RCAAP Repository

Manual técnico de controle sanitário para peixes ornamentais: criação e implementação de programas de autocontrole com base no sistema APPCC

Considerando a escassez de trabalhos científicos relacionados às medidas de biosseguridade na área de peixes ornamentais, o presente estudo utiliza o sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle - APPCC para delinear a criação e implementação de programas de autocontrole sanitário em estabelecimentos atacadistas de peixes ornamentais, orientar a adoção de medidas de boas práticas de manejo e higiene ​para esse tipo de comércio, listar os principais perigos biológicos aos quais esses peixes estão propensos, indicando medidas de prevenção e controle, e aplicar o Sistema APPCC, visando a um efetivo autocontrole sanitário de animais comercializados.

Year

2018

Creators

Cardoso, Pedro Henrique Magalhães Balian, Simone de Carvalho; Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária

Glossário de palavras portuguesas sufixadas em -mento

Desenvolveu-se um Glossário de palavras portuguesas sufixadas em-mento para compor parte de um futuro dicionário etimológico da Língua Portuguesa, em elaboração do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa - NEHiLP, núcleo vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, sob a coordenação do Prof. Dr. Mário Eduardo Viaro. O trabalho se pautou em textos escritos e registros orais coletados pela autora sob uma perspectiva etimológica, histórica e linguística. O objetivo desse projeto foi elaborar um glossário de palavras portuguesas sufixadas em-mento, com 2.918 entradas, em cuja microestrutura contém a data mais antiga encontrada (data de sua criação ou de sua inserção por meio de empréstimo), sua etimologia, sua abonação e indicação da fonte pesquisada (com sua localização), para colaborar com a composição do futuro Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa (DELPo).

Year

2018

Creators

Freitas, Érica Santos Soares de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Introdução elementar às técnicas do calculo diferencial e integral

Em sua primeira edição, esse livro pretendia apresentar as ideias básicas do cálculo diferencial e integral aos estudantes do primeiro ano dos cursos de física e engenharia. Definir o que é essencial não é tarefa fácil e alguns tópicos importantes não foram incluídos na primeira edição. Na segunda edição, foi acrescentada uma seção sobre as funções logaritmo e exponencial, que aparecem de forma essencial e intensiva na física, na matemática e na engenharia, e algumas técnicas apresentadas na obra para a "resolução de integrais". No final, foram acrescentadas listas de exercícios para cada capítulo e suas soluções respectivas, e algumas destas são apresentadas, em detalhes, nos apêndices. As listas não são extensivas e visam apenas verificar se os conceitos básicos foram bem assimilados. ​E, nesta terceira edição, completamos a introdução às equações diferenciais, iniciada na segunda edição, acrescentando uma seção sobre equações diferenciais de osciladores amortecidos e forçados. Dessa forma, esperamos cobrir uma parte razoável dos requisitos de cálculo para os cursos de física básica.

Year

2020

Creators

Carneiro, Carlos E. I.; Universidade de São Paulo. Instituto de Física Prado, Carmen P. C.; Universidade de São Paulo. Instituto de Física Salinas, Silvio R. A.; Universidade de São Paulo. Instituto de Física

Panorama das ações ambientais na USP Leste até 2017

A obra mostra o panorama das ações ambientais na USP LESTE até 2017, salientando o atendimento a todas as exigências técnicas no âmbito do processo de licenciamento ambiental, cumprindo as solicitações do Ministério Público do Estado de São Paulo, de acordo com a agência ambiental do Estado de São Paulo, a Cetesb. Para as soluções dos problemas de caráter de segurança ambiental relativa ao espaço da USP LESTE, houve participação de todos os envolvidos (Ministério Público, Grupo Ambiental da EACH, Grupo de Trabalho da EACH, especialistas da USP), em que foram definidas ações a serem adotadas para a remediação definitiva do espaço. Os autores afirmam que "as atitudes responsáveis de todos os envolvidos, com a divulgação dos resultados obtidos e a realização de pesquisas adequadas, certamente, transmitiu um legado positivo para a USP e para a sociedade".

Year

2021

Creators

Nakao, Osvaldo Shigueru; Superintendência do Espaço Físico da Universidade de São Paulo Cagnon, Fabiana Alves; Superintendência do Espaço Físico da Universidade de São Paulo

Repensar a universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais

Alexis de Tocqueville, contemplando a tecnologia emergente na América, em meados do século 19, resumiu uma boa premissa de governança: “um novo mundo pede novas políticas”. Hoje, para usarmos uma referência bem próxima, o movimento de adequação das universidades estaduais paulistas às exigências dos novos tempos não poderia vir apenas de uma instituição, isoladamente. Foi unânime, destarte, a decisão de seu Conselho de Reitores (Cruesp), no sentido de empreender um estudo conjunto, das três universidades, sobre políticas a serem adotadas e definir qual a base digital ideal para aferição, registro e difusão de seu desempenho acadêmico. Este livro mostra conteúdos orientadores do projeto “Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas”, ora em andamento. O desafio central do estudo é ampliar e consolidar mecanismos para uma efetiva prestação de contas aos contribuintes. Os ensaios desta coletânea foram aceitos por seus méritos, e não em razão de posicionamentos. Esse, em suma, será o critério a inspirar os reitores aqui reunidos, diante da oportuna e valiosa contribuição que os autores desta obra oferecem à governança acadêmica.

Year

2021

Creators

Marcovitch, Jacques Goldemberg, José Axel-Berg, Justin Righetti, Sabine Santos, Solange Maria dos Oliveira, Luiz Nunes de Grácio, Maria Cláudia Cabrini Rosas, Fábio Sampaio Ranieri, Nina Pedrosa, Renato Pereira, Micael Waldhelm Cruz, Carlos Henrique de Brito Shimizu, Karen Ferreira, João Eduardo Machado, Raul Segurado, Aluisio Cotrim Beppu, Marisa Masumi Holland, Helber Guimarães, José Augusto Chaves

Práticas jornalísticas

O volume 1 da coleção Bordando o manto do mundo, Prática Jornalística, de Mayra Rodrigues Gomes, retoma dois pilares da atividade periodística presentes desde seu início mais remoto e romântico, dos textos mais opinativos e autorais a textos estruturados a partir de leads estritos, do texto escrito ao audiovisual. Uma delas é faceta valorizada, desejada e ideal, e a outra segue sendo obscurecida e, de certo modo negada, na tentativa de neutralidade e no apagamento das marcas da linguagem e da autoria. Trata-se, de um lado, de uma certa função social do jornalismo e, de outro, seu efeito disciplinar; o primeiro, um ideal, e, o segundo, um resultado.

Year

2018

Creators

Gomes, Mayra Rodrigues; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Artes e psicanálise

O volume 2 da coleção Bordando o manto do mundo, Artes e Psicanálise, de Mayra Rodrigues Gomes, é a iniciativa da compreensão dos leitores para as “histórias” da autora, por um percurso que a todo momento fomenta discussões sobre a imagem, sobre representações e sobre identificações. Sempre enxergadas da perspectiva do arcabouço teórico da pesquisadora, que se dá no complexo cruzamento entre o campo das ciências da linguagem, os estudos da análise de discurso, o paradigma do estruturalismo e os pensamentos da psicanálise. Aqui observamos a fabulação como fio condutor da obra no emprego dos termos que desde já remetem à narrativa, a qual, ao fim e ao cabo, é uma das concretizações da fabulação; e, novamente, temática muito cara à autora, Mayra.

Year

2021

Creators

Gomes, Mayra Rodrigues; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Censura e classificação indicativa

O volume 3 da coleção Bordando o manto do mundo, "Censura e Classificação Indicativa", de Mayra Rodrigues Gomes, realiza um percurso pelas estratégias de controle sobre a palavra, localizando seu debate na tradição censória brasileira ao teatro e, na sequência, nas reverberações que se fazem sentir desse processo enquanto corrente de classificação indicativa sobre produtos de mídia. Trata-se, em termos gerais, de uma incursão nos mecanismos de proibição e resistência que levam, conflituosamente, para um debate sobre o controle, regulação e uso dos prazeres a partir de uma riqueza de exemplos que vivificam, demonstram e tornam, assim, inescapável a visualização de uma topografia da constrição aos discursos.

Year

2021

Creators

Gomes, Mayra Rodrigues; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

A Educação em museus e os materiais educativos

Para além das atividades de atendimento ao público nas exposições, de cursos e workshops, os museus – mais especificamente, os educadores dos museus – produzem materiais educativos. E produzem muito! Ao longo dos anos, a elaboração de materiais pelos setores educativos dos museus se ampliou, fazendo com que estes se estruturassem para realizar seu empréstimo e levando os educadores a se empenhar, cada vez mais, na produção de artefatos pedagógicos com a finalidade de divulgar, ensinar conteúdos, entreter e promover acesso ao conhecimento pelos visitantes. Em nossa experiência, nos deparamos com estes materiais o tempo todo, evidenciando essa produção singular desenvolvida pelos educadores dos museus. Esse livro é mais um passo na direção de dar visibilidade a mais uma faceta da educação em museus: os materiais educativos museais! É uma forma de valorizar o trabalho de educadores e educadoras que atuam no cotidiano das ações educativas, elaborando estratégias, propostas e materiais com a intenção de promover uma experiência prazerosa, mas também de aprendizado, para os variados públicos. Esperamos que este exemplar, que compõe a série de livros do GEENF voltados para educadores de museus, professores e interessados no tema, instigue esses profissionais a analisar suas ações educativas, principalmente aquelas voltadas à produção e ao uso de materiais educativos. Em especial, desejamos que esta publicação estimule os museus a produzirem mais e melhores materiais educativos para qualificar ainda mais sua atuação junto aos seus diferentes públicos.

Year

2021

Creators

Marandino, Martha; Universidade de São Paulo. Facudade de Educação Monaco, Luciana; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Lourenço, Marcia F.; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Rodrigues, Juliana; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Ricci, Fernanda Pardini; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Educação não formal e divulgação em ciência: da produção do conhecimento a ações de formação

É muito comum ouvirmos que a pesquisa desenvolvida pelas universidades e instituições científicas não chega ao público. Na área de educação, isso é ainda mais contundente: reclama-se que os pesquisadores do campo educacional desenvolvem investigações que não dialogam com a prática pedagógica, que não são aplicáveis à “realidade” das escolas ou que são feitas em linguagem hermética, incompreensível para o professor, ou ainda que é muito difícil ter acesso a essas produções. Por outro lado, critica-se, muitas vezes, o professor por não se informar sobre os novos resultados que as investigações trazem e não se atualizar com relação à produção de conhecimento advindo do campo da educação e das áreas específicas de conhecimento. Com a finalidade de enfrentar esse desafio, elaboramos esta publicação. Seu papel é divulgar, para professores, educadores de museus, alunos de licenciatura e pedagogia e público interessado, os resultados das ações de estudo e pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciência/GEENF da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Nesse livro, foi intenção transformar teorias, metodologias e resultados dos trabalhos de investigação, oriundos de projetos de extensão, iniciações científicas, mestrados e doutorados, em atividades didáticas que possam contribuir para a formação dos diferentes profissionais que atuam na educação formal e não formal e seus públicos. Esperamos que este material possa realmente alcançar seus objetivos: divulgar as pesquisas sobre educação não formal e divulgação da ciência – tornando-as acessíveis para diferentes públicos – e promover o impacto dos resultados dessa produção na prática educativa de escolas e museus.

Year

2018

Creators

Marandino, Martha; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Contier, Djana; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Formando jovens divulgadores da ciência

Criado para aproximar estudantes do Ensino Médio da cultura científica, o livro “Formando jovens divulgadores da ciência”, é fruto da parceria entre a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Toxinas (INCTTOX) e o Instituto Butantan. A publicação propõe atividades nas quais os jovens são incentivados a se envolver na produção de materiais de divulgação da ciência, ampliando o acesso e participação nos debates sobre questões científicas de impacto social. O livro surgiu a partir de um projeto desenvolvido no âmbito do programa Pré-Iniciação Científica, promovido pela Universidade de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Banco Santander e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq. Estudantes de escolas públicas realizaram atividades, em horários fora da grade escolar, voltadas a promoção da divulgação da ciência em diferentes meios de comunicação sobre temas ligados ao INCTTOX. A escolha deste enfoque inovador foi o ponto chave que permitiu o envolvimento dos participantes na aprendizagem de temas científicos, do processo de produção do conhecimento e das relações entre ciência, tecnologia e sociedade e nos levou a acreditar no potencial dessas atividades para o trabalho educacional.A compilação dessa experiência resultou no livro que aqui apresentamos, no qual os autores são os próprios educadores que atuaram no projeto desenvolvendo as atividades com os estudantes. Todas as atividades do livro foram concebidas para serem adaptadas a diferentes públicos, em distintos espaços edu¬cacionais.Esperamos que o livro “Formando jovens divulgadores da ciência” traga boas sugestões para educação em ciências dentro e fora da escola e que facilite o entendimento dos temas relacionados a produção da ciência, a sua relação com a sociedade e a sua divulgação, formando assim jovens mais conscientes e envolvidos no processo de divulgação do conhecimento científico.

Year

2021

Creators

Martins, Luciana Conrado; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Marandino, Martha; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Olhares sobre os diferentes contextos da biodiversidade: pesquisa, divulgação e educação

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciência – GEENF/FEUSP apresenta este livro como fruto de seu envolvimento na Semana da Ciência e Tecnologia de 2008. Desde 2002, época de sua criação, o GEENF desenvolve pesquisas orientadas para a compreensão dos processos de investigação, avaliação e elaboração de ações no campo da educação não formal e divulgação da ciência e, para tanto, tem atuado em parceria com diversas instituições museológicas e de pesquisa. Essa relação, ao longo dos anos, resultou em publicação de artigos, apresentações em congressos, realização de oficinas, elaboração de cursos e produção de materiais didáticos. Um dos focos dos trabalhos desenvolvidos tem sido o estudo sobre as relações entre educação não formal e biodiversidade, em especial, como esta se apresenta nas diversas ações de educação desenvolvidas pelos museus.

Year

2021

Creators

Marandino, Martha; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Monaco, Luciana Magalhães; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Oliveira, Adriano Dias de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Controvérsias em museus de ciências: reflexões e propostas para educadores

Fruto de um trabalho colaborativo, o livro é mais uma produção elaborada pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação da Ciência (GEENF) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e outras instituições não menos importantes citadas na obra, que traz textos de referência e revisões de literatura sobre o foco central: as controvérsias, a educação e os museus de ciência, mas também resultados de pesquisas e ações realizadas pelos autores. Em particular, compartilha conteúdos do curso de formação de educadores de museus, intitulado "Museus de Ciências e Temas Controversos", voltado para lidar com controvérsias científicas nas visitas guiadas. Nesse sentido, e a partir da constatação da pouquíssima presença de referências sobre o tema em português, esta publicação promove o acesso a alguns dos principais trabalhos existentes, com intuito de aproximar a pesquisa da prática pedagógica museal.

Year

2021

Creators

Marandino, Martha; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Contier, Djana; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Navas, Ana Maria; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Bizerra, Alessandra; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Neves, Ana Luiza Cerqueira das; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

América Latina y Corea del Sur: intereses y desafios comunes

Nos dias 24 e 25 de agosto de 2017, na Universidade de São Paulo, realizou-se o VIII Encontro de Estudos Coreanos na América Latina (EECAL). Esse Encontro foi a continuação de uma série de conferências que, desde 2003, foram proferidas a cada dois anos com a participação de especialistas latino-americanos em temas relacionados à Coreia. Pela primeira vez o evento foi organizado pelas unidades distintas da USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Essa iniciativa foi bem sucedida, dada a natureza multidisciplinar do Encontro que procurou explorar diferentes interesses e desafios da América Latina e da Coreia Sul.

Year

2021

Creators

Masiero, Gilmar; Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Economia Im, Yun Jung; Universidade São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Horta na comunidade: participação social e técnicas de cultivo

O conteúdo deste livro está dividido em duas partes: a participação social, em que os autores apresentam alguns instrumentos participativos que podem facilitar o trabalho em equipe, auxiliando no processo de engajamento e motivação do grupo; e as técnicas de cultivo - orientações sobre como preparar uma horta, com dicas de escolha do lugar, espécies, tipos de solo, cuidados, dentre outras. Esta obra é resultado de uma pesquisa de mestrado que tratou da agricultura urbana em comunidades, intitulada “Análise do processo de intervenção de horta comunitária, no bairro Novo Recreio, Guarulhos”, e também integrou um projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) chamado “Resiliência e vulnerabilidade quanto ao nexo urbano de alimentos, água, energia e ambiente (ResNexus)”.

Year

2021

Creators

Honda, Simone Ley Omori; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública Giatti, Leandro Luiz; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública

Educacão em museus: pesquisas e prática

A obra parte do desenrolar da disciplina “Educação em Museus: pesquisas e prática” do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, cujo principal objetivo foi discutir a produção da pesquisa em educação e comunicação em museus, especialmente dos voltados às ciências. A relação entre educação formal, não formal e informal e a história e evolução da educação nos museus foram tratados em uma perspectiva abrangente, englobando as diferentes tipologias de museus, com ênfase nos museus de ciências naturais. Essa publicação coincide com o aniversário de dez anos do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciência - GEENF, da Faculdade de Educação da USP.

Year

2021

Creators

McManus, Paulette Marion; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Marandino, Martha; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Monaco, Luciana Magalhães; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Recomendações para correção e adubação de pastagens tropicais

O objetivo da obra é fornecer instruções, de maneira simples e prática, para correção e adubação de pastagens tropicais. A elaboração deste livro é uma das iniciativas de ampliação no acesso à informação e transferência de tecnologia, desenvolvida pelo Grupo de Estudos em Forragicultura e Pastagens (GEFEP) da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA-USP). Os autores esperam que essa iniciativa possa colaborar para o desenvolvimento dos sistemas produtivos na região, contribuir para a recuperação das pastagens e, ainda, oportunizar melhorias em produtividade e persistência das gramíneas tropicais.

Year

2021

Creators

Pereira, Lilian Elgalise Techio; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Nishida, Nathalia Tami; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Carvalho, Lucas da Rocha; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Herling, Valdo Rodrigues; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

Roland Barthes e o traje de cena

Roland Barthes e o traje de cena é um ensaio escrito por Fausto Viana (ECA - USP) e Isabela Monken Velloso (IAD - UFJF) sobre a trajetória do escritor, sociólogo, crítico literário, semiólogo e filósofo Roland Barthes e sua ligação com o teatro, notadamente por intermédio do traje de cena. O ensaio revê e analisa o texto publicado por Barthes na revista Théâtre Populaire em 1955: "As doenças do traje de cena", em que ele analisa o traje de cena "bom" e o "ruim". A obra traz ainda uma nova tradução para o texto original do eminente intelectual francês.

Year

2021

Creators

Viana, Fausto; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Velloso, Isabela Monken; Universidade Federal de Juiz de Fora. Instituto de Artes e Design

Culturas de paz e educação latino-americana

Com o desafio de estudar a relação entre a educação e as culturas de paz e violência na América Latina, com abordagens múltiplas e temática diversificada, foi empreendida uma rede de investigação internacional entre Brasil e Colômbia, países os quais foram representados pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e a Facultad de Educación da Universidad Santo Tomás. O resultado dessa investigação vem agora a público com a publicação deste livro, composto de 15 artigos, escritos em português e espanhol, em um esforço conjunto de compartilhar a importante experiência de reflexão sobre a educação contemporânea latino-americana. Hoje se busca uma cultura de paz e de práticas de não violência. As soluções não são imediatas, porém as mais distintas áreas do saber podem, com abordagens multidisciplinares, contribuir para uma educação contemporânea mais adequada a compreender essas questões e promover alternativas para o desenvolvimento das culturas de paz e diminuição das culturas de violência.

Year

2021

Creators

Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Pérez, Tito Hernando; Universidad de Santo Tomás

Konjaku Monogatarishu: narrativas antigas do Japão

Este livro constitui uma antologia de 22 narrativas que compõem a obra Konjaku Monogatarishū (Coletânea de narrativas em que o agora é passado), dos meados do século XII. A coletânea é composta por 31 tomos organizados em narrativas da Índia, China e Japão, com suas subdivisões que separam os conteúdos existentes entre as mais de mil histórias. Escritas em Língua Japonesa Clássica e título em estilo chinês, sua autoria é desconhecida. A maioria das narrativas são breves e apontam para uma tradição oral. Embora existam as ditas narrativas seculares, o fio condutor da coletânea como um todo é o budismo. Em especial os tomos XI a XX agrupam as chamadas narrativas budistas, e são deles os textos selecionados pela professora Luiza Nana Yoshida da Universidade de São Paulo.

Year

2021

Creators

Nagae, Neide Hissae Nakaema, Olivia Yumi