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Parâmetros ecocardiográficos indicadores de gravidade na doença falciforme: valor do strain bidimensional

A doença falciforme (DF) é uma doença multissistêmica causada por uma mutação no gene da hemoglobina que leva à formação de eritrócitos anormais resultando em anemia hemolítica, fenômenos de vaso-oclusão e danos isquêmicos aos tecidos. A identificação precoce das anormalidades cardiovasculares permite estabelecer estratégias terapêuticas eficazes com impacto direto na morbi-mortalidade da doença. A ecocardiografia bidimensional utilizando a técnica do Speckle-Tracking strain (STE) tem sido cada vez mais utilizada na detecção de alterações miocárdicas precoces em vários processos fisiopatológicos do coração. OBJETIVOS: analisar o valor do STE na predição de eventos clínicos em pacientes com DF e avaliar os parâmetros ecocardiográficos relacionados à gravidade da doença. MÉTODOS: foram avaliados prospectivamente 233 pacientes adultos portadores de DF. Os pacientes realizaram o ecocardiograma bidimensional com Doppler. As medidas do strain global longitudinal do VE e do VD foram quantificadas e analisadas. O desfecho do estudo foi um composto dos seguintes eventos: (1) mortalidade por todas as causas, (2) três ou mais crises álgicas que necessitaram hospitalização em um ano, (3) síndrome torácica aguda e (4) hospitalização por outras complicações da doença. RESULTADOS: 165 pacientes (72,7%) eram portadores de HbSS, 56 pacientes HbSC (24,7%) e 06 pacientes Sβ0 talassemia (2,6%). A idade média dos pacientes foi de 33 ± 11 anos (variando de 18-69 anos). O seguimento médio foi de 32 meses (variando de 1,2 a 82,6 meses). Durante o seguimento, 69 pacientes (32%) apresentaram evento clínico desfavorável, incluindo 08 mortes decorrentes da DF (3,6%). A maioria dos pacientes apresentava função sistólica preservada, com aumento dos diâmetros do VE e do AE. O volume indexado do átrio esquerdo e a massa miocárdica indexada do VE estavam aumentados. Não se observou diferença nos parâmetros de função diastólica nos grupos com e sem eventos. A função sistólica do ventrículo direito foi semelhante em ambos os grupos, incluindo o strain global longitudinal. O strain global longitudinal do VE variou de 12,25 a -25,44 (média -20,26 ± 2,3). Diversas variáveis clínicas, laboratoriais e ecocardiográficas foram testadas para avaliar uma possível associação com eventos adversos. Na análise multivariada, a velocidade máxima da regurgitação tricúspide, a fração de ejeção do ventrículo esquerdo, a massa indexada do VE, o volume indexado do AE e o strain global longitudinal do VE correlacionaram-se a eventos adversos. CONCLUSÃO: o strain global longitudinal do VE aumentado foi um preditor independente de desfecho adverso em pacientes com DF, agregando valor prognóstico incremental aos demais parâmetros ecocardiográficos. A avaliação do strain tem valor potencial para estratificação de risco clínico em pacientes com DF.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Maria Betânia Solis Resende

Avaliação da atividade Antileishmanial de Cardenolídeos para uso no tratamento da Leishmaniose Visceral

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

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2022-12-06T15:41:03Z

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Camila Simões de Freitas

Aplicação de sistema combinado: lodos ativados e foto-Fenton solar para remoção da atividade estrogênica de 17á-etinilestradiol e estrona

Os estrogênios têm sido detectados em águas superficiais, subterrâneas, de abastecimento e esgotos sanitários. Diversos efeitos deletérios decorrentes da exposição de humanos e outros animais a esses compostos têm sido relatados na literatura. O estrogênio natural estrona (E1) e o sintético 17-etinilestradiol (EE2) são reconhecidos como os principais compostos que conferem elevada atividade estrogênica aos esgotos sanitários, sendo que os tratamentos biológicos, comumente empregados nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), não alcançam a devida remoção da atividade estrogênica no efluente. Tratamentos terciários que atenuem esse déficit vêm sendo estudados, como é o caso dos Processos Oxidativos Avançados (POAs). Sendo assim, no presente estudo testou-se a aplicabilidade da combinação do tratamento biológico do tipo lodos ativados com o POA, foto-Fenton solar, na remoção da atividade estrogênica de um esgoto doméstico sintético dopado com E1 e EE2. Análises de atividade estrogênica, a partir do teste YES, e toxicidade, com Microtox® (Allivibrio fischeri), foram conduzidas nos efluentes tratados pelos dois sistemas testados. O sistema de lodos ativados de bancada obteve uma remoção de 83% da atividade estrogênica, apresentando um residual de EQ-E2 de 1370 ng.L-1. A toxicidade do esgoto sanitário sintético foi removida após passagem pelo tratamento biológico. Para os ensaios de foto-Fenton foram testados dois tipos de reatores em escala semi-piloto, o Coletor Parabólico Composto (CPC) e o Raceway Pond Reactor (RPR). Em ambos os reatores foram conduzidos ensaios mediante planejamento fatorial, variando-se as concentrações de H2O2 e Fe2+ testadas. Em relação à remoção da atividade estrogênica, os dois reatores apresentaram comportamento similar e remoções superiores a 96% foram alcançadas em todos os ensaios nos primeiros 5 minutos de reação. Os melhores resultados, 99,7% para o CPC e 98,9% para o RPR, foram alcançados utilizando-se 60 mg.L-1 de Fe2+ e 350 mg.L-1 de H2O2. Os menores valores de toxicidade foram alcançados nos ensaios conduzidos no fotorreator RPR, e a toxicidade foi completamente removida quando foram utilizadas concentrações mais elevadas de ambos os reagentes neste reator (100 mg.L-1 de Fe2+ e 500 mg.L-1 de H2O2)

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2022-12-06T15:41:03Z

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Nicole Hastenreiter Rocha

Flexibilidade e adaptabilidade como estratégias projetuais: análise de edifícios de apartamentos contemporâneos em Belo Horizonte

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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2022-12-06T15:41:03Z

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Rodrigo Rocha de Freitas

A escolarização dos exercícios físicos e os manuais de ginástica no processo de constituição da educação física como disciplina escolar (1882-1926)

Este trabalho versa sobre o processo de escolarização dos exercícios físicos e da ginástica no ensino público primário ofertado em alguns Estados brasileiros, quais sejam: Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, neste último notadamente na cidade do Rio de Janeiro, município da Corte e Capital Federal. Compreendendo um período que vai das duas últimas décadas dos oitocentos ao primeiro quartel do século XX, visa entender como a escolarização dos exercícios físicos e da ginástica incluindo a adoção, aquisição e circulação de manuais de ginástica contribuiu para a constituição da Educação Física como disciplina escolar, bem como as mudanças e permanências que marcaram sua trajetória no currículo. Para isso, além dos manuais de ginástica, também foram mobilizadas fontes como relatórios da instrução pública; a legislação do ensino; ofícios e correspondências de governo; inventários escolares; notas de compra e venda; periódicos da época; entre outras. A análise dos manuais fundamenta-se no conceito de fundo comum formulado por Stella Bresciani (2004), bem como nas observações de Alain Choppin (2000 e 2004), levando em consideração tanto as características próprias do livro, quanto às características pedagógicas. Inserido no âmbito da história das disciplinas escolares, também fundamenta-se nos estudos sobre a construção social do currículo de Ivor Goodson (1995a, 1995b e 2000) e nos trabalhos de Antonio Viñao (2008), André Chervel (1990) e Dominique Juliá (2002). A análise da documentação possibilitou identificar os diferentes entendimentos sobre a educação física, o ensino da ginástica e a prática de exercícios físicos nas escolas, assim como alguns dos argumentos usados na época em defesa (ou não) da exercitação física dos escolares. Possibilitou ainda verificar quem foram os autores dos manuais adotados em cada um dos Estados, o contexto de produção e a circulação desses livros, além das finalidades atribuídas à educação física e à ginástica. Os conteúdos selecionados e os métodos de ensino foram analisados cotejando os programas de ensino oficiais, levando em consideração à forma como a ginástica e os exercícios físicos deveriam ser organizados nas escolas, ou seja, as recomendações quanto ao emprego do tempo, a configuração dos espaços e as observações sobre o vestuário. Na falta de formação específica, destaca-se a contribuição dos manuais de ginástica como ferramentas pedagógicas importantes ao subsidiarem o trabalho dos professores. Observa-se a preocupação em promover a educação intelectual sem descuidar da educação física, respeitando o equilíbrio das forças, isto é, a harmonia entre a atividade do espírito e a atividade do corpo. Destaca-se ainda a importância da educação física não apenas para promover a saúde e garantir o vigor das novas gerações, mas também para formar o caráter, moralizar os costumes e educar a vontade. Com efeito, também é notória uma aproximação entre educação física e educação moral, reconhecendo a contribuição da primeira para o forjar de uma nova sensibilidade moral e cívica.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Diogo Rodrigues Puchta

Agrosilvopastoral systems and well-managed pastures increase soil carbon stocks in the brazilian cerrado

Outra Agência

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2022-12-06T15:41:03Z

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Igor Costa de Freitas Juliana Martins Ribeiro Nayara Christina Almeida Araújo Marcia Vitória Santos Regynaldo Arruda Sampaio Luiz Arnaldo Fernandes Alcinei Místico Azevedo Brigitte Josefine Feigl Carlos Eduardo Pellegrino Cerri Leidivan Almeida Frazão

Influência do contexto de prática esportiva orientada no desenvolvimento motor global de crianças

A prática de atividades motoras orientadas, especialmente o envolvimento com habilidades esportivas tem sido considerada de importância para a aquisição e refinamento das habilidades motoras fundamentais. No entanto, poucos estudos investigaram a influência da prática de modalidades esportivas com diferentes especificidades no desenvolvimento motor global de crianças. Assim, o presente estudo investigou a influência do contexto de prática esportiva orientada no desenvolvimento motor global de crianças. Para tal foram conduzidos dois estudos. O primeiro buscou verificar a influência da carga horária semanal de prática em atividades motoras orientadas no desenvolvimento motor global de crianças; e o segundo estudo visou verificar se há diferença no desenvolvimento motor global de crianças conforme os tipos de atividade esportiva orientada. Para avaliar o desenvolvimento motor global foi utilizado o Test of Gross Motor Development (TGMD-2) e para análise do cotidiano das crianças os pais responderam uma anamnese. Participaram do primeiro estudo quarenta e oito crianças de oito e nove anos de idade, praticantes e não praticantes de modalidades esportivas. No segundo estudo participaram trinta e nove crianças com idade entre sete e nove anos, praticantes de modalidades esportivas com características distintas. Os resultados do primeiro estudo apresentaram desenvolvimento motor global superior de crianças envolvidas com prática esportiva orientada, e consequentemente, que tinham maior carga horária semanal de prática em relação às crianças que participavam apenas de uma atividade motora orientada. Entretanto, o resultado deve ser visto com cautela, pois os achados não mostraram diferenças entre crianças que praticavam duas atividades motoras orientadas e aquelas que praticavam três atividades motoras orientadas. Além disso, crianças engajadas em prática esportiva tinham hábito de frequentar instalações desportivas em seus momentos de tempo livre, e consequentemente, possuíam menor carga horária semanal de utilização de jogos e aparelhos eletrônicos do que crianças que não praticavam esportes e que costumavam ficar em casa nos horários de tempo livre. Os resultados do segundo estudo mostraram que as características da modalidade esportiva podem influenciar no desenvolvimento motor de crianças. Isto é, crianças que praticavam modalidades esportivas com habilidades motoras que envolvem controle de objetos apresentaram desenvolvimento motor superior nesta categoria de habilidades que as crianças que praticavam modalidades esportivas que não tinham a prática desse tipo de habilidade. Concluiu-se que o contexto de prática esportiva orientada influencia no desenvolvimento motor global de crianças enquanto prática adicional às aulas de educação física. Contudo, os diferentes tipos de prática esportiva parecem influenciar de forma distinta no desenvolvimento motor global de crianças.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Patrick Costa Ribeiro Silva

Estudo dos fatores relacionados à pontuação na Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo

O período pós-parto é marcado por alterações biológicas, psicológicas e sociais, sendo considerado um momento de vulnerabilidade para a ocorrência de transtornos emocionais nas mulheres. A depressão é bastante estudada e acomete muitas mulheres nesse período, afetando a saúde tanto da mãe quanto a do bebê. A Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo (EPDS) atualmente é a escala mais utilizada mundialmente para o estudo da depressão pós-parto (DPP), tendo sido desenvolvida como instrumento de auxílio na triagem de mães que estejam mais propensas a desenvolver este transtorno no puerpério. O presente trabalho teve como objetivo a avaliação de fatores de risco que possam estar relacionados à pontuação aumentada na EPDS aplicada no período pós-parto imediato, bem como verificar a pontuação em escore de triagem da DPP em mulheres internadas na maternidade em um hospital público de Belo Horizonte-MG/Brasil. Em um estudo prospectivo e transversal, 110 mulheres foram submetidas, no pós-parto imediato, a uma entrevista que avalia as variáveis socioeconômicas, demográficas, obstétricas e psicológicas e à aplicação da EPDS, utilizando o ponto de corte de 12 como sinalização de um risco aumentado de desenvolvimento da depressão pós-parto. O teste Qui-Quadrado foi utilizado para identificar os fatores associados à pontuação elevada ( 12) nesta escala utilizada (EPDS). Escores da EPDS 12 foram encontrados em 28 mulheres (25,5%). Nenhuma dessas mulheres estava sendo tratada para a depressão pós-parto. Fatores de risco positivos (p-value 0,05) para um escore 12 foram: desemprego durante a gravidez, presença de TPM física e emocional, parto prematuro, história prévia de transtorno psiquiátrico, relacionamento conjugal pobre, menos apoio de seus parceiros durante a gestação, sentimentos de tristeza, insegurança ou irritabilidade durante a gravidez. Estes resultados mostram que a prevalência da pontuação da EPDS 12 é alta, indicando a necessidade de maior atenção dos profissionais de saúde em relação à saúde mental das puérperas. Apesar de não se saber ao certo a etiologia da depressão pós-parto, o conhecimento dos fatores de risco pode possibilitar estratégias para a prevenção de transtornos afetivos no período puerperal.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Flavia Casasanta Marini

Avaliação do efeito do consumo crônico de etanol no sistema imune: disbiose, mecanismos inflamatórios e resolução da inflamação durante infecção pulmonar por Aspergillus fumigatus

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

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2022-12-06T15:41:03Z

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Nathália Luísa Sousa de Oliveira Malacco

Sistema para fechamento de balanços de massas complexos

Balanços de massas são procedimentos extremamente importantes para a indústria mineral. Eles consistem na aplicação do princípio de conservação de massas em um sistema visando quantificar as massas no processo e, também, determinar certos parâmetros como taxas de produção, concentração, teores, recuperação mássica, etc. Os resultados gerais de um estudo sobre as propriedades mássicas dos fluxos em um processo complexo podem conter uma grande variedade de dados com diversos graus de confiança. Usando tais dados, os balanços de massas dificilmente fecham. Para produzir uma resposta significativa, os resultados devem ser ajustados afim de se fornecer balanços precisos em cada etapa, grupo de etapas e no processo global. Sob tais condições, o uso de métodos confiáveis para estimativa de massas através dos dados analisados dos fluxos é extremamente importante. Este trabalho apresenta um sistema computacional desenvolvido para reconciliação de dados e detecção de erros grosseiros, baseado em uma metodologia tradicional fundamentada por modelos matemáticos consistentes de balanço de massas, aplicadoa casos reais

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2022-12-06T15:41:03Z

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Lais Nametala Silva

Transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas com doador familiar HLA-idêntico para leucemias agudas: análise dos dados do Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital das Clínicas da UFMG

Introdução: As leucemias agudas são doenças heterogêneas que apresentam alta morbimortalidade. O transplante alogênico de medula óssea é uma opção terapêutica muito eficaz. Existem poucos trabalhos na literatura brasileira em transplantes de células-tronco hematopoiéticas para leucemias agudas, o que justifica a realização de estudos para se conhecer as características e a evolução desses pacientes. Objetivos: Avaliar os resultados do transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas com doador familiar HLA-idêntico em pacientes portadores de leucemias agudas transplantados no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e compará-los com os dados disponíveis na literatura. Material e Métodos: Foi realizado um estudo de coorte retrospectivo incluindo todos os pacientes transplantados com diagnóstico de leucemia aguda mielóide, linfóideou bifenotípica que receberam um enxerto não manipulado de medula óssea ou células-tronco periféricas de um doador familiar HLA-idêntico na unidade de transplante de medula óssea do Hospital das Clínicas da UFMG entre julho de 1995 e dezembro de 2005. Os dados foram coletados retrospectivamente dos registros dos pacientes através de formulário específico. Resultados: A mediana de idade dos 125 pacientes incluídos foi de 28,7 anos, sendo que 81 pacientes apresentavam leucemia mielóide aguda; 38, leucemia linfóide aguda; e seis, leucemia bifenotípica. Trinta e dois pacientes encontravam-seem primeira remissão completa, 23 em segunda remissão e 70 pacientes foram transplantados com doença avançada (refratários, recidivados ou além da segunda remissão). A incidência cumulativa de recuperação de neutrófilos (D+60), recuperação de plaquetas (D+100) e doença do enxerto contra o hospedeiro aguda (D+100) foi de 90,4%, 74,2% e 47,2%, respectivamente. Vinte e nove pacientes evoluíram com doença do enxerto versus hospedeiro crônica. A sobrevida global e asobrevida livre de eventos em 10 anos foram de 22,9% e 22,1%, respectivamente. Em relação à situação clínica do paciente no momento do transplante, a sobrevida global foi de 56,3% para pacientes em primeira remissão, 38% para os pacientes em segunda remissão, e 3,7% para os pacientes com doença avançada. Conclusões: Os pacientes analisados apresentaram sobrevida menor do que adescrita na literatura, provavelmente devido ao grande número de pacientes transplantados com doença avançada. Considerando-se os pacientes transplantados em primeira e segunda remissão, a evolução foi semelhante a outros estudos realizados.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Rosana Morais Lamego

Motionless movement: the brazilian urban crisis from the creation of the ministry of cities to the great protests of 2013

This article aims to investigate the period between the creation of the Ministry of Cities in 2003 and the great protests of June 2013 in Brazil. It looks for the connections between the greatest set of riots in the recent history of the country and the accentuation of the urban crisis, with special focus on the role (potential and real) of public policies in the transformation of cities. My main hypotheses are that, despite the economic growth and poverty reduction that took place in the period, some of the historical urban problems were accentuated; that the urban reform agenda built for years by popular movements, culminating in the creation of the Ministry of Cities, could, if implemented, have dealt with the structural problems of Brazilian cities; and that this mismatch between project and achievement contributed in a relevant way to bubble up the cauldron that exploded in June 2013

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2022-12-06T15:41:03Z

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Roberto Rolim Andres

Escola em tempo integral

O presente trabalho surgiu de uma reflexão feita na Escola Estadual Dr. Humberto Sanches sobre o projeto do governo de Minas Gerais PROETI de Escola em tempo integral, onde crianças do ensino fundamental vespertino frequentam durante o período matutino a escola. Ele analisa as vantagens que o aluno e comunidade têm com esse projeto, que vai desde o aumento no rendimento escolar até a melhoria da qualidade de vida para a família. Este trabalho também ratifica a necessidade de o professor articular novas habilidades, no sentido de ensinar, em especial, no âmbito da educação integral e a importância de se pensar em um currículo diferenciado que garanta que o aluno seja favorecido com novas oportunidades que vão além das carteiras do curso regular. Portanto, o intuito da pesquisa é verificar os resultados que o PROETI oportuniza aos seus alunos como práticas pedagógicas diferenciadas em sala de aula.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Renata Maria Pinto Nazaré Arruda

O ensino do relevo: noções e propostas para uma didática da geomorfologia

Esta dissertação tem como objeto de estudo o conhecimento do relevo na perspectiva do seu processo de ensino/aprendizagcm em meio à geografia escolar. Tendo em vista que a organização e estruturação do conhecimento constituem-se em fatores fundamentais para a explicação e compreensão dos conteúdos, o principal objetivo desta pesquisa é apresentar propostas de abordagem do relevo aplicadas ao ensino deste conteúdo. Indiretamente, pode ser apontado como objetivo secundário a formação docente. Entretanto, ressalta-se que não se trata, em princípio, de simplesmente oferecer aos professores materiais para o ensino do relevo, mas, também e mais importante, de refletir sobre quais conhecimentos devem ser mobilizados ao se abordar o conhecimento do relevo tanto a partir da realidade e do contexto nos quais estão inseridos os alunos, quanto à luz dos conhecimentos geocicntíficos. Dando-se conta de algumas conclusões apontadas em estudos nacionais e internacionais a respeito das dificuldades enfrentadas por professores e alunos com relação ao tratamento e construção do conhecimento em geociências, julga-se que esta pesquisa encontra respaldo não somente em função de uma demanda ainda pouco abordada pelas geociências no Brasil, mas, também, pela importância de um adequado conhecimento desse saber em virtude de sua aplicação no planejamento ambiental. Para alcançar o objetivo explicitado, a pesquisa visa analisar, discutir, aplicar e correlacionar a natureza conceitual do conhecimento geomorfológico no que se refere às suas formas, processos e condicionantes enéticos às noções necessárias que tanto alunos quanto professores devem ter para compreenderem, adequadamente, os conteúdos didáticos referentes ao relevo. Para viabilizar a construção dessas propostas foram delineadas as seguintes etapas metodológicas de subsídio à pesquisa: (i) revisão de literatura a respeito da formação dos conceitos científicos e sua importância ro ensino do relevo: (ii) identificar as orientações dos PCNs e CBC quanto à abordagem do relevo no ensino básico a fim de se ter um parâmetro para a elaboração da proposta aqui objetivada; (iii) elaborar representações gráficas do relevo (blocos-diagrama e fotografias) que demonstrem a diversidade de formas do relevo e auxiliem na compreensão dinâmica e multiescalar do mesmo; (iv) demonstrar as relações que podem ser estabelecidas entre a linguagem escrita e a linguagem gráfica no ensino/aprendizagem do relevo.

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2022-12-06T15:41:03Z

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William Zanete Bertolini

Escrita acadêmica e avaliação: o uso de reforços e atenuadores em artigos científicos publicados em inglês por pesquisadores brasileiros

Estudos sobre recursos modalizadores como os atenuadores/evasivas (hedges) e reforços (boosters) mostram a sua relevância para a escrita acadêmica. Esta tese investiga a utilização, por parte de pesquisadores afiliados a centros nacionais de pesquisa, o uso de reforços e de evasivas em seus artigos acadêmicos publicados em inglês e os compara a textos publicados por pesquisadores afiliados a centros internacionais de pesquisa que publicam seus textos em inglês. Para tanto, com base em Swales (1993, 1996, 2000), Hyland (1996 a, 1996b, 2000, 2004), Salager-Meyer (1994), analisamos dois subcorpora compostos por trinta (30) artigos publicados por cada grupo de pesquisadores. As realizações léxico-gramaticais dos reforços e das evasivas enfocadas foram selecionadas de uma lista compilada por Hyland (2000). Estas realizações foram identificadas nas seções retóricas que compõem os artigos acadêmicos e categorizadas em verbos lexicais, verbos modais, advérbios, adjetivos e substantivos. Os reforços e as evasivas foram classificados seguindo a proposta de Salager-Meyer (1994) como escudos ou como aproximadores. Nossa investigação indica que os pesquisadores de ambos os subcorpora utilizam reforços e evasivas em seus textos; entretanto, os pesquisadores afiliados a centros internacionais de pesquisa utilizam mais esses recursos que os pesquisadores afiliados a centros nacionais de pesquisa. Quanto a análise da estrutura superficial, ou seja, a análise dos itens léxicogramaticais nas sentenças, ao computar os dados conjuntamente nos dois subcorpora, temos as mesmas classes utilizadas em ambos. Percebemos que ao analisar as classes como evasivas os pesquisadores dos dois subcorpora também usaram os mesmos recursos. Entretanto, as classes utilizadas pelos pesquisadores em ambos os subcorpora foram diferentes quanto ao uso dos reforços. Os reforços e as evasivas apresentam a função de escudos e/ou aproximadores (cf. Salager-Meyer, 1994) em ambos os subcorpora. Concluímos que as escolhas de uso dos reforços e das evasivas estão relacionadas ao propósito comunicativo de cada uma das seções retóricas dos artigos, entretanto, os pesquisadores brasileiros afiliados a centros nacionais de pesquisa tendem a utilizar este recurso de forma divergente no que diz respeito às seções dos artigos de pesquisa, uma vez que a literatura aponta a seção dos Materiais e Métodos com poucas evasivas e nos dois subcorpora este dado é divergente.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Monica Soares de Araujo Guimaraes

Desmatamento e a contribuição econômica da floresta na Amazônia

Este artigo analisa, do ponto de vista econômico, a contribuição da floresta desmatada para a economia da Amazônia Legal entre 2006 e 2011, assim como os efeitos de uma política de controle do desmatamento entre 2012 e 2020. Para isso, utilizou-se um modelo de equilíbrio geral computável (EGC) inter-regional, construído para capturar as especificidades e heterogeneidade de 103 microrregiões da Amazônia Legal. As simulações da contribuição econômica do desmatamento para essas regiões permitiriam avaliar o custo relativo de políticas de controle, estimando o valor implícito do desmatamento na dinâmica econômica. Os resultados apontam uma contribuição positiva, embora pequena, do desmatamento para o crescimento econômico da Amazônia de 2006 a 2011. Este resultado é reforçado pelos impactos econômicos de uma política hipotética de controle do desmatamento, que sugerem uma perda apenas marginal sobre o crescimento econômico dessas regiões.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Terciane Sabadini Carvalho Aline Souza Magalhães Edson Paulo Domingues

A criação de vídeos animados com foco na habilidade escrita em língua inglesa

Com o advento das novas tecnologias, o ser humano tem vivenciado experiências enriquecedoras no que diz respeito à educação. O uso de várias ferramentas tecnológicas para a comunicação e a realização de tarefas mostra possibilidades de encurtamento de distâncias e favorecimento ainda mais das condições no processo de ensino-aprendizagem.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Ellen Lie Ikeda Ribeiro

O show deve continuar: o gênero musical no cinema

Dentro do cinema industrial, o gênero musical teve suas potencialidades encobertas pelo rótulo de escapista, contribuindo para a alienação do espectador. A partir disso, buscou-se resgatar essa modalidade dramática, através de análises e estudos de produções musicais significativas, buscando sua importância para o desenvolvimento da linguagem cinematográfica clássica. O gênero passou por diferentes fases, sendo que, mesmo depois de sua decadência na indústria cinematográfica norte-americana, musicais continuaram sendo produzidos. No século XXI, o musical ressurge em produções contemporâneas, apontando um novo caminho através de sua adaptação ao ritmo e gosto do espectador atual, provando a incrível capacidade deste gênero de se adaptar aos novos tempos, angariando novas gerações de cinéfilos. O musical, devido à sua flexibilidade narrativa, abriu as portas para todo tipo de experimentações interessantes com o som. Diferentes produções exploraram e continuam explorando a música enquanto recurso formal para expressar a subjetividade de personagens. Outros países também se aventuraram na criação de um estilo próprio de musical. Assim, os países que decidiram dedicar-se ao gênero criaram soluções características de sua nacionalidade, permitindo um novo olhar sobre o musical.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Christine Veras de Souza

Avaliação dos distúrbios metabólicos produzidos pela deleção genética do receptor de angiotensina - (1-7), mas, em camundongos FVB/N

A síndrome metabólica, também conhecida como síndrome de resistência à insulina, é caracterizada pela coexistência variável de obesidade, hiperinsulinemia, dislipidemia e hipertensão. A angiotensina-(1-7) apresenta um importante papel contraregulatório dentro do Sistema Renina Angiotensina, se opondo, na maioria das vezes, aos efeitos da angiotensina II. Tem sido demonstrado que o receptor acoplado a proteína G, Mas, medeia várias ações da angiotensina-(1-7). Observamos recentemente que camundongos machos knockout para o receptor Mas (Mas-/-) com background genético FVB/N, apresenta pressão sanguínea elevada e disfunção endotelial, alterações presentes no quadro de síndrome metabólica.O objetivo desse estudo foi verificar se a deleção genética do receptor Mas altera o perfil lipídico e glicêmico desses animais e os mecanismos envolvidos nesse processo. Camundongos WT e knockout machos com aproximadamente dez semanas de vida foram utilizados. Curvas de glicemia pelo tempo foram construídas após aplicação intraperitoneal de insulina (0.75U/Kg) ou glicose (2g/Kg). Após o sacrifício os tecidos foram pesados e reservados para western blotting e Real-Time PCR. O perfil lipídico e os níveis plasmáticos de leptina e adiponectina foram avaliados utilizando kits de ELISA e a expressão do mRNA do TGF-â, angiotensinogênio e do TNF-á foram analisados pela técnica de Real-Time PCR. Apesar de apresentar peso corporal igual ao do controle (24.7 ± 0.35 vs 24.8± 0.24 g no WT), os camundongos Mas-/- jovens apresentaram marcante aumento no peso do tecido adiposo (epididimal= 1.704 ± 0.1516 vs 1.150 ± 0.1259 % do PC no WT e retroperitoneal= 0.6747 ± 0.08576 vs 0.3781 ± 0.04575 % do PC no WT). Além disso, esses animais apresentam resistência a insulina e maior intolerância a glicose, bem como um aumento na glicemia de jejum (86.6 ± 6.43 vs 56.40 ± 4.98 mg/dl no WT). Também foram encontrados aumentos significativos nos níveis plasmáticos de colesterol total (92.2 ± 3.65 vs 74.6± 5.67 mg/dl no WT) e triglicérides (70.6 ± 13.3 vs 41.4± 4.07 mg/dl no WT). Parte dessas alterações podem ser explicadas pelo aumento nos níveis séricos de leptina (1.3 ± 0.25 vs 0.73 ± 0.17 ng/ml no WT) e pela diminuição na expressão protéica do receptor Glut-4 no tecido adiposo epididimal dos Mas-/-. A expressão do RNA mensageiro do TGF-â e do angiotensinogênio estão aumentados no tecido adiposo, enquanto a expressão do TNF-á, o consumo de comida e os níveis plasmáticos de adiponectina, não estão alterados. Juntos, esses dados indicam um importante papel do receptor Mas na função cardiovascular e metabólica em camundongos FVB/N e sugerem um quadro de síndrome metabólica nos camundongos knockout Mas.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Sergio Henrique Sousa Santos

Desenvolver e estimular hábitos e práticas saudáveis de higiene bucal em crianças da educação infantil

Este trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Doutor José Xavier Nogueira, situada à Rua Navarra, sem número, no bairro Jardim Europa, em Belo Horizonte. O objetivo deste plano de ação foi desenvolver, estimular e despertar hábitos e práticas saudáveis de higiene bucal em crianças da educação infantil na faixa etária de 4/5 anos, juntamente com o apoio e participação das famílias. Sabe-se que é na infância que as crianças estão mais abertas e suscetíveis a construção e assimilação de hábitos e condutas. Orientá-las e estimulá-las de forma lúdica e prazerosa, faz com que as crianças despertem para a necessidade com os cuidados básicos de higiene e saúde. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), é dever do Estado oferecer condições e acesso a serviços que promovam, protejam e recuperem a saúde de todo cidadão residente em Território Nacional. Um trabalho desenvolvido em conjunto com as Secretarias de Educação e Saúde em Belo Horizonte deu início ao Programa de Saúde da Família (PSE). Este programa tem o propósito de envolver famílias, alunos e escola em projetos e ações que visem a melhoria da qualidade de vida dos alunos e consequentemente de suas famílias. Dentre os projetos desenvolvidos está o que promove a saúde bucal, onde técnicos em saúde bucal visitam a escola, fazem uma avaliação dos alunos e encaminhamento aqueles que apresentarem necessidades. Foi de grande valor o apoio das famílias neste plano de ação, de maneira que pude desenvolver atividades de aprendizagem sobre a importância da saúde bucal de forma lúdica e agradável com as crianças, alcançando assim os objetivos propostos.

Year

2022-12-06T15:41:03Z

Creators

Carine Pereira Torchia Martins