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Desafios da Comunicação na América Latina
Tornar comum um pensamento, uma ideia. Aproximar ou criar distanciamento. A comunicação tem muitas vertentes de aplicação e, historicamente, vem sendo um poderoso instrumento de uso para influenciar comportamentos, criar ou reforçar imaginários, levar as pessoas à ação. Este livro apresenta cinco pesquisas realizadas de forma interdisciplinar, com temas envolvendo alguns desafios da comunicação na América Latina. Ressalte-se que diversos são os desafios para a comunicação na região, dentre os quais se destaca a busca por um formato identitário, um olhar decolonial, a busca da quebra dos paradigmas e “pré-conceitos” que estruturam e perpetuam os discursos. Neste volume, a discussão sobre a comunicação envolve aspectos multifacetados como o corpo na cultura digital, o discurso na universidade, reflexões interdisciplinares sobre o adolescente e a lei na mídia televisiva, alteridades midiáticas e formação de professores em regiões fronteiriças, leitura crítica da cobertura da mídia em contextos políticos, em um conjunto que estimula a análise reflexiva sobre a comunicação e a cultura, sobre os intertextos do discurso e sobre sua própria construção. Destinada não somente ao público acadêmico, mas a todos os interessados na reflexão sobre temas instigantes envolvendo a América Latina, esta obra integra a série “Diálogos Interdisciplinares”, inaugurando a interlocução entre os seguintes Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares: Programa de Mestrado e Doutorado em Integração da América Latina (PROLAM) da Universidade de São Paulo (USP), Programa de Mestrado e Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) em Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, e Programa de Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
2020
Suzuki, Júlio César; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Castro, Rita de Cássia Marques Lima de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Amato, Laura Janaína Dias; Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguacu, Brasil
Dinâmicas Espaciais Latino-Americanas
Espaço. Território. Poder. Registro da trajetória do ser humano e de sua ação na modificação do meio. Todas essas palavras trazem, em seu bojo, as questões abordadas nesta coletânea. A obra apresenta cinco pesquisas realizadas de forma interdisciplinar, abrangendo temas que envolvem o tempo e o espaço e questões sobre o meio ambiente, com o foco associativo das questões políticas e culturais que associam o ser humano e o ambiente geográfico. Com temáticas como: o tráfico de pessoas em regiões de fronteira, a imagem dos migrantes haitianos construída pelos mass media, paradigma produtivo e reforma agrária no Uruguai, transferência de valor dos países latino-americanos para os países centrais, educação ambiental e os espaços geográficos, a coletânea estimula a busca pela compreensão do presente por meio da ótica interdisciplinar e caleidoscópica que a troca entre campos de conhecimento possibilita. Destinada não somente ao público acadêmico, mas a todos os interessados em geral na reflexão sobre temas instigantes envolvendo a América Latina, esta obra integra a série “Diálogos Interdisciplinares”, inaugurando a interlocução entre os seguintes Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares: Programa de Mestrado e Doutorado em Integração da América Latina (PROLAM) da Universidade de São Paulo (USP), Programa de Mestrado e Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) em Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, e Programa de Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
2020
Suzuki, Júlio César; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Castro, Rita de Cássia Marques Lima de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Lemos, Amalia Inés Geraiges de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Planejamento urbano e políticas ambientais: métodos, instrumentos e experiências
O livro integra a Coletânea Interfaces Ambiente, Saúde e Sustentabilidade: Construindo Diálogos e Atuações Interdisciplinares do Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. A obra cumpre os desígnios do Programa – trazer resultados consistentes e aplicáveis dos estudos e pesquisas de profissionais, pesquisadores e professores comprometidos com a busca por soluções que possam, efetivamente, melhorar as condições de vida e bem-estar das cidades e da sociedade brasileira, extensa visibilidade à produção técnico-científica, ampliando, assim, a apropriação do conhecimento técnico e científico e sua aplicação em serviços públicos, no setor produtivo e no terceiro setor.
2020
Gunther, Wanda Maria Risso; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública Philippi Junior, Arlindo; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
Guia de diagnose para aulas práticas de fitopatologia
Este Guia foi elaborado em 2020, para auxiliar as aulas remotas sobre diagnose de doenças de plantas. Nele, estão apresentados os sintomas e os agentes causais dos principais grupos de doenças de plantas que ocorrem nos estados do Sudeste do Brasil. A ordem em que os grupos de doenças de plantas aparecem no Guia segue a cronologia das aulas de Fitopatologia, ministradas na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP). Como introdução a cada grupo de doenças, elaborou-se um breve texto sobre a importância daquele grupo, informações sobre o ciclo de relações patógeno-hospedeiro e um mapa com a distribuição mundial de uma das doenças típicas do grupo. Esta publicação não tem a pretensão de apresentar a sintomatologia de todas as doenças de plantas que ocorrem nas principais culturas do Sudeste brasileiro, e não pode abordar cada doença em detalhes. O objetivo é auxiliar o ensino da diagnose a alunos do curso de Engenharia Agronômica.
2020
Santos, Ricardo Feliciano dos; Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Simões, Ana Laura Toledo; Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Gonçalves, Manoel Penachio; Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Lourenço, Silvia de Afonseca; Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Amorim, Lilian; Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
Epistemologia discursiva: a semiologia de Saussure e a semiótica de Greimas como terceira via do conhecimento
O presente estudo é uma sistematização concertada de argumentos aqui dispostos, em uma sequência de capítulos, elaborada de modo a justificar e demonstrar basicamente duas ideias centrais: - a Semiologia de Ferdinand de Saussure e a Semiótica de Algirdas Julien Greimas, que a evoluiu, detêm vocação e estatuto de verdadeira epistemologia discursiva (ou linguageira) do conhecimento do mundo e de si pelo homem, epistemologia de cunho “imanente” à linguagem, em condições de rivalizar com outras epistemologias ambientes; - o conceito de semiocepção, deduzido diretamente da Semiologia, será pleiteado e defendido como a poder rivalizar com o milenar conceito de percepção, com o recente conceito de enação (Francisco Varela) e com demais entendimentos neurobiológicos ou neurocientíficos, atuais, sobre o modo de captação do real do mundo pelo homem, entendimentos que o estudo propõe chamá-los neurocepção.
2020
Beividas, Waldir; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Almanaque da indumentarista Sophia Jobim: um guia de indumentária, moda, reflexões, imagens e anotações pessoais
A obra é um almanaque que traz parte da produção da professora de indumentária Sophia Jobim (1904-1968), uma curiosa por natureza e à qual vários temas interessavam. A proposta é apresentar textos pessoais, em verso e prosa, além de um glossário contendo anotações dela sobre temas ligados à indumentária e à moda. O livro também conta com material importante sobre costura e culinária, duas paixões da indumentarista que, juntas, retratavam um estilo de viver e pensar.
2020
Viana, Fausto; Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes
A lei 11.645/08 nas artes e na educação: perspectivas indígenas e afro-brasileiras
Os textos que integram este livro aprofundam e ampliam as possibilidades de pensar e propor a pesquisa e a ação educativa em diálogo e como desdobramento da Lei 11.645/08. Nesta obra, os(as) autores(as) apresentam experiências e reflexões plurais no que se refere à abordagem das perspectivas indígenas e afro-brasileiras na educação e que vão além de narrativas e práticas discursivas dominantes em espaços acadêmicos e escolares, apresentando formatos e linguagens muito diversos, entre ensaios, poesias, relatos de práticas educativas, imagens, vídeos, entrevistas e narrativas autobiográficas. Além dos textos e imagens, a publicação apresenta referências de vídeos e sites que ampliam e aprofundam os temas e questões discutidos pelos(as) autores(as) e que podem ser acessados via QR Code - um código de barras em 2D escaneado por aparelhos celulares com câmera fotográfica. Para acessar os conteúdos digitais, é necessário baixar gratuitamente um aplicativo de leitura.
2020
Mattar, Sumaya; Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes Suzuki, Clarissa; Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes Pinheiro, Maria; Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes
Geometria: soluções detalhadas para 20 problemas de Olimpíadas Internacionais de Matemática
Este livro faz parte de um projeto de longo prazo de incentivo à participação em Olimpíadas de Matemáticas, no qual são apresentados 20 problemas de Geometria Plana Euclidiana. O texto conta com 37 figuras que facilitam acompanhar a resolução daqueles. Muitos dos desafios têm como complementos gráficos interativos no site do Geogebra e vídeos no YouTube - Trigonometria, Teorema e Desigualdade de Ptolomeu, Potência de um Ponto e Eixo Radical, Congruência e Semelhança de Triângulos e Cálculo de Área são discutidos. Tipicamente cada questão se vale de conhecimentos ligados a mais de um ramo da Matemática. O objetivo é que o material possa de fato ser lido e estudado por estudantes de língua portuguesa (e talvez espanhola) que se preparam para as fases finais das olimpíadas nacionais ou internacionais. Espera-se também que a presente abordagem sirva de apoio aos professores do Ensino Médio que se aventuram em tópicos mais avançados. Em comparação com outras soluções disponíveis, as apresentadas neste texto usam argumentos menos rebuscados e um número menor de transições a serem preenchidas pelo leitor.
2020
López Linares, Juan; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
As vestimentas primitivas
O volume traz a tradução de uma curiosa obra completa, traduzida por Sophia Jobim e por Edouard Bailby, em meados dos anos de 1950, e organizada por Fausto Viana em 2020. A obra foi escrita por P. Cocheris e publicada em 1914. A autora investiga os hábitos de povos que ela classifica como selvagens, explicando como são seus ritos, suas maneiras de agir, de adornarem-se, de deslocarem-se pelas áreas em que habitam. O livro está dividido em Indumentária primitiva; Deformações e mutilações do ponto de vista estético; Papel das cascas de árvores, folhas e flores na roupa e no enfeite; e Peles de animais empregadas como indumentária. Até hoje, o que se sabe é que este volume é a primeira tradução da obra referida para o português.
2020
Viana, Fausto; Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes
Drawing in history: instrument and hand
Este volume é composto dos resultados das atividades de cooperação acadêmica entre o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e o Politecnico di Milano - Polo Mantova (POLIMILI). Entre as missões e encontros, destaca-se como fundamental o espaço propiciado durante discussões com o tema “O desenho na história: a arte, o instrumento e a mão”. A proposta desse acordo acadêmico internacional, organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC-IAU-USP), foi constituída em função de abrir espaço para a problematização das práticas do Desenho, entendido em seu sentido amplo, no campo da Arquitetura e da Cidade. A opção se caracteriza como uma primeira aproximação possível ao tema, de modo a permitir que, por meio das particularidades de cada um dos pontos de vista, seja possível flagrar continuidades e rupturas, sensos e dissensos. Mais que buscar uma definição precisa acerca do tema, procura-se, neste momento, caracterizar a complexidade e ambiguidade do debate.
2020
Vizioli, Simone Helena Tanoue; Universidade de São Paulo, Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Medeiros, Givaldo Luiz; Universidade de São Paulo, Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Lancha, Joubert José; Universidade de São Paulo, Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos Castral, Paulo César; Universidade de São Paulo, Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
Pesquisas em psicologia e políticas públicas II
Este é o segundo volume do livro Pesquisas em Psicologia e Políticas Públicas: diálogos na pós-graduação. Esta coletânea de dois volumes congrega resultados de pesquisas sobre políticas públicas realizadas no âmbito de programas de pós-graduação em Psicologia de diversas regiões do país. A obra conta com textos que visam contribuir para as discussões teóricas e metodológicas em Psicologia vinculadas ao estudo das políticas públicas no Brasil. Buscou-se, a partir dos dois volumes, proporcionar visibilidade às discussões oriundas de pesquisas de mestrado e doutorado em andamento ou recentemente concluídas. De forma geral, as produções em pós-graduação ficam restritas a publicações de teses e dissertações, sendo pouco divulgadas em formatos resumidos que facilitam a circulação da produção acadêmica, como artigos, capítulos e ensaios. Assim, as organizadoras esperam contribuir com a divulgação e a valorização do conhecimento produzido no âmbito da pós-graduação.
2020
Cordeiro, Mariana Prioli; Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia Lara, Maria Fernanda Aguilar; Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia Aragusuku, Henrique Araujo; Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia Maia, Rodolfo Luis Almeida; Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia
Foucault, arquivo, educação: dez pesquisas
O trabalho que ora se apresenta é resultado de parte das atividades investigativas levadas a cabo nos últimos anos pelo grupo de pesquisa sob responsabilidade do professor Julio Groppa Aquino, alocado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Trata-se, mais especificamente, da reunião de dez relatos de pesquisa derivados de nove doutorados e de um pós-doutorado, os quais, por meio de um approach arquivístico em estreito diálogo com a teorização foucaultiana, defrontaram-se com um conjunto abrangente de problemáticas educacionais contemporâneas. A organização da coletânea deu-se de modo a apresentar alguns movimentos comuns das pesquisas. Nesse diapasão, todos os textos se iniciam com a composição de um cenário-problema, seguido de um atravessamento teórico que se julgou apropriado para a empreitada.
2020
Aquino, Julio Groppa; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
“O Pai de Família” de Diderot: Uma Versão Portuguesa do Século XVIII
A edição portuguesa da peça O pai de família, de Diderot, publicada em Lisboa em 1788, permanecia inacessível até que a equipe do Teatro da USP (o TUSP), em março de 2020, encomendasse uma fotocópia ao único arquivo que registrava um exemplar em seu acervo, o da Biblioteca Nacional da Austrália. A iniciativa do TUSP, que cuidou dos custos da reprodução, motivou a biblioteca australiana a tornar pública sua joia rara. A atual publicação do TUSP permite um primeiro acesso em língua portuguesa ao texto, enquanto uma tradução moderna está por ser feita. O documento, por outro lado, é um testemunho importante sobre o teatro de Portugal do século 18, tão pouco estudado no Brasil. A publicação do TUSP convida à leitura do pensamento teatral de um filósofo-dramaturgo perseguido em seu tempo, e de pouca presença nos estudos teatrais no Brasil, ainda que tenha muito a dizer sobre nossas dificuldades históricas em realizar tanto quadros verdadeiros como dramas complexos, na medida em que essa forma pede interações dialogantes entre pessoas diferentes que, de algum modo, precisam se compreender como sujeitos da história.
2020
Carvalho, Sérgio de; Universidade de São Paulo. Teatro da Universidade de São Paulo
Análise integrada em bacias hidrográficas: estudos comparativos com distintos usos e ocupação do solo
Este livro conta com trinta e três capítulos escritos por cinquenta e dois autores sobre bacias hidrográficas das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, tanto em áreas preservadas, de unidades de conservação, quanto em áreas alteradas antropicamente, como resultado dos usos da terra, dos modos de exploração econômica, contemplando áreas agrícolas e áreas urbanas, inclusive quando densamente habitadas. As características naturais também são diversas, especialmente considerando-se a geomorfologia, os biomas, a climatologia e a qualidade das águas.
2020
Morato, Rubia Gomes; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Kawakubo, Fernando Shinji; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Galvani, Emerson; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Ross, Jurandyr Luciano Sanches; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Aves e seus ambientes na Estação Ecológica de Itirapina, SP
A obra é o resultado de duas décadas de pesquisas sobre a avifauna desenvolvidas na Estação Ecológica de Itirapina (EEcI), SP. Trata-se de um livro de divulgação científica, amplamente ilustrado com mais de 1.000 fotografias, especialmente das aves (213 das 270 espécies listadas são ilustradas), mas também dos ambientes, além de plantas e outros animais que interagem com as aves. As imagens são apresentadas em alta resolução para facultar aos leitores visualização ampliada (zoom) das mesmas, sem perda de qualidade. Embora não seja propriamente um guia de campo, o livro pode ser um complemento para identificar aves dos cerrados do interior paulista e mesmo do centro-sul brasileiro, pois as espécies da EEcI também ocorrem nessas regiões. Além disso, são inseridos textos resumidos ou “fichas” para cada espécie ilustrada, para fornecer algumas informações básicas da Biologia e Ecologia de cada ave. Por fim, são apresentados alguns tópicos selecionados de História Natural das aves - no formato de “boxes” de textos explicativos de cada tema - também com amplo suporte de imagens. Nosso intuito é o de divulgar, para o público em geral, a grande diversidade da avifauna e seus ambientes ou habitats nessa unidade de conservação, procurando estimular o interesse, curiosidade e valorização das pessoas pelo Domínio do Cerrado e sua fauna e flora.
2020
Motta-Junior, José Carlos; Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências Ritter, Anna Caroline C.; Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências Ferrari, Andrea; Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências Paschotto, Fernanda R.; Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências De Sordi, Lívia; Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências Morandini, Rochely S.; Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências Barros, Fábio Monteiro; Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências Ruffino, Paulo Henrique P.; Instituto Florestal de São Paulo Braga, Ana Claudia R.; Universidade Estadual de Campinas
Orientação à queixa escolar
Queixas escolares como “não acompanha a classe”, “atrapalha a aula” e “é desligado” constituem mais de dois terços da demanda infanto-juvenil a psicólogas(os). A maioria das respostas a esses pedidos de ajuda tende a individualizar e patologizar características da própria criança e de sua família, responsabilizando-as pelas dificuldades apresentadas. A escola e seus funcionamentos adoecidos e adoecedores de crianças/adolescentes, professores e pais, não costumam ser incluídos na investigação e na intervenção psicológica, pois são compreensões e práticas que carecem ressignificar ou mudar as concepções básicas sobre a produção e manutenção das queixas escolares, à luz de avanços da Psicologia Escolar e da Social. Este livro apresenta uma modalidade de atendimento psicológico a queixas escolares que pretende preencher tais lacunas: a Orientação à Queixa Escolar, desenvolvida desde 1998 no Instituto de Psicologia da USP, com resultados estimulantes.
2020
Souza, Beatriz de Paula; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
A noite e a Internet: o que José Saramago pode nos ensinar sobre o jornalismo digital?
O livro A noite e a Internet - O que José Saramago pode nos ensinar sobre o jornalismo digital? nasceu de experiências pessoais e profissionais dos organizadores Luciano Victor Barros Maluly e Rafael Duarte Oliveira Venancio, tendo como ponto de partida e inspiração a obra de ficção dramática A noite, do escritor português José Saramago. Luciano V. B. Maluly conta que passados 20 anos da experiência de uma cirurgia ocular e reflexões sobre “o medo de ficar no escuro”, mencionando alusões à obra Ensaio sobre a cegueira, também de Saramago, recebeu o convite do professor e jornalista Rafael D. O. Venancio para colaborar na organização de um livro-ensaio sobre a obra A noite, a qual tem como cenário uma redação de jornal, abordando poder e liberdade de expressão na época da Revolução dos Cravos em Portugal. Os organizadores Luciano e Rafael contam aos leitores o trabalho desenvolvido em parceria com os alunos do curso de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, apresentando este livro como “a nossa jornada de apetrechos literários que deseja, simplesmente, pregar-lhe uma peça, no estilo português, ou seja, como um fado para se ouvir (no nosso caso, ler) em silêncio. E o melhor, às cegas, e sem conclusões precipitadas”.
2020
Maluly, Luciano Victor Barros; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Venancio, Rafael Duarte Oliveira; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Poesia armênia moderna e contemporânea
Este volume de poesia armênia moderna e contemporânea, organizado e compilado por Deize Crespim Pereira, apresenta uma coleção fascinante e representativa de algumas das melhores obras dos proeminentes poetas do final do século XIX até o final do século XX, um período fervoroso e denso da poesia armênia. O livro reúne obras de quinze poetas, em uma sequência cronológica, com poemas vertidos para o português diretamente do armênio pela autora e por um grupo de tradutores, docentes e alunos do curso de armênio da USP. As traduções são apresentadas de forma espelhada, junto dos originais em armênio. A obra conta com uma constelação de autores que marcaram com sua lírica os maiores desenvolvimentos na história da poesia da época, ligados a múltiplos contextos estéticos, sociais e culturais de seu tempo. Cada um dos poetas deste livro é um gênio da literatura armênia e, sem dúvida, digno de ser traduzido para o idioma português e conhecido entre nós.
2020
Pereira, Deize Crespim; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Os trajes de cena do teatro tradicional japonês: Nô, Kyogen, Kabuki e Bunraku
A publicação traz um estudo inédito sobre trajes do teatro tradicional japonês, notadamente Nô, Kabuki, Kyogen e Bunraku. A obra, desenvolvida por Juliana Miyuki Matsuda e organizada para publicação pelo professor Fausto Viana da Escola de Comunicações e Artes da USP, é uma das pioneiras em língua portuguesa sobre estudos de figurino no teatro japonês, que vêm influenciando há tempos o teatro europeu, brasileiro e de outras partes do mundo.
2020
Matsuda, Juliana Miyuki; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Viana, Fausto; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Type mineralogy of Brazil: a book in progress
This is a compilation of bibliographic (historical and descriptive) information for the minerals first described from Brazil; it includes both valid and invalid, discredited species, unnamed, unidentified, problematic minerals, and so on. This work brings together as much data as possible concerning type mineral species. It will save future researchers a lot of work because it contains data from many publications that are difficult to obtain.
2020
Atencio, Daniel; Universidade de São Paulo. Instituto de Geociências