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Bem-estar psicológico, enfrentamento e lipodistrofia em pessoas vivendo com HIV/AIDS

Os objetivos do estudo foram investigar os efeitos da lipodistrofia sobre o bem-estar psicológico e a adesão ao tratamento anti-retroviral, e identificar as estratégias de enfrentamento utilizadas por pessoas soropositivas afetadas pela síndrome. Participaram 21 pessoas, com idades entre 29 e 52 anos, das quais quatorze eram homens. As entrevistas foram analisadas com base na análise de conteúdo categorial. Os resultados apontaram que a descoberta e a vivência da lipodistrofia podem afetar o bem-estar psicológico, ocasionando redução da auto-estima, percepção negativa da imagem corporal e evitação de contatos sociais. Não se observou impacto negativo sobre a conduta de adesão. As estratégias de enfrentamento relatadas com maior freqüência foram: prática de atividade física, uso de roupas que escondam as mudanças corporais, realização de procedimentos estéticos e adoção de novos hábitos alimentares. Conclui-se que a ocorrência da lipodistrofia pode acarretar dificuldades psicológicas, merecendo atenção das equipes de saúde que atuam em HIV/aids.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Seidl,Eliane Maria Fleury Machado,Ana Cláudia Almeida

Qualidade de vida e bem-estar espiritual em universitários de Psicologia

Essa pesquisa teve o objetivo de avaliar a qualidade de vida e bem-estar espiritual em universitários de Psicologia e investigar se existe correlação entre esses aspectos. O estudo teve delineamento transversal. A amostra foi aleatória de 136 universitários de Psicologia da PUCRS. Os instrumentos utilizados foram: questionário de qualidade de vida WHOQOL-bref e escala de Bem-Estar Espiritual (SWBS). Foi realizada análise estatística descritiva inferencial. Verificou-se que existe correlação positiva entre os domínios físico, psicológico, social e ambiental com o bem-estar existencial nesses universitários. Destacou-se que o domínio psicológico e bem-estar existencial obtiveram a correlação mais alta (r= 0,63 p=0,00). Salienta-se a importância da inserção do tema da espiritualidade como discussão no campo científico.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Costa,Cristine Cardozo da Bastiani,Marcelo de Geyer,Júlia Gaertner Calvetti,Prisla Ücker Muller,Marisa Campio Moraes,Maria Lúcia Andreoli de

Relacionamentos pessoais e sociais: amizade em adultos

A amizade é um relacionamento importante para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo; no entanto a maioria dos estudos trata da amizade na infância e na adolescência, havendo pouca ênfase na investigação de adultos. O presente trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre relacionamentos de amizade na adultez, procurando descrever criticamente a produção científica na área. Estudos brasileiros indicam que relacionamentos de amizade no nosso país podem ser comparados aos de outras culturas e discutidos com base nos modelos teóricos existentes. Não obstante, há algumas diferenças que requerem mais estudo, inclusive para verificar se os modelos internacionais correntes são satisfatórios para explicar adequadamente relações de amizade entre adultos na cultura brasileira.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Souza,Luciana Karine de Hutz,Claudio Simon

Implicações políticas da semântica familialista nos discursos de amizade contemporâneos

Historicamente, a semântica da amizade tem sido articulada aos ideais de igualdade e fraternidade, caracterizando-se por uma semântica familialista que associa o amigo à figura do irmão; no entanto alguns autores apontam que a semântica familialista pautada na prerrogativa de intimidade e familiaridade privilegia processos de homogeneização e supressão da alteridade, podendo configurar práticas intolerantes, de desumanização e descriminação do outro. Este artigo pretende descrever e discutir alguns resultados de uma pesquisa que buscou investigar a semântica da amizade nos discursos contemporâneos. A semântica familialista da amizade mostrou-se articulada à fragilidade dos laços e à depreciação das habilidades sociais que o encontro com a alteridade requer.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Gomes,Lívia Godinho Nery Silva Júnior,Nelson da

O amor pode ser virtual? O relacionamento amoroso pela Internet

Este estudo teve como finalidade contribuir para o entendimento de uma nova modalidade de relacionamento - o virtual. Dele participaram 50 usuários brasileiros da Internet, que responderam a um questionário contendo 31 questões sobre opiniões e comportamentos relacionados a afetividade e relacionamento virtual. A amostra foi composta, em sua maior parte, por homens, adultos jovens, solteiros, sem filhos, dos níveis socioeconômicos médio e alto. Verificou-se que os sujeitos acreditam na possibilidade de relacionamentos virtuais em uma fase inicial, no entanto relataram necessidade do contato face a face para sua continuidade. Observou-se também alta freqüência de usuários de chats de conversação considerados viciados na Internet. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que não houve mudanças comportamentais e afetivas radicais com essa nova forma de relacionamento, mas os dados sugerem a importância de mais pesquisas para esclarecer as conseqüências do relacionamento virtual e do uso exagerado da Internet como forma de comunicação social.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Dela Coleta,Alessandra dos Santos Menezes Dela Coleta,Marilia Ferreira Guimarães,José Luiz

Linguagem escrita e relações estéticas: algumas considerações

O processo de constituição do sujeito ocorre a partir de relações sociais, semioticamente mediadas. Assim, é via produção de sentidos que o ser humano produz cultura e, simultaneamente, constitui-se enquanto singularidade, o que caracteriza esse processo como criador. Ao reconhecer a linguagem como constitutiva do sujeito e entender o processo de criação como característico do ser humano, o presente trabalho apresenta reflexões, à luz da Psicologia Histórico-Cultural, sobre os processos de criação na/com a linguagem escrita. Situações de uma pesquisa anteriormente desenvolvida são apresentadas para ilustrar as dicotomias existentes no processo de produção escrita, mais especificamente no que se refere às relações forma/conteúdo e técnica/sentido. Para a superação dessas dicotomias, necessário se faz estabelecer relações estéticas com a realidade, por cujo intermédio a pessoa pode distanciar-se e aproximar-se da produção escrita, seja esta produto de sua objetivação ou não. É este movimento que possibilita a organização de novos sentidos para a produção própria ou alheia e, por conseguinte, novas escritas.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Munhoz,Silmara Carina Dornelas Zanella,Andréa Vieira

O estatuto simbólico dos gestos no contexto da surdez

A discussão sobre a relação entre gesto e língua, embora não seja recente, ainda pode ser considerada insuficiente. Os gestos, de forma geral, têm sido discutidos de forma separada da língua. Neste trabalho discutirei a relação entre gesto e língua a partir do estudo da surdez e de uma perspectiva discursiva da linguagem. Os estudos evidenciam uma interdependência de gesto e língua em termos simbólicos, interativos e cognitivos.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Santana,Ana Paula Guarinello,Ana Cristina Berberian,Ana Paula Massi,Giselle

Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com deficiência visual

Entre as contribuições da psicologia histórico-cultural de Vigotski para a educação destacam-se aquelas que fazem referência às condições analisadas no contexto da defectologia. Esse artigo identifica algumas destas contribuições para a intervenção educacional junto a pessoas com deficiência. Para tanto, são revisados estudos fundamentados em Vigotski que apontam subsídios para a educação de pessoas com deficiência intelectual, surdez, surdocegueira, entre outras condições. Com vista a aprofundar os aportes vigotskianos para educação de pessoas com cegueira, analisa-se o conceito de sistemas psicológicos e seu valor para a reflexão sobre a intervenção educativa no contexto da deficiência visual. Conclui-se este estudo ressaltando-se que os aportes de Vigotski trazem à tona pistas concretas para a implementação de experiências educacionais que favoreçam a autonomia e a cidadania das pessoas com deficiência visual.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Nuernberg,Adriano Henrique

Adolescência e paternidade: sobre os direitos de criar projetos e procriar

Esta pesquisa voltou-se para a investigação de algumas das repercussões da paternidade no cotidiano de adolescentes pais, visando contribuir para a elaboração de políticas públicas. Entre os oito adolescentes pais entrevistados (com idades entre 16 e 19 anos), dois planejaram a gestação junto com a parceira, cinco não haviam planejado a gravidez, mas consideravam o filho desejado, e somente um deles não considerou a paternidade planejada nem desejada. O comportamento preventivo em relação às DST’s não foi contemplado no discurso destes jovens, e quando citado, a prevenção foi tratada como uma preocupação secundária e rapidamente contornada, tendo como pano de fundo a noção de confiança. A dificuldade em lidar e, especialmente, em negociar com a parceira o uso de métodos contraceptivos denuncia a escassez e/ou ineficácia de políticas públicas voltadas para a emancipação da população jovem no que se refere ao campo dos direitos sexuais e reprodutivos.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Orlandi,Renata Toneli,Maria Juracy Filgueiras

Atuação do psicólogo com adolescentes em conflito com a lei: a experiência do Canadá

O presente artigo apresenta o relato de experiência da atuação do psicólogo no sistema de justiça canadense, especialmente no caso de adolescentes em conflito com a lei. É apresentada uma comparação entre o Estatuto da Criança e do Adolescente e leis semelhantes do Canadá, intituladas Youth Criminal Justice Act. São apresentados os procedimentos de avaliação biopsicossocial do adolescente, assim como a execução das medidas socioeducativas chamadas medidas alternativas. Embora a execução das medidas alternativas seja parecida entre os dois países, os índices de violência no Canadá são expressivamente menores do que no Brasil, o que evidencia que não são as medidas de caráter judicial que, isoladamente, reduzem a violência, mas uma série de fatores sociopolíticos, educacionais e culturais envolvidos.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Gallo,Alex Eduardo

Desenvolvimento de bebês prematuros relacionado a variáveis neonatais e maternas

O estudo verificou a relação entre ansiedade materna, características neonatais e indicadores de desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo aos 12 meses de idade cronológica corrigida. Foram avaliadas 14 crianças com as Escalas Bayley-II e suas mães com o Inventário de Ansiedade Traço-Estado. Os itens relativos à resolução de problemas, permanência do objeto, intencionalidade, linguagem e motricidade correlacionaram-se significativamente com variáveis neonatais do bebê e ansiedade materna. A maior gravidade de risco clínico neonatal associou-se com pior desempenho em itens relativos à permanência do objeto, linguagem e motricidade ampla. O nível de ansiedade materna mais elevado associou-se com melhor desempenho dos bebês em tarefas cognitivas e pior em tarefas de motricidade ampla e permanência do objeto. Dessa forma a ansiedade materna mostrou ter efeito diferencial em áreas do desenvolvimento da criança, podendo atuar como fator de risco ao desenvolvimento motor amplo e como mecanismo de proteção ao desenvolvimento cognitivo.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Fraga,Daniele Abruzzi de Linhares,Maria Beatriz Martins Carvalho,Ana Emília Vita Martinez,Francisco Eulógio

Aspectos emocionais de crianças diabéticas: experiência de atendimento em grupo

O diabetes mellitus tipo 1 é uma doença crônica que atinge crianças, adolescentes e adultos jovens e que tem aumentado no mundo todo. Seu tratamento exige controle glicêmico intenso para prevenir complicações. Pelo fato de a doença ser crônica e exigir muitos cuidados em nome da vida, o diabético tipo 1 sofre repercussões emocionais importantes. O acompanhamento psicológico possibilita ao paciente obter aceitação psíquica de sua condição de doente e a elaboração do luto pelo corpo perfeito, contribuindo para motivar o paciente nos cuidados em relação à doença. O objetivo deste estudo foi avaliar os aspectos emocionais de crianças diabéticas através de teste e técnicas projetivas. Foram sujeitos desta pesquisa 6 crianças diabéticas atendidas pelo Projeto DOCE (Diabetes Objetivando Controle e Educação). O resultado mostrou que várias projeções estavam relacionadas aos sentimentos de medo, preocupação e dor trazidos pela doença. Conclui-se que o acompanhamento psicológico em grupo contribuiu para a elaboração destes sentimentos.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Marcelino,Daniela Botti Carvalho,Maria Dalva de Barros

O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares

O objetivo deste trabalho foi estudar a relação entre o envolvimento dos pais na educação dos filhos e o desempenho acadêmico destes. Participaram deste estudo 110 crianças da 4ªsérie do Ensino Fundamental. As crianças preencheram o questionário " Qualidade da interação familiar na visão dos filhos" e foram avaliadas usando-se o Teste de Desempenho Escolar - TDE. Observou-se que quanto maior a freqüência de comunicações entre ambos os pais e seus filhos e a participação de ambos os pais nas atividades escolares, culturais e de lazer dos filhos, melhor o desempenho acadêmico das crianças. Tais resultados sugerem a importância do envolvimento parental no desempenho acadêmico dos filhos e, em caso de déficits nessa área, a necessidade de programas, visando melhorar a qualidade das interações entre pais e filhos.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Cia,Fabiana Pamplin,Renata Christian de Oliveira Williams,Lúcia Cavalcanti de Albuquerque

Meninos de rua: desafiliados em busca de saúde mental

Este artigo parte da hipótese de que " os meninos de rua vão para as ruas em busca de saúde mental" , formulada a partir dos textos de Leite, Winnicott, Castel e Foucault. Leite aposta na saúde mental desses jovens; Winnicott trabalha com a teoria da tendência anti-social; Castel com a desafiliação social; e finalmente Foucault, com a idéia de que a doença mental é uma expressão positiva da sociedade. Esta hipótese é verificada no Programa de Assistência e Pesquisa, coordenado por Leite e desenvolvido no Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ), o qual investiga a subjetividade desses jovens através de suas narrativas, visando subsidiar políticas públicas de assistência social e saúde mental no Brasil.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Botelho,Adriana Pedreira Silva,Samantha Lemos Ferreira da Kassab,Marina Janzen Leite,Ligia Costa

Relações entre abuso sexual na infância, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e prejuízos cognitivos

Este estudo teórico aponta as relações entre abuso sexual infantil, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e prejuízos cognitivos. A perspectiva cognitiva dos efeitos do abuso sexual e do TEPT foi adotada nesta revisão. O abuso sexual contra crianças pode ser considerado um fator de risco para o desenvolvimento infantil, devido às severas seqüelas cognitivas, emocionais e comportamentais relacionadas à sua ocorrência, podendo seu impacto envolver efeitos a curto e longo prazos e estender-se até a idade adulta. Os estudos de revisão fortalecem a associação entre eventos traumáticos (abuso sexual), TEPT e alterações, tanto estruturais quanto funcionais, em áreas cerebrais envolvidas nos sistemas neurais de resposta ao estresse. Finalmente, é discutida a necessidade de pesquisas que investiguem os efeitos do estresse e do trauma no neurodesenvolvimento infantil.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Borges,Jeane Lessinger Dell'Aglio,Débora Dalbosco

Construção e validação da Escala de Percepção de Suporte Social

O suporte social é apontado por estudiosos de diversas áreas do conhecimento como um fator capaz de proteger e promover a saúde. Este estudo teve como objetivo construir e validar, através de análise fatorial, a Escala de Percepção de Suporte Social (EPSS). A versão-piloto da EPSS, composta por 29 itens, foi aplicada a 437 pessoas (72 homens e 365 mulheres) com idade média de 23,93 anos. Análises fatoriais revelaram a existência de dois fatores consistentes que explicaram 47,33% da variância total, tendo o fator 1 reunido 19 itens que condizem a suporte prático com alfa de Cronbach de 0,91, enquanto o fator 2 reuniu 10 itens de suporte emocional com alfa de Cronbach de 0,92. Os resultados forneceram evidências de ser a EPSS uma medida bifatorial, com dois fatores consistentes e precisos, podendo ser utilizada como instrumento de diagnóstico ou de pesquisa.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Siqueira,Mirlene Maria Matias

Maternidade e depressão: impacto na trajetória de desenvolvimento

O objetivo do presente trabalho é discutir o caso clínico de uma mulher em psicoterapia psicanalítica que apresentou um quadro depressivo grave no primeiro ano de vida de sua filha e reviveu esses sintomas quando esta ingressou na puberdade, movimento que demandou ajustamentos na função parental. Alguns aspectos das manifestações dos quadros da depressão e psicose puerperal são apresentados e discutidos em relação às implicações e conseqüências do estado afetivo materno e à compreensão psicodinâmica dos componentes emocionais da maternidade. Neste sentido, destaca-se a importância das vivências maternas com suas próprias figuras parentais, as vivências traumáticas na trajetória de vida e a depressão materna no período do puerpério. Considera-se necessária a ênfase no acompanhamento de crianças cujas mães tiveram episódios depressivos graves no primeiro ano de vida do bebê, assim como o acompanhamento da própria trajetória materna em face do desenvolvimento de seus filhos.

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2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Alt,Melissa dos Santos Benetti,Silvia Pereira da Cruz

Ensaio sobre desenvolvimento humano na pós-modernidade

Neste ensaio, o conceito de desenvolvimento humano na pós-modernidade apóia-se em uma filosofia pós-moderna de direitos humanos, e na modernidade apóia-se em uma filosofia moderna de direitos humanos. O Estado moderno fracassou na realização da filosofia moderna dos direitos humanos. Uma filosofia pós-moderna de direitos humanos deixa para trás a filosofia moderna de direitos humanos. Isso significa abandonar o fundacionismo ético e as grandes narrativas emancipatórias de desenvolvimento humano. Sugerimos que uma ética pragmatista da alteridade e uma política pós-moderna da alteridade podem contribuir para elaborar uma filosofia pós-moderna de direitos humanos.

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2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Abib,José Antônio Damásio