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A inserção de adolescentes no mercado de trabalho através de uma ONG

Este artigo analisa a inserção de adolescentes entre 16 e 17 anos no mercado de trabalho através de uma ONG e discute as relações que eles mantêm com a família, com o trabalho e com a escola. A amostra é constituída por dez adolescentes de famílias de classes populares de Sertãozinho-SP, sendo cinco do sexo masculino e cinco do sexo feminino, cursando o ensino médio em escola pública. A análise dos dados, coletados através de entrevistas com os adolescentes, mostra a importância da ONG em sua formação profissional, na freqüência à escola e como mediadora na defesa de seus direitos, enquanto trabalhadores e cidadãos.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Guimarães,Rosemeire Maria Romanelli,Geraldo

Processos de significação no brincar: problematizando a constituição do sujeito

Problematizando a constituição do sujeito a partir da análise de um episódio envolvendo dois bebês e uma professora, vídeo gravado em uma creche pública de Florianópolis/SC, procurou-se estudar a gênese dos processos de significação engendrados na situação analisada, observando a dinâmica das relações professora - bebês. Utilizando-se os aportes teóricos da psicologia histórico-cultural, mais especificamente as contribuições de Lev Semionovitch Vygotski, que considera a dupla dimensão do ser humano, sujeito e sujeitado, ressalta-se a importância do Outro no processo de significação e constituição do sujeito, sem deixar de lado a ativa participação do Eu, social e historicamente produzido.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Zanella,Andréa Vieira Andrada,Edla Grisard Caldeira de

La influencia de los medios masivos en la formacion del sujeto: una perspectiva psicoanalítica

Al ser desde hace tiempo los medios masivos de difusión la institución que puede considerarse como hegemónica en los procesos de socialización e ideologización de nuestra época, este artículo resume una investigación en desarrollo sobre el aporte de los mismos - desde una perspectiva teórica psicoanalítica - al proceso de formación del sujeto psicosocial.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Guinsberg,Enrique

A medicação como única resposta: uma miragem do contemporâneo

Tendo como ponto de partida as modificações ocorridas na Psiquiatria a partir da década de 1950, as quais foram posteriormente denominadas como revolução psicofarmacológica, o autor busca investigar de que forma e com que objetivo o recurso medicamentoso vem sendo utilizado na contemporaneidade. Avalia-se, ainda, o papel desempenhado pela indústria farmacêutica em semelhante contexto. Conclui-se que a medicação tanto pode ser empregada como forma de adequação a um sistema de valores previamente constituído, buscando a solução de todos os conflitos humanos através do recurso medicamentoso, como pode ser um instrumento de libertação e de mudança.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Rodrigues,Joelson Tavares

Observação clínica: estudo da implicação psicoafetiva

Trabalhar a implicação do pesquisador é fundamental na investigação clínica. A implicação psicoafetiva é entendida como parte integrante do processo cognoscitivo, permitindo o elo entre o saber e a vivência afetiva do observador clínico durante o processo de conhecimento. A prática lhe suscita representações, valores, emoções, que, associados ao contexto de trabalho, podem permitir a valorização ou não de certas temáticas e percursos teóricos e metodológicos do pesquisador. Este artigo mostra a importância deste estudo na abordagem clínica e na prática investigativa, através de exemplos de experiências implicativas de uma pesquisadora iniciante que atua como colaboradora de um sistema terapêutico-investigativo (supervisão, atendimento e pesquisa). Observa-se que esta implicação aparece sobretudo como um “terceiro incluído”, que permitiria sobretudo evitar a reificação das análises clínicas.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Vieira Filho,Nilson Gomes Teixeira,Valéria Maria da Silva

Psicologia como disciplina científica e discurso sobre a alma: problemas epistemológicos e ideológicos

A Psicologia é definida habitualmente como ciência do comportamento, mas necessita uma revisão de seus pressupostos. Há dificuldades na própria definição de comportamento e ela representa o predomínio das correntes neopositivistas e materialistas. Isto levou as disciplinas ou escolas psicológicas que tratavam a questão dentro do âmbito de uma psicologia introspectiva e subjetiva ou da alma a se afastarem, gerando vazios e contradições, presentes no campo teórico, profissional, acadêmico e de formação. Ao ignorar o enfoque da subjetividade, considerando a ciência positiva como a verdade da psique, ela tornou-se prisioneira do mito ou ideologia do cientificismo. Deve-se então recuperar o sentido da psicologia como estudo da alma ou da subjetividade, havendo necessidade de um discurso simbólico e subjetivo complementando o racional e objetivo. O termo ‘alma’ pode ser visto como uma metáfora da psique e os diversos discursos ou disciplinas psicológicas seriam explorações desta metáfora permitindo ampliar sua expressão e compreensão.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Serbena,Carlos Augusto Raffaelli,Rafael

A experiência perceptiva é o solo do conhecimento de pessoas com e sem deficiências sensoriais

Este artigo diz respeito aos caminhos de pessoas, na ausência de um dos sentidos de distância - visão ou audição - obterem informações sobre o que as cerca e elaborarem esses dados, organizando e compreendendo o que está a seu redor. Fundamenta-se em Merleau-Ponty, na ênfase dada por esse autor à experiência corporal e à consciência corporal do mundo sensível.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Masini,Elcie F. Salzano

A teoria da lógica mental: e os estudos empíricos em crianças e adultos

Discorremos sobre a teoria da lógica mental como hoje se apresenta, as controvérsias oriundas dos estudos que utilizam a Tabela de Verdade da Lógica Padrão e os estudos empíricos com crianças e adultos que dão suporte à lógica proposicional e à lógica predicativa.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Dias,Maria da Graça Bompastor Borges Roazzi,Antonio

Avaliações quantitativa e qualitativa de um menino autista: uma análise crítica

O conceito de autismo sofreu várias reformulações ao longo do tempo. Seu diagnóstico conta atualmente com dois instrumentos oficiais - CID 10 e DSM IV - e uma série de outros. A partir do estudo de caso de um menino autista, em que foram utilizados o DSM IV, o CARS e o PEP-R, o presente trabalho pretendeu confrontar os dados quantitativos proporcionados por estes instrumentos com uma análise qualitativa dos dados do PEP-R. Os resultados mostraram concordância quanto ao diagnóstico de autismo e aos prejuízos nas áreas social, de linguagem e imitação. Contudo, a análise qualitativa dos resultados do PEP-R mostrou competências não reveladas pelos três instrumentos. Isto recomenda uma análise qualitativa, mais discriminativa do perfil de habilidades da criança autista.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Lampreia,Carolina

Autoconceito de crianças com dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento

Objetiva-se avaliar o autoconceito de crianças com dificuldade de aprendizagem e comportamento comparativamente a crianças sem dificuldade de aprendizagem. Foram avaliadas 58 crianças na fase escolar: 32 com dificuldade de aprendizagem (das quais 23 com problemas de comportamento) e 26 crianças sem dificuldade de aprendizagem. Procedeu-se à avaliação através da Escala Piers Harris de Autoconceito e da Escala Comportamental Infantil - A2 de Rutter. As crianças com dificuldade de aprendizagem apresentaram autoconceito significativamente mais negativo do que as crianças sem dificuldade de aprendizagem nos escores global e específico. Não foi detectada diferença entre as crianças com dificuldade de aprendizagem diferenciadas quanto à presença de problemas de comportamento.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Stevanato,Indira Siqueira Loureiro,Sonia Regina Linhares,Maria Beatriz Martins Marturano,Edna Maria

Traços de personalidade na infância e distorção e integração de formas: um estudo de validade

As relações entre traços de personalidade e percepção visomotora foram estudadas em 344 estudantes, de 6 a 12 anos, de ambos os sexos. Com o teste gestáltico de Bender obtiveram-se pontuações para distorção de formas e integração e outras medidas, soma das pontuações das figuras. A Escala de Personalidade para crianças informou sobre neuroticidade, psicoticidade, extroversão e adequação. Houve correlações positivas e significativas em relação a neuroticismo e algumas medidas de integração; psicoticismo com medidas de distorção e uma medida de integração; e algumas medidas discriminaram grupos extremos de neuroticismo e psicoticismo. Observou-se que a diminuição da integração visomotora implicou em aumentou de neuroticidade; e o aumento da pontuação em psicoticidade aumentou da distorção de formas.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Sisto,Fermino Fernandes Bueno,José Maurício Haas Marín Rueda,Fabián Javier

Avaliação preliminar do questionário de informática educacional (QIE) em formato eletrônico

O objetivo deste estudo foi analisar a eficácia do Questionário de Informática Educacional (QIE) quanto à compreensão das questões, à objetividade do enunciado e às características da tarefa solicitada aos professores. Participaram 21 docentes do ensino superior particular, dos quais 57,1% eram do sexo feminino e 76,2% possuíam formação pedagógica. O questionário é eletrônico e tem quatro módulos, visando à caracterização do sujeito, conceito, aplicação e freqüência do uso de recursos tecnológicos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicaram a necessidade de reformulação do módulo II, constituído por questões abertas, em função da dificuldade de compreensão e realização da tarefa pelos sujeitos. Os módulos III e IV, compostos por questões fechadas, não apresentaram dificuldades e permaneceram iguais. O novo formato do QIE será testado em pesquisas futuras, com amostra mais representativa

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2022-12-06T15:50:15Z

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Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo Silveira,Márcia Adriana

Propriedades psicométricas apresentadas em manuais de testes de inteligência

A pesquisa teve como objetivo verificar quais os parâmetros psicométricos apresentados nos manuais de 19 instrumentos de avaliação da inteligência. Os elementos avaliados nos instrumentos foram: análise de itens, padronização, validade e precisão. Os resultados encontrados mostraram que, dos 19 testes avaliados, 89,5% apresentaram estudos de padronização, sendo que o procedimento mais utilizado na escolha dos sujeitos foi o não aleatório (62,2% dos testes). No que se refere à validade, a de construto foi a mais freqüente dentre os testes (94,7%). Observou-se que todos os instrumentos apresentaram verificação da precisão, sendo o método de consistência interna o mais aplicado (78,9%). Conclui-se que, embora os autores concordem que todos os testes devam realizar estudos de verificação dos parâmetros psicométricos e devam possuir normas regionais, tal prática ainda não se encontra totalmente difundida na avaliação psicológica brasileira,

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2022-12-06T15:50:15Z

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Noronha,Ana Paula Porto Vendramini,Claudette Maria Medeiros Canguçu,Camila Souza,Carmem Vera Rodrigues de Cobêro,Claudia Paula,Liamar Mayer de Franco,Marilice de Oliveira Lima,Orlete Maria Pompeu de Guerra,Paula Bierrenbach de Castro Filizatti,Roseli

Expressão da emoção por meio do desenho de uma criança hospitalizada

O que desejamos com este trabalho é relatar a experiência de um estudo de caso de uma criança em idade pré-escolar hospitalizada. O foco do estudo é a expressão da emoção por meio de desenhos realizados pela criança em sessões de psicoterapia. Considera-se o desenho como uma atividade expressiva. Os desenhos acompanhados da fala são analisados à luz da teoria histórico-cultural. Os resultados evidenciaram ser o desenho um dos meios utilizados pela criança para expressar sua vivênciaemocional.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Souza,Simone Vieira de Camargo,Denise de Bulgacov,Yara Lucia M.

O brincar e a cultura: jogos e brincadeiras na cidade de Morretes na década de 1960

O presente artigo busca discutir a relação entre brincadeira e cultura através das memórias e relatos de um morador da cidade histórica de Morretes, situada na microrregião litorânea paranaense. A metodologia empregada caracteriza-se como um estudo de caso, e a técnica de coleta de dados escolhida foi a entrevista semi-estruturada e pesquisa bibliográfica em acervo da Casa Rocha Pombo - Secretaria de Cultura e Esportes do município. Pôde-se concluir que a relação entre brincadeira e cultura pode ser enxergada sob vários aspectos, não devendo ser ignorada ou relegada como uma atividade secundária, seja do ponto de vista social seja do individual.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Alves,Álvaro M. P. Gnoato,Gilberto

Trabalho infantil produtivo e desenvolvimento humano

O propósito deste artigo é apresentar e discutir algumas dentre as possíveis conseqüências do trabalho produtivo precoce sobre o desenvolvimento da criança, na dinâmica da vida dos adolescentes e no interior das famílias. Os dados empíricos foram buscados em vivências do trabalho por crianças e adolescentes no cotidiano de um município do interior do Rio Grande do Norte, onde há participação significativa desses sujeitos na produção de redes, nas tecelagens. A cultura de valorização/dignificação do trabalho, a ineficiência (se não inexistência) de políticas públicas voltadas para essa população e a condição de pobreza a que estão submetidas, dentre outros fatores, têm contribuído para a manutenção da exploração da mão-de-obra infanto-juvenil, a despeito do ECA e dos esforços para seu combate.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Campos,Herculano Ricardo Francischini,Rosângela

Concepções de criatividade: movimentos em um contexto de escolarização formal

Neste artigo são analisadas as concepções de criatividade de 11 acadêmicos de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), regularmente matriculados na disciplina Psicologia da Criatividade no primeiro semestre de 2001. A psicologia histórico-cultural foi escolhida como referencial teórico e metodológico. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, realizadas no início e ao final do semestre letivo. Como resultado constatou-se a permanência das concepções de criatividade por parte de 3 sujeitos. Nos demais se constatou mudanças, com destaque para a superação de uma concepção inatista de criatividade. De modo geral, destacou-se a complexificação nas respostas apresentadas pelos entrevistados, revelando que o processo vivido possibilitou ressignificações das concepções analisadas.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Zanella,Andréa Vieira Da Ros,Sílvia Zanatta Reis,Alice Casanova dos França,Kelly Bedin

La globalización y la enseñanza de la psicología en Argentina

El trabajo aborda tres cuestiones. En primer lugar, analiza brevemente a la historia de la enseñanza de la psicología en Argentina, subrayando la importancia adquirida por el psicoanálisis en la tradición universitaria psicológica. En segundo lugar, desarrolla algunos de los estudios y algunas de las líneas de debate contemporáneo sobre formación universitaria del psicólogo, comenzando por algunos estudios clásicos en los Estados Unidos y concluyendo en la propuesta de diplomatura en psicología, actualmente en debate en los países miembros de la Unión Europea. En tercer lugar, analiza el impacto generado por la globalización en los procesos de formación del psicólogo en Argentina, especialmente a partir del impacto del llamado Mercosur educativo. En ese marco, se analiza críticamente la situación de los programas de psicología en las universidades argentinas.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Klappenbach,Hugo

O psicólogo no Brasil: notas sobre seu processo de profissionalização

O artigo trata do processo de profissionalização da psicologia no Brasil. Utiliza o referencial teórico da sociologia das profissões e faz uma revisão bibliográfica sobre a história da psicologia brasileira. Apresenta uma proposta de periodização para a história desta profissão, dividindo-a em três momentos: pré-profissional (1833-1890), de profissionalização (1890/1906-1975) e profissional (1975 −). No primeiro momento, há uma gama de saberes psi pulverizados. No segundo, a psicologia começa a organizar-se em institutos de pesquisa, faculdades e associações e a regulamentar suas leis. No último, a profissão, já estabelecida e reconhecida oficialmente, passa a sofrer fortes alterações sócioeconômicas e disputas interprofissionais.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Pereira,Fernanda Martins Pereira Neto,André

Nina Rodrigues: sua interpretação do evolucionismo social e da psicologia das massas nos primórdios da psicologia social brasileira

O artigo aborda a influência de idéias advindas do Evolucionismo Biológico, Social e da Psicologia das Massas nos primórdios da Psicologia Social brasileira. No final do século XIX, formulações de Spencer e Darwin sobre as culturas e raças influenciaram na estruturação do paradigma do evolucionismo social, o qual foi impulsionado na Bahia por Nina Rodrigues. Ele elaborou descrições de aspectos culturais brasileiros e de tipos humanos e teorizou sobre o movimento social de Canudos. O racismo científico manteve-se hegemônico até a década de 1930. Perdeu terreno; entretanto, o racismo permaneceu como uma categoria ideológica. Na Psicologia Social contemporânea são escassos os estudos sobre o tema.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Chaves,Evenice Santos