RCAAP Repository

A construção internacional do conceito de Atenção Primária à Saúde (aps) e sua influência na emergência e consolidação do Sistema Único de Saúde no Brasil

Este trabalho disserta sobre a construção do conceito de Atenção Primária à Saúde (APS), desde seus antecedentes até a realização da Conferência de Alma-Ata, em 1978 mostrando, a seguir, os desdobramentos posteriores de sua evolução, a sua relação com as propostas do Banco Mundial a partir da década de noventa e o seu impacto no processo de redemocratização do sistema de saúde brasileiro. O objetivo central do estudo é demonstrar a influência do ideário de Alma-Ata no processo de construção e consolidação do Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS), bem como sua presença na estrutura de APS que ora se tenta implementar no país, denominada Atenção Básica. Utilizou-se, neste estudo, a pesquisa bibliográfica de documentos oficiais da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), do Banco Mundial e do Ministério da Saúde, bem como de textos acadêmicos sobre o assunto. Conclui-se que há, na documentação oficial relativa ao SUS e à Assistência Básica, uma nítida influência dos preceitos de Alma-Ata, o que não acontece com as propostas levantadas pelo Banco Mundial para o setor saúde

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2019-08-09T15:02:48Z

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Raphael Augusto Teixeira de Aguiar

Por uma janela aberta: pulsão poética e tradução na obra de Ana Cristina César

Ana Cristina Cesar (1952-1983), escritora sensivelmente impelida pela necessidade de escrever, buscou na escrita própria e na de tradução uma urdidura poética que impedisse, com uma densa trama, que suas palavras resvalassem em puros jogos metafóricos. Em articulação desse pressuposto com o conceito freudiano de 'Pulsão', cuja força imprime um impacto constante na vida do ser humano, a reflexão aqui proposta entende que a criação poética própria, em alguns casos, parece mostrar-se insuficiente, o que conduz o escritor à busca de suplemento na tradução criativa. A leitura da vida e obra da poetisa, por esse ponto de vista, aponta para uma existência melancólica movida por um confronto com duas forças antagônicas, a 'Pulsão de vida' e o que Blanchot denomina 'Preensão persecutória' - uma que a incitou à escrita e outra que tentou impedi-la, o que nos levará a estabelecer analogia entre essa última e a 'Pulsão de morte'. Para compreender o sentido alcançado pelas traduções de Ana Cristina e o seu método, ainda que este não seja privilegiado neste trabalho, recorreremos a teorias contemporâneas, principalmente as de Henri Meschonnic em sua obra 'Poética do traduzir'. A proposta desta tese envolve, ainda, um diálogo entre a obra de Ana Cristina Cesar, Sóror Juana Inés de la Cruz (1651-1695) e Henriqueta Lisboa (1901-1985).

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2019-08-10T06:05:43Z

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Maria Imacula Angelica Nascimento

Abordagens de genômica subtrativa, vacinologia reversa e imunoinformática para predição de drogas e imunógenos contra Mycoplasma pneumoniae

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

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2021-08-10T21:13:20Z

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Thaís Cristina Vilela Rodrigues

Avaliação da resistência ao microcisalhamento na interface de união entre a porcelana feldspática e esmalte

Este estudo visou avaliar a influência do tipo de ativação do agente cimentante resinoso, da espessura do material restaurador e do envelhecimento da restauração na resistência adesiva da porcelana feldspática ao esmalte por meio de teste de microcisalhamento. Sessenta blocos cerâmicos de porcelana feldspática (VITA VM7) foram obtidos na cor A1, com as dimensões de 5x5x10mm. Eles receberam tratamento de superfície com ácido fluorídrico a 10%, silano e sistema adesivo. Paralelamente ao tratamento das porcelanas, sessenta dentes molares humanos recém-extraídos, foram aplainados na sua superfície vestibular e receberam tratamento com ácido fosfórico 37% e sistema adesivo. Na sequência, os blocos cerâmicos foram divididos de acordo com a espessura da porcelana: 1 mm (G1) ou 2 mm (G2) e foram cimentados com agentes cimentantes resinosos com diferentes tipos de ativação: A - fotopolimerizável, B - dual e C - químico. Após a cimentação, foram novamente divididos em dois subgrupos: (I) submetidos ao teste de microcisalhamento após a cimentação; (T) foram armazenados em água destilada a 37ºC durante 30 dias e, em seguida, sofreram um processo de envelhecimento por meio de termociclagem (3500x, 4°C/60°C). Todos os Corpos de Prova (CP) foram levados à máquina de cortes (Isomet) para obtenção de espécimes com 1 ± 0,1 mm². Os espécimes foram montados em máquina de testes (Bisco) associados a um dispositivo adaptado para o teste de microcisalhamento. A carga máxima à ruptura (N) foi gravada e o cálculo da área do espécime foi realizado para obtenção da resistência adesiva, em MPa: A1I - 12,35 (1,77), B1I - 11,42 (0,23), A2I - 11,68 (2,63), B2I - 10,98 (1,07), CI - 10,14 (1,57), A1T - 9,93 (0,92), B1T - 10,02 (1,56), A2T - 9,65 (1,17), B2T - 10,88 (2,26), CT - 9,97 (2,35). A ANOVA com 95% de confiança revelou que a resistência à união por microcisalhamento não foi influenciada pela espessura da porcelana e pelo cimento resinoso. A média da resistência ao microcisalhamento foi significativamente maior nos grupos fraturados imediatamente, quando comparado ao grupo tardio. Os modos de falha foram identificados em Microscópio Estereoscópico (Stemi DV4) e um exemplar de cada modo de falha foi analisado em um Microcópio Eletrônico de Varredura (Quanta 200). Houve predominância de fraturas adesivas em todos os grupos, independente das variáveis expostas.

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2019-08-10T09:20:11Z

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Rodrigo Cavalcanti Nascimento

Teoria do direito: a perspectiva do culturalismo

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2022-04-11T11:35:51Z

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José Luiz Borges Horta

Hermes e bonecas russas: um estudo colaborativo para compreender a relação teoria-prática na formação docente

O objetivo deste trabalho foi demonstrar como a ação-colaborativa entre professores de língua inglesa (LI) em formação continuada e universidade pode produzir mudanças contextuais e localmente situadas no micro-mundo da sala de aula, quando possível e desejável. Para isso, com o apoio do ideário freiriano, a relação teoria-prática foi analisada sob o ponto de vista da autonomia docente. Procurou-se argumentar, então, que a formação de professores de línguas deve ser vista como um processo não apenas contínuo e complexo, mas também intrinsecamente pessoal e inter-pessoal. . Os dados foram coletados com três professoras do ensino público, em duas etapas, por meio de observações participantes, entrevistas semi-estruturadas, depoimentos de histórias de vida, diários e sessões colaborativas com a pesquisadora. Verificou-se, nesse processo, a importância da interação com o outro e da ação-colaborativa. Destacou-se, assim, o papel do construto tensão colaborativa no empreendimento da ação-transformadoras, conforme aqui proposto. Os resultados demonstraram que as professoras participantes puderam integrar teoria e prática e produzir heurística (Kumaradivelu 2003), atenuando os problemas do cotidiano escolar, a despeito das limitações macro contextuais existentes. As mudanças ocorrem de forma não-linear e com intensidade diferente para as professoras participantes, no entanto, elas foram observáveis também após as professoras perderem o contato direto coma rede de colaboração. Isso pode significar muito, tendo em vista as necessidades educacionais do ensino público de LI no Brasil, principalmente na escola pública.

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2019-08-11T17:08:42Z

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Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira

O papel do Gestor Escolar: uma análise crítica dos processos e decisão

A educação é vital na busca da felicidade, do bem comum, nas relações humanas e nos processos de inclusão. Assim, há que se redefinir o papel da escola na sociedade brasileira, por meio de reflexões sobre o que, quando, como e para que ensinar e aprender, envolvendo não apenas a escola, mas também pais, governo e sociedade. Dentro desse pressuposto, destaca-se no presente estudo a função de gestor escolar enquanto elo entre as práticas que ocorrem no ambiente escolar e o que a legislação educacional determina para a efetiva implantação do Projeto Político Pedagógico. Para tanto, realizou-se a análise sobre o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Maria Alves de Brito, localizada no município de Nova Serrana/MG. No contexto, o gestor escolar tem um papel muito importante uma vez que, direcionado pela legislação educacional, atua como mobilizador de toda a equipe da escola para que a comunidade escolar seja chamada a participar e a partir daí, sejam traçados objetivos comuns a serem alcançados por todos, sem perda da identidade coletiva.

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2019-08-12T00:38:24Z

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Eliane Maria de Gois Morato

O uso de esteróides anabolizantes no cenário da musculação

A sociedade atual e os meios de veiculação midiática, contribuem para que as pessoas atribuam uma exagerada importância a aparência física. Muitos destes indivíduos utilizam de recursos extremos para alcançarem o objetivo de ter um corpo considerado perfeito e dentro dos padrões. Os Anabolizantes são substâncias derivadas da testosterona, utilizadas por homens e mulheres, que viabilizam o aumento do volume muscular a curto prazo. Existe hoje uma preocupação muito grande em relação ao uso destas substâncias não somente no mundo dos esportes, como também por praticantes de musculação, já que esta modalidade possibilita o ganho de massa muscular e estes indivíduos podem apresentar uma predisposição a utilizá-las. Portanto, o presente estudo objetivou apresentar uma revisão de literatura que faça referência ao uso de Anabolizantes no cenário da musculação. O mesmo justifica-se pelo fato de praticantes desta modalidade estarem predispostos a utilizar tal recurso, alertar profissionais da área quanto às substâncias mais utilizadas e os efeitos adversos à saúde. Além disso, torna-se importante abordar um assunto polêmico e que carece de mais estudos científicos.

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2019-08-13T08:43:19Z

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Fabiana Gonçalves Silva

Contribuições da extensão universitária para a formação: uma análise a partir do olhar dos/as estudantes

O presente trabalho busca evidenciar e analisar, a partir do olhar dos estudantes universitários, algumas contribuições das ações de extensão para os seus processos de formação na universidade. Partimos do pressuposto de que a extensão universitária, enquanto dimensão acadêmica, pode favorecer a experiência da formação humana, a qual envolve os aspectos pessoal, profissional e acadêmico. Os dados analisados, de natureza quantitativa e qualitativa, foram extraídos do relatório de avaliação elaborado pela Diretoria de Avaliação da Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. A partir da análise de conteúdo realizada, é possível considerar que, ao vivenciar a extensão universitária articulada ao ensino e a pesquisa, os estudantes têm a oportunidade de construir experiências de formação humana que enriquecem seus percursos formativos e contribuem para qualificar a relação da universidade com a sociedade.

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2022-04-06T23:03:02Z

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Vanessa Avelar Cappelle Fonseca Symaira Poliana Nonato Natália Fraga Carvalhais Oliveira Emanuelle Arruda Narcizo

Curso clínico de uma coorte de pacientes pediátricos submetidos ao transplante renal: uma análise de sobrevida

O transplante renal é considerado o tratamento de escolha para doença renal crônica terminal na infância. Neste estudo, avaliamos retrospectivamente 64 pacientes submetidos a 66 transplantes renais entre 2000 e 2011, no Hospital das Clínicas da UFMG. A idade média destas crianças foi de 10,5 ± 3,9anos (2,6 16,7 anos). A principal etiologia da DRC foram as nefro-uropatias hereditárias (32,8%) e em 10,8% dos casos não foi possível estabelecer o diagnóstico da doença de base. Foram realizados 6 transplantes preemptivos (9,1%) e o tempo médio de diálise antes do transplante foi de 36,5± 25,5 meses (2-116 meses). Em 57,6% dos casos foram utilizados doadores falecidos e o tempo médio de isquemia fria foi de 22,2 ± 6,3 horas (13-41 horas). Ocorreu função retardada do enxerto em 22,7% dos transplantes (15/66). Identificamos uma melhora do peso, estatura e índice de massa corporal no primeiro ano pós-transplante (p<0,05) e apenas da estatura do primeiro para o quinto ano (p=0,007). Foi diagnosticada hipertensão arterial em 65,6% dos pacientes, com bom controle com uso de anti-hipertensivos em 93,1%. Os valores médios de creatinina aumentaram significativamente entre o primeiro, o quinto e o décimo ano (p<0,05). A TFG estimada não apresentou diferença estatística entre o primeiro e quinto ano, mas houve redução significativa no décimo ano após o transplante. Doze pacientes perderam o enxerto (19,7%). A sobrevida média do enxerto renal foi estimada em 9,2 anos, sendo a sobrevida com 1, 5 e 10 anos, 91,7%, 81,2% e 75,6% respectivamente. A sobrevida média dos pacientes com 1, 5 e 10 anos foi de 98,3%, 95,8% e 92,8%. Não encontramos diferença estatisticamente significativa na sobrevida do enxerto em relação ao tipo de doador: vivo vs falecido (p=0,56), à faixa etária do receptor (p=0,48), presença de hipertensão arterial (p=0,63), presença de mais que 3 incompatibilidades do HLA vs menos que 3 (p=0,89) e do transplante preemptivovs precedido por diálise (p=0,97). Foi identificada associação negativa entre a sobrevida do enxerto e os seguintes fatores (teste de log-rank): tempo de isquemia fria superior a 24 horas (p=0,042), presença de função retardada do enxerto (p=0,028), presença de rejeição aguda precoce (p=0,05) ou tardia (p=0,046) e creatinina sérica superior a 1mg/dl ao término do primeiro ano de transplante (p<0,001). Encontramos ainda como variáveis associadas à progressão para DRC estádio 3 a presença de rejeição aguda, a necessidade de diálise no pós-transplante e o tempo de isquemia fria superior a 24 horas. Concluímos então que a sobrevida do enxerto e das crianças transplantadas foi semelhante ao descrito na literatura embora haja necessidade da atuação da equipe ransplantadora para reduzir o tempo de isquemia fria minimizando a função retardada do enxerto, ações que podem melhorar a sobrevida do enxerto.

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2019-08-10T13:09:54Z

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Mariana Guerra Duarte

A concepção de universidade no programa da Escola Nova no Brasil

A pesquisa propõe analisar a concepção filosófica e política de universidade presente no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932. O programa da Escola Nova foi um movimento defendido pelo grupo de intelectuais brasileiros conhecidos como Pioneiros. A proposta para a organização educacional era a favor da democratização do ensino brasileiro, mas, apesar disso, apresentou a universidade sob uma perspectiva elitizada. O cerne de nossa investigação é a interpretação de dois princípios aparentemente incongruentes presentes no mesmo programa educacional. Ao analisarmos o discurso em prol da elitização da universidade dentro desse programa de "reconstrução da educação nacional", então comprometido com a ampliação da escola pública, laica e democrática, salientamos o nexo existente entre as proposições defendidas pelos Pioneiros e o contexto de modernização capitalista havida após a "Revolução" de 1930. O rearranjo social e político desencadeado nos anos trinta teve implicações diretas sobre a política educacional. Os princípios advogados pelos Pioneiros se confrontavam com as propostas de outras forças sociais, como, por exemplo, dos setores ligados às oligarquias rurais e à Igreja Católica, num contexto de "revolução passiva". O princípio teórico-metodológico que conduziu nosso trabalho foi o da inexorável reciprocidade entre a prática (História) e a teoria (categorias conceituais). Na tentativa de compor uma análise mais fecunda, nos apoiamos nos conceitos de "revolução passiva" e "hegemonia", formulados pelo intelectual e político italiano Antonio Gramsci. Na malha conceitual gramsciana, a escola é uma importante instituição da sociedade civil, onde são travadas as disputas hegemônicas. À luz desses conceitos, procuramos analisar os motivos que tornaram as propostas para a organização da escola, no caso a universidade, tão emblemáticas e controversas, nos anos trinta.

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2019-08-14T19:27:35Z

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Maria do Carmo de Oliveira Vargas

Sinais e sintomas de Sepse: o que profissionais de saúde precisam saber

Sepse é um problema de saúde pública, cuja mortalidade pode alcançar até 60%, conforme dados oriundos de países de baixa renda. Sua incidência vem aumentando nos últimos anos e a mortalidade associada a ela permanece alta, com grande variabilidade entre países e continentes. E um dos maiores problemas da sepse é o diagnóstico feito tardiamente. Quanto maior tempo para realização do diagnostico, maiores as chances de o quadro agravar e consequentemente, maior risco de mortalidade. Diante desse contexto, é muito importante que o profissional de saúde saiba quais são os sinais e sintomas de sepse para que ocorra ações mais rápidas e espera-se alcançar como meta, a redução da incidência de sepse por meio de intervenções mais precoces. O objetivo do estudo é identificar os sinais e sintomas de sepse detectados precocemente pelos profissionais de saúde visando prevenir esta complicação. A metodologia de pesquisa utilizada foi revisão integrativa da literatura, no qual as bases de dados pesquisadas foram Medline e Lilacs. Os descritores utilizados foram sinais e sintomas de sepse e profissionais de saúde. O estudo teve como amostra 43 artigos e destes apenas 03 fizeram parte da amostra para atender ao objetivo do estudo. O estudo permitiu avaliar quais os sinais e sintomas que o profissional de saúde deve reconhecer para oferecer uma melhor abordagem do paciente com sepse.

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2019-08-13T01:12:21Z

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Vanessa Calazans Viana

Arquitetura da informação

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2022-05-04T23:58:02Z

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Gercina Ângela de Lima

Perspectivas do material didático eletrônico: o software educativo de matemática

Esta dissertação analisou aspectos que compõem a interface do Cabri Géomètre II e do SuperLOGO 3.0, programas utilizados em salas de aula de Matemática, em escolas de Ensino Fundamental de Belo Horizonte. O intuito da análise empreendida foi perceber de que maneira esses programas se apropriam dos recursos comunicativos e operacionais da hipermídia na implementação de seus propósitos pedagógicos. Para isso, foram estabelecidas, com base na observação de recursos e potencialidades desses programas, bem como no diálogo com pesquisas e reflexões a respeito da apropriação das tecnologias informáticas pela sociedade, em particular, pelo campo da Educação, algumas categorias para guiarem a análise proposta. Tais categorias estímulo a diferentes modalidades perceptivas; arquitetura da informação; modalidades da experiência; dispositivo informacional; dispositivo comunicacional; dispositivos de memória e extensão; dispositivos de abordagem abrangem diversos aspectos constitutivos da abordagem de um software utilizado com finalidades educativas. Elas permitiram identificar, em cada um dos programas analisados, em que aspectos as potencialidades da hipermídia são mais intensamente aproveitadas e de que maneira, por conseguinte, esse aproveitamento pode contribuir para o enriquecimento das propostas pedagógicas que se desenvolvem no contexto da Educação Matemática.

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2019-08-12T02:46:31Z

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Jakeline Lins Guimaraes de Albuquerque

Relato de uma experiência de ensino na perspectiva da abordagem CTS e na contextualização do ensino

Movido pelo anseio em modificar minhas aulas, devido às leituras realizadas ao longo do curso de pós-graduação em Ensino de Ciências por Investigação oferecido pela UFMG Universidade Federal de Minas Gerais, planejei uma sequência de aulas, para o ensino dos conteúdos: pH e concentração de soluções, na turma de 2ºano do ensino médio da instituição de ensino particular em que leciono. Nesta monografia, apresento o relato de experiência de aplicação de um conjunto de cinco aulas, o que me proporcionou refletir a respeito da importância de um ensino contextualizado, que dê sentido ao que é ensinado, através de uma abordagem CTS. Tais reflexões apontam para uma necessidade de se trabalhar os conteúdos dentro de contextos que permitam uma discussão maior em torno da aplicabilidade e utilidade daquilo que é ensinado na escola, visto que, desta maneira os alunos podem compreender a importância social e ambiental do que estudam. Através de um ensino contextualizado, os estudantes também podem desenvolver melhor a capacidade de posicionar-se de maneira crítica frente às situações que exigem um conhecimento sobre a ciência na sociedade e atuar junto à mesma na tomada de decisões que afetam a vida de todos.

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2019-08-10T05:45:21Z

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Rafael Santana Gomes

A pessoa com deficiência no ensino superior: uma análise da produção acadêmica da UFMG

O trabalho a seguir retrata o estado da arte da produção acadêmica – Teses e Dissertações – da Universidade Federal de Minas Gerais que abordou estudos sobre inclusão e participação de alunos com deficiência no Ensino Superior. Considerou-se, também, trabalhos sobre a implementação da Lei de Cotas nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A proposta enfatizou o resgate de pesquisas de forma a auxiliar o processo organizacional da inclusão de pessoas com deficiência em ambientes de aprendizagem e de socialização. Foram realizadas análises de 14 trabalhos disponíveis na base de dados do Sistema de Bibliotecas da UFMG, que foram agrupados nas temáticas: 1.Metodologias de ensino para pessoa com deficiência com uso ou não de Tecnologia; 2.Inclusão Social da pessoa com deficiência no Ensino Superior/Trabalho; 3.Implementação da Lei de Cotas. Nas considerações finais, destacou-se que os trabalhos realizados sobre metodologias podem auxiliar o desenvolvimento de estratégias institucionais para atender estudantes cotistas com deficiência. Reforçou, por fim, a necessidade de se realizar reflexões sobre a historicidade vivenciada pelo público cotista para que sejam envidados esforços no sentido de implementar a legislação e propiciar a permanência desse público no ambiente universitário.

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2022-03-18T17:14:20Z

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Fernanda Costa Silva Letícia Jafar da Fonseca Eliane Marina Palhares Guimarães Dayane Alves Barbosa Jordana Rabelo Soares

Sistemas de informação em saúde do Brasil e da França: uma abordagem a partir dos referenciais da Ciência da Informação e da área de saúde

Esta tese se propôs a realizar uma análise comparativa inédita entre os sistemas de informação em saúde do Brasil e da França. A escolha do sistema francês para compor o par comparativo deveu-se ao fato de este país ser na área de informação em saúde uma referência internacional, expressando um desenho institucional, científico e de gestão abrangente e complexo. Para realizar o trabalho de comparação, a tese procurou construir um campo comparativo através de um vasto trabalho de sistematização conceitual na área da ciência da informação e de um estudo das reflexões que procuram avaliar e normatizar as experiências de construção de sistemas de informação em saúde. Desse duplo trabalho resultou a construção de referenciais para a análise comparativa, configurando uma estratégia metodológica capaz de evitar o erro da comparação direta e simplista de duas realidades formadas em percursos históricos muito particulares e inseridas em contextos institucionais e sociais tão diversos. Procurou-se, em primeiro lugar, sistematizar a literatura que refletisse como distintos modelos organizacionais foram se formando a partir da incorporação das tecnologias de informação: o modelo japonês centrado na abordagem da qualidade, a reengenharia de processos e a gestão do conhecimento. Os sistemas de informação foram conceitualmente tipificados em data-centered, centrados nos usuários e inscritos na gestão estratégica. Procurou-se entender, para além das dimensões técnicas, como essas concepções de sistemas de informação poderiam ter diferentes usos sociais, em versões instrumentais ou dialogais, auto-referidas ou pluralistas, de controle social ou de democratização. Em segundo lugar, desenvolveu-se a recuperação histórica dos vários períodos de formação dos sistemas de informação em saúde: análises de dados clínicos advindos de equipamentos, estruturação das áreas administrativas, controle das atividades assistenciais e, enfim, a incorporação de tecnologias de informação no processo de trabalho assistencial propriamente dito. Em seguida, estudaram-se as reflexões clássicas e mais contemporâneas sobre a estrutura, as funções e os desafios hoje colocados aos sistemas de informação em saúde. A seguir, para viabilizar a comparação, estabeleceram-se os marcos de desenvolvimentos dos sistemas de saúde no Brasil e na França. Optou-se por apresentar um quadro mais detalhado deste último, no sentido de propiciar conhecimento mais adequado dessa experiência no Brasil. No caso francês, procurou-se também refletir sobre como as transições adaptativas operadas no Welfare State e a formação da Comunidade Européia interagem com a evolução do sistema de informação. A partir de um esforço de síntese foram, então, construídas dez referenciais analíticos para a comparação: caráter estratégico das informações; estrutura única gerenciadora de recursos informacionais; descentralização dos SIS; planejamento da incorporação de tecnologias de informação; integração de informações administrativas, clínicas e financeiras; abrangência da base de dados; modalidades da gestão da informação; política de disponibilização das informações; participação social e regulamentação da área. Para cada um destes referenciais, foram cotejados os sistemas de informação em saúde no Brasil e na França. A tese finaliza com uma problematização geral da estruturação dos sistemas de informação em saúde nos dois países, procurando em especial focar em propostas que realizem os potenciais de avanço da estruturação do sistema no Brasil, relacionando-os à superação de impasses estruturais da construção do Sistema Único em Saúde.

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2019-08-13T12:54:34Z

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Alaneir de Fatima dos Santos

Control of infection versus articular damage: role of neutrophils and 5- lipoxygenase in septic arthritis

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

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2021-02-01T15:18:30Z

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Daiane Boff

Morfodinâmica e meio ambiente na porção centro-norte do Piauí, Brasil

Os estudos geomorfológicos sobre o espaço piauiense se encontram em estágio inicial de desenvolvimento. Buscando contribuir para ampliar o conhecimento da dinâmica do relevo e de suas paisagens ambientais, foi escolhida como objeto de estudo a área formada pelo interflúvio do médio Parnaíba/baixo Poti. Com 6.380 Km2, corresponde a um compartimento topográfico/geológico/hidrográfico que se destaca na bacia hidrográfica do Parnaíba como um espaço que se individualizou do seu entorno por apresentar dinâmica ambiental própria. Tal dinâmica se reflete na configuração espacial de uma grande ilha que, contornada por rios regionais: o Parnaíba, o Poti e seus afluentes, o Mulato e o Berlengas, tem na sua porção central o divisor topográfico comum para a drenagem local. Partindo da leitura dos mapas geológico, topográfico, hidrográfico e das imagens SRTM e LANDSAT, buscou-se indícios da existência de controle geológico sobre as formas dominantes de relevo local à semelhança do que ocorre no modelado regional. Dessa observação resultou a hipótese de que teria ocorrido um reafeiçoamento do relevo a partir do encaixamento do rio Parnaíba e da atuação dos processos morfogenéticos dele resultantes, que são mais recentes, sobrepujano o controle lito-estrutural organizado até o final do Mesozoico/inicio do Cenozoico. O objetivo geral consistiu em compreender a morfodinâmica do relevo da porção centro-norte piauiense e suas relações com os demais componentes biofísicos do ambiente, com destaque para a dinâmica da drenagem do rio Parnaíba e sua participação na evolução dos ambientes dos conjuntos das sub-bacias do médio Parnaíba e do baixo Poti. Os objetivos específicos foram: 1) identificar os condicionantes geológicos para a dinâmica geomorfológica recente, a partir da análise da margem direita do médio Parnaíba; 2) gerar mapas temáticos e gráficos topográfico-geológicos do ambiente natural como suporte à análise e como síntese da dinâmica dos domínios das drenagens principais da área; 3) mapear e caracterizar as Unidades de Relevo resultantes da morfodinâmica atual, utilizando como referência básica o Índice de Rugosidade do Relevo Local (ICR); 4) identificar os processos de dissecação do sistema fluvial local, a partir da dinâmica da drenagem comandada pelo rio Parnaíba, e de sua posição atual em relação à topografia e à coluna estratigráfica da Bacia Sedimentar do Parnaíba; 5) contribuir para o estudo do ambiente natural dessa área, incluindo a identificação da composição físico-química das águas da drenagem local. Como base analítica, utilizou-se a visão integrada da Teoria Geral dos Sistemas, em especial a que orienta os trabalhos CSIRO nos estudos integrados de avaliação de recursos naturais, como apoio à proposta de mapeamento de unidades geomorfológicas, tendo como eixo condutor a morfodinâmica recente das paisagens locais. A análise foi conduzida a partir da organização e interpretação de mapeamentos temáticos da área de estudo, com base no entendimento de que os mapas não são apenas uma síntese, mas também um instrumento para a análise geomorfológica em várias etapas do desenvolvimento de uma pesquisa geomorfológica. O referencial analítico da pesquisa baseou-se na premissa de que a dinâmica recente da paisagem da área estudada deve encontrar-se expressa predominantemente através do grau de dissecação do relevo e de acumulação de sedimentos produzindo modelados locais, passivos de serem observados e identificados nas paisagens. As variáveis utilizadas para caracterizar a dinâmica recente do relevo, a partir das relações estabelecidas entre o relevo e demais componentes do meio ambiente natural, em cada conjunto de sub-bacias hidrográficas, foram principalmente os elementos lito-estruturais, o clima atual, a declividade das encostas, as classes de rugosidade do relevo, a vazão, o perfil longitudinal dos rios, a difratometria do raio X das argilas dos 17 solos, bem como a participação relativa dos elementos do meio natural nas unidades de relevo. A estrutura do trabalho foi organizada em três grandes conjuntos de ações, sendo o primeiro a delimitação da área de estudo, com base na análise do mapeamento geológico e hidrográfico e também nas imagens Landsat TM e SRTM. O segundo conjunto correspondeu à organização/elaboração dos mapas temáticos, ilustrações e sistematização de dados sobre os conjuntos de sub-bacias dos rios Parnaíba e Poti, culminando no mapeamento e caracterização das Unidades e Subunidades de Relevo dessa área, a partir do cálculo e espacialização dos Índices de Concentração de Rugosidade do Relevo (ICR) e da elaboração de MDEs de vários locais de toda a área estudada, com o apoio de trabalhos de campo. As bases de dados foram trabalhadas principalmente nos programas ArcGis e Global Mapper. Para a delimitação das áreas de planícies e terraços fluviais utilizaram-se imagens do Google Earth e informações técnicas de poços tubulares perfurados na margem direita do rio Parnaíba na cidade de Teresina, associando-as às observações de campo. O terceiro conjunto representou-se pela análise comparativa da dinâmica das áreas formadas pelos conjuntos de sub-bacias hidrográficas, buscando checar o papel de cada fator na dinâmica do relevo. Diante dos resultados alcançados, considerou-se parcialmente aceita a hipótese levantada no início do trabalho, uma vez que uma parte da área de estudo, a sub-bacia hidrográfica do riacho São Francisco, instalada na área do Graben de Agricolândia, datado do Mesozoico/Paleógeno, continua fortemente condicionada à herança morfotectônica e ao controle lito-estrutural; enquanto as sub-bacias hidrográficas do rio Poti e do rio Parnaíba apresentam reestruturação da dinâmica superficial, iniciando o estabelecimento de um novo padrão de formas de relevo a partir do Pleistoceno. Este é resultante da recente e crescente influência da incisão do sistema de drenagem do Rio Parnaíba, ampliando a associação do relevo com a drenagem e seus efeitos sobre as encostas e reduzindo a influência direta da estrutura geológica. Identificou-se que o sistema de drenagem do rio Parnaíba no processo de encaixamento de seu vale criou desníveis altimétricos que atingem 350 metros entre o seu leito e topo do principal divisor topográfico de seus afluentes, o planalto/serra do Grajaú. Sua posição na coluna estratigráfica no contato das Bacias Sedimentares do Parnaíba e das Alpercatas fez aflorar nas encostas a sequência de rochas que compõem as Formações Geológicas do Carbonífero ao Jurássico, demonstrando, portanto, a grande intensidade dos processos da morfogênese Cenozoica expressa, sobretudo, na competência hidrológica desse rio. Considerou-se, ainda, que esta pode ser inferida como contemporânea ao processo de entalhamento pelo rio Poti, ao formar o seu boqueirão na borda leste da Bacia Sedimentar do Parnaíba. Os resultados indicam, portanto, uma morfodinâmica direcionada, em parte, pelo rio Parnaíba, demonstrando sua enorme influência e importância na evolução geomorfológica e geoambiental e também nos aspectos de uso e ocupação da terra da área de estudo.

Year

2019-08-13T05:28:01Z

Creators

Iracilde Maria de Moura Fe Lima