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Riscos ocupacionais para os trabalhadores da saúde bucal: uma revisão da literatura

Como integrante da equipe de atenção primária em saúde, os trabalhadores da saúde bucal estão expostos a vários riscos à sua saúde, durante sua rotina laboral. Este trabalho objetivou analisar a produção científica sobre risco ocupacional em saúde bucal e suas contribuições para a atuação da equipe de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família (ESF). Para sua elaboração, usou como caminho metodológico a revisão integrativa com recorte temporal abrangendo o período de 2000 a 2011 e com os descritores: risco ocupacional, odontologia, atenção primária em saúde, Programa Saúde da Família e odontologia comunitária. Optou-se por trabalhar com publicações de artigos, dissertações e teses de diversos autores da língua portuguesa. Foram selecionados 34 artigos que após várias leituras apresentaram os seguintes resultados: 48,27% dos artigos falaram de doenças ocupacionais relacionadas a riscos biológicos e outros tipos de contaminação; 44,82% abordaram sobre distúrbios osteomusculares; 3,44% discorreram acerca do ruído a que estão expostos os cirurgiões dentistas e 3,44% falaram sobre a violência. Esses achados apontam para reflexões sobre os diversos riscos que permeiam o cotidiano de trabalho do dentista e de sua equipe e o encontro de estratégias efetivas que possam minimizar os efeitos e os riscos a que estão expostos com vistas á manutenção da saúde e qualidade de vida.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Lino Fernando Ferreira Calafiori

A importância da diagonal árida (Caatinga, Cerrado e Chaco) no isolamento de populações de espécies de Euglossina (Insecta : Hymenoptera: Apidae) nos domínios morfoclimáticos da Amazônia e da Mata Atlântica: um estudo filogeográfico

A subtribo Euglossina (Hymenoptera: Apidae), de ampla distribuição na região Neotropical, possui aproximadamente 220 espécies e é mais diversificada nos ecossistemas florestais. Este estudo avalia a estrutura filogeográfica de espécies/pares-de-espécies irmãs de abelhas Euglossina, que ocorrem tanto na Amazônia (AmF), quanto na Mata Atlântica (AtF). As relações históricas interespecíficas e interpopulacionais são avaliadas aqui por meio da utilização de parte do gene mitocondrial para a subunidade I da citocromo c oxidase (COI) como marcador molecular. É avaliada a hipótese de que a separação da AmF e AtF pela diagonal xérica constituída pela Caatinga, Cerrado e Chaco, entre estes domínios florestais tem atuado no isolamento das populações de espécies de Euglossina, produzindo um conjunto de pares de espécies crípticas. Machos de Euglossa (Glossurella) crassipunctata [n = 98; 579 pares de base (pb)] e de outros quatro pares de espécies com grandes afinidades são incluídos neste estudo: (i) Euglossa (Euglossa) bidentata (n = 10; AmF) e E. (Euglossa) marianae (n = 45; AtF; 532 pb); (ii) Euglossa (Euglossa) mixta (n = 34; AmF) e E. (Euglossa) calycina (n = 17; AtF; 533 pb); (iii) Euglossa (Euglossa) iopyrrha (n = 1; AmF) e E. (Euglossa) botocuda (n = 39; AtF; 503 pb); e (iv) Eulaema (Eulaema) bombiformis (n = 21; AmF e América Central) e E. (Eulaema) niveofasciata (n = 52; AtF; 558 pb). Através de inferência Bayesiana e redes de haplótipos é constatado que a diagonal árida da América do Sul tem atuado no isolamento das populações de E. crassipunctata, o que suporta a decisão recente de descrever as populações da AtF como E. clausi, e aquelas da AmF como E. moratoi, restringindo-se o nome E. crassipunctata apenas às populações da América Central. A sequência de eventos de vicariância aqui inferida para o par E. calycina/E. mixta é coincidente com aquela previamente obtida para grupos de espécies de Geotrigona e Paratrigona. Pela estimativa prévia da idade mínima de E. mixta (5 Ma), é possível que a diagonal árida (em uma de suas várias ocorrências, a partir do final do Mioceno) seja o fator causal da separação entre as populações AtF e AmF neste grupo. Para o grupo crassipunctata, verifica-se o inverso, em concordância com os eventos de vicariância entre grupos de espécies de Partamona e alguns de Geotrigona. A estimativa de idade mínima do grupo crassipunctata ( 14,7 Ma) sugere que a separação entre a América Central e AmF seja contemporânea à transgressão do mar Maracaibo (Mioceno médio) e que, a separação entre a AmF e a AtF possivelmente tenha ocorrido no Pleistoceno. A distinção entre as espécies E. bombiformis e E. niveofasciata não é suportada nos resultados aqui apresentados. No entanto, é preciso considerar que diferenças morfológicas, ainda que sutis, congruentes com a disjunção geográfica sugerem a existência de barreiras entre as populações. A baixa estruturação da filogenia do COI encontrada para o par E. niveofasciata/E. bombiformis pode indicar retenção de polimorfismo ancestral que, associada aos baixos valores de divergência interespecífica, suportam a hipótese de separação recente entre estas espécies, coincidente com a formação da diagonal árida da América do Sul no Pleistoceno. É possível que E. niveofasciata e E. bombiformis sejam entidades reais, não distinguíveis pelo COI, e a análise de outros genes, juntamente com caracteres morfológicos poderia auxiliar na elucidação deste problema. A maioria das decisões taxonômicas tomadas recentemente foi suportada pelos resultados das análises com o gene COI. Em alguns casos (E. marianae, E. bidentata e E. mixta), este gene sugere a existência de complexos de espécies ainda confundidas sob um mesmo nome. Os dados sugerem que o que é chamado de E. mixta, hoje, possa, na realidade ser um conjunto de espécies, com duas espécies novas a serem descritas, uma da Amazônia e outra da América Central. O nome E. mixta deve ser restrito a uma das populações da América Central. Um estudo cladístico de todo grupo analis (todas as espécies do subgênero Euglossa citadas acima e outras seis não incluídas neste estudo) se faz necessário, assim como o uso de mais marcadores moleculares para que as relações dentro deste grupo possam ser esclarecidas. Ressalta-se a importância da população de E. clausi de Murici, AL, que pode ser considerada uma Unidade Evolutiva Significativa, isolada geograficamente das outras populações.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Carolina Ferreira Cardoso Yazbeck

Trajetória do crime: Caminhos E Descaminhos De Jovens Infratores Belo Horizonte (Regional Metropolitana De Belo Horizonte/Rmbh)

Esta pesquisa teve por propósito discutir analiticamente, a partir do modelo de Sampson e Laub (1993, 2003), o momento inaugural da trajetória do crime normalmente ocorrido ao final da infância ou início da adolescência, mais expressivamente entre os 13-14 anos e identificar qual a projeção dessas ações e incursões delituosas na história de vida de cada ator, entremeada de fatores intervenientes dos contextos social, cultural e político. Esta trajetória, que em certos momentos aparece como fonte delatora das marcas desagregadoras do modelo social padrão, decorre muitas vezes de uma nova forma de sociabilidade pautada no individualismo, no esvaziamento da alteridade, na ausência de referências identificatórias e no enfraquecimento dos laços sociais e está associada à violência e ao crime, responsável pelo medo e insegurança da população. A indevida criminalização da pobreza tem impedido a compreensão de que violência não é um atributo local ou de classe, mas sim um fenômeno que se estende a todas as camadas da sociedade. Nesse sentido, através de uma abordagem qualitativa que utiliza como método a análise de conteúdo dos autorrelatos e anotações de prontuários, realizou-se pesquisa empírica com vinte acautelados sob o regime de Medida Socioeducativa (MSE) por tempo indeterminado, junto ao Centro Socioeducativo Santa Clara (CSESC), em Belo Horizonte, Minas Gerais. Para analisar os significados que os jovens investigados imprimem à sua trajetória de violência, os dados levantados foram organizados em dois eixos temáticos: o primeiro, localização física e socioeconômica na abrangência de 16 categorias, e o segundo constituído da trajetória de vida e da trajetória do crime sob o aporte de 9 categorias. Desta análise ressaltam-se características da condição juvenil que unifica e expõe aos conflitos os jovens pesquisados, demonstrando-se que a condição de sua trajetória repercute, distintivamente, no desenho de seu lugar social.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Maria Helena Rocha

Avaliação radiográfica da abertura do intervalo glenoumeral na artroscopia do ombro em decúbito dorsal modificado: (Cadeira de Praia)

A artroscopia é indispensável no diagnóstico e tratamento das diversas lesões intrarticulares e extrarticulares do ombro e pode ser realizada com o paciente posicionado em decúbito lateral ou dorsal modificado, de acordo com a preferência do cirurgião. O decúbito lateral, por empregar sistematicamente tração estática do membro superior, teoricamente proporciona maior abertura do intervalo glenoumeral (IGU), sendo por isso considerado por muitos como a técnica ideal para o tratamento da instabilidade anterior do ombro. Parece não haver estudos in vivo comparando a quantidade de visualização intra-articular obtida em indivíduos posicionados em decúbito lateral com aqueles posicionados em decúbito dorsal modificado. Tampouco existem estudos medindo a quantidade de abertura do IGU obtida com uma ou outra posição. Diferenças anatômicas entre os indivíduos, diferentes graus de relaxamento pela anestesia, diversidade e magnitude das lesões em cada ombro, provavelmente inviabilizam estudos desta natureza. Em razão destas limitações, optou-se por medir radiograficamente o IGU em 3 pontos, em diferentes posições do membro superior no plano coronal, com o paciente anestesiado e posicionado em decúbito dorsal modificado imediatamente antes de ser submetido à artroscopia do ombro, e comparar os resultados em um grupo de indivíduos semelhantes, usando a mesma metodologia. As angulações do membro superior no plano coronal estudadas foram escolhidas com o intuito de simular aquelas que são comumente empregadas no decúbito lateral. Os resultados deste estudo radiográfico indicam que a tração longitudinal do membro superior aduzido foi o fator preponderante na obtenção do maior IGU no ponto superior; no ponto médio, a tração do membro superior aduzido associada à interposição de coxim na região axilar, ou a tração longitudinal do membro superior aduzido, foram os fatores preponderantes; no ponto inferior, a tração do membro superior aduzido associada à interposição de coxim na região axilar, foi o fator preponderante.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Mario Roberto Chaves Correa Filho

Avaliação de desempenho vibroacústico de unidades residenciais

O ruído de impacto tem sido fonte de constantes incômodos por parte dos usuários de edificações residenciais. No Brasil, o problema ainda é pouco difundido, sendo objeto de muita pesquisa e evolução. Neste trabalho, será realizada uma análise vibroacústica, teórica e experimental, da transmissão do ruído de impacto entre pisos e paredes de duas unidades residenciais adjacentes. Na primeira etapa foram realizados testes experimentais. Os ensaios foram efetuados em conformidade com a Norma ISO 140-7 (1998), de forma a se obter o nível de isolamento acústico do sistema piso/laje da sala e da suíte de dois apartamentos idênticos e sobrepostos. Em seguida, foram realizados ensaios de transmissão de ruído e vibração entre vários pisos, de forma a se avaliar a energia acústico-vibratória transmitidaentre as lajes e paredes estruturais. Para tanto, foi utilizada uma máquina de ruído de impacto padronizado sobre o piso do apartamento superior, concomitante a instalação de microfones em recintos receptores e fixação de acelerômetros nas lajes de vários cômodos do apartamento inferior. Finalmente, foram medidas as vibrações de pisos e paredes das interfaces de três cômodos adjacentes, com a máquina de ruído de impacto posicionada sobre o teto de cada um dos cômodos. Os pisos ensaiados foram classificados de acordo com a NBR 15575-3 (2013) em níveis de desempenho pré-estabelecidos. Em uma segunda etapa, foi desenvolvido um modelo teórico baseado no método de Análise Estatística de Energia que consiste numa ferramenta importante para avaliação da transmissão vibroacústica entre sistemas estruturais.Por fim, foram sugeridos novos critérios de decisão para avaliação do grau de isolamento de pisos estruturais ao ruído de impacto através de uma análise probabilística dos dados de medição obtidos com o ensaio experimental. Espera-se que este estudo possa contribuir de forma considerável para a quantificação do ruído estrutural, e a consequente tomada de decisão quanto ao desempenho de estruturas relativo à vibração e acústica

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2022-12-06T15:42:04Z

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Hugo Sampaio Líbero

Das sufragistas às ativistas 2.0: feminismo, mídia e política no Brasil (1921 a 2016)

Esta tese discute a relação entre feminismo, política e mídia no Brasil, a fim de compreender a construção discursiva sobre o movimento no cenário de visibilidade midiática e as formas como as ativistas feministas interagem com esses discursos públicos. Nosso aporte teórico é oriundo de dois caminhos: a teoria política feminista e os estudos feministas de mídia. Revisamos a forma como os estudos de gênero interpelaram questões centrais do pensamento político e do cânone democrático, defendendo que os debates sobre de sujeito e público x privado são centrais para a compreensão das hierarquias de gênero dispostas em diferentes âmbitos da vida política. Empiricamente, a partir da aplicação qualitativa de enquadramento, realizamos a análise de notícias, reportagens e textos opinativos veiculados no jornal Folha de São Paulo, no período de 1921 a julho de 2016, a fim de abarcar as grandes fases ou ondas do ativismo feminista nacional. A partir de uma amostra estatística, foram selecionados 579 textos, organizados em três diferentes momentos: a primeira onda (1921-1959), a segunda onda (1960-1989) e a terceira onda (1990 2016). Junto do exame das matérias, realizamos entrevistas com 12 mulheres ligadas a várias faces e gerações do feminismo brasileiro, tais como negras, lésbicas, travestis, ativistas 2.0, profissionais de organizações não-governamentais feministas, dentre outras. Essas noções foram utilizadas como categorias de análise do material empírico. Esta pesquisa se soma à tradição, pouco consolidada em solo nacional, dos estudos feministas de mídia, que têm se preocupado com padrões de cobertura jornalística sobre mulheres nos âmbitos do sistema político e da sociedade civil.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Rayza Sarmento de Sousa

Os principais desafios no processo de ensino aprendizagem enfrentados Pela Escola Estadual Joaquim Teixeira de Brito

O presente trabalho vem propor uma analise dos principais desafios no processo de ensino aprendizagem enfrentados pela Escola Estadual Joaquim Teixeira de Brito, tratando dos motivos que levam os alunos da referida escola a apresentarem dificuldades. Percebe-se que apesar da gestão democrática existente em seu cotidiano, das ótimas relações existentes entre escola/comunidade a mesma encontra vários desafios em seu processo de ensino apresentando dificuldades no alcance das metas propostas. A partir da analise entende-se que a escola precisa rever sua proposta pedagógica visando ações que despertem nos alunos o prazer de estudar, motivem os docentes a fortalecer suas relações com os discentes.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Neurisvânia Freitas Fagundes Silveira

Modelamento matemático do refino do aço inoxidável em conversores AOD-L

Neste trabalho foi apresentado um estudo sobre o desenvolvimento e a aplicação de um modelo matemático multifásico e multicomponente para a descarburação de aços inoxidáveis. O modelo desenvolvido trata, de maneira explícita, as três interfaces possíveis de reação (metal-gás, metal-óxido e óxido-gás) e considera os principais componentes envolvidos no processo (C, Cr, Fe, Ni, Mn, Si, Al, O). Para o modelamento do processo foi considerado que o oxigênio injetado por baixo no conversor reage com o metal na região das ventaneiras, formando óxidos metálicos que sobem junto com as bolhas de gás. Durante a subida do gás, os óxidos são arrastados e reduzidos, ocorrendo formação de CO e CO2 devido à reação com o carbono dissolvido no banho, causando um fluxo de carbono para a fase gasosa (bolhas) e conseqüente descarburação do banho. O modelo foi ajustado para ascondições de processo do conversor AOD-L de 80 toneladas da Acesita S.A., que trabalha com carga proveniente do forno elétrico a arco e gusa desfosforado. Os resultados das simulações mostraram que o modelo é capaz de reproduzir de maneira satisfatória às principais variações de processo (temperatura do banho, composição química do banho e diluição do oxigênio injetado com gás inerte), correspondendo aoque é conhecido da prática operacional e registros bibliográficos. Resultados obtidos com o modelo foram comparados com resultados industriais, de corridas do aço austenítico, ACE P304A e do aço ferrítico ACE P430A, fornecendo uma boa precisão na previsão do teor de carbono e temperatura do banho em função do tempo de processo.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Humberto Marin

Religião, alienação e emancipação: a filosofia da autoconsciência de Bruno Bauer e seus desdobramentos

Este trabalho visa explicitar, através de uma abordagem sistematizante, como Bruno Bauer compreende o fenômeno da alienação a partir do que considera uma de suas formas específicas efundamentais de manifestação, qual seja, a consciência religiosa. A base sobre a qual esse filósofo procurou erguer seu pensamento é uma reinterpretação do sistema hegeliano, mais precisamente focada na compreensão da experiência da consciência na Fenomenologia. Para Bauer, as figuras do Espírito Absoluto e Espírito do Mundo são metáforas que representam a autoconsciência humana, e o processo de formação descrito pela fenomenologia deve culminar na elevação do indivíduo a essa autoconsciência, pela qual se reconhece dotado de uma universalidade posta por seu pertencimento à humanidade, criadora de si e de seu mundo. A consciência religiosa permitiu, por meio da ideia de uma substância universal, a superação do isolamento em que a consciência se encontrava. Mas converte-se no maior obstáculo que o homem ergueu contra si e sua própria liberdade ao dar origem às seitas religiosas, que pretendem conter em seus ritos e dogmas uma verdade absoluta e operam uma alienação de todas as capacidades humanas na figura de divindades sobre-humanas e supraterrenas. Como consequência, o homem é levado a estabelecer uma relação de negação com o mundo real, à espera de uma rendenção post mortem. A laicização do estado é vista então comoconditio sine qua non para que este cumpra o papel que lhe é próprio: representar a reconciliação entre o querer subjetivo e o objetivo, proporcionando ao homem uma existência social racional, naqual a lei e as instituições apareçam como a realidade positiva da liberdade. Entretanto, não é possível esperar que o estado cristão simplesmente se converta em estado laico e liberte os homens,já que esse mesmo estado é a unidade da sociedade. Aparece então a figura da Filosofia Crítica, que almeja ser não apenas apreensão da realidade, mas instrumento de sua transformação, ao conduzir aconsciência individual à crítica de sua condição e elevação à autoconsciência.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Samuel Franca Alves

Construindo entendimentos de ciência na formação de professores por meio de estudos de caso e representações multimodais

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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2022-12-06T15:42:04Z

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Daniela Martins Buccini Pena

Respiramos el mismo, pero somos diferentes: constitucion de subjetividad en adolescentes integrantes deagrupaciones juveniles de ciudad en Mar Del Plata (Argentina) y Cali(Colombia)

Esta tese é a síntese escrita de um trabalho feito durante quatro anos no doutorado Latinoamericano em Educação, Políticas Públicas e Profissão Docente realizado na FAE/UFMG. O objeto de estudo foi a constituição da subjetividade em adolescentes; a população foiconstituída por integrantes de Agrupamentos Juvenis de Cidade (AJC) Hip Hop em Mar del Plata (Argentina) e Cali (Colômbia). O objetivo proposto foi analisar processos de constituição de subjetividade em adolescentes que integram AJC das duas cidades. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Intervenção por meio dela implementou-se o método de orientação clínica e a aplicação de técnicas como espaços de fala, entrevistas de orientação clínica psicanalítica e os diários (clínico e de bordo) elementos que fizeram possível o acesso aos discursos dos adolescentes, a quem chamamos par-zeros. No percurso, outras técnicas foram utilizadas tais como observação, grupos focais e, entrevista não clínica, no intuito de se obter discursos sobreos adolescentes. Ambos os discursos (sobre e dos adolescentes) foram interpretados á maneira de contraste. Entre os aspectos a se destacar do processo, observa-se que nos discursos particulares sobre adolescentes, as AJC não foram mencionadas e, a eles, como sujeitos,apresentasse-lhes como sonhadores, alegres, dançarinos, defensores de seus direitos, violentos e violentados, consumistas, viciados em drogas, com tendência a assumir ações de risco e expor-se a perigos. Por sua parte, nos discursos de 9 par-zeros rap e grafite selecionados, identificaram-se tendências parcialmente diferentes da forma como sãopercebidos; em eles presentam-se o consumo, mas orientado à suas práticas de hip hop; se dão buscas de identificação e reinstituição de referentes simbólicos por meio da substituição de seus nomes próprios por apelidos. Em alguns, a figura da mãe e o misticismo erigem-se como determinantes para dar sentido à sua substituição; em outros, o som ou a escrita do apelido foi incidente. Encontrou-se como elemento importante, a identificação de dois casos específicos em que o cinismo, a provocação linguageira, o humor e a comicidade acompanham e revestem seus apelidos gerando um interjogo de significantes que interceptam seu narcisismo e impulsiona sua constituição subjetiva.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Diego Fernando Bolanos

A formação nominal em português: um estudo sintático-semântico de bases enunciativas

Esta pesquisa discute a semântica dos nomes, de acordo com as noções de acontecimento e encapsulamento, perpassadas pelas instâncias da memória e da atualidade. Propõe o conceito de formação nominal (FN) como categoria enunciativa e discute, também, os fundamentos da determinação nominal, assumindo a perspectiva de que os enunciados produzem demandas de especificação ao retirarem os nomes de um estado virtual de generalidade. É repensada, dessa forma, a visão tradicional segundo a qual os nomes exigem termos que lhes completem o sentido, de modo a serem questionadas as controversas ideias de déficit e superávit norteadoras da descrição gramatical. De forma mais específica, são discutidos os critérios que diferenciam complementos nominais de adjuntos adnominais; os primeiros passam a ser definidos como categorias reencapsuladoras da discursividade do nome, ao passo que os segundos se definem por terem uma função enunciativa de regulação da unidade referencial do nome. Por fim, concebe-se que a determinação nominal ocorre não só no nível do sintagma, mas também no nível de todo o enunciado.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Igor Caixeta Trindade Guimaraes

Processo de decisão e gestão escolar

Movida pelo princípio da inquietação de gerenciar com coerência e de forma acertada, foi o que me levou a optar pelo tema Gestão Escolar e o Processo de Tomada de Decisão, por ser um tema desafiador dentro da nossa perspectiva profissional, pois, entendemos que tomar decisão dentro do processo de gestão é algo que faz parte do cotidiano de todo gestor e existe a necessidade de estarmos capacitados para tomarmos as mais corretas e coerentes decisões.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Maria de Lourdes Claudino Pedrosa

Realidade, necessidade e possibilidade dos materiais didáticos de português como segunda língua para surdos: visão crítica e multimodal

Esta tese tem como tema principal os Materiais Didáticos (MD) voltados ao ensino de Português como Segunda Língua (PL2) para alunos surdos, a partir de uma visão crítico-multimodal. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é investigar, a partir dos princípios da Multimodalidade (KRESS, 1993; 1997; 2003; 2010; 2015; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]; 2011; 2002;) e da ACD (FAIRCLOUGH, 2001a; 2001b; 2003; 2012), quais são as especificidades linguísticas, visuais e culturais que os MD de PL2 para surdos devem ter, a fim de estarem adequados ao seu público-alvo e servirem de apoio ao seu processo de ensino/aprendizagem de L2. Para tanto, entre os objetivos específicos estavam o planejamento, a criação, a implementação e a avaliação de uma unidade didática digital, com foco na produção escrita do gênero textual currículo. O método utilizado foi o estudo de caso, juntamente com a pesquisa de campo, sob uma perspectiva qualitativa. As principais etapas envolvidas neste estudo foram: (1) análise multimodal de dois MD de PL2 para surdos, utilizando os critérios de: caminho de leitura, cor, tipografia, tipos de imagem e ressemiotização; (2) aplicação de um questionário on-line a professores de português para surdos, verificando quais as dificuldades encontradas por eles em seu contexto de trabalho, as especificidades de seus alunos e os materiais por eles utilizados; (3) análise crítica das respostas dos professores ao questionário on-line; (4) criação e implementação de uma unidade didática digital, a partir dos resultados obtidos nas análises dos MD e das respostas dos professores; (5) análise crítica das respostas dos participantes surdos ao questionário de avaliação da unidade didática; e (6) recomendações para a produção de MD de PL2 para surdos. Para a produção da unidade didática digital, também foram seguidos os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio (BRASIL, 2017), os quatro processos de conhecimento na perspectiva de Cope e Kalantzis (2015) e o modelo cíclico de escrita de Dias (2020). Após as análises realizadas, percebemos, dentre outras questões, que a exploração de variados modos e recursos semióticos, nos MD de PL2 para surdos, pode proporcionar uma aprendizagem mais visual e dinâmica para esse público de alunos. Ademais, ao criar um material didático para alunos surdos, é importante levar em consideração o contexto sociocultural do estudante, bem como seu nível de conhecimento de Libras e de português, para que o processo de ensino/aprendizagem de L2 ocorra de maneira mais efetiva e dentro da realidade do aprendiz. Portanto, como o título da pesquisa indica, buscamos apresentar, analisar e discutir a realidade dos MD de PL2 para alunos surdos, procurando entender as necessidades que esses estudantes têm em relação ao processo de ensino/aprendizagem do português e propondo algumas recomendações possíveis, além de uma unidade didática digital, sob o viés crítico-multimodal, tendo em vista as especificidades educacionais desses estudantes. A partir deste trabalho, esperamos contribuir para a área do ensino de PL2 para surdos e incentivar a criação de MD sob um viés crítico-multimodal para esses alunos, servindo como norte para a produção de materiais que estejam de acordo com suas necessidades, tanto para professores quanto para autores que tenham interesse em criar e publicar MD voltados a esse contexto de ensino, que ainda são bastante escassos no mercado editorial.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Eva dos Reis Araújo Barbosa

O adolescente no mundo e o mundo no adolescente: visões de mundo de adolescentes de uma área periférica e de uma área de elite em Belo Horizonte

A presente pesquisa de mestrado teve como objeto a identificação e a caracterização das visões de mundo de adolescentes de origens sociais diferentes investigando as relações entre o universo sócio-cultural e as representações sociais de mundo. O universo de investigação da pesquisa foi constituído por duas turmas de alunos pertencentes à faixa etária de 13 a 15 anos de duas escolas de Belo Horizonte: uma pública e uma particular. A primeira situada em um bairro popular com predominância de famílias de baixo poder aquisitivo, localizada em um bairro notabilizado na imprensa pela violência e pelo tráfico de drogas, e a segunda em um bairro de elite, localizada em área nobre da capital mineira. Para identificar as visões de mundo dos adolescentes, a pesquisa teve como instrumentos de coleta de dados um questionário, uma atividade de associação livre, para identificar as representações sociais de mundo, e uma entrevista para verticalização. Para caracterizar as visões de mundo dos adolescentes foram identificadas as relações existentes entre as representações sociais de mundo com a escola, o ensino da Geografia, a família e as diversas fontes de informações (televisão, rádio, jornais, revistas e Internet). Na pesquisa, foram identificadas e caracterizadas diferentes visões de mundo influenciadas pelos contextos sociais onde eles estão inseridos. Percebeu-se que, na construção da visão de mundo dos adolescentes, diversos fatores se interligam de uma forma complexa. Destacam-se as diferenças dos capitais culturais e sociais dos dois grupos de adolescentes, decorrentes do poder aquisitivo dos seus familiares, que possibilitam, ou não, o acesso a escolas melhores, a viagens, a leituras de livros, revistas e jornais, e a convivência com pessoas do mesmo nível social e econômico. Quanto ao ensino de Geografia, a pesquisa identificou que os conhecimentos adquiridos são confundidos com os da História, mas percebe-se que, no conjunto, a Geografia explica coisas presentes no mundo e isto facilita, quando trabalhado na escola, a compreensão dos fatos e das informações geográficas veiculados pela mídia.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Fernando de Oliveira Mendonca

Consequences of adversity on the development of attachment-related neuro transmitter systems: integrative review and analysis of Brazilian federal policies for early childhood

Decades of research have shown that abuse and neglect in early childhood increase the probability of unhealthy and psychopathological outcomes in adulthood. However, mechanisms concerning mediator and moderator variables are not completely clear. Drawing from Bow|bys Attachment Theory and evolutionary-developmental models, this work aims to uncover the effects of gene-environment interactions in neurotransmitter systems related to attachment styles. It is hypothesized that early adversity affects the development of decision making, emotion regulation and social bonding behaviors in a lifelong perspective, due to phylogenetically and evolutionary causes. Using the integrative review method, literature on gene-environment interplay and attachment behavior is analysed, particularly experiments on genetic polymorphisms linked to dopamine, serotonin, oxytocin/vasopressin and opioid neurotransmitter systems. Results of experiments so far conducted are not straightforward, due mainly to design limitations and to the multilevel complexity between genetic polymorphisms and social behavior. However, research does provide good evidence on the importance and efficacy of early intervention. In an evidence- based policy perspective, it is claimed that Brazilian federal policies toward children have significantly advanced since 1988, but there is still much to be done. Neuroscientific, genetic and epigenetic studies may help to explain why changing earlyenvironments is so important and what are the most effective ways to do it, considering the existing political and institutional constraints and the dynamic reality of policy networks.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Ricardo de Lins e Horta

Uso de redes neurais recorrentes para previsão de séries temporais financeiras

Prever variações de preço em bolsas de valores é um grande desafio devido ao fato que este é um ambiente imensamente complexo, caótico e dinâmico. Existem diversos estudos de variadas áreas buscando encarar tal desafio, e abordagens baseadas em Aprendizado de Máquina são o foco de muitos deles. Existem vários exemplos em que algoritmos de Aprendizado de Máquina foram capazes de alcançar resultados satisfatórios quando realizando tal tipo de previsão. Este trabalho estuda a aplicação de redes Long Short-Term Memory nesse problema, de previsão de tendências de preços de ações e com base no histórico de preços juntamente com indicadores de análise técnica.

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2022-12-06T15:42:04Z

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David Michel Quirino Nelson

Osteopatia hipertrófica em cão: revisão de literatura e relato de caso

A osteopatia hipertrófica é uma síndrome, na qual ocorre proliferação de tecidos sobre os ossos com subsequente aparência radiográfica de neoformação óssea periosteal, associada a doença visceral, normalmente torácica. Ocorre principalmente devido a uma alteração crônica, geralmente intrapulmonar, inflamatória ou tumoral e se apresenta como um inchaço bilateral simétrico de tecidos moles acompanhado de nova formação periosteal difusa. Neste trabalho é relatado um caso de Osteopatia Hipertrófica em um cão da raça Dobermann, macho, de 7 anos de idade, atendido no Hospital Veterinário da UFMG. A sintomatologia clínica, associada aos achados radiológicos e histopatológicos permitiram o diagnóstico da osteopatia hipertrófica associada à neoplasia esofágica

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2022-12-06T15:42:04Z

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Carolina Nunes Pimenta

Proposta de zoneamento geoambiental para o município de Governador Valadares MG

O presente trabalho tem como foco a proposta de um zoneamento geoambiental para o município de Governador Valadares MG, a partir do processamento e classificação da imagem de satélite landsat 5 tm. No processo de classificação, foram consideradas apenas cinco classes de uso e ocupação do solo, que representam bem a realidade do município, sendo elas pastagem, área urbana, vegetação natural, reflorestamento e água. A ferramenta de modelagem hidrológica acrescida ao ArcGis foi importante na geração das bacias hidrográficas a partir de um MDT disponibilizado pelo INPE. O cálculo do NDVI mostrou a densidade dos fragmentos florestais remanescentes na área do município, e ainda eliminou possíveis dúvidas do processo de classificação. O INRF relacionou as áreas de usos antrópicos com as áreas preservadas e mostrou o quão desordenado e sem controle fora a ocupação da área de estudo. O cálculo do ICR, índice que relaciona as áreas de maior rugosidade do relevo, foi realizado a fim de servir como base de argumentação complementar dos dados gerados anteriormente. Frente aos dados levantados, e a realidade apresentada pelos mesmos, seguiram muitas argumentações e propostas com a finalidade de estruturar um zoneamento ambiental, identificando áreas de recuperação e conservação prioritária e também áreas com potencial exploratório com o devido manejo.

Year

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Flávio Augusto Aquino

O paradigma emergente e a abordagem do ensino com pesquisa uma proposta de resignificação para o ensino de Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil: uma proposta de resignificação para o ensino de Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil

Apóia-se nos fundamentos do paradigma emergente para repensar as práticas pedagógicas adotadas pelos professores dos cursos de biblioteconomia e ciência da informação, procurando gerar bases para a construção de uma nova didática no ensino da área, centrada no ensino com pesquisa. Acredita que a proposição da pesquisa como instrumento de ensino e conteúdo de aprendizagem, poderá mostrar que existe uma outra forma de conceber o conhecimento: não como algo estático e linear, mas sim entrelaçado nas diferentes abordagens do conhecimento, isto é, ao mesmo tempo processo e produto. Poderá, também, colocar em discussão a ação docente de cada professor envolvido no processo educativo/formativo do profissional da informação, no âmbito do ensino de graduação, permitindo vislumbrar novos caminhos para a formação profissional na área. Dessa forma, em um primeiro momento, oferece subsídios para que os docentes possam refletir sobre os paradigmas da ciência e a influência destes nas abordagens pedagógicas que norteiam o processo de ensino-aprendizagem da área. Em seguida, mostra as idéias gerais que norteiam a ciência durante um longo tempo e descreve, brevemente, a história da ciência moderna e as conseqüências desse triunfo no campo da educação. Logo após, analisa a profunda influência do pensamento cartesiano-newtoniano sobre a educação, enfatizando as limitações da visão de mundo cartesiana e do sistema de valores em que se assenta. Segue-se a essa critica, um exame detalhado da emergência de um novo modo de pensar o mundo e os impactos que podem produzir na educação. A seguir, procura situar as áreas de biblioteconomia e ciência da informação nesse contexto de transição, reconhecendo suas relações interdisciplinares e as conseqüentes influências dessa constituição interdisciplinar no processo de formação profissional no Brasil. Também, por conta das mudanças, tanto teóricas, quanto práticas, que se avizinham no espaço da formação profissional, aponta a necessidade de maior diálogo com o campo da educação. Em seguida, tendo em vista o advento da mudança de paradigma na ciência que enseja novas abordagens na educação, propõe, para as áreas de biblioteconomia e ciência da informação uma prática pedagógica alicerçada com as mudanças paradigmáticas da ciência, destacando a abordagem do ensino com pesquisa. Após, explicita os procedimentos metodológicos aplicados para viabilizar o desenvolvimento da pesquisa nos diferentes momentos do seu processo. Posteriormente, tendo como pressuposto que é com o balizamento do professor que a aprendizagem do aluno se efetiva, verifica, por meio de entrevistas, como o professor-pesquisador que atua no campo da biblioteconomia e da ciência da informação desenvolve sua prática pedagógica com o intuito de compreender a lógica que preside suas ações/atitudes enquanto professores-pesquisadores, visando construir uma proposta de formação diferenciada para a área, baseada no ensino com pesquisa. Finalmente, apresenta as reflexões finais e os passos que futuramente pretende percorrer nesta temática.

Year

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Mara Eliane Fonseca Rodrigues