Repositório RCAAP

Manual de Solicitação de Ficha Catalográfica

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Ano

2021

Creators

SBI, Sistema de Bibliotecas e Informação

Ética Aristotélica na escola: análise do ensino de filosofia a partir de percepções de docentes e discentes e escolas públicas no município de Campinas SP

Esta dissertação de mestrado trata do ensino de Filosofia, que a partir da Lei 11.684, de 2008, determinou sua obrigatoriedade no Ensino Médio em todo o território nacional. Em que pese o fato de que a pesquisa diga respeito à consideração das percepções de docentes e discentes de escolas públicas sobre o ensino de Filosofia à luz de Aristóteles, que a rigor estabelece que o agir ético, o da reta razão se faz por meio das virtudes e, assim o recorte para esta pesquisa diz respeito à base teórica da investigação, ou seja, sobre o conceito de amizade, justiça e liberdade em Aristóteles. Estes conceitos são desenvolvidos na obra Ética a Nicômaco. O problema desta pesquisa consiste na pergunta: Qual é a percepção de docentes e discentes da Diretoria de ensino Campinas Leste acerca da ética aristotélica? No que se refere ao referencial teórico, o olhar utilizado para a análise das informações levará em consideração virtudes e o pensamento de Aristóteles. Os objetivos consistem em compreender se o ensino de filosofia das Escolas Estaduais da Diretoria Campinas Leste está pautado sobre a Ética de Aristóteles no que se refere às questões relativas à liberdade, à amizade e à justiça. Quanto aos procedimentos metodológicos serão utilizados a revisão bibliográfica de modo a caracterizar o ensino de filosofia, seu contexto histórico e sua configuração no Ensino Médio para além das questões Legais que o ampara e, em seguida, a ética aristotélica na ação de conceituar a ética nos quesitos da concepção do estagirita, da ética em relação à eudaimonia e da relação entre a ética e a educação e, além disso, uma pesquisa empírica pautada em um questionário fechado aplicado em cinco escolas da Diretoria de Ensino Campinas Leste, sendo duas de periferia, duas de Tempo Integral e uma da região central, especificamente uma turma da 3ª série do ensino médio e o docente de filosofia de cada uma dessas escolas. A amostra desta pesquisa foi de cento e sessenta e oito discentes e cinco docentes para o instrumento questionário, dois docentes para o instrumento entrevista e dois grupos de seis alunos para o grupo focal. A hipótese para esta pesquisa era de que os discentes desconhecem a concepção da ética aristotélica, cabendo quiçá uma concepção parcial da ética do filósofo Aristóteles. Com a análise dos resultados obtidos com os instrumentos citados, não houve confirmação da hipótese , que se classificou, portanto, como rechaçada, uma vez que, o ensino de filosofia no que se refere à ética Aristotélica, está fundamentado tendo os docentes e discentes a percepção do agir virtuoso e para com a reta razão pautados na concepção Aristotélica, cabendo apenas para os discentes o antagonismo na ação.

Programa de modificação do comportamento alimentar em idosos obesos

O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia de um Programa de Modificação do Comportamento Alimentar, além de identificar e compreender o comportamento alimentar de idosos obesos. Participaram da presente pesquisa, na fase A sessenta e sete sujeitos, sendo que foram selecionados oito sujeitos para a amostra que apresentavam sessenta anos ou mais, alfabetizados e com Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 30,0 e menor ou igual a 39,9, portanto dentro das faixa de obesidade I e obesidade II. O programa constituiu-se de sete sessões de intervenção e três etapas de avaliação, o pré-teste, pós-teste e seguimento. Foram utilizados vários instrumentos, tais como fichas de automonitoramento, entrevistas. Histórico da Obesidade e um instrumento para os sujeitos avaliarem o programa proposto. Os resultados mostraram que para perder peso toma-se necessário a participação de vários profissionais, como nutricionista e professor de educação física. além do psicólogo. Os sujeitos de maneira geral mantiveram os mesmos comportamentos alimentares antes e após a intervenção, não ocorrendo mudanças. Levantou-se a hipótese de que seja essencial que o sujeito idoso e obeso apresente necessidades imediatas e que seja um problema que o incomode atualmente para sua adesão ao programa. Conclui-se que o programa proposto mostrou-se ineficaz para perdas de peso significativas à nível estatístico. No entanto, o estudo mostrou-se válido na compreensão do comportamento alimentar do idoso obeso.

Ano

2022

Creators

Silva, Lucilene de Alencar

A água na cidade: consequências do processo de urbanização em cursos d’água de Campinas/SP.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas

Partindo do pressuposto de que o conhecimento da realidade é condição para o exercício da cidadania e tendo em conta que, numa sociedade em que os meios de comunicação de massa ganham cada vez maior importância na construção/reconstrução da realidade , o jornalismo nos seus diferentes formatos é produtor deste conhecimento do mundo contemporâneo, o presente estudo analisa a chamada formação humanística dos jornalistas. Os conhecimentos necessários ao ofício de narrar o cotidiano são examinados à luz desta formação. Resgatando historicamente o ensino de jornalismo no Brasil, pesquisa-se a evolução desta formação humanística ao longo das sucessivas transformações do país, para situar num estudo de caso o Curso de Jornalismo da PUC Campinas, no interior do Estado de São Paulo. Com o exame dos documentos (projeto pedagógico, ementas, planos de cursos e textos selecionados) e entrevistas semi-estruturadas com os agentes educacionais envolvidos (professores das disciplinas de formação humanística, da formação técnica e da formação para pesquisa, direção do curso e alunos ingressantes e concluintes) problematiza-se a prática efetiva desenvolvida. A pesquisa utiliza-se das ferramentas da análise de discurso para, num ir e vir do discurso à realidade vivida pelos agentes envolvidos, examinar os dados de uma perspectiva dialética, salientando as contradições entre teoria e prática; intenções e objetivos; professores e alunos; formação técnica e formação humanística; objetivos e resultados. Destaca ainda o papel da interdisciplinaridade para a consecução dos objetivos propostos com a formação humanística.

Ano

2022

Creators

Rodrigues, Regina de Brito

Experiência fática da vida e fenomenologia da religião segundo Martin Heidegger

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Ano

2022

Creators

Julião, Claudileia Cavalheiro

Infiltrado no Chan: economia e linguagem do ódio

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Ano

2022

Creators

Meira, Luís Antônio Alves

Edifícios de habitação coletiva em Campinas e as manifestações da arquitetura moderna

Este trabalho estuda a evolução histórica dos edifícios de habitação coletiva em Campinas, principalmente nos momentos em que são produzidos, conforme a linguagem reconhecida como característica da Arquitetura Moderna. Utilizando-se da noção de tipo com instrumento analítico, reúne a produção desses edifícios em quatro categorias e examina em profundidade as várias maneiras como eles se articulam com o espaço urbano, em função dos modos como são implantados no lote. A análise terá sempre como pano de fundo os conceitos de espaço público, espaço privado e suas variadas manifestações. Único projeto de Oscar Niemeyer em Campinas, o Edifício Itatiaia assume papel de destaque na dissertação, e sua análise possibilita que se aprofunde a compreensão das manifestações da Arquitetura Moderna em Campinas.

Rede de textos científicos: um estudo sob a ótica da institucionalização da Ciência da Informação no Brasil

Análise da institucionalização da pesquisa científica da Ciência da Informação no Brasil através do periódico Ciência da Informação. O objetivo geral da pesquisa é investigar a institucionalização social e cognitiva da Ciência da Informação com base nos artigos científicos do periódico Ciência da Informação em meio eletrônico, no período de 1995 a 2005, com o propósito de fornecer indicadores científicos para compreensão da área. Têm-se como objetivos específicos: mapear a rede de textos científicos formada através do periódico Ciência da Informação, a partir dos artigos de periódicos e suas citações; e destacar as tendências temáticas e a frente de pesquisa em Ciência da Informação, referente aos artigos científicos do periódico Ciência da Informação. Discute as diferenças e relações entre constituição e institucionalização de uma disciplina científica, as operações conceituais e sociais da constituição e as perspectivas cognitiva e social de institucionalização de uma ciência. Apresenta um quadro teórico de referências da Ciência da Informação, enfocando o objeto de estudo, as bases históricas, as características, as relações interdisciplinares e as questões polêmicas e controversas, a partir de textos importantes para a área. Revisa a literatura específica sobre o ciclo de produção, disseminação e uso da informação, dando destaque ao etos científico; ao periódico científico e suas funções, características e processo de avaliação; e ao artigo científico e suas funções e categorizações. Aborda a citação e as relações com a construção do conhecimento científico, como também a finalidade dos estudos de citação e a rede de textos científicos que se visualiza através dos mecanismos de citação e referência. Utiliza o método cienciométrico e a análise de citação, a análise de assunto e as representações cartográficas como técnicas. Constitui-se como pesquisa descritiva e exploratória segundo seus objetivos e, segundo os procedimentos metodológicos pela bibliográfica. Os principais resultados da pesquisa são: tendências temáticas voltadas para gestão da informação, mediação, circulação e uso da informação e avaliação da produção científica; concentração de artigos e livros como fontes citadas e o crescimento gradual da página de Internet, a cada ano; e destaque para os autores mais citados por recortes temáticos do campo, através dos grupos de trabalho da ANCIB. Revela-se que do artigo científico e suas citações é possível obter resultados satisfatórios sobre a formação de redes de textos científicos, as tendências temáticas e as contribuições dos atores científicos, assim como visualizar o grau de institucionalização da atividade científica de uma ciência. Portanto, afirma-se que, a partir do periódico Ciência da Informação, a Ciência da Informação no Brasil encontra-se em vias de institucionalização.

Ano

2022

Creators

Silveira, Murilo Artur Araújo da

A experiência religiosa presente no dogma da Imaculada Conceição

Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC - Campinas

Contribuição do building information modeling para a sustentabilidade a partir da certificação AQUA-HQE no âmbito da construção civil

A construção civil é um setor importante na indústria, cooperando para o desenvolvimento socioeconômico a partir da infraestrutura, redução do déficit habitacional e geração de emprego e renda. Porém, a construção civil ainda é um dos maiores responsáveis pela poluição do meio ambiente, gerando profundos impactos. Atento para uma construção enxuta e sustentável, foram criados iniciativas e processos, cujo objetivo é reduzir desperdícios de uma edificação, de maneira a atender os critérios de sustentabilidade, por meio de certificações ambientais. Na presente dissertação é dada ênfase à certificação Alta Qualidade Ambiental - Haute Qualité Environnementale (AQUA-HQE). Outro influenciador para a construção civil é a adoção do Building Information Model (BIM), que consiste em um conjunto de informações gerados e mantidos durante o ciclo de vida do edifício. De acordo com o decreto do Governo Federal em 2018, todas as construções públicas até 2021 deverão ser projetadas usando o BIM. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é avaliar a relação da plataforma BIM para a elaboração de projetos sustentáveis, juntamente com a utilização da certificação AQUA, a fim de analisar projetos no modelo digital com as normativas da certificação com a ótica da sustentabilidade. O tema se justifica pelo mérito dado ao mesmo no âmbito acadêmico, governamental, empresarial e da sociedade, pois é uma mudança de paradigma na elaboração, gerenciamento e troca de informação no ciclo de vida da construção. A pesquisa é de natureza prática e com abordagem qualitativa e quantitativa. A fase teórica baseou-se em uma pesquisa documental. A fase prática, em um estudo associado a plataforma BIM aos 14 critérios da certificação AQUA- HQE, confortou com a ótica da sustentabilidade. Por fim, realizou-se a interpretação dos resultados, construindo um repertório analítico de forma narrativa, identificou e quantificou os aspectos positivos e negativos. A partir dos resultados teóricos e práticos, foi possível aprofundar na discussão sobre o assunto e obteve o entendimento do conceito de sustentabilidade e certificação ambiental; construiu um diálogo teórico-crítico que possibilitou a aplicação do conceito sustentável na construção; e integrou a plataforma BIM e AQUA-HQE à sustentabilidade.

Ano

2022

Creators

Galvão, Paulo Henrique Giungi

Análise da eficiência espectral considerando a duplexação e o perfil de tráfego para bandas licenciadas

Este trabalho apresenta a comparação efetuada por meio de simulações de eventos discretos, realizadas com o software ARENA, das técnicas de Duplexação por Divisão no Tempo (TDD) e Duplexação por Divisão da Freqüência (FDD), técnicas presentes no padrão IEEE 802.16 e utilizadas pelo WiMAX nos canais bidirecionais de uplink e downlink. O modelo de simulação considerou na fila de chegada dos serviços o conceito FIFO (First-In, First-Out) e as simulações foram realizadas considerando cinco aplicações (Streaming, Download, Web, E-mail e Small-Transaction) para downlink e uplink. O número de canais na Base Station variou de 4 a 60, com um throughput de 600 kbps. O parâmetro de eficiência considerado foi o número mínimo de canais necessário em cada um dos canais padrões. As simulações foram realizadas em três cenários, sendo que, no primeiro cenário se considerou o mesmo perfil de tráfego para downlink e uplink, no segundo cenário com tráfego de downlink 2, 5, 10 e 15 vezes maior que o de uplink. E, no terceiro cenário com proporções variadas de tráfegos variando de 2 a 5 vezes mais, 5 a 10 vezes mais e de 10 a 15 vezes mais. Realizadas as simulações foram feitas as análises dos desempenhos, tomando como parâmetro de eficiência a taxa de chegada e o tempo de espera do usuário perante aplicações típicas utilizadas na tecnologia de banda licenciada WiMAX, que segue este padrão. A análise efetuada permitiu identificar, dada estas condições de tráfego, qual das técnicas seria a mais indicada. Constatou-se ainda que em tráfego de dados assimétricos a técnica TDD se apresentou mais eficiente e, observou-se existir ociosidade de espectro na técnica FDD.

O efeito do controle de stress no resultado da gravidez

Este estudo objetivou investigar o efeito do treino de controle de stress (TCS) no resultado da gravidez. Participaram 30 gestantes, em três grupos de dez cada, no pré-parto. A testagem inicial avaliou o stress, as estratégias de enfrentamento e os estressores, como características do Tipo. A de comportamento, crenças irracionais e fontes estressoras gestacionais. O TCS foi realizado no pré-parto com o grupo experimental (GCS). Um grupo controle (GP) assistiu a um programa de palestras variadas que não abordou aspectos psicológicos e o outro grupo controle (GPT), o de passsagem do tempo, não sofreu qualquer intervenção. A avaliação pós-parto contou com a participação de 25 parturientes, e os instrumentos avaliaram o stress, os dados referentes ao RN e as respostas emitidas pelas mães quanto aos sentimentos durante as contrações uterinas, no parto, ao ver o filho e na primeira amamentação. Os resultados mostraram que 100% das gestantes se encontravam na fase de resistência do stress no pré-parto, sendo os sintomas psicológicos os mais detectados. Os estressores gestacionais foram os mais mencionados. As gestantes estavam utilizando-se de um número insuficiente de estratégias para controlarem as fontes de stress no pré-parto. O GCS apresentou wna redução significativa do stress no pós-parto, quando comparado com GP e GPT. As participantes do GCS diminuíram a sintomatologia do stress após o parto e manifestaram menos tensão durante as contrações uterinas. Verificou-se que mais mulheres do GCS foram acompanhadas ao hospital, para o parto, pelos maridos, sugerindo um envolvimento maior destes com a gravidez. As emoções manifestadas pelas mães ao verem seus filhos e no momento da amamenatação sugeriram sentimento de felicidade. Somente três RNs (GP e GPT) nasceram prematuramente e um nasceu com baixo peso (GCS). Os dados dos RNs indicaram condições de nascimento satisfatórias. Conclui-se que o TCS influenciou na redução do stress após o parto e nas dores advindas das contrações uterinas no GCS. Recomenda-se que programas de controle de stress profiláticos e de tratamento sejam usados com gestantes.

Ano

2022

Creators

Torrezan, Eliana Aparecida

Investigação da influência do perfil docente na formação da identidade profissional de engenheiros civis

A profissão de engenheiro civil é vista como oficio de prestígio, e sua formação no ensino superior compreende o aprendizado de várias disciplinas, centradas no conhecimento de técnicas e precisão de métodos. Por sua vez, a atuação profissional se dá por meio do interrelacionamento entre pessoas e os métodos aprendidos durante a formação. Tendo em vista que para ocorrer o processo de ensino e de aprendizagem é necessária a mediação realizada pelo professor, neste trabalho de mestrado, propôs-se investigar qual a influência do professor para a formação da identidade profissional do engenheiro civil, identidade esta, que está relacionada com a segurança pela qual o egresso exerce a profissão. Para tanto, realizou-se pesquisa em três instituições de ensino superior (IES) localizadas no município de Campinas/SP, sendo duas universidades e um centro universitário, por meio de questionários eletrônicos com perguntas fechadas. Foram convidados a participarem desta pesquisa os alunos matriculados no último ano de formação e professores que lecionaram disciplinas do primeiro ao décimo semestres nas três IES delimitadas. Ao analisar as fontes empíricas, as evidências permitem afirmar que o professor do ensino superior influencia na formação da identidade profissional do engenheiro civil, cuja influência está diretamente aliada às diferenças dos perfis docentes. Estas diferenças são resultado de fatores, tais como: tempo de profissão e motivações para realização de mudanças na docência e as requeridas na diretriz de ensino. Concluiu-se que as diferenças dos perfis dos docentes não permitem garantir taxativamente que se esteja formando o mesmo perfil de profissional na Engenharia Civil, mas há fortes evidências mostrando que a interação intersubjetiva entre professores e alunos contribui afirmativamente na formação da identidade profissional de engenheiros civis.

Ano

2022

Creators

Pereira, Mariana Cristina Buratto

Formação continuada para docentes no ensino superior: análise de um programa

O presente trabalho tem como proposta analisar os desafios e as perspectivas da formação continuada no ensino superior, visando promover um fazer consciente do processo ensino e aprendizagem. Apresenta historicamente como vem se dando o processo de formação de professores. Embora as instituições de ensino superior prometam um ensino de qualidade, fica o professor com deficiências em sua própria formação. Realizamos uma pesquisa a partir de um programa de formação continuada para docentes no ensino superior. O objetivo do curso é criar um espaço para discussão dos problemas e angústias do professor no seu dia-a-dia na sala de aula. Foram selecionados 32 sujeitos, professores, entre homens e mulheres, todos com formação mínima de especialistas, em sua maioria mestres e doutores. A sugestão era para que respondessem aos itens de um questionário, não necessitando a identificação dos sujeitos e tão pouco houve a obrigatoriedade do preenchimento. Foram também realizadas entrevistas. Dos resultados obtidos emergiram duas categorias: as dificuldades encontradas em ser professor , e objetivos e resultados alcançados com o curso de formação continuada . Percebe-se o resultado positivo encontrado nos depoimentos, principalmente a compreensão do professor em olhar para o aluno, para sua prática pedagógica e encontrá-lo mais satisfeito. Foi através desses depoimentos que pontuamos a importância dos programas de formação continuada no ensino superior, porém, essa ainda é uma prática pouco estabelecida. Concluímos sobre a importância da formação continuada para professores como uma perspectiva para uma educação de melhor qualidade e maior responsabilidade na formação de cidadãos, sem perder de vista a dimensão estrutural da problemática.

Dê Forma: Design Digital como instrumento no rompimento com padrões corporais impostos pela indústria da moda

Diante à atual cultura fundamentada na supremacia da aparência, que viabiliza a institucionalização de uma rede de indústrias voltadas à manutenção da estética, o presente trabalho busca compreender especificamente o papel desempenhado pela moda na imposição de padrões corporais femininos, a fim de utilizar o design digital como ferramenta no auxílio ao rompimento com arquétipos que exaltam a magreza e a juventude como parâmetros básicos de beleza. Através da articulação de pesquisas teórico referenciais e pesquisas de campo que, além de contextualizarem a presença do sistema de moda, da mídia e do design na sociedade contemporânea, também comprovam os reflexos nocivos que a propagação de ideais de beleza possuem na vida, saúde e bem estar do público feminino, serão propostas soluções efetivas em design que possam informar, debater e repensar o modo com que os corpos femininos são enxergados e representados, conscientizando o público e legitimando a diversidade não somente no âmbito da moda, como, também, na sociedade como um todo.

Ano

2021

Creators

Vialta, Gyovanna Gugliotti Ferreira, Lais de Souza Dias Wanderley, Victor

O ranking da revista Playboy “Melhores Faculdades do Brasil” na educação superior brasileira (1981-2000)

Rankings acadêmicos, índices e tabelas classificatórias internacionais, regionais e nacionais são fenômenos presentes na educação superior desde o século XX e que vêm se expandindo neste século XXI, com a presença dos rankings globais da Universidade de Shangai e do jornal britânico The Times. O Brasil participa intensamente desta tendência, tanto acompanhando o desempenho de suas instituições de ensino superior (IES) nos rankings globais quanto produzindo seus rankings nacionais públicos, a partir dos indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e privados, como os do Guia do Estudante (GE) e do Ranking Universitário Folha (RUF). No entanto, o país teve anteriormente um ranking acadêmico pioneiro em âmbito nacional de IES, que foi publicado por 19 anos consecutivos, em uma revista mensal de elevada tiragem da Editora Abril: o ranking Melhores Faculdade do Brasil (RMFB) de Playboy. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a trajetória do ranking acadêmico privado RMFB da Editora Abril na revista Playboy, desde sua concepção até seu encerramento, entre os anos de 1981 a 2000. Diante da ainda reduzida literatura específica no Brasil, esta pesquisa foi contextualizada em um estado da questão a respeito dos rankings acadêmicos e de suas implicações para as IES em todo o mundo, à luz da literatura científica internacional, que subsidiou o entendimento do papel dos rankings acadêmicos para os sistemas de educação superior, estudou a trajetória do RMFB publicado pela revista Playboy brasileira, identificou os principais momentos de sua trajetória pública, desde sua concepção em 1981 até seu encerramento no ano 2000, verificou aspectos da educação superior brasileira presentes nas reportagens associadas ao RMFB, observou o pioneirismo deste ranking acadêmico nacional no Brasil e no mundo e, finalmente, levantou os aspectos metodológicos e analisou seus principais resultados publicados ao longo da trajetória do RMFB. Trata-se de uma pesquisa fundamentalmente qualitativa e que realizou uma triangulação metodológica entre análises bibliográficas, documentais e também por meio de entrevistas semiestruturadas, articuladas de forma a produzir uma maior completude analítica do fenômeno estudado para atingir os objetivos da pesquisa. Como conclusões desse trabalho observou-se os rankings acadêmicos expandindo-se em quantidade e relevância desde a década de 1980 até nossos dias e por todo o mundo, o Brasil como tendo o primeiro ranking acadêmico nacional por meio do RMFB da Playboy enquanto a literatura científica ainda atribui esse fato ao ranking America’s Best Colleges (RABC) da revista U.S. News, a equipe da revista com amplo diálogo junto aos principais atores da educação superior brasileira, e as tabelas classificatórias publicadas por esse ranking demonstrando uma dominância da Universidade de São Paulo (USP) nos primeiros lugares dos cursos pesquisados na maior parte das 19 edições do RMFB.

Evidências de Validade da PSS-10 e PSS- 14: Estudo com Análise Fatorial e de Rede.

O estresse é um dos construtos enfatizados quando se avalia o processo saúde- doença. No entanto, por ser uma variável latente, instrumentos específicos são necessários para mensurá-lo. A Escala de Estresse Percebido (Perceived Stress Scale - PSS) é um instrumento que tem sido utilizado para avaliar a percepção do estresse no último mês. Apesar de inúmeras validações em diversos países, suas propriedades psicométricas não têm sido consensuais. O objetivo principal deste trabalho foi investigar a estrutura interna das versões PSS-10 e PSS-14, por meio de análise fatorial exploratória (AFE) e de rede. Assim, dois estudos foram realizados: no Estudo I, a PSS-10 e a PSS-14 foram analisadas através da AFE e, no estudo II, analisaram-se as escalas por meio da análise de rede. Foram utilizadas: a) a PSS-10 com uma amostra composta por 686 participantes, sendo 175 (27,3%) homens e 466 (72,7%) mulheres (n = 641), com média de idade de 33,9 (SD = 11,3) anos, com amplitude de 18 a 73 (n = 632); e b) a PSS-14 que foi respondida por 690 participantes, dos quais 304 (44,1%) são homens e 386 (55,9,7%), mulheres, com média de idade de 34,72 (SD = 12,56) anos, com amplitude de 18 a 65. Nas duas análises, as propriedades psicométricas da PSS-10 e PSS-14 demonstraram-se confiáveis e confirmaram a estrutura bidimensional de distress e coping. Ainda, a análise de rede permitiu explorar a PSS no contexto brasileiro, permitindo que novos padrões de associação emergissem das amostras analisadas. E, mesmo a AFE sendo técnica muito utilizada na construção e avaliação de testes psicométricos, a análise de rede demonstra ser uma ferramenta promissora e muito mais abrangente no nível do sintoma, acomodando os numerosos processos das construções psicológicas. Neste estudo, a análise de rede evidenciou o quanto a percepção de controle influencia no desfecho do estresse. Assim, além de fornecer evidências de validade da PSS-10 e PSS-14, este estudo demonstrou o quanto à análise de rede tem a contribuir no âmbito da psicologia e na área da saúde.

Ano

2022

Creators

Neves, Aline da Silva Boschi Martins