RCAAP Repository

As instalações artísticas na educação infantil e ensino fundamental na rede pública do município de Santos Dumont - MG

Esta monografia é um estudo sobre as instalações artísticas em sala de aula com crianças e adolescentes. Para realização da pesquisa sobre ensino de arte contemporânea, foi feita uma pesquisa teórica com educadores que atuam nesse campo. Além disso, foram realizadas entrevistas com três professoras da cidade de Santos Dumont, Minas Gerais, para conhecimento da realidade em sala de aula.

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2019-08-10T14:33:03Z

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Fernanda Rossi Ladeira de Sousa Carvalho

Análise de uma sequência didática sobre educação ambiental com alunos da Educação de Jovens e Adultos

Esta pesquisa se insere no campo do ensino de ciências sob a área de concentração da Educação Ambiental (EA) e teve por objetivo analisar a eficiência de uma Sequência Didática (SD) com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inicialmente, surgiu a hipótese de que as os alunos dessa modalidade ainda utilizam pouco as práticas de EA e que o incentivo à vivência dessas práticas poderia levá-los a rever suas atitudes e hábitos. A metodologia empregada foi uma pesquisa quali-quantitativa. Os sujeitos escolhidos foram alunos da EJA com idade mínima de 18 anos e máxima de 59 anos de uma escola pública da cidade de Sete Lagoas, MG. A coleta de dados se deu por meio de observações, palestra, aula de vídeo, debates e um questionário estruturado. Assim, a averiguação dos dados foi feita a partir de inferências baseadas nas observações e nas respostas dadas no questionário, além de análise da produção final dos alunos, que foi uma cartilha educativa. A análise final do resultado do questionário demonstrou que esse público necessita de mais formação com relação à Educação Ambiental. Através dele, foi possível inferir que mais de 75% dos alunos não se viam como agentes causadores de danos ambientais e, ainda, que aproximadamente 15% demonstravam preocupação com o meio ambiente. Ao longo do estudo, os alunos levantaram questões e propuseram medidas mitigadoras para melhorar a qualidade ambiental da comunidade e da escola. Ao final da pesquisa, foi possível detectar atitudes, hábitos e práticas que demonstram a necessidade de uma maior conscientização acerca das questões ambientais. Foi demonstrado que a SD é uma forma eficiente para disseminar as práticas de EA.

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2019-08-11T15:02:14Z

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Sirlene Nunes Araújo

Análise do consumo de bens e serviços artístico-culturais no Brasil metropolitano

O presente trabalho se propõe a avaliar os determinantes do consumo de bens e serviços artístico-culturais no Brasil, concebendo tal consumo como uma atividade geradora de efeitos positivos tanto para o consumidor como para a sociedade em geral. Parte-se da abordagem microeconômica do capital humano e de abordagens complementares advindas do pensamento institucionalista e da sociologia, segundo as quais o consumo presente desses bens e serviços é em grande parte determinado pela exposição prévia a eles. Assumindo essa premissa, busca-se identificar as características individuais que influenciariam tal exposição. É estimado um modelo em que o dispêndio artístico-cultural domiciliar é determinado por variáveis sócio-econômicas, educacionais e sócio-demográficas do chefe do domicílio, além de variáveis indicadoras da localização do domicílio. São analisadas as nove principais regiões metropolitanas do Brasil e o Distrito Federal, utilizando dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003 e da Pesquisa de Informações Municipais 2006, ambas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados indicam que o dispêndio artístico-cultural no Brasil metropolitano é altamente determinado pela renda e pela educação do consumidor, sendo mais concentrado que o próprio rendimento domiciliar. Além disso, o dispêndio diverge regionalmente, o que pode ser associado a variações de oferta e/ou a distinções histórico-culturais entre as localidades. Conclui-se que a distribuição do dispêndio acompanha desigualdades estruturais da sociedade brasileira, indicando que as políticas públicas culturais devem pautar-se não apenas na expansão da oferta, mas também no estímulo à demanda por meio da redução das disparidades educacionais e de acesso. Por fim, constata-se a importância dos meios de comunicação de massa no suprimento das demandas culturais da sociedade brasileira, visto serem esses a fonte dos bens e serviços artístico-culturais acessados pela grande maioria dos brasileiros.

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2019-08-12T03:28:46Z

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Sibelle Cornelio Diniz

Hans Jonas e a responsabilidade do homem frente ao desafio biotecnológico

O principal objetivo desse estudo foi examinar a formulaçãoética do filósofo alemão Hans Jonas, à luz do desafio colocadopelos avanços biotecnológicos dirigidos à aplicação em sereshumanos não apenas com o propósito de curar, mas deaperfeiçoar ou de hibridar a espécie humana com outras espéciesou máquinas. Algo que se torna cada vez mais possível, em funçãodos crescentes progressos das pesquisas nessa área.Buscou-se evidenciar as questões que estão em jogo, sobretudo,na proposta da chamada eugenia positiva e no projeto póshumanoe confrontar com elas a formulação ética jonassiana, paraestabelecer um parâmetro ou um limite eticamente consistente,visando inibir a execução real de tal programa.

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2019-08-10T05:27:53Z

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Lilian Simone Godoy Fonseca

Exercícios de mobilização sócio-espacial: o Jogo Oasis

Essa dissertação de mestrado parte da construção de uma lente teórica que é utilizada como repertório conceitual para análise do Jogo Oasis, método de mobilização cidadã do instituto Elos, organização social de Santos (SP). A partir da aplicação do jogo em dois bairros de Belo Horizonte (Vila Nova Cachoeirinha e Ribeiro de Abreu) no primeiro semestre de 2017, utiliza-se os conceitos de autogestão, autonomia, autoconstrução, autoprodução e auto-organização, sobretudo no que concerne à produção do espaço, para criticar o método e desenvolver apontamentos para novas experiências de mobilização que possam impulsionar a produção de relações sócio-espaciais distintas das relações de dominação típicas do modo de produção capitalista. Tais apontamentos direcionam o processo de pesquisa à busca de uma pedagogia sócio-espacial orientada por sete princípios, inspirada na filosofia de Paulo Freire e nas práticas do Teatro do Oprimido de Augusto Boal. Os princípios orientaram uma terceira experimentação, de março a setembro de 2018, no Conjunto Ribeiro de Abreu, que reúne moradores da região em um processo de mobilização com foco na sua continuidade, tendo em vista a possibilidade de emancipação sócio-espacial. Espero, com isso, contribuir com o desenvolvimento de atividades e ferramentas que auxiliem na mobilização inicial de grupos sócio-espaciais, para que se engajem em processos de auto-organização.

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2019-08-12T23:14:40Z

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Lucas Bezerra Alves

Evento Sentinela: o retrato da iniqüidade em saúde bucal

Nas últimas décadas, no Brasil e no mundo, tem-se observado um declínio na prevalência e magnitude da cárie dentária. Sua distribuição na população não obedece a um padrão uniforme. Ocorre de forma polarizada, e se espalha em níveis crescentes de desigualdade. O Evento Sentinela Criança Código 3, é o reflexo de uma desigualdade social inaceitável, ainda presente em nosso meio. Objetivos: identificar, tratar e promover o acompanhamento e monitoramento da criança evento sentinela em saúde bucal, assistida pelo Programa Bolsa Família, do bairro Nova Cachoeirinha, área de abrangência do Centro de Saúde São Francisco. Metodologia: dados coletados através do levantamento de necessidades de tratamento odontológico, realizado em 31 crianças bolsistas. Outros instrumentos utilizados: planejamento estratégico situacional, ficha investigativa e planilhas de monitoramento. Resultados: 25,80% das crianças apresentaram dentes hígidos;22,58% tiveram acesso ao tratamento dentário; 48,38% receberam código O; 51,62% necessitam tratamento dentário. Foi identificada uma criança código 3, evento sentinela em saúde bucal. Conclusão: apesar do declínio na prevalência e severidade da cárie dentária, ainda persiste um quadro de desigualdades inaceitáveis que precisam ser combatidas. A presença do evento sentinela, alerta para a necessidade de se encontrar soluções, para diminuir as iniqüidades em saúde bucal. Para enfrentar este problema, foi elaborado um projeto de intervençãoa partir de um planejamento estratégico situacional. Dois indicadores de vigilância em saúde bucal, foram escolhidos para avaliar o controle da cárie dentária e monitorar os casos identificados, no período de dois anos após a erupção dos primeiros molares permanentes.

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2019-08-14T05:19:41Z

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Dulcimar Silveira de Andrade

Rochas máficas do Supergrupo Grão Pará e sua relação com a mineralização de ferro dos depósitos N4 e N5, Carajás, PA

O Grupo Grão Pará, Supergrupo Itacaiúnas, é constituído por uma seqüência metavulcanossedimentar arqueana (~ 2,76 Ga), formada por derrrames de basaltos sotopostos e sobrepostos a jaspilitos; subordinadamente ocorrem riolitos e rochas vulcanoclásticas intercalados e diques/sills de gabros. Os jaspilitos hospedam os minérios de ferro de alto teor (> 65 % Fe), formados por hematita microcristalina, (micro)lamelar, anédrica-subédrica e tabular. A seqüência metavulcanossedimentar foi submetida à: alteração hidrotermal submarina, de baixa temperatura causada por interação com água do mar (ä18O em rocha total acima dos valores magmáticos); metamorfismo regional de fácies xisto verde; e, por último, alteração hidrotermal responsável pela mineralização de ferro. Os basaltos têm afinidade magmática cálcio-alcalina, características geoquímicas de zona de subducção e de arco continental e evidências de contaminação crustal. Estas características mostram que o vulcanismo ocorreu sobre uma crosta continental atenuada, em um ambiente de retro-arco. A alteração hidrotermal hematítica provocou dramáticas mudanças mineralógicas e químicas nas rochas máficas. As principais vias do fluido hidrotermal foram planos de falha e de contato entre os basaltos e os jaspilitos, com ampla formação de clorita e hematita. Nos basaltos, as amígdalas serviram como o canal principal para a passagem e difusão do fluido hidrotermal, a partir das quais o fluido invadiu a rocha na forma de veios e de substituição pervasiva. Perto das zonas de contato com o minério, os basaltos transformaram-se em hematita clorititos. Nas zonas mais distantes, praticamente livres de hematita, os basaltos passam a ser classificados como clorititos. Outros minerais de alteração são quartzo, carbonato, albita, mica branca, sulfetos, titanita, zircão, monazita e magnetita. A alteração hidrotermal hematítica provocou aumento no teor de Fe e Mg, e lixiviação de Si, Ca, Na e K. A grande mobilização dos óxidos e valores elevados de perda ao fogo indicam altas razões fluido/rocha. Estudos em inclusões fluidas sugerem temperaturas mínimas do fluido entre ~ 140º e 300ºC, em condições de profundidade rasa (pressões mínimas de 1 a 1,3 kbar); condições crustais rasas são também sugeridas por texturas tipo pente. Valores de ä18O em rocha total inferiores aos valores magmáticos corroboram a presença de fluidos com temperaturas acima de 150-200ºC. As inclusões fluidas indicam mistura de fluidos magmático (~ 28 % em peso CaCl2 eq.) e meteórico (~ 1 % em peso CaCl2 eq.). O fluido magmático era salino, alcalino e rico em ETRL, U e Th. Valores positivos de ä34S em sulfetos hidrotermais ratificam a presença de fluido de origem magmática. Há indícios de separação de fase por ebulição durante o estágio tardi-hidrotermal (fase de deposição da hematita). No estágio cedo-hidrotermal, o fluido tinha fO2 em equilíbrio com magnetita (mineral cedo-hidrotermal), isto é, condições relativamente oxidantes. A evolução para condições mais redutoras para o fluido é inferida pela formação de sulfetos. Dados de LA-ICP-MS e cromatografia iônica em inclusões fluidas mostram que, no estágio cedo-hidrotermal, o fluido tinha maior concentração de Cl, F, Na, Ca, K, Li, Mg, Sr, Ba, Cu, Zn, Pb e Mn do que na fase tardi-hidrotermal; exceto pelo cátion Fe que é mais elevado nesta última fase. No estágio tardi-hidrotermal, o fluido era relativamente ácido, provocando lixiviação dos álcalis das rochas máficas, o que é corroborado pelo desaparecimento de feldspato. Neste estágio, é possível que tenha havido extração de Fe2+ da rocha hospedeira, aumentando a quantidade relativa de Fe no fluido. As análises por LA-ICP-MS indicam que a precipitação de minerais (por ex., sulfeto) ocorreu simultaneamente com diluição do fluido, sugerindo que a mistura de fluidos magmático e meteórico pode ter sido um dos causadores da precipitação da hematita. Outros fatores determinantes para a deposição de hematita podem ser (a) as condições relativamente ácidas do fluido e (b) a diminuição de temperatura por efeito de ebulição do fluido, ambas condições presentes no estágio tardi-hidrotermal de alteração.

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2019-08-12T01:46:34Z

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Marcia Zucchetti

Representações sociais da cultura em Belo Horizonte

Teorizar sobre cultura sempre pode levar-nos a generalizações descabidas, daí a necessidade de refletir sobre culturas – no plural. Assim, este artigo indica como o conceito de “cultura” é homogeneizado a tal ponto que se considera um único tipo dele representativo do todo. Em busca de um melhor entendimento acerca desses processos, esta é uma pesquisa qualitativa que utiliza a análise do discurso (AD) de material midiático em redes sociais para analisar a construção da representação social de “cultura” a partir de dois objetos: o Circuito Cultural Praça da Liberdade e o Espaço Comum Luiz Estrela, ambos em Belo Horizonte - MG. Observa-se uma tendência de qualificar o Circuito Cultural Praça da Liberdade como um espaço “oficial” e nobre, enquanto outros espaços culturais tendem a ser marginalizados. No entanto, a iniciativa popular emerge como uma possibilidade de novas representações da cultura, contrapondo sua representação hegemônica.

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2022-06-06T21:02:56Z

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André Felipe Vieira Colares Luiz Alex Silva Saraiva

Bloqueio do Receptor AT1 da Angiotensina II na atividade basal da AMP- proteína Quinase Hipotalâmica e após estresse de contenção ou cirúrgico

A 5-monofosfato-adenosina proteína quinase ativada (AMP-Q) foi descoberta há mais de 3 décadas como uma proteína quinase de atividade associada a acetil-CoA carboxilase1 e HMG CoA redutase2, enzimas de papel essencial na síntese de ácidos graxos livres e colesterol. Posteriormente, descobriu-se que AMP-Q é ativada por AMP3 e foi reconhecido que a AMP-Q era, por sua vez, regulada pelo nível de energia celular4 e por fosforilação.5,6

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2019-08-11T10:39:12Z

Creators

Mirna Bastos Marques

Deep learning na análise dos testes de tetrazólio e de pureza física de sementes de Urochloa brizantha cv. Marandu

FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

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2021-05-24T19:53:20Z

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RAYANE AGUIAR ALVES

A relação entre a colocação dos clíticos e o parâmetro pro-drop no português brasileiro

O objetivo da presente dissertação é discutir a relação existente entre os clíticos e o parâmetro pro-drop em frases com sujeitos indeterminados, com o verbo parecer inacusativo e com verbos imperativos no Português Brasileiro (PB). Para isso lança-semão do quadro teórico traçado por Chomsky (1981), Rizzi (1986) e Raposo (1992), que postula a existência de uma Gramática Universal, e segundo o qual a faculdade da linguagem estaria dividida em duas partes. De um lado estariam os Princípios, que são universais e constantes, e que são responsáveis pelas similaridades entre as línguas. Do outro lado estariam os Parâmetros, que embora também universais, possuem um valor que muda de língua para língua, o que explicaria a diferença entre elas. A pesquisa motiva-se inicialmente pela percepção de que, a exemplo do que foi relatado por Holmberg (2000) a respeito das línguas escandinavas, quanto à operação chamadaStilistic Fronting; a posição de sujeito em PB vem sendo cada vez mais preenchida por XPs movidos para essa posição, ou nela inseridos, a fim de checar o traço EPP, o qual, segundo Chomsky (1998), requer que a posição de Spec-TP (Spec-IP) seja preenchida por alguma categoria. Desse modo, a satisfação a EPP, segundo Holmberg (op.cit.) podeocorrer de várias maneiras como: pelo movimento de um DP temático; pela inserção de um XP expletivo; por pronomes clíticos; ou, ainda, por meio de afixos de concordância que se adjungem ao núcleo Tº. A principal hipótese desse trabalho é de que clíticos pronominais, em especial o de primeira pessoa me, se movem para a posição desujeito sempre que essa se encontra vazia, ocasionando inclusive a ordem (cl+V) em início absoluto de frase, contrariando dados do Português Europeu e evidenciando uma característica do PB. Levantamentos preliminares dão conta de que sempre que o clíticopronominal está presente em um contexto de sujeito indeterminado há a exclusão do pronome nominativo, o que reforça a ideia de que aquele ocupa a posição deste dentro da estrutura da frase.

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2019-08-10T12:06:16Z

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Maurício Rubens de Carvalho Guilherme

Comparação entre parâmetros morfológicos e morfométricos do testículohumano após diferentes processamentos histológicos

Os estudos clássicos sobre a espermatogênese humana foram desenvolvidos na década de 1960 quando os testículos eram preservados com fixadores coagulantes e incluídos em parafina, produzindo cortes espessos e tecidos com baixa resolução.Atualmente, estudos correlatos estão sendo desenvolvidos com a utilização de fixadores que melhor preservam a estrutura tecidual e os componentes celulares e que são incluídos em resinas plásticas, tais como glicol metacrilato e araldite, que propiciam a obtenção de cortes histológicos semifinos. No entanto, seria possível comparar os resultados morfológicos e morfométricos obtidos dos estudos atuais com aqueles publicados no passado, levando em consideração a discrepância entre os processamentos histológicos? Desta forma, o presente estudo visa comparar resultados morfológicos e morfométricos (escores histopatológicos, parâmetros tubulares, diâmetros nucleares, número de células germinativas, somáticas, mitoses e apoptoses e índices de eficiência da espermatogênese) do testículo de homens submetidos à diferentes processamentos histológicos. Após orquiectomia subcapsular bilateral, o testículo de cinco homens idosos com câncer de próstata foram divididosem três partes e processados com (i) Bouin/parafina, (ii) glutaraldeído/glicol metacrilato e (iii) glutaraldeído/araldite. O presente estudo confirma que os processamentos histológicos têm interferência marcante na morfologia tecidual e, principalmente, na definição citológica. Em conjunto, os achados aqui obtidos mostramque os processamentos com fixação em glutaraldeído e inclusão nas resinas plásticas podem ser comparados quanto a dados morfométricos e morfológicos, à exceção de avaliações da biologia espermatogonial, que são apenas confiáveis após processamento com glutaraldeído/araldite. Já nos tecidos processados com Bouin/parafina, estas correlações morfométricas, e mesmo morfológicas, não podemser feitas diretamente principalmente devido ao alto grau de retração tecidual. Verificou-se, ainda, que os dados morfométricos relativos aos números celulares não diferiram entre os vários processamentos, uma vez que as células foram identificadas, mesmo com prejuízos da qualidade morfológica. Por outro lado, quando foram comparados os achados relativos às medidas (m), tais como diâmetros tubulares,diâmetros celulares e altura do epitélio seminífero, as diferenças foramsignificativamente reduzidas após o processamento com Bouin/parafina, demonstrando que a retração tecidual interferiu nos achados morfométricos, comprometendo a comparação dos resultados dos diferentes processamentos sem a utilização de fatores de correção.

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2019-08-10T15:05:45Z

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Mirna Yuri da Silva Lima

Informatização da rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte: uma análise do seu impacto sobre o trabalho docente

A dissertação versa sobre o impacto das tecnologias da informação e comunicação no processo de trabalho dos docentes do ensino fundamental e da modalidade de educação de jovens e adultos em escolas da rede municipal de Belo Horizonte. O objetivo foi analisar o impacto das tecnologias no processo de trabalho docente, tendo em vista que, no atual contexto econômico, volta-se para a exploração do componente intelectual do trabalhador, caracterizando a nova forma assumida pela exploração calcada na mais-valia relativa. Assim, buscou-se identificar o modo pelo qual os docentes incorporam essa tecnologia em sua prática pedagógica considerando questões como tempo e intensificação do trabalho, procurando verificar como estes se mobilizam individualmente ou coletivamente para se apropriarem dessa materialidade disponível na escola e, ainda, analisando as condições de formação contínua e de profissionalização destes docentes. A estratégia metodológica utilizada foi o estudo de caso com observação livre, análise documental e entrevistas semi-estruturadas, essa abordagem foi escolhida, por ser mais interessante na constatação da inserção de novas tecnologias sob o olhar do trabalhador docente. O uso de uma abordagem qualitativa aqui se justifica por ser a análise do processo de trabalho docente um estudo complexo, de natureza social na qual o entendimento do contexto social torna-se um elemento importante para a pesquisa. Foram selecionadas três escolas da rede municipal Belo Horizonte com salas de informática inseridas em um contexto de baixo nível sócio-econômico, mas que por suas políticas e práticas pedagógicas conseguiam fazer diferença no desempenho de seus alunos. Durante a observação foi realizada uma pesquisa documental nos projetos políticos pedagógicos e grade curricular dessas escolas para o levantamento de dados referentes à implantação das tecnologias. Foram entrevistados seis professores, sendo dois docentes por escola que desenvolvessem projetos relacionados ao uso da tecnologia e ainda dentre eles, um que tivesse participado da formação em tecnologia oferecida pela GPLI/SMED e outro, não. Os resultados obtidos apontam que a implementação e utilização dos computadores nas escolas investigadas existe, porém se apresentam de forma ainda incipiente e inadequada. Em relação aos impactos das tecnologias no trabalho docente percebe-se uma contradição na fala dos sujeitos entrevistados. Mesmo destacando mudanças significativas na prática pedagógica a partir da utilização das tecnologias em seu processo de trabalho, durante a observação, pode-se verificar que na verdade não há alteração significativa, seguem dando aulas expositivas usando o computador. Verificou-se, ainda, que a tecnologia intensifica o trabalho do professor que usa esse recurso de uma forma inconsciente em seus momentos de lazer e descanso revelando uma exploração do componente intelectual do trabalhador docente. Constatou-se ainda que a formação docente, continuada e/ou em serviço, para apropriação e uso do computador é ainda insuficiente, precária e de curta duração, necessitando ser repensada no sentido de preparar os professores para a perspectiva transformadora do uso do computador na educação. Os resultados apontam para a necessidade de se discutir de maneira mais profunda e coletiva a estrutura organizacional das escolas municipais, de modo a possibilitar que seus tempos e espaços sejam mais flexíveis e acessíveis à incorporação das tecnologias.

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2019-08-12T18:21:32Z

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Jacqueline de Castro Laranjo

Avaliação do conhecimento e atitudes do estudante de Medicina a respeito da hanseníase e do seu ensino na Universidade Federal de Minas Gerais

A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução crônica que atinge a pele e os nervos periféricos. Se não tratada adequada e precocemente, pode evoluir para incapacidades físicas e deformidades, essas, responsáveis em grande parte pelo estigma e marginalização social. Apesar de curável, ainda representa um importante problema de saúde pública, sendo o Brasil o segundo país mais endêmico do mundo, perdendo apenas para a Índia. No entanto, o desconhecimento dos vários aspectos desta doença é grande, estando rodeada de mitos e conceitos errôneos, mesmo entre os profissionais de saúde. A informação, educação e comunicação, são medidas primordiais para a sua prevenção, auxiliando na luta contra o medo e preconceito. Entender melhor a hanseníase durante o processo formativo do profissional de saúde poderá contribuir para melhorar o conhecimento sobre a doença, permitindo sua detecção precoce, melhoria do cuidado ao doente e prevenção de suas complicações e sequelas. Por essas razões é esperado que o médico recém-formado tenha consciência da sua relevância epidemiológica, esteja preparado para reconhecer seus sinais e sintomas e habilitado para esclarecer dúvidas básicas da comunidade. Este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento e atitudes do estudante de medicina a respeito da hanseníase e do seu ensino na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto de pesquisa foi desenvolvido no programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG. O trabalho está estruturado em forma de dois artigos. O artigo 1, “Ensino da hansenologia: desafios atuais”- é um artigo de revisão em que são apresentadas as estratégias e experiências relacionadas ao ensino da hansenologia nos cursos de graduação em saúde e a profissionais que atuam na assistência ao paciente, com vistas a refletir os desafios colocados para o ensino frente aos novos cenários da endemia e discutir propostas alternativas de abordagem. O artigo 2 “Avaliação do ensino de hansenologia pelos estudantes de uma escola médica, pública, brasileira” – é um artigo de resultados que teve como objetivo avaliar o ensino da hansenologia em uma escola médica, pública, situada em metrópole do sudeste brasileiro que apresenta baixas taxas de prevalência de hanseníase. A formação de recursos humanos é uma ação elementar na abordagem da hanseníase, uma vez que o seu controle está baseado no diagnóstico precoce e tratamento adequado. O pequeno     número de casos observados nas Unidades Básicas de Saúde nas áreas de baixa prevalência, tem tornado o seu ensino um desafio. Na análise feita, por meio de um estudo transversal comparativo, entre dois grupos paralelos de estudantes (ingressantes e internos) do curso médico, observou-se que a maioria já ingressou apresentando conhecimento sobre os sinais e sintomas da doença. Foi evidenciado maior conhecimento teórico pelos internos, assim como atitudes mais favoráveis a respeito da doença, quando comparado aos ingressantes, mas, esse ganho não atingiu a todos, como esperado para uma doença tratada como problema de saúde pública em território nacional. A maioria dos internos informou que o tema hanseníase foi abordado no curso, no entanto o ensino prático se mostrou insuficiente. Os estudantes que tiveram oportunidade da vivência prática com pacientes se mostraram mais confiantes na sua capacidade de atender casos semelhantes. O cenário de prática que permitiu ao estudante atender pacientes com hanseníase foi predominantemente na disciplina de Dermatologia ligada a um centro de referência. O ensino da hansenologia nos cursos de graduação em medicina deve ser repensado e adaptado à realidade epidemiológica local.

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2020-01-06T11:29:18Z

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Cynthia Rosetti Portela Alves

Noite de gala, samba na rua: um passeio pelas muitas faces de Chico Buarque

Esse relato discorre sobre os acontecimentos da IX Semana do Livro e da Biblioteca da Universidade Federal de Lavras (IX SLBU/UFLA), realizado de 20 a 23 de outubro de 2014 e que teve como tema “Um olhar sobre a obra de Chico Buarque”, foi desenvolvido por uma comissão organizadora multidisciplinar, composta por servidores da Biblioteca Universitária da UFLA (BU/UFLA) em parceria com docentes e discentes da instituição e com escolas de Lavras- MG. A programação foi composta por aula-espetáculo, exposições, minicurso, oficina, debate de filme e atrações musicais, com a finalidade de unir eventos culturais e acadêmicos, aproximando, cada vez mais, o público universitário da programação da Semana, possibilitando a disseminação da vida e obra do homenageado.

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2022-02-25T18:55:38Z

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Nivaldo Calixto Ribeiro Luciana Gonçalves Silva Souza

Condicionais e implicaturas: uma avaliação das teorias da equivalência de Grice e Jackson

A teoria da equivalência afirma que as condições de verdade das frases condicionais indicativas são equivalentes às condições de verdade da condicional material da lógica clássica. Essa teoriatem muitos defensores, sendo a referência clássica a obra de Paul Grice e a defesa recente mais influente apresentada por Frank Jackson. Nosso principal objetivo consiste em avaliar a teoria da equivalência tal como é formulada por esses dois autores. Ambos propõem explicar aequivalência entre a condicional material e as frases condicionais indicativas recorrendo à elementos pragmáticos no modo como utilizamos a linguagem: Grice por meio das implicaturas e máximas conversacionais, e Jackson através das implicaturas convencionais e da noção de robustez. Argumentaremos que as soluções desses autores enfrentam grandes dificuldades. A proposta de Grice é incapaz de explicar porque aparentemente as implicaturas conversacionais deindiretidade não são canceláveis e a solução de Jackson não resiste ao fato de que a asseribilidade não é medida em graus. Contudo, defenderemos na conclusão que alternativas teóricas influentestambém enfrentam problemas sérios. Por essa razão, e pelos critérios de simplicidade e poder explicativo, as defesas pragmáticas da teoria da equivalência ainda nos parecem serem alternativas teóricas relevantes, apesar de suas falhas.

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2019-08-10T23:53:43Z

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Matheus Martins Silva

Gestão da cadeia pós-consumo dos aparelhos celulares em Belo Horizonte (MG)

Este trabalho teve como objetivo analisar a gestão da cadeia pós-consumo dos aparelhos celulares a partir dos principais atores que foram identificados na cidade de Belo Horizonte (MG). Esta pesquisa foi desenvolvida em duas fases, delineadas pelos objetivos específicos com as respectivas técnicas de coleta e análise de dados que foram aplicadas em cada fase. A fase 1 foi dividida em duas etapas. Em cada etapa foi selecionada uma técnica para coleta e análise dos dados de acordo com os atores que foram identificados a partir de revisão bibliográfica, documental e visitas técnicas in loco aos atores que trabalham com os REEE, em especial os atores que atuam na cadeia pós-consumo dos aparelhos celulares. Utilizaram-se ainda sítios da internet e contatos telefônicos para complementar a busca de novos atores e para levantar informações adicionais. Os atores identificados foram agrupados de acordo com as atividades que desempenham. A fase 2 consistiu em analisar o fluxo dos resíduos de aparelhos celulares gerados nas atividades identificadas. A partir do diagnóstico apresentado da gestão da cadeia pós-consumo dos aparelhos celulares é possível afirmar que os programas de logística reversa ainda são carentes e incipientes em Belo Horizonte. Os programas existentes encontram falhas e precisam ser mais estudados. Embora exista um mercado incipiente que recupera parte dos resíduos dos aparelhos celulares, em Belo Horizonte ainda não existe um sistema formal de gestão de REEE. Portanto, faz-se necessária a implantação de um plano de gerenciamento para os REEE gerados no município para que seja possível criar mecanismos de controle e fiscalização das atividades de remanufatura, desmontagem e destinação desses resíduos que estão em crescimento constante, além de propor a valorização desses materiais por meio da reciclagem. Existe também a necessidade da criação de acordo setorial para a implementação do sistema de logística reversa para os produtos eletroeletrônicos e para o estabelecimento de metas de recuperação de materiais por meio da reciclagem, uma vez que a disposição final desses resíduos está diretamente relacionada a preservação do meio ambiente e ao bem estar da saúde humana. Além disso, é fundamental propor não somente metas para recolhimento dos produtos que são lançados no mercado, mas sim a maneira como são concebidos e projetados esses produtos de forma a aumentar a sua vida útil ou minimizar os seus efeitos nocivos como resíduos.

Year

2019-08-10T15:02:05Z

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Renato de Carli Almeida Couto

Modelo de arquitetura para aplicativos utilizando adobe flex e java

O principal objetivo do presente trabalho é produzir um modelo de arquitetura para aplicativos de software utilizando Adobe Flex e Java que será implementado no sistema de Gerenciamento da Produção da empresa USIGRA.CNC, com sede na cidade de Nova Serrana Minas Gerais. Para elaboração de tal modelo foi realizado uma revisão literária de conceitos e tecnologias relevantes para o desenvolvimento do modelo arquitetural proposto. Em se tratando de desenvolvimento web o conceito de RIA está amplamente ligado a interfaces de qualidade que proporcionam aos usuários aplicações interativas e que usam de forma eficiente os recursos da arquitetura cliente servidor. O Flex acabou se tornando uma das melhores alternativas, porque, além de gratuito, possui todos os recursos necessários para comunicação com diversas outras linguagens de back-end. Sua fácil estrutura se resume a linguagem MXML, responsável pelo desenvolvimento do layout das aplicações, e o ActionScript que permite a codificação lógica do sistema. No final deste trabalho apresentaremos as principais funcionalidades do sistema de Controle da Produção da empresa e o desenvolvimento de um caso de uso na forma de CRUD que implementa a arquitetura proposta.

Year

2019-08-11T02:22:57Z

Creators

Mateus Aparecido dos Santos