RCAAP Repository

Suplementação com magnésio na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares

O magnésio (Mg2+) é cofator de mais de 300 reações enzimáticas. Encontrase em maior quantidade armazenado nos ossos, apenas 1% circula no sangue. A hipomagnesemia é comum na população geral, 70% dos brasileiros têm deficiência desse mineral. Baixos níveis de magnésio sérico foram associados ao aumento da mortalidade por doenças cardiovasculares de todas as causas. Buscamos na literatura os benefícios que a suplementação oral com Mg2+ pode trazer na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. Na vasculatura, o Mg2+ atua como antagonista do cálcio interfere na prevenção e progressão de placas de ateroma, diminui calcificação vascular e atua na liberação de óxido nítrico (NO) e prostaglandinas, que desencadeiam relaxamento vascular. Também desempenha um papel importante na eletrofisiologia cardíaca por ser cofator essencial para bomba de sódio-potássio ATPase, promovendo a estabilidade das membranas e da excitabilidade de células cardíacas. O Mg2+ é importante para o metabolismo, pois atua sobre numerosas enzimas da via metabólica da glicose, participa do processo de secreção de insulina pelas células -pancreáticas, auxilia no controle do perfil lipídico sendo cofator para enzimas que hidrolisam lipídeos e modula a síntese de colesterol. Todos estes efeitos celulares justificam os achados benéficos da suplementação com Mg2+ em estudos com pacientes com doenças cardiovasculares, metabólicas e suas complicações. Sobretudo, a suplementação oral com Mg2+ parece ser segura, devendo haver cautela em grupos especiais de pacientes, como aqueles com fibrilação atrial e insuficiência renal crônica.

Year

2019

Creators

Paula Helena de Faria

Analise da forma de propagação de calor em uma linha investigativa Estudo de Caso

Neste trabalho nos propusemos a agregar a experimentação investigativa à nossa forma de lecionar Física, buscando despertar o interesse dos alunos nas aulas, aumentar a sua participação para favorecer o desenvolvimento de conceitos científicos, em particular os que se referem à propagação de calor. Esse trabalho teve como objetivo avaliar se essa metodologia de aula de física baseada em experimentações e atividades investigativas aumenta o interesse dos alunos e produz melhores resultados no que se refere à produção do conhecimento e teve como base metodológica de pesquisa o estudo de caso. O projeto foi aplicado em uma turma de 1º ano de ensino médio do turno matutino, com um total de 44 alunos, sendo 18 alunos com necessidades especiais. A análise dos resultados apontou para a confirmação de nossas expectativas. Os dados obtidos mostram uma maior e constante participação dos alunos nas aulas e uma melhora de desempenho no que se refere aos testes cognitivos

Year

2019

Creators

Arlete de Souza Alves Costa

Sobre as regularidades das wavelets de Daubechies

Classicamente, uma wavelet é uma função $\psi\in L^2(\mathbb{R})$, tal que o conjunto de funções $\{\psi_{j,k}(x): \; j,k \in \mathbb{Z}\}$, onde $\psi_{j,k}(x)=2^{-j/2}\psi(2^{-j}x-k)$, forma uma base ortonormal para o espaço $L^2(\mathbb{R})$. Uma classe de wavelets particularmente importante são as wavelets de Daubechies, $_N\psi,$ as quais constituem uma família de wavelets a um parâmetro N, onde $N\in\mathbb{N}.$ Para cada N, a wavelet $_N\psi$ possui as seguintes propriedades: o tamanho do seu suporte é 2N-1, seus momentos de ordem $0,\cdots, N-1$ são nulos e sua regularidade cresce com N. A regularidade de uma wavelet é importante em compressão de dados, por exemplo, em imagens a qualidade visual depende da regularidade da wavelet utilizada. Nesta dissertação, construiremos as wavelets $_N\psi$ e, a partir de estimativas do decaimento da transformada de Fourier de $_N\phi$, onde $_N\phi$ é a função de escala associada à $_N\psi$, seguindo as referências Daubechies \cite{daubart} e Volkmer \cite{volkmer}, analisaremos a regularidade de $_N\psi$. Mais precisamente, para $\alpha = n + \beta,$ onde $n \in \mathbb{N}$ e $ 0 \leq \beta < 1,$ seja $C^{\alpha}(\mathbb{R})$ o conjunto de todas as funções f que são n vezes continuamente diferenciáveis e tais que a sua n-ésima derivada $f^{(n)}$ é Hölder contínua com expoente $\beta.$ Seguindo Daubechies \cite{daubart}, mostraremos que $_N\psi\in C^{\alpha_N}(\mathbb{R})$, onde $\displaystyle \lim_{N\rightarrow \infty}\frac{\alpha_N}{N}=1-\frac{\log 3}{2 \log 2}\approx0,2075.$ Obtemos também cotas inferiores para $\alpha_N$ para valores pequenos de N. Por outro lado, o índice de regularidade da transformada de Fourier de ${_N\phi}$, denotado por $\gamma_N,$ é o supremo sobre todos os $\gamma$ tais que $\int_{-\infty}^\infty(1+|\omega|)^\gamma |\hat{\phi}(\omega)|\, d\omega<\infty$. Seguindo Volkmer \cite{volkmer}, obtemos cotas inferiores e superiores para $\gamma_N$, o que nos permite reproduzir o limite acima de uma maneira mais simples. Além disso, melhoramos a cota inferior para $\gamma_2$ e encontramos uma cota superior para o mesmo.

Year

2019

Creators

Isadora Maria Miranda Guedes

Do professor de literatura ao formador de leitores críticos de textos literários: um estudo sobre a (re)invenção do professor de língua portuguesa para otrabalho com a leitura literária no novo Ensino Médio.

O presente trabalho consiste em um estudo de uma parcela do discurso que objetiva regular e configurar a formação e a atuação do professor de língua portuguesa, no que se refere ao trabalho com a leitura literária desejado para o que vem sendo chamado de novo Ensino Médio. Orientada pelas teorizações do filósofo francêsMichel Foucault e em estudos foucaultianos, esta pesquisa considera o discurso naquilo que ele faz e parte do pressuposto de que o professor é uma construção discursiva, atravessada por discursos que se materializam, entre outras formas, nos documentos que têm por finalidade a regulação e a configuração da formação dos docentes que atuam (e/ou atuarão) na educação formal brasileira. A partir dessaspremissas, faz-se, neste trabalho, uma análise do discurso divulgado em uma materialidade discursiva composta pelos seguintes documentos: 1) os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Médio (1999), 2) os PCN+ de Língua Portuguesa do mesmo nível de ensino (2002), 3) as Orientações Curriculares do Ensino Médio de Língua Portuguesa (2006), 4) o Plano Nacional deEducação (PNE 2001), 5) as Resoluções CNE/CP 1 e CNE/CP 2, publicadas no Diário Oficial da União de 09 de abril de 2002 (que tratam da regulação dos cursos de formação de professores para a atuação na educação básica), 6) as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Letras, publicadas sob o formato do Parecer CNE/CES 2001, publicado no Diário Oficial da União de 09/07/2001, 7) os Projetos Político-pedagógicos de dois cursos de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa (o da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e o do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa). O discurso veiculado nesse corpus é inquirido fundamentando-se em elementos da análise da teoria da enunciação e da genealogia foucaultianas sobre que modo de ser professor delíngua portuguesa para o trabalho com a leitura literária no novo Ensino Médio esses documentos demandam e fabricam? O estudo em causa permite constatar que o enunciado da centralidade do professor como agente de uma mudança na educação formal é o mais recorrente no discurso analisado. Neste, o sujeito docente fabricado e demandado, no que se refere ao trabalho com a leitura literária nos anos finais da educação básica, é o formador de leitores críticos de textos literários, o qual vem, nos termos considerados nesta pesquisa, apontar o desaparecimento do professor de literatura da educação básica. Com a invenção desse outro sujeito docente de Língua Portuguesa para o trabalho com a leitura literária e com sua emergência no discurso aqui analisado, surge também um novo modo de existência no qualindivíduos que almejam ocupar a posição de professor de Língua Portuguesa nos anos finais da educação básica deverão se inscrever.

Year

2019

Creators

Rodrigo Alves dos Santos

Correntes persistentes: uma aboradagem supersimétrica

A partir de um modelo simples para a corrente persistente em um anel limpo unidimensional na presença de um campo magnético uniforme, mostramos as propriedades dessa corrente no caso ideal, sem desordem, tanto para uma geometria plana quanto para uma fita de Möbius. Mostramos como incluir a desordem e calcular a corrente média para um ensemble de anéis metálicos mesoscópicos, quase unidimensionais e isolados, na presença de uma desordem fraca. Modelamos a desordem por meios da Teoria de Matrizes Aleatórias, que combinada a técnicas de supersimetria, possibilitam o cálculo analítico da corrente persistente média. Mostramos a equivalência do modelo IWZ, que é um modelo discreto, com o modelo contínuo, calculando a corrente de maneira exata para o modo zero e perturbativamente para os modos superiores. Calculamos ainda a corrente média para anéis isolados com um ponto quântico imerso fora do regime Kondo, mas na presença de desordem. Concluímos que a presença do ponto quântico quebra a simetria da corrente para números pares e ímpares de elétrons e produz dois picos anti-simétricos na corrente, um próximo ao nível de Fermi do anel e o segundo em cerca de metade da energia deste. A origem desse efeito é interpretada como um fenômeno de interferência construtiva.

Year

2019

Creators

Erlon Henrique Martins Ferreira

O (re)conhecimento do lazer em brinquedoteca hospitalares

As Brinquedotecas Hospitalares se configuram hoje dentro das Instituições de Saúde enquanto espaços lúdicos direcionados as crianças em recuperação. Contudo, atualmente, tem se voltado um novo olhar para esse espaço, ampliando sua importância no contexto de saúde. A partir dessas considerações, o objetivo deste estudo foi diagnosticar e analisar a realidade das brinquedotecas em Unidades Hospitalares da rede pública da cidade de Belo Horizonte - MG, tendo em vista realizar um diagnóstico da situação de atendimento de brinquedotecas hospitalares; identificar os profissionais responsáveis por brinquedotecas hospitalares em unidades de saúde; identificar projetos, programas que estão ligados a esses espaços dentro da unidade hospitalar; identificar as concepções de lazer e de humanização hospitalar presente na fala dos profissionais dessas instituições; e verificar se existem ou não recursos públicos, privados e/ou filantrópicos direcionados para esses espaços. A justificativa deste estudo baseia-se na busca pela ampliação do conhecimento sobre Brinquedotecas Hospitalares e pela compreensão de suas relações com as discussões sobre a humanização hospitalar e sobre o lazer. O trabalho foi estruturado em três partes. Na primeira trata do debate sobre a humanização, conciliada à questão da saúde em uma visão ampliada. Na segunda parte trata da contextualização da discussão sobre brinquedoteca, em sua história e trajetória, bem como: funções, objetivos e classificações. E para finalizar, são apresentadas as análises feitas a partir das instituições pesquisadas, levantando-se os pontos que foram recorrentes e as questões divergentes. Como possibilidades metodológicas, este estudo conjuga a pesquisa bibliográfica, juntamente com a pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada por meio da técnica de entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores/dirigentes do espaço e possibilitou compreender questões fundamentais sobre o espaço estudado. A partir dessas análises, foi possível identificar que a ideia que se constrói sobre as brinquedotecas hospitalares avançou nos últimos anos e atualmente se constitui muito além de materialização concreta, como: espaços físicos e brinquedos. O entendimento de lazer relaciona essa dimensão da cultura, principalmente a ideia de ocupação do tempo ocioso e a diminuição do estresse e da ansiedade ligadas aos procedimentos hospitalares. No entanto, é possível perceber visões que relacionam o lazer ao desenvolvimento dos sujeitos e aos processos educativos que fazem parte do envolvimento com essas ações. Com relação ao conceito de lazer, essa se restringe a ação à perspectiva do brincar, contudo é presente a ideia de que o lazer é uma possibilidade de trabalho que ajuda na concretização da proposta de humanização hospitalar. Quanto aos profissionais envolvidos, reconhecem a importância do trabalho multiprofissional, buscando consolidar uma ação interdisciplinar, por isso, não existe uma formação profissional única. Sobre os projetos e ações desenvolvidos nas brinquedotecas hospitalares. Esses espaços muitas vezes são auto-sustentáveis por não terem verbas específicas direcionadas, sendo necessário se mobilizarem para desenvolver parcerias, vínculos com projetos e outros órgãos. Consenso geral é que esses espaços são compreendidos como uma forma para potencializar a humanização.

Year

2019

Creators

Tonia Lopes Soares Mol

Obtenção de extrato enzimático da casca de abacaxi e sua utilização no preparo de hidrolisados protéicos de farinha de trigo com teor reduzido de fenilalanina e perfil peptídico nutricionalmente adequado

A fenilcetonúria (PKU) é uma desordem metabólica congênita na qual os indivíduos não tratados, ainda nos primeiros meses de vida, desenvolvem retardo mental irreversível, sendo que a utilização da farinha de trigo na alimentação destes pacientes não é permitida. Neste trabalho, foram desenvolvidas algumas etapas do processo de obtenção de uma farinha de trigo com teor reduzido de fenilalanina (Phe), para ser incorporada na alimentação dos fenilcetonúricos. Inicialmente, foi feito um estudo sobre a obtenção, precipitação e caracterização de extratos enzimáticos de casca de abacaxi,tendo sido determinados seus teores de proteína, suas atividades proteolítica e específica, bem como avaliado o efeito do pH e da temperatura na atividade proteolítica e estabilidade destes extratos. Em seguida, as proteínas da farinha de trigo foram extraídas enzimaticamente, testando-se as variáveis tempo, temperatura, tratamento físico da amostra, relação enzima:substrato (E:S) e concentração inicial de matériaprima. O extrato protéico foi, posteriormente, hidrolisado pela ação, tanto de proteasescomercias quanto pelos extratos enzimáticos obtidos no laboratório do presente trabalho, avaliando-se o efeito de alguns parâmetros hidrolíticos, tais como o tipo de enzima, a associação e a ordem de adição das enzimas, o tempo, a temperatura e o pH da reação, o uso do tratamento físico do extrato protéico e a relação enzima:substrato(ES). A associação de três diferentes tipos de carvão ativado (CA) foi empregada como meio adsorvente para remover a Phe, variando-se a relação proteína:CA. A eficiência da remoção foi avaliada por espectrofotometria derivada segunda (EDS), determinando-seo teor de Phe livre na farinha de trigo e em seus hidrolisados, após tratamento com CA. Para a utilização deste método, fez-se, previamente, a sua validação. Finalmente, foi realizada a caracterização do perfil peptídico dos hidrolisados protéicos da farinha de trigo, antes e após a remoção de Phe pelo CA. Os resultados obtidos indicaram que,para o extrato enzimático bruto da casca do abacaxi, os valores ótimos foram: pH 6,0, temperatura de 70 °C e tempo de máxima ação proteolítica de 1h 30 min. Dentre as três metodologias empregadas para a precipitação do extrato protéico, o uso do etanol foi o mais vantajoso, dando origem à um extrato com maior atividade proteolítica e valores ótimos de pH de 7,0, temperatura de 70 °C, e tempo de máxima ação de 1h 30min. A 20 metodologia de extração protéica, que levou ao maior rendimento (89 %), foi a que empregou a concentração inicial de matéria-prima de 1:3 (p/v), com agitador ultraturrax a 1800 x g, a relação E:S de 10:100, a 40 °C, durante 2h. Os parâmetros de desempenhoestudados na validação indicaram a adequação da EDS para o monitoramento e controle dos teores de Phe em farinha de trigo. A condição que levou ao menor teor final de Phe (503,29 mg/100g) foi a que empregou a associação sucessiva do extrato bruto (EB) (E:S 10:100, 1h 30min) com a pancreatina (E:S 3:100, 3h 30min), no pH 7,0, a50 °C, tendo atingido 68 % de remoção de Phe. Acrescenta-se, ainda, que o melhor perfil peptídico, do ponto de vista nutricional, para as duas condições testadas, ou seja, antes e após a remoção de Phe, foi encontrado para o mesmo hidrolisado, obtido quando a pancreatina (E:S = 4:100) atuou primeiro por 3h 30min, seguida da ação do EB(E:S =10:100) durante 1h 30min, nas condições ótimas de pH e temperatura de cada enzima, apresentando valores médios de 13,04 % de di-tripeptídeos, 39,4 % de aminoácidos livres e 12,5 % para os grandes peptídeos.

Year

2019

Creators

Raquel Linhares Bello de Araujo

O conceito de natureza no Capital

Nessa segunda metade do século XX parece haver umapreocupação generalizada com a "natureza". Em todo o mundo industrializado criam-se associações de preservação da natureza,multiplicam-se os restaurantes vegetarianos e naturalistas, incluem-se disciplinas de "Ciências do Ambiente" nas escolas, doprimeiro grau à pós-graduação e também escreve-se muito sobreo assunto. A esse respeito, Serge Moscovici observa que assistimosnesse século uma necessidade de situar a humanidade diante da natureza, assim como o século XVIII se preocupou em equacionar a esfera do político e o século XIX a do social. Dentro desse marco é de fundamental importância a investigação sobre a concepção de natureza num autor que exerce uma enorme influência teórica e prática em todo o mundo contemporâneo e que deixou uma das obras mais bem articuladas em toda a história do pensamento. O reconhecimento dessa importância levou Alfred Schmidt, discípulo e herdeiro da Escola deFrankfurt, a trabalhar esse tema em sua tese de doutoramento ,sob a orientação de Adorno e Horkheimer. O resultado desse trabalho, a obra "O Conceito de Natureza em Marx" tornou-se imediatamente o grande clássico sobre o assunto, restando à posteridade muitíssimo pouco o que acrescentar.

Year

2019

Creators

Rodrigo Antônio de Paiva Duarte

Engels e a igualdade jurídica: notas acerca da questão da secularização da visão de mundo teológica no direito

Trataremos da questão da igualdade em Friedrich Engels. Para tanto, procuraremos demonstrar que há na obra do autor uma correlação importante entre a emergência do capitalismo, a luta de classes, a religião e o Direito. Ao passo que a religião teria sido a veste pela qual a burguesia teria travado suas primeiras batalhas, a esfera jurídica estaria relacionada às lutas proletárias em um primeiro momento. Ocorre, porém, que, segundo Engels, tal qual a religião não se conforma como o terreno da burguesia, o Direito não se coloca como o terreno do moderno proletariado. Ao tratar da questão da secularização da visão teológica do mundo, explicitaremos as continuidades e descontinuidades existentes, segundo Engels, entre a visão de mundo teológica e a jurídica.

Year

2021

Creators

Vitor Bartoletti Sartori

O Brasil como assunto científico e os investimentos na economia globalizada: um estudo cientométrico nas Ciências Sociais

Em um estudo Cientométrico sobre o assunto Brasil como nome geográfico no campo das Ciências Sociais investiga-se o uso do artigo científico na decisão de investimento na economia globalizada. Foram capturados, tabulados eanalisados dados bibliográficos (SciELO, SSCIe SCOPUS) e dados de investimento estrangeiro (Banco Central do Brasil), de 1991 até 2010, para responder a três perguntas: (i) existe relação entre os investimentos estrangeiros realizados no Brasil no século XXI e os artigos sobre o Brasil indexados em bases de dados internacionais?; (ii) em qual estágio de crescimento das necessidades e usos da informação está a comunidade científica queinvestiga este assunto?; e (iii) esta comunidade se vincula com a sociedade através de produções externalistas, em que o texto se relaciona ao contexto socioeconômico? Trata-se de uma pesquisa quantitativa na qual são utilizados métodos estatísticos para coletar, analisar, interpretar e apresentar os dados e seguintes resultados: (i) sim, o Brasil tornou-seinteressante como objeto de pesquisa e local de investimento, com notório crescimento em ambos, no século XXI, entretanto estes interesses não se relacionam entre si; (ii) sim, foram identificados um moroso processo evolutivo (crescimento e expansão) da coautoria bem como um estágio de crescimento lento, com estudos multifacetados no campo e com uma colaboração ainda incipiente, não sendo possível considerá-los uma frente de pesquisa; e (iii) sim, a comunidade científica que estuda o Brasil se vincula à sociedade através de produções externalistas.

Year

2019

Creators

Ana Maria Mattos

Determinação de resíduos de agrotóxicos em mel de abelhas (Apis sp.) por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas

Entre as questoes relativas a qualidade do mel de abelhas, estao as caracteristicas fisicoquimicas, a identificacao da origem floral e geografica, a ocorrencia de adulteracoes e as contaminacoes, principalmente, com antibioticos e agrotoxicos. A adequacao dessascaracteristicas as legislacoes vigentes no pais torna o produto mais competitivo para o mercado de exportacao. O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de metodologia multirresiduo para a determinacao de agrotoxicos em mel de abelhas por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas, modo de aquisicao SIM usando ionizacao por eletrons (EI) a 70 eV.como contribuicao para o aprimoramento das metodologias de analise de contaminantes descritos na Instrucao Normativa no 9, de 30 de marco de 2007 do MAPA e sua aplicacao em amostras de mel de diferentes regioes do Brasil. Foram avaliadas tres tecnicas de extracao . extracao liquido-liquido, SPE - C18 e fase solida dispersiva "QuEChERS" modificado. Os resultados dos procedimentos de extracao indicaram a interferencia da matriznas respostas cromatograficas, quando comparadas com a curva analitica obtida apenas em acetato de etila. Maiores respostas para os analitos foram obtidas para a extracao liquido-liquido em acetato de etila. A metodologia utilizando extracao liquido-liquido e curvas analiticasobtidas no extrato da matriz ressuspendida em acetato de etila foi desenvolvida e validada para 20 agrotoxicos das classes dos organoclorados, organofosforados, carbamatos e piretroides.Neste trabalho, foram avaliados alguns parametros de validacao do metodo. A linearidade das curvas analiticas (sete niveis de concentracao e seis injecoes cada). Foram obtidas curvas analiticas com ajuste para regressao quadratica e coeficientes de determinacao superiores a0,989. Os limites de deteccao calculados variaram de 0,4 a 13,4 ng mL-1 e os limite de quantificacao apresentaram resultados entre 1,4 e 60,8 ng mL-1. A precisao pelo estudo de repetibilibidade (DPR entre 3,4 a 32,9%) e a exatidao pelo estudo dos indices de recuperacao(92% a 115%). As fortificacoes das amostras foram realizadas em tres niveis de concentracao (1,0 Êg kg-1, 5,0 Êg kg-1, 10,0 Êg kg-1). A metodologia foi aplicada em 46 amostras de mel oriundas de diferentes regioes do Brasil. Foi detectada a presenca de agrotoxicos em oitoamostras. Em tres delas, os compostos encontrados podem estar relacionados com o uso dos agrotoxicos nas culturas no entorno dos apiarios

Year

2019

Creators

Carla Martins Pittella

Tempo integral: um estudo sobre o programa "Escola Integrada" desenvolvido pela E. M. "Nossa Escola", suas relações com a comunidade escolar

O presente trabalho pretende analisar a experiência do Programa Escola Integrada (PEI) criado pela Prefeitura / Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, que visa garantir a extensão da jornada dos estudantes das escolas municipais, através da oferta de atividades culturais e educativas diversas, no contra turno de estudo dos (as) alunos (as) participantes. Focaremos nosso trabalho no PEI da Escola Municipal Nossa Escola (EMNE), que aderiu ao programa a partir de março de 2009. O objetivo do estudo será verificar em que medida o PEI tem contribuído para melhoria da qualidade do ensino oferecido aos estudantes da EMNE. Nesse sentido, procuraremos elucidar as seguintes questões através de nossa pesquisa: 1º - Em que medida, a ampliação do tempo escolar tem influenciado na melhoria das condições de aprendizagem dos alunos? 2 º - Quais os critérios são utilizados pela Escola na definição da matriz curricular do PEI? 3º - Quais atividades extracurriculares diferenciadas têm sido trabalhadas no PEI? 4º - Qual o papel da gestão escolar frente ao desenvolvimento do PEI e aos desafios encontrados.

Year

2019

Creators

Ana de Barros Silveira Pequeno

Altos empregados: iguais aos demais?

O mundo atual observa o surgimento de grupos e classes, de categorias econômicas e de elites, que exigem normas específicas. O Direito do Trabalho, por mais que se pretenda especial, não foge a esse contexto, cabendo ao jurista mais atento identificar os casos que não se adequam à ordem geral instituída na Consolidação das Leis do Trabalho. Naturalmente, se tomado o contexto laboral, nenhuma categoria assume posição mais destacada que a dos altos empregados. Eles não possuem espaço próprio transitam na zona gris entre o patronado e o proletariado e seus interesses não se confundem com aqueles comuns aos dos demais empregados, não sendo adequada a equiparação de ambos. Ao revés, o alto empregado constitui verdadeiro alter ego do empregador, detentor de expertise e brain-power financeiro, com vultosos ganhos mensais e vasto conhecimento na área. Por essa razão não se vislumbra, nele, a mesma vulnerabilidade que nos empregados comuns. Na verdade, os altos empregados vivenciam realidade tão distante da dos demais empregados que alguns os consideram excluídos da classe trabalhadora. Mas, se é assim, surge a pergunta: devem eles se submeter ao mesmo regime aplicável aos empregados comuns (e dele se aproveitar)? Em reposta a esse questionamento, o presente estudo se organiza em quatro diferentes eixos: (i) o contexto histórico no qual emerge a figura do alto empregado, seu desenvolvimento e suas diferenças sociológicas em relação ao empregado comum; (ii) a evolução do Direito do Trabalho até o surgimento dessa categoria de trabalhadores, além das novas regras e interações dele com outros ramos da Ciência do Direito oriundas dessa evolução; (iii) os desafios e a insuficiência das leis e institutos trabalhistas clássicos para a regulação dessas relações especiais de emprego; por fim, (iv) uma possível resposta por parte do ordenamento jurídico trabalhista à nova realidade dos altos empregados.

Year

2019

Creators

George Augusto Mendes e Silva

Estudo da associação entre Estomatite Ulcerativa Recorrente, Síndrome da Ardência Bucal e polimorfismos funcionais nos genes SLC6A4, IL1B,IL6,IL10, TNFA

Este trabalho teve como objetivo geral investigar uma possível associação entre cinco polimorfismos genéticos funcionais em duas doenças bucais de etiologias diferentes em pacientes brasileiros. Para isto, a tese foi dividida em três artigos. No primeiro, foi avaliada a associação entre os polimorfismos genéticos IL-1B +3954 (C/T) e 5HTTLPR com a Síndrome da Ardência Bucal (SAB). Para este estudo foi extraído o DNA de trinta pacientes com SAB e trinta e um controles. Não observamos diferença estatística entre os grupos quanto à distribuição do polimorfismo 5-HTTLPR (P=0.60), por outro lado, um aumento significante do genótipo heterozigoto, CT, foi encontrado nos pacientes com SAB (P=0.005). Concluímos então que há uma associação entre o genótipo alto produtor de IL-1 e SAB, embora mais estudos são necessários para identificar o papel desta citocina na etiologia da SAB. Em seguida, estudamos a associação entre o polimorfismo IL-1B +3954 (C/T) e a EUR. Sessenta e dois pacientes com EUR e 62 voluntários saudáveis foram genotipados para o polimorfismo IL-1B +3954. Um aumento significante da presença do genótipo heterozigoto, CT, foi observado nos pacientes com EUR (p= 0.01). Estes resultados sugerem que há uma associação entre o genótipo que confere uma produção aumentada de IL-1 e EUR. Por último, avaliamos pela primeira vez, através análise multivariada, a associação de polimorfismos genéticos nos genes IL-B, IL-6, IL-10 e TNFA e EUR. Sessenta e quatro pacientes com EUR econtroles participaram deste estudo. Concluímos que existe uma associação entre os genótipos heterozigotos dos genes IL-1 e TNFA (p= 0.03 e p=0.04, respectivamente) e EUR na população estudada.

Year

2019

Creators

Andre Luiz Sena Guimaraes

Analogias da corrente elétrica em livros didáticos de física para o ensino médio

Este TCC analisa a utilização de analogias da corrente elétrica encontradas nos livros didáticos de Física recomendados pelo PNLEM 2012/2014. Realizou-se um levantamento bibliográfico em dez livros que continham o tópico corrente elétrica e/ou circuito elétrico. Foram analisados índices remissivos, textos, fotografias, figuras e exercícios. As análises, leituras e reflexões realizadas pretendem potencializar o uso racional e sistemático dessas analogias objetivando auxiliar o professor no conhecimento e uso desta ferramenta de ensino. Os resultados apontam analogias textuais e pictóricas, porém sem uma abordagem metodológica compatível com as metodologias de ensino específicas para o uso de analogias. Assim, são abertas novas possibilidades de pesquisas, especialmente no que tange ao teste dessas analogias em sala de aula com metodologia apropriada.

Year

2019

Creators

Fabiano Gontijo Maia

A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de caso

Para que os alunos tenham hábitos alimentares saudáveis é fundamental que eles estejam bem informados e tenham conhecimentos suficientes para aprender, selecionar e consumir alimentos de forma adequada. Este relato de experiência tem por objetivo avaliar a implantação de horta escolar orgânica, contribuindo para a melhoria dos hábitos alimentares dos alunos, pais e comunidade local. Visando a importância da Educação Ambiental como ponto de apoio para todas as ações em torno da Escola. A pesquisa qualitativa foi utilizada como instrumento de coleta de dados, assim como questionários estruturados, observações e relatos dos pais, das pessoas da comunidade e dos alunos sobre o desenvolvimento do projeto. O desenvolvimento da pesquisa realizou-se em uma instituição escolar por entender-se que a escola pode ser formadora e transformadora de conhecimentos sobre a educação alimentar saudável. A análise de dados demonstrou que os hábitos alimentares inadequados estão associados à falta de informações sobre os nutrientes, a forma inadequada de prepará-los e a ingestão de produtos industrializados.

Year

2019

Creators

Eliane Aparecida de Souza

Avaliação da mineralização e da composição corporal, por densitometria óssea, de crianças com fenilcetonúria do programa de triagem neonatal do estado de Minas Gerais.

A presente dissertação segue as orientações do Centro de Pós- Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Este é um sub-projeto, parte de um estudo realizado pela Professora Ana Lúcia Pimenta Starling, apresentado como Tese de Doutorado em 2005. Levando-se em consideração que o tratamento da fenilcetonúria (PKU) baseia-se numa dieta estritamente vegetariana e controlada, sendo o aporte calórico completado com lípides e carboidratos simples, buscou-se avaliar se há alteração na composição corporal das crianças tratadas precocemente, comparadas à outras hígidas, pareadas por idade, sexo, peso e altura. Foi, assim, analisado o risco de obesidade e suas conseqüências, nesses pacientes.Entre outros alimentos, pessoas em tratamento para fenilcetonúria são impedidas de ingerir leite e/ou derivados, considerados a melhor fonte natural de cálcio da dieta. Há, portanto, dificuldade em se atingir as cotas diárias recomendadas desse nutriente, principalmente, em determinadas faixas de idade. Neste estudo avaliou-se, ainda, a possibilidade de existência de alteração da mineralização óssea, desses pacientes, estudando-se alguns locais, em particular. Procurou-se, ainda, verificar a associação dessas possíveis alterações com a composição corporal desses indivíduos. O objetivo principal desse trabalho é melhorar o atendimento aos fenilcetonúricos do Serviço Especial de Genética do Hospital das Clínicas da UFMG e de outros locais, de maneira geral.

Year

2019

Creators

Cristiani Regina dos Santos

A diáspora na obra de Karen Tei Yamashita: estado-nação, sujeito e espaços literários diaspóricos

O presente trabalho, uma análise comparativa das obras Brazil-Maru e Circle K Cycles, de Karen Tei Yamashita, está estruturado sobre dois eixos, o coletivo e o individual, norteados pela teoria da diáspora. A investigação do coletivo se alicerça no exame das características das formações diaspóricas representadas nos dois livros, bem como a tensão decorrente das negociações entre diáspora e Estado-nação. O aspecto individual é explorado por meio da análise de subjetividades diaspóricas, ilustradas por personagens selecionados de Brazil-Maru e Circle K Cycles. Nessa abordagem, os sujeitos diaspóricos são examinados a partir de suas identificações culturais fluidas e heterogêneas, constituídas na mobilidade diaspórica e reconstituídas continuamente. Nas considerações finais, relacionamos e discutimos aspectos literários que compõem o espaço literário diaspórico de Yamashita. Identificamos e delineamos traços textuais, paratextuais, biográficos e linguísticos em relação com a diáspora, estabelecendo, por fim, a noção de 'Diaspoética', articulada a partir da estratégia de interpretação que empreendemos por meio da teoria da diáspora.

Year

2019

Creators

Claudio Roberto Vieira Braga

Participação das vias de estresse oxidativo na neuroproteção mediada pelo treinamento físico em fatias cerebrais submetidas à privação de oxigênio e glicose

A isquemia leva a uma variedade de eventos patológicos, incluindo excitotoxicidade, inflamação, disfunção neuronal tardia e morte celular por meio da hiper-ativação de receptores glutamatérgicos e produção de radicais livres, como o óxido nítrico (NO). Os mecanismos pelos quais o excesso da formação do NO cerebral medeia a morte neural, tais como a depleção energética, a peroxidação lipídica e proteica, a nitrosilação de proteínas e o dano ao DNA, não foram bem elucidados. Neste contexto, há evidências sustentando o fato de que o exercício físico regular exerce efeitos benéficos sobre o cérebro, indicando que este poderia ativar vias celulares e moleculares que contribuiriam para a neuroproteção. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a participação das vias de estresse oxidativo na neuroproteção mediada pelo treinamento físico em fatias cerebrais submetidas à privação de oxigênio e glicose (POG). Neste estudo, ratos Wistar machos foram divididos em dois grupos: grupo treinado (TRE) e grupo sedentário (SED). O grupo TRE foi submetido a um protocolo de natação 5x/semana, 30 min/dia, durante 8 semanas, com uma intensidade de treinamento moderado (60% da carga máxima). Após o término do protocolo de treinamento, os animais foram decapitados e os córtices cerebrais e os hipocampos rapidamente removidos e fatiados numa espessura de 400 m. As fatias de um mesmo animal foram então aleatoriamente divididas em: (1) fatias controle SED e TRE, não submetidas à privação de oxigênio e glicose por 60 min (nPOG SED; nPOG TRE), e (2) fatias Isquemia SED e TRE, submetidas à privação de oxigênio e glicose (POG SED; POG TRE). Posteriormente, ambos os grupos foram submetidos a um período sem POG por 240 min. Os tecidos e os meios de incubação foram coletados e armazenados a 80 ºC. As seguintes respostas foram avaliadas: viabilidade celular (lactato desidrogenase/LDH; e etídio-homodímero/EthD-1), glutamato, nitrito ([NO2-]), atividade da superóxido dismutase (SOD) e peroxidação lipídica (substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico/TBARS). Além disso, também foram avaliadas as respostas associadas ao treinamento físico: glicogênio hepático e muscular, e carga máxima suportada no teste de esforço máximo (TEM). Para a análise estatística utilizou-se análise de variância de uma ou duas vias. Os resultados foram expressos como erro padrão da média (± E.P.M), com nível de significância p<0,05. Observou-se que o treinamento físico aumentou as reservas de glicogênio hepático e muscular, e consequentemente, aumentou o condicionamento físico no TEM. Houve redução da morte celular nas fatias corticais TRE POG (92,64 ± 19,18), e hipocampais TRE POG (183,4 ± 46,84), bem como menores concentrações de glutamato no TRE POG (2,26 ± 0,31), apenas nas fatias hipocampais deste último grupo. Em relação às concentrações de NO2- e TBARS, houve uma diminuição apenas das fatias corticais TRE POG (1,0 ± 0,28) e (69,03 ± 10,16), respectivamente. Por outro lado, o exercício, per si, aumentou a atividade da SOD cortical no grupo TRE nPOG (0,10 ± 0,22) e TRE POG (1,15 ± 0,26). Os resultados deste estudo indicam que o treinamento físico induz neuroproteção no córtex cerebral e hipocampos submetidos à POG; diminui as concentrações de NO2-, aumenta a atividade da SOD nestas fatias, e diminui a lipoperoxidação apenas nas fatias corticais, bem como causa menor excitotoxicidade glutamatérgica na fatias hipocampais POG TRE.

Year

2019

Creators

Hercules Ribeiro Leite

Amblvomma cajannense (FABRICIUS, 1787) (Acari: Ixodidade): Aspectos biológicos e comportamentos na perspectiva do controle estatégico

O presente trabalho foi realizado no Laboratório de Endocctoparasitose do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Escola de Veterinaria da UFMG e na Fazenda Modelo da Escola de Veterinária em Pedro Leopoldo, Minas Gerias. Foram realizados quatro experimentos distintos: no primeiro experimento, estudou-se o comportamento de larvas, ninfas e adultos de Amblvomma cajennense em seis espécies distintas de hospedeiros: coelho doméstuco (Oryctolagus cuniculus), galo doméstico (Gallus gallus domesticus), rato de laboratório (Rattus norvegicus), codorna italiana (Coturnix coturnix), marreco de Pequim (Anas platyrhynchus) e pombo africano (Streptopelia decorata). Um número maior de larvas e de ninfas foi recuperado de coelho, pombo, e galo. O ciclo desta espécie de carapato só se completou em coelho e mesmo assim obteve-se apresenta um certo grau de especificidade parasitária, principalmente para as formas maduras; 2) no segundo experimento, o indice de eficiencia reprodutiva (CEI) para A. cajennense foi superior a 50% para teleóginas acima de 451 mg e não houve diferença estatísticamente significa entre estes índices em fêmeas colocadas no campo ou em estufa BOD a 27°C e 80% de umidade ralativa. Este estudo sugere que a faixa de peso de fêmeas ingurgitadas para uma melhor conversão em ovos é à partir de 451 mg; 3) a literatura tem se referido a uma sobrevivencia para larvas,ninfas e adultos de A. cajennense, em jejum no meio ambiente, respectivamente de cinco meses um ano e dois anos. Neste experimento encontrou-se diferenças significativas entre os períodos de postura e de sobrevivência máxima das larvas em jejum, na estufa BOD (6-8 meses) e em campo (5-14 meses). Os períodos de pré-postura foram semelhantes nos dois ambientes: 4) finalmente, a partir dos dados da literatura e da proposta de Leite et al. (1997) foi feito o controle estratégico para A. cajennense aplicando-se seis banhos carrapaticidas no período de predominancia de larvas (maio e junho) e seus banhos carrapaticidas no período de predominância de ninfas (agosto e setembro) co com intervalo de 10 dias entre cada pulverização. Foram contados e recolhidos os carrapatos de cinco equinos do grupo tratado e cinco do grupo controle antes de cada pulverização. Os resultados indicaram uma diferença significativa entre os dois grupos, sugerindo que este controle estratégico é eficiente e pode ser utilizado em propriedades nas quais a infestação por A. cajennense constitui problema

Year

2019

Creators

Cristina Marques Lisboa Lopes