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Trabalho docente, infância e políticas de alfabetização e de avaliação: um estudo sobre a identidade das professoras de 1º ciclo de Belo Horizonte
Esta investigação analisa as repercussões das políticas educacionais de alfabetização (PNAIC, Programa Mais Alfabetização) e de avaliação (SAEB, SIMAVE, AvaliaBH) sobre o trabalho e a identidade profissional das professoras de 1º ciclo das escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. No desenvolvimento da pesquisa, foi feita revisão bibliográfica sobre trabalho docente, infância e políticas de alfabetização e de avaliação, bem como um levantamento documental de normativas relacionadas aos sujeitos da pesquisa, às professoras de 1º ciclo, e ao contexto de realização desta investigação, a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e suas políticas pedagógicas. Na pesquisa de campo, foi aplicado um questionário exploratório e realizadas entrevistas semiestruturadas. A tese defendida consiste na compreensão de que o trabalho e a identidade das professoras que atuam no 1º ciclo do ensino fundamental têm sido modelados por meio das políticas de alfabetização e avaliação vigentes. Acredita-se que, na busca pela melhoria da qualidade da educação e superação dos baixos índices de aprendizagem dos estudantes, a escola tem sido caracterizada como o núcleo da gestão, ou seja, tem sido cada vez mais associada à cultura da eficiência e demonstração de resultados. E a sala de aula tem se tornado lugar para o desenvolvimento de didáticas de resultados, redefinindo, assim, o trabalho e a identidade de seus professores. A reconfiguração da organização e dos conhecimentos escolares, contribuindo para o empobrecimento do conceito de alfabetização e para a redução da infância e da criança à condição de aluno, tem posto em questão o direito à educação, seus objetivos e finalidades e vem atribuindo novos sentidos à educação e, em especial, ao processo de alfabetização escolar. Constata-se que as professoras de 1º ciclo da Rede Municipal de Belo Horizonte, por um lado, vivenciam a cultura de avaliação no cotidiano escolar e, por outro, buscam desenvolver práticas educativas que reconheçam a criança e a infância e suas formas de aprender, para além da função de aluno. Buscam ainda dar sentido ao processo de alfabetização e à responsabilidade social de seu trabalho, em meio às novas modelagens de sua identidade.
2020-01-14T21:17:06Z
Sâmara Carla Lopes Guerra de Araújo
Cintura hipertrigliceridêmica e sua associação com fatores de risco metabólicos
Evidências crescentes sugerem outros fatores que não o perfil lipídico alterado comopreditores de aterosclerose. A tríade metabólica, por exemplo, é caracterizada pelo aumentodo nível sérico de apolipoproteína B, hiperinsulinemia e altos níveis séricos de partículaspequenas e densas de colesterol LDL, que são altamente aterogênicas. Muitos estudospropõem que a hiperapolipoproteína B como preditor significativo de doença coronariana. Ahiperinsulinemia em indivíduos não diabéticos revela resistência à insulina e aumenta o riscode aterosclerose principalmente em homens. Assim, estudos propõem que a tríade metabólicapoderia ser utilizada para prever o risco para doenças cardiovasculares e está fortementecorrelacionada com o fenótipo cintura hipertrigliceridêmica (HW), uma medida simples eprática de avaliação de risco cardiovascular. Este estudo foi conduzido para estimar aprevalência de cintura hipertrigliceridêmica em população de duas comunidades rurais doVale do Jequitinhonha, Minas Gerais, e sua associação a outros fatores de riscocardiovasculares. Estudou-se 506 indivíduos adultos com idade entre 18 e 75 anos, ambos ossexos. Cintura hipertrigliceridêmica foi caracterizada pelo posicionamento no quarto quartilde níveis da circunferência da cintura (CC) e dos triglicérides (TG). Regressão logísticamultivariada e Árvores de Classificação constituíram-se nos métodos de análise dos dadospara este estudo. A força de associação foi medida pela Razão de Chance ou Odds Ratio (OR)e seus respectivos intervalos de confiança de 95% (IC 95%). O nível de significânciaestatística estabelecido foi de 5% (p<0,05). No caso das árvores, utilizou-se as probabilidadesdos nós finais para interpretação dos modelos, além da porcentagem de classificaçõescorretas, sensibilidade e especificidade. A prevalência de cintura hipertrigliceridêmica napopulação estudada foi 11,1%. Indivíduos com o fenótipo cintura hipertrigliceridêmicatambém eram hipertensos (78,6%), hipecolesterolêmicos (64,3%), tabagistas (48,2%) eapresentavam índice de massa corporal (IMC) aumentado (71,4%), diferenciado emindivíduos com sobrepeso (50,0%) e obesos (21,4%). Eles também apresentaram baixosníveis de colesterol HDL (55,4%), altos níveis de colesterol LDL (25,0%), glicemia de jejumaumentada (26,8%), insulinemia de jejum aumentada (53,1%) e índice HOMA-IR no quartoquartil (53,1%). Na análise de regressão logística multivariada, homens (OR=2,190; IC95%1,082-4,436), idade (anos) (OR=1,028; IC95% 1,006 1,052); IMC 30 Kg/m2 (OR = 4.348;IC 95% 1,587 11,911), colesterol total 200 mg/dl (OR = 3,607; IC 95% 1,776 7,326) eíndice HOMA-IR 4º quartil (OR = 4,528; IC 95% 2,202 9,309) permaneceramindependentemente associado ao fenótipo no modelo final. As árvores de classificação eregressão mostraram que a idade, o índice HOMA-IR, o colesterol total e o colesterol HDLsão variáveis fundamentais para discriminar os grupos com e sem o fenótipo. Finalmente, ofenótipo cintura hipertrigliceridêmica foi independentemente associado a importantesmarcadores de distúrbios metabólicos. Assim, a sua fácil aplicação para determinar estados dealto risco poderia permitir a detecção de grupos em maiores risco, um rastreamento inicial deindivíduos metabolicamente afetados.
2019-08-14T12:54:36Z
Mariana Santos Felisbino Mendes
Crítica literária de Homero no tratado Sobre o estilo de Demétrio
O tratado Sobre o estilo é um manual de retórica que analisa os mais diversos recursos estilísticos empregados na composição de um discurso. Para tanto, ele se serve de trechos curtos e paradigmáticos dos mais variados autores da tradição literária grega. Logo, esses autores estão sujeitos a uma crítica literária que nasce da própria avaliação da forma em relação ao conteúdo, sendo essa crítica ainda orientada por uma teoria de tipos de estilo. E, nesse âmbito, nenhum outro autor foi alvo de tantas reflexões quanto Homero. E isso, de fato, não escapou aos comentadores do tratado, que reconheceram o viés crítico da obra, bem como o destaque conferido ao poeta no conjunto das citações. No entanto, seus comentários não chegaram a compor um estudo mais abrangente e específico que relacionasse essas reflexões com o plano teórico e com o contexto de composição. E esse é justamente o intuito dessa tese. Apesar das dúvidas quanto à datação e autoria, os indícios levam a crer que Sobre o estilo, atribuído a certo Demétrio, seja obra de um sofista do final do período helenístico. E, ao certo, o modo como as citações de Homero são analisadas reflete o cruzamento de concepções peripatéticas e estoicas, e parece fundado na própria educação da época, que estaria na base da formação do público de Demétrio. Nota-se, pois, que o autor lança mão de exemplos homéricos cristalizados na tradição gramatical sobretudo, no estudode tropos e figuras , adaptando-os ao propósito de sua teoria e os submetendo a uma crítica estilística. E também sua crítica do estilo do poeta encontra paralelos em outros manuais de estilística, como notadamente no Sobre o arranjo das palavras de Dionísio de Halicarnasso. Além disso, as lições dos escoliastas da Ilíada e da Odisseia reproduzem também comentários de ordem gramatical e estilística que dialogam com muitas das reflexões de Demétrio. Logo, partindo dessa análise comparatista entre as obras, tendo em vista a inserção da crítica estilística de Homero no contexto de composição do Sobre o estilo e no seu plano teórico, pretendo chegar a um quadro mais completo e detalhado dos vários aspectos, ainda pouco ou nada explorados, da crítica literária do poeta proposta por Demétrionesse tratado.
2019-08-14T22:29:07Z
Gustavo Araujo de Freitas
Nem sapo, nem princípe: uma leitura das leituras produzidas por camadas sociais diferentes
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre a leitura de um mesmo texto produzida por crianças de camadas sociais diferentes.Foram tratadas as relações entre leitor e texto e entre texto-outros textos. Dentre as várias formas de abordar o tema leitura, de modo geral, e o conhecimento de outros textos, de modo específico, interferem na compreensão da leitura de indivíduos pertencentes a camadas diferentes da sociedade. A pesquisa foi realizada na cidade de Mariana, em Minas Gerais, com crianças que frequentavam a 4ª. série do 1º.grau. Os dois grupos de informantes foram definidos com base em critérios sócio-econômicos. As obras escolhidas para realizar a investigação foram apormorfose de Cora Ronai, e Tô pedindo trabalho de Terezinha Alvarenga. Verificou-se que a leitura é produzida diferentemente por grupos sociais diferentes e que as diferenças se explicam porque os processos interacionais são diferentes. É devido às especificidades das diferentes interações que os diferentes significados se constroem. A partir dos resultados obtidos, foram apontadas sugestões para o trabalho com a leitura na escola.
2019-08-12T19:10:38Z
Heliana Maria Brina Brandao
Avaliação de aspectos funcionais e de qualidade de vida em duas formas distintas de acometimento da doença de Chagas: sem cardiopatia aparente e cardiopatia chagásica crônica
A doença de Chagas (DC) é uma doença infecciosa causada peloprotozoário Trypanosoma cruzi, impondo limitações físicas, funcionais elaborais nas suas diferentes formas de acometimento. O objetivo do estudo foi avaliar aspectos funcionais e de qualidade de vida em dois grupos de indivíduos com sorologia positiva para doença de Chagas: 1) sem cardiopatia aparente; 2) cardiopatia chagásica crônica. O presente estudo apresentou relevantes achados baseado nos modernos conceitos de função, disfunção, limitação à atividade e restrição à participação, propostos pela CIF. No que tange a capacidade funcional, avaliada pelo TC6, não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos. Por outro lado, os pacientes do grupo sem cardiopatia aparente alcançaram maiores escores de desempenho funcional e qualidade de vida, indicando menor limitação funcional e melhores níveis de atividade no dia-a-dia por esse grupo de pacientes. Finalmente observou-se que os fatores relacionados ao desempenho funcional e qualidade de vida são distintos nos dois grupos avaliados.
Estudo do sincronismo de múltiplos osciladores acoplados: aplicação ao paralelismo de UPS
Neste trabalho desenvolveu-se técnicas de análise de estabilidade da condição de sincronismo entre sistemas ininterruptos de energia - UPS, interligados e isolados do barramento infinito. Considerou-se os sistemas UPS como osciladores não lineares para os quais se busca uma condição especial de sincronismo, qual seja a igual divisão de potência ativa fornecida à carga, além de se manter um comportamento periódico próximo ao senoidal. Buscou-se determinar a estabilidade desta condição de sincronismo, considerando diversos fatores, tais como variações paramétricas e número de osciladores interligados. Dentre as contribuições do trabalho para o problema em questão, destaca-se: (i) a proposição de uma nova implementação para a técnica de sincronismo baseada em variação de amplitude e freqüência de cada UPS a partir de estimativas da potência ativa fornecida pela mesma, sem necessidade de estimação explícita da potência reativa; e (ii) o uso da Teoria de Floquet para determinação da estabilidade de soluções periódicas do sistema composto por múltiplos osciladores acoplados, o que possibilitou investigar limites superiores para o número de UPS que podem ser acopladas usando a técnica de sincronismo baseada em estimação de potências ativa e reativa.
Abordagem das Capacitações: aplicação do método GoM na construção de indicadores de bem estar
A presente tese de doutorado tem como objetivo avançar no conhecimento sobre métodos de mensuração da capacidade e do funcionamento individual de acordo com a Abordagem das Capacitações. Discutimos esta ampla área do conhecimento a partir da perspectiva do desenvolvimento socioeconômico, buscando compreender as possibilidades e limitações do método GoM (Grade of Membership) como possível forma de mensuração do Desenvolvimento como Liberdade. Passando pela crítica ao utilitarismo e pela definição do lugar ocupado pela Abordagem das Capacitações na teoria econômica do bem estar social e do Desenvolvimento, destacamos o complexo arcabouço teórico inerente a esta abordagem e sua multidimensionalidade, propondo uma estrutura teórica de orientação para definição clara do objeto de mensuração: capacidade ou funcionamento. Concordamos com outros autores que dados secundários são limitados na aferição de capacidades e funcionamentos e que para se observar tais fenômenos devemos partir de dados obtidos com esse objetivo. Neste sentido, estudamos a adequação do método GoM à estrutura conceitual da Abordagem das Capacitações como possível estrutura de geração de indicadores de capacidade e funcionamento idiossincráticos. Concluímos que este recurso pode ser útil de várias formas: na geração de indicadores de bem estar unidimensionais a partir de dados multidimensionais secundários, na identificação de funcionamentos e capacidades latentes a grupos de indicadores e na mensuração de capacidades e funcionamentos, quando isto for possível. Testamos a primeira forma de utilização deste método, aplicando-o na investigação do estado de bem estar de arranjos sociais aos dados das amostras dos censos de 2000 e de 2010 para o Brasil.
2019-08-14T09:59:01Z
Augusto Carvalho Souza
Caracterização do esmalte e dentina humana e de biomateriais a base de fosfato de cálcio para estudos radiológicos
Investigações teóricas e experimentais baseadas na interação da radiação com a matéria, com específicas aplicações médicas e tecnológicas, apresentaram como objetivos o diagnóstico médico, a análise química e dosimetria, utilizando materiais orgânicos e inorgânicos. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi determinar as características dosímetricas do esmalte e da dentina humana das estruturas dentais e diferentes biomateriais a base de fosfato de cálcio, com intuito de obter-se um tecido substituto que simule o esmalte e dentina, na detecção da imagem de raio X diagnóstico. Como materiais e método, a composição do esmalte, dentina humana e dos biomateriais a base de fosfato de cálcio Bio-Oss®, Cerasorb® M Dental, Straumann Boneceramic® e Osteogen® foram determinadas por meio da técnica de Análise de Ativação Neutrônica (INAA), Análise Elementar (AE), Espectrometria de Massa com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP/AES) e Espectrometria de Energia Disoersiva de Raios X (EDX). Os mesmos espécimes foram utilizados como atenuadores para as medidas do espectro de energia dos raios X transmitido, nas qualidades RQRs da International Electrotechnical Commission (IEC), por meio do sistema espectrométrico composto pelo detector CdTe. O coeficiente de atenuação mássico (ì/ñ), o número atômico efetivo (Zeff) foram determinados e comparados entre todos os espécimes analisados, utilizando-se o programa WinXCOM; assim como a determinação e comparação dos números TC por meio do exame de Tomografia Computadorizada. Os resultados obtidos por meio das técnicas de análises demonstraram uma maior concentração mineral do esmalte em relação à dentina (56,97 %), sendo os elementos com maior concentração o Ca e P. Em todas as tensões analisadas observou-se que o espectro de energia de raios X transmitido através do esmalte tem energia média superior àquele transmitido através da dentina. O ì/ñ dos espécimes de esmalte e dentina diminuiu com o aumento da energia. Os biomateriais avaliados apresentaram um valor mais próximo ao teórico quando foram submetidos a uma maior força de condensação. Observou-se que a diferença entre o valor experimental e teórico apresenta um comportamento decrescente em relação à pressão empregada. Os biomateriais a base de fosfato de cálcio apresentaram Zeff comparado ao valor fornecido pelo programa WinXCOM na faixa de tensão de 10 a 200 keV superior ao esmalte e à dentina. Dentre os biomateriais avaliados Zeff do Ostegen® foi o que apresentou menor variação em relação ao Zeff do esmalte e da dentina. Observou-se que as medidas dos números TC, em Unidades de Hounsfield dos biomateriais dentais aumentaram em relação à pressão de condensação a que foram submetidos. Seus valores foram mais próximos ao esmalte e à dentina quando submetidos a uma maior pressão de condensação. Conclui-se de acordo com a metodologia empregada no presente estudo que a eficiência das técnicas analíticas para determinação elementar do esmalte e dentina humana assim como dos biomateriais analisados, demonstraram a importância do conhecimento dos constituintes no comportamento dos biomateriais. Conclui-se também que a composição, espessura, pressão de prensagem uniaxial das amostras alteram o espectro, permitem comparações ao modelo teórico do programa WinXCOM, e que o biomateriais Osteogen® e Cerasorb M Dental® aproximam-se mais das características da dentina e do esmalte respectivamente como biomateriais simuladores para futuros estudos radiológicos destas estruturas dentárias.
2019-08-11T15:59:39Z
Madelon Aparecida Fernandes
Melhorias no ensino ou inovações conservadoras? O que dizem educandos de diferentes gerações no contexto da EJA sobre os usos de TDIC?
Embora a União, estados e municípios venham desenvolvendo ações de fomento aos usos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação básica, estudos recentes demonstram que essa não é uma prática difundida e sistematizada nas escolas públicas brasileiras, sobretudo, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse contexto, foram investigadas as relações de educandos populares de diferentes gerações, adolescentes, jovens e adultos, que frequentam os anos finais do ensino fundamental na EJA em uma escola da rede municipal de educação de Contagem, com as TDIC dentro e fora do ambiente escolar e seus possíveis impactos nos processos de ensino e aprendizagem. As bases teóricas que sustentam este trabalho alinham-se às premissas de que: 1) à EJA é um direito que deve ser garantido e oportunizado a todo cidadão que teve seu acesso à educação negado em outros tempos da vida; 2) essa modalidade de ensino deve incorporar e utilizar as TDIC de forma revolucionária e libertadora; 3) as atividades escolares mediadas por TDIC devem ser dialógicas; 4) os usos de TDIC não são neutros. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, entrevista semiestruturada e aplicação de questionário junto aos educandos. Os dados obtidos foram analisados por procedimentos metodológicos qualitativos. Os resultados apontam que as TDIC, mesmo que de forma limitada, estão presentes no cotidiano dos educandos da EJA e que seus usos ocorrem para diferentes fins, mas, sobretudo, de entretenimento. Por outro lado, foi possível constatar também que os sujeitos que frequentam essa modalidade de ensino têm a percepção de que tais usos nas práticas pedagógicas podem contribuir para a construção de diferentes conhecimentos, inclusive escolares. Em consonância com as conclusões da pesquisa, foi concebido o produto pedagógico educacional: “As Máquinas” a favor de uma Educação de Qualidade Social, um Curso de Formação Continuada para os educadores da EJA sobre o potencial didático dos usos de TDIC nas práticas pedagógicas.
Anemia em crianças e mães de creches públicas de Natividade (RJ):prevalência, fatores de risco e validade do exame clínico palidez palmar.
Estudo descritivo de corte transversal, realizado entre outubro e dezembro de 2006, para determinacao da prevalencia de anemia global e por faixa etaria em criancas matriculadas em creches e fatores de risco associados. Realizou-se tambem a avaliacao da prevalencia de anemia em suas maes biologicas e a validade do exame clinico gpalidez palmar h no diagnostico de anemia por dois examinadores treinados nas normas do AIDPI, frente ao metodo laboratorial dereferencia (padrao-ouro). Foram avaliadas trezentos e dezesseis (316) criancas atendidas em seis creches publicas do municipio de Natividade (RJ) e duzentos e quarenta e duas (242) maes biologicas. A dosagem de hemoglobina foi obtida por sangue capilar e medida emhemoglobinometro portatil marca HemoCueR. Foram consideradas anemicas as criancas com faixa etaria entre 6 e 59 meses e mulheres gravidas com hemoglobina < 11,0 g/dL, as criancas com idade > 60 meses os valores da hemoglobina < 11,5 g/dL e entre as maes nao gravidas, hemoglobina < 12,0 g/dL. Para definicao da gravidade da anemia, utilizaram-se as seguintes categorias: anemia grave (Hemoglobina < 7,0 g/dL); anemia moderada (hemoglobina . 7,0 e <10,0 g/dL) e anemia leve (hemoglobina . 10,0 g/dL). Foram obtidas medidas de peso e estatura e expressos em escore-Z e as informacoes sobre as criancas, maes, dados socioeconomicos e grau de escolaridade atraves de questionarios em entrevistas com os pais ou responsaveis. As analises estatisticas foram realizadas atraves dos testes de Kruskal-Wallis e do qui-quadrado com correcao de Yates, dos coeficientes de Pearson e de Kappa, da regressao linear multiplae dos valores de sensibilidade e especificidade. Entre as 316 criancas avaliadas, a idade media foi de 45,3 meses } 20,1, 52,2% eram do sexo masculino e 47,5% do sexo feminino. Das 242 maes, 14 estavamgravidas (4,4%) e a idade media foi de 26,7 anos } 5,9. A prevalencia de anemia global entre as criancas foi de 43,7%, sendo que 85,6% na faixa etaria < 12 meses (64,2% moderada/grave), 66% entre 12 e 24 meses (47,2% moderada/grave), 40,6% entre 24 e 60 meses (15% forma moderada/grave) e 30,9% nos > 60 meses. Entre as maes, a prevalencia foi 40,1%, sendo que 100% entre as gravidas (64,3% moderada/grave), 36,4% entre as nao gravidas (33,3% moderada/grave). Desnutricao aguda foi 1,7% em criancas nao-anemicas e desnutricao cronica 4,3% entre anemicos e 3,6% entre nao-anemicos. A idade foi o unico fator de risco associado com anemia em criancas. Em relacao ao exame clinico da palidez palmar no diagnostico de anemia em criancas, o examinador I obteve uma sensibilidade de 52,9% (IC95%: 44,2 . 61,4) e especificidade de 52,8% (IC95%: 45,2 . 60,3) e o examinador II observou uma sensibilidade de 73,2% (IC: 64,9 . 80,2) e especificidade de 38,2% (IC95%: 31,1 . 45,8). Os valores do indice Kappa variaram de 0,12 a 20 entre os dois examinadores. A anemia carencial em criancas e maes matriculadas nas creches publicas de Natividade (RJ) e considerada um grave problema de saude publica (> 40%), com maior magnitude entre as criancas menores de 24 meses e em gravidas. Osresultados baixos de sensibilidade e especificidade, assim como da concordancia no diagnostico clinico de anemia entre os dois examinadores, nao permitem a substituicao do exame laboratorialda hemoglobina pelo exame fisico, no atual contexto dessa carencia observada por esse estudo.
2019-08-14T07:20:20Z
Lilian Rodrigues do Carmo Rezende
Ideologia gerencialista e discurso organizacional: instrumentalização do poder e controle social do trabalhador
Este ensaio téorico tem como objetivo refletir, á luz dos estudos críticos, como o discurso organizacional contribui para a criação e desenvolvimento de mecanismos de manipulação e controle subentendidos na ideologia hegemônica gerencialista. Discutir tais particularidades implica na identificação dos jogos de poder e as práticas de controle exercidas nas atividades gerenciais. Ao percorrer um olhar crítico e mais aprofundado sobre os estudos organizacionais verifica-se que relações de poder, dominação e exploração do trabalhador são mascaradas por discursos ludibriosos que fetichizam a gestão e ocultam um processo de controle social, que sustenta e fortalece a ideologia gerencialista. Motivados pelos desejos de realização, sucesso e reconhecimento, discursivamente sustentados pelas promessas das organizações, os trabalhores devotam de corpo e alma aos objetivos empresariais, acreditando serem partes de um corpo institucional. O facínio e encantamento não passam de instrumentos de organização do poder, que dissimula um projeto de manipulação subjetiva dos trabalhadores.
2022-05-18T16:48:56Z
Cledinaldo Aparecido Dias Andreia Pereira Silva de Morais
Semoventes em trâmite entre formas
Esta dissertação versa sobre as expressões visuais de três pessoas. Consideramos que suas produções não são reconhecidas como obra de arte, quando observamos que suas obras não têm uma forma discursiva e a priori engajada no universo artístico contemporâneo das Beux Arts. A partir disso, intencionamos situar elementos que possam ser significativos para algum aspecto presente no âmbito das discussões artísticas. Isto será relacionado com a possibilidade de extrair de uma imagem uma sugestão de sentido que, a princípio, em determinada circunstância, não lhe era própria. Utilizamos, como referencial para as produções visuais, seus textos escritos ou orais advindos da ambientalização in loco. O fio condutor é a escolalia, no sentido não de repetição doentia, mas de subjetivação recorrente. Fizemos uso do termo semovente para referir a Capô, Zoeca e Wagner, que são as pessoas produtoras de imagens interpeladas. O semovente, neste trabalho, vem de maneira subvertida da sua acepção histórica, em função de o referenciarmos dentro de uma circunstância autônoma de discurso que difere da sua palavra (semovente) originada da etimologia.
2019-08-13T20:49:37Z
Daniel Anderson Vitor Saraiva
Uma mulher e o olhar em ato: o que a arte desnuda do não-todo do corpo
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Os caminhos do lixo: estudo sobre a trajetória dos resíduos sólidos realizado com estudantes do 6ºano do ensino fundamental II
O ser humano é reflexo do meio social ao qual está inserido. Isso significa que ele adquire hábitos e costumes baseados nos exemplos que o cerca. É uma espécie de relação em que cada pessoa interage sobre o meio em que vive. Partindo desse princípio, essa pesquisa busca ampliar a compreensão dos estudantes na importância de criar hábitos sustentáveis para serem aplicados no ambiente em que vivem e com isso minimizar a quantidade de lixo gerada em sala de aula e, por consequência, em seu convivo social, criando neles hábitos sustentáveis dentro e fora da escola e com isso transformá-los em pessoas conscientes e propagadores dessa missão. Dessa forma, teremos pessoas conscientes de sua responsabilidade na preservação e conservação do meio em que está inserida. Essa pesquisa foi realizada com uma turma de 26 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II, com dados levantados através de um questionário contendo onze perguntas sobre os hábitos e costumes dos estudantes, dentro e fora do ambiente escolar. Também foram utilizados vídeos educativos e debate entre os estudantes. Após os trabalhos, conclui-se que a mudança de hábito depende de um trabalho contínuo de conscientização ambiental
2019-08-09T13:27:49Z
Clarice de Souza Bruno Soares
Abordagem da geomorfologia em planos de manejo de parques nacionais: análise e perspectivas
Os parques nacionais são considerados territórios de suma importância à conservação dos recursos naturais do país, para os quais o plano de manejo apresenta-se como o instrumento de planejamento e gestão, que visa ordenar as atividades no interior da unidade por meio de seu zoneamento. Para tanto, a etapa de diagnóstico deve subsidiar a construção de objetivos e ações em uma perspectiva espaço-temporal na unidade de conservação. Por acreditar na relevância da geomorfologia como detentora de amplo potencial integrador no entendimento da paisagem em estudos ambientais no contexto citado, tem-se como objetivo principal nesta pesquisa investigar de que forma a abordagem da geomorfologia tem sido desenvolvida em diagnósticos de planos de manejo de Parques Nacionais no Brasil, bem como sua contribuição para o entendimento da paisagem e utilização como subsídio na etapa de planejamento. Com base nisto, trilhou-se no sentido de refletir sobre caminhos possíveis na produção do conhecimento sob a ótica da geomorfologia que pode responder aos problemas e desafios necessários à conservação dos atributos alvos e, por fim, qual é a geomorfologia necessária, diferentes daquela elaborada na perspectiva de inventários. O processo de investigação foi desenvolvido a partir da seleção e análise documental de 37 planos de manejo de parques nacionais, sob o critério de recorte temporal pós promulgação do SNUC e Roteiro Metodológico de Planejamento Parque Nacional, Reserva Biológica e Estação Ecológica, proposto em 2002. A análise, portanto do como se faz, constatou que (i) a abordagem geomorfológica está restrita à descrição e é tomada sem a delimitação de um problema, o que dificulta sobremaneira o direcionamento de análises pertinentes aos desafios da gestão; (ii) o roteiro metodológico estabelece um conteúdo mínimo que não evoca análises pertinentes ao plano de manejo; (iii) a produção dos diagnósticos geomorfológicos nos planos se relaciona à experiência/intimidade do pesquisador com determinado aspecto da geomorfologia; (iv) a escala tempo-espaço eleita e adotada torna-se um desafio à geração de dados aplicáveis; (v) o tipo de dado incorporado ao diagnóstico possui relação com a produção do conhecimento vigente à época, sendo ausente atualização ou incorporação de novos dados, informações e procedimentos metodológicos; (vi) o diagnóstico geomorfológico auxilia, junto aos demais elementos do meio físico, no reconhecimento de áreas de relevância para a conservação dos recursos hídricos e as belezas cênicas dos parques; e, por fim, que (vii) a restrição da base de dados ao RADAMBRASIL e a não produção de uma compartimentação geomorfológica integrada, a posteriori, aos demais elementos do diagnóstico reforça a distância deste em relação ao planejamento. Apoiado nestas percepções, advoga-se pela mudança de concepção do fazer geomorfologia, comprometida com o objeto e os objetivos da unidade de conservação, onde o trânsito escalar, tão caro à geografia, não deve ser preterido.
Futuros que seguem: multiplicidade espaçotemporal businenge no Suriname pós-colonial
Conecto uma questão derivada da etnografia businenge a conceitos acerca da pós-colônia. Na língua saamaka, as principais catacreses que pareiam espaço e tempo colocam o futuro atrás e o passado na frente, porém, ao se referirem ao progresso, as figuras que utilizam são invertidas. Analiso tal duplicidade pensando o emaranhamento de temporalidades da época pós-colonial e a ideia de tradição como terreno de dissonância política e de construção ativa de relações entre passados e futuros.
2021-10-21T14:54:43Z
Rogério Brittes Wanderley Pires
Soldagem MIG/MAG com fluxo ativo do aço inoxidável austenítico AISI 304L
Um dos processos de união de metais mais utilizados é a soldagem MIG/MAG, que é caracterizada por uma alta produtividade e facilidade de automação. Uma nova variante do processo MIG/MAG utiliza fluxos ativos na soldagem, neste trabalho denominada AMIG, e apresenta potencial para modificar as características operacionais da soldagem e o perfil do cordão de solda. Os recursos necessários para a soldagem A-MIG são os mesmos do processo MIG/MAG convencional, com uma única adaptação que é a aplicação de uma fina camada de fluxo sobre a região a ser soldada. Com o principal objetivo de verificar a influência do uso de diferentes fluxos nas características operacionais da soldagem A-MIG de um aço inoxidável austenítico, o presente trabalho realizou, inicialmente, testes com seis diferentes candidatos a fluxos com transferência metálica por curto-circuito. Destes testes foram selecionados dois fluxos que apresentaram maior capacidade de afetar as condições de soldagem e estes foram avaliados em transferência por queda livre com a fonte operando em corrente constante. Os resultados demonstram que a maioria dos fluxos utilizados apresentam comportamento ativo na soldagem provocando alterações nas características elétricas do processo e no cordão de solda. Alguns dos efeitos observados com o uso desses fluxos na soldagem A-MIG, em comparação ao processo sem fluxo, foram alterações na tensão e corrente do arco, na frequência da transferência metálica e aumento de luminosidade do arco elétrico. Entre os compostos testados, a sílica e o carbonato de cálcio foram os que apresentaram maior capacidade de alterar as condições de soldagem
O jogo digital: a linguagem computacional e a linguagem cinematográfica na criação e construção dos jogos
O objetivo desta dissertação é estabelecer aproximações edistanciamentos entre a linguagem do cinema e a linguagem dos jogos digitais. Para tal, primeiro, estudou-se sobre o desenvolvimento histórico da linguagem computacional, base de todos os sistemas informativos digitais. Para o estudo da linguagem do cinema e do jogo, realizou-se uma pesquisa comparativa a partir do estudo de casos de algumas obras, em especial: os filmes Janela indiscreta e Os pássaros, do cineasta Alfred Hitchcock, considerado como representante da estrutura clássica de do cinema, e os jogos Alone in the Dark e Follout3.O referencial teórico sobre o cinema e o jogo digital foi articulado a partirdas obras de autores como Alberto Lucena Junior, Píer Paolo Passolini , Júlio Plaza, Cláudia Gianetti, Edgar Morim, entre vários outros.Para se compreender se as observações elaboradas sobre as aproximações e distanciamentos entre a linguagem do cinema e a dos jogos digitais possuem alguma funcionalidade prática, desenvolveu-se um documento do game design do jogo Trem de Doido. Este documento pretende demonstrar como se deu o processo de criação deum protótipo de jogo digital a partir da estética narrativa do cinema e da linguagem computacional, discutidas nesta dissertação e aplicadas na construção do referido jogo.
2019-08-13T05:26:07Z
Marcos Andre Penna Coutinho
Elaboração de um manual para orientação de docentes no acompanhamento e avaliação de discentes de uma escola técnica de saúde do SUS
O presente trabalho originou-se da dificuldade encontrada, de um lado pela equipe técnica do Centro de Educação Profissional de Saúde do Estado de Goiás (CEPSAÚDE) em orientar seus docentes, e de outro dos próprios docentes, que em sua maioria ministram aulas no interior do Estado, em utilizar adequadamente os instrumentos de acompanhamento e avaliação de discentes. Pode-se afirmar que tais problemas ocorrem em todos os cursos da Escola, mas neste trabalho será utilizada a experiência com o Curso de Qualificação do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Com o tempo foram surgindo problemas que dificultam o bom acompanhamento da evolução do aluno, além das atividades de encerramento de curso e arquivamento da documentação. Então, há a necessidade de construção de um documento que oriente os Docentes quanto às formas corretas de preenchimento dos instrumentos. Foi escolhido o modelo de manual, pois por meio dele poderão ser feitos esclarecimentos detalhados. Busca-se com a elaboração e posterior utilização do documento diminuir o tempo decorrido entre o encerramento do curso e a expedição do certificado de conclusão do curso pela Secretaria Escolar; minimizar a quantidade de recursos humanos necessária para a finalização do curso; evitar o desgaste da equipe em refazer várias vezes o mesmo trabalho; economizar nas despesas com material para impressão, fax, telefones e carros oficiais. Dentre os instrumentos utilizados pelo CEP-SAÚDE foram selecionados os considerados mais importantes pela necessidade legal de guarda como documento histórico do aluno. São eles: Diário de Classe, Freqüência de Prática e Ficha de Avaliação de Desempenho Final.
2019-08-12T11:25:18Z
Wusula Francisca de Sousa Pitarelli
Química de minerais indicadores de intrusões kimberlíticas com ênfase na província diamantífera Serra da Canastra (MG): importância na prospecção de intrusões férteis
O presente trabalho abrangeu o estudo e avaliação da química de elementos maiores dos principais minerais indicadores de fontes primárias diamantíferas. As intrusões pesquisadas fazem parte do conjunto de rochas ígneas de afinidade alcalina agrupadas na Província Alcalina do Alto Paranaíba. Esta província, situada à margem oeste do Cráton do São Francisco, com suas unidades depositadas sobre litologias integrantes do próprio cráton e da Faixa Brasília, apresenta além derochas carbonatíticas e kamafugíticas, uma serie de intrusões kimberlíticas em geral subaflorantes.As intrusões kimberlíticas, por sua distribuição espacial e contexto fisiográfico são distribuídas em províncias, nas quais o conteúdo diamantífero se faz presente, caracterizando tais regiões então como províncias kimberlíticas/diamantíferas, pelo fato de nem sempre o conteúdo diamantífero presente está associado às intrusões que ocorrem na área.No escopo do trabalho, a Província KimberlíticalDiamantífera da Serra da Canastra constitui o principal foco. Nesta província, uma série de intrusões conhecidas por empresas de prospecção, e pesquisadores que atuam na região (Canastra- 1, Canastra-3, Canastra-5, Canastra-8 e Canastra-35) tiveram sua assembléia de minerais indicadores analisados (piropo, diopsídio, ilmenita e cromita) quanto aos seus principais aspectos prospectivos descritos extensivamente na bibliografia. Tais características apresentadas refletem principalmente a afinidade kimberlítica e características favoráveis à possível fertilidade de diamantes.Para efeito de comparação, intrusões já descritas na bibliografia, como o kimberlito Vargem (Província KimberlíticalDiamantífera do Alto Paranaíba) e a- intrusão Abel Régis 1(Província KimberlíticalDiamantífera do Oeste São Francisco), foram também estudadas. Como principais características diferenciadoras das intrusões destas províncias, destaca-se a presença de apenas um trend de composição para o piropo (piroxeníticos - lherzolítico), enquanto que na Serra da Canastra as intrusões apresentam dois /rends, um de piropos piroxeníticos a lherzolíticos e outrode composições harzburgíticas a lherzolíticas, tipicamente associadas com a fertilidade e potencial diamantífero.Para o Cr-diopsídio, a Serra da Canastra apresenta duas fontes peridotíticas distintas, embora de afinidades kimberlíticas. A ilmenita reflete composição essencialmente kimberlítica, em condições de ambiente redutor parcialmente preservado, onde parte do conteúdo diamantífero não é reabsorvido pelo sistema. Quanto aos dados de cromita, eles refletem forte concentração na composição correspondente com a ocorrência deste mineral como inclusão em diamantes, sendo tal fato indicativo de que diamantes e cromita sejam cogenéticos.Estes dados obtidos refletem condições particulares nas províncias com relação aos aspectos geológicos e geotectônicos do Cráton do São Francisco. As intrusões kimberlíticas da Província Kimberlítica/Diamantífera da Serra da Canastra, tidos como intrusões residentes em faixas móveis, apresentam aspectos químicos que refletem comportamento de intrusões cratônicas em áreas de raízes profundas, capazes de amostrar as zonas mantélicas de estabilidade do diamante. Tal fator é corroborado pelo conteúdo diamantífero expressivo do kimberlito Canastra-1 e por dados recentes que refletem a estabilidade das faixas móveis durante o período cretácico. Dessa forma, a plataforma continental teria dimensões bem superiores aos limites do cráton conforme é amplamente conhecido.
2019-08-13T07:38:49Z
Kerley Wanderson Andrade