Repositório RCAAP

Criptografia por ofuscamento de sinais em camada física

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

Ano

2022

Creators

Tafas Júnior, Ricardo Fialho

Inclusão de pessoas com deficiência (PCD) em empresas: uma leitura das práticas de inclusão a partir das considerações finais do comitê sobre os direitos da pessoa com deficiência da ONU sobre o Brasil

O trabalho versa sobre inclusão das pessoas com deficiência (PcDs) em empresas com base nas considerações feitas pelo Comitê sobre os Direitos das PcDs da ONU ao Estado brasileiro em 2015. O Comitê foi criado pelo Protocolo Facultativo da Convenção Internacional sobre os Direitos das PcDs da ONU de 2007, sendo estes os instrumentos internacionais de direitos humanos internalizados com status de emenda constitucional, em 2009. A Convenção rompeu com o modelo médico de deficiência, ao incorporar a abordagem social da deficiência sobre os direitos humanos, atribuindo à sociedade a corresponsabilidade pela criação de barreiras à inclusão destas pessoas (tais como atitudinais, arquitetônicas, tecnológicas, etc.). O trabalho aborda a construção do Comitê sobre um “modelo de deficiência da Convenção”, diferenciando-o do modelo social e modelo médico. Teve dois objetivos gerais: analisar a construção deste modelo e sua vinculatividade ao Estado brasileiro e empresas; segundo, tecer sobre o cumprimento da Convenção e das considerações finais do Comitê por ambos. O tema foi desenvolvido com fundamento teórico na teoria tripartite de reconhecimento de Axel Honneth) tendo como ponto focal o reconhecimento na esfera do direito pela sua ligação à construção de direitos humanos e, de forma complementar, a teoria sobre estigma social de Erving Goffman. Considerou a hipótese de que o Estado brasileiro já teria promovido o reconhecimento da esfera do direito das PcDs sob o novo modelo de deficiência, quando da internalização da Convenção e do Protocolo Facultativo como emendas constitucionais e, por consequência, que o Estado brasileiro e as empresas estariam promovendo a adequação a este modelo à luz das considerações do Comitê. Traz o histórico dos dados monitorados pelo Estado brasileiro entre 2009 a 2019 do sistema de cotas de ingresso mercado formal de trabalho e do número de PcDs beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (concedido à PcDs sem emprego formal e com baixa renda) para analisar a eficácia da Convenção e das considerações finais do Comitê no Brasil método usado foi o de levantamento bibliográfico-documental pautado na literatura, em diversos documentos da ONU relacionados à Convenção e ao Comitê (e de outros organismos e órgãos internacionais especificados), e nos documentos do Estado-brasileiro relacionados ao monitoramento das cotas de ingresso de PcDs e BPC. Considerou a literatura jurídica e, para trazer a aplicação social da pesquisa, dialoga com pesquisas de áreas afins (Ciências Sociais, Históriae Psicologia) em especial pesquisas empíricas sobre fatores de inclusão-exclusão de PcDs. Como resultados, de um lado, ficou confirmado que a Convenção e as considerações finais do Comitê têm vinculatividade (aptidão formal de obrigatoriedade) direta tanto para o Estado brasileiro quanto às empresas, o que indica um reconhecimento [formal] das PcDs na esfera do direito. No entanto, de outro, a pesquisa conclui que o Estado-brasileiro e as empresas não têm levado a sério a concretização de inclusão de PcDs pautada na abordagem social conferida pela Convenção, tampouco conhecem e executam as considerações finais do Comitê aplicáveis à inclusão de PcDs em empresas.

Ano

2022

Creators

Sak, Laís Teixeira Barbosa

Trajetória de Vida e de Trabalho e Adaptabilidade de Carreira

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Do vôo preciso: considerando o imaginário coletivo de adolescentes

O presente trabalho, que teve como objetivo a investigação do imaginário coletivo de jovens interioranos acerca da fase de vida em que se encontram e da saída da casa paterna, organiza-se sob a forma de apresentação de uma narrativa sobre um acontecer clínico, a partir do qual foi elaborada reflexão teórico-clínica de base psicanalítica. Focaliza, como acontecer clínico, uma consulta terapêutica coletiva, realizada com seis jovens, com idade variando entre quinze e vinte e um anos, durante a qual foi usado o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. A abordagem da narrativa, produzida a partir do método psicanalítico, permitiu a captação dos seguintes campos psicológico-vivenciais inconscientes, a partir dos quais se organizam as produções subjetivas de sentido: fusões e confusões , um mundo paralelo , visão negativa do futuro e as escolhas . Em seu conjunto, tais campos apontam para a presença de um sofrimento atual, específico da adolescência, em nosso meio, o que indica a necessidade de medidas psicoprofiláticas e interventivas que possam contribuir para a entrada do jovem em um processo de reapropriação de seu destino e conquista de autonomia. Desde a perspectiva aqui adotada, pode-se afirmar que o adolescente estará tanto mais saudável quanto mais se sentir vivo, real e capaz de uma escolha do próprio caminho, configurada pela gestualidade espontânea e transformadora do próprio mundo.

Ano

2022

Creators

Barreto, Maria Auxiliadora Motta

Retecendo voz e vez: o papel das assembleias de classe na mediação e na resolução de conflitos

Esse estudo consistiu em compreender o papel das assembleias de classe no âmbito escolar. Para tanto, um de nossos objetivos específicos foi o de investigar de que maneira Escolas Municipais de Ensino Fundamental I de Campinas/SP (EMEFs) realizavam a mediação de conflitos no contexto escolar. Dessa forma, por meio de investigação empírica, refletimos sobre a pergunta: como as assembleias de classe se constituem em EMEFs de Campinas/SP e em que medida podem favorecer a compreensão da ética no espaço escolar? Para essa discussão, nos fundamentamos nos pressupostos teóricos de Edgar Morin, no sentido de compreender seu conceito de ética complexa e perceber as conexões entre essa temática e as assembleias de classe. Além disso, refletimos de que maneira o desenvolvimento da ética complexa pode interferir na formação de crianças e de jovens, considerando a realidade de algumas escolas municipais de Campinas/SP. Do ponto de vista metodológico, selecionamos, pelo critério do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais do ensino fundamental, duas EMEFs de cada região de Campinas/SP: a de maior e a de menor Ideb das regiões sudoeste, sul, leste, noroeste e norte formando, portanto, um grupo com dez escolas participantes da pesquisa. Para a produção de dados, optamos pela entrevista semiestruturada a fim de ouvir cada participante no tocante às suas concepções sobre as temáticas: conflito e sua mediação, ética, relações humanas e assembleias de classe. Com isso, entramos em contato com o ponto de vista de educadores envolvidos com turmas de quinto ano, orientadores pedagógicos e diretores das unidades educacionais. Nas escolas em que havia um trabalho sistematizado com assembleias de classe fizemos também a observação dessa prática pedagógica, no sentido de perceber o que existe de peculiar em cada espaço escolar e compreender a maneira com que os assuntos e os conflitos discutidos nas assembleias eram desenvolvidos entre os estudantes e os educadores. As entrevistas e as observações foram fundamentais para a pesquisa pois, em se tratando de um estudo que descreve um fenômeno educacional, os sujeitos são únicos e singulares e, a fala e as atitudes de cada um trazem sua individualidade e apreensão daquela realidade. De maneira geral, percebemos que, em todas as assembleias de classe emergem pautas de interesse dos estudantes que, muitas vezes, configuram-se em suas curiosidades. Do nosso ponto de vista, as educadoras deveriam investir mais no aprofundamento dessas temáticas e buscar as inter-relações entre as disciplinas no sentido de minimizar a fragmentação do conhecimento – apontada por Morin (2002, 2009, 2013) – fomentar a compreensão dos problemas fundamentais e globais e ensinar a viver, reencantando o conhecimento. Por meio desse estudo, podemos considerar que a assembleia de classe é uma prática pedagógica que possui um imenso potencial para favorecer a compreensão da ética complexa, pela perspectiva de Morin (2017), se houver uma organização pedagógica que favoreça a prática de reflexões e de exercícios de autoconhecimento, assim como a aproximação com a literatura, no sentido de compreender as atitudes provenientes da condição humana.

Evidências de validade de uma bateria para avaliação das altas habilidades/superdotação

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

Ano

2022

Creators

Ribeiro, Walquiria de Jesus

Caracterização de encarcerados de uma unidade prisional

A pesquisa exploratória de tipo documental caracteriza encarcerados de Unidade Prisional, a partir da análise de registros de 308 roteiros de inclusão, relativos ao ano de 2.000. Compreendem dados: pessoais, de escolaridade, trabalho, família, vida conjugal, situação sócio-econômica, saúde, dinâmica afetivo-emocional, uso de drogas, bebida, vida carcerária, autocrítica e situação processual. A aplicação do roteiro foi por estagiários e técnicos, através de entrevistas individuais. A caracterização dos encarcerados, divididos em presos provisórios e condenados, englobou análise quantitativa e qualitativa. A quantitativa envolveu três etapas: estudo das diferenças entre os grupos para cada variável independentemente através do Teste Qui quadrado; associação entre pares de variáveis através do Teste Qui quadrado e Razão de Chances; tipificação de perfis através da Análise de Correspondência Múltipla e Análise Fatorial. A análise qualitativa interpretou palavras registradas nos Roteiros. Os resultados indicam uma população em que prevalecem: jovens (18 a 21 anos), brancos, paulistas, solteiros, católicos, com primeiro grau incompleto, trabalhadores urbanos não qualificados, que começaram a trabalhar antes de 15 anos e trabalhavam na ocasião do delito. Foram criados pelos pais, que não usam bebida alcoólica, sendo a mãe a pessoa mais importante no passado, experimentam dificuldade financeira desde a infância, a pior lembrança da infância foi agressão física, acidente ou doença, o maior defeito apontado foi alguma característica negativa, pensam do passado e do presente de forma negativa, mas no futuro como melhor, já usaram drogas ilícitas combinadas, não foram submetidos a teste de HIV, cometeram o primeiro delito após os 18 anos, não passaram por Instituição de Menores, não utilizavam droga ao cometerem o delito e foram enquadrados principalmente em crime contra o patrimônio.

Ano

2022

Creators

Santos, Maria de Fatima Franco dos

Trabalho e juventude: psicologia escolar na escola pública

A raríssima presença do psicólogo escolar na rede brasileira de ensino pública, possivelmente apresenta lacunas, como a falta de um trabalho, no âmbito da orientação profissional, que considere a discussão da díade escola e trabalho como categorias relevantes da vida material em uma sociedade dividida em classes. Ao suscitar essa carência, buscou-se conhecer melhor essas duas categorias. Para tanto, defende-se a tese de que a Psicologia não está inserida no cotidiano da escola, portanto, essa ciência não está envolvida com a juventude de classe popular. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo analisar concepções de jovens de classe popular, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Fundamental, sobre a articulação entre escola e trabalho como elemento fundamental da vida humana. O percurso metodológico baseou-se na modalidade qualitativa, à luz do método Materialista Histórico e Dialético; a pesquisa orientou-se por procedimentos éticos, por um roteiro de entrevista composto de quatro dimensões: Pessoal; Escolar; Trabalho; e Expectativas de Futuro, e por informações que foram registradas nos diários de campo. A fundamentação teórica foi construída em quatro eixos estruturantes: 1) A vida cotidiana e o trabalho no Capitalismo contemporâneo; 2) Educação e Trabalho; 3) Juventude e Classe Social; e 4) Psicologia Escolar e Trabalho. Os dados foram dispostos a partir das quatro dimensões que subsidiaram o encaminhamento da investigação e orientaram as análises. Os resultados mostraram que muitos jovens trabalham, embora em condições salariais precárias; eles reconheceram a escolaridade como instrumento que possibilita a ascensão pessoal, profissional e social muitos verbalizaram a vontade de cursar o ensino superior. Os resultados também sugerem a importância da atuação do psicólogo no ambiente escolar, de forma integral, especialmente, em programas educacionais, cujos participantes apresentam vulnerabilidades referentes à sua trajetória de vida em âmbito histórico, econômico e social.

Ano

2022

Creators

Silva, Maria áurea Pereira

Inventário de estilos de temperamento de adultos: evidências de validade

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Ano

2022

Creators

Porto, Larissa A. Alexandrino de Azevedo

Identificação de talentos criativos e intelectuais por testes psicológicos e percepção de professores

O processo deidentificacao do talento/superdotacao com vistas ao atendimento educacional exigeconhecimento e recursos apropriados. Tem sido cada vez maior a demanda por professores capacitados e instrumentos validos de medida a fim de diminuir os obstaculos que impedem a identificacao do talento. Diante deste contexto, este estudo objetivou identificar talentos criativos e intelectuais na sala de aula a partir de tres instrumentos: Bateria de Avaliacao da Inteligencia e Criatividade forma Infantil (BAICI), em processo de validacao; Teste Nao Verbal de Raciocinio Infantil (TNVRI), ja validado no Brasil; e a percepcao dos professores obtida a partir da escala intitulada Identificacao de Talentos pelo Professor (ITP). Quatro Estudos foram propostos: 1. Elaboracao da escala Identificacao de Talentos pelo professor; 2. Identificacao de talentos intelectuais e criativos pelo professor; 3. Identificacao de talentos criativos e intelectuais por testes psicologicos; e finalmente,4. Evidencias de validade por forma de criterio externo entre BAICI e TNVRI, e entre BAICI e ITP. A amostra do estudo foi composta por quatro juizes avaliadores, 10 professorese 120 estudantes do 4.o e 5.o anos do Ensino Fundamentalde duas escolas particulares da regiao metropolitana de Campinas SP. A idade dos participantes variou dos 9 aos 10 anos dos quais 62 eram do genero feminino e 58masculino. Os resultados referentes a cada estudo foram os seguintes: 1. O Coeficiente de Validade do Conteudo (CVC) do instrumento ITP foi de 0,82, considerado positivo. 2. Oprofessor parece perceber mais o talento feminino pelas medias mais altasem todas as areas. No entanto, a hipotese de igualdade de genero deve ser rejeitada apenas para a subescala Memoria no ITP. 3. O genero nao se mostrou significativo em nenhum subteste da BAICI, incluindo as habilidades criativas verbais e figurais. O mesmo foi verificado com o TNVRI reforcando a hipotese de nao existencia de diferenca cognitiva significativa entre os generos. 4. Houve diversas correlacao entre os subtestes da BAICI. A mais alta delas foi entre o subteste memoria visual e indice cognitivo total. Quanto as evidencias de validade por forma de criterio externo entre BAICI e TNVRI, percebeu-se haver correlacao significativa somente entre o subteste rapidez de raciocinio. Os valores de alfa de Cronbach foram 0,83 e 0,75 para o ITP e BAICI, demonstrando a precisao dos resultados encontrados. Atraves de uma analise qualitativa/comparativa foram identificados estudantes que pontuaram acima da media nos instrumentos psicologicos, porem nao identificados por seus professores. Conclui-se que a educacao deve atentar para a capacitacao de professores a fim de que estes conhecam as diferentes habilidades presentes na sala de aulas e promovam acoes dirigidas para seu desenvolvimento a partir de procedimentos variados e combinados.

Análise da experiência de categorização ou classificação das escolas por cores da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (2000-2001)

Por meio da presente dissertação apresentamos os resultados da pesquisa sobre a iniciativa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo que, utilizando-se dos resultados do desempenho escolar no SARESP e dados da evasão escolar, categorizava ou classificava as escolas nas cores azul, verde, amarelo, laranja ou vermelho, com vistas a compreender a trajetória, o funcionamento e as reações desencadeadas por essa iniciativa governamental no cenário educacional. Para atingir os objetivos propostos, realizamos pesquisa bibliográfica e estabelecemos o estado da questão na literatura acadêmico-científica referente a categorização ou classificação das escolas por cores, pesquisa empírica com vistas a compreender o funcionamento, a implementação e a extinção dessa iniciativa à luz das percepções dos diretores de escola e de gestores das diretorias regionais de ensino e, por fim, pesquisa documental, para estudar a repercussão da implementação a partir das notícias veiculadas na grande imprensa, na imprensa sindical e em informações constantes de processos judiciais instaurados contra a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A pesquisa apontou que na literatura acadêmico-científica, na grande imprensa e nos meios legais há uma tendência de se valorizar as premiações recebidas pelas escolas que obtiveram alto desempenho no SARESP, com predominância de discursos com viés negativo sobre a classificação das escolas por cores, focados na resistência do sindicato dos professores e na insatisfação de professores com a lógica neoliberal que estaria presente nas políticas governamentais do PSDB, havendo reduzida ênfase em aspectos positivos relacionados às ações da secretaria estadual de educação. Os diretores de escola e gestores das diretorias regionais de ensino apontaram diversos pontos positivos relacionados à categorização ou classificação das escolas por cores, como por exemplo, a motivação das equipes escolares que desejavam melhorar seus resultados, a reflexão da prática pedagógica diante dos resultados obtidos, os investimentos da secretaria em cursos de capacitação, as verbas para as escolas com baixo desempenho, a simplicidade do indicador de qualidade e o fato de que os resultados da classificação das escolas tiraram os professores de uma zona de conforto. Entretanto, os pontos negativos, como por exemplo a estigmatização das equipes escolares com o rótulo de ruins que as escolas de baixo desempenho ficaram motivavam pais a transferir seus filhos para escolas com melhor desempenho, e, ainda, a falta de clareza quanto aos critérios utilizados na classificação das escolas, acentuaram a insatisfação e o desconforto de muitos professores com as ações que subsidiavam a categorização ou classificação das escolas por cores e elevaram o nível de tensão entre os professores e a secretaria estadual de educação, pressionando o governo estadual a extinguir a iniciativa no ano de 2002, logo após a sua implementação.

Ano

2022

Creators

Martins, Geisa Peral Gimenes

AIDS na escola: os contextos e as representações sociais de estudantes de ensino médio

Este estudo objetivou explorar as contextualizações e Representações Sociais de adolescentes do Ensino Médio sobre a AIDS e Programas de Prevenção à AIDS nas Escolas. Foram sujeitos 440 alunos de 1ª e 3ª séries do Ensino Médio de 10 Municípios do Estado de São Paulo. Utilizou-se de questionário com questões abertas e fechadas com dimensões do contexto familiar e social, situação de risco e Representações Sociais sobre a AIDS e Programas de Prevenção à AIDS nas Escolas. As respostas foram analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo. Nos resultados das percepções dos adolescentes, alunos desfrutam maiores liberdades no lazer, rotina de trabalho e estudos, relações com amigos, disponibilidade de dinheiro, consumo de álcool e experiências sexuais que alunas. Todos apresentaram poucas preocupações com a AIDS, admitem ter relações sexuais sem compromissos, 31% indicaram ter tido relações sexuais, alunas apresentaram mais atividade sexual que os alunos, 58% indicaram ter usado camisinha com maiores rejeições entre as alunas. Alunas da 1ª indicaram maior precocidade no início da vida sexual e consumo álcool. Nas Representações Sociais sobre AIDS, destacam-se aspectos biológicos medicalizados com baixas referências à prevenção, distorções nos conhecimentos sobre transmissão e prevenção. A 3ª série manifestou maiores insatisfações e falta de interatividade nos Programas de Prevenção. Os adolescentes reproduzem as Representações Sociais de Professores sobre AIDS via atividades de prevenção nas escolas.

Criatividade figural: proposta de um instrumento de avaliação

A criatividade é um fenômeno multidimensional, cada vez mais valorizado como forma de promover o desenvolvimento completo do indivíduo. Considerando o desenho como uma das formas de expressão da criatividade, o objetivo deste estudo foi a criação de um instrumento de avaliação da criatividade figural e a determinação da sua validade e precisão. A amostra foi composta por 120 crianças, 60M e 60F, de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de São Paulo. Os instrumentos foram dois testes de criatividade figural: Pensando Criativamente com Figuras de Torrance, validado e padronizado para a população brasileira por Wechsler (2002) e Teste Brasileiro de Criatividade Figural, criado como resultado deste estudo, compostos por três atividades que devem ser respondidas sob a forma de desenhos a partir de estímulos propostos, permitindo avaliar os indicadores da criatividade (Fluência, Flexibilidade, Elaboração, Originalidade, Expressão de Emoção, Movimento, Fantasia, Perspectiva Incomum, Perspectiva Interna, Uso de Contexto, Extensão de Limites, Títulos Expressivos, Índice Criativo Figural I (soma das quatro primeiras características, consideradas cognitivas) e Índice Criativo Figural II (soma de todas as características, englobando cognitivas e afetivas), corrigidas de acordo com o manual de Wechsler (2002), com exceção da categoria Originalidade, pela necessidade de quantificação baseada na amostra estudada. Ao se comparar os resultados por meio da validade simultânea, pela Correlação de Pearson, encontrou-se relações variando de 0,81 a 0,94 para todas as características criativas avaliadas, e entre 0,84 e 0,99 de precisão, por meio do teste e reteste. A Análise Univariada da Variância demonstrou que existem efeitos de sexo (F=10,02; p<=0,00), série (F=7,07; p<=0,00) e da interação destas duas variáveis (F=5,55; p<=0,00) no desempenho dos participantes, demonstrando a necessidade de se apresentar, em estudos futuros, normas de interpretação específicas por sexo e nível de escolaridade.

Ano

2022

Creators

Nakano, Tatiana de Cássia

Psicólogos escolares e professores: a parceria como mediação de práticas educativas críticas

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Ano

2022

Creators

Oliveira, Beatriz Cristina de

Planejamento urbano e planos diretores de Votuporanga: atores, arenas e processos na construção de um modelo de gestão participativa

Este trabalho busca fazer uma análise dos planos diretores elaborados para o município de Votuporanga nos anos de 1971, 1995 e 2006 e os processos sociais, políticos e econômicos de cada um desses períodos, estabelecendo as bases sobre as quais cada um dos planos foi elaborado. Também é objeto deste estudo analisar os processos de participação popular seja em âmbito mais geral, considerando os movimentos populares e as condições políticas em nível nacional, seja em âmbito local, considerando os processos de abertura para participação da sociedade civil organizada no planejamento e gestão da cidade. Apresenta-se como quadro referencial o desenvolvimento do processo político e econômico especialmente na segunda metade do século XX, como necessário à compreensão dos modelos institucionais e do processo político local estudado. Estão presentes também nesta pesquisa, outros aspectos como a evolução e expansão do tecido urbano, as disputas pelo território e a utilização dos instrumentos de regulação urbana, propostos pelo Estatuto da Cidade, presentes ou não na Lei do Plano Diretor. Por fim, ressalta alguns pontos relacionados à implementação de um modelo participativo de planejamento e gestão das cidades em decorrência do envolvimento ou não do poder público e da sociedade, na busca de uma nova conduta que abra a perspectiva do diálogo entre os diversos atores sociais e as forças políticas locais.

Atenção psicológica à criança em um serviço universitário: um estudo sobre o Projeto Ciranda

Esta pesquisa objetiva analisar o projeto Ciranda, desenvolvido em um Serviço Universitário de Psicologia, como uma modalidade diferenciada de atenção psicológica, sob a perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa desenvolvida pelo psicólogo norte americano Carl R. Rogers. Trata-se de um projeto que disponibiliza atenção intensiva a crianças e adolescentes de 8 a 12 anos que apresentam problemas complexos de ordem emocional, cognitiva e/ou estão em situação de risco social, integrando práticas de caráter psicossocial. A pesquisa caracteriza-se como sendo qualitativa, de natureza fenomenológica e de caráter exploratório, tendo sido desenvolvida em três fases: inicialmente, a pesquisadora participou de algumas reuniões semanais da equipe responsável pelo Ciranda; posteriormente, realizou um encontro no contexto de sala de aula com integrantes de um dos grupos de supervisão de estágio que esteve envolvido com os atendimentos; finalmente, foram realizadas entrevistas individuais com os mesmos estagiários, com a docente supervisora e também com uma das psicólogas responsáveis pelo Serviço de Psicologia no qual está inserido o projeto. Na seqüência, foram compostas oito narrativas acerca da experiência vivida pela pesquisadora em cada uma destas situações, objetivando apreender os significados da experiência destes protagonistas à luz dos pressupostos teóricos e da prática da Abordagem Centrada na Pessoa. Participaram da pesquisa quatro estagiários, formandos da Faculdade de Psicologia, além da docente supervisora e da psicóloga responsável pelo referido serviço; todos tornaram-se personagens no enredo construído pela pesquisadora. A construção de narrativas foi especialmente fecunda, pois favoreceu a preservação da experiência intersubjetiva com base em uma atitude fenomenológica por parte da pesquisadora, que permitiu a integração entre os diferentes encontros, com uma abertura ao novo, dada a complexidade do fenômeno a ser apreendido. Esta pesquisa fez emergir a originalidade da proposta desenvolvida por Rogers, como a de uma abordagem psicológica às relações humanas, pois os participantes buscavam resgatar a potencialidade terapêutica dos relacionamentos interpessoais disponibilizados aos clientes do Ciranda, revelando sensibilidade e uma atitude ética que os conduziu a valorizar atitudes terapêuticas que preservassem a tendência atualizante e promovessem a retomada do processo de crescimento e integração psicológica. Também foi possível evidenciar o quanto a dupla missão exercida por um Serviço de Psicologia, ao constituir-se em campo de aprendizagem para futuros psicólogos e, simultaneamente, oferecer um enquadre clínico diferenciado à população, conferiu aos responsáveis pelo projeto Ciranda uma experiência desafiadora, impondo-lhes a necessidade de abertura à compreensão dos fenômenos que iam sendo revelados no cotidiano das intervenções e nas reuniões de equipe.

Ano

2022

Creators

Antonialli, Maria Amélia Sette