RCAAP Repository

Experiências em ensino remoto de publicidade e propaganda na pandemia da Covid-19

Este artigo relata a experiência da pesquisa “Ensino remoto de Publicidade e Propaganda em tempos de pandemia”, realizada com o objetivo de mapear práticas docentes em cursos do campo publicitário na pandemia da covid-19. A coleta de dados ocorreu em maio de 2020 por meio de questionário on-line de autopreenchimento junto a 283 docentes de cursos de Publicidade e Propaganda. O estudo apresenta, entre os principais resultados, o desgaste e o engajamento docente, o despreparo das Instituições de Ensino (IES) e prejuízos à aprendizagem e à qualidade do ensino. Discute-se ainda outros aspectos relevantes do ensino remoto na pandemia, a saber: relação com as IES; condições do trabalho docente; desafios da atuação docente; recursos didáticos empregados; metodologias de ensino; experiências com aulas remotas.

Year

2020

Creators

Rabaiolli, Janderle Hansen, Fábio

Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia

Considerando a mídia como um mediador que envolve o reconhecimento das lógicas de produção e de consumo de textos midiáticos, apresentamos o relato de uma prática pedagógica, organizada em torno de um projeto interdisciplinar e realizada a distância e no contexto da pandemia com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, a partir do consumo de conteúdos publicados no Joca, um veículo jornalístico voltado para o público infantojuvenil. Para tanto, recorremos à material elaborado pelos professores envolvidos e a entrevistas semiestruturadas. Refletimos acerca da relação comunicação/educação/consumo partindo do pensamento de diversos pesquisadores, como Maria Aparecida Baccega.

Year

2021

Creators

Spinelli, Egle Müller Generali, Sabrina Hoff, Tania Marcia Cezar

A aprendizagem durante a pandemia: muito mais que pedras no caminho da educação superior

Our paper reflects on learning in higher education during the Covid-19 pandemic, which has forced many institutions to adopt remote classes. The pandemic gave visibility to failures and successes in this area. Therefore, we show a brief overview of higher education to understand it in this moment of social isolation. The experiences reported here show different paths: that of the teacher, who becomes a student to learn new demands, that of the manager, who plans to support the teacher used to face-to-face classes and that of the mediating teacher, who observes the student as the protagonist of the learning process. In all the trajectories, we observed a trail with no return: the need for the (re) birth of teaching and the development of active methodologies to improve the quality of learning.

Year

2020

Creators

Silva, Ana Carolina de Araújo Quadros, Claudia Irene de Martins, Juliane

Atuação política e educação não-formal na cibercultura: a construção do sujeito tensional fora dos espaços institucionais da educação tradicional

Our article approaches nonformal education possibilities in cyberculture, understood as the present phase of multi-media civilization. The investigation aims at determining to what extent noninstitutionalized contexts of education, mediated by digital technologies and interactive networks, really contribute to developing a countercultural individual. The reflection understands this process as a daily experience influenced as little as possible by technical, economic-utilitarian, and bureaucratic-functionalist values. Our study is supported both by the theory of socialization and by the sociology of education. Based on the Transparency Hacker and Hacker Bus groups’ digital actions, our argumentation explores the characteristics, development, and pitfalls of the experience of political and critical education obtained outside conventional school environments.

Year

2020

Creators

Trivinho, Eugênio Rondini Gavaldão, Lilian Venturini

Investigar, enseñar, difundir: coordenadas actuales del trabajo académico universitario

Se analizan las condiciones actuales de la enseñanza del periodismo y la comunicación a partir de los requerimientos que plantea el ejercicio profesional en los medios digitales. Sostenemos que en la actualidad la epistemología de la comunicación o teoría del conocimiento comunicativo constituye un proceso que enfrenta desafíos al interior del campo y en los sistemas educativos, producto del lugar social que ocupan los medios tradicionales y digitales. El enfoque de estas reflexiones emerge de la consulta de documentos y bibliografía con perspectiva crítica sobre el tema bajo análisis, buscando confrontarlos y establecer líneas de pensamiento para su discusión.

Year

2020

Creators

Druetta, Delia María Crovi

A abertura política através dos filmes de Os Trapalhões na década de 1980

Discute-se neste artigo a presença de elementos de ordem política e social dento de parte da filmografia da trupe de humoristas Os Trapalhões, especialmente em obras realizadas na década de 1980 que carregam em alusões e até motivos críticos – ainda que permeados por ambiguidades – sobre o processo em curso da Abertura Política, no qual o Brasil deixava o período militar rumo à redemocratização. Para tanto, recorreremos a três estudos de caso bastante particulares em meio aos filmes estrelados pelo grupo: Os Saltimbancos Trapalhões (1981), Os Trapalhões na Serra Pelada (1982), ambos dirigidos por J.B. Tanko, e Os Trapalhões e o Mágico de Oróz (Dedé Santana e Victor Lustosa, 1984).

Year

2021

Creators

Magno, Maria Ignes Carlos Eduardo, André Gustavo de Paula Abramovictz, Felipe

Atividades em Sala de Aula

No summary/description provided

Year

2020

Creators

Itacarambi, Ruth Ribas

Editorial

No summary/description provided

Year

2020

Creators

Citelli, Adilson Nonato, Claudia Figaro, Roseli

David Buckingham: Media Education should not only deal with the digital world, but demand something different

British researcher David Buckingham gave an interview to Revista Comunicação & Educação, via a virtual conference, recently in Brazil. Buckingham analyzes issues of the communication and education interface, the theoretical references shared with cultural studies, and primarily, the understanding that it is necessary to overcome the instrumental bias of the media in favor of a comprehensive understanding of digital capitalism. In the interview, Buckingham answers questions related to teacher training in the field of digital technologies, the development of pedagogical strategies to deal with digital capitalism at school and, above all, the concept of media education.

Year

2020

Creators

Calixto, Douglas Luz-Carvalho, Tatiana Garcia Citelli, Adilson

Atividades em sala de aula

O artigo tem como objetivo fazer a reflexão sobre os artigos propostos para a edição atual. Esta reflexão prioriza as concepções da Educomunicação presente nas matérias selecionadas.

Year

2021

Creators

Itacarambi, Ruth Ribas

Dos novos meios às novas mediações: o ensino remoto nos tempos da pandemia

Based on online teaching during the pandemic in Rio de Janeiro, we analyze the use of media and its mediations according to Martín-Barbero in two opposed parts of society. Firstly, and by looking through an educommunication lens with own ethnographic examples, we refer to teaching in the periphery and favelas of the city. In this context, we emphasize the students’ logistic and material problems of access to the new teaching platforms and with reading and understanding the didactic materials provided by the city council. The other side focusses on a private cultural institute by introducing advantages of online teaching, such as convivial solidarity, the virtual coming together of geographically separated people, the benefits of the online platform zoom and the learning about other cultures. In the conclusion we ask if and how these advantages can be reused for general benefit.

Year

2021

Creators

Rial y Costas, Gundo

Solano Trindade e a poética da resistência: na ausência, a existência

This article aims to point out some lines of force in the poetry of Solano Trindade (1908-1974), one of the most important figures in Afro-Brazilian poetry. Trindade’s artistic production was concentrated between the 1930’s and 1960’s, period within which the author established himself as a militant in favor of black populations and popular art movements, participating in the Teatro Experimental do Negro (TEN) and founding the Teatro Popular Brasileiro (TPB). His poetry was also circumscribed within these two limits of action, managing to fill a gap by recovering the past of Black men and women in Brazil as an act of resistance, affirming the existence of what was socially silenced.

Year

2021

Creators

Rebechi Junior, Arlindo

Ismar de Oliveira Soares: a memória dos estudos comunicativos-educativos e da educomunicação no Brasil

This work seeks to honor Ismar de Oliveira Soares, the Senior Professor of the University of São Paulo, who granted an exclusive remote interview to Comunicação & Educação journal, where he generously presented us with the most important aspects of his career – directly related to communication and education studies and, later, the concept of Educommunication. In this interview, Soares discusses the history of the educommunicative epistemology and its implementation in the School of Communication and Arts (ECA/ USP). The author also answered questions related to the thought of Paulo Freire and the presence of technologies in the school environment, besides demonstrating concern regarding the spread of fake news and the distance education modality in recent years.

Year

2021

Creators

Citelli, Adilson Nonato, Claudia Figaro, Roseli

Editorial

No summary/description provided

Year

2021

Creators

Fígaro, Roseli Citelli, Adilson Nonato, Cláudia

Centenário de Paulo Freire: entrevista com Moacir Gadotti

Moacir Gadotti completou 80 anos em outubro deste ano em plena atividade. O professor é licenciado em pedagogia e filosofia, mestre em filosofia da educação pela PUC-SP, doutor em ciências da educação pela Universidade de Genebra, na Suíça, e livre-docente pela Universidade de Campinas. Atualmente está aposentado da Faculdade de Educação da USP e é presidente de honra do Instituto Paulo Freire. Nesta entrevista a Ismar Soares, Gadotti nos presenteia com uma recuperação histórica da trajetória de Paulo Freire, com quem compartilhou uma longa relação de proximidade e amizade. Traz também um generoso relato das suas impressões sobre o autor e suas obras e explica como o Instituto está revisitando Paulo Freire ao pensar na educação do futuro a partir da sua práxis.

Year

2021

Creators

Soares, Ismar de Oliveira

Apresentação dossiê “100 anos de Paulo Freire”: as possibilidades de ser mais!

Nascida em 1994, a revista Comunicação & Educação editava sua 10ª edição no ano em que Paulo Freire nos deixava, em 1997. A revista chegou, neste ano de 2021, ao seu volume 26, alcançando sua 66ª. edição. Ao longo deste percurso, Paulo Freire e suas ideias acompanharam a caminhada de editores e autores. Na primeira edição do presente ano, Freire foi lembrado, por exemplo, com a publicação de um artigo de Livia Freo Saggin e Jiani Adriana Bonin, intitulado Explorações teóricas para pensar as inter-relações entre educomunicação e comunicação comunitária. E foi justamente para identificar a contribuição de Freire para a interface entre Comunicação e Educação que os editores decidiram lançar uma chamada para artigos voltados a compor um volume especial que configurasse como uma contribuição do Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP para as comemorações dos 100 anos do Patrono da Educação Brasileira.

Year

2021

Creators

Soares, Ismar de Oliveira Bastos, Pablo Nabarrete Kellner, Douglas

A INDÚSTRIA NIPO-BRASILEIRA DE BENS DE CONSUMO DURÁVEIS E NÃO DURÁVEIS

O presente artigo tem como objetivo compreender a indústria nipo-brasileira de capital local de bens de consumo duráveis e não-duráveis no Oeste Paulista. Para tanto, os aspectos teórico-metodológicos estão balizados pelo levantamento da literatura geográfica sobre imigração e industrialização. Desse modo, a indústria familiar nipo-brasileira iniciou sua atividade como uma pequena unidade fabril artesanal com poucos recursos financeiros e baixa capacidade tecnológica, produzindo bens de consumo não-duravéis e bens duráveis para atender a demanda local. No ramo de bens de consumo não-duráveis os japoneses e seus descendentes se destacaram no setor da alimentação, bebidas e molhos tendo centralidade no município de Presidente Prudente/SP. Assim, completou-se esse processo com os imigrantes japoneses artesãos na produção de bens de consumo duráveis pelas oficinas de conserto que, paulatinamente, procuraram trabalhar com atividades mais complexas (mecânica, metalurgia, borracha, plástico, química e material elétrico/eletrônico) se configurando ao longo do espaço-tempo em fábricas.

Year

2019

Creators

de Sousa, Adriano Amaro

UMA JORNADA SOCIOESPACIAL: O RETORNO SEMPRE NOVO ÀS RUAS NAS MANIFESTAÇÕES DE JUNHO DE 2013 NO BRASIL

In June 2013, the Free Pass Movement - activism movement and discussion around public transport - and a cohesion of young people used important ways of São Paulo to protest against the increase in the fare of public transportation. However, the occupation of the streets widened its scope and united a wide spectrum of supporters throughout the country, making the streets the axis for a series of demands touching on social, political and everyday issues. The enlarged movement clung to the label "The Giant Woke Up," an allusion to the "giant" country that had awakened to build a better reality of life for all the people. The protest movement brought together national feelings of desire to change the country's social and political paradigms. The purpose of this study is to investigate the socio-spatial dynamics of the events of the June 2013 Seminar, seeking to capitulate their origins, organization, development, scope, relationships, proportions and meanings according to socio-spatial operations, practices and processes.

Year

2020

Creators

Santos, Gustavo Souza

ANÁLISE DA MUDANÇA NA COBERTURA VEGETAL DA RESERVA ECOLÓGICA DOIS IRMÃOS RECIFE (PE)

Com o avanço da urbanização da cidade do Recife a Reserva Ecológica de Dois Irmãos, sofre constante pressão da população. Sendo um dos maiores trechos de mata atlântica da cidade, a reserva também abriga três grandes açudes, dentre eles o açude do Prata que abastece a população local e tem boa qualidade, porém caso a floresta não seja preservada a qualidade desses afluentes também serão diretamente afetados. Foi realizada uma análise através de ortofotocarta da região, comparando as imagens de 1975 e de 2015 do Parque estadual. Os resultados mostraram que mesmo com a tendência de aumento do desmatamento, a partir da expansão urbana, na cidade do Recife, a cobertura vegetal no local do estudo ainda se apresenta preservada, o que dá destaque as políticas conservação realizadas no local.  

Year

2020

Creators

Ribeiro de Santana, John Kennedy Avelino dos Santos, Ana Márcia Vital da Silva, Hans Miller

Análisis espacio-temporal de los focos de calor en el municipio de Piracuruca-Piauí, en los años de 2010 a 2017

O objetivo do estudo foi realizar análise espaço-temporal dos focos de calor ocorridos no município de Piracuruca (PI), no período de 2010 a 2017. Foram adquiridos dados alfanuméricos e vetoriais dos focos de calor detectados entre 2000 e 2017 pelo satélite AQUA_M_T, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que foram espacializados no SIG QGIS a partir do estimador de densidade Kernel. Os dados apontam um padrão de distribuição concentrado, particularmente entre os meses de julho a janeiro, considerado período seco para o referido município. Os anos de 2014, 2015, 2016 e 2017 foram aqueles que apresentaram maior incidência de focos de calor, cuja causa deve-se, possivelmente, aos fenômenos El niño ocorridos de 2014 a 2016, de intensidade fraca a forte. Diga-se, ainda, que ao longo dos 8 (oito) anos analisados foram detectados 665 focos de calor distribuídos em todos os meses, exceto o mês de fevereiro. Por sua vez, o mapa de densidade total de focos de calor indica a formação de um arco com maior incidência de focos de calor com início próximo a sede municipal, dirigindo-se para o setor noroeste, seguindo para o norte e noroeste.

Year

2020

Creators

dos Santos, Francílio de Amorim