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Expressão da emoção por meio do desenho de uma criança hospitalizada

O que desejamos com este trabalho é relatar a experiência de um estudo de caso de uma criança em idade pré-escolar hospitalizada. O foco do estudo é a expressão da emoção por meio de desenhos realizados pela criança em sessões de psicoterapia. Considera-se o desenho como uma atividade expressiva. Os desenhos acompanhados da fala são analisados à luz da teoria histórico-cultural. Os resultados evidenciaram ser o desenho um dos meios utilizados pela criança para expressar sua vivênciaemocional.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Souza,Simone Vieira de Camargo,Denise de Bulgacov,Yara Lucia M.

O brincar e a cultura: jogos e brincadeiras na cidade de Morretes na década de 1960

O presente artigo busca discutir a relação entre brincadeira e cultura através das memórias e relatos de um morador da cidade histórica de Morretes, situada na microrregião litorânea paranaense. A metodologia empregada caracteriza-se como um estudo de caso, e a técnica de coleta de dados escolhida foi a entrevista semi-estruturada e pesquisa bibliográfica em acervo da Casa Rocha Pombo - Secretaria de Cultura e Esportes do município. Pôde-se concluir que a relação entre brincadeira e cultura pode ser enxergada sob vários aspectos, não devendo ser ignorada ou relegada como uma atividade secundária, seja do ponto de vista social seja do individual.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Alves,Álvaro M. P. Gnoato,Gilberto

Trabalho infantil produtivo e desenvolvimento humano

O propósito deste artigo é apresentar e discutir algumas dentre as possíveis conseqüências do trabalho produtivo precoce sobre o desenvolvimento da criança, na dinâmica da vida dos adolescentes e no interior das famílias. Os dados empíricos foram buscados em vivências do trabalho por crianças e adolescentes no cotidiano de um município do interior do Rio Grande do Norte, onde há participação significativa desses sujeitos na produção de redes, nas tecelagens. A cultura de valorização/dignificação do trabalho, a ineficiência (se não inexistência) de políticas públicas voltadas para essa população e a condição de pobreza a que estão submetidas, dentre outros fatores, têm contribuído para a manutenção da exploração da mão-de-obra infanto-juvenil, a despeito do ECA e dos esforços para seu combate.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Campos,Herculano Ricardo Francischini,Rosângela

Concepções de criatividade: movimentos em um contexto de escolarização formal

Neste artigo são analisadas as concepções de criatividade de 11 acadêmicos de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), regularmente matriculados na disciplina Psicologia da Criatividade no primeiro semestre de 2001. A psicologia histórico-cultural foi escolhida como referencial teórico e metodológico. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, realizadas no início e ao final do semestre letivo. Como resultado constatou-se a permanência das concepções de criatividade por parte de 3 sujeitos. Nos demais se constatou mudanças, com destaque para a superação de uma concepção inatista de criatividade. De modo geral, destacou-se a complexificação nas respostas apresentadas pelos entrevistados, revelando que o processo vivido possibilitou ressignificações das concepções analisadas.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Zanella,Andréa Vieira Da Ros,Sílvia Zanatta Reis,Alice Casanova dos França,Kelly Bedin

La globalización y la enseñanza de la psicología en Argentina

El trabajo aborda tres cuestiones. En primer lugar, analiza brevemente a la historia de la enseñanza de la psicología en Argentina, subrayando la importancia adquirida por el psicoanálisis en la tradición universitaria psicológica. En segundo lugar, desarrolla algunos de los estudios y algunas de las líneas de debate contemporáneo sobre formación universitaria del psicólogo, comenzando por algunos estudios clásicos en los Estados Unidos y concluyendo en la propuesta de diplomatura en psicología, actualmente en debate en los países miembros de la Unión Europea. En tercer lugar, analiza el impacto generado por la globalización en los procesos de formación del psicólogo en Argentina, especialmente a partir del impacto del llamado Mercosur educativo. En ese marco, se analiza críticamente la situación de los programas de psicología en las universidades argentinas.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Klappenbach,Hugo

O psicólogo no Brasil: notas sobre seu processo de profissionalização

O artigo trata do processo de profissionalização da psicologia no Brasil. Utiliza o referencial teórico da sociologia das profissões e faz uma revisão bibliográfica sobre a história da psicologia brasileira. Apresenta uma proposta de periodização para a história desta profissão, dividindo-a em três momentos: pré-profissional (1833-1890), de profissionalização (1890/1906-1975) e profissional (1975 −). No primeiro momento, há uma gama de saberes psi pulverizados. No segundo, a psicologia começa a organizar-se em institutos de pesquisa, faculdades e associações e a regulamentar suas leis. No último, a profissão, já estabelecida e reconhecida oficialmente, passa a sofrer fortes alterações sócioeconômicas e disputas interprofissionais.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Pereira,Fernanda Martins Pereira Neto,André

Nina Rodrigues: sua interpretação do evolucionismo social e da psicologia das massas nos primórdios da psicologia social brasileira

O artigo aborda a influência de idéias advindas do Evolucionismo Biológico, Social e da Psicologia das Massas nos primórdios da Psicologia Social brasileira. No final do século XIX, formulações de Spencer e Darwin sobre as culturas e raças influenciaram na estruturação do paradigma do evolucionismo social, o qual foi impulsionado na Bahia por Nina Rodrigues. Ele elaborou descrições de aspectos culturais brasileiros e de tipos humanos e teorizou sobre o movimento social de Canudos. O racismo científico manteve-se hegemônico até a década de 1930. Perdeu terreno; entretanto, o racismo permaneceu como uma categoria ideológica. Na Psicologia Social contemporânea são escassos os estudos sobre o tema.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Chaves,Evenice Santos

A atuação do psicólogo escolar: multirreferencialidade, implicação e escuta clínica

Este artigo discute a noção de clínica no contexto da psicologia escolar. Na medida em que nós sugerimos como metodologia de pesquisa e de intervenção para o psicólogo escolar a observação participante, entendemos que tal discussão também se refere a questões epistemológicas - uma vez que a produção de conhecimento se dá na ordem da implicação, pois é construção intersubjetiva. Além disso, considerando a complexidade do cotidiano escolar, apresentamos a abordagem multirreferencial e a escuta clínica como perspectivas para a compreensão dos fenômenos que ali se desenrolam.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Martins,João Batista

Modelos organizadores do pensamento: uma perspectiva de pesquisa sobre o raciocínio moral com adolescentes autores de infração

Este artigo tem como propósito ampliar as perspectivas de investigação no campo da moralidade. Mais especificamente, apresentamos uma proposta para o estudo da moralidade de adolescentes autores de infração, utilizando o referencial teórico=metodológico da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Buscamos, através da idéia de complexidade, compreender o funcionamento cognitivo na elaboração de raciocínios morais diante de situações de conflito. Com essa perspectiva, fizemos uma investigação que teve por objetivo identificar os modelos organizadores aplicados na resolução de conflitos morais hipotéticos por 20 adolescentes masculinos autores de infração que cumprem medida socioeducativa. Através de entrevistas, narramos uma situação de conflito moral envolvendo uma relação de amizade, agressão física e roubo. Foram identificados 10 modelos organizadores, os quais foram agrupados em 3 categorias. Tais modelos refletiram a diversidade e as regularidades presentes nos raciocínios elaborados para resolver os conflitos apresentados. Concluiu-se que a variedade dos modelos organizadores identificados evidencia a importância dos conteúdos na construção dos raciocínios morais.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Souza,Leonardo Lemos de Vasconcelos,Mário Sérgio

O sujeito na epistemologia genética

Sugere-se neste ensaio que, na epistemologia genética, o sujeito se dirige ao mundo, se interessa por ele e é um princípio de auto-organização. Ontologicamente, seu modo de existência é o do encontro: encontro com o mundo. Epistemologicamente, seu modo de conhecimento é o da presença: presença do mundo. O construtivismo, a tese de que o conhecimento é construção de relações, começa como presença, o que exclui a noção de conhecimento como representação. Destaca-se a centralidade da noção de auto-organização na elucidação do conceito de sujeito, bem como um limite dessa noção, quando se trata de transformar o mundo. Na conclusão, são feitas algumas sugestões para superá-lo.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Abib,José Antônio Damásio

Conselho Tutelar: um novo instrumento social contra o fracasso escolar?

Esta pesquisa objetivou compreender a aplicação das prerrogativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente no que tange ao direito à escolarização. Para tanto, acompanhamos o trabalho de um conselho tutelar de São Paulo, objetivando verificar como a escola comparece no conjunto de queixas que chegam aos conselheiros, como tais queixas são entendidas e os possíveis encaminhamentos dados a elas. Prontuários de atendimento e entrevistas com os conselheiros indicam que: a relação com a escola é marcada pela informalidade, embora garanta o respeito ao usuário; a maioria dos encaminhamentos poderia ser resolvida na própria escola; os casos são encaminhados individualmente, não havendo, até o momento, ações conjuntas de enfrentamento das causas educacionais que levam ao desrespeito a direitos fundamentais.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Souza,Marilene Proença Rebello de Teixeira,Danile Caetano da Silva Silva,Maria Carolina Yazbek Gonçalves da

Evidência e interpretação em pesquisa: as relações entre qualidades e quantidades

O estudo define e discute os conceitos de dado (data) e tomado (capta) em pesquisas cuja base empírica é constituída de quantidades (escalas, questionários, experimentos) e qualidades (descrições e entrevistas). Argumenta-se que dados são essencialmente diferentes de tomados e que a diferença encontra-se nas ligações lógicas entre evidência e interpretação. As ligações lógicas são definidas em termos de tropos de linguagem: similaridade (relações de causalidade), metáfora (relações de representação) metonímia (relações observáveis) e sinédoque (relações imagináveis). Tais ligações delimitam contextos nos quais quantidades e qualidades funcionam como partes móveis de um mesmo todo, sendo, portanto, instâncias reversíveis. Ressalte-se, contudo, que quantidades e qualidades apresentam especificidades lógicas de escolha e de julgamento que devem ser consideradas pelos pesquisadores. O exame das relações lógicas e comunicantes entre evidência e interpretação parece ser um recurso importante na sustentação de julgamentos em qualquer modalidade de pesquisa.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Souza,Mariane Lima de Gomes,William B.

Psicopatologia e religiosidade no lugar do outro: uma escuta levinasiana

Este artigo visa recolocar a discussão da religiosidade de um ponto de vista psicopatológico, levando em conta não somente o sintoma moderno da ausência da fé, mas principalmente sua utilização como forma de preencher o lugar destinado ao outro na subjetividade. Nesta direção, deve-se levar em conta a presença singular do fenômeno da religiosidade na realidade brasileira, bem como sua incorporação nos quadros psicopatológicos, para que se possa adotar uma nova ótica desta relação.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Freire,José Célio Moreira,Virginia

Dispositivos disciplinares produtores de subjetividade na instituição total

Neste artigo, estamos desenvolvendo um estudo relativo às instituições totais. Pesquisamos no romance “O Ateneu” de Raul Pompéia quais são os dispositivos disciplinares produtores de subjetividade no contexto institucional. Trata-se de uma análise institucional tomando como campo de pesquisa um caso da literatura, pautada pelos referenciais de Goffman e de Foucault. Goffman diz o que são e como funcionam e indica o que produzem as instituições totais. Foucault, por sua vez, nos revela como são possíveis as instituições disciplinares e quais as razões de sua emergência. A leitura de Goffman a partir das análises de Foucault pode nos proporcionar um enriquecimento fecundo na compreensão dos processos de produção de subjetividade na sociedade contemporânea e, de modo específico, no contexto das instituições totais. Goffman analisa as práticas não-discursivas, ele as articula com grande sutileza, fazendo falar os “detalhes” mais pitorescos e aparentemente insignificantes do cotidiano institucional: percebemos então o plano microfísico das relações intra-institucionais, mergulhando nas diferentes estratégias nas quais o poder se ramifica, circula, domina e produz saberes e sujeitos.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Benelli,Sílvio José

Competência social infantil: análise discriminante entre crianças imigrantes e não imigrantes no contexto escolar de Porto Alegre

O presente estudo visa identificar como crianças imigrantes são diferenciadas de seus pares não imigrantes, no tocante à competência social, em escolas públicas e privadas de Porto Alegre. Após tradução, adaptação e análises de fidedignidade e validade do instrumento Revised Class Play, foi aplicado em 32 crianças imigrantes de diferentes países residentes e estudando em classes regulares, assim como em seus colegas de classe (543, perfazendo um total de 575 crianças participantes). Ao instrumento foram adicionadas perguntas de cunho sociodemográfico, a fim de melhor descrever o perfil dos grupos. Os dados da análise indicam haver uma percepção do grupo imigrante como mais isolado; menos agressivo e menos sociável, por parte de seus pares não imigrantes. Tais dados contrastam com a percepção de sociabilidade por parte dos próprios imigrantes.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Pizzinato,Adolfo Sarriera,Jorge Castellá

A dimensão social da responsabilidade pessoal

A responsabilidade pessoal é um construto importante para compreender o comportamento das pessoas no cotidiano; portanto, mereceria atenção dos pesquisadores. A escassez de informação a respeito motivou a presente pesquisa, cujo objetivo foi conhecer em que medida a responsabilidade pessoal se correlaciona com os valores e o individualismo-coletivismo apresentados pelas pessoas. Participaram 250 estudantes universitários de diferentes áreas do conhecimento, sendo a maioria do sexo feminino (82%), com idade média de 20 anos (DP= 2,94). Estes responderam a três instrumentos: Escala de Responsabilidade Pessoal, Questionário dos Valores Básicos e Questionário de Individualismo-Coletivismo, além de perguntas demográficas. Como esperado, a responsabilidade pessoal se correlacionou diretamente com os valores sociais, tendo feito inversamente com os pessoais e o índice de individualismo. Concluiu-se que a dimensão da responsabilidade pessoal tem uma natureza eminentemente social, principalmente em culturas como a espanhola, que dá ênfase às relações interpessoais. Sugere-se a replicação deste estudo no Brasil.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Gouveia,Valdiney Veloso Vasconcelos,Tatiana Cristina Queiroga,Fabiana França,Maria Luiza Pontes de Oliveira,Suenny Fonseca de

Fidedignidade da escala de condutas anti-sociais e delitivas ao contexto brasileiro

Este estudo tem como objetivo avaliar a fidedignidade da Escala de Condutas Anti-sociais e Delitivas ou Delinqüente (Seidedos, 1988) para outros contextos brasileiros, a partir de um parâmetro psicométrico, o Alpha de Cronbach. Participaram dele estudantes de escolas públicas e privadas de Palmas, em duas amostras, uma, N1, com 489 sujeitos, e a outra, N2, com 400 sujeitos, de ambos os sexos, variando as idades, nas duas amostras, entre 11 e 21 anos. Estes responderam ao instrumento de condutas anti-sociais e delitivas adaptado e validado por Formiga (2002) ao contexto brasileiro. Efetuou-se o calculo do o Alpha de Cronbach e correlações de Pearson, a fim de garantir a consistência interna e sua precisão. Essas dimensões se referem ao comportamento transgressor dos jovens e comportamentos que podem caracterizar condutas fora da lei. A partir dos resultados observou-se a fidedignidade do instrumento para outro contexto brasileiro, o que vem a garantir a consistência e precisão de sua medida.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Formiga,Nilton Soares

A Internet como ferramenta para o desenvolvimento da identidade profissional

Este estudo discute a identidade profissional do adolescente e o mundo da Internet, analisando suas implicações para o trabalho do psicólogo no campo da orientação profissional. A partir da bibliografia consultada, sugere-se uma nova compreensão do conceito de identidade pessoal, especialmente em seu âmbito ocupacional, visto agora como descentrado e multifacetado. Somando-se a isso, propõe-se um entendimento da Internet não apenas como tecnologia de comunicação e informação, mas como ferramenta para a expressão e transformação da identidade pessoal em seus múltiplos aspectos. Em conseqüência, considera-se que o orientador profissional não pode ficar alheio a essa nova ferramenta, pois o adolescente que busca orientação - entendido aqui como um sujeito em crise de identidade - pode beneficiar-se de serviços desenvolvidos via Internet, em especial, porque esta última pode lhe facilitar o desenvolvimento de uma identidade profissional flexível, necessária ao mercado de trabalho atual.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Terêncio,Marlos Gonçalves Soares,Dulce Helena Penna

Processo de criação no fazer musical: uma objetivação da subjetividade, a partir dos trabalhos de Sartre e Vygotsky

O sujeito é compreendido neste trabalho como constituído e constituinte do contexto social, e a música como uma linguagem reflexivo-afetiva, capaz de construir sentidos coletivos e singulares. Entendemos como reflexiva toda atividade humana que objetiva predominantemente uma racionalidade; e, como afetivas as objetivações que, embora mediadas por uma racionalidade, contemplam sobremaneira emoções e sentimentos. A partir dos trabalhos de Sartre e Vygotsky, compreendemos que nos processos de criação musical os sujeitos unificam dialeticamente a aprendizagem dos conhecimentos técnicos, numa postura afetiva, a qual implica em relações entre percepção, imaginação, sentimentos e emoções. O músico, no processo criativo, transforma os sons numa objetividade subjetivada, como negação dialética do determinismo de um contexto, já que nele deixa, necessariamente, a marca da sua subjetividade. O processo de criação musical deve ser compreendido sempre como um produto histórico-social, completamente inserido no contexto no qual se dá.

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2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Maheirie,Kátia

O que delimitar numa reflexão sobre o método?

No summary/description provided

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2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Araújo,Dulcinéa