RCAAP Repository

Análise do impacto de infecções por parasitos intestinais e por Schistosoma mansoni no desempenho cognitivo e na interação entre sistema hormonal e sistema imunológico em escolares

Parasitoses intestinais e esquistossomose constituem sérios problemas de saúde pública e estão distribuídas de forma cosmopolita, tendo maior prevalência nos países em desenvolvimento, onde fatores como condições econômicas, saneamento básico e educação sanitária se mostram precários. Na maioria das vezes, essas doenças estão relacionadas com desnutrição e anemia resultando em deficiências no desenvolvimento físico e cognitivo da população infantil, geralmente a mais afetada. No Brasil é elevada a frequência de parasitoses intestinais e de esquistossomose, sobretudo entre crianças em idade escolar. Poucos estudos têm avaliado os efeitos dessas infecções no desenvolvimento cognitivo. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto de infecções parasitárias no desempenho cognitivo e na interação entre sistema hormonal e sistema imunológico em escolares do Município de Jaboticatubas - MG. 316 estudantes participaram do levantamento parasitológico inicial, porém, apenas 53 foram acompanhados no estudo de coorte, divididos em grupos e subgrupos e submetidos, antes e três meses após tratamento, a exames parasitológicos de fezes; avaliação imunológica, hormonal e de desempenho cognitivo através dos subtestes Cubos e Vocabulário da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças - WISC. A análise estatística foi realizada através do programa BioEstat (versão 5.3). Dados paramétricos foram analisados por meio dos testes t de Student e correlação de Pearson; para os dados não-paramétricos utilizou-se os testes Wilcoxon, Mann-Whitney e correlação de Spearman, nesses testes um valor p menor de 0,05 foi considerado significativo. O levantamento epidemiológico revelou 8,9% de positividade para parasitoses intestinais e esquistossomose. Dos indivíduos infectados 71,4% (n=20) foram mono ou coinfectados por S. mansoni. As análises imunológicas identificaram marcadores como IL-1, TNF- e IL-12, em níveis aumentados nos escolares infectados por S. mansoni. A produção dessas citocinas sugere um predomínio de uma resposta imunológica inflamatória ou do tipo 1. Essa tendência de perfil imunológico é reforçada pelos níveis aumentados da melatonina, que induz a produção da citocina IL-12. Três meses após tratamento, verificou-se expressivo aumento da produção de IL-8, que pode ser um reflexo à liberação de antígenos decorrentes da destruição de S. mansoni adultos no sistema porta e nas veias mesentérias. Os resultados do desempenho cognitivo não evidenciaram melhoria do aprendizado após o tratamento antiparasitário e não houve diferença de desempenho intergrupos. Entre os escolares infectados houve associação positiva entre o subteste cognitivo Cubos e duas citocinas (IL-27 e IL-33). Após o tratamento verificou-se uma correlação positiva entre Cubos e TNF-; e entre subteste Vocabulário e as citocinas IL-1 e TNF-. Mesmo com alterações imunológicas e hormonais em escolares infectados e três meses após tratamento, não foi possível de registrar um impacto significativo das infecções intestinais ou da esquistossomose sobre o desempenho cognitivo dos escolares no presente estudo. Isso, muito provavelmente, devido às baixas cargas parasitárias encontradas na população avaliada. Assim, embora o tratamento antiparasitário não tenha refletido na melhoria do desempenho cognitivo dos escolares, o percurso teórico e metodológico desenvolvido no presente estudo evidencia a viabilidade do modelo enquanto estratégia potencial para pesquisas futuras com escolares parasitados.

Year

2019-08-11T06:31:39Z

Creators

Mauricio da Silva Guedes

Possibilidades do uso de vídeos e videoaulas no ensino de Física

Esta dissertação narra a experiência vivenciada por uma professora de Física do ensino médio e seus estudantes, durante o desenvolvimento de quatro sequências de ensino que exploraram possibilidades do uso de vídeos e videoaulas como recurso didático. Ao longo da aplicação das sequências, os estudantes demonstraram envolvimento e engajamento com temas trabalhados nas aulas de Física. Para refletir acerca dessa postura dos estudantes utilizamos referenciais que discutem o perfil da juventude e sua demanda por aparatos tecnológicos. Além disso, buscamos suporte nos estudos sobre ação mediada para compreendermos como ocorreram as interações entre a professora e os recursos mediacionais e as interações entre a professora e os estudantes. Nossas principais escolhas teórico-metodológicas e análises decorreram da adesão ao ponto de vista desses estudos. Para compreender as possibilidades do uso de vídeos e videoaulas, reconstruímos o contexto em que se desenvolveu cada aula e analisamos o processo dialógico de interação entre os sujeitos envolvidos na pesquisa. Para isso, recorremos às anotações feitas no caderno de campo pela professora, que desempenhou o papel de sujeita da pesquisa e pesquisadora, às produções dos estudantes, às respostas dos estudantes a questionários disponibilizados por meios virtuais e às enunciações dos sujeitos da pesquisa, que foram registras por meio de gravações em áudio. Apoiadas em nossas análises, acreditamos que a inserção das mídias audiovisuais como vídeos e videoaulas nos planejamentos didáticos merece ser incentivada pelo fato de colaborarem para um desejável comportamento mais engajado e autônomo dos estudantes. Como consequência disso, um pequeno caderno contendo nossos planejamentos e algumas discussões sobre potencialidades e limitações dessa experiência foi desenvolvido e está disponível ao final deste texto.

Year

2019-08-10T01:04:53Z

Creators

Magda Moreira Nunes

Avaliação de alternativas para suprimento de água para consumo humano na região semi-arida de Minas Gerais

A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o gerenciamento dos recursos hídricos naregião semi-árida mineira, verificando a viabilidade da adoção de técnicas convencionais desuprimento de água e da técnica alternativa de captação de água de chuva, destinadas aoconsumo humano. Foi escolhida a bacia do rio Jequitinhonha como uma bacia demonstrativada região semi-árida mineira para aplicação da metodologia desenvolvida. Na metodologiaforam estabelecidos os critérios técnico, econômico, social e de administração, operação emanutenção, para avaliação dos sistemas de suprimento de água. Para avaliação da técnica decaptação de água de chuva que atinge os telhados das residências e é acumulada em cisternas,foi desenvolvido um modelo que foi aplicado utilizando-se dados diários de chuva de duasestações pluviométricas localizadas na bacia do rio Jequitinhonha. Os resultados obtidos nasavaliações conduzem à seleção de alternativas visando o atendimento às populações da regiãosemi-árida mineira, em especial às comunidades dispersas e famílias isoladas, com umsuprimento seguro de água para consumo doméstico, devidamente gerenciado pelas entidadesresponsáveis pelas políticas públicas de recursos hídricos e de saneamento básico. Verificouseque, além dos estudos de viabilidade, existem condicionantes a serem observadas queantecedem à implementação da alternativa mais adequada, como a existência de programas,projetos e disponibilidade de recursos financeiros para subsidiar os gestores públicos nastomadas de decisão. Nas discussões apresentadas, a partir dos estudos efetuados na baciademonstrativa do rio Jequitinhonha, ressaltam-se as questões relativas à efetividade da gestãode recursos hídricos em Minas Gerais, à superposição das políticas públicas relativas aogerenciamento das águas e à atuação das organizações não governamentais na construção dascisternas. Ressalta-se ainda a necessidade de estudos e pesquisas mais aprofundadas nasformas sustentáveis de administração, operação e manutenção dos sistemas de abastecimentoe na otimização dos custos de implantação. Ao final do trabalho concluiu-se que a escassezhídrica na região semi-árida mineira está, de alguma forma, relacionada ao nãoaproveitamento dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos existentes e verificou-se anecessidade da integração das políticas públicas, de forma a permitir a elaboração de umplano estratégico para a região. É recomendada a complementação de dispositivos naslegislações de recursos hídricos e de saneamento básico que incorporem as técnicasalternativas de captação de água de chuva, contendo ainda incentivos econômicos efinanceiros para as suas respectivas implementações.

Year

2019-08-10T14:00:00Z

Creators

Alberto Simon Schvartzman

A importância do Conselho Escolar para uma Gestão Democrática

O presente trabalho relata a experiência da escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira em relação à gestão democrática. Diante dos desafios que se encontra para a gestão participativa foi necessário um estudo bibliográfico sobre o tema. Na sociedade contemporânea os desafios são muitos e cabe ao gestor saber organizar a instituição de forma que todos os segmentos da comunidade escolar participem das decisões tomadas, sejam elas pedagógicas, financeiras ou administrativas.

Year

2019-08-10T00:25:07Z

Creators

Cláudia Aparecida Braga de Oliveira

Atendimento odontológico do paciente com doença falciforme: proposta de intervenção para a UAPS Eustáquio de Queiroz do município de Pirapora/MG

A doença falciforme é a enfermidade genética mais frequente do homem e mais difundida no mundo. A condição é mais comum em indivíduos da raça negra, com tendência a atingir uma parcela cada vez mais significativa da população, podendo ser observada também em pessoas da raça branca ou parda devido ao alto grau de miscigenação. Causada por uma mutação de ponto do gene da globina beta, é caracterizada por um tipo de hemoglobina anormal que, em determinadas situações, provoca distorção dos eritrócitos fazendo-os tomar uma forma de foice. Dentre os tipos de doenças falciformes possíveis a anemia falciforme é a forma mais comum e grave. O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de intervenção para o atendimento odontológico dos cadastrados portadores de doença falciforme na UAPS Eustáquio de Queiroz do município de Pirapora-MG. Foi realizada uma busca de publicações existentes no acervo de bibliotecas de Faculdades, Universidades e bancos de dados da Internet como Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), Biblioteca Virtual Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS) através do portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BSV). A anemia falciforme é uma doença crônica incurável, embora tratável, e que geralmente provoca alto grau de sofrimento aos seus portadores, que merecem atenção especial do ponto e vista médico, odontológico, genético e psicossocial. Para que o atendimento odontológico dos pacientes seja bem-sucedido, sem qualquer prejuízo à sua saúde e à segurança do profissional, algumas regras devem ser seguidas, ressaltando-se anamnese criteriosa, ênfase em procedimentos preventivos e interação com equipe médica.

Year

2019-08-13T12:21:12Z

Creators

Leila Graziele Silva Dantas

Do entulho retirado da malha ferroviária brasileira: reutilização do dormente

Estima-se que a malha ferroviária brasileira tenha cerca de 29.640 quilômetros de extensão, recurso que é pouco utilizado no Brasil, levando em consideração sua extensão territorial. Composta basicamente por trilho e dormente, a malha oferece vários recursos de transporte para minério e grãos, que são os principais responsáveis por movimentar a economia dos trilhos brasileiros. Os trilhos nacionais possuem cerca de 3.793.920 toneladas de madeira em forma dedormentes, que tem suas peças distribuídas em uma média de mil e seiscentas peças a cada quilômetro. Em contrapartida a utilização de concreto protendido e dormentes metálico é cada dia mais comum, visto a política ambientalista atual, que tem como argumento a grande devastação das florestas e o imenso impacto que as mesmas sofrem para a extração do insumo dos dormentes de madeira. Reutilização dos dormentes de madeira, oriundos das ferrovias brasileiras, é umtema cujo potencial está em ascensão tendo em vista as inúmeras finalidades para os mesmos. Apesar de sua vida útil como madeira de estrutura estar comprometida, as aplicações para a madeira retirada são enormes e variam de madeira na construção civil até a construção de caixotes. Além de se evitar um novo desmatamento na extração da matéria prima, destina-se de forma sustentável o entulho gerado nas reformas das vias ferroviárias, solucionando de uma só vez, dois desafios. A pesquisa abordara a importância da sustentabilidade e reutilização dos entulhos na engenharia civil, em específico os dormentes retirados da malha ferroviária brasileira ratificando a importância e abordando aspectos da reutilização da madeira, apontando soluções para essa questão delicada em que se vive nosdias atuais, e apresentando aplicações interessantes para o insumo retirado da malha ferroviária

Year

2019-08-14T12:35:21Z

Creators

Renata Garcia de Sena

O uso didático de charges e suas contribuições para o ensino de ciências: a abordagem do aedes aegpity

Este trabalho consiste em uma pesquisa predominantemente qualitativa que teve como objetivo avaliar a potencialidade de charges como ferramenta pedagógica no ensino de Ciências de uma forma significativa, efetiva, lúdica, envolvente, desafiadora e transformadora de hábitos e atitudes nos alunos. Para tanto, a presente pesquisa foi desenvolvida por meio de uma sequência didática com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente relizada com alunos do 7° ano do ensino fundamental II em uma escola da rede pública estadual deMinas Gerais, na cidade de Ibirité. Foram selecionadas charges que abordam o mosquito Aedes aegypti, principal vetor de importantes doenças, para humanos, no contexto nacional e internacional (Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikunkunya), que além de permitir abordagens diversas no ensino de Ciências, podem ser utilizadas para trabalhar o tema transversal Saúde e Ambiente . A pesquisa também contou com o uso de instrumentos de coleta de dados tais como a observação e aplicação de questionário de opinião. Os dados coletados permitiram concluir que a dinâmica das aulas, auxiliada pela utilização de charges,favoreceu a construção dos conceitos relativos à temática Aedes aegypti para o ensino de Ciências, na medida em que os alunos se apropriaram de conceitos e os termos científicos em estudo.

Year

2019-08-09T16:38:36Z

Creators

Poliana da Silva Pedro

Tornar-se negro, devir sujeito: uma investigação psicanalítica acerca das reverberações clínicas e políticas do racismo

As múltiplas faces da violência e seu impacto para a saúde das populações são manifestas e se apresentam no sofrimento psíquico das pessoas negras em decorrência do racismo. Tal fenômeno, cada vez mais, deixa de ser tratado como questão unicamente de ordem social e econômica e torna-se um problema de saúde pública de urgência na promoção e proteção à cidadania de populações vulnerabilizadas. Movimentos sociais organizados e poder público somam esforços traduzidos em políticas públicas que objetivam a redução das desigualdades por meio da equidade, como a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Contudo, diante do cenário da necropolítica e da expansão do genocídio, o racismo estrutural brasileiro sustenta a exclusão social e a violação de direitos à população negra, incidindo sobre a saúde mental dessas pessoas. O objetivo desta pesquisa foi analisar, a partir de narrativas individuais e coletivas, as dimensões, subjetiva e política, das saídas construídas por pessoas negras diante da violência do racismo na perspectiva da psicanálise lacaniana. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, a partir da análise de três narrativas de experiências, individuais e coletivas, nas quais o fenômeno da violência do racismo se apresentou de forma manifesta e nas quais foram elaboradas saídas da situação de sofrimento advindas da mesma. Adotou-se o método das escrevivências e de sua análise a partir de referenciais teóricos da filosofia e da psicanálise lacaniana que tratam do tema do racismo e da violência. Na segunda seção, foi possível destacar o racismo estrutural como fenômeno presente na sociedade brasileira e sua incidência na saúde mental de pessoas negras como sofrimento psíquico. A terceira seção foi dividida em três partes, sendo que, na primeira, uma escrevivência foi analisada e destacou-se o modo como a dimensão racista da violência se apresenta no discurso e no laço social a partir da banda de Moebius da topologia lacaniana, e duas estratégias construídas por sujeitos de um território a partir do conceito do “devir negro no mundo” de Achille Mbembe (2018). Na segunda parte, foi analisada a escrevivência de uma rede de mulheres-mães militantes que foi inaugurada com o nome Rede Mães de Luto e Luta MG e que, menos de um ano depois, foi modificado para Rede Mães de Luta MG, em que foi possível pensar na operação subjetivo-política implicada na supressão do significante “luto” como um deslocamento, um giro que possibilitou um escoamento da dor, diante do Real indizível do luto e da dor sempre presente, mas que pode construir outros objetos e discursos para reduzi-la. A terceira parte contém a escrevivência de uma mulher negra intelectual militante, que foi analisada na quarta seção a partir da operação “tornar-se negro” proposta por Neusa Santos Souza (1983) e de psicanalistas lacanianos que trabalharam os conceitos de nomeação e violência em suas elaborações teóricas. Foi possível destacar que a militância não pode ser descartada, em sua função de tratamento, por não trazer garantias subjetivas, e, de igual modo, a saída subjetiva não pode ser descartada por não trazer garantias coletivas.

Year

2021-11-26T11:59:20Z

Creators

Cristiane da Silva Ribeiro

Mobilização social, acontecimentos e opinião pública: o posicionamento estratégico do Comitê Popular dos Atingidos pela Copa em Belo Horizonte (Copac-BH)

O presente trabalho versa sobre a relação entre acontecimentos, opinião pública e mobilização social, a partir do estudo de caso do Comitê Popular dos Atingidos pela Copa em Belo Horizonte (Copac-BH). O Copac-BH é um coletivo mobilizado que ganhou visibilidade ampliada durante as grandes manifestações populares ocorridas no Brasil, em junho de 2013. Suas condições de mobilização foram reconfiguradas em função desses e de outros acontecimentos, de modo a assumir diferentes posicionamentos estratégicos ao longo de sua trajetória. O problema de pesquisa consiste em identificar as mudanças no posicionamento estratégico do Copac-BH junto à opinião pública em função de acontecimentos que modificaram as condições sob as quais o seu processo de mobilização se desenvolveu, analisando como essas mudanças se processaram e em que medida impactaram as ações do Comitê e a movimentação dos públicos e da opinião pública em torno da causa. A metodologia utilizada na análise consistiu em uma mescla de procedimentos quantitativos e qualitativos, tendo um corpora composto por publicações da internet (do Facebook, de sites e blogs diversos) e entrevistas com alguns representantes do Comitê, sendo três realizadas nesta pesquisa e quatro disponíveis no YouTube. O recorte temporal consiste no período que se estende de janeiro de 2011, quando o Comitê veio a público pela primeira vez, a julho de 2014, mês de finalização da Copa do Mundo Fifa, evento que, afinal, motivou o seu surgimento.

Year

2019-08-10T14:34:48Z

Creators

Clara Soares Braga

Influência do processamento no teor de compostos fenólicos e na avaliação sensorial de geléia de jabuticaba (Myrciaria jaboticaba Vell. Berg)

A jabuticaba (Myrciaria jaboticaba Vell. Berg) é uma fruta nativa brasileira que apresenta em sua casca elevada quantidade de compostos fenólicos. Devido a alta perecibilidade da fruta, os produtos processados derivados da mesma, como a geléia, são interessantes pois apresentam durabilidade maior além de possuírem em sua composição as substâncias potencialmente benéficas extraídas da casca. O objetivo deste trabalho foi comparar físico-química e sensorialmente duas geléias produzidas a partir de um extrato aquoso de jabuticaba, cujos frutos foram processados por 15 ou 60 segundos em processador mecânico. O extrato foi adicionado de 50% de sacarose e submetido a tratamento térmico para formação da geléia. Os teores de fenólicos totais variaram de 312,45 a 325,33 mg.100g-1 e os de taninos de 226,26 a 252,91 mg.100g-1 e apresentaram diferença significativa, sendo maiores para a geléia de 60 segundos de processamento. Os teores de antocianinas monoméricas variaram de 22,43 a 23,92 mg.100g-1 e a contribuição de antocianinas poliméricas à cor de 44,35 a 46,67%. A acidez apresentou-se elevada e o teor de sólidos solúveis totais abaixo do preconizado pela legislação. Todos os atributos sensoriais avaliados para as geléias apresentaram notas que integram a região de aceitação da escala utilizada e as geléias também apresentaram intenção de compra positiva. As geléias do presente trabalho são uma opção para a ingestão de compostos fenólicos pois são ricas nos mesmos e apresentam boa aceitação pelos provadores, principalmente a geléia de 60 segundos, cuja quantidade de compostos fenólicos e taninos é superior.

Year

2019-08-09T19:09:29Z

Creators

Laila Carline Goncalves Rezende

Programas Brasil Alfabetizado e Encuentro: princípios teóricos metodológicos para alfabetização de jovens e adultos, Brasil e Argentina

Esta pesquisa apresenta um Estudo Comparativo de enfoque sócio-histórico da proposta de governo para a alfabetização de pessoas jovens e adultas no Brasil e na Argentina, procurando descrever e analisar a base teórico-metodológica sob a qual se assentam as propostas e o material didático nelas utilizados. Para fundamentar o estudo, tomamos como referência autores, a exemplo de Soares (2002), Nóvoa (2009), Saforcada (2011), Di Pierro (2008, 2010), Soares (1998,2004,2016), Vóvio e Mansutti (2007), Morais (2010), entre outros, a fim de reconhecer e aprofundar questões trazidas pelas políticas educacionais da alfabetização de adultos e pelos materiais didáticos, procurando ir além da simples construção de uma pesquisa descritiva. Tendo como objeto de estudo os materiais didáticos utilizados nos programas nacionais de alfabetização para a modalidade da educação de pessoas jovens e adultas implantados, iniciamos por investigar o discurso oficial presente nas políticas educativas, no período dos anos 2000 aos dias atuais, na tentativa de compreender, nesses dois contextos geográficos, como foram legisladas as estratégias para intervenção educativa que resultaram nas propostas dos Programas Brasil Alfabetizado, no Brasil, e Encuentro, na Argentina. Por conseguinte, analisamos comparativamente o que essas leis revelam como base epistêmica para o ensino da leitura e da escrita, através das concepções e finalidades apresentadas para o processo de alfabetização. Sobre os Programas, detivemo-nos no delineamento pedagógico e curricular por meio da análise do material didático de apoio pedagógico utilizado em duas localidades especificas: do Brasil, a cidade de Jequié, Bahia, e da Argentina, Córdoba. Partindo de uma reconstrução longitudinal, da descrição e da interpretação do discurso oficial dos governos brasileiro e argentino nas suas políticas e regulamentações para alfabetização de adultos, foi possível identificar convergências e especificidades de como cada país legislou e operacionalizou sua ação pedagógica, sob influência de uma regulação transnacional. Ao tempo que os materiais didáticos puderam revelar, partindo de uma escala de prioridade de aspectos da aprendizagem da escrita, uma base de organização diferente que, sinaliza para capacidades diferenciadas quanto aos objetivos pretendidos para a alfabetização inicial. Dessa maneira, os resultados indicam que os caminhos percorridos pelo Brasil e pela Argentina têm ponto de convergência no direcionamento dado pela política internacional de (re)configuração de uma ordem econômica e se distanciam em determinados pontos da implementação da política alfabetizadora, bem como os desdobramentos que incidem sobre os dados da realidade atual

Year

2019-08-11T19:13:50Z

Creators

Silvana Oliveira Biondi

Introdução de espécies no Brasil e no mundo: algumas iniciativas e propostas de combate e prevenção a espécies aquáticas invasoras

Espécies exóticas invasoras constituem atualmente a segunda causa mundial de perda de diversidade biológica. O trânsito de espécies no planeta aumentou intensamente em função do comércio mundial e do fluxo intercontinetal de pessoas, mas a chegada de novas espécies deve-se principalmente a introduções voluntárias para uso humano. Atualmente, são poucos os habitats no planeta que ainda estão imunes às espécies introduzidas, representadas por uma variedade de categorias taxonômicas e origens geográficas. Estudos recentes estimam prejuízos da ordem de bilhões de dólares por ano nos Estados Unidos e na China oriundos direta ou indiretamente da introdução de exóticos. Estima-se também que a América do Sul apresenta um dos índices mais elevados de invasões biológicas, sendo o Brasil um dos países com os maiores números de introduções. No entanto, propostas de ações e projetos de combate e prevenção à introdução de espécies invasoras só entraram em discussão quando da introdução e dispersão do mexilhão-dourado no sul do país e seus consequentes impactos ambientais e, principalmente, econômicos. Neste estudo são relacionados exemplos de introduções de espécies no mundo e no Brasil, assim como propostas para o combate e prevenção de exóticos, principalmente a nível municipal.

Year

2019-08-11T06:36:00Z

Creators

Luciano Rosa Cota

Descobrindo Minas de causos: narrativas orais e culturas do escrito em Belo Horizonte (1930 a 1960)

A presente pesquisa objetivou investigar as narrativas orais compreendidas como processo educativo que circulavam em Belo Horizonte, entre as décadas de 1930 e 1960, em um contexto de crescente legitimação das culturas do escrito. A pesquisa adotou uma concepção não dicotômica das relações entre o oral e escrito, mostrando interdependências entre essas duas dimensões da linguagem. Como fontes para o estudo, utilizamos depoimentos orais de indivíduos que viveram em Belo Horizonte, no período apontado, além de documentos escritos, como dados estatísticos contendo indicadores da presença do escrito na capital nesse período; coletâneas literárias de contos populares e periódicos da época (jornais e revistas). Do ponto de vista teórico e metodológico, fundamentamos a investigação nos estudos da História Oral, Culturas do Escrito, Análise do Conteúdo e Análise do Discurso. Para a realização da pesquisa, foi traçado, inicialmente, o perfil dos entrevistados, considerando aspectos como subjetividade e experiência de vida dos sujeitos, uma vez que se considera a linguagem uma prática discursiva variável de acordo com contextos sociais determinados. Por meio de tais considerações estabeleceram-se três segmentos de sujeitos relativos ao nível de proximidade com culturas do escrito, que orientaram parte das discussões e análises. Foram, então, levantadas e analisadas as narrativas orais que mais circulavam no período, os contextos de enunciação e as motivações para se contar e ouvir histórias. Os resultados da pesquisa apontam que há variações entre as práticas de contar e ouvir narrativas orais em função dos segmentos de aproximação com as culturas do escrito. Assim, a análise do nosso corpus evidenciou que quanto mais elevado o nível de proximidade com a escrita, mais intensas eram as práticas de oralidade vividas ao longo da vida dos sujeitos, ou seja, mais se ouviam e se contavam narrativas orais. Familiares, empregadas, tropeiros, pessoas idosas, professoras e o rádio eram os principais agentes de difusão das narrativas. Histórias de assombração, lendas, narrativas folclóricas, histórias sobre tipos populares e episódios políticos da cidade, contos maravilhosos e escolares, histórias sobre si e sobre a vida alheia, destacam-se entre os tipos de narrativas que mais circulavam. As histórias eram vistas como um modo de educar as crianças, de socialização e divertimento entre os adultos e de preservar memórias e histórias pessoais. O estudo ajudou a compreender que a circulação de narrativas orais assumiu configurações específicas que se afastam da imagem do narrador tradicional, dos contos de fadas, do fogão a lenha ou do serão noturno, ao conjugar esses elementos a veículos da época, como a escola e o rádio. De modo geral, a pesquisa mostrou que, mesmo com a crescente presença de culturas do escrito em uma sociedade urbana, como a estudada, as narrativas orais circulavam de maneira intensa no cotidiano da capital.

Year

2019-08-14T08:29:40Z

Creators

Flavia Graciela de Alcantara

A política distributiva da coalizão

Esta tese investiga se partidos inuem nos investimentos dos ministérios no presidencialismo de coalizão. Ao fazer isso, ela diverge da visão corrente nos estudos sobre política distributiva de que presidentes centralizam as decisões alocativas de seus governos. Meu argumento é o de que, ao oferecer ministérios a outros partidos em troca de apoio legislativo, presidentes compartilham a política distributiva do governo com seus parceiros de coalizão. Com isso, partidos adquirem inuência e expertise sobre os investimentos das pastas que comandam e, consequentemente, meios de levar mais recursos para as suas bases eleitorais. Documento essa conexão eleitoral partidária com dados de mais de vinte anos de transferências discricionárias dos ministérios para prefeituras no Brasil, informações obtidas em trabalho de campo e uma série de experimentos naturais. Meus resultados mostram que municípios de mandam e recebem mais recursos de ministérios comandados pelos partidos dos seus prefeitos e, em troca, estes mobilizam votos para as suas legendas nas eleições gerais. Entre outras contribuições, a tese oferece evidência causal de que partidos extraem benefícios particularistas da ocupação de ministérios; mostra que isso promove desigualdades na provisão de bens públicos no país; e documenta como os partidos brasileiros, considerados fracos por muitos analistas, articulam a oferta e a demanda por recursos públicos estrategicamente para conquistar votos e adquirir inuência na política nacional.

Year

2019-08-12T08:38:43Z

Creators

Fernando Meireles

O debate sobre o aquecimento global em sala de aula: o sujeito dialógico e a responsabilidade do ato frente a um problema sóciocientífico controverso

A utilização de temas controversos no ensino básico e superior, como expressão do currículo CTS Ciência, Tecnologia e Sociedade, tem se multiplicado nos últimos anos. Reconhecemos a necessidade de compreendermos mais profundamente o posicionamento dos sujeitos frente aos temas controversos, pois estamos diante da construção de uma nova relação entre estes e a Ciência, não mais a tratando como depositária de verdades sólidas e lineares, mas como parte de uma complexa rede de fenômenos, em que previsões absolutas e acabadas são cada vez mais inadequadas. Educar sintonizado a esta mudança de perspectiva, significa necessariamente valorizar a dimensão controvertida da Ciência, o valor da dúvida e do questionamento no interior dela. Neste trabalho tivemos como objetivo analisar três episódios transcorridos em duas aulas de química ministradas a adolescentes na faixa etária média de 15 anos, em uma escola pública federal. Várias vozes de cientistas e ambientalistas foram trazidas para leitura de pequenos grupos e discutidas em plenária, momento em que focalizamos as interações discursivas dos sujeitos envolvidos sobre o efeito estufa e sua controvertida relação com o aquecimento global. Elegemos quatro questões centrais: Que vozes estão presentes neste debate, e como elas se encontram, são assimiladas e reacentuadas mutuamente pelos sujeitos? Quais os sentidos emergentes do diálogo entre os vários sujeitos envolvidos? De que forma as diferentes enunciações da professora, textos escritos e discursos dos pares, que circulam nesta sala de aula, constituem os processos de elaboração dos posicionamentos pessoais? Em que medida os sujeitos, ao se posicionarem, vivenciam responsável e responsivamente seus atos? Utilizamos como referencial a Teoria da Enunciação de M.M. Bakhtin, especialmente em duas categorias: o movimento de apropriação da palavra alheia e a responsabilidade/responsividade do ato do sujeito. A opção pela análise das enunciações pretendeu garantir unidade entre o conteúdo do que foi dito e o modo como foi dito. Como resultados, pudemos flagrar alguns processos que nos indicam a apropriação da palavra do outro, como uma atitude ativa responsiva e de como este processo é único, singular e individual. Há identificações entre eles, mas também desidentificações. As apropriações dos discursos consensos e dissensos ocorrem em diferentes ritmos dentro de um mesmo grupo e também entre sujeitos de grupos diferentes. Neste sentido, é possível observar que há diferentes graus de consciência da alteridade. E, ainda que haja demarcação de ideias, há diferentes acentos afetivos: uns mais reticentes, outros mais apaixonados e certos de suas posições. Quanto à responsabilidade no posicionamento, observamos deslocamentos de um lugar de "todos" ou de "ninguém" para um lugar de indivíduo que toma consciência de sua unicidade e responde apesar da "não certeza" acerca do tema debatido ou do posicionamento "da maioria". Como implicação desta pesquisa, discute-se a importância de valorizar a dúvida e a incerteza na educação em ciências, bem como a valorização da subjetividade propiciada pela discussão de temas controversos em sala de aula.

Year

2019-08-13T13:01:43Z

Creators

Luis Gustavo D'carlos Barbosa

Redução das emissões de NOx na clinquerização pela utilização das técnicas de requeima e combustão estagiada

Problemas com emissões de poluentes são crescentes e leis de controle de emissão cada vez mais restritivas vem sendo publicadas. Nesse cenário, o abatimento das emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) tem se apresentado como um grande desafio, uma vez que estes compostos são causa de chuva ácida e smog fotoquímico, além de afetar a saúde humana e o meio ambiente de diversas formas. O presente estudo busca implementar formas de diminuir as emissões de NOx no processo de clinquerização, etapa central na fabricação de cimento em uma planta industrial existente e em operação, através do emprego das técnicas de requeima e combustão estagiada, escolhidas devido ao seu menor custo e alta eficácia na diminuição das emissões de NOx. Modelagem computacional (MI-CFD) é empregada no intuito de analisar os perfis de escoamento dentro do calcinador e antecipar os resultados obtidos por mudanças estruturais e operacionais, permitindo reduzir o número de testes baseados em tentativa e erro no reposicionamento de combustores no reator. A modelagem foi realizada pela Empresa Cinar Ltd (Souza, 2017) e o trabalho de otimização foi fruto do trabalho conjunto entre a Cinar e o Cliente. O calcinador em estudo é do tipo em linha, onde três diferentes mudanças foram propostas e analisadas. Uma alteração estrutural e operacional foi escolhida e implementada, aplicando a técnica de requeima e combustão estagiada para mitigar a geração de NOx. Da inspeção dos resultados finais do trabalho, demonstrou-se que a escolha das técnicas de requeima e combustão estagiada para o abatimento do NOx foi acertada, já que a unidade conseguiu reduzir as emissoes de NOx em aproximadamente 40% em relação à situação original.

Year

2019-08-09T14:01:43Z

Creators

Pedro Lucas Gervasio Ladeira

A reestruturação de um instrumento de supervisão pedagógica para oscursos descentralizados da ETSUS/ PR: uma proposta de intervenção

O Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha, Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Paraná vem realizando a formação profissional de seus trabalhadores de nível médio. Tem autorização para descentralizar seus cursos nas 22 Regionais de Saúde do Estado. Um dos pilares de seu trabalho é a realização de supervisão pedagógica aos cursos descentralizados.Uma descentralização deve considerar que a execução curricular seja fiel à matriz curricular proposta no plano de curso. Para tanto se faz necessária a utilização de um instrumento de supervisão pedagógica que possibilite identificar a real execução curricular. Nesse sentido o projeto de intervenção tem como objetivo propor a realização de oficinas para produção e validação de um instrumento de supervisão que contemple aspectos quantitativos e qualitativos e as atividades a serem feitas, bem como situações a serem observadas e possíveis encaminhamentos, promovendo assim um alinhamento das ações de supervisão dos cursos descentralizados.

Year

2019-08-09T23:37:18Z

Creators

Arlete Barzenski

Use of client-centered virtual reality in rehabilitation after stroke: a feasibility study

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Year

2022-06-22T18:06:01Z

Creators

Alberto Luis Aramaki Rosana Ferreira Sampaio Alessandra Cavalcanti Fabiana Caetano Martins Silva e Dutra

Federalismo, liberdade e direitos fundamentais

Neste texto, dentro do mesmo espírito de transição para a liberdade, que a nossa Constituição vigente introduziu, vamos abordar o Federalismo. O Federalismo recuperado, restabelecido, após os abalos desencadeados no período ditatorial anterior. Enfim, um Federalismo que, na Constituição, sofre remodelação, revigoramento, quer do ponto de vista político, quer do ponto de vista financeiro. Um Federalismo apto a garantir a liberdade, como sempre foi sua função.

Year

2022-04-12T12:48:52Z

Creators

Misabel de Abreu Machado Derzi

Análise sobre a duplicidade das denominações dos logradouros públicos de Belo Horizonte

A atividade de nomear os lugares acompanha a evolução da humanidade desde os primórdios da civilização. Este ato individualiza as pessoas e os lugares, tornando-os únicos, daí a importância de nomear as pessoas e os lugares geográficos. Este trabalho analisou aquestão da duplicidade dos nomes dos logradouros públicos no município de Belo Horizonte e sua espacialização, utilizando um Sistema de Informações Geográficas SIG, como ferramenta norteadora para o saneamento do Banco de Dados do Município. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas. Na primeira, procurou-se fazer algumas reflexões sobre toponímia e denominação de lugares, fundamentais para a compreensão das relações do indivíduo com o lugar e como se deu a evolução da denominação das ruas de Belo Horizonte ao longo de sua história e suas legislações específicas. Na segunda etapa, fez-se o encaminhamento metodológico que constou de revisões bibliográficas. A terceira etapa constou-se de levantamento de dados e pesquisa sobre processos de armazenamento de dados e nomeação dos logradouros. A quarta etapa constou-se da criação de mapas temáticos para análise do problema. No resultado da pesquisa pôde-se constatar um expressivo número de logradouros com a denominação em duplicidade no município. Diante disso, acolaboração deste trabalho é servir de subsídio aos órgãos regulamentadores no sentido de sanar a questão da duplicidade, contribuindo para se evitar transtornos aos cidadãos e, também, para uma melhoria na realização dos serviços públicos.

Year

2019-08-09T21:28:23Z

Creators

Vania Fatima de Paula