Repositório RCAAP
Imaginário coletivo de professores de Ioga brasileiros: um estudo sobre campos psicológicos
O presente trabalho teve como objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de professores de Ioga, por meio da identificação de concepções imaginativas sobre equilíbrio psicológico e da captação dos campos psicológicos não conscientes, a partir dos quais emergem. O material clínico foi produzido no contexto de entrevista individual para a abordagem da pessoalidade coletiva, consolidando-se por meio do uso de dois procedimentos dialógicos: a Narrativa da História de Vida e o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Foram criados/encontrados os seguintes campos: fruição, devoção, ascese e infância feliz. O quadro geral permite concluir que os modos particulares pelos quais são forjadas as concepções imaginativas, articulam tentativas de atendimento a necessidades emocionais pessoais, conhecimento das doutrinas orientais e apropriação de idéias psicanalíticas socialmente circulantes.
2022
Gonçalves, Marília
A midiatização do futebol brasileiro: um estudo comparativo entre o museu do futebol e o memória globo.
Esta pesquisa teve como objetivo compreender o processo de midiatização do futebol brasileiro, bem como estudar como essa midiatização ocorre, por meio das representações desse esporte no Museu do Futebol e na série de webdocumentários sobre as Copas do Mundo, produzida pelo Memória Globo, braço do Grupo Globo, responsável por editar um material de caráter histórico da emissora brasileira. Para tanto, foram estudadas as questões que envolvem os museus contemporâneos e sua nova função social no mundo atual, seguidas pela inserção do Museu do Futebol nessa categoria nova de museus modernos. Também foi estudada a Teoria da Midiatização de Hjarvard (2014), base para as ideias e relações desta pesquisa e como essa Teoria tem aplicações no futebol brasileiro. Ao final, foi realizado o estudo de caso comparativo entre os materiais citados, no qual os resultados obtidos permitem maior compreensão acerca tanto da midiatização do futebol brasileiro, quanto de suas representações nas plataformas utilizadas para este estudo.
2022
Christofoletti, Danilo Fontanetti
Estudo do comportamento mecânico do UHPFRC produzido com fibras de aço e de PVA submetidos a elevadas temperaturas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
2022
Sumitomo, Guilherme de Souza
Geração e aplicação do conhecimento para a inovação: contribuições de uma instituição pública de pesquisa e desenvolvimento
Esta pesquisa apresenta um panorama sobre os conceitos relacionados à informação e ao conhecimento, em especial sobre sua agregação aos processos de produção de bens e serviços de natureza inovadora. Apresenta, ainda, um conjunto de reflexões sobre o processo de inovação e suas conexões com o desenvolvimento econômico e social, identificando as principais características dos ambientes mais apropriados para a geração de inovações, bem como as estratégias para estimulálas. Para localizar o tema, aborda-se a questão da globalização, enquanto fenômeno social e econômico que permeia o debate sobre as novas formas de produção, cada vez mais demandantes de geração e agregação de conhecimento a bens e serviços. Nesse contexto, discute-se a influência da rápida evolução das tecnologias da informação e comunicação (TIC) sobre os processos de geração do conhecimento e de produção de bens e serviços, abordando-se os principais requisitos de estímulo ao desenvolvimento sócio-econômico, configurados em políticas públicas apropriadas ao incentivo da atividade produtiva. É apresentado um resumo sobre as estratégias adotadas pelo Estado brasileiro no esforço de promoção do crescimento econômico e do bem-estar social, principalmente a partir da definição de políticas industriais e de ciência e tecnologia. Sobre a questão das políticas públicas, é feita uma breve análise da atual Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior PITCE e de um de seus mecanismos de estímulo à inovação, a recentemente aprovada Lei de Inovação. A coleta de dados é feita numa instituição científica e tecnológica ICT, de natureza pública, atuante na área de tecnologias da informação, criada com o objetivo de converter-se em instrumento do Estado para o apoio à inovação no setor produtor de bens e serviços.
2022
Berton, Mônica Aparecida Martinicos de Abreu
Desafios, avanços e perspectivas da avaliação da qualidade da Educação Infantil na rede pública municipal de educação de Campinas (SP)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
2022
Christianini, Aline Gasparim
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: impactos nas IES e estratégias de aprimoramento institucional: um estudo a partir da produção científica brasileira (2004-2010)
A presente pesquisa se insere no campo da Avaliação Educacional, especificamente nos estudos sobre avaliação em larga escala, com foco no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Partindo do consenso no âmbito governamental a respeito da importância e da necessidade do aprimoramento contínuo dos programas de avaliação, com o objetivo de aperfeiçoamento das políticas educacionais, pretende-se estudar os impactos do referido exame nos cursos de graduação e as estratégias para a melhoria do desempenho institucional adotadas pelas Instituições de Educação Superior (IES). O ENADE, implantado em 2004, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 e 2007-2010), é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), Lei 10.861, de 14 de abril de 2004. Na medida em que também se concentra na avaliação do desempenho dos estudantes, pode ser considerado equivalente ao Exame Nacional de Cursos (ENC), o chamado Provão , criado durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1994-1997 e 1998-2002), diferenciando-se deste por enquadrar-se em uma visão emancipatória, na medida em que tenta mensurar o valor agregado dos cursos de graduação à formação do aluno, neutralizar o ranqueamento, eliminar as punições a partir do desempenho, entre outras finalidades. Trata-se de uma evidente ruptura com os princípios que sustentam o ENC, baseado numa visão regulatória e voltado para o controle de resultados. Neste trabalho, realizou-se um estudo do tipo Estado da Arte em torno do ENADE tendo como referências as dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas no Brasil, no período de 2004 a 2010, adotando como parâmetros três objetivos específicos: (a) estudar o ENADE no contexto das Avaliações em Larga Escala implantadas no Brasil na área da Educação Superior; (b) mapear a produção científica brasileira, expressa nas dissertações de mestrado e teses de doutorado, produzidas desde a implantação do ENADE; (c) identificar os impactos do ENADE nos cursos de graduação, bem como as estratégias para a melhoria do desempenho institucional adotadas pelas Instituições de Educação Superior. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, essencialmente de cunho bibliográfico, utilizando como referência as técnicas de Análise Documental do Conteúdo coletado.
2022
Molck, Adauto Marin
O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre pessoas com deficiência
O presente trabalho tem como objetivo o estudo do imaginário coletivo de estudantes de Educação Física sobre pessoas com deficiências. Articula-se, metodologicamente, ao redor do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema na abordagem coletiva de uma classe composta de trinta alunos. O material obtido foi psicanaliticamente analisado à luz da Teoria dos Campos. Constatamos que as concepções dos alunos sobre deficiências emergem a partir de dois campos psicológicos não conscientes: deficiência como sofrimento humano e deficiência como problema técnico . A nosso ver, o primeiro campo corresponde à possibilidade de assumir posturas sensíveis e cuidadosas diante da questão da deficiência, enquanto o segundo expressa a ação de estratégias defensivas que visam negar a importância de dimensões afetivo-emocionais ligadas ao sofrimento, tornando a pessoa com deficiência objeto de ações essencialmente técnicas. Este quadro nos permite concluir que o processo de formação de profissionais eticamente capazes de respeitar e valorizar a diversidade humana requer, além da transmissão de conhecimentos específicos, uma atenção especializada, voltada para as ressonâncias afetivo-emocionais que o contato com a questão da deficiência e com pessoas deficientes parece provocar.
2022
Russo, Renata Costa de Toledo
Tendências de grupos colaborativos que estudam matemática no ensino fundamental expressas em teses e dissertações defendidas entre 2001 e 2017
Na perspectiva de construir um panorama geral da área de formação de professores relacionado ao trabalho colaborativo entre os pares, esta pesquisa tem como objetivo As questões investigativas assim estão configuradas: como o trabalho colaborativo é apresentado em pesquisas acadêmicas e como os referenciais teóricos utilizados pelos autores de teses e dissertações qualificam os grupos como colaborativos? Que benefícios para os professores que participam desses grupos são apresentados em tais investigações? O objetivo geral da pesquisa ficou assim configurado: identificar e analisar as tendências das pesquisas acadêmicas brasileiras, defendidas no período compreendido entre 2001 e 2017, que tiveram por foco a formação do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental que ensina matemática num contexto de grupos colaborativos. Por objetivos específicos, elencamos: a) identificar as teses e dissertações do período relativas à formação de professor que acontece em grupos colaborativos; b) descrever peculiaridades dos trabalhos encontrados e apresentar suas principais características com base nos descritores escolhidos; c) explicitar as principais tendências nas produções acadêmicas, evidenciando os grupos colaborativos e de formação de professores; e d) inferir problemáticas ainda não pesquisadas sobre grupos colaborativos, assim como lacunas e perspectivas sobre futuros trabalhos a eles relacionados. Inicialmente, buscamos as teses e dissertações na BDTD, Catálogo da Capes e referenciadas por outros em artigos estudados. De um universo de 1005 trabalhos, encontrados de acordo com nossos objetivos investigativos, selecionamos 113 trabalhos, entre os quais, após leitura exploratória e por critérios de inclusão e exclusão, analisamos cinco textos que versam sobre a colaboração entre pares que estudam o ensino da matemática do Ensino Fundamental. Decidimos, então, pelo mapeamento de teses e dissertações, a produção científica de acordo com o anteriormente indicado. Como resultados sobre a colaboração entre pares nas teses e dissertações, constatamos que resultam de grupos compostos por estudantes de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e professores universitários, que, em geral, realizam reuniões quinzenais dentro de universidades, não vulneráveis a controle externo. Neles ocorrem conflitos, os quais são resolvidos pela mediação, e servem como incentivo para reflexão. Por fim, que as discussões são baseadas no conhecimento da prática. Este trabalho se faz importante para entender como são os grupos colaborativos, indicando possibilidades ainda não (ou a serem) trabalhadas e possíveis direções para futuras pesquisas, como a possibilidade de incentivo, inclusive financeiro, a grupos colaborativos.
2022
Bassani, Luiz Ademir
Medidas coercitivas: a busca para assegurar a efetividade das obrigações de pagar quantia certa
O processo de execução civil está em crise há muito tempo, acarretando a insatisfação daquele que, apesar de dispor de um direito certo, liquido e exigível, acaba por não obter o que lhe é devido, é o famoso “ganha, mas não leva”, em razão das limitações que o juiz-Estado tem a sua disposição no cumprimento das obrigações por quantia. Frente a esse cenário, o legislador inovou autorizando o juiz a utilizar de todas as medidas de efetivação previstas no artigo 139, IV, também nas ações de obrigações por quantia. Contudo, a formulação flexível do dispositivo levanta considerações importantes para o processo de interpretação e aplicabilidade. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo de estudar as possibilidades de aplicação das medidas executivas atípicas nas obrigações monetárias à luz dos princípios da menor onerosidade, efetividade, tipicidade e atipicidade, bem como os critérios doutrinários e jurisprudenciais utilizados nos casos concretos que fizeram uso das medidas atípicas e determinaram a apreensão de passaporte e a suspensão da carteira de motorista de devedores contumaz.
2021
Barberin, Ariely Karla de Oliveira
Arco Metropolitano do Rio de Janeiro: especificidades do capitalismo dependente na constituição de Grandes Projetos Urbanos
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Campos, Gustavo Henrique de Lima
Entendendo o processamento auditivo central: material para professores
O processamento auditivo central refere-se às habilidades auditivas, fundamentais para a compreensão da linguagem e, posteriormente, para a aprendizagem da leitura e escrita. Logo, é de extrema importância que o professor tenha conhecimento sobre o assunto para realizar a conduta adequada com seus alunos. O objetivo do trabalho é criar uma cartilha explicativa para professores e profissionais da educação. Para elaboração do material foi realizada uma pesquisa utilizando as palavras chaves “processamento auditivo central’’, “processamento auditivo central escolares’’, “orientações de processamento auditivo central’’ e “transtorno do processamento auditivo central’’. De acordo, com os critérios de inclusão, sendo: artigos que priorizavam escolares, que possuíam orientações a pais e cuidadores, que discorriam sobre o PAC, TPAC, orientações e processo terapêutico e publicações no idioma português (PT-BR) e inglês. Os critérios de exclusão foram: artigos que incluíssem no tema transtornos, que não estivessem integralmente online e que estivessem duplicados na mesma plataforma ou em outras. Logo, foram selecionados 8 artigos, 2 dissertações e 5 livros do acervo da biblioteca da universidade PUC-Campinas. A cartilha possui linguagem adaptada da técnica científica, foi desenvolvida na plataforma Canva e o material teórico foi disposto de maneira ilustrativa. A mesma possui 26 páginas e o conteúdo está disposto em cinco capítulos, com ilustrações. Ao final, foi enviado a três juízes, para avaliação de coerência. Em relação aos resultados, a cartilha possui capa, contracapa, sumário e o desenvolvimento dos tópicos. O tópico um, explica o sistema auditivo periférico e central, processo e desenvolvimento auditivo infantil. O tópico dois descreve o que é o processamento auditivo central, a função do sistema auditivo, as habilidades auditivas e aquisição das mesmas. O que é o transtorno do processamento auditivo central está exposto no terceiro tópico, as dificuldades diárias dos escolares, sinais comportamentais e o subperfil primário e secundário. Os sinais e sintomas que o escolar apresenta, quando tem diagnóstico de TPAC, resume-se no tópico quatro. Finalizando, no tópico cinco, há sugestões para os pais e educadores de atitudes a serem tomadas. Dessa forma, a cartilha retrata assuntos importantes acerca do transtorno do processamento auditivo central, a fim de esclarecer aos professores o impacto na vida do escolar.
2022
Albuquerque, Isabelle Canevari de Vicente, Larissa de Oliveira
Avaliação da qualidade de vida no município de Campinas/SP: Uma proposta baseada no método de Battelle-Columbus
A alta taxa de crescimento populacional mundial das últimas décadas tem-se concentrado em grandes centros urbanos. Como resultado de tal crescimento observa-se que a ocupação dessas áreas urbanas muitas vezes se dá de forma desordenada e com planejamento inadequado, especialmente no que se refere ao provimento de sistemas de infraestrutura urbana adequados; impondo à população uma baixa qualidade de vida. Assim, com este trabalho, pretendeu-se avaliar a qualidade de vida do município de Campinas adaptando o método de avaliação de impacto ambiental de Battelle Columbus. A determinação de indicadores de qualidade de vida é ferramenta fundamental para direcionar ações públicas na busca da sustentabilidade das áreas urbanas. No desenvolvimento do trabalho foram utilizados indicadores objetivos para obter-se como resultado o panorama relativo a qualidade de vida na cidade. Da aplicação do método escolhido e dos indicadores considerados obteve-se para o município de Campinas uma classificação final considerada Ruim no que se refere a qualidade de vida.
2022
Coelho, João Paulo
Análise comparativa de didáticas museais em São Paulo e Londres
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Matos, Isla Andrade Pereira de
Construção de escala de indicadores socioemocionais em crianças e adolescentes
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Santos, Maristela Volpe dos
Propostas operacionais para ambientes virtualizados no núcleo da rede 5G
A nova geração da telefonia móvel, 5G, propõe uma revolução nas telecomunicações, entre outras coisas, melhor navegação na Internet, melhora em latência, acesso maciço de dispositivos por metro quadrado, alta confiabilidade, segurança da informação e um menor consumo de energia do sistema. A consolidação desta nova tecnologia exige uma mudança radical na infraestrutura dos prestadores de telefonia móvel que pode ser melhor entendida pela descrição da evolução das gerações da telefonia móvel (1G, 2G, 3G e 4G), apresentação da estrutura atual dos provedores de internet móvel, focando no EPC (Envolved Packet Core) até a quarta geração (4G) correlacionando o modelo operacional dos serviços no núcleo (core) de pacotes utilizando arquitetura ATCA (Advanced Telecommunications Computing Architecture). A partir da revisão da literatura este trabalho identifica a necessidade de um novo modelo operacional para o 5G que utilizará de infraestrutura NFV (Network Funcion Virtualization) /SDN (Software Define Network) e normas 3GPP (Third Generation Partnership Project). A proposta visa: Pautar-se nos principais requisitos que as operadoras terão no núcleo (core) da rede para a próxima geração e estabelecer uma divisão de responsabilidade no âmbito operacional.
2022
Vieira, Rafael Fonseca
Satisfação com a vida e das necessidades psicológicas básicas em uma amostra de médicas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Vicentini, Eliana Cristina Chiminazzo
Institucionalização da ciência da informação no Brasil: estudo da convergência entre a produção científica e os marcos regulatórios da área
O presente trabalho tem como objetivo estudar o desenvolvimento e a institucionalização da Ciência da Informação no Brasil, analisando o grau de convergência entre a produção científica - materializada em teses e dissertações - e os marcos regulatórios da área (Documento de Área da CAPES e Grupos Temáticos da ANCIB). A pesquisa insere-se no campo dos estudos sociais da ciência, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória. Seu objeto empírico é constituído de dados referenciais de teses e dissertações da Ciência da Informação, analisados por meio de métodos cientométricos. Foram privilegiados quanto ao referencial teórico, de um lado, as discussões sobre a Ciência da Informação - abarcando sua gênese, evolução e relação com a Biblioteconomia e a Documentação, seus paradigmas, suas conexões interdisciplinares e atuação enquanto ciência pós-moderna; e, de outro lado, os marcos regulatórios da área: documento de área da CAPES e Grupos de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação. Conclui-se, por fim, através da análise das representações gráficas, que as teses e dissertações apresentam convergência parcial com os marcos regulatórios da área e que a Ciência da Informação precisa superar alguns desafios, tais como o de diminuir o elevado número de estudos direcionados para a prática; o de garantir a produção de pesquisas teóricas e conceituais, em detrimento das pesquisas que visam à resolução de problemas concretos e localizados; e o de definir o objeto de estudo da área, evitando-se a dispersão temática existente e, além disso, garantir maior índice de crescimento dos programas de Pós-graduação, principalmente em relação aos cursos de doutorado para, então, garantir sua institucionalização social e cognitiva efetiva.
2022
Eliel, Regiane Alcântara
Autonomia universitária: o que revelam os representantes de instituições públicas e privadas de ensino superior
O presente estudo tem como principal problemática a contextualização da autonomia das universidades em relação aos órgãos superiores, dentro do atual ideário neoliberal. Procuramos conhecer a história da educação superior, investigar os fatores que regem e interferem na autonomia das universidades, analisar como os elementos sociais, políticos e econômicos influenciam e intervêm nessas instituições e por fim, constatar até que ponto as universidades têm autonomia nas suas ações educativas, administrativas e financeiras. A fim de coletar dados da realidade realizamos seis entrevistas com gestores de universidades públicas e privadas do estado de São Paulo. Esses dados foram articulados com nosso referencial teórico para uma análise crítica da problemática. Os resultados mostraram que as universidades ainda não possuem o grau de autonomia desejado pela maioria dos entrevistados e estudiosos da área, mas a luta por uma universidade mais autônoma está viva. A autonomia universitária constitui-se como um processo possível de realização. Esperamos, com o término deste trabalho, contribuir para as discussões em relação ao ensino superior brasileiro.
2022
Previatti, Areta Held
O processo criativo em arte: percepção de artistas visuais
O trabalho visa investigar o processo criativo e sua dinâmica segundo a percepção de artistas visuais. Entrevistamos oito artistas visuais brasileiros renomados, ambos os sexos, faixa etária de 44 a 62 anos, com experiência mínima de 20 anos de carreira consolidada no sistema da arte. Foram realizadas entrevistas livres, filmadas nos ateliês, exposições de arte, galerias ou museus onde estivessem juntos o artista e sua obra, que escolhemos para esta pesquisa. Os resultados demonstram que o artista visual entra no estado de fluir de idéias correntes, mantendo o envolvimento focado na criação artística, organizando o tempo de maneira compatível com a vida pessoal, intrinsecamente motivado pelo tema da obra e pela pesquisa da forma. Foi observado que o caderno de anotações do artista é um elemento facilitador no processo criativo, contribuindo para o insight, tanto na percepção de imagens como no registro de acasos, escolha de materiais, técnicas e parcerias de trabalho. Quanto ao sistema da arte, foi afirmado que o artista trabalha ampliando os horizontes da cultura, porém a despeito da crítica. Conclui-se que o processo criativo é animado por aspectos perceptuais e afetivos que por sua vez influenciam na criação em diferentes intensidades.
2022
Mello, Regina Lara Silveira
Resistência e Luta pela Moradia no Centro de São Paulo: Frente de Luta por Moradia e a Ocupação São João
O presente estudo busca levantar questões referentes ao direto à moradia observando a atuação dos movimentos sociais em especial na região central da cidade de São Paulo (distrito da república) considerando seu impacto no território e na sociedade. A condição de vulnerabilidade na moradia está presente tanto nas áreas centrais como nas bordas periféricas urbanas, entretanto, os programas habitacionais carecem de distinção segundo a localização, pois muitas vezes não considera que se trata de contextos distintos com necessidades específicas. Até mesmo os movimentos sociais experientes que lutam pelo direito à moradia ainda experimentam formas de lidar com a questão da centralidade e a resistência tem sido a principal instrumento para a garantia de direitos e fomentar a discussão com os diferentes atores (sociedade, mercado, Estado) que produzem o espaço urbano. A pesquisa investiga como a moradia da população de baixa renda e suas dinâmicas em áreas centrais é entendida, gerida, aceita e até combatida pela sociedade, pelo mercado e pelo Estado e quais ferramentas institucionais os movimentos possuem para a manutenção da garantia de direitos. Toma-se como objeto da pesquisa as ocupações de edificações ociosas no centro de São Paulo em especial a “Ocupação São João” e a atuação da Frente de Luta por Moradia – a FLM – inseridas no território do distrito da república.
2022
Nicésio, Lucas Alves de Lima