RCAAP Repository
Atenção à mulher em situação de violência: visão e conhecimento dos profissionais de saúde
O artigo descreve os tipos e âmbitos de violência da Rede de Atenção à Mulher em Situação de Violência por meio da visão dos 438 profissionais de saúde que participaram dos Seminários do Projeto "Para Elas", realizados em 10 municípios "do campo, da floresta e das águas", selecionados pelo Ministério da Saúde. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas. Realizou-se análise descritiva com distribuição de frequências simples. Os resultados foram expressos como média, mediana e porcentagens. A agressão física é um dos tipos de violência predominantemente mais identificada pelos profissionais de saúde e 77% afirmaram que a violência doméstica é a que mais demanda os serviços onde atuam. Concluiu-se que a violência física usualmente é a mais percebida pelos profissionais e que o contexto domiciliar é o principal local de ocorrência, o que está de acordo com a literatura. Isso reforça a necessidade de se intensificar políticas e intervenções, considerando-se as vulnerabilidades peculiares das populações do campo, da floresta e das águas.
2022-03-11T16:40:49Z
Mirian Conceição Moreira de Alcantra Patrícia Campos Chaves Kenya Costa Rodrigues da Silva Renata Mascarenhas Bernardes Angela Moreira Elza Machado de Melo Victor Hugo de Melo
Geração de energia para condomínio utilizando sistema fotovoltaico autônomo: estudo de caso em edifício residencial com seis pavimentos
Esse trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade quanto a utilização de uma fonte de energia limpa, a energia solar, através de um sistema fotovoltaico autônomo (SFA) para suprir a demanda de energia de um condomínio de seis apartamentos. Foram analisadas três possibilidades. Na primeira o dimensionamento de um sistema fotovoltaico autônomo convencional com uma autonomia de quatro dias, na segunda foi proposto a utilização de um circuito comutador para realizar o controle e a comutação entre o sistema fotovoltaico e a rede elétrica convencional, possibilitando a redução na autonomia do sistema e na terceira foi considerado apenas os custos de manutenção do sistema que melhor se apresentou economicamente entre os dois primeiros. Após a análise do custo do kWh para cada situação, constatou-se uma redução do mesmo com as possibilidades apresentadas, porém em nenhum dos casos o custo do kWh foi economicamente viável em comparação ao custo da concessionária local.
Multidimensional IRT models for hierarchical latent structures
Many latent variables can be seen as having a hierarchical structure and some models have been proposed towards this. Motivated by the limitations of the existent literature approaches and on the importance of the theme, this work aims to propose an improved methodology in terms of both modeling and inference. From a modeling perspective, the proposed methodology allows for genuinely multidimensional items, which no past work have done, with a higher order structure for latent traits, in which all of them are in the same scale. We approach computational aspects, such as sampling jointly all latent traits and we carefully devise a MCMC algorithm to be e cient. Also, we prove some model properties that the past authors had done
2020-08-25T18:34:34Z
Juliane Venturelli Silva Lima
As mulheres de Chico Buarque: análise da complexidade discursiva de canções produzidas no período da ditadura militar
Este trabalho identifica e analisa as marcas e estratégias discursivas utilizadas por Chico Buarque em canções produzidas no período da ditadura militar para burlar os censores e continuar conscientizando seu público. O ponto de partida é a hipótese de que as canções populares produzidas durante o Regime Militar veiculam um discurso específico de contestação e de mobilização. O suporte teórico-metodológico adotado é o Modelo de Análise Modular desenvolvido na Universidade de Genebra. Propomos, diante do objeto, da hipótese e do referencial teórico-metodológico escolhido, analisar as canções buarqueanas nos atendo às dimensões interacional, hierárquica e referencial, à organização elementar enunciativa e à organização complexa polifônica. A adoção desse percurso nos permitirá evidenciar o caráter sócio-histórico das canções e, além disso, detectar estratégias nelas utilizadas que visem a burlar a censura.
2019-08-11T03:28:19Z
Janaina de Assis Rufino
Ecos do liberalismo: ideários e vivências das elites regionais no processo de construção do Estado Imperial, Barbacena, 1831-1849l
Esta tese é um estudo da atuação e das características das elites políticas regionais mineiras no processo de construção do Estado imperial; entre 1831 e 1840. Para resgatar o papel desempenhado pelas elites regionais e as suas escolhas e vivências no processo de formação do Estado e da nação brasileira; buscou-se reconstruir a teia de relações políticas; econômicas e familiares que dava sustentação a essa elite. Investigou-se também a atuação política dessa elite; suas identidades; projetos e posicionamentos no debate político do período regencial e suas apropriações do ideário liberal. Além disso; tratou-se de circunscrever a atuação política dos cidadãos; contextualizando-a a partir das transformações do espaço público e das diversas formas de sociabilidade vivenciadas no momento. As novas vivências; marcadas pelo ideário liberal; estavam sendo experimentadas nas ruas; nas festas; no teatro; na imprensa; nas eleições. Pretendeu-se; assim; perscrutar as modificações do período quanto à construção e a afirmação de um espaço público; destacando a formação e a importância da opinião pública; discutindo o papel da imprensa e da participação política nesse processo. Dessa forma; espera-se demonstrar as diversas formas de atuação das elites políticas nas esferas de poder local/provincial/central. Para a consecução de tais objetivos foi utilizado um corpo de fontes constituído por inventários; testamentos; mapas de população; jornais; peça teatral; correspondências oficiais; atas de eleição e listas de cidadãos ativos.
Introdução editorial: instituições e planejamento urbano e regional
Introdução editorial: instituições e planejamento urbano e regional.
2021-07-22T18:38:55Z
Anderson Tadeu Marques Cavalcante
Inglês instrumental para alunos de Sistemas de Informação: um projeto mediado por ferramentas tecnólogicas
A concepção deste projeto se deu devido a minha experiência com o ensino de inglês instrumental direcionado a alunos de áreas tecnológicas. Quando fui professora substituta na Graduação em Letras da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) de 2008 a 2010 trabalhei, dentre outras, com uma disciplina de Inglês Instrumental para Processamento de Dados, direcionada ao curso de Ciências da Computação. Por sua vez, em 2011 iniciei a docência em uma faculdade particular de Porto Alegre e desde então leciono a disciplina Inglês Instrumental para Tecnologia da Informação (TI) para o curso de Sistemas de Informação. Desse modo, o desenvolvimento deste projeto se deu a partir de minhas reflexões advindas da prática pedagógica desses últimos anos.
2019-08-14T20:41:55Z
Patrícia da Silva Campelo Costa
Preconceito social na internet: cultura informacional e distinção em redes sociais
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"O dominio do Indios": catequesee e conquista nos sertões do Rio Pomba (1767-1813)
Este trabalho é uma tentativa de entender as relações sociais e de poder na construção de uma freguesia nos sertões do Rio Pomba e Peixe dos índios Coropós e Coroados (1767-1813). Estudamos os processos de instituição do Estado na fronteira colonial. Problematizamos a construção de uma paróquia sobre osdomínios indígenas, avaliando a configuração deste espaço, assim como os conflitos e identidades inerentes a este processo. O principal objetivo de nossos estudos é resgatar a historicidade dos povos conquistados em meio às representações e ações dos empreendimentos de conquista.
Análise de desempenho do contrapiso autonivelante em relação ao sistema tradicional
Este trabalho pretende analisar o desempenho do contrapiso autonivelante, uma argamassa desenvolvida com uso de aditivos para ser bombeada e servir de base para execução de pisos e compará-lo com o processo tradicional de argamassa tipo farofa. O trabalho foi dividido em duas etapas: a primeira analisa três traços do contrapiso autonivelante para entender suas características, sendo um o traço normal recomendado pelo desenvolvedor do produto, o outro um traço com aumento na quantidade de água simulando uma situação de canteiro e o último um traço no qual houve redução de aditivos,visando um produto com menor custo. A segunda etapa utiliza dois traços da primeira etapa para compará-lo com a argamassa tradicional. Os ensaios tiveram o objetivo de avaliar as características físicas e mecânicas do contrapiso autonivelante, caracterizando-o para que possa ser usado com segurança e economia. Os resultados têm mostrado que o material atende bem às expectativas e é um material que vai de encontro às necessidades atuais de grande produção e escassez de mão de obra. No entanto, ainda serão necessários outros ensaios para melhor caracterizá-lo.
2019-08-10T21:38:39Z
Natalia Cerqueira de Souza
The polysemy of the "crisis" of medieval cities in the historiography of the nineteenth and twentieth centuries
This text presents an analysis of several uses of the term 'crisis' in the academic works of scholars and historians of the nineteenth and twentieth centuries, such as S. de Sismondi, J. Burckhardt, M. Weber, H. Pirenne, B. Croce, H. Baron, among others. These authors dealt with the history of medieval communal cities and adopted extensively the term 'crisis' to explain the historical process of dissolution of Renaissance republicanism. It has been found that in such works, 'crisis' operates as a rhetorical device, with a connotative function, to express the subjective judgment of the author in relation to the situations that he, from his political-academic convictions, recognizes as negative or positive conjunctures.
C & T, desenvolvimento e acumulação. A produção de um modelo de ensino e pesquisa: o caso do DCC e do DEM na UFMG
Trata o presente trabalho de um estudo de caso em que se discute a experiência de dois Departamentos de Ensino da Universidade Federal de Minas Gerais na trajetória do financiamento de sua atividades de Pós-Graduação e Pesquisa, O Departamento de Ciência da Computação (DCC) e o Departamento de Engenharia Metalúrgica (DEM). A análise centra-se em dados empíricos correspondentes ao período de 1978 a 1987 e em entrevistas realizadas com alguns dos mais expressivos pesquisadores destes departamentos. Verifica-se que a exigência de se atender à expansão da pesquisa e prestação de serviços implicou, por parte destes departamentos , na adoção de um modelo de financiamento baseado na busca de recursos fora do orçamento-programa da Universidade, insuficiente para sustentr tal expansão. O objetivo principal desta investigação é avaliar o processo de produção de conhecimentos gerados a partir da Pesquisa Tecnológica a aplicada e da Prestação de Serviços realizados pelo DCC e pelo DEM, que contam, para sua afetivação com recursos negociados junto às agências estatais de fomento e recursos negociados junto às agências estatais de fomento e recursos oriundos de empresas privadas e estatais, maiores interessadas nos resultados de suas pesquisas. Toma-se como referência histórica a Reforma Universitária de 1968, que significou, com sua implantação, um maior adequação da Universidade ao Projeto de desenvolvimento e atendeu aos requisitos de formar recursos humanos e tecnologia voltdos à acumulação e reprodução do capital. Mostra-se que foi a partir das mudanças provocadas pelo advento da reforma, que se generalizou na universidade e adoção da sistemática dos Convênios, modalidade contratual utilizada para o repasse de recursos externos à instituição. E que coube às Fundações de Apoio, organismos privados criados junto às universidades, paralelos às sua estruturas orgânicas, a administração desses recurso. Tais instrumentos, as Fundações de Apoio e os Convênios, implicam na gestão privada e no estabelecimento de "autonomia", na aplicação de recursos, o que possibilita, a determinados segmentos ou Departamentos, ampliar suas atividades com a venda de pesquisas, serviços e cursos e estabelecer formas de remuneração adicional aos seus profissionais.
2019-08-13T18:44:45Z
Jorge Antonio Pimenta Filho
O sistema defensivo da ilha de santa catarina no século XVIII: história & patrimônio
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pânico: um estudo de interações multiparticipantes em programa radiofônico
Este trabalho, a partir de uma perspectiva sócio-interacionista, tem como objetivo descrever e analisar a organização de quatro interações radiofônicas multiparticipantes e abordar algumas das dinâmicas interativas que colaboram para a construção das identidades sociais durante as interações. Com base nos estudos de Goffman (1967), no modelo de Brown e Levinson (1978) sobre polidez e nas reflexões de Kerbrat-Orecchioni (2004) sobre polílogos, essa pesquisa tenta contextualizar os papéis interacionais e descrever a encenação do programa. Apresenta também uma análise da macroestrutura das interações, do sistema de turnos, da estrutura de participação e do endereçamento. Além disso, trata das dinâmicas interativas desenvolvidas nas interações, buscando perceber como contribuem para a construção das identidades nos eventos discursivos investigados. A análise dos dados pôde revelar um padrão organizacional e hierárquico nas interações investigadas, que, sinalizando as relações de poder que se estabelecem, regula as negociações efetivadas pelos participantes para que possam resguardar suas faces e sustentar suas imagens públicas. Dentre outros aspectos, a pesquisa pôde demonstrar também que, as análises da macroestrutura, da estrutura de participação e do trabalho de face se completam e, colaborativamente, apresentam características reveladoras do ethos de cada uma das interações.
2019-08-14T18:54:49Z
Shirlei Maria Freitas de Mello
Operação em paralelo e sem comunicação de sistemas UPS: uma abordagem baseada em passividade
Paralelismo de fontes de tensão é um tema recorrente e de grande importância na área da Engenharia Elétrica. Seja no recente contexto das smart grids ou em sistemas de UPSs (Fontes de Energia Ininterrupta), a disponibilidade de duas ou mais fontes de tensão aumenta a robustez e a confiabilidade do sistema elétrico. Dentre as técnicas de paralelismo utilizadas, destacam-se as que não fazem uso de troca de informações entre as fontes, característica que elimina a necessidade de um canal de comunicação dedicado e, consequentemente, de um ponto único de falha. No presente trabalho é investigada a implementação digital de uma abordagem para o funcionamento em paralelo e sem comunicação de UPSs. O método de paralelismo estudado é desenvolvido no domínio do tempo e se baseia na tendência natural de sincronização de osciladores não-lineares e incrementalmente passivos quando interconectados. São mostradas simulações de um sistema formado por duas UPSs interligadas através de uma rede elétrica linear. Nestas simulações são levados em consideração problemas específicos associados com a aplicação prática de sistemas digitais controlados via Processador Digital de Sinais (DSP). Testes práticos realizados em laboratório demonstram a viabilidade da técnica de sincronismo estudada, cujos resultados obtidos mostram-se mais abrangentes que o atual escopo coberto pela teoria. Como forma de melhorar os transientes decorrentes do paralelismo das fontes de tensão é desenvolvida uma metodologia de pré-sincronismo baseada em observadores de estados. Resultados de simulação e experimentais demonstram a rapidez da metodologia proposta.
2019-08-14T23:16:48Z
Marcelo de Azevedo Avila
Envolvimento do sistema endocanabinóide no efeito promnésico induzido pelo exercício físico
É bem conhecido que o exercício físico apresenta efeitos positivos sobre funções cognitivas e a plasticidade hipocampal. Entretanto, as bases moleculares relacionadas aos seus efeitos sobre a memória ainda não são completamente compreendidas. Neste estudo nós investigamos a hipótese de que a melhora da memória promovida pelo exercício físico depende da facilitação do sistema endocanabinóide. Nós observamos que a memória espacial (mas não a de trabalho), avaliada pelo teste de reconhecimento espacial de objeto, não persiste em camundongos sedentários, mas o exercício físico realizado durante uma semana foi capaz de melhorá-la. Além disso, o exercício foi capaz de promover aumento na expressão hipocampal do receptor CB1 (mas não do receptor CB2), do BDNF (mas não de, NT3, NT4 e NGF) assim como induziu aumento na proliferação celular, astro-gliogênese e neurogênese no giro denteado. Nenhuma alteração foi encontrada em comportamentos tipo-ansiedade, tipo-depressão e atividade locomotora. Para verificar se as alterações observadas necessitavam da ativação do receptor CB1, nós tratamos os animais com um antagonista seletivo, AM251, antes de cada sessão de exercício físico. De acordo com a nossa hipótese, essa droga preveniu a melhora da memória induzida pelo exercício e o aumento da expressão do BDNF. Além disso, o AM251 bloqueou o aumento da expressão de CB1 e impediu a ocorrência da proliferação celular, astro-gliogênese e neurogênese. Para testar se a facilitação da sinalização endocanabinóide poderia mimetizar os efeitos observados após o exercício, nós tratamos os animais sedentários, durante uma semana, com uma droga que impede a hidrólise da anandamida, o URB597 (inibidor da FAAH). Os animais tratados com essa droga melhoraram a memória espacial e aumentaram a expressão de CB1 e BDNF no hipocampo assim como a proliferação celular, astro-gliogênese e neurogênese, mostrando que a potencialização da sinalização canabinóide igualmente beneficia a memória. Em resumo, nossos resultados mostraram que os efeitos do exercício físico sobre a memória espacial, expressão de BDNF, proliferação celular, astro-gliogênese e neurogênese dependem da sinalização do receptor CB1, o que pode ser mimetizado, em animais sedentários, pela inibição da hidrólise da anandamida. Assim, nossos resultados sugerem que, pelo menos em parte, o efeito promnésico do exercício físico depende da ativação do receptor CB1 e é mediado pelo BDNF, possivelmente, por ele induzir um processo de neurogênese hipocampal.
2019-08-10T01:44:04Z
Talita Helen Ferreira e Vieira
Formação e inserção profissional do pedagogo: o panorama histórico desta carreira e os egressos do curso de Pedagogia presencial da Faculdade de Educação da UFMG
O curso de Pedagogia, ao longo de sua existência, tem sido alvo de intensos debates que incluem questionamentos sobre o perfil do profissional pedagogo: se especialista em educação, professor ou ambas as opções. O Parecer CFE nº252/69, ao introduzir as habilitações no curso de Pedagogia, possibilitou a melhor definição das atividades desempenhadas pelo pedagogo e uma conexão mais evidente entre formação e atuação profissional. Posteriormente, a emergência de uma concepção democrática da gestão da educação colaborou para a busca por formas mais horizontais de organização das relações entre os educadores. Neste contexto, o pedagogo foi criticado devido à concepção de que sua atuação na supervisão e inspeção oporia pedagogos como formuladores e professores como executores. Esta conjuntura colaborou para a intensificação das críticas às habilitações, tendo prevalecido o entendimento de que este modelo compartimentalizou excessivamente a formação e a atuação do pedagogo. Por sua vez, na década de 1980 ganhou corpo a defesa por parte da ANFOPE de que a base da formação de todo educador deveria ser a docência. Essa posição não era consensual, uma vez que tanto entre pesquisadores quanto em entidades e instituições formadoras era possível encontrar outras concepções, a exemplo da noção de que a formação do pedagogo deveria ser mais abrangente do que o preparo para a docência. O Parecer CFE nº 252/69 vigorou até 2006, quando após longo período de discussão, as DCNP definiram que a docência em conexão com a gestão e a pesquisa é a base da formação em Pedagogia. Considerando o percurso histórico e o contexto atual do curso de Pedagogia, esta tese visa examinar as relações entre a formação e a inserção profissional do egresso do curso presencial da FaE UFMG, graduado entre 2000 e 2011, enfocando suas percepções sobre o fornecimento pelas disciplinas dos fundamentos necessários a prática profissional, as habilitações e/ou formações complementares cursadas, os setores de atuação e a remuneração percebida. O período para análise foi referenciado pela vigência dos principais marcos legais do curso e pelas reformas curriculares recentemente realizadas pela FaE UFMG. Foram conjugados procedimentos quantitativos e qualitativos para obtenção e análise de dados. Este estudo incluiu a análise da literatura sobre as condições de oferta da graduação em Pedagogia após a aprovação das DCNP, em especial pesquisas que enfocaram as matrizes curriculares e o perfil socioeconômico dos licenciandos, assim como estudos com egressos de cursos de Pedagogia em geral e da UFMG em específico. A pesquisa incluiu a aplicação de questionário semiestruturado aos graduados e a realização de entrevistas com alguns dos professores da FaE UFMG que participaram da reforma curricular implementada em 2007. Os resultados evidenciam que a escola permanece como o principal setor de atuação e que a docência, principalmente no ensino fundamental, é predominante, não obstante a emergência de outros campos e atividades, com destaque para a EAD e o ensino superior. Os egressos consideram, de modo geral, que o curso oferece sólida formação teórica, apesar de demandarem melhor conexão entre teoria e prática e de sugerirem a inclusão de conteúdos voltados para as TICS na matriz curricular. A satisfação com a atividade exercida é conciliada com a percepção de desvalorização social da Pedagogia e dos pedagogos, sendo que os egressos consideram que o pedagogo merece melhores salários e melhores condições de trabalho.
2019-08-09T23:30:09Z
Michely de Lima Ferreira Vargas
Análise de estudos sobre o efeito do destreinamento na força muscular
A interrupção do treinamento físico resulta em perdas de adaptações adquiridas com o treinamento, provocando um prejuízo no desempenho ao diminuir a capacidade de realizar um esforço. A interrupção de um plano de treinamento, independentemente do motivo, estimula a ocorrência do princípio de reversibilidade, promovendo uma queda considerável no desempenho e na sensação fisiológica de bem estar do indivíduo. O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento bibliográfico de estudos experimentais sobre a alteração da força muscular, observadas nas variantes de protocolo de treino, tempo de destreinamento, gênero e idade, de estudos com dados experimentais de práticas de destreinamento. O estudo abordou as perdas advindas do destreinamento, em diversos treinamentos e perfis de praticantes de atividades físicas, contribuindo, assim, para melhor esclarecimento sobre as consequências advindas deste processo. Para embasar o estudo teórico, estudos práticos abrangendo aspectos inerentes sobre o destreinamento foram levantados em fontes bibliográficas e pesquisas. A partir dos estudos apresentados neste trabalho é possível afirmar que é imprescindível analisar adequadamente cada variante e o caso prático de cada indivíduo. O trabalho contribuiu para ressaltar a importância do conhecimento do profissional acerca do assunto, na montagem de treinos e acompanhamentos dos alunos.
2019-08-10T15:12:08Z
Rômulo Corrêa de Barros Filho
Trabalhando a autoestima de crianças negras no ambiente escolar desfazendo preconceitos e estereótipos: desfazendo preconceitos e estereótipos
Este trabalho se justifica pelo cumprimento formal a uma demanda do LASEB com ênfase em Educação e Relações Étnicorraciais, oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais; no qual estou inserida em processo de formação desde fevereiro de 2014. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender e contribuir com o processo de (re)construção da identidade racial de crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prefeito Souza Lima. Além do referencial teórico sobre as relações étnicorraciais no Brasil; como metodologia, foram utilizados a exibição de filmes e documentários que abordam a questão étnicorracial, uma Feira de Cultura Afro-brasileira, um Afro-diálogo dos professores com integrantes da Casa África na escola e várias outras ações abordando essa temática. Este Plano de Ação visa sensibilizar e despertar a atenção destas crianças e do corpo docente para o estudo e a discussão das relações étnicorraciais, oferecendo aos alunos possibilidades de identificação, reconhecimento, pertencimento racial e a valorização da negritude.
2019-08-10T20:29:15Z
Luciângela Amanda Reis
Compósitos com interfaces autorreparáveis de poli(metacrilato de metila) (PMMA) contendo fibras de carbono decoradas com pontos quânticos de carbono
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico