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Manual de imagens para deficientes visuais

Graficacia é a habilidade de entender e apresentar informações na forma de esboços, fotografias, diagramas, mapas, plantas, quadros, gráficos e outros formatos em duas dimensões que não sejam textos (ALDRICH; SHEPPARD, 2000). Em diversas áreas do conhecimento essas imagens exercem um papel fundamental na aprendizagem de muitos conceitos, principalmente os mais abstratos. O legado para a sociedade que este trabalho pretende deixar está em poder ajudar no processo de inclusão educacional, envolvendo os alunos com deficiência visual, auxiliando na popularização do tema, servindo de base para que outros trabalhos com o mesmo tema possam ser realizados. Sabe-se que o conhecimento contribui para a transformação da realidade, tanto no aspecto social quanto no tecnológico. Portanto, esse livro é um instrumento para tornar mais inclusivo o processo educacional, na medida em que oportuniza aos deficientes visuais mais igualdade de oportunidades de acesso ao conhecimento, consequentemente proporcionando a eles ativar a imaginação, exercer a cidadania e realizar sonhos.

Year

2021

Creators

Ferreira, João Elias Vidueira; Instituto Federal do Pará Padilha, Maíra Vasconcelos da Silva; Instituto Federal do Pará Martins, Ronaldo Meireles; Tribunal Regional do Trabalho do Pará Trindade, Maria Edna Cruz; Instituto Federal do Pará Costa, Deriks Karlay Dias; Instituto Federal do Pará Suzuki, Júlio César; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Basílio Bátrakhos e a carta misteriosa: grego clássico para jovens

O livro tem como objetivo o ensino do idioma grego, apresentado por um personagem chamado Basílio Bátrakhos, que não entende o idioma e também não sabe o significado de seu nome, mas tem orgulho de sua descendência grega. Quando, dentro de uma caixa antiga, encontra uma carta escrita em grego pelo famosíssimo antepassado Odisseu Bátrakhos, sua curiosidade se aguça e desperta sua vontade de aprender a língua grega. Com ajuda de alguns amigos, pode, por fim, decifrar o mistério que a carta revela. A obra contém importantes informações sobre a cultura e a mitologia gregas, além de um banco de palavras, com lista de pronúncia e significados, ilustrações e exercícios para qualquer leitor começar, de forma simples, a aprender o idioma grego.

Year

2021

Creators

Andrew, Charlie; Classics for All Jones, Peter; Classics for All Corrêa, Paula da Cunha; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Rokiskei, Ingrid Valk; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Matos, Júlia Salazar; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

10 anos da Política de Resíduos Sólidos: caminhos e agendas para um futuro sustentável

O Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP) e o Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos (OPNRS) organizaram e apresentam esta publicação pelos 10 anos transcorridos da aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Cabe, neste momento, efetuar um levantamento da situação atual da gestão de resíduos domiciliares e urbanos, dos avanços e retrocessos, e dos caminhos e das agendas a serem implementados para um futuro sustentável. No intuito de aprofundar o debate sobre os caminhos considerados mais consistentes para promover ações sustentáveis pautadas pela inovação e equidade, a obra aborda temas fundamentais que contribuem para ampliar o debate, mostrando que respostas já implementadas no país contam com plenas condições de serem disseminadas e replicadas. Espera-se fortalecer o debate e estimular ações concretas para que o próximo decênio da PNRS possa ser efetivado para vivermos em um país mais justo social e economicamente, que busca a preservação, a melhoria e a recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, como preconiza a Política Nacional do Meio Ambiente.

Year

2021

Creators

Besen, Gina Rizpah; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente Jacobi, Pedro Roberto; Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente Silva, Christian Luiz; Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Lung'Ie, lunge no: método para aprender lung'Ie

O lung’Ie é uma língua crioula de base portuguesa falada na República Democrática de São Tomé e Príncipe (STP). Também conhecido, especialmente na literatura científica, como principense ou crioulo da Ilha do Príncipe, o lung’Ie, ou “língua da Ilha”, é chamado lingw’Ie ou lungw’Ie por seus falantes. As gramáticas prévias do lung’Ie não servem como instrumentos para uso pedagógico propriamente dito, pois são descrições científicas e não foram formatadas como material didático. Além disso, a primeira tem o alemão como língua-veículo e, a segunda, o inglês. A obra ora apresentada tem como língua-veículo o português, língua oficial de São Tomé e Príncipe, empregada na escolarização básica e fundamental e língua materna da maior parte da população. Assim, pela primeira vez, temos um material linguístico acessível aos habitantes da Ilha do Príncipe. As versões em português dos diálogos e textos de cultura podem apresentar variação linguística e diferir da norma escolar padrão. O conteúdo deste método pedagógico está dividido em quatro partes: lições, apêndices, índices e glossário.

Year

2021

Creators

Agostinho, Ana Lívia; Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão Araujo, Gabriel Antunes de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Caderno pedagógico: reflexões sobre as ações formativas da MITSP

Cadernos Pedagógicos, em seu primeiro volume, inicia uma série de publicações voltadas à reflexão crítica sobre atividades e experiências relacionadas ao campo da Pedagogia das Artes Cênicas em contexto de festivais e mostras de teatro, dança e performance no Brasil e no mundo. Elaborada com apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP e da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp, a obra traz textos produzidos entre 2018 e 2020, compostos por narrativas testemunhais, artigos acadêmicos e anotações críticas, referentes às Ações Pedagógicas da MITsp oferecidas no período. Esses textos apresentam tanto reflexões sobre as práticas experimentadas quanto discussões a respeito de temas artísticos e políticos abordados pelas atividades formativas. A proposta desse primeiro volume é estimular o debate sobre o criar e o fazer em Artes Cênicas e discutir as emergências de pedagogias do afeto, nascidas por meio da cena e do convívio propiciado pelo encontro entre artistas de distintas origens e formações.

Year

2021

Creators

Vomero, Maria Fernanda Ceccon; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Araújo, Antônio; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Lições da Alameda Glete: coletânea de textos de Walter Hugo Cunha

Os organizadores celebram as lições inesquecíveis do professor Walter Hugo de Andrade Cunha, pioneiro da Etologia no Brasil. A retomada desses ensinamentos, na atual fase de crescimento da Etologia, representa, mais do que uma homenagem, uma volta à fonte da sabedoria que pode guiar os próximos passos. A sequência dos três textos começa com um convite ao estudo naturalístico do comportamento, sedutor pela sinceridade reflexiva e articulada, um verdadeiro estímulo ao pensamento, prossegue com considerações sobre os princípios básicos da Etologia e suas conexões com a Psicologia, apontando a "necessidade de integração, de uma síntese verdadeira em que as partes desapareçem para dar lugar a um novo composto que resolva suas contradições", e culmina com a criação maior de uma Psicoetologia, extraída da menor das trilhas de formigas. O pioneiro professor construiu seu percurso, que se confunde com o da Etologia Brasileira, com a marca da criatividade, destacada na homenagem escrita por Fernando Leite Ribeiro, que representa a primeira geração de etólogos sob orientação do Professor Walter. A Etologia, assim germinada, criou raízes e cresceu frondosa, com promessas de integração e de desdobramentos, a partir de um terreno especial, no seio da Psicologia, e pela reflexão inicial de um pesquisador filósofo, que nunca se furtou à reflexão crítica nem à superação das contradições.

Year

2021

Creators

Otta, Emma; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia Ribeiro, Fernando Leite; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia Bussab, Vera Silvia Raad; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

Brasil, presente!

Produzir um conhecimento fundamentado sobre um país de dimensões continentais, com uma população de mais de 200 milhões de pessoas e com as contradições que o caracterizam é um desafio que as organizadoras ousam enfrentar e do qual resulta esse livro. Com o advento da pandemia e o enorme impacto causado pela mesma na vida cotidiana de docentes e alunos, diante da necessidade de reformulação de práticas de pesquisa, com bibliotecas fechadas e aulas remotas, o projeto do livro sofreu atrasos. O livro foi escrito por geógrafos que evidenciam a centralidade que tem o conceito de espaço enquanto chave interpretativa imprescindível para se compreender as dinâmicas sociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais do passado e do presente, embora seja importante informar ao leitor que não há pretensão de abordar-se todas as possibilidades de compreensão da realidade brasileira. Em um país em que mais de 80% da população vive em áreas consideradas urbanas e profundamente diferenciadas, decifrar os conteúdos da urbanização brasileira em sua relação com a desigualdade social e territorial, manifesta em diferentes escalas, é condição sine qua non.

Year

2021

Creators

Carlos, Ana Fani Alessandri; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Cruz, Rita de Cássia Ariza da; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Da geografia à Amazônia: Reflexões críticas para pensar a América Latina

A Amazônia é múltipla, com ecótopos, atividades produtivas, apropriações espaciais e territoriais, configurações paisagísticas e tempos históricos diversos, em que a história do pensamento geográfico e o debate conceitual nos ajuda a compreender os dilemas da diversidade na contemporaneidade, conforme salientou José de Souza Martins em seu livro Fronteira. Discutir políticas e ações em um universo tão diverso envolve o conflito entre discursos e posições como contexto, cujos liames e tessituras requerem aprofundamento e compreensão. Nesse percurso interpretativo, muito contribuem as reflexões reunidas nessa coletânea. A diversidade das reflexões apresentadas e das escolhas para a tessitura das relações históricas, espaciais, teóricas e metodológicas reafirma a necessidade de esforços contínuos e necessários para a compreensão da Amazônia em sua pluralidade, em que o leitor é também chamado a contribuir em empreendimentos acadêmicos e artísticos futuros.

Year

2021

Creators

Suzuki, Júlio César; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Borges, Valterlei; Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina Bitelli, Fábio Molinari; Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina

Estudos de políticas públicas: turismo, gestão, cidade

A obra reúne dez textos de pesquisadores e pesquisadoras, todos agrupados pelo fio condutor das políticas públicas. Especialmente em um momento em que importantes líderes mundiais discutem o encolhimento do Estado em detrimento de uma maior autonomia do mercado, podemos perceber, mais claramente, o papel fundamental das políticas públicas bem-estruturadas e implementadas. Mesmo quando os objetivos almejados não são alcançados ou são parcialmente alcançados, os processos costumam apresentar respostas e apontar caminhos que ajudam no desenvolvimento local, seja nos âmbitos municipal, estadual, federal e, em determinadas ocasiões, no âmbito internacional. Os estudos aqui apresentados, embora perpassem por temas distintos, são interligados por discussões bastante comuns no campo das políticas públicas, como turismo, gestão, cidade e uso dos espaços públicos urbanos.

Year

2021

Creators

Suzuki, Júlio César; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Borges, Valterlei; Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina Bitelli, Fábio Molinari; Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina

Escritos sobre políticas públicas em educação

O livro foi concebido por ocasião da concessão do título de “Emérita” à professora da Faculdade de Educação, e depois diretora da mesma, Lisete Arelaro, e é uma homenagem à trajetória da docente, que se mistura à história da educação brasileira, em seus muitos percalços. A obra é composta de onze artigos versando sobre políticas públicas de educação, em suas variadas vertentes, que abrangem desde a Educação Infantil à conjuntura política mais global, passando por temas ligados à Educação Básica, às políticas sociais, ao financiamento da educação e à municipalização do ensino. Militante na defesa da escola pública de qualidade, seja atuando na vida acadêmica, no campo da política, na administração pública ou nos movimentos sociais, a autora revela, na obra, seus inúmeros atributos como docente e pesquisadora, privilegiando sempre, em seus trabalhos, “o peso da experiência concreta”. A obra mostra Lisete vinculada às lutas por transformação social, aliando densa formação acadêmica à experiência na administração pública, em prol da concretização de uma sociedade mais justa e solidária.

Year

2021

Creators

Arelaro, Lisete; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Twin studies in behavioral and health research: current status, prospects and aplications

Twin research is expanding at an increasing rate, largely due to evidence of genetic influences on many human characteristics thought to be of mostly environmental origin, such as religiosity and political participation. Methodological advances and statistical refinements have reshaped the classic monozygotic (MZ) - dizygotic (DZ) twin comparison into one of the most informative investigative tools, without detracting from its simplicity and elegance. The book is divided into five sections that together provide a unifying framework for the different chapters. The book organizers trust that this book will stimulate further research efforts by twin researchers worldwide, and that future contributions to twin research from interested scholars and students can be expected.

Year

2021

Creators

Otta, Emma; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia Lucci, Tania Kiehl; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

O mundo antigo, o livre falar e o livre pensar

Este livro aborda o mundo antigo e sua relação com o livre pensamento e a livre expressão. Os organizadores da obra afirmam que a exigência para toda pessoa preocupada com a própria autonomia moral e intelectual, o livre pensamento, seguido de sua necessária contraparte, a livre expressão, parecem sempre ameaçados, seja pelas necessidades materiais e pelo conformismo das gentes (a quem a reflexão aprofundada incomoda, por instalar lentidão na máquina do mundo, cada vez mais ansiosa por velocidade), seja por algo bem pior: certo tipo de autolimitação ou menoridade, a escolha por não pensar por si e, por consequência, a de ter de falar e declarar o que foi pensado por outro. O pensamento, tal como o entendemos, exige lentidão. E a expressão do pensamento, para acontecer, exige, obviamente, alguém que escute, que queira escutar, que leve em conta o que se escutou antes de, por sua vez, expressar o que se pensa. É essa tensão, porém, que mantém vivo o pensamento, garantindo a liberdade mais tipicamente humana.

Year

2021

Creators

Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Métodos analíticos aplicados ao monitoramento de processos biológicos de tratamento de águas residuárias

O Manual foi elaborado para utilização dos usuários do Laboratório de Processos Biológicos (LPB) da EESC-USP, e não tem o objetivo de substituir livros, dissertações, teses e artigos sobre os métodos analíticos apresentados. O livro é destinado apenas para consulta, não constituindo material original, e não devendo, por isso, ser citado como bibliografia. As referências devem ser feitas às fontes originais, indicadas em cada capítulo e listadas na seção final. É de responsabilidade de cada pesquisador conhecer em profundidade os métodos analíticos que serão empregados em seu trabalho. Para conhecer demandas específicas, consulte diretamente as referências indicadas. Vale lembrar que as metodologias aqui apresentadas foram convenientemente adaptadas para a utilização dentro da rotina e estrutura do LPB, mas podem ser facilmente implementadas em outros laboratórios, com as devidas adaptações.

Year

2021

Creators

Godoi, Leandro Augusto G. de; SG4 Soluções Integradas Costa, Rachel Biancalana; Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Instituto de Química Guerrero, Renata de Bello Solcia; Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos Santos, Carla Eloísa Diniz dos; Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (ICTE) Mirandola, Carolina Aparecida Sabatini; Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos Adorno, Maria Angela Tallarico; Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos

Turismo em tempos de Covid-19: ensaios sobre casos na Argentina, Brasil, Moçambique e Portugal

É de notoriedade global que o turismo tem sido um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19. Não sem menos, os danos causados possuem nuances em todas as dimensões: econômicas, políticas, sociais e geográficas, as quais, pela força do impacto, merecem ser desveladas. Em tempos de negação à ciência e obscurantismos diversos, iluminar as distintas e contraditórias formas pelas quais a pandemia afeta o turismo no Brasil e outras partes do mundo, considerando a imbricada relação entre diferentes escalas geográficas, é certamente a mais importante contribuição que esse grupo de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de universidades e outras instituições públicas têm a compartilhar com a sociedade em geral.

Year

2021

Creators

Cruz, Rita de Cássia Ariza da; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Silva, Simone Affonso da; Universidade Federal de Alagoas Larrabure, Sara Pugliesi; Universidade de Lisboa Todesco, Carolina; Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó Serra, Hugo Rogério Hage; Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Guambe, José Júlio Júnior; Universidade Pedagógica de Maputo. Faculdade de Ciências da Terra e Meio Ambiente

Geometria: soluções detalhadas para 20 problemas de Olimpíadas Internacionais de Matemática

Este é o quarto e-book do autor dedicado à resolução de problemas relativos a olimpíadas internacionais de Matemática. Nesta oportunidade são apresentadas outras vinte questões de Geometria Plana. O texto conta com 54 figuras que facilitam o acompanhamento das soluções, e muitos dos exercícios têm, como complementos, gráficos interativos no site do “Geogebra” e vídeos no “YouTube”. A obra discute assuntos como quadriláteros inscritíveis e circunscritíveis, potência de um ponto relativo a uma circunferência, eixo e centro radical, teoremas de Pitot e Napoleão, retas de Euler e Simson-Wallace, relação de Stewart, máximos e mínimos usando as desigualdades de Cauchy-Schwarz, triangular e das médias, incírculos e exincírculos, homotetia, trigonometria, pontos e quadriláteros notáveis, base média, semelhança e congruência de triângulos. Em comparação com outras soluções disponíveis, as apresentadas nos livros valem-se de argumentos menos rebuscados e um número menor de transições a serem preenchidas pelo leitor.

Year

2021

Creators

López Linares, Juan; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

Diferentes abordagens sobre agricultura irrigada no Brasil: História, Política Pública, Economia e Recurso Hídrico

A obra Diferentes abordagens sobre agricultura irrigada no Brasil foi organizada em dois livros e em seis importantes partes: História, Política Pública, Economia, Recurso Hídrico, Técnica e Cultura e dentro da visão de integração que sempre foi a forma de atuar do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, contando com 117 autores de várias instituições públicas e privadas, possibilitando uma literatura que se propõe uma referência para o setor. Este livro participa de importante estratégia da Escola Superior de Agricultura“Luiz de Queiroz" que integra, anualmente ao seu corpo técnico-científico, uma personalidade com especiais serviços prestados ao Brasil, tal como o ex-ministro Alysson Paolinelli que, durante o período de 2020 a 2022, é o Terceiro Titular da Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrados. As publicações técnicas, como esta obra, são muito importantes para o desenvolvimento da agricultura irrigada porque subsidiam e orientam ações das iniciativas pública e privada, pelo fato de os profissionais desses setores apresentarem soluções eminentemente técnicas, com base científica, visando transformar conhecimento em riqueza para o benefício de todos os segmentos da sociedade.

Year

2021

Creators

Paolinelli, Alysson; Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Dourado Neto, Durval; Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Mantovani, Everardo Chartuni; Universidade Federal de Viçosa

Diferentes abordagens sobre agricultura irrigada no Brasil: técnica e cultura

A obra Diferentes abordagens sobre agricultura irrigada no Brasil, Livro 2, dispõe de seis importantes partes: História, Política Pública, Economia, Recurso Hídrico, Técnica e Cultura e, saliente-se, dentro da visão de integração que sempre foi a forma de atuar do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli. A publicação conta com 117 autores de várias instituições públicas e privadas, possibilitando uma literatura que se propõe uma referência para o setor. Este é o segundo livro sobre o tema da agricultura irrigada, com enfoque em Técnica e Cultura. Ressalta-se que a agricultura irrigada é uma das principais estratégias brasileiras para garantir o aumento da produção de alimentos com sustentabilidade: social, com a geração de inúmeros empregos diretos e indiretos; ambiental, com a área adicional irrigável no período de 30 anos, sem desmatamento de novas áreas (“desmatamento zero”); e econômica, devido ao aumento da produção e, consequentemente, da renda no campo, na agroindústria e na área de serviços.

Year

2021

Creators

Paolinelli, Alysson; Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Dourado Neto, Durval; Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Mantovani, Everardo Chartuni; Universidade Federal de Viçosa

Patrimônio em pedra

O patrimônio pétreo brasileiro é muito rico e diversificado, como atestam os capítulos dessa obra. Pedras locais ou exóticas, com suas características intrínsecas garantem a perpetuação de edifícios e monumentos, mesmo que, às vezes, a conservação não faça jus à sua grandiosidade. O objetivo do livro é apresentar o patrimônio em pedra nas regiões brasileiras. A Unesco já reconheceu em nossos territórios vários sítios patrimoniais, tanto do início da colonização do país, como as cidades de Salvador, Belém, São Luís e outras, como de construções mais recentes, como é o caso da cidade de Brasília e do Conjunto Moderno da Pampulha. Dessa maneira, a publicação apresenta descrições de diversos patrimônios brasileiros, especialmente em pedra, com o intuito de divulgar nossa geodiversidade. Como contraponto serão apresentados alguns dos patrimônios mundiais da Unesco no capítulo 2 e, na sequência, o patrimônio construído nacional. Ressalta-se que a obra foi concebida e realizada durante a pandemia da Covid-19, com a perda de mais de 540.000 de brasileiras (os), dentre eles pessoas que se dedicavam ao patrimônio.

Year

2021

Creators

Del Lama, Eliane Aparecida; Universidade de São Paulo. Instituto de Geociências

Dire, fare, arrivare: corso di italiano per brasiliani: Vol. 2

Dizer, fazer, chegar! é a segunda parte do curso Dizer, fazer, partir! O volume é composto de um conjunto de material didático projetado para os estudantes brasileiros de italiano. A estrutura do curso prevê videoaulas, exercícios e explicações suplementares para cada unidade didática, reunidas neste livro, e exercícios online que podem ser acessados no site do curso. O projeto é fruto de um partnership entre os departamentos de Italianística da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas e o Departamento de Mídias Digitais da USP. Nesta obra, o aluno terá a oportunidade de conhecer a Cineteca de Bologna e a Alma Mater Università de Bologna.

Year

2021

Creators

Baccin, Paola; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Gazzoni, Sandra; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Dire, fare, partire: corso di italiano per brasiliani: Vol. 1

Dizer, Fazer, Partir! é uma obra criada a partir de um conjunto de material didático que se complementa e é especificamente desenhado para o aluno brasileiro que estuda italiano. Esse mesmo material também está disponível em forma de exercícios online com áudio e feedback automático na plataforma do curso. O livro é todo escrito no idioma italiano porque é importante que, desde o início, o leitor se acostume à pronúncia e à velocidade natural da língua. Esperamos que a obra seja útil para complementar os estudos da língua e da cultura italiana.

Year

2021

Creators

Baccin, Paola; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Gazzoni, Sandra; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas