RCAAP Repository

Prevalência de dor musculoesquelética crônica em idosos no Brasil: revisão sistemática da literatura

O envelhecimento populacional e o aumento da prevalência de problemas musculoesqueléticos crônicos são fenômenos mundiais. O impacto da dor crônica não específica e dos demais diagnósticos musculoesqueléticos sobre a qualidade de vida e independência da população de idosos é preocupante. Com o objetivo de investigar a prevalência dos problemas musculoesqueléticos crônicos em idosos no Brasil, foi realizada uma revisão sistemática da literatura. A busca foi realizada em julho de 2010 nas bases eletrônicas PubMed, LILACS, Scielo, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Banco de Teses CAPES/MEC. Estudos relevantes também foram buscados em listas de referências e relatórios de órgãos Estaduais ou Federais. Quatorze estudos realizados em diversas cidades do país foram incluídos. Os problemas mais prevalentes foram a dor em MMII (16,8% a 52,3%), seguida da lombalgia (15,3% a 40,4%). Seis estudos descreveram prevalência de diagnósticos específicos e entre esses a artrite ou reumatismo foi o mais citado, com prevalência variando de 39,1% a 9,4%. Na maioria dos estudos houve predominância do sexo feminino. Apesar do crescente aumento da população idosa em todo mundo, a quantidade e qualidade da evidência sobre o impacto dos problemas musculoesqueléticos crônicos em idosos ainda são limitadas.

Year

2019

Creators

Vivian Santanna Miranda

Utilização de estratégias de leitura para o desenvolvimento da compreensão leitora de uma turma de 2º ano do ensino fundamental

O presente trabalho refere-se a um plano de ação desenvolvido em uma turma de segundo ano do ensino fundamental na Escola Municipal Milton Campos, no bairro Mantiqueira. Esse plano de ação constituiu-se por um conjunto de atividades direcionadas para um trabalho específico com o ensino da leitura, visando refletir sobre os fatores contribuintes para o desenvolvimento dessa capacidade e para a construção do significado do texto. Tais atividades selecionadas envolvem um trabalho com a obra literária Romeu e Julieta da escritora Ruth Rocha e outras versões desta história, que serviram como um norte para desenvolver diferentes estratégias de leitura com os alunos, visando, sobretudo, a compreensão textual. Durante o projeto foram contemplados três momentos: antes da leitura, durante a leitura e depois da leitura buscando implantar novas estratégias de leitura que conduzam o aluno a uma visão mais ampla do texto. Os alunos eram levados a ler e discutir as obras, elaborar hipóteses, estabelecer relações articulando os conhecimentos prévios a novos conhecimentos, percebendo, por exemplo, que uma obra pode ter várias versões e que o texto não é algo pronto e acabado, mas ele é construído na interação com o leitor. Para isso, esse trabalho respaldou-se em alguns teóricos especialistas no campo da Leitura como, Kleiman (2013), Cafiero (2005) e Isabel Solé (1998) que propõem discussões e esclarecimentos sobre esta temática. Baseado no interesse e entusiasmo da turma durante a realização deste projeto, pode se dizer que o objetivo traçado foi alcançado satisfatoriamente, pois o trabalho realizado com as estratégias de leitura mobilizam o desenvolvimento das capacidades relacionadas a compreensão textual. Os resultados apontam que os alunos ultrapassaram o processo de decodificação da leitura, adquiriram uma leitura mais fluente, com velocidade, ritmo e entonação, apresentando também mais prazer, autonomia e competência para ler.

Year

2019

Creators

Geise Santana da Rocha Maciel

Contribuições do Método Feldenkrais para o ensino-aprendizagem do canto lírico

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Year

2021

Creators

Bárbara Guimarães Penido

Correspondências de mulheres do alto sertão da Bahia (1844 - 1950): práticas de leitura e de escrita

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Year

2021

Creators

Zélia Malheiro Marques

Perspectivas epistemológicas e pedagógicas da pesquisa em educação e tecnologias digitais: um estudo das dissertações de mestrado do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no período de 2000 a 2014

A presente pesquisa se refere a uma das maiores problemáticas que envolvem o trabalho pedagógico, a inserção das tecnologias digitais nos processos de formação docente inicial e continuada. O objeto das reflexões foram seis dissertações de mestrado, elaboradas e defendidas no interior do programa de pós-graduação em educação, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre 2000 e 2014. Questionamos e refletimos sobre os fundamentos epistemológicos e pedagógicos relacionados à teoria do conhecimento das dissertações acerca da formação de professores, mediada pelas tecnologias digitais. Analisamos os limites e as possibilidades apresentadas para a compreensão e formação da categoria dos trabalhadores docentes. O objetivo consistiu em investigar quais as tendências e perspectivas epistemológicas e pedagógicas que fundamentam e orientam as pesquisas sobre tecnologia digital e formação de professores. As reflexões se pautaram nas seguintes questões: a) Quais abordagens metodológicas foram utilizadas nas dissertações de mestrado, defendidas e aprovadas no interior do programa de pós-graduação em educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais? b) Quais os Fundamentos pedagógicos defendidos nessas dissertações? c) Quais as tendências epistemológicas dessas pesquisas e quais relações estabelecem com os fundamentos pedagógicos defendidos nesses estudos? Apontamos que um dos aspectos estruturantes da produção do conhecimento sobre a formação de professores, mediada pelas tecnologias digitais e direcionada para a classe trabalhadora, enquadra-se em uma perspectiva dialética que rompa com o mundo fenomênico e fetichizado e centre-se na socialização e apropriação da base técnica científica, por meio de uma educação escolarizada que proporcione o acesso a todos

Year

2019

Creators

Humberto Rocha de Souza

Espectroscopia Raman da glândula prostática: avaliação de potenciais marcadores moleculares para o câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, e apresenta estimativa de 61.200 novos casos para o ano de 2016, o que corresponde a 22,8% do total de neoplasias diagnosticadas no sexo masculino. Numerosos sistemas de classificação foram propostos para o câncer de próstata. O sistema de Gleason é o mais utilizado e é recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Nos espécimes de prostatectomia radical, ele é um dos fatores de predição de prognóstico mais relevantes para a avaliação pós-operatória. Alterações nesta classificação ainda são necessárias de forma a correlacionar adequadamente o escore de Gleason e o prognóstico do paciente. A espectroscopia Raman é uma forma de espectroscopia molecular amplamente utilizada para investigar a estrutura e propriedade das moléculas a partir de suas transições vibracionais. A espectroscopia Raman pode permitir a realização do diagnóstico de câncer prostático de maneira não destrutiva, rápida, objetiva, permitindo a determinação de uma assinatura molecular, que pode ser escalonada desde níveis micrométricos em regiões de interesse até a análise macroscópica de regiões do tecido analisado. Este estudo experimental teve como objetivo avaliar a capacidade de discriminação diagnóstica da espectroscopia Raman utilizando o comprimento de onda 1064nm e sistema FT-Raman em amostras de próstata tendo como referência a avaliação histopatológica como padrão ouro. Foram avaliadas múltiplas amostras prostáticas provenientes de 8 pacientes submetidos à prostatectomia radical no Hospital das Clinicas da UFMG. Este estudo mostrou que a técnica utilizada permite avaliar o espalhamento proveniente de diferentes compostos moleculares presentes no tecido prostático, entretanto sua capacidade discriminatória entre parênquima prostático diagnosticado por patologistas como benigno de parênquima diagnosticado como neoplásico é insatisfatória, tanto na análise univariada quanto multivariada. Este é o primeiro trabalho encontrado na literatura que investigou o uso deste comprimento de onda excitatório em tecidos prostáticos.

Year

2019

Creators

Felipe Lima Magalhaes

A relação escola-família: um estudo sobre as representações sociais de pais e encarregados de educação sobre a escola do ensino primário do Chiwéca em Cabinda/ Angola

Esse texto narra o trabalho investigativo desenvolvido na Linha Psicologia, Psicanálise e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social sob a orientação da Professora Doutora Maria Isabel Antunes-Rocha, no período de 2012-2014. A questão de pesquisa emerge a partir da problematização a respeito da relação família-escola em Angola. Nas últimas décadas tem havido nesse país uma tendência, apoiada em políticas públicas, de promover/ampliar o envolvimento familiar na escola. Advoga-se uma interação mais estreita, no formato de co-gestão, cabendo aos pais envolverem-se nas questões pedagógicas e administrativas da instituição escolar. Ocorre que essas duas células de extrema importância para a formação dos cidadãos do futuro, têm ao longo da sua história, sobretudo em Angola, uma relação mediada por funções bem distintas. Os pais habituaram-se a entregar os filhos às escolas e a escola por sua vez assume o papel de que a família deve se constituir como apoiadora de suas ações. Esse apoiar está em grande parte assentado no sentido de que cabe aos pais estarem presentes nas festas, reuniões, contribuir com doações, ajudar nos deveres de casa. Mesmo porque a configuração familiar nesse país tem especificidades, visto que, na maioria das vezes as crianças e jovens estão sob a guarda dos encarregados, que apesar de serem os responsáveis pela proteção não são necessariamente habituados a cuidar também da vida escolar. Objetivando compreender como esse processo está sendo vivenciado no cotidiano escolar realizamos um estudo em uma escola situada no meio rural focalizando os encarregados/pais que estão diretamente envolvidos nesse desafio, isto é, àqueles que participam da Comissão de Pais. Dentre as inúmeras possibilidades de aproximação desse tema de estudo escolhemos compreender como esses pais/encarregados estão elaborando suas formas de pensar/sentir e agir com relação à escola. Para tanto utilizamos como suporte a teoria das representações sociais elaborada por Serge Moscovici. Problematizamos a questão a partir da discussão de que uma maior aproximação entre pais/encarregados da escola vincula-se também a uma alteração na forma como esses relacionam-se subjetivamente com a instituição. Para realizar esse trabalho selecionamos como campo empírico uma escola rural da Província de Cabinda. Como instrumento de produção dos dados realizamos entrevistas, leitura de documentos e observação de reuniões da comissão. Os resultados indicam que os pais/encarregados estão vivenciando essa situação em pelo menos três situações distintas. Na primeira estão mantendo uma representação da escola como um ambiente distante e separado da família. Na segunda encontramos pais/encarregados problematizando essa forma de relação, mas ainda sem os elementos conceituais e atitudinais que lhes possibilite elaborar outra possibilidade de compreensão. Na terceira, ainda que em número menor, encontramos pais que estão elaborando uma compreensão da escola como um espaço próximo da família, responsável não só pela educação formal, mas também pela formação em valores, hábitos e atitudes relacionados à convivência social. Como continuidade desse estudo indicamos a possibilidade de realizar estudo semelhante com professores e gestores educacionais numa modalidade de pesquisa que possibilitasse compreender como a escola está vivenciando o desafio de trazer os pais para o seu cotidiano.

Year

2019

Creators

Casimiro Kâmbua Angelina

Pos-processador para modelos bidimensionais nao-lineares do metodo dos elementos finitos

Esta dissertação de mestrado apresenta um programa para pós-processamento de modelos bidimensionais do Método dos Elementos Finitos. O programa e capaz de representar modelos lineares e nao-lineares através de recursos gráficos interativos.O programa faz uso de uma estrutura de adjacência baseada em semi-arestas para manipular as informaçoes geometricas e os dados dos modelos, bem como para permitir a generalizaçao do pós-processador. A representaçao de grandezas por isofaixas de valores usa técnicas de subdivisao de domínios, baseadas na triangulaçao de Delaunay e na propria malha do modelo. Técnicas de extrapolaçao e suavizaçao de grandezas sao disponibilizadas. A implementaçao, segundo o paradigma de programaçao orientado a objetos, usa a linguagem de programaçao JAVA e diversas APIs (Application Program Interface) e pacotes gráficos disponíveis nesta linguagem. Atraves da utilizaçao de varias soluçoes tecnologicas para desenvolvimento de software, a implementaçao e feita com a progressiva fatoraçao e a ampliaçao dos recursos do sistema INSANE (INteractive Structural ANalysis Environment), um ambiente computacional segmentado e amigavel a mudanças. A organizaçao dosaplicativos do sistema, bem como os padroes de projeto de software utilizados, sao apresentados, e o projeto orientado a objetos do pos-processador e, entao, detalhado. Diversos exemplos sao usados para demonstrar as funcionalidades e principais características do programa.

Year

2019

Creators

Samuel Silva Penna

Avaliação da presença de microrganismos indicadores de contaminação e patogênicos em líquidos lixiviados do aterro sanitário de Belo Horizonte

O objetivo deste trabalho foi avaliar a presença de microrganismos indicadores decontaminação e patogênicos do líquido lixiviado do aterro sanitário de Belo Horizonte/MG, de células diferenciadas pelo cenário de aterramento dos resíduos, célula emergencial disposição de resíduos sólidos urbanos, encerrada sua operação em Agosto/97) e também dacélula AC05 (co-disposição de resíduos sólidos urbanos e resíduos de serviços de saúde, em operação no período das amostragens). No período de Janeiro a Abril/03 foram coletadas 25 amostras do líquido lixiviado das células estudadas e foram analisados os parâmetros físico-químicos, pH, temperatura, potencial redox e condutividade e os parâmetros microbiológicos, coliformes totais, coliformes termotolerantes, Grupo Enterococcus, Clostridium perfringens (indicadores de contaminação), além de bactérias aeróbias e dos microrganismos comumente causadores de infecção hospitalar, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococus aureus. O líquido lixiviado da célula AC05, apresentou valor maior para condutividade e temperatura e menor para potencial redox. Os valores de pH da AC05 e emergencial estavam próximos. Foram detectados todos os microrganismos pesquisados em ambas as células, excetoStaphylococus aureus. A concentração dos indicadores de contaminação, coliformes totais, coliformes termotolerantes e Clostridium perfringens foi superior na célula AC05. Para aconcentração do Grupo Enterococcus, bactérias aeróbias e Pseudomonas aeruginosa não houve diferença estatisticamente significativa. Quanto à susceptibilidade aos antimicrobianos, as cepas de Pseudomonas aeruginosa isoladas dos líquidos lixiviados da célula AC05 apresentaram maior percentual de resistência (20,69%) aos antibióticos testados em relação às cepas da célula emergencial (7,6%). As cepas de ambas as células apresentaram resistência múltipla aos antibióticos comumente utilizados no tratamento de infecções humanas e somente na célula AC05 foi detectada resistência ao antibiótico imipenem, carbapenêmico de quarta geração mais eficaz no tratamento de infecções causadas pela Pseudomonas aeruginosa. Os resultados deste estudo alertam para a possibilidade da presença de outros microrganismos patogênicos advindos dos RSU e RSS e indicam que tanto o líquido lixiviado da célula AC05, com co-disposição de RSU e RSS como o líquido lixiviado da célula emergencial, com disposição somente de RSU podem representar risco biológico à saúde pública e ao meio ambiente.

Year

2019

Creators

Celia de Fatima Machado

Complementar as leis existentes contra ilegais monopólios e restrições à atividade econômica: a Lei Cayton de 1914

A Lei Clayton de 1914 introduziu mudanças relevantes no direito antitruste dos Estados Unidos da América. De acordo com essa importância, este artigo investiga os aspectos jurídicos que influenciaram a versão original da Lei Clayton, considerando as questões que determinaram seu conteúdo. O estudo se concentra nos dispositivos de direito material editados e sua importância para fundamentar a proteção legal da concorrência.

Year

2022

Creators

Davi Monteiro Diniz

Lactococcus lactis expressando IL-10 recombinante modula a asma alérgica experimental em camundongos BALB/c

Cerca de 300 milhões de pessoas sofrem de asma no mundo, e a prevalência das doenças alérgicas tem aumentado. Muito esforço tem sido empregado no estudo dos mecanismos envolvidos na resposta imune observada na asma, a fim de se intervir em prol do tratamento dessa patologia. No estabelecimento da inflamação na asma, as citocinas Th2 e os eosinófilos têm papel essencial. Em relação às intervenções terapêuticas contra essa enfermidade, a interleucina (IL)-10 é uma citocina importante por ter um papel central na regulação de cascatas inflamatórias. Neste trabalho avaliou-se o efeito imunomodulador de cepas da bactéria Lactococcus lactis expressando IL-10 recombinante em camundongos no modelo de asma induzida por ovalbumina (OVA). As seguintes cepas experimentais foram utilizadas: Lactococcus lactis expressando IL-10 na forma citoplasmática (LL CYT) ou secretada (LL SEC), e a bactéria selvagem (LL WT). Inicialmente, foram realizadas análises para determinar a produção da IL-10 pelas cepas recombinantes e a avaliação da resposta imune desencadeada pela L. lactis selvagem. Após a administração intranasal de lactococos produzindo IL-10 recombinante e indução da asma, amostras de sangue foram coletadas para detectar imunoglobulina-E anti-OVA e foi realizado lavado brônquio-alveolar (BAL) para contagem de células totais e células inflamatórias. Ademais, os pulmões foram coletados para detecção da atividade de eoperoxidase, dosagem de citocinas e quimiocinas e avaliação da patologia. Na análise da modulação, os grupos de animais que receberam as cepas LL CYT e LL SEC apresentaram redução significativa do número de células totais e eosinófilos, da atividade da eoperoxidase, do nível de IgE, do nível da citocina IL-4 e da quimiocina CCL3 e da inflamação pulmonar quando comparados ao grupo ASMA. Apenas o grupo LL CYT/ASMA apresentou níveis reduzidos de IL-5, CCL2, CCL5 e CCL11. O tratamento com L. lactis produzindo IL-10 recombinante utilizadas neste trabalho (LL CYT e LL SEC) modulou a asma experimental no modelo murino, sendo que a cepa LL CYT foi mais eficiente na supressão da inflamação alérgica.

Year

2019

Creators

Fabio Antonio Vitarelli Marinho

Lembranças de mulheres em armas: relatos memorialísticos sobre o front

Este trabalho se propõe fazer uma breve análise do livro A guerra não tem rosto de mulher, de Svetlana Aleksièvitch, a partir da perspectiva dos estudos sobre o testemunho e suas relações com a memória, considerando ainda as questões de gênero presentes na obra. Ademais, serão pontuadas algumas problemáticas inerentes às narrativas de memória, como a lembrança, o esquecimento, o silenciamento, a autoria, a ficção e as experiências vividas. Este estudo é parte de uma pesquisa de Doutorado em andamento na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, sendo um recorte de um dos capítulos que compõem a Tese. Os aportes teóricos que orientam o texto são proposições de autores como Philippe Lejeune, Michel Foucault, Michael Pollak, Enrique Serra Padrós e Márcio Seligmann-Silva.

Year

2022

Creators

Joyce Rodrigues Silva Gonçalves

Crianças no museu: experiências de educação, cultura e lazer no Circuito Cultural Praça da Liberdade na Cidade de Belo Horizonte - MG

Este estudo é o resultado de uma investigação na linha de pesquisa sobre lazer e sociedade do Programa do Doutorado Interdisciplinar da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa com observação participante numa abordagem qualitativa, realizada com um grupo de crianças de quatro escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte. Participaram do estudo crianças matriculadas na Educação Infantil, com faixa etária de 4-5 anos, e das séries iniciais do Ensino fundamental, com faixa etária de 8-9 anos. A pesquisa realizou-se no espaço temporal do segundo semestre do ano de 2014, quando as crianças, com suas respectivas escolas, foram conhecer, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, os museus: Espaço do Conhecimento UFMG e Memorial Minas Gerais Vale. O objeto de estudo da pesquisa encontra-se na singularidade das experiências de lazer das crianças, a partir do entrelaçamento escola e museus num diálogo que se deu em três momentos: antes, durante e depois delas conhecerem os museus. O recorte da pesquisa teve como foco as experiências das crianças observadas nos diferentes espaços e tempos das escolas e museus da cidade de Belo Horizonte que compõe a Rede Internacional e Brasileira das Cidades Educadoras. As questões levantadas como problema da pesquisa foram: Que linguagens são acionadas pelas crianças no ato de viver e de relatar suas experiências de lazer nos espaços entrelaçados da escola e museu? Que sentidos e significados são atribuídos a essas experiências? Essas experiências podem se configurar como lazer da criança? A pesquisa teve como objetivo central ampliar o debate sobre o lazer da criança e sua interdependência com a escola, museu, cultura lúdica e os processos educativos. Para esse fim, foram considerados os projetos: Educando a Cidade para Educar e o Programa Escola Integrada (PEI) da Secretaria Municipal de Educação, (SMED). O marco teórico da pesquisa encontra-se na interface do campo do lazer com Marcellino (2000, 2005, 2012), o campo da Filosofia da Educação, com Larrosa (2010, 2015), entre outros autores contemporâneos que pesquisam sobre educação, cultura e lazer. A pesquisa empírica teve como marco metodológico a antropologia urbana de Magnani (2012). Buscou-se, nas singularidades das experiências das crianças, um sentindo de viver no museu, na escola e na cidade, a cultura lúdica da criança. Os procedimentos metodológicos foram pautados por revisão bibliográfica, entrevistas e observação participante. Definiu-se, como categorias de análise: temporalidades, espacialidades e linguagens do protagonismo da criança. Os resultados da pesquisa mostraram que, no espaço entrelaçado da escola, do museu e da cidade, as crianças vivem experiências lúdicas, sendo essas favoráveis à aprendizagem escolar, ao processo da formação humana e a cultura lúdica que constitui o lazer da criança

Year

2019

Creators

Regina Rosa dos Santos Leal

Metodologia experimental para a maximização do desempenho de um motor multicombustível turboalimentado sem prejuízo à eficiência energética global

As novas tendências do mercado automobilístico demandam novas tecnologias para a concepção de motores que permitam a utilização de diferentes combustíveis. Contudo, os motores multicombustíveis atuais apresentam uma única razão volumétrica de compressão, o que deixa margem para melhorias através de sistemas que permitam o controle das condições de combustão de forma diferenciada para cada combustível. Este trabalho tem como objetivo a busca do melhor desempenho de um motor multicombustível, turboalimentado a gasolina, álcool etílico e gás metano veicular sem prejuízo para a eficiência energética global. Um turboalimentador, uma central eletrônica programável e um sistema multiponto de 5ª geração para gás metano veicular foram instalados no motor que foi calibrado para cada combustível controlando-se a pressão de turboalimentação. As medições de pressão no cilindro, depuradas e analisadas, proporcionaram importantes parâmetros da combustão. A turboalimentação produziu melhorias significativas em relação às melhores configurações do motor aspirado. Para a gasolina, devido à razão volumétrica de compressão de 11:1 ser já elevada para esse combustível no motor original aspirado, obteve-se na versãoturboalimentada um ganho de torque reduzido em plena carga. Esse menor ganho é atribuído à drástica redução dos ângulos de avanço de ignição, limitados pelo surgimento de detonação. A análise da combustão para o motor aspirado mostra velocidades de propagação de chama próximas para o álcool etílico e o gás metano paraa mesma razão volumétrica de compressão, porém a maior velocidade de propagação de chama da gasolina em relação aos demais é demonstrada pelos resultados de depuração da pressão do cilindro obtidos da razão volumétrica de compressão de 12,5:1 com 50%de gasolina e 50% de álcool etílico hidratado em volume. Os menores fatores médios de turbulência na versão turboalimentada e presença de maior percentual de gases queimados residuais explicam a menor velocidade de propagação da chama destes quando comparados à versão aspirada operando com o mesmo combustível. Para a versão turboalimentada deste motor a velocidade média de propagação da chama mais elevada foi conseguida com a gasolina, em seguida com o álcool etílico e por último com o gás metano.

Year

2019

Creators

Jose Guilherme Coelho Baeta

Avaliação da eficiência de tecnologias de proteção da ictiofauna em empreendimentos hidrelétricos

As usinas hidrelétricas formam o maior parque gerador de energia elétrica do Brasil. Desde o início do século XX o setor hidrelétrico se deparou com questões de ordem ambiental que foram gradativamente sendo superadas ou mitigadas. Dentre as questões que se encontram em aberto destacam-se aquelas relacionadas à fauna aquática, em especial a ictiofauna. A literatura registra como principal fator antrópico relacionado à perda de biodiversidade as alterações do habitat. As concessionárias hidrelétricas têm se esforçado no sentido de atenuar os impactos negativos de seus reservatórios sobre os recursos pesqueiros e a ictiofauna. Um dos impactos mais discutidos entre os estudiosos do assunto é a interceptação de rotas migratórias de peixes pelo barramento, o que acarreta na interferência da comunidade de peixes. Tratar deste impacto é de extrema relevância quando se leva em conta a diversidade de espécies de peixes nos rios brasileiros e sua importância na cultura e subsistência das populações ribeirinhas e na economia (JUNHO, 2008). O presente trabalho tem como objetivo apresentar os impactos oriundos da implantação de usinas hidrelétricas sobre a comunidade de peixes e suas respectivas ações mitigatórias, decorrentes de análises detalhadas, estudos preventivos e aplicações de alternativas tecnológicas viáveis durante a fase de projeto, visando à melhoria operacional (Serviços de Operação e Manutenção O&M) e a viabilidade ambiental do empreendimento. Em seguida apresenta-se o Estudo de Caso da UHE Retiro Baixo, em que as melhorias no layout do empreendimento e implementação de recursos tecnológicos voltados à conservação da ictiofauna resultaram em significativos ganhos ambientais. O trabalho apresenta resultados advindos de análises da eficiência das melhorias implementadas no projeto em consonância com dados obtidos na Revisão Bibliográfica, com ênfase na ocorrência de mortandade de peixes e as respectivas soluções adotadas para a mitigação desse impacto. Em seguida estudaram-se as possíveis condições de parada de máquinas e as épocas propícias para revisões e manutenção dos sistemas. Os ganhos com as modificações foram avaliados em função da facilidade operativa e da redução de mortandade de peixes na UHE

Year

2019

Creators

Ana Alice Cesário Porto

Produto educacional sobre educação algébrica escolar: pensamento algébrico, linguagem, generalização

Neste texto, discutimos algumas das principais questões relativas ao ensino e à aprendizagem da álgebra na escola básica, de acordo com a literatura especializada. O Produto Educacional aqui apresentado pode ser utilizado como material complementar tanto no processo deformação do professor de matemática na licenciatura, como na prática docente escolar, pelos professores já em exercício. O objetivo é oferecer ao professor ou futuro professor uma discussão teórica a respeito de questões diretamente relacionadas ao ensino e aprendizagem da álgebra escolar e, ao mesmo tempo, sugestões de atividades já testadas em sala de aula, visando a construção, por parte do interessado, de um conjunto de conhecimentos relevantes para a prática docente na escola básica, mais especificamente, no trabalho de educação algébrica.

Year

2022

Creators

Juliano Pereira da Silva Plinio Cavalcanti Moreira

Ministério público e políticas de saúde

A Constituição da República de 1988 assegurou a saúde como direito fundamental orientado pelos princípios da universalidade, integralidade, equidade e participação da comunidade, ao mesmo tempo em que atribuiu ao Estado, como contrapartida, o dever de promover políticas públicas para sua promoção, proteção e recuperação. Também de forma inovadora, a Constituição de 1988 consolidou um novo perfil institucional para o Ministério Público brasileiro, que foi consagrado como órgão responsável pela defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Essas atribuições conferidas ao Ministério Público, assim como as funções institucionais descritas no texto da Constituição de 1988, permitem identificar uma relação estreita entre a instituição e o direito à saúde, cabendo àquele promover as medidas necessárias para assegurar a efetividade desse direito e velar por seu respeito pelo Poder Público e por particulares. Dessa forma, a atuação do Ministério Público tem, ao longo dos anos, influenciado o ambiente sanitário. Agindo em juízo ou fora dele, a instituição juridicizou relações sociais em um terreno no qual, tradicionalmente, predomina a atuação de gestores, prestadores de serviço, profissionais de saúde, usuários de serviços e acadêmicos. Na prática, contudo, é possível perceber modelos distintos de atuação do Ministério Público na medida em que se dá ênfase ao uso de instrumentos de atuação extrajudicial ou judicial, o que conforma, em linhas gerais, os modelos resolutivo e demandista, respectivamente. Pretende-se, neste trabalho, examinar os efeitos dessas diferentes estratégias de atuação para a efetividade do direito à saúde, assim como identificar as características de atuação do Ministério Público de Minas Gerais. Objetivos: Verificar qual dos modelos de atuação é o mais adequado para que o Ministério Público possa contribuir para a efetividade do direito à saúde e identificar o modelo de atuação do Ministério Público de Minas Gerais na defesa do direito à saúde. Metodologia: Trata-se de pesquisa exploratória na qual se pretende desenvolver estudo interdisciplinar, envolvendo conteúdos das ciências da saúde, ciência política e direito. Inicialmente, promoveu-se revisão da literatura a partir de pesquisa às bases ScIELO, BIREME e CAPES e de consulta a obras de referência. Para identificar a forma de atuação do Ministério Público de Minas Gerais, foram pesquisados os atos normativos da instituição que trataram sobre sua atuação em defesa da saúde publicados na imprensa oficial até 31.12.2012. Todos eles foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Além disso, foram examinados os dados constantes do Sistema de Registro Único sobre os procedimentos registrados pela instituição entre 1.º de janeiro de 2008 e 31 de dezembro de 2012. Resultados: Constatou-se que a atuação do Ministério Público segundo o modelo resolutivo mostra-se mais adequada para lidar com a complexidade do direito à saúde e das políticas de saúde no sistema brasileiro. Além disso, os atos normativos pesquisados (n=30) apontaram para uma ênfase na atuação resolutiva do Ministério Público de Minas Gerais, o que foi corroborado pelo estudo dos dados que indicaram que, a despeito de um grande registro de procedimentos no período pesquisado (n=13.224), a judicialização foi medida de exceção (n=1.567). Conclusão: O modelo de Ministério Público resolutivo confere à instituição maior possibilidade de lidar com a complexidade das políticas de saúde e contribuir melhor para a efetividade desse direito. Agindo de forma intersetorial, o Ministério Público contribui para a construção de soluções dialogadas e efetivadoras do direito à saúde. O Ministério Público de Minas Gerais tem-se organizado para dar prioridade à atuação resolutiva, o que se tem refletido na prática de seus membros.

Year

2019

Creators

Luciano Moreira de Oliveira

Gestão e desenvolvimento de programas de colônias de férias temáticas em diferentes contextos: o caso da Universidade Federal de Minas Gerais

O trabalho em Colônias de Férias, talvez seja um dos espaços de maior atuação profissional, para nós, envolvidos com a Educação Física e com a área do lazer. Partindo disso, fizemos um relato com reflexões teóricas da experiência do projeto denominado Colônia de Férias no Campus (CFC) organizado pelo grupo PET – Educação Física e Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nosso intuito foi buscar refletir acerca do processo de gestão e desenvolvimento do projeto, desejando que outros locais, se sintam estimulados a realizarem seus próprios percursos e materializem novas experiências de trabalhos envolvendo o tema. Percebe-se que o trabalho coletivo de elaboração da programação e execução do projeto tem sido um rico espaço de aprendizado para formação e atuação dos alunos da graduação que participam como animadores e um momento de intervenção com diversas experiências culturais para as crianças da CFC.

Year

2022

Creators

Silvio Ricardo da Silva Natascha Stephanie Nunes Abade Joyce Nancy da Silva Corrêa Ranucy Marçal da Cruz Poliana Ribeiro Bretas Luciano Pereira da Silva

A arquitetura como ficção: superfícies gráficas e perspectivas paradoxais para o espaço: a obra de Regina Silveira

O presente estudo propõe uma reflexão sobre as possibilidades de sensibilização dos espa­ços arquitetônicos por meio das interfaces gráficas de superfície realizadas nas instalações site-specific da artista Regina Silveira. A investigação tem em vista a ampliação da reflexão crítica sobre a qualidade das experiências sensíveis nos espaços construídos e, também, busca apontar possibilidades de reconciliação entre a dimensão técnica e o conteúdo expressivo na arquitetura contemporânea por meio da relação interdisciplinar entre arquitetura, arte e design gráfico. Além disso, importa investigar em que medida o exercício da arte em direção à incorporação das contradições inerentes à complexidade dos ambientes de vida contemporâ­neos pode ser considerado na pauta das atividades projetivas e das discussões teóricas em ar­quitetura, assim como no campo do design de superfícies aplicado aos ambientes construídos. O viés teórico tem como fundamento a fenomenologia e os estudos de percepção, sempre ancorados em teorias da arte, da arquitetura e do design gráfico. O estudo considera a arte site-specific como um território de tensionamento máximo dessas questões na arquitetura, mas não deixa de fazer apontamentos sobre o design de superfícies também como meio de ampliação do campo relacional das obras arquitetônicas e das experiências de caráter sensível no cotidiano.

Year

2019

Creators

Juliana Pontes Ribeiro

A liberdade é republicana e socialista

Professor do Departamento de Ciências Políticas da UFMG, Juarez Rocha Guimarães é um personagem de protagonismo na inteligência política brasileira e um intelectual que um conhecimento enciclopédico e um trato gentil. Modos republicanos, pode-se dizer. Se a república é a categoria fundamental do seu pensamento, Juarez Guimarães não deixou de tratar também de outros conceitos e teses que com ela se relacionam de alguma maneira com a ideia de república: modernidade, liberalismo, contracultura, liberalismo. Em uma agradável tarde que antecedeu o congresso 30 anos, e agora?, que viria a homenagear nosso entrevistado, recebemos Juarez na Faculdade de Direito e Ciências do Estado e tivemos uma conversa ao mesmo tempo rica e agradável. Esperamos que ela seja fonte de sabedoria também para os nossos leitores.

Year

2022

Creators

Juarez Rocha Guimarães David Francisco Lopes Gomes Gabriel Afonso Campos Yago Condé Ubaldo de Carvalho