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O protagonismo de um clube social negro na produção de uma cultura híbrida
O Clube União Beneficente foi apontado entre a comunidade de São Vicente do Sul como uma referência à cultura negra do município. Decidimos investigá-lo a fim de compreender o que havia em termos de arte e cultura neste local. Foram realizadas entrevistas com os antigos sócios, pesquisas em documentos, atas e fotografias. Deparamos-nos com uma variada prática cultural e artística circulantes no clube, com características dinâmicas, ressignificadas, cruzando fronteiras e estabelecendo diversas alianças culturais e étnicas. O hibridismo constatado apontou a impossibilidade de encontrar uma unidade cultural do negro que pudesse ser reduzida a um denominador comum, pois cada realidade social, econômica, política e racial produz diferentes modos de ‘ser negro’, dependendo de quem fala e do lugar de onde se fala. Palavras chave: Identidade. Cultura. Hibridismo.
2014
Jobim, Letícia Mossate Lazzarin, Luis Fernando
Apresentação
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2014
Caetano, Marcio Gomes, Arilson dos Santos Lima Nunes, Georgina Helena
Apresentação
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2014
Caetano, Marcio Lima Nunes, Georgina Helena Gomes, Arilson dos Santos
Aspectos históricos da lei 10.639/03 e a história e cultura afro-brasileira a partir de relatos dos viajantes europeus
O trabalho intenta problematizar os contextos e os lugares sociais em que a temática negra esteve em evidência em nosso país, do pós-abolição aos finais da década de 1960. Faremos uma breve exposição dos congressos afro-brasileiros, bem como do protagonismo dos movimentos sociais e de indivíduos que lutaram no campo da cultura, da educação e da política, em busca de um ensino que contemplasse a trajetória afrodescendente no Brasil. Tem-se por objetivo apresentar a Lei 10.639/03, propondo sensibilizar os professores, a partir dos relatos de viajantes europeus, na utilização das fontes históricas como meio de desenvolver o ensino de história e da cultura afro-brasileira nos currículos escolares do Estado do Rio Grande do Sul.
2014
Gomes, Arilson dos Santos Bakos, Margaret Marchiori
História e cultura afro-brasileira e movimento negro
O artigo se detém em três eventos relativos à história da população negra brasileira, a saber: o Primeiro Congresso do Negro Brasileiro, em 1950; a fundação do Movimento Negro Unificado, em 1978, e as reivindicações advindas do Centenário da Abolição da Escravidão, em 1988. O objetivo é refletir sobre os reflexos desta ampla mobilização política e intelectual na emergência atual dos temas da história e cultura afro-brasileira.
2014
dos Santos, José Antônio
Imagens do carnaval na colônia africana: identidade e representação do real
Este artigo procura situar e identificar um dos espaços negros de Porto Alegre na primeira metade do século XX, território denominado pela imprensa da época como “Colônia Africana”. As suas representações imagéticas e as festividades, no caso, o Carnaval, é o aspecto a ser analisado a partir de fotografias da época, coletadas da família de um ex-morador da referida região, o Sr. Jayme Moreira da Silva, nascido em 1915. Nessas imagens, repletas de memórias, observaremos os trajes da época, os elementos simbólicos e a produção das fotografias, analisando os seus significados culturais, dentro e fora daquela cultura, e de que forma esses aspectos fortalecem ou descrevem a comunidade da Colônia Africana.
2014
Silveira, Alexandre Barcelos Bakos, Margaret Marchiori
Fotos e multiculturalismo étnico em Santa Cruz do Sul: um estudo de caso no jornal Gazeta do Sul sobre os concursos de beleza da rainha da Oktoberfest e o Mais Bela Negra do Rio Grande do Sul
Este trabalho faz um estudo de caso sobre o multiculturalismo étnico em Santa Cruz do Sul tendo como mote dois concursos de beleza, a Rainha da Oktoberfest e A Mais Bela Negra do Rio Grande do Sul. Os eventos ocorrem anualmente no Parque Municipal de Eventos da cidade. A pesquisa tem como objeto de análise o jornal Gazeta do Sul, periódico diário de maior circulação na região do Vale do Rio Pardo. Adotei como estudo de caso os meses de abril e novembro de 1994, período que marca os 15 anos dos respectivos eventos. Nesse sentido, as imagens fotográficas desses concursos representam uma ferramenta importante de análise das relações de alteridade a partir das representações sociais e dos códigos simbólicos específicos de cada grupo.
2014
Skolaude, Mateus Silva Paredes, Marçal de Menezes
Espaços e práticas de sociabilidades da comunidade quilombola do Morro do Fortunato – Garopaba – SC
Este artigo lança mão das memórias de moradores da Comunidade de Remanescentes de Quilombo do Morro do Fortunato, localizada no Norte do município de Garopaba – SC, no bairro Macacu, procurando, através das narrativas, delinear os acontecimentos que possibilitaram a formação do grupo. Dessa forma, a metodologia da História Oral é o aporte teórico que dá sustentação ao estudo. Vale lembrar que estudos referentes à problemática afro-brasileira encontram lugar de destaque na contemporaneidade, pois os afro-brasileiros fizeram-se presentes em diferentes espaços com seus costumes, sua religiosidade e seu trabalho, desempenhando, desde os primeiros momentos da colonização, papel fundamental na formação étnica e cultural brasileira.
2014
de Albuquerque, Mauricélia Teixeira Cardoso, Paulino de Jesus Francisco
Paisagem e memória em territórios quilombolas
O presente artigo tem como objetivo visualizar parte do território constituído pela região da Serra dos Tapes, especificamente no 7º Distrito, denominado Quilombo. Tal localidade hoje é um distrito de Pelotas–RS, cidade que outrora foi um grande centro charqueador e que, principalmente durante o século XIX, teve grande concentração de escravos, os quais compunham a quase totalidade da mão-de obra existente na região. No referido distrito, formou-se uma concentração quilombola considerável para a época, e ainda existe na localidade alusão à memória dos primeiros grupos, denominados genericamente de “morenos”, que é marcada principalmente pelo patrimônio natural da região, cuja denominação está em sua maioria vinculada aos feitos dos referidos quilombolas. Podemos citar como exemplos: o Arroio Quilombo, o Morro dos Três Cerros, o Cerro da Vigia etc. Tal estudo e debate são importantes tendo em vista instrumentalizar professores e pesquisadores para o cumprimento da Lei 11645/2008, através de trabalhos que abordem a educação patrimonial.
2014
de Ávila, Cristiane Bartz Ribeiro, Angela Mara Bento Ribeiro, Maria de Fátima Bento
Acesso ao conhecimento: publicações sobre “Diversidade”, “Gênero” e “Sexualidade” nas revistas de acesso aberto no Brasil.
O presente artigo tem por objetivo divulgar a produção científica sobre “diversidade”, “gênero” e “sexualidade” nas revistas de acesso aberto no Brasil. Realizou-se a pesquisa no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), os termos de busca utilizados na pesquisa foram “diversidade”, “gênero” e “sexualidade”. Verificou-se o total de revistas, após os artigos, atentando aos que apresentavam como assunto a homossexualidade, também foi realizada uma pesquisa por ano destas publicações. Entre os principais resultados se destaca: 36 revistas com o termo diversidade e 12 artigos sobre o assunto homossexualidade.
2015
Oliveira, Karine Vargas Firme, Simone Machado Silveira, Michele Fernanda Silveira da Miranda, Angélica Conceição Dias
Expediente
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2014
Gomes, Vanise dos Santos Caetano, Marcio
Expediente
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2014
Gomes, Vanise dos Santos Caetano, Marcio
Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí
O presente trabalho visou desenvolver um herbário didático com a finalidade de promover uma vivência diferenciada com parte do conteúdo de Botânica, relacionando a teoria e prática, uma vez que estimula a percepção dos alunos acerca da importância das plantas no cotidiano, auxiliando no processo ensino-aprendizagem. A amostra foi composta por alunos do 2º ano onde aplicou-se um pré-questionário que analisou o conhecimento prévio acerca do conteúdo de Botânica. Depois um herbário didático passou a ser desenvolvido na escola e após a sua conclusão aplicou-se um pós-questionário. Os resultados demostraram que os alunos já consideravam as plantas importantes e que gostariam de participar de um projeto envolvendo Botânica. Com a inserção do herbário foi relatado que a aprendizagem foi facilitada. Assim um herbário funcionam como uma excelente ferramenta despertando o interesse em Botânica.
2016
Miranda Nunes, Maria de Jesus Fontenele de Oliveira, Thaynara Brandão Souza, Ruanna Thaimires Rodrigues Lemos, Jesus
Brincadeiras de menino ou de menina? Implicações sociais sobre o brincar no contexto da mídia, do gênero e da infância
O objetivo deste artigo é o de problematizar a brincadeira, exaltando-a quanto a seu caráter de prática social, a fim de realizar uma reflexão sobre a incidência de diferentes aspectos culturais sobretudo a influência do conteúdo midiático presente no ato de brincar. Saltam aos olhos as dicotomizações entre os gêneros masculino e feminino, que delineiam formas características e estanques dessas experiências entre esses grupos. Busca-se a reflexão sobre as possibilidades da brincadeira nesse complexo contexto cultural a partir de uma proposta de encontro de gerações que seja mais inclusiva, plural e alteritária.
2016
Odinino, Juliane Di Paula Queiroz
Expediente
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2014
Gomes, Vanise dos Santos Caetano, Marcio
“Tomboy”: cinema homossexual e relações de gênero na formação inicial discente
O artigo tem como panorama a formação inicial de professores/as nas temáticas das relações de gênero, sexualidades e cinema. Constitui um recorte da pesquisa de mestrado intitulada Cinema, Gênero e Sexualidades na formação inicial de professores e professoras. Para captar os enunciados dos discentes participantes da pesquisa utilizou-se a “Coleta Fílmica” e a metodologia do Grupo Focal (GF) que constitui um instrumento de pesquisa qualitativa. Foi utilizado o filme “Tomboy” (2011) cujas temáticas centrais abordaram as infâncias, as relações de gênero e as sexualidades. Para os/as participantes do Grupo Focal, foram propostas reuniões de modo a realizar discussões levando em consideração seus saberes a respeito destas temáticas e a partir do filme assistido. O material empírico advindo desses procedimentos de pesquisa foi articulado com as teorizações pós-estruturalistas e os estudos foucaultianos, buscando operar com o desafio de realizar este trabalho através dessas perspectivas. Notou-se que os/as discentes participantes anseiam pelas problematizações nas temáticas das relações de gênero e das sexualidades e de que há um chamamento urgente de intervenção por parte da Universidade para ampliar as possibilidades de um contínuo processo de formação. Por fim, o cinema possibilitou ampliar as discussões levando em consideração a educação para as imagens no processo de subjetivação dos/as participantes.
2014
Paulino, Alessandro Garcia Ribeiro, Cláudia Maria
Pedagogia do arco-íris: reivindicações educativas do movimento LGBTT de Pernambuco
Este trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa documental, através da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2001), desenvolvida a partir do documento fruto da II Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT) de Pernambuco. Esta Conferência aconteceu em Novembro de 2011, na cidade de Itamaracá, reuniu ativistas desse estado e se configurou como uma das etapas da II Conferência Nacional LGBTT. Analisamos o Caderno de Resoluções, suas características, estrutura, virtudes e fragilidades. Também focamos as prioridades na área da Educação apontadas pelo Movimento LGBTT no evento. As nossas conclusões apontam para lacunas e carências de políticas públicas efetivas LGBTT.
2014
Lage, Allene Feitosa, Cleyton
Narrativas docentes sobre o bullying homofóbico na escola
O presente artigo buscou investigar as atitudes dos professores de Educação Física frente ao bullying homofóbico na escola. Utilizamos as narrativas de 10 professores de Educação Física escolhidos aleatoriamente. Para apreender as ações desses sujeitos foi solicitado que descrevessem algumas situações do cotidiano escolar a partir de 4 imagens construídas para essa finalidade. O contato foi retomado, em um segundo agendamento, com outro objetivo, que seria identificar como eles se colocariam na situação. Acreditamos que essa pesquisa contribui com as discussões do campo da educação e sexualidades, no sentido de agrupar narrativas docentes que explicitam suas inquietudes diante do tema.
2014
França, Filipe Gabriel Ribeiro de Castro, Roney Polato Ferrari, Anderson
Práticas curriculares de tradução dos eventos cepeceanos: as Lorranys e seus espetáculos drag queens
Este artigo é parte da tese de doutorado intitulada A tradução da tradição em práticas curriculares no Colégio Estadual Paes de Carvalho defendida em maio de 2013. Durante a experiência etnográfica de dez meses no espaço do colégio e a revisão da literatura sobre tradição, fiquei interesada em um de seus elementos, os eventos escolares. Assim, meu objetivo é interpretar tais eventos como rituais da tradição, e como espaço ocupado pelas autodenominadas Lorranys, um grupo de alunos gays, que em tais eventos apresentam espetáculos drag queens. Para cumprir esta tarefa, aciono a noção de tradução cultural de Bhabha (1998), explorarando as possibilidades do currículo como prática de tradução cultural.
2014
Seixas Ribeiro, Joyce Otânia
A mulher e a desconstrução do preconceito na escola e na família
Este estudo baseia-se em pesquisa realizada na UERJ, no período de 2010 a 2012, com jovens lésbicas. Reafirmou-se, nos resultados dessa pesquisa, a observação de que uma das inconsistências do controle sobre a sexualidade encontra-se na dicotomização de formas de vivenciá-las, submetendo-as a classificações que as polarizam e opõem.
2014
Rangel, Mary Brito de Oliveira, Lisis Fernandes Coutinho, Maximiano Henrique