RCAAP Repository

Alterações ultrassonógráficas de 2° e 3° trimestres observadas em 143 fetos submetidos ao estudo cromossômico e acompanhados no Centro de Medicina Fetal / UFMG

Objetivo: Descrever os achados ultrassonográficos observados em 143 fetos, associando-os às principais anomalias cromossômicas e verificar se existe uma alteração ultrassonográfica típica que se associe a uma cromossomopatia em particular. Métodos: Foi realizado um estudo retrospectivo e descritivo de 143 fetos portadores de malformações diagnosticadas ao exame ultrassonográfico, entre janeiro de 1997 e junho de 2003. Em todos os casos foi realizado cariótipo fetal, cujo material foi obtido por procedimento invasivo. Resultados: A cordocentese foi o procedimento invasivo mais realizado com 103punções. Dos 143 casos acompanhados 66 (46,1%) possuíam doença cromossômica. A trissomia do 18, com 22 casos (33,3%) seguida da trissomia do 21, com 15 casos (22,7%), foram os defeitos cromossômicos mais freqüentes. 45% dos fetos com duas ou mais alterações ultrassonográficas eram portadores de anomalia cromossômica, 78% dos fetos possuíam cromossomopatias quando observamos sete ou mais defeitos morfológicos ao ultrassom. As anomalias cardíacas (principalmente os defeitos de septo ventricular) foram as mais encontradas nos feto com trissomia do 21 (46,7%). Na trissomia do 18 o polihidrâmnio (72,7%) e o crescimento intra-uterino restrito (63,3%) foram as alterações ultrassonográficas observadas. O lábio leporino (88,9%) e o crescimento intra-uterino restrito(55%) foram mais frequentes nos fetos com trissomia do 13. Conclusões: O risco de doenças cromossômicas aumenta de acordo com o aumento nonúmero de alterações vistas no exame ultrassonográfico. Apesar das principais anomalias cromossômicas apresentarem alterações morfológicas detectáveis ao exame de ultra-som não identificamos nenhum achado ultrassonográfico específico que identifique com segurança um tipo particular de cromossomopatia.

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2019-08-09T19:55:22Z

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Renato Janone Domont

The (un)intended consequences of Lionel Robbins Essay in the Prehistory of Microfoundations

Robbins pertence à pré-história dos microfundamentos, posto que sua definição de ciência econômica contribuiu para a centralidade que a escolha dos indivíduos viria a adquirir após a segunda guerra mundial. Não obstante, essa é uma consequência indireta de seu clássicoUm Ensaio sobre a Natureza e a Importância da Ciência Econômica. A presente dissertação argumenta que, subjacente à definição de economia de Robbins, há uma nova abordagem no que tange ao individualismo metodológico. O indivíduo isolado é um elemento temporário, ou o primeiro passo, para se analisar fenômenos mais complexos. Mais especificamente, a abordagem de Robbins não é passível de classificação de acordo com as três modalidadesde individualismo metodológico apresentadas; portanto classifica-se sua abordagem como first-step individualism. Robbins não defende a possibilidade de reduzir fenômenos sociais ao comportamento dos indivíduos, sua motivação para tomar o indivíduo isolado comoponto de partida é de que fenômenos complexos só poderão ser contemplados depois que os problemas mais simples forem resolvidos. A participação de Lionel Robbins no Economic Advisory Council em 1930 ilustra o interesse que Robbins demonstrou durante toda sua vida na interpenetração entre economia, enquanto ciência, e economia política, sendo este o campo mais amplo que inclui considerações normativas. Levando em consideração a demarcação entre economia e economia política, as críticas de que a ética não desempenha qualquer papel para Robbins perdem seu sentido. Portanto, o Ensaio deve ser situado no interesse do autor na importância da economia enquanto ferramenta necessária, mas não suficiente na formulação de políticas públicas.

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2019-08-10T03:47:10Z

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Thiago Dumont Oliveira

Sentimentos de mulheres com câncer de mama

O câncer de mama é um dos cânceres que mais acomete as mulheres do mundo, a prevenção é um ato importante para diminuir essa estatística. Infelizmente atinge não somente o físico como também o psicológico que na maioria das vezes pode trazer conseqüências indesejáveis. O presente estudo teve como objetivo organizar o conjunto de informações disponibilizadas pelos estudos qualitativos analisando fatores psicossomáticos que podem interferir no tratamento de pacientes com neoplasia de mama. Metodologia: pesquisas foram conduzidas nas seguintes bases de dados: LILACS, IBECS, MEDLINE, BDENF e Coleciona Sus. Utilizou-se para busca bibliográfica o Desc. A metassíntese foi utilizada como metodologia, e em seguida foi utilizado os critérios de inclusão e exclusão para busca dos artigos na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Cada estudo foi lido, e as categorias centrais de cada um foram comparadas e interpretadas com as categorias de todos os outros estudos. Resultados: Ao final 7 estudos que atendiam ao objetivo do estudo foram selecionados, de um total de 3899 publicações. Nove temas centrais foram analisados, contendo vários assuntos selecionados aos sentimentos destas pacientes, para poder responder a questão norteadora da pesquisa que é: o estado emocional positivo pode beneficiar os resultados do tratamento da paciente com diagnóstico de câncer de mama?. Conclusão: É importante ressaltar que o estado emocional, pensamentos positivos, otimismo e confiança são destacados entre os artigos selecionados, focando na questão que influenciam realmente no tratamento destas pacientes com câncer de mama, e consequentemente beneficiam os resultados do tratamento.

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2019-08-13T10:27:47Z

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Ana Paula Lucas

Aspectos epidemiológicos e distribuição da cisticercose bovina: uma revisão

A cisticercose é uma parasitose cosmopolita relevante para a saúde pública, animal e economia. Neste estudo objetivou-se analisar dados epidemiológicos da ocorrência da cisticercose bovina em diferentes continentes. Promoveu-se revisão bibliográfica em artigos científicos, dissertações e teses sobre aspectos epidemiológicos e distribuição espacial da cisticercose bovina. Observa-se que a ocorrência dessa parasitose relaciona-se com diversos fatores de natureza socioeconômica, cultural e práticas de manejo empregues em distintos sistemas de produção animal. Baseada principalmente em dados de inspeção de carnes, a ocorrência dessa parasitose tende a ser subestimada, entretanto, muitos dos casos reportados da parasitose apontam ocorrência de forma endêmica em algumas regiões da África e América Latina. A heterogeneidade na distribuição espacial da parasitose, associada a variações de fontes de infecção dos animais, justifica a necessidade de implantação de práticas de vigilância sanitária e informações adicionais referentes às práticas de criação dos animais aos frigoríficos, possibilitando identificar riscos epidemiológicos e desenvolver medidas alternativas de controle do complexo teníase cisticercose.

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2022-06-09T16:26:40Z

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Fernando dos Santos Magaço Eduardo Robson Duarte Rogerio Marcos de Souza Anna Christina de Almeida

A imunização contra influenza em idosos, na área de abrangência do PSF Cândido Bernardes

A população idosa tem encontrado algumas dificuldades em manter uma qualidade de vida satisfatória e condizente com suas alterações fisiológicas, visando manter as atividades triviais sem alterações. Ela é mais vulnerável em adquirir alguma doença, com destaque para as doenças respiratórias, que são a causa de muitas hospitalizações, gastos excessivos com os serviços de saúde e até mesmo de muitos óbitos nesta faixa etária. Para melhor prevenção da doença e promoção da saúde dos idosos, o Ministério da Saúde implantou, desde 1999, a Campanha Nacional contra influenza para todos os idosos, que acontece anualmente no mês de abril, com o intuito de erradicar os seus problemas de saúde que são imunopreveníveis com a vacina. Entretanto, alguns idosos não aderem à vacinação. Assim, este estudo objetivou Identificar o quantitativo de idosos acima de 60 anos de idade da área de abrangência do Programa Saúde da Família Cândido Bernardes, no município de Monte Belo-Minas Gerais , que não foram imunizados com a vacina contra influenza no período de 2009 a 2011 e levantar na literatura os motivos que levam os idosos a não aderirem à vacina contra influenza. Inicialmente, levantou-se o quantitativo de idosos vacinados pela Equipe de Saúde da Família Cândido Bernardes a partir do registro existente na unidade através do Programa Nacional de Imunização. Em seguida, realizou-se pesquisa bibliográfica no BDENF, com os descritores: idosos, vacinação e influenza. Os resultados apontaram que a Equipe de Saúde da Família, nos anos de 2009 a 2011, encontrou limitação pelos idosos em aderir à vacinação. Dentre os fatores que limitaram esta adesão encontram-se a falta de informação quanto as reações da vacina; insistência no mito de que ao tomar a vacina, o idoso adquire a doença; a falta de informação quanto a importância da vacinação; falta de acessibilidade às ações de imunização na área de cobertura do PSF; baixa escolaridade e renda familiar; inadequação da abordagem sobre imunização pelos profissionais de saúde. Esses achados encontraram respaldo na literatura estudada. Diante das dificuldades encontradas a equipe mobilizou e discutiu alguma estratégias que foram adotadas a fim de aumentar a adesão dos idosos na imunização contra a influenza e tornar o trabalho da equipe resolutivo e eficiente.

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2019-08-12T14:56:02Z

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Tânia Carla de Moraes Prado

O trabalho com a escrita de textos em livros didáticos de português: escolarização de saberes lingüísticos

RESUMO Esta pesquisa pretende compreender como acontece o trabalho com a escrita de textos em três livros didáticos de Português, a partir da relação de interlocução que estabelecem com saberes de referência da Lingüística, textos de currículos oficiais e programas de avaliação de materiais didáticos, de abrangência nacional. Os livros didáticos selecionados pertencem à oitava série do ensino fundamental, publicados, nas últimas três décadas, especificamente nos anos de 1984, 1998 e 2002. As análises desses livros realizam- se a partir de procedimentos de análise textual propostos pela Análise de Conteúdo e Análise do Discurso, considerando-se as relações entre a estruturação dos discursos e suas condições de produção. Essas análises estão organizadas em duas etapas. A primeira delas refere-se à análise das concepções de língua apresentadas pelo Manual do Professor dos livros didáticos. Na segunda etapa, analisam-se as propostas de trabalho (as atividades) com a língua e com a escrita de textos, presentes no Livro do Aluno, evidenciando-se as relações que estabelecem com as concepções de língua presentes no Manual do Professor. Perpassam as duas etapas das análises a identificação de saberes lingüísticos de referência e dos seus modos de escolarização, que, como se pode constatar, acontece de modo indireto, principalmente a partir de textos de currículos oficiais (propostas e parâmetros curriculares) e de critérios definidos por programas de avaliação de materiais didáticos (Programa Nacional de Livros Didáticos - PNLD). Nesse sentido, tem-se em vista evidenciar a dinâmica de referência que se estabelece entre as propostas para o ensino do Português dos livros didáticos e os saberes lingüísticos. O estudo realizado demonstrou haver uma alternância das concepções de língua e dos modos de se propor o trabalho com a escrita de textos, que ora acontece a partir de orientações às quais subjazem a concepção de língua como um instrumento para a comunicação, ora acontece a partir de orientações que trazem de modo subjacente a concepção de língua como interação social. Nesse sentido, a escolarização de saberes lingüísticos acontece, no Livro do Aluno, principalmente a partir da utilização de terminologias referentes às concepções da língua como instrumento para a comunicação ou da língua como interação social.

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2019-08-13T04:49:11Z

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Mariana Queiroga Tabosa

Perfil de lesões em jogadores de basquete profissional

Estudos mostram várias características importantes de lesões sofridas por jogadores de basquete profissionais durante a prática do esporte. E o primeiro passo, para planejar um programa preventivo eficiente é conhecer o perfil de tais lesões nesses atletas. OBJETIVO: este estudo teve como objetivo identificar o perfil de lesões nos atletas profissionais de basquetebol, suas características e os segmentos corporais mais acometidos. METODOLOGIA: A busca foi realizada nas bases de dados Medline, Scielo e Lilacs. Foram utilizadas as seguintes palavras-chaves: "injuries in basketball players", most common injury in basketball players, injuries in basketball athletes", "most common injuries in basketball athletes", "Epidemiology of basketball injuries". Essas palavras foram pesquisadas no idioma inglês, sem restrições quanto à data de publicação dos artigos. RESULTADOS: Um total de 37 artigos foram potencialmente elegíveis e entre eles, foi selecionado um total de 13 artigos. Foram utilizados os textos internacionais e nacionais e publicados sem uma determinada data específica, mas que abordavam as principais lesões de jogadores profissionais do basquete, sendo excluídos aqueles que não atendiam aos critérios pré- estabelecidos. CONCLUSÃO: no basquetebol, as lesões predominantes afetam as extremidades dos membros inferiores. O tornozelo é a parte anatômica mais lesionada, mais especificamente, a entorse do tornozelo, representa a lesão mais comum. Jogadores de basquete do sexo feminino sofreram uma proporção significativamente maior de contusões e o risco de lesão, em ambos os sexos, são maiores durante os jogos em comparação com os períodos de treinamento

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2019-08-12T10:26:19Z

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Bruno Costa Duarte

Relações de gênero e a profissão bibliotecária na contemporaneidade: panorama nacional e os motivos da entrada masculina em curso majoritariamente feminino

As relações desiguais entre gêneros presentes na sociedade determinaram e continuam determinando espaços e ações de homens e mulheres. ancoradas em um determinismo biológico, profissões ao longo do tempo foram se tornando mais feministas e/ou masculinas por suas caractéristicas de trabalho e por tipo de atividade. A profissão bibliotecária se insere no contexto de profissões delimitadas pela divisão sexual do trabalho, uma vez que se feminilizou sobretudo pelo aumento de sua tecnicidade. Entretanto, observa-se nos últimos tempos maior procura de homens pelos cursos formadores de bibliotecários, sobretudo após os anos 1980 a aproximação da Biblioteconomia com outras áreas, como a Administração e a Ciência da Computação, por exemplo. O objetivodeste trabalho foi investigar as razões que levam os homens a escolher cada vez mais com maior frequência o curso de Biblioteconomia no Brasil, um espaço majoritariamente feminino. Do ponto de vista de sua natureza, foi realizada uma pesquisa social, de caráter histórico e descritivo que se dividiu em duas etapas: a primeira consistiu em um levantamento junto às universidades das cinco regiões do país, acerca do número de graduados em Biblioteconomia, desde a fundação dos mesmos. Já a segunda etapa consistiu em um levantamento (survey) com envio de questionário através da ferrament Google Docs para os Conselhos Regionais de Biblioteconomia após 1980. Os resultados da primeira etapa da pesquisa indicam que apesar de haver maior aproximação dos homens com os cursos de Biblioteconomia, tal aproximação ocorre sobretudo pelo aumento da área como um todo, haja vista que o número de mulheres também aumenta na mesma proporção. Tal fato provoca uma ilusão de que há diminuição da feminização da área, que em termos numéricos e percentuais, se mostra como uma tendência bem pequena. Quanto aos dados survey, observou que os homens são atraidos pelo curso de Biblioteconomia por motivos variados, mas sobretudo pelos "motivos racionais", como a oferta de curso noturno, a nota média de corte no vestibular mais baixa e, principalmente, a oferta de empregos e concursos. Ademais, observou-se que há pouca percepção dos bibliotecários quanto às relaçãoes de gênero presentes na sociedade e na profissão de bibliotecário.

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2019-08-13T00:25:07Z

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Hugo Avelar Cardoso Pires

Characteristically simple subgroups of quasiprimitive permutation groups

O Teorema de ONan-Scott classifica os grupos de permutações primitivos finitos dividindo-os em classes, de acordo com a estrutura de seus subgrupos normais minimais [25]. Um importante resultado nesta classificação é que todo grupo de permutações admite no máximo dois subgrupos normais minimais transitivos distintos [8, Lemma 5.1]. Um grupo de permutações é dito quase-primitivo se todos os seus subgrupos normais não triviais são transitivos. Por exemplo, todo grupo de permutações primitivo é quase-primitivo, mas visto que um grupo simples transitivo ´e sempre quase-primitivo, mas nem sempre primitivo, a classe dos grupos quase- primitivos ´e estritamente maior que a classe dos grupos primitivos.Grupos de permuta¸coes quase-primitivos finitos foram caracterizados por Praeger em [28]. Neste artigo Praeger mostrou que os grupos quase-primitivos podem ser classificados similarmente à classificação dos grupos primitivos. O problema de inclusão para um grupo de permutações H almeja determinar os possíveis subgrupos (quase-primitivos ou primitivos) do grupo simétrico que contenham H. Tal problema possui um número importante de aplicações em teoria de grupos, combinatória algébrica e teoria algébrica de grafos. Por exemplo, é uma situação comum em combinatória algébrica sabermos uma parte do grupo de automorfismos de uma estrutura combinatória, por exemplo um grafo de Cayley, e queremos determinar um grupo de automorfismos maior que pode ser quase-primitivo ou primitivo. O estudo do problema de inclusão é possível visto que há informações detalhadas sobre as fatoracões de grupos simples não abelianos finitos. Alguns resultados gerais sobre tais fatoraçõoes podem ser encontrados em [1, 26]. Neste trabalho descrevemos todas as inclusões H G tais que H é um grupo caracteristicamente simples, não abeliano e transitivo, e G é um grupo de permutações finito quase-primitivo com socle não abeliano. A este tipo de inclusão damos o nome de inclusão CharS-QP. Tais inclusões ocorrem naturalmente, por exemplo quando tomamos um grupo quase-primitivo finito G que possui um subgrupo normal minimal não abeliano S. Se denotarmos por soc(G) o socle de G, tanto S G quanto soc(G) G são inclusões CharS-QP. Ao tratar esse problema, nosso primeiro passo foi imergir explicitamente, sob algumas hipóteses, um grupo de permutaçõoes quase-primitivo em um produto entrelaçado com a ação produto, de forma que tal imersão fosse permutacional. Teorema 1. (Teorema de Imersão) Sejam G um grupo de permutações quase- primitivo em e . Assumamos as seguintes condições: 1.S = Q1 × · · · × Qr é um subgrupo normal minimal de G, em que cada Qi é caracteristicamente simples e não abeliano, e r 2. 2.G age transitivamente em {Q1, . . . , Qr} por conjuga¸cao. 3.Consideremos as projeções i : S Qi, e assumamos que S = (S1) × · · · × (Sr). Se considerarmos := [Q1 : (Q1)], então existe uma imersão permutacional : G Sym() wr Sr, em que consideramos o produto entrela¸cado como um grupo de permutações agindo com a ação produto em r. O resultado acima é um dos pontos-chave para demonstrar nosso segundo resultado.Teorema 2. (Teorema principal) Seja H G uma inclusao CharS-QP, tal que soc(G) é não abeliano. Então H soc(G). Com o intuito de entender melhor as inclusões do teorema principal, atacamos o problema analisando separadamente cada uma das classes de ONan-Scott (Capítulo 7). Tais resultados dependem fortemente da fatoração de grupos simples, bem como do teorema de classificação dos grupos simples finitos.

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2019-08-12T10:46:46Z

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Pedro Henrique Pereira Daldegan

A escrita labiríntica e performática de Antonin Artaud

Esta dissertação utiliza a linguagem da performancecomo suporte teórico para se construir diferentes estratégias de análises de duas obras literárias de Antonin Artaud: O jato de sangue(1975)e Para acabar com o julgamento de Deus(1983). O objetivo é traçar pontos de tensão que constituem parte da construção estética dessas obras teatrais, cujos sentidos permanecem quase sempre inapreensíveis. Nessas peças, Artaud se desfaz dos códigos linguísticos e da estrutura baseada na ação dramática conclusiva, propondo uma escrita de caráter processual, aberta, lacunar. Assim, o escopo deste estudo é estabelecer um diálogo entre o conceito de performance e a literatura artaudiana. Além disso, usar-se-á, também, o conceito de Derrida (desconstrutivismo), os de Agamben (a negatividade e a voz), os de Didi-Huberman (imagem dialética e anacronismo), o de Adorno (dialética negativa) como operadores de leitura para classificar em que medida essas dramaturgias podem ser consideradas performáticas.

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2019-08-13T02:24:58Z

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Glenio Araujo Vilela

Mídias sociais digitais como fonte para a gestão estratégica da informação no setor público: estudo de caso na BHTrans - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte

Este trabalho justifica-se pela necessidade de se pensar na conversão das informações coletadas nas mídias sociais digitais em fonte para inteligência organizacional, fazendo com que proporcionem conhecimento e auxiliando os gestores das Instituições Públicas na tomadas de decisão e também na revisão dos serviços prestados melhorando a relação destas instituições com o cidadão. Pretendeu-se, como resultado do estudo, obter a coleta de opinião dos principais gestores da empresa gestora de transportes e trânsito de Belo Horizonte em relação à importância das informações oriundas das mídias sociais digitais e a identificação da possibilidade da utilização destas estas informações como fontes para tomada de decisões estas ações.

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2019-08-12T14:14:32Z

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Melissa Cristina Rocha

O uso de representações em explicações e na argumentação

Nesse trabalho, consideramos a importância de um ensino de ciências em que se privilegie práticas em sala de aula que se aproximam daquelas vivenciadas pelos cientistas e investigamos algumas características relacionadas às práticas epistêmicas inerentes ao trabalho dos cientistas: argumentar, explicar e representar. Assim, ele se mostra coerente com os objetivos de um ensino de ciências autêntico. Além disso, o discurso na ciência (em especial em química, foco deste trabalho) é permeado pela utilização de múltiplas representações, sendo caracterizado, então, como multimodal. Nessa perspectiva, nosso objetivo é investigar as relações que podem ser estabelecidas entre as práticas argumentar e explicar e o uso de representações durante as mesmas. Assim, as questões de pesquisa que norteiam essa pesquisa são: Como alunos do ensino médio utilizam representações e argumentações? Como a professora contribui para que os alunos utilizem representações em explicações e argumentações?. Os dados da pesquisa foram coletados em uma turma da segunda série do ensino médio, do turno da noite, de uma escola pública estadual. Acompanhamos aulas de química nas quais os estudantes realizaram, em grupo, atividades investigadas baseadas em modelagem sobre o tema interações intermoleculares. As aulas foram filmadas, sendo que para a análise foram selecionados os trechos em que os indivíduos (estudantes e professora) utilizaram representações. Esses trechos foram transcritos e organizados de acordo com a caracterização dos mesmos como situações argumentativas ou explicativas. Para a análise, foram elaboradas categorias com as funções das representações identificadas nos discursos argumentativo e explicativo dos indivíduos. Os resultados mostraram que representações mais utilizadas foram modelos concretos, o que é coerente com os principais objetivos das tarefas realizadas pelos estudantes: elaborar e testar modelos concretos. Além disso, foram identificados diversos objetivos para a utilização das representações no discurso dos indivíduos, tais como: reforçar a fala; suprir as dificuldades dos indivíduos de se expressar verbalmente; substituir vocabulário científico específico; averiguar entendimento de aspectos conceituais etc. Concluímos que as representações (sejam gestuais, visuais, concretas etc.) constituem parte importante da argumentação e explicação realizadas pelos estudantes e professora no processo de ensino e aprendizagem e que ela desempenha ações específicas que favorecem a utilização de representações pelos estudantes. Além disso, confirmamos as contribuições de atividades de modelagem para a aprendizagem dos alunos, pois elas favorecem aos mesmos se expressar de outro modo (além do verbal, comum em salas de aula de química). As reflexões decorrentes deste trabalho culminaram com a emergência de novas questões de pesquisa que podem contribuir para a produção de outros conhecimentos na área.

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2019-08-12T10:25:33Z

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Daniela Kenia Batista da Silva

Jogo digital: aspectos psicofisiológicos no processo de imersão

O conhecimento do fluxo imersivo nas interações com obras na área de Artes Digitais, mais especificamente em Jogos Digitais, é fundamental para a construção e revisão do processo de produção de tais obras, assim como para a análise de como ocorre a consumação da experiência até o seu desfecho. Uma das formas de realizar o mapeamento de informações relacionadas ao fenômeno da imersão do jogador é através do uso de Interfaces Biométricas, que medem as respostas psicofisiológicas vinculadas às alterações emocionais dos jogadores disparadas por estímulos externos previamente selecionados. Procurou-se então estabelecer alterações no processo imersivo, analisando variações da atividade eletrodérmica da pele, a partir de alterações visuais e sonoras controladas em um jogo digital de tiro em primeira pessoa. Como objeto de estudo, optou-se pela análise qualitativa dos aspectos imersivos e quantitativa em relação às alterações psicofisiológicas ocorridas durante a interação com o jogo. A população foi de 42 graduandos ou graduados, que compunham ou tinham composto o corpo discente dos cursos de graduação em Belo Horizonte que possuem relação direta ou potencial com a área de Jogos Digitais. Como critério de inclusão de sujeitos na amostra, foi utilizada faixa etária e nível de formação. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram testes psicológicos de autorrelato para os construtos de empatia e impulsividade, entrevistas semi-estruturadas, questionários semi-abertos aplicados antes e após a interação por 10 a 15 minutos com o jogo com uso do sensor fisiológico não-invasivo Q Sensor, além de anotações e filmagem registrados durante essa interação. Esse jogo foi desenvolvido para Unity 3D, de modo a viabilizar o controle de alterações de informação sonora e visual durante a interação. Com base nas análises dos dados, foi possível constatar alterações significativas da atividade eletrodérmica (EDA) para situações de ataque e desativação do som. E, no caso da desativação da textura, ativação do som ou da textura, observações foram registradas, apesar de as diferenças não serem significativas. Nas respostas obtidas a partir dosquestionários, das entrevistas e dos relatos dos jogadores, foi constatado que a intervenção com alteração do elemento do som gerava maior ativação ou desativação do Sistema Nervoso Simpático do que em situações similares com alterações da textura. Em relação aos construtos de empatia e impulsividade, eles foram medidos pelos testes BIS-11 e Inventário de Empatia. Foi constatado que jogadores que gostam de FPS apresentaram tendência a maior impulsividade do que os que não gostam ou não possuem habilidade e, para a maioria dos jogadores, independente da preferência por jogos do tipo FPS, foram obtidos níveis de altruísmo elevados. Movimentações posturais e gestos foram exemplificados como forma de expressão de envolvimento emocional e fisiológico do jogador com o jogo, estabelecendo mostras de estarem inseridos em processo imersivo. Nessas condições, conclui-se que o processo imersivo do jogador é influenciado pelainformação estética, analisada por meio dos elementos audiovisuais do jogo. O fato das alterações estéticas gerarem alterações dos sinais psicofisiológicos aponta para a necessidade de estudos mais aprofundados com o uso de outros tipos de medidas psicofisiológicas, além da análise em outros gêneros de jogos. Os resultados apresentados podem ser utilizados na construção de um jogo ou mesmo na avaliação de seu uso em outros processos, tal como no processo terapêutico.

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2019-08-14T05:21:53Z

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Rosilane Ribeiro da Mota

Análise computacional de um sistema de aplicação de pulsos de alta tensão para esterilização de líquidos

A aplicação de pulsos de alta tensão para esterilização de líquidos é uma tecnologia emergente e promissora com potencial de aplicação na indústria de sucos, leites e outras bebidas. A redução do consumo energético e a minimização dos efeitos do calor no líquido em tratamento são os principais atrativos desta tecnologia em relação aos processos térmicos convencionais. Alguns modelos de predição da taxa de sobrevida de microorganismos têm sido propostos na literatura. O modelo de predição proposto por Peleg correlaciona a taxa de sobrevida de microorganismos com a intensidade campo elétrico aplicado e outros parâmetros que refletem a resistência do microorganismo ao tratamento. Neste trabalho, o modelo de Peleg combinado com uma análise da distribuição de campo elétrico, gerada a partir do Método dos Elementos Finitos, é aplicado para investigar estatisticamente a eficiência do sistema. Diferentes arranjos de eletrodos são avaliados. A tensão aplicada é especificada em função do máximo valor de campo elétrico permitido no líquido, já que campos elétricos muito elevados podem causar descargas elétricas e alterar suas propriedades químicas. Os resultados globais do estudo indicam uma boa eficiência do sistema para tratamento do fungo S. cerevisiae para um arranjo de eletrodos cilíndricos, porém o sistema com o mesmo arranjo não é adequado para tratar bactérias do tipo E. coli, devido à maior resistência deste microorganismo ao tratamento. O consumo energético e a temperatura no interior da câmara de tratamento são também analisados. Adicionalmente, o modelo de predição de Peleg é comparado com o modelo de Hulsheger & Niemann para diferentes microorganismos e número de pulsos aplicados. Os resultados mostram uma boa concordância entre os dois modelos.

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2019-08-13T03:29:49Z

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Eduardo Jose de Araujo

As bibliotecas das Universidades Federais da região Sudeste: análise de serviços e recursos tecnológicos, humanos e orçamentários

O objetivo da pesquisa é analisar as bibliotecas universitárias das universidades federais brasileiras da região sudeste quanto aos recursos orçamentários e tecnológicos para desenvolver serviços e produtos para comunidade acadêmica. O universo do estudo reúne 19 bibliotecas universitárias federais da região sudeste do país, no recorte temporal de 2017 a 2019. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira o levantamento de marco teórico que apresenta a história da universidade no Brasil, a biblioteca universitária, o orçamento público, as tecnologias presentes nas unidades de informação, e a segunda a coleta dos dados, na forma de um questionário enviado aos gestores das unidades de informação. Para a análise dos dados coletados, foram selecionadas algumas categorias a partir do questionário. O questionário foi elaborado a partir de estudos de Ferreira (1980), Carvalho (1981) e Lubisco (2011), nas questões que provavelmente teriam maiores impactos nas bibliotecas universitárias. A coleta dos dados teve um retorno de 68,7%. A investigação foi realizada por meio de questionário semiestruturado e analisado de forma descritiva, no qual se buscou interpretar as informações, tendo como base o referencial teórico que norteou o desenvolvimento da pesquisa, com os gestores das bibliotecas. Alguns resultados demonstram a realidade das bibliotecas universitárias da região sudeste em que, por exemplo, 46,15% das bibliotecas estão subordinadas à reitoria das universidades; o orçamento anual e os investimentos vêm caindo ano a ano. 53,85% das bibliotecas não participam de sistemas de cooperação de catalogação; 61,54% das bibliotecas utilizam o Pergamum como software de gerenciamento de biblioteca e de acervo; 84,62% das bibliotecas não possuem consórcio de bibliotecas; o tempo médio como diretor é de aproximadamente 6 anos, que é considerado muito alto. É importante um conhecimento mais específico da realidade das bibliotecas universitárias das universidades federais, que possibilite uma visão atualizada dessas bibliotecas por meio de um diagnóstico que permita estabelecer as áreas que devem ser desenvolvidas.

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2021-10-08T20:27:51Z

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Antônio Afonso Pereira Júnior

Alberto Torres: uma obra, várias leituras

Nosso trabalho parte de um dado: Alberto Torres (1865-1917), jurista, político e escritor, atuante, conhecido e respeitado em sua época, torna-se, nos anos que se seguiram à sua morte, alvo de um processo de mitificação e veneração entre um grupo de intelectuais, cientistas e políticos. Tal constatação foi colhida de uma série de depoimentos de estudiosos, contemporâneos e discípulos (de vida poucos e pós-morte numerosos). Diversos autores têm chamado atenção para esse fato. Para Marson (1979, p.9), a importância de Alberto Torres na história das ideologias no Brasil pode ser medida pela escola de seus discípulos e recuperadores, principalmente na década de 30, bem como pela situação privilegiada que ocupa na linhagem do chamado pensamento nacionalista, que floresceu nos anos 50. Torres torna-se paulatinamente tema de uma geração, sendo louvado, citado, referenciado e reverenciado por intelectuais e cientistas das mais variadas correntes ideológicas. Surgem assim, vários Alberto Torres, dependendo daquele que o cita: há o ecologista; o precursor do anti-rascismo; um dos mestres do integralismo; o democrata; o pensador da nação; o gênio incompreendido; o sociólogo; o autoritário; o símbolo da nação. É interessante observar que algumas dessas leituras terão longa permanência. Por que isso aconteceu? Essa é a pergunta que rege nossa dissertação, e a qual procuramos responder.

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2019-08-12T01:51:46Z

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Silvia Oliveira Campos de Pinho

A boa morte e o bem morrer: culto, doutrina, iconografia e irmandades mineiras (1721 A 1822)

Nesta dissertação abordamos a concepção imortalista cristã, cuja doutrina não ignora as leis biológicas, mas, ao contrário, reconhece na finitude física o portal para a eternidade do ser.

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2019-08-13T13:02:15Z

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Sabrina Mara Sant'anna

Síntese e atividades anti-ureolítica e antiproliferativa de benzimidazois e benzotiazois 

Benzimidazois e benzotiazois constituem duas classes de compostos heterocíclicos caracterizados estruturalmente pela presença de um anel benzênico fundido a um núcleo imidazol e tiazol, respectivamente. As subunidades benzimidazólica e benzotiazólica se fazem presentes na estrutura química de alguns insumos agrícolas e fármacos, sendo em muitos casosa responsável pelas propriedades biológicas destes compostos. No Capítulo 1 é descrita a síntese de 24 benzimidazois e 19 benzotiazois sob a catálise de bissulfito de sódio, em reações sob irradiação de micro-ondas. Os rendimentos obtidos variaram de 80 a 100% para ambas as classes de compostos. Estudos por espectrometria de massas para a reação de formação de benzimidazois possibilitaram compreender o mecanismo de reação. Inicialmente formase um aduto entre o aldeído e o bissulfito de sódioque, por sua vez, reage com a ortofenilenodiamina formando a correspondente imina. O benzimidazol é então obtido após ciclização e oxidação da imina recém-formada. Diferentemente de relatos na literatura, não se observou, no meio de reação, a formação de dióxido de enxofre (SO 2), o suposto agente oxidante responsável pela formação do benzimidazol. No Capítulo 2 são descritos os efeitos dos benzimidazois e dos benzotiazois sintetizados na atividade ureolítica de urease de Canavalia ensiformise de ureases do solo. Estudos in vitrocom a urease de C. ensiformisrevelaram que 20 benzimidazois e 7 benzotiazois inibiram a atividade ureolítica desta enzima em pelo menos 5%. Os benzimidazois 15 e 17 e os benzotiazois 37 e 38 foram os mais ativos, apresentando inibição da atividade enzimática superior a 25%. Os compostos 17 e 37 apresentam mecanismos de ação típicos de inibidores mistos, demonstrando serem capazes de se ligar tanto ao sítio catalítico da urease quanto ao complexo ureia-urease. O perfil de inibição dos benzimidazois e do benzotiazois sintetizados sobre as ureases de solo mostrou-se ser distinto daquele para a enzima pura de C. ensiformis. Um total de 11 benzimidazois e 9 benzotiazois inibiram a atividade ureolítica das ureases de solo em mais de 20%. Os percentuais de inibição no solo foram comparáveis ou superiores àquele observado para o tiofosfato de N-(butil)triamida (NBPT; 35% de inibição), um inibidor amplamente empregado como aditivo em fertilizantes à base de ureia. No Capítulo 3são apresentados os efeitos dos benzimidazois e dos benzotiazois sintetizados no crescimento de células de 9 linhagens de tumores humanos e uma linhagem não-tumorogênica (HaCat; queratinócitos humanos). Todos os compostos avaliados inibiram, de forma concentração-dependente, o crescimento das células estudadas. Destaque é dado ao composto 16por ser o benzimidazol mais potente contra todas as linhagens estudadas e aos benzotiazois 36 e 40, que foram os mais potentes contra a linhagem de câncer renal (786-0). Ambos, benzimidazois e benzotiazois, foram menos tóxicos contra células não tumorogênicas (HaCat) do que a doxorrubicina, um antitumoral de uso clínico. Em geral, os benzimidazois e os benzotiazois constituem protótipos moleculares para o desenvolvimento de novos aditivos para fertilizantes à base de ureia e de agentes antitumorais.

Year

2019-08-10T19:55:41Z

Creators

Débora Pereira Araújo

Raciocínio construtivo, criatividade e ensino-aprendizado em projeto de Arquitetura

A partir do entendimento de que os objetos arquitetônicos surgem para solucionar problemas em termos de necessidades, desejos e demandas em relação ao uso, ocupação e percepção do espaço e que forma e construção são dois aspectos indissociáveis nessas soluções, a fragmentação e o distanciamento na abordagem desses dois aspectos na elaboração do projeto, o momento de planejamento das soluções, são tratados aqui como relevantes problemas para o campo, com implicações em termos de coerência, consistência e criatividade de soluções. Também entendendo que as abordagens de projeto perpassam por modos de pensar, a investigação é direcionada às práticas didáticas de ensino-aprendizado, em especial aos exercícios de projeto, os momentos de desenvolvimento da capacidade crítica e das habilidades para a prática de solução de problemas em arquitetura. A presente tese, assim, apresenta uma investigação sobre as relações e a influência do estímulo ao raciocínio construtivo na criatividade de estudantes em seis exercícios de projeto de arquitetura, acompanhando o processo de desenvolvimento verificável dos projetos pelos estudantes. Os projetos desenvolvidos foram postos à avaliação quanto à criatividade conforme o ponto de vista de profissionais do campo por meio da aplicação da Técnica de Avaliação Consensual – CAT junto a arquitetos profissionais. O processo de desenvolvimento, principalmente em termos de tipo de raciocínio construtivo, nível de empenho e tempo foram confrontados com os resultados de criatividade. Além dos produtos desenvolvidos – os projetos –, foram também buscadas evidências no desenvolvimento de manifestações criativas consideradas como diretamente relacionadas ao raciocínio construtivo. Dentre os resultados constatados, destacam-se os significativos indícios de relação entre o aprofundamento das abordagens construtivas e o aumento do nível de criatividade identificável pelo campo, além das manifestações de criatividade derivadas do raciocínio construtivo para ajustes e aperfeiçoamento de formas preestabelecidas.

Year

2019-10-23T12:43:10Z

Creators

Ramon Paes Guimarães

Por práticas emancipatórias no planejamento urbano: análise das dinâmicas sócio-espaciais e pesquisa-ação no Alto das Antenas

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Year

2021-03-18T20:24:34Z

Creators

Daniele Nunes de Britto Marangoni