RCAAP Repository
Decisão de mix de produtos sob a ótica do custeio baseado em atividades e tempo.
Esta pesquisa versa sobre o tema decisão de mix de produtos que, em uma visão de Gestão de Produção e Operações, pode ser entendido como a definição da quantidade ideal a ser produzida de cada tipo de produto em um determinado período, considerando que estes competem por um número limitado de recursos, de forma a maximizar o resultado econômico (ex: lucro líquido) da empresa. Os modelos de decisão de mix produtos utilizam informações sobre rentabilidade que é determinada a partir de análises e confrontos entre os preços de vendas e os custos dos produtos, custos esses que são mensurados através de métodos de custeio. Dentre os métodos de custeio existentes na literatura, destacam-se o Custeio por Absorção, o Custeio Direto, o Custeio Baseado em Atividades (ABC) e o Custeio Baseado em Atividades e Tempo (TDABC). O TDABC, apesar de lançado na literatura em 2004 e detalhado em 2007 a partir de um livro publicado por Robert Kaplan e Steven Anderson, ainda não foi explorado diretamente pela literatura que versa sobre decisão de mix de produtos, ao contrário dos outros métodos de custeio mencionados. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo primário construir um modelo quantitativo para alicerçar a decisão de mix de produtos que incorpore a lógica de custeio do TDABC. Para cumprir o objetivo primário, inicialmente, a dissertação é desenvolvida metodologicamente com a realização de uma pesquisa bibliográfica para discutir conceitos e posicionar a pesquisa sobre decisão de mix de produtos e sobre métodos de custeio, com destaque ao TDABC. Em seguida, utiliza-se modelagem quantitativa com vistas à proposição de um modelo baseado no TDABC para decisão de mix de produtos. A partir de um exemplo didático envolvendo um ambiente de manufatura, é ilustrada a aplicação do modelo proposto. Finalmente, conclui-se que o modelo proposto sob a ótica do TDABC é útil para fundamentar a decisão de mix de produtos. A dissertação possui, ainda, os objetivos secundários de posicionar teoricamente, de analisar criticamente e de caracterizar as publicações acadêmicas internacionais sobre decisão de mix de produtos no tocante (i) aos países nos quais os estudos foram originados, (ii) aos principais canais de publicação (periódicos) dos trabalhos, (iii) aos tipos de pesquisa utilizados e (iv) aos destaques em termos de autores e de publicações mais citados. Para cumprir os objetivos secundários, são realizados um levantamento bibliográfico em três portais de periódicos, uma análise bibliométrica dos artigos prospectados e uma análise crítica do conteúdo das publicações sobre decisão de mix de produtos. A partir dos resultados da análise bibliométrica, conclui-se que: (i) a produção acadêmica sobre decisão de mix de produtos apresentou um crescimento considerável a partir de 1991; (ii) 71% das publicações concentram-se em periódicos estritamente relacionados com o campo acadêmico da Gestão de Produção e Operações; (iii) há uma forte concentração das pesquisas em universidades dos Estados Unidos e é relevante o papel de pesquisadores vinculados a instituições de países orientais (Taiwan, Índia e China) na produção acadêmica internacional sobre decisão de mix de produtos; (iv) 77% das publicações foram trabalhados pelos autores a partir dos tipos de pesquisa Modelagem Matemática/Quantitativa e Teórico/Conceitual; e (v) Gerrard Plenert, pesquisador da Brigham Young University, foi o autor mais citado nos artigos analisados.
2010
Abraão Freires Saraiva Júnior
A verificação das relações entre estratégias de investimento e as hipóteses de eficiência de mercado: um estudo na bolsa de valores de São Paulo.
Um dos fundamentos das Finanças, a partir da segunda metade do século 20, é a hipótese de eficiência de mercado. Num Mercado Eficiente, as informações sobre o ativo são transferidas para os preços de modo que o preço do ativo reflete toda informação disponível. Assim, o retorno desse ativo está baseado no nível de risco associado. Esse estudo examina carteiras de ações formadas com base em diferentes critérios e acompanha o retorno produzido no período, verificando as estratégias de investimento que provocam os melhores resultados, ou seja, quais as estratégias vencedoras tomando-se como base uma determinada variável fundamentalista. O resultado obtido poderá confirmar a hipótese de racionalidade do mercado. O trabalho é baseado no retorno apresentado pelas ações no mercado brasileiro no período de 1993 até 2003.
2004
Luiz Antonio Fernandes da Silva
Lições da indústria fotônica para o desenvolvimento tecnológico.
Esta tese analisa como tecnologias emergentes podem ajudar a fortalecer o desenvolvimento industrial. A preocupação é pertinente, pois a produção tecnológica é um importante componente do desenvolvimento econômico. A partir das observações empíricas da indústria fotônica, nós extraímos algumas lições e propomos um modelo que explica como ocorre a evolução tecnoindustrial. Trata-se, pois, de um modelo geral que ajuda a entender os mecanismos que levam ao aumento da participação da produção industrial intensiva em tecnologia e que serve tanto para países em desenvolvimento quanto para os desenvolvidos.
Empresa inovadora de base tecnológica: um modelo de desenvolvimento para o contexto brasileiro.
O objetivo desta tese foi propor um modelo descritivo de desenvolvimento de Empresa Inovadora de Base Tecnológica (EIBT) para o contexto brasileiro a partir de estudos de múltiplos casos de empresas brasileiras que atingiram a situação de liderança de mercado. Os casos escolhidos foram Natura (líder no setor de cosméticos), Bematech (líder no setor de automação comercial) e Totvs (líder no segmento de software de gestão empresarial). O estudo contribui para o desenvolvimento do conhecimento a respeito do empreendedorismo tecnológico no Brasil, pois, além de organizar informações de casos relevantes de EIBTs que atingiram a situação de liderança, também propõe um novo modelo de reflexão para pesquisadores, empreendedores, executivos, investidores, gestores de incubadoras de empresas e formuladores de políticas públicas de apoio ao empreendedorismo inovador.
2008
Marcelo Hiroshi Nakagawa
A contribuição do Call Center para a inovação em empresas prestadoras de serviços.
O objetivo fundamental deste trabalho foi buscar uma melhor compreensão sobre o fenômeno da inovação nas empresas de serviços onde o Call Center é empregado como a principal forma de interação empresa/usuário. Desta forma procurou-se identificar as possíveis contribuições do Call Center para os esforços voltados à inovação. Procurou-se seguir uma linha de abordagem segundo a qual, para se estudar e compreender o funcionamento do processo inovativo nas empresas, se faz necessário um estudo com maior profundidade nas organizações, investigando, por exemplo, como ocorreram - em detalhes - as inovações. Para essa finalidade foram conduzidos estudos de casos em cinco diferentes organizações de serviços. Para se analisar o papel do Call Center no processo inovativo foi desenvolvida e aplicada nos casos uma estrutura de análise composta por diferentes características de um Call Center, a saber: tipos de indicadores de desempenho; integração vertical/horizontal; qualificação e remuneração dos operadores; e empregos de scripts. A aplicação da estrutura de análise nos casos revelou que as empresas empregam diferentes modelos de Call Center a partir de estratégias distintas. Houve casos onde as empresas optaram por não utilizar o Call Center incorporado ao seu processo inovativo, mesmo que ele representasse um canal de interação importante com o usuário, o que em tese, serviria como fonte de idéias a serem utilizadas como fonte de inovação. Por outro lado, houve casos onde o Call Center desempenhou um papel relevante dentro do processo inovativo, como nos casos das inovações da Assistência Técnica Domiciliar da empresa Beta ou do Controle Remoto Infantil da empresa Delta. Os casos analisados mostraram também que a estratégia de não incorporar o Call Center no processo inovativo está fortemente associada a uma visão segundo a qual ele representa um Centro de Custo (onde são perseguidas medidas para a sua minimização) em contraposição a um Centro de Resultados, isto é, parte integrante de um processo estruturado intencionalmente para gerar inovação.
2010
Luís Henrique Rigato Vasconcellos
Sistemas locais de produção e seu ciclo de vida: um olhar sobre as experiências do estado de São Paulo.
A inquietação quanto ao desenvolvimento local ganhou maior visibilidade na década de oitenta em virtude das contínuas e abrangentes mudanças tecnológicas. Esse fenômeno criou a necessidade de um repensar sobre as formas pelas quais se dão os diferentes processos de desenvolvimento local. Diante das múltiplas formas de abordar o tema, esse trabalho teve por objetivo discutir o sistema local de produção e, mais especificamente, as caraterísticas que moldam seu ciclo de vida. Para compreender o processo de evolução analisou-se o ciclo de vida através das alterações em sua importância local (quociente locacional) e importância industrial (coeficiente de concentração) a fim de evidenciar, de maneira empírica, os ciclos. A partir da tipologia dos sistemas locais foi possível identificar a evolução das capacitações locais na indústria de transformação do estado de São Paulo, no período de 1996 a 2010. A análise de quatro fases do ciclo de vida permitiu a identificação das principais atividades industriais nas microrregiões do estado e a fase em que se encontravam frente a evolução dos sistemas locais de produção no período analisado. Adicionalmente, como resultados ressalta-se que o processo de evolução dentro do ciclo de vida ocorre de maneira incremental, e que não há linearidade no processo de evolução entre as fases.
The recycling of electronic waste: regulations and corporate strategies in Brazil and in Europe.
With the extreme growth of electronic waste worldwide and in Brazil, there is a huge need for enhancement of recycling processes for this sort of waste. Considering the extremely relevant topic, the main objective of this research is to study about regulations and corporate strategies towards electronic waste recycling in Brazil and to compare it with the European context. The specific objectives are: To analyse the general European scenario concerning sustainability and electronic waste, in order to compare it with the Brazilian scenario; to study the main regulations for the treatment of electronic waste in Europe and in Brazil; to identify the main actors involved in the recycling process of electronics in Brazil; to analyse how some of the main electronics\' manufacturers inform on their websites about actions towards recycling of electronics in Brazil and in Europe; and to study about how some of the main electronics\' manufacturers in Brazil are dealing with the recycling of electronics from both a strategic and operational point of view. With a qualitative nature, the research has different approaches in terms of methodology. Both the part of the European scenario and the part of institutional and legal aspects in Brazil are based on secondary data. The part of the case studies brings an analysis on the websites in Brazil and in the United Kingdom of some electronics\' manufacturers, results from the contact with their customer services in Brazil and a final part of interviews with two of these companies, one of these companies\' recycling partner and a recycling association of electronics. Among the main programmes from the European Commission identified towards a sustainable growth, there is The Europe 2020 Strategy and the 7th EAP. While the European Union has the WEEE and RoHS Directive in terms of legislation, Brazil relies on the National Solid Waste Policy (PNRS). Most of the companies analysed do not have a direct link for information about discard on their homepages in Brazil, while some do not have any information on the matter. By contacting the customer service support, some companies have provided divergent information from the websites. It has been possible to observe that many companies do not have proper actions towards the recycling of electronics in Brazil, in addition to not dealing with the residue in a strategic manner. The companies in the United Kingdom have, in general, better actions than the ones in Brazil, with most of the same companies having different actions according to the country. Among the main uncertainties identified in the recycling of electronics, there are: Different recycling technologies; unknown environmental impacts; different product design and composition; unknown reverse logistics costs; variable cost of recycling; rapidly changing nature of electronics; unpredictability about return of items concerning quantity, quality and timing; unknown destination of WEEE; different value of scrap materials; lack of common legislation; complexity of regulations; lack of environmental consciousness and lack of residues\' classification and regulations on the PNRS.
Fuzzy Front End de inovações sistêmicas: quadro conceitual e estudo de casos.
Inovações sistêmicas são aquelas que requerem reajustes significativos em co-opetidores do ecossistema de inovação. A relevância de inovações sistêmicas tem crescido por diversos motivos, tais como o caráter sistêmico de inovações relacionadas ao desenvolvimento sustentável, o amadurecimento da sociedade em rede e a disseminação da inovação aberta. O fuzzy front end, ou seja, a etapa inicial e difusa do processo de inovação, tem sido explorado considerando-se principalmente relações díades empresa-consumidor. O objetivo desta dissertação é explorar como se diferencia o fuzzy front end em inovações sistêmicas, em ecossistemas de inovação complexos, que demandam a coordenação com diferentes entidades externas ao controle direto da empresa focal. Para tanto, a metodologia conta com três macroetapas: revisão sistemática da literatura de fuzzy front end e inovação sistêmica, estudo de caso piloto de caráter preliminar e estudos de caso exploratórios em empresas em diferentes posicionamentos do ecossistema de negócios de Redes Inteligentes (Smart Grid) com análises intra e inter casos.
Análise da adequação da metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços em projetos de inovação.
O objetivo do presente trabalho é analisar a adequação e o alinhamento da metodologia de desenvolvimento de produtos de acordo com o tipo de projeto, comparando-se projetos baseados em Design for Six Sigma (DFSS) e Design Thinking (DT) em uma mesma empresa. Optou-se pela estratégia de pesquisa qualitativa, com o desenvolvimento de um estudo de caso, realizado no período de dezembro de 2015 a março de 2016, em uma empresa multinacional do setor financeiro, que utiliza ambas as metodologias. O estudo envolveu a análise de dados de oito projetos, sendo quatro DFSS e quatro DT. Para a interpretação e síntese dos resultados, utilizou-se a estatística descritiva e o teste de mediana de Mood. Os resultados indicam que o tipo de projeto e o tipo de problema afetam a escolha da metodologia, sendo possível refletir sobre a utilização de abordagens soft mais voltadas para negócios, ao invés da aplicação de abordagens hard. Projetos DT estão mais alinhados aos conceitos de projetos soft e comumente são utilizados na solução de problemas abertos. Por outro lado, projetos DFSS estão mais alinhados aos conceitos de projetos hard e geralmente são utilizados na solução de problemas fechados. Verificou-se também que o questionário de pesquisa pode ser empregado como um framework de análise para a seleção correta da metodologia a ser utilizada.
A influência de programas e metodologias da qualidade aplicadas na área da saúde.
Este trabalho trata de estudos de casos qualitativos dirigidos para a análise da produtividade e da qualidade em hospitais. Foram considerados cinco hospitais - três públicos e dois privados, todos de grande porte, localizados na região metropolitana da cidade de São Paulo - Brasil, que possuem programas, metodologias e/ou ferramentas da qualidade estabelecidos em seus processos, e que busquem a melhoria contínua. Analisa a influência que estes programas, metodologias e/ou ferramentas têm sobre os processos, produtos e serviços oferecidos, além de aspectos específicos da qualidade quando aplicados em sistemas de saúde do Brasil. Para esta análise, são apresentadas sete proposições. Para confirmar ou refutar as proposições da pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em cada hospital, divididas em duas partes: a) pesquisa semiestruturada, realizada tomando como base a revisão da literatura pertinente e b) pesquisa semiestruturada, realizada tomando como base a metodologia da EFQM. Os resultados mostram que há uma convergência entre a aplicação de programas, metodologias e ferramentas da qualidade e a acreditação hospitalar. Indicam, também, que a acreditação é o principal meio pelo qual um hospital inicia e difunde a gestão da qualidade e que o apoio da alta direção influencia positivamente na disseminação de uma cultura de qualidade nas instituições. A conclusão da pesquisa mostra que as proposições não se confirmam de forma plena e duas variáveis de destaque na literatura não são empregadas. Foi proposta uma matriz de resultados, com o objetivo de indicar qual programa, metodologia ou ferramenta da qualidade deve ser empregada para atingir o efeito esperado, de acordo com a entrada aplicada.
2016
José Daniel Rodrigues Terra
Modelo de processo de avaliação para adoção de manufatura aditiva na indústria de alto valor agregado.
Manufatura aditiva é um processo de fabricação de objetos que tem chamado a atenção de acadêmicos, empresas e órgãos de governo. Alguns setores específicos possuem demandas que podem ser mais bem atendidas com a utilização da manufatura aditiva na produção de peças de alto valor agregado. O problema prático que motiva a realização deste trabalho é a dificuldade enfrentada pelas empresas em avaliar as tecnologias de manufatura aditiva existentes para decisão de adoção ou não adoção delas em seus fluxos produtivos. A análise da situação atual na literatura indica que falta um modelo de processo específico de avaliação para adoção da manufatura aditiva na indústria de alto valor agregado. Visando preencher essa lacuna e propor uma solução para o problema identificado, este trabalho tem como objetivo a definição de um modelo de processo específico de avaliação para adoção de manufatura aditiva na indústria de alto valor agregado. Tal modelo é desenvolvido a partir de modelos de processo existentes para avaliar a adoção de outras tecnologias de manufatura avançada (Advanced Manufaturing Technologies - AMTs) e do levantamento das características específicas da manufatura aditiva. O modelo de processo de avaliação para adoção da manufatura aditiva na indústria de alto valor agregado proposto contempla nove passos para decidir sobre a adoção ou a não adoção da manufatura aditiva. A aplicabilidade do modelo proposto foi avaliada por meio de entrevistas com especialistas. A avaliação dos resultados indica que os passos e as atividades propostos no modelo contribuem para auxiliar na avaliação para adoção da manufatura aditiva na indústria de alto valor agregado.
2016
Cauê Gonçalves Mançanares
Sucesso de sistemas de Business Intelligence: uma abordagem multidimensional.
Assim como outros investimentos em tecnologia da informação, os sistemas de Business Intelligence (BI) também têm sido questionados em relação aos benefícios e retornos obtidos depois de sua implantação. Isso porque o produto de BI é inteligência, ou, em outras palavras, algum tipo de informação processada, e o valor da informação é difícil de avaliar. A presente pesquisa pretende contribuir ao estudo desse problema de pesquisa, abordando o tema da avaliação dos sistemas de BI por meio do modelo de sucesso de sistemas de informação proposto por DeLone e McLean. Além das dimensões tradicionais inter-relacionadas do modelo: capacidade de BI, qualidade da informação, satisfação dos usuários e nível de uso, foi incluída a variável a abordagem de decisão, pois um dos principais objetivos dos sistemas de BI é processar dados advindos de diferentes fontes, para produzir informação que sirva como suporte para a tomada de decisão. Uma vez que a capacidade de BI e a qualidade da informação são constructos multidimensionais, uma das contribuições desta pesquisa foi realizar um levantamento na literatura sobre as dimensões que operacionalizam esse constructo e avaliá-las empiricamente. A capacidade de BI foi definida em termos de acessibilidade, capacidades analíticas, flexibilidade e integração, e qualidade da informação em termos de atualidade, completude, oportunidade e precisão. O problema de pesquisa foi abordado por meio da metodologia de survey, em que os respondentes foram convidados a participar da pesquisa via e-mail e o questionário foi disponibilizado em forma eletrônica através da ferramenta SurveyMonkey. No total, foram obtidas 483 repostas, das quais 246 foram válidas. Já que o modelo conceitual proposto inclui múltiplas relações de interdependência, a técnica estatística selecionada para analisar os dados foi a modelagem de equações estruturais. O software utilizado foi o SmartPLS que testa o modelo estrutural por meio do método de mínimos quadrados ordinários. Foi possível comprovar empiricamente todas as relações de causalidade propostas entre as dimensões de sucesso dos sistemas de BI, a exceção da relação de moderação da variável abordagem de decisão na relação de causalidade entre satisfação e nível de uso. Um teste subsequente permitiu observar que essa variável poderia ser preditora do nível de uso. Segundo os resultados, é possível afirmar que o sucesso de BI pode ser definido em termos da capacidade de BI, qualidade da informação, satisfação dos usuários e nível de uso. A operacionalização realizada dos constructos multidimensionais \"capacidade de BI\" e \"qualidade da informação\" poderia dar luzes sobre quais características devem ser priorizadas na implantação e/ou desenvolvimento dos sistemas de BI nas empresas.
2016
Catalina Ramirez Aristizabal
Conforto, desconforto e usabilidade no design de interiores de aeronaves: a análise ergonômica da atividade como ferramenta de projeto.
Estudos de literatura científica mostram que desenvolver produtos confortáveis não é algo trivial. No entanto, o conforto é um aspecto importante a ser considerado para valorizar e diferenciar linhas aéreas e produtos do setor automotivo. O objetivo inicial desta pesquisa era verificar a influência de acessórios e dispositivos de ajustes nos níveis de conforto e desconforto de passageiros em cabines de aviões. No entanto, com o amadurecimento dos métodos, dos protocolos e das ferramentas desta pesquisa, verificou-se que a metodologia proposta, além de ter utilidade para levantar as necessidades dos usuários, no design de cabines para passageiros, pode ser útil para a sensibilização de projetistas, ao integrar o Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP). Desta forma, o método criado a partir de conhecimentos das Ciências Sociais e Etnografia, com técnicas da Observação Participante e da Análise Ergonômica da Atividade, mostrou-se uma poderosa ferramenta para capacitação e sensibilização de projetistas, arquitetos, engenheiros e designers, para promover a inovação no projeto de ambientes e objetos. Portanto, esta tese discute a importância das atividades dos usuários no desenvolvimento de projetos, para permitir que projetistas possam criar soluções que vão mais além do que é sugerido e estabelecido por parâmetros apresentados em normas técnicas e legislação. Assim, apresenta-se aqui uma nova proposta metodológica para o Design de Produtos e Ambientes dedicados a Passageiros e Viajantes, de uma forma mais ampla, que favoreça a experiência em mobilidade.
Plataformas como novo tipo de governança de cadeias globais de valor: estudo na indústria de jogos digitais.
Os estudos de Governança de Cadeias Globais de Valor (CGVs) analisaram um grande espectro indústrias nos últimos 20 anos, mas a pesquisa de CGV em indústrias de bens de informação ainda é limitado. Cartões de crédito, sistemas operacionais, jogos digitais e aplicativos móveis são exemplos de indústrias que possuem provedores de plataforma, que mediam as interações entre fornecedores e consumidores. Nos últimos anos, o desenvolvimento de plataformas digitais em indústrias tradicionais possibilitou movimentos disruptivos conhecidos como uberização.Os relacionamentos em plataformas são desenhados para serem multilaterais e possuírem efeitos de rede para atrair um maior volume de participantes, o que muda a natureza da coordenação em relação às cadeias tradicionais baseadas em relacionamentos bilaterais sucessivos. Do ponto de vista normativo, as plataformas são baseadas convenção de projetos, típica do \"novo espírito do capitalismo\", cuja lógica de justificação ainda não incorporada no referencial de governança de CGVs. Este trabalho propõe governança por plataforma como um novo tipo de governança, conciliando as abordagens de coordenação e de normatização. A indústria de jogos digitais foi escolhida por ter simultaneamente características de plataforma tecnológica e de distribuição, enfatizadas respectivamente na literatura sobre plataformas industriais e multilaterais. Métodos mistos foram utilizados para a pesquisa em três países (Coreia do Sul, Finlândia e Brasil): questionários aplicados a 235 desenvolvedores de jogos digitais, 73 entrevistas com desenvolvedores, publishers e gestores públicos, e 6 entrevistas com representantes de plataformas, além de pesquisa documental sobre a indústria global. A análise confirmou a importância dos efeitos de rede e que a governança por plataformas possui simultaneamente características de governança presentes em tipos já estabelecidos na literatura e também características distintivas, tanto nos aspectos de coordenação como nos aspectos normativos. Confirmou ainda a aderência da convenção de projetos para compreender este tipo de governança.
Heurística para logística reversa de material não conforme na indústria aeronáutica.
Em qualquer setor onde exista fornecimento de materiais, as decisões da recuperação do material não conforme são relevantes. Este trabalho estuda as decisões da recuperação de material não conforme na indústria Aeronáutica, onde o seu produto final tem um longo ciclo de fabricação e de suprimento e elevado custo o que exige que o tempo dessa recuperação seja o mínimo possível. O material não conforme tem diferentes destinos, podendo ser recuperado através do retorno ao fornecedor ou oficina autorizada, ou ainda ser destruído. Esse trabalho utiliza o conhecimento da Logística Reversa como suporte para essa decisão de recuperação, porém sob a ótica do cliente e não do fornecedor como a maioria da literatura apresenta. Muitas vezes, o custo dessa recuperação é muito maior que o de uma nova aquisição e nesse tipo específico de indústria 95% do material comprado é importado tornando a logística ainda mais difícil. Este trabalho propõe a utilização de um modelo heurístico, que decide o destino do material não conforme. Os parâmetros para medidas de desempenho desse modelo é a comparação de dados do histórico de itens recuperados pela empresa estudada com os dados obtidos pelo modelo heurístico.
Geração e difusão de conhecimento em sistemas locais de produção.
Esse trabalho teve por objetivo contribuir para o entendimento das novas dinâmicas de criação, difusão e exploração de conhecimento a partir da análise de dois SLPs de cerâmica de revestimento, um Santa Gertrudes/SP e outro em Criciúma/SC. Para compreender este fenômeno foi realizado um estudo exploratório em que foram identificadas a estrutura produtiva e de comercialização de algumas empresas, as formas de governança e o arcabouço institucional dos SLPs, bem como os processos de aprendizagem ocorridos entre os agentes ao longo do tempo. Apesar do escopo do trabalho estar mais relacionado com a geração de conhecimento via interação, a pesquisa também buscou investigar os processos de aprendizagem gerados a partir de fontes internas de conhecimento, isto é, aquelas em que o conhecimento pode ser gerado dentro da firma. O modelo interativo de inovação ressalta a relevância da cooperação entre firmas e demais instituições e, portanto, o papel dos vínculos e redes envolvendo diferentes organizações. Assim, ficou evidente que o conhecimento externo é um input essencial ao processo de geração de novos conhecimentos. O conhecimento nesses SLPs resulta das interações entre agentes heterogêneos capazes de aprender e estabelecer redes de relações, embora em um limitado espectro de atividades, mas enraizada em um espaço técnico e de produção limitados onde cada agente acumula competência por meio de processos de aprendizagem através de rotinas e de uso (learning-by-doing e learning-byusing). As chances de que seja gerado um novo conhecimento depende dos níveis de acumulação de habilidades e competências, educação e acesso à informação de outros agentes tanto de fora como internos aos SLPs. Esses agentes estão espalhados no espaço e cada um possui partes de conhecimento que podem se complementar.
Fatores críticos de sucesso de projetos automotivos com fornecedores: estudo de casos de desenvolvimentos sucessivos de painéis para veículos comerciais.
O desenvolvimento da Indústria Automobilística mundial como também a brasileira, se caracteriza pela importância cada vez maior de projetos conjuntos entre montadoras e seus fornecedores, os quais passaram de meros fornecedores de componentes, para parceiros de desenvolvimento e tecnologia, compartilhando investimentos e riscos, tornando a gestão dos projetos com fornecedores um fator estratégico de suma importância para as montadoras. Para pesquisar a evolução dos fatores críticos de sucesso na Gestão de Projetos Automotivos no Brasil, foram estudados 3 projetos sucessivos de desenvolvimento de painéis para veículos comerciais, ocorridos em uma grande montadora no período de 1988 a 2002. Baseado em avaliações bibliográficas relativas à Qualidade, à Gestão de Projetos e à Gestão de Fornecedores, definiu-se pela utilização do modelo de excelência do EFQM, o Project Excellence Model para pesquisa e classificação dos fatores críticos de sucesso dos projetos. Participantes desses três projetos e stakeholders nos diversos níveis hierárquicos da montadora e dos fornecedores foram entrevistados e através da metodologia dos incidentes críticos, levantados os principais fatores positivos que levaram à sucessos e fatores negativos que ocasionaram insucessos ao projeto. A classificação desses fatores através de Critérios e Categorias permitiu a comparação sistemática dos projetos e a definição dos fatores críticos de sucesso e dos fatores de sucesso. Pesquisas na literatura e consultas aos autores e a participantes de projetos de desenvolvimento de painéis em outras montadoras mostraram tendências semelhantes aos dos três projetos, realçando o aumento das responsabilidades dos fornecedores pelo desenvolvimento e fornecimento de sistemas com base na engenharia simultânea e codesign. Estas pesquisas mostraram a aplicabilidade dos Critérios do Project Excellence Model para a classificação dos fatores críticos na gestão dos projetos e a necessidade de uma subdivisão destes em Categorias.
Barreiras e facilitadores na transferência de tecnologia para o setor espacial: estudo de caso de programas de parceria das Agências Espaciais do Brasil (AEB) e dos EUA (NASA).
O grau de exigência da sociedade no atendimento das suas necessidades vem aumentando progressivamente, bem como a complexidade tecnológica dos bens e serviços oferecidos. Para se atender a essa acelerada evolução, o processo de inovação tecnológica precisa atingir um nível de eficiência e eficácia que articule todos os atores do processo de inovação em redes de cooperação, pois já não há mais lugar para o trabalho organizacional solitário. No novo cenário, há necessidade de parcerias para que novos produtos e processos atinjam a sua verdadeira utilidade, que é a melhoria da qualidade de vida da humanidade. Nesse contexto, o setor espacial tem um papel de destaque, seja por meio da monitoração climática ou até de equipamentos de medicina preventiva, desenvolvidos a partir de tecnologias espaciais. Assim, o Brasil tem utilizado o programa de parceria Uniespaço, sob coordenação da Agência Espacial Brasileira (AEB), para transferir tecnologias para o seu setor espacial. Com base na experiência internacional dos programas espaciais e do levantamento da literatura, este estudo parte do pressuposto de que a eficácia da transferência de tecnologia (TT) nos programas de parceria pode ser alcançada mediante a superação de barreiras existentes no processo, por intermédio de elementos facilitadores. Desta forma, a pesquisa teve por objetivo identificar os fatores críticos entre atores no processo de TT, a partir de estudos de 05 projetos de parceria do programa Uniespaço. As organizações geradoras da tecnologia foram três instituições de ensino superior e quatro institutos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), tendo como usuários o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto de Aeronática e Espaço (IAE). Além desse programa, foi estudado o programa de parceria inovativa (PPI) da NASA, identificando o arranjo organizacional e os fatores que fomentam a TT entre os atores do sistema setorial de inovação e produção espacial dos EUA. O presente trabalho teve como resultado principal a elaboração de dois modelos conceituais; o primeiro focando a TT entre gerador e usuário em termos dos fatores críticos obtidos na pesquisa, dentre eles o nível de maturidade tecnológica, adaptação da nova tecnologia versus a cultura tecnológica do usuário, e capacitações de absorção tecnológica e inovativa, e o segundo modelo como resultado da formação de parcerias e do impacto dos demais atores sociais envolvidos nos processos de TT.
2008
Roberto Roma de Vasconcellos
Uma proposta de heurística para solução do problema de cobertura de rotas com cardinalidade restrita.
A necessidade de redução de custos logísticos tem obrigado as empresas a colaborar entre si. O problema de logística colaborativa aqui enfocado é assim definido: identificar ciclos (ou seja, um percurso fechado) em um conjunto de rotas de carga de lotação (onde o caminhão coleta carga em um ponto e vai diretamente ao local de descarga, pois é completamente preenchido) de vários embarcadores de forma a minimizar o reposicionamento (isto é, viagens sem carga útil) de caminhões, dado que o subconjunto de rotas de um determinado embarcador pode conter rotas que complementam aquelas de outro. Desta maneira, vários embarcadores combinados podem oferecer aos transportadores um conjunto de ciclos com movimentação regular de veículos com carga completa e com mínimo reposicionamento. Esse problema pode ser modelado como um problema particular de cobertura de conjuntos com restrição de ciclos, o problema de cobertura de rotas com cardinalidade restrita (PCRCR), que é NP-Hard. Este estudo apresenta uma heurística alternativa que obtém resultados, em média, 1,74% melhores que a literatura existente, além de solucionar instâncias maiores. Ademais, o tempo de execução da heurística cresce de forma polinomial em função do tamanho do problema, ao contrário dos demais métodos aqui avaliados, que possuem comportamento exponencial.
O trade-off entre os buffers de capacidade de produção e de estoque.
Este trabalho propõe um método de análise do trade-off entre o buffer de capacidade de produção e o buffer de estoque, necessários para garantir o bom desempenho de um sistema sujeito a variações de demanda. A análise envolve a definição de um sistema de produção e a construção de um modelo de simulação. A simulação é realizada num sistema formado por uma única estação de trabalho, com mix de 10 produtos, controlados por um sistema kanban, que é considerado por muitos autores inadequado para operar em ambientes cuja demanda não é estável. Os resultados mostram que o buffer de capacidade proporciona vantagens operacionais e de custo ainda que sujeito a maiores níveis de variação de demanda.
2009
Luiz Guilherme Sandrini