabelecidas entre esses alunos e a leitura e escrita? Esta investigação se justifica, diante dos resultados insuficientes, no que se refere à competência dos usos da escrita e da leitura por alunos da educação básica, conforme estatísticas nacionais advindas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Para o desenvolvimento da pesquisa, levou-se em conta o papel da escola no processo de ensino-aprendizagem da língua materna. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo observações de dez aulas de língua portuguesa e entrevistas semi-estruturadas com dez alunos de duas salas do 2º ano do Ensino Médio e com a professora, que ministra as aulas em ambas as classes. A partir das falas dos alunos, foram criadas cinco categorias de análise, a fim de discutir a relação com a leitura, a relação com a escrita, as atividades pedagógicas realizadas em sala de aula, a influência da família e as expectativas dos alunos, constituindo o retrato de como os alunos veem a leitura, a escrita e o ensino e como percebem o aprendizado da disciplina de língua portuguesa em sala de aula e em suas vidas. As entrevistas confirmam que as práticas de leitura e escrita na vida dos jovens estão diretamente relacionadas com o uso das novas tecnologias. Da mesma forma, a influência da família e da escola nas relações estabelecidas entre os jovens e a leitura e a escrita é grande. Os dados apontaram também que os estudante entrevistados esperam aprender e consideram importante ter o domínio no uso da escrita e, para isso, valorizam as explicações da professora, mas desejam aulas mais dinâmicas, com uma diversidade de estratégias.
2022
Ribeiro, Roberta Soares
Análise de negócios na oferta do serviço de TV digital via IP (IPTV) no Brasil
O atual cenário brasileiro das telecomunicações se apresenta bastante dinâmico e competitivo, o que requer a adoção de um novo modelo de negócios orientado a serviços convergentes para recompor a receita das operadoras e reconquistar a fidelidade dos clientes. É nesse contexto que o objetivo deste trabalho é o de desenvolver uma metodologia que possa subsidiar as operadoras de telecomunicações no difícil processo de elaboração de estratégias que tornem viável a oferta IPTV. A metodologia utilizada se apóia em uma análise pluralista baseada nos fundamentos propostos no modelo de inovação da economia moderna para nortear a análise de negócios em que são apresentados os aspectos sócio-econômico, tecnológico e político-regulatório. Foi elaborado um roadmap especificamente para organizar de maneira lógica a seqüência da análise com o intuito de tornar o seu desenvolvimento mais coeso. Após a apresentação da metodologia proposta nesse trabalho é encontrada a sua aplicação prática em uma análise de natureza descritiva para estimular o pensamento sistêmico na busca pela compreensão do nível de aceitação da IPTV. O estudo sócio-econômico indica o provável público-alvo desse serviço inovador, bem como define as regiões que devem iniciar a oferta. No estudo tecnológico é apresentado o uso dos cabos tradicionais de cobre combinados às fibras óticas nas redes de acesso. Finalmente o estudo regulatório discorre sobre as fortes restrições que a atual legislação brasileira impõe e que inviabilizam a oferta desse serviço no cenário nacional até que haja uma revisão das leis. A conclusão desse trabalho veio a confirmar que a adoção de uma abordagem pluralista com aspectos sócio-econômico, tecnológico e político-regulatório oferece uma compreensão sistêmica do mercado e da relação de complementaridade entre todos os seus elementos, o que permite embasar de maneira mais contundente o processo de elaboração de novos modelos de negócios.
2022
Brito, Samuel Henrique Bucke
Limites e possibilidades na contribuição para a mudança social: uma avaliação da formação em Psicologia Social Comunitária no Brasil
O objetivo desta pesquisa é o de realizar uma avaliação da psicologia social comunitária (PSC) no Brasil a partir de um olhar sobre seu aspecto da formação. Parte-se da compreensão de que a PSC se apresenta como alternativa à psicologia hegemônica no Brasil e como possibilidade de contribuição para a mudança da sociedade. E que esta é uma das correntes que compõem o movimento de crítica da psicologia na América Latina e no Brasil, oferecendo importantes contribuições na crítica à psicologia hegemônica. A formação graduada em psicologia, especialmente a formação para a pesquisa e intervenção em PSC, é problematizada no sentido de se levantar elementos que contribuam para a análise do panorama geral da psicologia social comunitária no país. A partir da técnica de pesquisa de levantamento, apreenderam-se dados referentes ao quadro geral da formação em psicologia e ao âmbito específico da formação em PSC em uma seleção de instituições que oferecem o curso de psicologia no país. Uma análise qualitativa do tipo análise de conteúdo subsidiou a análise de programas de disciplinas de PSC com o intuito de caracterizar a formação existente no campo. O método de pesquisa foi orientado pelo materialismo histórico e dialético, entendendo que nosso objeto é concreto, historicamente situado e constituído de relações dialéticas entre o particular e o universal, entre as partes e o todo. Os resultados apontaram para algumas considerações: a formação em psicologia, no Brasil, é majoritariamente realizada em instituições privadas de ensino, no sudeste do país. Obedece apenas minimamente às exigências das DCNs, e a presença da PSC nos currículos acontece dentro desse movimento. Mas, a presença da PSC nos currículos de graduação não corresponde a uma mudança na tendência tradicional de formação em psicologia. A PSC existente nos currículos é uma disciplina isolada, sem vínculo com a pesquisa e a prática. O estudo aponta para a necessidade de se estimular o debate acerca da formação em psicologia e em PSC para a análise mais criticamente fundamentada do papel que a PSC tem cumprido na psicologia brasileira.
2022
Baima, Larissa Soares
Em chão urbano, o senhorio é santo: urbanização e aforamento de terras no Bispado do Ribeirão Preto entre o Brasil Império e a Primeira República
A presente pesquisa tem como objetivo investigar o aforamento da terra urbana como mecanismo de urbanização em terras no Bispado de Ribeirão Preto, bem como esclarecer as possíveis interpretações deste regime jurídico, pois ele permitiu construções de realidades distintas de espaços urbanos, como as cidades de Ribeirão Preto, Batatais e Jeriquara. Para tanto, o método analítico interpretativo foi operado por meio da interlocução de fontes primárias, como as cartas ou escrituras de aforamentos, da espacialização desses documentos na cartografia das cidades e de bibliografias que tangenciam o tema. Aforamento, enfiteuse ou emprazamento são sinônimos de um procedimento jurídico que, ao longo do tempo, mostrou-se bastante flexível em relação ao momento histórico, aos interesses e à sua adequação ao meio social. A enfiteuse, de maneira geral, expressa uma propriedade compartilhada entre o senhorio, aquele que detém a posse legal da terra e o enfiteuta ou foreiro, o indivíduo que possui apenas o direito de usufruir o bem, para este estudo a terra urbana, o lote. Nesta pesquisa a presença da Igreja Católica como responsável pelas terras aforadas é marcante. Assim, são senhorios os santos de devoção das localidades e os enfiteutas ou foreiros são aqueles que residem nas terras patrimoniais originais de fundação (patrimônio religioso) das cidades. Esses patrimônios fundiários possibilitaram a construção de templos religiosos, bem como constituíram em chão propriamente dito, necessário para o desenvolvimento urbano. A análise dessa conjuntura indicou que a configuração da terra urbana nas três referidas cidades conferiu ao instituto da enfiteuse três perspectivas ou dimensões diferentes de análises que tornaram possível a construção de três realidades urbanas distintas.
2022
Piccinato Junior, Dirceu
Um estudo de morfologia urbana da cidade de Poços de Caldas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Dias, Luciana Valin Gonçalves
Avaliação da aprendizagem: estudo sobre a produção científica divulgada no periódico Estudos em Avaliação Educacional (1990-2010)
Pesquisas realizadas sobre avaliação na educação básica apontam a revista Estudos em Avaliação Educacional como o periódico que possui maior concentração de artigos na área da Avaliação da educação básica. Buscando contribuir com os esforços em compreender a evolução do campo do conhecimento neste tema, estabeleceu-se como objetivo geral pesquisar e mapear, a partir dos estudos sobre o estado da arte, a produção científica divulgada no periódico Estudos em Avaliação Educacional no período de 1990 a 2010, focada na área da Avaliação da Aprendizagem da educação básica. Pretendeu-se: identificar as contribuições teóricas dos artigos divulgados no periódico para o campo do conhecimento sobre avaliação da aprendizagem; verificar as principais tendências temáticas difundidas no periódico seguindo uma linha histórica; analisar as principais discussões presentes nas publicações; identificar os autores brasileiros, artigos ou livros mais citados nos artigos analisados; verificar o percentual de estudos na área da Avaliação da Aprendizagem na educação básica e no ensino superior; identificar os principais autores que publicam na revista, sua formação e se são bolsistas produtividade; verificar em quais universidades os artigos foram produzidos e quais deles resultaram de teses de doutorado ou dissertações de mestrado. Além disso, objetivou-se identificar as principais tendências temáticas presentes nos 20 anos de existência da revista. A pesquisa caracteriza-se como sendo do tipo estado da arte.
2022
Poltronieri, Heloísa
Contribuição a teoria do espaço, A Dialética das Escalas: Compartimentos Espaciais e suas Abrangências Territoriais
Esta tese parte da seguinte inquirição: para compreender a plenitude do espaço é preciso subdividi-lo em partes? A construção de métodos de análise que considere a ressignificação da Totalidade, passa por um processo técnico-científico com capacidades de questionar a organização do espaço que, consequentemente, provoque reflexões a respeito das relações políticas, sociais e econômicas. Esse âmbito, permite maturar o pensamento formador impulsionando a construção do conhecimento nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, pelas correspondências escalares, às implicações que revelam em territorialidades estáticas as transformações constantes. Tem-se como fundamento do método três princípios: 1) a Integralidade das áreas de conhecimento; 2) a Inseparabilidade dos conteúdos e campos de amplitudes espaciais; 3) a Totalidade do espaço. Assim, se considera que o espaço é um só, mas guarda em sua estrutura, dobras e sub universos que contêm o Todo em unidades de coerência. Questiona-se aqui, se tal compreensão pode se dar a partir da aplicabilidade do método pela dialética entre escalas territoriais e suas inter-relações de abrangência.
2022
Manetti, Claudio
Ensinando psicopatologia: a escrita como espaço de autoria e apropriação criativa do objeto psicopatológico
Com graduandos do Curso de Formação de Psicólogos que cursam a disciplina psicopatologia o objetivo desse estudo foi identificar e discutir as suas representações psíquicas e sócio-culturais do objeto psicopatológico e a vinculação destas com a capacidade de pensar e investigar a apreensão do objeto psicopatológico na construção do conhecimento em psicopatologia. O acesso a essa experiência foi a partir do lugar de docente analisando textos escritos pelos alunos na disciplina psicopatologia no curso de psicologia. Este estudo portanto, caracteriza-se como uma pesquisa documental com pesquisador participante. Os dados foram obtidos através de textos escritos pelos alunos sobre um tema de psicopatologia, baseado em uma experiência direta ou indireta.A partir de um enquadre científico para elaboração de artigo, o aluno desenvolveu o texto num processo de livre escolha do tema, pessoa focalizada, experiência, , abordagem e referências. Foram usados os textos produzidos por um grupo de alunos de três classes diferentes que cursaram a disciplina no ano de 1999, 2000 e 2002. Foram realizadas uma análise descritiva do conjunto de textos e análise de conteúdo de sete textos selecionados aleatoriamente..As análises realizadas seguiram os pressupostos da pesquisa qualitativa , tendo como base conceitual os constructos psicanalíticos. Os resultados apontam que as representações psíquicas e sócio-culturais do aluno diante do objeto psicopatológico influenciam a sua capacidade de pensar desencadeando uma experiência emocional intensa onde a escrita, considerada como um espaço transicional, favoreceu o processo de ensino aprendizagem e revelou que a apreensão do objeto psicopatológico ocorreu em dois níveis: um nível mais superficial caracterizado por uma forma defensiva ou dissociada que privilegiou ou a esfera cognitiva ou a emocional e um nível mais profundo caracterizado por uma forma integrada de construção do conhecimento que aliou a experiência emocional e a esfera cognitiva como forma de aproximação, apreensão e comunicação do objeto psicopatológico. Considerou-se como apropriação criativa esse segundo nível de apreensão.
2022
Fernandes, Marly Aparecida
Fashion law: a relevância da proteção à imagem no mundo da moda
A temática da presente monografia tem como objetivo trazer a proteção do direito à imagem e relacionar com casos da moda, que atualmente atua com grande destaque no mercado. Embora a moda tenha sido muito menosprezada pela sociedade e pelo direito, hoje, temos uma nova área que se dedica mais aos assuntos relacionados a esse âmbito - o Fashion Law. Ante à ausência de regulamentação específica sobre o referido tema no ordenamento jurídico brasileiro, analisaremos os artigos que compõe nosso Código Civil e a Constituição Federal, bem como súmula consolidada do Superior Tribunal de Justiça. Por fim, veremos alguns casos que envolvem a violação do uso da imagem de modelos, no intuito de ver, na prática, acerca de um tema controverso como a moda.
2022
Oliveira, Maria Luísa Aguiar
O papel do fonoaudiólogo junto ao idoso hospitalizado: revisão integrativa de literatura
Com o envelhecimento populacional no Brasil estima-se que em 2050 a população idosa corresponderá a 30% da população brasileira, ao passo que as crianças representarão 14%. O crescimento da população idosa brasileira tem-se mostrado rápido, uma vez que que a taxa de expectativa de vida ao nascer foi apontada em 2016, em 75,72 anos, consequentemente o perfil da população idosa vem se modificando. Objetivo: Caracterizar a atuação do fonoaudiólogo no ambiente hospitalar, especificamente com pacientes idosos, internados em enfermarias ou em unidades de terapia intensiva. Metodologia: Estudo de revisão integrativa de literatura, de caráter qualitativo, analítico descritivo em que foram selecionados e analisados artigos científicos originais, nacionais, publicados na íntegra, entre os anos de 2011 e 2020, que estudaram e avaliaram a atuação fonoaudiológica hospitalar com pacientes idosos. A procura pelos artigos foi feita nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online e na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde, com os descritores Idoso, Hospitalização, Geriatria, Fonoaudiologia e Transtornos de Deglutição. Resultados: Foram selecionados quatro artigos que responderam aos critérios de inclusão. Foi possível perceber predomínio do sexo feminino nas amostras dos estudos selecionados, voltados ao idoso hospitalizado, que receberam cuidados fonoaudiológicos, havendo média de idade de 72,61 anos. Obtiveram-se como principais causas de adoecimento e consequente internação da população estudada as demências de diferentes ordens e os cânceres, sendo a disfagia a queixa de maior prevalência, resultando o motivo da atuação fonoaudiológica junto a estes pacientes. No entanto, não foram encontrados nos artigos propostas de intervenção voltadas a comprometimentos de comunicação. Discussão: Os estudos consideraram como idosas, pessoas a partir de 60 anos (média de 72,61 anos), no entanto àquele período dos estudos a lei que considera idosa a pessoa cuja idade é 65 anos ainda não estava em vigor. Observaram-se como causas principais das demências dos idosos hospitalizados atendidos em fonoaudiologia a Doença de Alzheimer e Doença de Parkinson, ambas as doenças de ordem neurológica que têm dentre outras consequências, a disfagia. Nos estudos encontraram-se atuações da fonoaudiologia com pacientes que se encontravam em vias alternativas de alimentação, para os quais o fonoaudiólogo interveio em avaliação visando a retirada de via alternativa de alimentação ou mesmo decidindo pela colocação da mesma e ainda, avaliando o risco de broncoaspiração. A intervenção fonoaudiológica envolveu ações como modificação de consistências alimentares, técnica de múltiplas deglutições e deglutição com esforço, estimulação sensorial, exercícios oromiofuncionais e técnicas vocais. Conclusão: Os casos mais atendidos pelos fonoaudiólogos no ambiente hospitalar, com os pacientes idosos estão relacionados à disfagia mecânica, neurogênica e/ou mista. Há necessidade de mais estudos que discutam a atuação do fonoaudiólogo junto a idosos hospitalizados principalmente relacionado aos comprometimentos de comunicação, que não foram citados nos estudos.
2022
Borges, Joyce Moura
Relatório de sustentabilidade: proposta de aplicação em uma instituição de ensino superior comunitária à luz da global reporting initiative (GRI)
A sustentabilidade tem se tornado uma importante ferramenta frente à competitividade de mercado. Assim como em todas as áreas, a sustentabilidade também deve ser vista como uma estratégia para as Instituições de Ensino Superior (IES). Daí, então, a relevância dos relatórios de sustentabilidade, os quais divulgam informações sobre os impactos de uma determinada IES no meio ambiente, na economia e na sociedade. Os relatórios dão forma tangível e concreta às questões abstratas, ajudando a compreender e gerir melhor os efeitos do desenvolvimento da sustentabilidade sobre suas atividades e estratégias. Essa nova ideia de integrar informações estratégicas sobre sustentabilidade a outros dados financeiros e materiais representa uma evolução significativa e positiva. O grande impasse é: como dar o pontapé inicial? Como iniciar os relatos de sustentabilidade de uma maneira mais simples e fácil, de forma que as organizações ou IES tenham maior interesse em criar seus respectivos relatórios? Este estudo está ancorado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), considerada como o principal instrumento de comunicação do desempenho ambiental, econômico e social das organizações. Para a GRI, a sustentabilidade só pode ser alcançada por meio de um equilíbrio entre as necessidades ambientais, econômicas e sociais, desde que não comprometa o seu desenvolvimento futuro. O presente trabalho tem o objetivo realizar de um estudo de caso em uma IES Comunitária, sem fins lucrativos, situada no interior do estado de São Paulo, para verificar a possibilidade de elaboração e implantação de um relatório de sustentabilidade, baseado nas diretrizes desenvolvidas pela GRI. Foram elencados indicadores de sustentabilidade voltados às dimensões econômica, social e ambiental da sustentabilidade, divididos em: Fatores extraídos do PDI da Universidade; Fatores adotados pela Universidade que não constam no PDI e Fatores constantes da cartilha GRI - não adotados pela Universidade. Os dados coletados permitem afirmar que as diretrizes de um relatório de sustentabilidade, conforme constam na cartilha GRI, podem ser aplicados na IES estudada, uma vez que são universalmente aplicáveis a empresas de todos os tamanhos, tipos e setores do mercado. Entretanto, para estar em condição de produzir o seu próprio relatório de sustentabilidade, a IES estudada precisa realizar algumas ações, tais como: tomada de decisão para produzir o seu próprio relatório de sustentabilidade; organização das informações relatando as suas ações estratégicas, deliberadas e emergentes, em documentos, conforme já mencionado anteriormente; treinamento de pessoas para organização das informações e produção do relatório; conscientização e mobilização da comunidade acadêmica para o engajamento em ações sustentáveis; publicação do relatório de sustentabilidade; adoção de estratégias para que as ações sustentáveis sejam inseridas e praticadas cada vez mais, tornando-se parte da cultura nos campi da instituição, e; estabelecimento de metas sustentáveis anuais para que, a cada ano, o relatório de sustentabilidade seja ampliado e aprimorado, de acordo com as instruções da cartilha GRI. A elaboração do seu próprio relatório de sustentabilidade permitirá à Universidade estudada auferir benefícios que somam valores positivos, proporcionam o aumento das chances de fidelização junto ao mercado e, também, possibilitam a análise periódica dos dados para comparação de desempenho junto à outras organizações.
2022
Souza, Tadeu Coelho Gonçalves de
A atuação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (1994-2019)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
2022
Felippe, Fábio
As religiões afro-brasileiras: memória, identidade e urbanidade
A presente dissertação apresenta os resultados do trabalho de pesquisa sobre as religiões afro-brasileiras que se fixaram em território urbanizado, ao longo dos anos de crescimento e expansão da malha urbana, na cidade de São Paulo. Dois aspectos são abordados: as condições sociais apresentadas na história das religiões afro-brasileiras no contexto do desenvolvimento da metrópole paulistana e a questão da legitimidade e legalidade das práticas religiosas em solo urbano. A partir desses enfoques, pretende-se com o desenvolvimento da pesquisa colaborar com o debate atual das temáticas sobre preservação do patrimônio material e imaterial, bem como reconhecer os seus aspectos relativos à identidade social, à memória e às noções de pertencimento em ação nos meios urbanos.
2022
Franco, Diego Ferreira Cangussu
Possessão e exorcismo na igreja católica
Esta pesquisa aborda o fenômeno religioso possessão-exorcismo na Igreja Católica. A possessão e o exorcismo são uma realidade presente nas culturas antigas, nas narrativas dos Evangelhos e no catolicismo. Ainda hoje esse fenômeno desperta certo interesse, mesmo que a partir de diferentes perspectivas; haja vista que tal fenômeno encontra-se presente em vários setores da sociedade contemporânea: literatura, cinema, TV, religiões e outros. Temos como objetivo analisar a posição da Igreja Católica no tocante ao fenômeno possessão-exorcismo, suas orientações práticas e as transformações ocorridas nos rituais católicos de exorcismos mediante desafio da modernidade, o que permitiu à Igreja Católica dialogar com a sociedade contemporânea. No primeiro capítulo, procuraremos apresentar como esse fenômeno é apresentado pela cultura, exemplificado no cinema e sob a perspectiva da Igreja Católica. No segundo capítulo, abordaremos especificamente os Rituais Católicos de exorcismos, com objetivo de tomar ciência de suas transformações teológicas e práticas (pastoral) ocorridas ao longo da história. E no terceiro capítulo, nosso objetivo é averiguar a prática da Igreja Católica a partir de documentos do Concílio Vaticano II (1962-1965), que dizem respeito às orientações, instruções e/ou normas em relação ao fenômeno possessão-exorcismo e de entrevistas realizadas com padres exorcistas, bem como sua prudência para que sua prática não seja interpretada como um rito mágico nem caia na espetacularização. Esperamos, assim, apresentar, de maneira interpretativa, a posição da Igreja Católica sobre o fenômeno em questão, colaborar com as reflexões sobre o fenômeno possessão-exorcismo, prestar um serviço àqueles que sentem o desejo de descobrir algo a mais sobre a maneira como a Igreja católica lida com esse fenômeno.
2022
Rossette, Cassio Roberto
Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertações
Esta pesquisa se propõe a analisar a influência da Psicanálise na Educação através de teses e dissertações da área escolar. Com o objetivo de analisar as tendências teóricas dos estudos sobre Psicanálise nas teses e dissertações na biblioteca digital de uma faculdade de Educação, este trabalho procurou caracterizar essas produções e verificar suas tendências teóricas, verificando assim os conceitos psicanalíticos presentes nestas pesquisas. Através da leitura dos resumos de todas as teses e dissertações disponíveis online , os trabalhos foram agrupados em temáticas. A temática relações interpessoais foi o foco desta pesquisa, pois considera-se que a influência da Psicanálise nessa temática seria maior. Os trabalhos desse grupo foram lidos na íntegra e analisados em dois aspectos. Primeiramente foram avaliadas quanto a qualidade da produção através da escala ARR. Depois foram analisados os conceitos psicanalíticos presentes em cada trabalho com base em um dos textos iniciais da Psicanálise. Os resultados demonstraram que os trabalhos se apresentam com muitas deficiências no aspecto qualitativo das produções científicas. E os conceitos psicanalíticos, além de bastante diluídos nos trabalhos da área escolar, apresentam-se de forma superficial e sem a complexidade e aprofundamento de cada conceito. Esses resultados apontam que esses trabalhos da área escolar sofrem uma influência sutil da Psicanálise e que se utilizam de termos dessa teoria de forma superficial e pouco aprofundada, revelando a idéia do senso comum a respeito da Psicanálise que também está presente nesses trabalhos.
2022
Labrunetti, Sylvia Fernandes
A filosofia personalista de Jacques Maritain como fundamento para a crítica das políticas públicas educacionais
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
2022
Pozzebon, Paulo Moacir Godoy
Portfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva
O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar os dilemas inerentes ao processo de implantação do portfólio como instrumento favorecedor de aprendizagem significativa em um curso de Letras de uma instituição particular de Ensino Superior no interior do Estado de São Paulo, e pretende responder à questão: como a utilização do portfólio pode promover prática pedagógica reflexiva na formação de professores de Língua Inglesa em formação. Trata-se de um Estudo de Caso, inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , do Programa de Pósgraduação/ Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Consistiu em reunir um estudo bibliográfico sobre o tema, questionários semi-abertos aplicados a alunos do segundo semestre do curso de Letras, com habilitação em Português e Inglês. A contribuição principal do estudo está na apreensão e descrição de uma inovação na prática avaliativa de alunos do Ensino Superior, possibilitando reflexões e transformações na prática pedagógica de futuros educadores, especialmente no tocante à avaliação.
2022
Torres, Sylvia Carolina Gonçalves
Excesso de peso e esteatose hepática em crianças e adolescentes: variáveis clínicas e dietéticas, motivação para o tratamento e risco psicossocial familiar
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Gomes, Maria Camila Buarraj