RCAAP Repository

Editorial

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Year

2007

Creators

Costa, Maria Cristina Castilho Citelli, Adílson

Recepção de telenovela na década de 1990: um estado da arte da pesquisa

O objetivo deste artigo é apresentar o estado da arte das pesquisas derecepção de telenovela realizadas no Brasil, na década de 1990. Através da categorização das pesquisas que abordam o tema e da formação de uma base de dados, identificamos, entre outros aspectos, as principais referências teóricas e metodológicas e apontamos os avanços e as lacunas deste campo.

Year

2007

Creators

Jacks, Nilda Menezes, Daiane Boelhouwer

Ensino e pesquisa em Comunicação: da teoria versus prática à composição

O artigo aborda criticamente a situação do ensino e da pesquisa nos cursosde graduação em Comunicação do País. Analisa a conhecida disjunção entre teoria e práticas, nessa formação, relacionando-a a uma perspectiva equivocada sobre os dois âmbitos, mais do que a uma simples ausênciade articulações no currículo. Desenvolve algumas perspectivas sobre as atividades de fazer teoria e de fazer profissional para assinalar sua interdependência. Apresenta, então, a proposta de substituir a contraposiçãoteorias versus práticas, na organização das formações em Comunicação, por uma composição não-disjuntiva entre contextos (sociais e de processos midiáticos) e formação profissional, envolvendo práticas e desenvolvimentos teóricos. A pesquisa é vista, aí, como processo prático-teórico e como práxis articuladora entre os dois âmbitos da formação.

Year

2007

Creators

Braga, José Luiz

O texto publicitário como suporte pedagógico para a construção de um sujeito crítico

Atualmente, escola e mídia são experiências de todos: aprender as mídiasno mais amplo sentido é uma competência fundamental para o exercício da cidadania. Este artigo apresenta uma discussão de caráter teórico – e não prescritivo – a respeito da utilização do texto publicitário como suporte pedagógico na construção de um sujeito crítico. Focamos nossa reflexãono Ensino Médio de escolas públicas, a etapa final da educação básica e últimomomento de formação geral, quando a maioria dos jovens brasileiros encerra atrajetória escolar.

Year

2007

Creators

Hoff, Tânia Márcia Cezar

Porque Hoje é dia de Maria, todos os dias são de Maria

A partir da microssérie Hoje é dia de Maria, resgata-se a tecedura dashistórias populares, entremeadas de fantástico e recriadas a partir da oralidade – primeira característica da narrativa. A partir da teoria bakhtiniana, busca-se compreender a trama e o resgate dialógico entre a cultura popular e a trama ficcional televisiva. Essa estrutura dialógica está presente na linguagem verbal (marcada pela oralidade) e não-verbal (cenários, figurinos, bonecos articulados, marcadamente mostrados como tais), além dos personagens animados e inanimados que completam o encadeamento dos fatos e episódios relatados.

Year

2007

Creators

Vidal, Marly C. B. Marques, Jane A.

Imigrantes nos media portugueses: representações das minorias no início do milênio

Neste artigo, faz-se um balanço das imagens e representações nos mediada imigração e das minorias étnicas em Portugal, com ênfase no início do milênio. Levam-se em consideração os fatores da globalização e o contexto europeu, e evidencia-se o papel da imprensa, mas sobretudo da televisão portuguesa, na criação de estereótipos sobre as comunidades imigrantes. Para concluir, refere-se que a cobertura desta temática tem estado sob análise de entidades reguladoras portuguesas e européias, nomeadamente pela implementação de estudos científicos e ações de formação para jornalistas.

Year

2007

Creators

Cunha, Isabel Maria Ribeiro Ferin da

A comunicação como mediação nos museus de arte

O trabalho apresenta uma análise sobre a comunicação nos museus de artena contemporaneidade, a partir do estudo do Museu de Arte de São Paulo. Tem por objetivo propor estratégias de atuação para que essa instituição legitime-se como espaço de cultura e memória na atualidade, considerando os processos comunicacionais que aí se constituem.

Year

2007

Creators

Souza, Ana Paula Aleixo de Moura e

Um filme com muitas portas

O cineasta Carlos Império Hamburger, o Cao, comenta nesta entrevista o seu segundo longa-metragem, o aclamado O ano em que meus pais saíram de férias. O também diretor de Castelo Rá-tim-bum, O Filme e da série para a TV que deu origem ao filme – vencedora de prêmios em todo o mundo –, fala da sua relação com o cinema e a televisão, e das possíveis saídas para uma audiência mais crítica nas salas de aula.

Year

2007

Creators

Costa, Maria Cristina Castilho Ivo, Consuelo

A publicidade nos livros didáticos do Ensino Médio

Inserindo-se no campo comunicação/educação, esta crítica procura verificar como a publicidade se apresenta nos livros didáticos destinados a jovensdo Ensino Médio. Para tanto, tomamos os anúncios publicitários inseridos nos livros mais usados: um volume único e um seriado, totalizando, portanto, quatro livros. Através de uma análise primeiramente quantitativa, e, depois, qualitativa, verificamos os modos mais recorrentes das sugestões de exploração dos anúncios publicitários em sala de aula. O resultado nos revelou que as atividades propostas, ainda que interessantes para os estudos de língua, não contemplam, em nenhum momento, a discussão da publicidade na construção de significados e da mídia no tecido da cultura, temas prioritários na contemporaneidade.

Year

2007

Creators

Baccega, Maria Aparecida Freire, Denise de Oliveira

Que sabemos nós de nós mesmos?

Neste depoimento Renata Pallottini, poeta, dramaturga, contista, romancista, roteirista de telenovelas e séries para a TV, ganhadora dos mais importantes prêmios, como o Governador do Estado, Molière, Jabuti e Cecília Meireles, entre outros, narra como se interessou por teatro e sua idapara a Escola de Arte Dramática da ECAUSP, nos anos 1970. Nesse período da vida política do Brasil, teve início um verdadeiro concerto de condenações às suas peças, começando por Enquanto se vai morrer..., uma apaixonada defesa do direito de amar e uma igualmente apaixonada acusação à pena de morte e ao castigo da tortura. Ficou trinta anos engavetada, até sair do silêncio em 2002. Por retratarem uma época e por serem decisivos na evolução da sua carreira como escritora de teatro, reproduz neste seu depoimento alguns trechos dos textos da Censura Federal aos quais teve acesso recentemente. Lembra-nos de que hoje, quando o fantasma da censura, qualquer que seja o seu novo apelido, se nos apresenta outra vez, precisamos estar alertas.

Year

2007

Creators

Pallottini, Renata

A ferramenta wiki: uma experiência pedagógica

Este é o relato de uma experiência pedagógica com a adoção de uma ferramenta wiki para o trabalho de produção textual em disciplina de conteúdo teórico. Tal adoção teve inspiração na possibilidade de trabalho com um processador de texto que fosse estruturalmente configurado para interação e construção hipertextual.

Year

2007

Creators

Gomes, Mayra Rodrigues

Bertold Brecht: comunicação, poesia e revolução

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Year

2007

Creators

Citelli, Adílson

Arte na escola on-line

O Instituto Arte na Escola (www.artenaescola.org.br), organização do TerceiroSetor de atividade educacional, resulta da institucionalização do Projeto Arte na Escola, criado em 1989 pela Fundação Iochpe. Desenvolve suas atividades em universidades brasileiras, por meio de um trabalho extensionista. Hoje conta com 55 Pólos Universitários, presentes em 48 cidades de 24 Estados brasileiros e do Distrito Federal, compondo a Rede Arte na Escola que, com seus 413 parceiros (instituições educacionais e culturais, públicas e privadas), dissemina e multiplica ações de educação continuada para professores da rede pública de ensino em todo o País, além de distribuir materiais educativos de apoio ao professor.

Year

2007

Creators

Kondziolková, Monica

Sérgio Rezende. Zuzu Angel. Chico Buarque de Hollanda. Lamarca. Charles Dickens. Saberes interligados na narrativa cinematográfica.

A proposta desta videografia, a partir dos filmes Zuzu Angel (2006) eLamarca (1994), é um fazer exercício de descoberta do que historicamente nãofoi dado a ver e de percepção das interrelações existentes entre informações,memória, documentos, pesquisa histórica, linguagens, pontos de vista, ficções.Apreender, enfim, as conexões entre saberes, uma vez que a poesia será o fiocondutor desta leitura das cinebiografias propostas.

Year

2007

Creators

Magno, Maria Ignês Carlos

Atividades com Comunicação & Educação - Ano XII - N. 2

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Year

2007

Creators

Itacarambi, Ruth Ribas

Editorial

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Year

2007

Creators

Costa, Maria Cristina Castilho Citelli, Adílson Odair

Escola, linguagem e diversidade cultural nos contextos midiáticos

O tema da diversidade cultural vem sendo objeto de discussão em diversosâmbitos da vida social. Os meios de comunicação e a escola surgem, particularmente, como espaços marcados por esse debate, quer no sentido de posicioná-lo, estimulá-lo, quer para, simplesmente, esquecê-lo, discriminá-lo. De qualquer modo, um dos vetores sob os quais o problema costuma ser formulado é o dos arranjos discursivos: livros didáticos, programas de televisão, emissões de rádio etc. O objetivo deste artigo é discutir como determinadas tensões culturais podem ser lidas nas linguagens que circundam as mídias e a escola.

Year

2007

Creators

Citelli, Adilson

Publicar contos de fadas na Velha República: um compromisso com a nação

Este artigo tem como objetivo traçar o percurso que possibilita a passagem da história da edição a uma história da produção literária infantil brasileira. A preocupação com a definição do gênero relacionado às classes de idade foi, antes de tudo, tarefa dos livreiros-editores. Eram eles que classificavam e distribuíam os textos, organizando-os em coleções. Nessa perspectiva, o artigo analisa o circuito da produção, circulação e leitura dos livros da Biblioteca Infantil Quaresma.

Year

2007

Creators

Leão, Andréa Borges

Discurso da comunicação: econtro entre ficção e realidade

Além de focalizar as relações entre ficção e realidade, presentes na mídia,este artigo procura revelar as raízes dessa inter-relação, desse território enfumaçado que se tornaram as fronteiras entre ambos. Para tanto, trabalha questões relacionadas aos discursos. Privilegiando o signo verbal,a autora primeiramente localiza as premissas teóricas a partir das quais se darão as reflexões. São apresentadas a constituição e as características dos discursos da história e da literatura e, a partir delas, as semelhanças e diferenças entre comunicação e literatura. Desse modo, abre-se caminho para se pensarem propriamente as aproximações e distanciamentos entre os discursos da história e da literatura para, ao final, clarear-se a defesa da proposição da autora: o discurso da comunicação como encontro entre história e literatura, base da dissolução das fronteiras entre ficção e realidade na mídia.

Year

2007

Creators

Baccega, Maria Aparecida