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Morfoanatomia, histoquímica e ultraestrutura floral de espécies de annonaceae do cerrado

Incluída em Magnoliales, Annonaceae éa maior família entre as Angiospermas basais, havendo carência de dados estruturais, histoquímicos e ultraestruturais das flores dessas plantas, especialmente do Cerrado. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi realizar um estudo estrutural, histoquímico e ultraestrutural das flores de sete espécies de Annonaceae, típicas do bioma Cerrado (Annona coriacea, A. crassiflora, A. dioica, A. emarginata, Duguetia furfuracea, Guatteria australis e Xylopia aromatica). Para isto, foram utilizadas técnicas usuais de processamento para microscopia de luz, microscopia eletrônica de transmissão e microscopia eletrônica de varredura. Muitas Annonaceae apresentam tecidos nutritivos nas pétalas, que constituem adaptações àcantarofilia. Nas espécies estudadas (Capí tulo 1), verifica-se que a regi ão nutritiva apresenta epiderme uniestratificada, com variados tipos de células e mesofilo parenquimático, com idioblastos fenólicos e cristalíferos, células com substâncias pécticas no espaço periplasmático e reserva de amido. Tais células apresentam matriz citoplasmática densa, rica em mitocôndrias, dictiossomos e plast í dios em que se destacam grandes grãos de amido. Para Xylopia, este trabalho apresenta o registro inédito de nectário floral (Capí tulo 2), descrevendo a anatomia e ultraestrutura destes nectários nas pétalas internas de X. aromatica. O nectário é formado por epiderme secretora e tecido subglandular parenquimático, com células vacuoladas e ricas em amido. No Capí tulo 3, apresenta-se a ontogênese da antera e do pólen, estrutura relevante para o entendimento de relações filogenéticas em Annonaceae. Destaca-se que o tapete varia de ameboide a glandular, e háanteras septadas, com septos parenquimáticos ou tapetais, bem como anteras asseptadas. A meiose também é variável, sendo sucessiva ou simultânea e, após a microgametogênese, o pólen éliberado em tétrades ou mônades. O Capí tulo 4 caracteriza os óvulos das sete espécies como bitegumentados, crassinucelados e pericalazais, variando de anátropos a anacampilótropos, unitários ou múltiplos por carpelo, respectivamente em placentação basal ou parietal. Tanto a megasporogênese quanto a megagametogênese caracterizam o desenvolvimento do tipo Polygonum. Finalmente, o Capítulo 5 apresenta uma avaliação de 218 caracteres estruturais de flores das Annonaceae estudadas, utilizando métodos filogenéticos comparativos, para inferir a respeito do potencial uso desses caracteres para compreender a evolução floral na família. Construiu-se um fenograma, a partir do qual se pode reconhecer, entre outros aspectos, que A. emarginata éa espécie mais distinta entre as Annona, mostrando que a inclusão de Rollinia em Annona deveria ser revista. Reconhece-se, ainda, que os caracteres florais mais informativos provêm da corola, em especial das pétalas internas, intimamente relacionadas ao elaborado processo de polinização da família.

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2019-08-10T03:13:06Z

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Natalia Arias Galastri

Lazer, educação física escolar e adolescencia: um estudo com escolares de Ribeirão das Neves / MG

Esta dissertação teve como objeto de estudo a percepção de adolescentes, alunos da 2ª. série do ensino médio, de uma escola pública estadual de Ribeirão das Neves (MG), sobre lazer, educação física e da relação entre estas áreas. A fundamentação teórica e empírica teve como base a Ciência Interdisciplinar do Desenvolvimento Humano, os Estudos do Lazer e trabalhos na área da adolescência, em diálogo com a pesquisa de campo. A coleta de dados envolveu 18 adolescentes, que responderam a uma entrevista semiestruturada individual e, posteriormente, 9 dos 18 escolares participaram de um grupo focal. As respostas dos adolescentes à entrevista e ao grupo focal foram gravadas e transcritas, e posteriormente analisadas qualitativa e quantitativamente, tendo como base a Análise de Conteúdo. Foram criadas categorias de respostas formadas por unidades temáticas semelhantes, com cálculo de frequências das respostas dos adolescentes. Os adolescentes relataram o lazer como o momento para a busca e vivência do prazer e de um estado de satisfação pessoal, no qual podem fazer o que gostam. A diversão/distração também foi associada ao lazer pelos adolescentes pelo fato deste momento se configurar como uma possibilidade de desvio das obrigações cotidianas. O lazer ainda foi associado ao momento de liberdade de escolha para a satisfação de um interesse. A compreensão da disciplina educação física se fundamentou em dois pontos: o primeiro em críticas relacionadas à aula de educação física que possuem, em especial à falta de autoridade do(a) professor e à falta de atenção da escola e do governo para com esta disciplina; o segundo relacionando esta disciplina à prática de atividades físicas com o objetivo de manutenção e promoção da saúde, preocupação com a imagem corporal e como forma de movimento capaz de reanimar e repor as energias dos alunos. Para os adolescentes a educação física é o momento de lazer na escola, pois promove a comunhão entre colegas; proporciona prazer e satisfação pessoal; é uma disciplina diferente das demais, considerando seus conteúdos e os espaços de sua vivência; rompe com a rotina de sala de aula; e proporciona práticas que não separam os alunos por sexo. O entendimento dos adolescentes, quando relacionado à literatura conceitual do lazer, apontou o lazer dentro da escola como sendo um semilazer, pois é um momento de obrigação que também proporciona prazer. Nesse caminho, entende-se como possível a vivência do lazer dentro da escola, em especial proporcionado pela educação física escolar, que para além de práticas divertidas pode promover o desenvolvimento dos sujeitos e orienta-los à hábitos saudáveis não somente de lazer, mas de vida.

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2019-08-14T07:27:18Z

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Vagner Miranda da Conceição

B. F. Skinner e a vida científica: uma história da organização social da análise do comportamento

A biografia, no século XIX e durante quase todo o século XX, foi concebida como um gênero literário de segunda categoria. Biografia e história, mais do que não se comunicarem, apresentavam antagonismos profundos. A biografia compreendida como saber subjetivista e desprovido de erudição; enquanto a história apreciada como ciência, objetiva e culta., a partir dos anos oitenta do século passado, uma significativa mudança ocorreu nesse cenário. Desde então, é crescente o interesse pela biografia como um campo de estudo e fonte de pesquisa respeitável. Como, por que, por quem e para quem ela é escrita, as prováveis classificações de uma biografia, seu caráter mimético, seu impacto na consciência histórica, entre outros fatores, tornaram-na objeto de estudo de diferentes campos do conhecimento. Na historiografia da ciência e, por sua vez, na historiografia da psicologia os efeitos dessas mudanças foram evidentes. Historiadores da psicologia têm, assim, exposto a utilidade deste tipo de fonte, uma vez que biografias e autobiografias de personagens históricas dessa ciência fornecem acesso a elementos da vida científica inexistentes em outras fontes. Considerando essas novas possibilidades de uso de fontes biográficas na historiografia da psicologia, que analisamos a relação entre a vida acadêmica e institucional de B.F. Skinner e a organização comunitária da análise do comportamento entre 1928 e 1970. Objetivo possibilitado pelo recurso à autobiografia de Skinner, trabalho apresentado em mais de mil páginas de um minucioso relato de história de vida, e relatos autobiográficos e biográficos da primeira e segunda geração de analistas do comportamento. A tese central é a de que a história dessa ciência enquanto comunidade científica foi definida em suas quatro primeiras décadas por uma extensão de elementos idiossincráticos da vida acadêmica e institucional de Skinner para aquilo que será identificado nas décadas de 1950 e 1960, como uma comunidade científica fundamentada em sua ciência do comportamento. Tais elementos idiossincráticos foram: o suposto desconhecimento e negligência da produção científica da psicologia por parte de Skinner; a manutenção da sua liberdade científica e institucional; o reconhecimento da sua figura científica desvinculado da ampla aceitação e adesão de seu sistema explicativo na psicologia experimental estadunidense; e sua preferência por relações informais na ciência. Após apresentarmos o panorama no qual buscamos expor como esses elementos históricos seriam refletidos na vida comunitária de um grupo científico, discutimos a função de uma história biográfica da psicologia como meio de lidar com elementos descartados na historiografia da ciência, como aqueles relacionados à escala microssocial de seu funcionamento. Por fim, debatemos a relevância de fontes biográficas e autobiográficas na historiografia da psicologia como meio de retomar debates na arena social da ciência, tradicionalmente, apagados em prol do uso hagiográfico que se fez desse tipo de fonte histórica

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2019-08-12T17:51:30Z

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Robson Nascimento da Cruz

Um relato de experiência: terrário como recurso metodológico para se ensinar ciências numa perspectiva de investigação

O presente trabalho se trata de um relato de experiência, desenvolvido com alunos da rede pública, onde foi utilizado um terrário como proposta pedagógica, visando possibilitar de forma mais efetiva a realização dos Estudos Intensivos, na modalidade de recuperação, com uma carga horária curta estabelecida pela Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Como professora da Rede e aceitando tal desafio, me propus a trabalhar o terrário na perspectiva de um modelo de ecossistema, no qual vários conteúdos conceituais de Ecologia poderiam ser ampliados ou mesmo construídos pelos alunos, com a minha mediação. Como estratégia de ensino para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos utilizei um pré-teste, do mesmo modo preparei aulas expositivas, aulas práticas, lâminas e vídeos, nos quais os alunos deveriam estabelecer uma relação entre os ambientes micro (terrário) e macro (planeta) para entender como se dá o ciclo da água e da matéria (decomposição), o funcionamento de ecossistemas (cadeias alimentares, processos que envolvem a fotossíntese, interação animal/planta, entre outros) e a importância da formação e da preservação dos ambientes. Por meio da montagem e do acompanhamento dos terrários foi possível verificar o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem e concluir como atividades experimentais no ensino de Ciências por Investigação são pertinentes e motivadoras. Por último apliquei um pós teste com a intenção de avaliar a aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos pertinentes ao tema.

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2019-08-14T22:19:03Z

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Fabiane de Sena Silva

A transformação vegetal da cidade precária a partir da mesoestrutura

Este trabalho tem como objetivo estudar as favelas e os loteamentos informalmente produzidos a partir das interfaces entre o sítio natural e as construções, isto é, a partir daquilo que comumente é denominado de "infraestrutura urbana" e que aqui será designado pela terminologia mesoestrutura'. Parte­se da idéia de sistema que compreende a cidade, mesoestrutura e natureza, para a discussão das intervenções urbanas na cidade. A partir do estudo dos diferentes sistemas de mesoestrutura e impactos negativos potencializados, tanto por procedimentos formais quanto informais, é abordada a instalação da mesoestrutura na cidade precária a partir de um estudo de caso no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, enfatizando as transformações na escala macrourbana e microlocal do lugar. Com o intuito de ampliar essa discussão são levantados diferentes repertórios relacionados à mesoestrutura, como os prefabricados de argamassa armada para a urbanização, as mesoestrutura em cidades antigas e os procedimentos alternativos que trazem inovações ou escapam ao modelo padrão comumente trabalhado nos parcelamentos. A partir do estudo da cidade precária e mesoestrutura alguns parâmetros se constituem como pontos centrais e serão discutidos ao longo do trabalho, como: impacto ambiental, flexibilidade, escalas de atuação e abertura à participação.

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2019-08-12T20:57:41Z

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Leonardo Bicalho Polizzi

Proposta de avaliação do processo de ensino-aprendizagem das práticas profissionais em serviço para curso técnico em Saúde Bucal

Este trabalho propõe intervenção junto aos preceptores da Prática Profissional em Serviço sobre maneiras para aprimorar a avaliação da aprendizagem dos alunos do curso Técnico em Saúde Bucal da Escola Técnica de Saúde de Brasília, com a intenção de colocá-la em consonância com a proposta pedagógica da Escola. Apresenta uma visão geral sobre a educação profissional de nível médio e sua inter-relação com a formação de recursos humanos para o setor saúde em conformidade com os princípios e estratégias do Sistema Único de Saúde. Reflete sobre alguns aspectos conceituais da avaliação da aprendizagem com o objetivo de propiciar um referencial teórico para subsidiar a proposta de intervenção. Propõe instrumentos como o portfólio, a observação e a autoavaliação para auxiliarem o processo de aprendizagem e contribuírem para a elevação da compreensão do aluno como agente ativo no processo de aprendizagem. Na discussão com os preceptores, serão debatidos esses instrumentos à luz da Proposta Pedagógica da Escola Técnica de Saúde de Brasília e do referencial teórico apresentado neste trabalho. Para que as discussões atinjam os objetivos de readequação dos instrumentos, foram propostos três momentos, quais sejam: primeiro momento - ações para discutir com os docentes e preceptores as dificuldades já apresentadas durante os Conselhos de Classe, sendo para tal disponibilizadas as atas de conselhos de classe de turmas já encerradas; segundo momento - ações para análise da matriz curricular do Plano de Curso do Técnico em Saúde Bucal, visando à correlação do disposto na proposta pedagógica e no currículo com os instrumentos de avaliação em uso na Escola, pensando-se na perspectiva de uma formação crítica e emancipadora, adequada ao mundo do trabalho na atualidade; e terceiro momento - reorganização dos instrumentos já disponíveis e/ou inserção de outros, tais como portfólio e autoavaliação, como estratégia pedagógica, dentro de um Curso de Formação de Técnico em Saúde Bucal, nas etapas de Prática Profissional em Serviço.

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2019-08-10T15:25:43Z

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Cristina Maria Figueira Machado

Influência de diferentes instrumentos de exploração no comportamento em torção dos instrumentos Mtwo após uso clínico múltiplo

As propriedades mecânicas, especialmente a resistência dos instrumentos endodônticos de NiTi são influenciadas pelas suas características geométricas, físicas e químicas, somadasainda à influência da anatomia dos canais radiculares. A exploração e negociação do canal radicular seguido de dilatação prévia ao processo de formatação (Glide Path) reduz consideravelmente as chances de fratura dos instrumentos. Essa manobra elimina as interferências em toda a extensão do canal, possibilitando aos instrumentos seguintesagirem livremente na formatação e limpeza minimizando assim, a sobrecarga sobre o mesmo. O objetivo desse trabalho foi avaliar a resistência torcional após uso clínico múltiplo dos instrumentos de NiTi PathFile e Scout RaCe e a influência de três diferentes sequênciasde glide path (K-File, PathFile e Scout RaCe) no comportamento em torção dos instrumentos de formatação Mtwo. O comportamento mecânico foi avaliado através de ensaios de torção até a ruptura, de acordo com especificação ISO 3630-1. Todos os instrumentos apresentaram características geométricas dentro dos limites de tolerância. Embora nenhuma diferença estatisticamente significativa tenha sido observada antes e após o uso clínico múltiplo, todos instrumentos apresentaram um ligeiro aumento no valor detorque máximo, é sugestivo que o método de esterilização ou o próprio encruamento da liga NiTi possa estar relacionado ao aumento do valores de torque máximo. Assim, ressalta-se a importância do glide path independente da técnica de escolha e fica estabelecido que ospadrões de controle de infecção utilizados rotineiramente na prática clínica não afetam adversamente a resistência mecânica dos instrumentos de NiTi. Se alguma mudança for observada, esta tende a favorecer as propriedades mecânica dos mesmos.

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2019-08-09T16:33:08Z

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Rodrigo Keigo Lopes Nakagawa

Desenvolvimento de modelos biomecânicos tridimensionais do membro superior: mão e cotovelo

A compreensão das forças atuantes sobre o membro superior é essencial para o aperfeiçoamento de procedimentos de reabilitação e de cirurgia. Nos últimos anos, têm se consagrados modelos biomecânicos que traduzem o comportamento de tecidos e de seres vivos em equações para que, utilizando as ferramentas daengenharia, seja possível melhorar a compreensão dos fenômenos fisiológicos. Este trabalho trata do modelamento biomecânico do membro superior utilizando técnicas de geração das geometrias que representam os diferentes tecidos, a prescrição dos modelos constitutivos e a geração de malhas adequadas para simulação de esforços e deformações empregando o método dos elementos finitos. O objetivo deste estudo foi desenvolver metodologia para gerar modelos tridimensionais apropriados para realizar simulações do membro superior de interesse da biomecânica, da reabilitação e daortopedia. A metodologia consistiu no desenvolvimento, validação e aplicação de modelos biomecânicos da mão e do cotovelo. Para a criação de modelos biomecânicos foram utilizadas duas propostas, uma com base em modelos geométricos fornecidos por empresas de animação gráfica e outra a partir de imagens médicas. As aplicações dos modelos biomecânicos consistiram no aperfeiçoamento daórtese de membro superior e na análise de diferentes configurações de inserção de pinos para reduzir fratura supracondilar do úmero. Os modelos da órtese de mão e o modelo da fixação de fratura supracondilar foram validados por valores experimentaisobtidos na literatura, enquanto o modelo da órtese de cotovelo foi validado por experimento realizado no Laboratório de Bioengenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Os resultados obtidos da simulação numérica da órtese de mão possibilitou determinar a relação entre a força de tração no tendão artificial com o ângulo de flexão do dedo indicador. A comparação dos resultados numéricos dasimulação da órtese de cotovelo com os resultados experimentais e analíticos possibilitou a sua validação. Foi demonstrado que o modelo de fixação da fratura supracondilar é capaz de representar os fenômenos mecânicos que ocorrem durante as cargas de torção na fratura reduzida. Concluiu-se que a metodologia de desenvolvimento e validação de modelos tridimensionais adotada neste trabalhopossibilitou, com sucesso, a geração de um modelo biomecânico do membro superior.

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2019-08-12T05:05:26Z

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Daniel Neves Rocha

Fibrose Congênita dos Músculos Extraoculares: estudos genéticos de onze membros afetados em três gerações distintas de uma família brasileira

Fibrose congênita dos músculos extraoculares (FCMEO) é o termo usado para descrever uma entidade hereditária que cursa com desordem de motilidade ocular não progressiva associada à oftalmoplegia, estrabismo e bleferoptose. A FCMEO pode ser classificada em cinco tipos. A classificação é baseada em sinais, sintomas e exames genéticos. A FCMEO tipo 1 e tipo 3 têm herança autossômica dominante e a tipo 2, tipo 4 e tipo 5 têm herança autossômica recessiva. A suspeita dessa patologia é importante diante de quadros de ptoses congênitas associados à oftalmoplegia. Onze membros de uma família, acompanhada no ambulatório de doenças neuromusculares do Hospital das Clínicas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apresentavam sintomatologia sugestiva de FCMEO. Foi realizado EXOMA do caso índice e foi possível identificar a mutação do gene KIF21A. O resultado foi confirmado por meio do sequenciamento SANGER, que identificou a mesma mutação nos demais membros da família. Posteriormente, foi realizada uma avaliação oftalmológica completa, abrangendo itens do estrabismo e da cirurgia plástica ocular, e, diante da sintomatologia dos pacientes estudados e da mutação encontrada, foi possível classificar a FCMEO em tipo 1. Por ser uma entidade rara, ainda não descrita na população brasileira e pouco conhecida no meio médico, o estudo justifica-se para divulgar essa doença e ressaltar a importância de realizar-se abordagem diagnóstica e terapêutica corretas e o mais precocemente possível para garantir um desenvolvimento neuropsicomotor sem prejuízos, já que a visão é um dos sentidos mais explorado durante a aquisição de habilidades.

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2021-04-09T15:42:41Z

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THAIANE FERREIRA SOARES

Ensino de arte e a educação especial

Este trabalho tem por objetivo apresentar alguns apontamentos teóricos sobre a prática do ensino da Arte, na tentativa de investigar as possibilidades deste ensino para crianças com necessidades especiais, inseridas no ensino regular. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e aplicação de questionário para duas professoras da rede Estadual de ensino que possuem em sua turma alunos com necessidades especiais, o que possibilitou verificar sobre a importância do ensino da Arte na educação formal, atendendo a todas as crianças, consideradas de inclusão ou não. Considera-se importante a presença de um profissional capacitado, no caso o professor, que entenda as dificuldades ou facilidades dos alunos e respeite suas limitações. Contata-se que a educação especial passou por profundas transformações impulsionadas pelos movimentos sociais, que reivindicavam mais igualdade entre todos os cidadãos e a superação de qualquer tipo de discriminação, incorporando aos poucos ao sistema educacional regular a integração dos alunos com alguma necessidade especial. Ao final deste estudo foram apresentadas algumas considerações, apontando que existe a possibilidade do ensino da Arte ser ensinado e aprendido por todos os alunos, inclusive os considerados de inclusão. Consideraram-se importantes novas discussões sobre o assunto, para que o ensino da Arte possa contribuir de modo significativo neste contexto da educação especial.

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2019-08-12T03:38:08Z

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Luciana Aparecida de Souza

Anomaly detection under cost constraint

A detecção de anomalias é usualmente utilizada em análise de fraudes. Entretanto, restrições de orçamento podem tornar o processo impraticável quando um número grande anomalias é identificada. O presente trabalho propõe um método para selecionar casos probabilisticamente baseado no seus impactos, mas garantindo que a discrepância relativa entre os valores observados e os valores esperados seja levada em consideração. Ele usa uma modificação do False Discovery Rate step-up procedure para melhorar a precisão e garantir a escalabilidade. Aplica-se então o método proposto à um projeto destinado a monitorar o sistema de pagamentos do serviço de saúde público brasileiro a fim de encontrar comportamentos fraudulentos.

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2019-08-13T12:53:04Z

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Bruno Barbarioli

Mandume: rastros da diáspora na reconstrução de memórias e identidades negras no rap

O objetivo desta dissertação é investigar o que os relatos da oralidade e visualidade do videoclipe Mandume (2016), dos rappers Emicida, Drik Barbosa, Amiri, Rico Dalasam, Muzzike e Raphão Alaafin, e direção de Gabi Jacob, revelam sobre a violência das relações raciais no Brasil. A pesquisa se ancora na premissa de que as produções musicais negras, precisamente por suas vozes historicamente silenciadas e tradições de conhecimento marginalizadas, apresentam perspectivas potencialmente contra-hegemônicas sobre questões políticas e sociais, articulando processos de reconstrução das memórias e identidades negras. Para isto, as construções verbais e visuais do videoclipe foram tomadas como relatos testemunhais do genocídio negro em curso em nossa sociedade, considerando os registros do rap como fontes históricas sobre as relações raciais. Foram investigadas as relações de pertencimento da diáspora negra na busca pela autodefinição em processos de representação; a articulação de lugares sociais racializados nas condições históricas e culturais que regem os imaginários em circulação; as hierarquias entre a racionalidade letrada e os modos populares de pensar, fazer política e comunicar; e a apropriação da posicionalidade das identidades e epistemologias na interseccionalidade como intervenção crítica aos eixos estruturais de poder e subalternidade. A pesquisa dialogou com Mandume por meio da análise estilística, aliada aos Estudos Visuais, abordando os aspectos formais juntamente às dimensões culturais que permeiam o encontro entre o sujeito espectador e a materialidade visual. Orientada pelas noções de metaimagem, do composto imagem-texto e dos efeitos performativos dos atos de ver, essa combinação evidenciou a experiência visual como uma prática social culturalmente instituída, uma interação entremeada pelas visões de mundo e imaginários dos sujeitos. A pesquisa demonstrou que o genocídio contra a população negra articula sua continuidade por meio de sua dimensão epistemológica, no campo dos saberes, silenciando formas de pensar, fazer política e comunicar que constituem e são constituídas pelos movimentos negros. Além de destacar a esfera epistêmica da violência racista, evidenciou-se seu caráter estrutural, impactando todas as formas de sociabilidade e interagindo com outras categorias de poder. Assim, a análise revelou que a autorreferencialidade de Mandume não trata apenas dos regimes racializados de produção de imagens, mas do epistemicídio contra as intelectualidades negras, reivindicando a legitimidade dessas tradições de conhecimento.

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2019-08-10T14:39:41Z

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Lucianna Sousa Furtado Brito

O planejamento, a criança e o jogo: o geodesign na identificação de valores cotidianos e simbólicos no território

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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2019-10-23T12:33:33Z

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Bruno Amaral de Andrade

O uso dos jogos teatrais na educação: uma prática pedagógica e uma prática subjetiva

Este trabalho buscou delimitar o uso do teatro e dos jogos no curso da história da pedagogia, no mundo ocidental, a fim de ressaltar sua relevância e aplicabilidade, para então se pensarem os jogos teatrais na educação. Esse percurso abrange da Antiguidade aos dias atuais, culminando na legislação educacional brasileira e nas escolas formadoras de profissionais da pedagogia teatral, em Belo Horizonte. Buscou-se conhecer o enfoque dado nesses espaços de formação, além do levantamento dos autores mais solicitados pelos profissionais do teatro-educação. Em seguida, foram realizados estudos de seis casos de crianças em situação de fracasso escolares, apresentando diversas dificuldades de aprendizagem, e encaminhadas por suas professoras. A partir das queixas escolares manifestadas, elaborou-se um programa de vivências semanais de jogos teatrais durante o período de um ano. O programa de jogos foi montado tendo em vista a promoção e a estimulação das funções cognitivas envolvidas nos processos de aprendizagem o que caracteriza o objetivo pedagógico desta pesquisa participante. No curso do trabalho, evidenciaram-se, também, questões relativas à subjetividade das participantes, relacionadas diretamente a seus processos de aprendizagem. A análise do material levou em consideração essas questões assim como alguns de seus efeitos produzidos sobre a aquisição de conhecimentos escolares. Foi possível verificar que o uso de jogos teatrais no âmbito da educação configura-se, ao mesmo tempo, como uma prática pedagógica e uma prática subjetiva (terapêutica) do fracasso escolar.

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2019-08-10T17:16:31Z

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Liberia Rodrigues Neves

As Artes Visuais nas práticas das professoras de uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte

A dissertação analisa as concepções e as práticas em Artes Visuais de professoras de uma Unidade Municipal de Educação Infantil - UMEI - da cidade de Belo Horizonte, MG. As práticas em Artes Visuais foram analisadas a partir das concepções, percepções e avaliações reveladas pelas professoras em relação às propostas desenvolvidas no cotidiano da instituição. A contextualização do campo da Educação Infantil e a análise do debate teórico em torno da relação entre Artes Visuais e Educação contribuíram para conceituar a Educação Infantil como direito da criança e primeira etapa da educação básica; e para definir as Artes Visuais como componentes curriculares fundamentais a serem contemplados nas propostas pedagógicas das instituições. Como metodologia para a compreensão do lugar das Artes Visuais na Educação Infantil utilizou-se a revisão da literatura dos dois campos em estudo e a análise de documentos oficiais municipais e nacionais que normatizam a Educação Infantil. Para a compreensão das práticas das professoras em Artes Visuais foram utilizadas, como metodologia, a observação participante no cotidiano da UMEI e a realização de entrevistas semi-estruturadas com sete professoras e um professor da instituição. Como resultado da pesquisa identificamos três campos conceituais de Artes Visuais entre as professoras: Artes Visuais como livre expressão de sentimentos; Artes Visuais como capacidade humana de representar e simbolizar, associadas às imagens visuais, aos artistas e às suas obras; e Artes Visuais como suporte e ferramenta de outras atividades escolares. Além disso, observamos que existe certo distanciamento entre as concepções e as práticas. Nas entrevistas, a concepção de Artes Visuais como suporte e ferramenta a outras atividades é a que menos aparece, mas nas práticas das professoras as Artes Visuais estão quase sempre associadas a outros objetivos pedagógicos. O acompanhamento das ações cotidianas revelou ainda que o grupo de professoras da instituição busca estudar, pesquisar e conhecer com mais profundidade os sentidos e os significados das Artes Visuais na Educação Infantil.

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2019-08-11T11:50:16Z

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Marcia Darquia Nogueira da Silva

O nacional e o popular na obra de Oduvaldo Vianna Filho

Este trabalho aborda, sob a perspectiva dos conceitos 'nacional' e 'popular', elaborados no contexto histórico, político e social dos primeiros anos da década dos sessenta, do século vinte, a obra dramatúrgica de Oduvaldo Vianna Filho. Consideramos, portanto, o nacional enquanto rigorosa reflexão sobre a realidade brasileira e suas contradições sociais mais profundas, e o 'popular' enquanto realização de um teatro que, além de se identificar com o homem brasileiro, traga-o para a cena como protagonista de seus próprios conflitos, e a ele retorne, enquanto uma política de conscientização, através da arte e da cultura. O trabalho tem como foco principal a peça 'Rasga coração', obra-síntese em sua pesquisa estética e dramatúrgica, quanto em sua configuração política. Abordaremos também, no que concerne a uma análise do processo de aprofundamento e amadurecimento dramatúrgico, as peças 'Chapetuba Futebol Clube', 'A mais-valia vai acabar',seu Edgar', 'Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come' e 'Moço em estado de sítio' A seleção das peças obedeceu a critérios objetivos que visam a apresentar e confirmar o percurso estético e político do teatro de Vianninha, sua herança do realismo dialético brechtiano aliada às técnicas de composição do 'realismo psicológico'

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2019-08-14T16:55:45Z

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Luiz Paixao Lima Borges

Estudo da aplicação do aterramento ressonante em redes de distribuição com ramais monofásicos e bifásicos

A busca constante por melhores índices de qualidade no fornecimento de energia e as perdas financeiras nos processos industriais, oriundas de desligamentos na rede elétrica, são alguns dos motivos que fazem com que concessionárias e grandes indústrias estejam sempre em busca de novas tecnologias para aprimorar seus sistemas elétricos. Uma técnica de aterramento pouco utilizada no Brasil, mas em expansão em vários países da Europa e na China, é o aterramento via bobina de Petersen ou aterramento ressonante. Nela, o neutro do transformador da subestação é ligado à terra através de um reator, cuja reatância é dimensionada para compensar a capacitância fase-terra total da rede. Na ocorrência de uma falta fase-terra, uma corrente de baixa amplitude irá circular pelo ponto de falta, favorecendo a autoextinção do arco elétrico e o restabelecimento do regime de trabalho do sistema em poucos ciclos, sem a necessidade de interrupção do fornecimento. Esta dissertação trata primeiramente da teoria básica do aterramento ressonante. Em seguida são apresentados os sistemas e as principais tecnologias utilizadas em conjunto com a bobina. No último capítulo, por meio de simulações de circuitos com características típicas de redes de distribuição urbanas e rurais, são dadas contribuiçõoes para o estudo da migraçãao do neutro solidamente aterrado para o aterramento ressonante nas redes brasileiras. Os principais tópicos estudados foram o impacto da presença dos ramais monofásicos e bifásicos, a alteração da coordenação de isolamento, as faltas de alta impedância e rompimento de cabos, e a influência do núcleo saturável da bobina.

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2019-08-12T20:10:13Z

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Frederico Branquinho Teixeira

Legislações tributárias do Brasil, Alemanha, China e Rússia: similaridades e diferenças

Este estudo teve por objetivo comparar as políticas fiscais e legislações tributárias do: Brasil, Alemanha, China e Rússia abordando suas similaridades e diferenças. Diversos são os fatores que influenciam na criação e desenvolvimento das legislações tributárias, pertencentes a cada país, incluindo fatores econômicos e sociais. A busca por tais similaridades e diferenças foi motivada pela necessidade de evidenciação dos aspectos relacionados ao modo como os países, que foram objeto deste estudo, lidam com os tributos existentes em seu sistema tributário, como forma de fomentar o desenvolvimento econômico em seu território, seja através da instituição de regimes especiais ou pela desoneração de sua carga tributária. Concluiu-se que existem tanto similaridades como também diferenças entre os sistemas e legislações estudados. Dentre elas, como aspectos semelhantes, cita-se a presença de códigos tributários, a existência de regimes especiais entre outras. Como aspectos diferentes observaram-se as características inerentes aos códigos tributários, Brasil e Rússia apresentam todos os aspectos relacionados à tributação, a Alemanha em seu código tributário faz menção somente a competência relacionada a cada tributo e a China não possui em sua estrutura legislativa um código tributário. Percebeu-se, ainda, que as diferenças são baseadas, principalmente, nos aspectos culturais de cada um desses países.

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2019-08-14T13:26:09Z

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Karine Aparecida de Oliveira

Recuperação e implantação de redes subterrâneas pelo método não destrutivo: perfuração horizontal direcional

Este trabalho apresenta a descrição de uma série de métodos construtivos aplicados à implantação e recuperação de redes subterrâneas, subdividindo-se basicamente em métodos destrutivos e não destrutivos. Destacou-se a perfuração horizontal direcional como método não destrutivo e foi feita uma descrição dessa técnica construtiva, bem como dos equipamentos que fazem parte dela. A principal vantagem desse método é o menor impacto causado no entorno da obra em comparação com o método destrutivo, dito tradicional.

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2019-08-13T01:04:11Z

Creators

Rafael Braga Soares Righi

Naturalismo domesticado, o pseudorrealismo na crítica de Theodor W. Adorno à indústria cultural

O objetivo de nosso texto foi o de pesquisar na crítica de Adorno à indústria cultural, o papel do naturalismo domesticado, o pseudorrealismo no processo de manipulação e administração das massas. Iniciamos situando o naturalismo domesticado como elementodo esclarecimento, relacionado à dominação da natureza interna e externa para, em seguida, mostrar como a indústria cultural se vale desse elemento do esclarecimento para fazer do esclarecimento uma mistificação das massas. Contrapomos na sequência o seudorrealismo da nova forma de ideologia com a mímesis da realidade no realismo e naturalismo na literatura para, ao final, tendo como referencial a dialética do universal e do particular, demonstrar como a reprodutibilidade técnica do produto cultural produz a reprodução simples do espírito e a autonomia da obra de arte, ao contrário, contribui para a reprodução ampliada do espírito.

Year

2019-08-14T23:07:21Z

Creators

Abel Camilo de Oliveira Lage Filho