RCAAP Repository
Maturidade na Utilização de Tecnologias Web 2.0 no Setor Bancário em Portugal
Este trabalho tem como objetivo analisar a maturidade na utilização de tecnologias da Web 2.0 no sector bancário português comparando o Millennium BCP com a CGD, tentando apurar qual das instituições está mais presente nas redes sociais. Determinou-se como objetivo geral: identificar qual a informação que a CGD e o BCP carregam nas redes sociais mais usadas, o Facebook o Linkedin e o twitter. Com o objetivo de integrar a investigação no campo de estudo foram analisadas com a regularidade as diversas interações, da instituição e dos clientes no ambiente de Web 2.0, sendo este caso a página oficial do Facebook da Instituição e as paginas agregadas da mesma rede social que possam assumir o mesmo papel de contacto direto da imagem institucional com os clientes e utilizadores. Deste modo, a observação fez-se durante duas semanas úteis, ou seja, cinco dias de segunda a sexta-feira da última semana de maio de 2017, (22 a 26) e outra na primeira semana de junho de 2017, (5 a 9). A diferença entre as duas instituições está no grau de especialização efetuada nas páginas temática, ou seja, o Millennium BCP apresenta mais páginas especializadas e, a CGD revela-se mais empenhada na sua atualização constante.
2022-11-18T13:08:03Z
Costa, Maria Alice Godinho Sampaio
Empreendedorismo académico em Portugal: estudo de caso das empresas spin-offs académicas
Apesar de ser um termo histórico-cultural, o empreendedorismo é um tema com uma popularidade renascida devido à sua crescente importância. A situação financeira é uma das principais justificações para o investimento na promoção do empreendedorismo, sendo encarado com uma alternativa ou um meio para diferentes percursos profissionais e combate ao desemprego. Dada a sua relevância é importante perceber qual o papel das instituições de ensino superior na promoção do empreendedorismo e no apoio à criação de novas empresas com o intuito de comercializar o conhecimento gerado no seio académico (empresas spin-offs académicas). O objetivo deste trabalho é analisar a evolução do empreendedorismo académico em Portugal, mais propriamente a criação de empresas spin-offs académicas nas cinco principais universidades portuguesas. Neste sentido foi realizado um estudo comparativo com o intuito de analisar o número de empresas spin-offs académicas criadas em cada universidade, analisando os setores de atividades predominantes, as respetivas taxas de mortalidade e a localização das mesmas face à universidade de origem. De modo complementar foi realizado um questionário detalhado aos promotores das empresas spin-offs académicas registadas na Universidade de Aveiro, na Universidade do Minho e na Universidade do Porto. Neste estudo de caso foram analisadas as características da equipa de promotores das empresas spin-offs académicas, do processo de transferência da tecnologia da universidade de origem, da estratégia e do modelo de negócio adotado por estas empresas. O estudo permitiu perceber que existem características predominantes nas empresas spin-offs académicas como o intervalo de idades e o género dos promotores, o elevado nível de habilitação académica, a transferência formal da tecnologia da universidade de origem, a importância atribuída ao apoio da universidade no que respeita ao acesso a infraestruturas. Verifica-se ainda que a maioria das empresas spin-offs académicas tem como modelo de negócio o desenvolvimento e comercialização de um produto ou serviço.
2022-11-18T13:08:03Z
Rodrigues, Vanessa Patrícia Freitas
A influência da Cultura Organizacional no Empenhamento Organizacional: Estudo de Caso numa Multinacional Japonesa a operar em Portugal
A cultura organizacional é apontada como um ativo essencial para o sucesso das empresas, influenciando as organizações a todos os níveis, sejam estes económico-financeiros ou do âmbito do comportamento organizacional. Como tal, o empenhamento organizacional é também influenciado pela cultura presente numa organização. Deste modo, a presente investigação é um estudo de caso que incide sobre o impacto que a cultura organizacional pode ter no empenhamento organizacional, utilizando como bases teóricas para o estudo da cultura e do empenhamento o modelo dos valores contrastantes e o modelo das três componentes, respetivamente. Recorreu-se à metodologia quantitativa, nomeadamente inquérito por questionário, o qual foi aplicado aos trabalhadores de uma multinacional do ramo da indústria automóvel. Os resultados permitem concluir que todas as dimensões da cultura organizacional se relacionam positivamente com as componentes afetiva e normativa do empenhamento, enquanto apenas a cultura de inovação e a cultura de objetivos estão associadas ao empenhamento instrumental. No que respeita ao efeito preditivo das dimensões da cultura sobre o empenhamento, a cultura de objetivos parece influenciar significativamente o empenhamento afetivo e normativo, ao passo que a cultura de inovação tem influência sobre o empenhamento instrumental.
2022-11-18T13:08:03Z
Miranda, Marta Cristina Amorim Miranda
Retenção de Talentos: impacto na inovação
A competitividade das organizações é um fator determinante para a sua sustentabilidade a médio e longo prazo. Muito da sua performance depende dos seus Recursos Humanos, que têm um papel muito relevante na transformação de inputs em outputs de sucesso. A Retenção de Talentos é precisamente um dos enormes desafios que a Gestão de Recursos Humanos hoje enfrenta. O tema é muito delicado, não só porque nem todas as organizações estão dispostas a investir nele, mas, sobretudo, porque é um aspeto crítico que pode ter impacto significativo na inovação. Neste contexto, a retenção de Talentos torna-se fulcral para a competitividade da empresa, devendo ser estudado e refletido o tema na perspetiva dos benefícios que poderá trazer para o seio das organizações. Na presente Dissertação começamos por fazer uma revisão da literatura sobre vários conceitos relacionados com Talento e inovação, nomeadamente no que concerne ao Embeddedness, às saídas voluntárias, à atração, à retenção, ao desenvolvimento de Talentos e sistemas de gestão de Talentos (SGT). Abordamos, ainda, os temas da gestão do Capital Humano, da Cultura e Clima Organizacional, bem como dos desafios geracionais. Como metodologia recorremos a um questionário, com perguntas fechadas, a fim de estudar as variáveis de estudo e respetivas hipóteses. O questionário foi feito aos colaboradores de uma empresa multinacional instalada em Portugal, utilizando o SurveyMonkey. Tendo como objetivo principal “Perceber como as organizações poderão gerir de forma proativa os seus Talentos”, tentou-se ainda entender o que atrai os Talentos para as empresas, o que os retém, o que é valorizado e o que é que os poderá levar a sair da empresa. Conclui-se que o poder que as empresas sustentáveis têm para atrair e reter os seus Talentos vai depender dos mecanismos que forem capazes de criar no sentido de os manter e reter, atuar de forma proativa na sua atração e evitar a saída voluntária. Para isso é proposto um Sistema de Gestão Integrado de Recursos Humanos, sistema que está assente no perfil do Talento desejado, onde a melhoria contínua é uma realidade. As empresas devem atuar nas dimensões de Employer Brand, Recrutamento e Seleção. Devem estar atentas à conjuntura económica e social e desenvolver políticas de retenção, nomeadamente no que concerne a compensações e benefícios, estilo de Liderança, Gestão de Desempenho, Gestão de Carreiras, Formação e Desenvolvimento, Clima e Cultura Organizacional, Comunicação Organizacional e Condições de trabalho. No que concerne às Saídas voluntárias, as empresas têm de perceber os motivos pelos quais os colaboradores as abandonam, de forma a que consigam melhorar continuamente este sistema. É essencial ainda mencionar que as empresas devem aproveitar o contributo dos seus Talentos para garantir a Inovação da empresa (maior competitividade), para que desta forma consigam sobreviver ao mundo do mercado com constantes mudanças.
2022-11-18T13:08:03Z
Alves, Diana Patrícia Guedes Peixoto
Método da equivalência Patrimonial: Aplicação Prática
O presente relatório de estágio descreve as atividades desenvolvidas no decurso do estágio curricular realizado, no âmbito do Mestrado em Contabilidade e Finanças da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, na empresa Maria Amélia Martins, Lda. A Maria Amélia Martins, Lda. é uma sociedade por quotas que presta serviços de contabilidade, auditoria e consultoria fiscal. O estágio teve a duração de 6 meses, com início no dia 1 de dezembro de 2017 e término no dia 31 de maio de 2018, tendo cumprido com os requisitos previstos no artigo 9.º do Regulamento de Inscrição, Estágio e Exame Profissionais da Ordem dos Contabilistas Certificados. O estágio contribuiu com o apoio na aplicação do método da equivalência patrimonial numa sociedade anónima que se encontrava sob a responsabilidade do coorientador de estágio. No decurso do relatório é descrito todo o processo de aplicação do método da equivalência patrimonial, o seu enquadramento normativo, a obrigatoriedade da sua aplicação, as vantagens e desvantagens inerentes, bem como as suas implicações fiscais. Durante o estágio, toda a conduta e atuação no período de todas as atividades foi orientada de acordo com o preceituado no Estatuto e no Código Deontológico dos Contabilistas Certificados.
2022-11-18T13:08:03Z
Pereira, Maria do Sameiro Ferreira
BRAND MANAGEMENT AND INTERNATIONALIZATION: A CASE STUDY IN THE SPORTS EQUIPMENT INDUSTRY
Internationalization is a strategy increasingly used by companies. Firms in emerging markets are tardy regarding innovativeness and international orientation. Over the years, internationalization has proved to be a crucial strategy to increase sales and improve corporate performance in an increasingly globalized world. Global markets offer new business and innovation opportunities, and it is therefore likely that companies will shift their focus from domestic to international markets. The internationalization process has been intensively studied and can lead to the exploration of new markets, which often implies the creation of new brands. In this context, brand management is one of the aspects on which many researchers have dedicated attention. The study of the brand requires attention to several kinds of concepts, no less important (e.g., image, notoriety or identity). Recently, there have been new approaches and new contributions in this regard. Through an interdisciplinary perspective, the present study aims to analyse and to understand the process of internationalization and brand management in business contexts (i.e., sports contexts). Specifi cally, the study focuses on Berg Outdoor, a brand that has as core business articles for outdoor practices (i.e., textiles, footwear or equipment). In-depth semi-structured interviews were conducted with company directors (February 2018) in a qualitative perspective. This paper will attempt to present management development in a brand attachment perspective. Some limitations and the next steps of investigation will be discussed.
2022-11-18T13:08:03Z
Passos, Ana Rita Sousa, Bruno Azevedo, António
Satisfaction with Braga (Portugal) and recommendation: A comparison between information coming from relatives/friends and from other sources
Recommendation from family and friends is considered to be the most credible source in the travel decision-making process. Since studies on destination loyalty focus on this variable, this study investigated tourists’ motivations, perceived attributes of the city and satisfaction obtained from the visit by comparing the following two groups: those who indicated that they obtained travel information from relatives/friends (n = 120) and those who obtained information from other sources (n = 186). The research methodology consists of a quantitative approach based on a self-administered survey applied to travellers who visited Braga (a medium sized city located in the Northwest of Portugal), during 2017. The results indicated that there were some significant differences between the two groups with respect to demographic characteristics, tourists’ motivations and perceived attributes of the city. However, the groups did not differ in their global image of the destination and intention to recommend it to relatives and friends.
2022-11-18T13:08:03Z
Remoaldo, Paula Vareiro, Laurentina Cadima Ribeiro, José Abreu, Jéssica Bettencourt, Ana
Satisfaction with Braga (Portugal) and recommendation: A comparison between information coming from relatives/ friends and from other sources
Recommendation from family and friends is considered to be the most credible source in the travel decision-making process. Since studies on destination loyalty focus on this variable, this study investigated tourists’ motivations, perceived attributes of the city and satisfaction obtained from the visit by comparing the following two groups: those who indicated that they obtained travel information from relatives/friends (n = 120) and those who obtained information from other sources (n = 186). The research methodology consists of a quantitative approach based on a self-administered survey applied to travellers who visited Braga (a medium sized city located in the Northwest of Portugal), during 2017. The results indicated that there were some significant differences between the two groups with respect to demographic characteristics, tourists’ motivations and perceived attributes of the city. However, the groups did not differ in their global image of the destination and intention to recommend it to relatives and friends.
2022-11-18T13:08:03Z
Remoaldo, Paula Vareiro, Laurentina Cadima Ribeiro, José Abreu, Jéssica Bettencourt, Ana
O impacto dos critérios de mensuração dos ativos na qualidade da informação financeira
A utilidade da informação financeira, para a tomada da decisão, depende da qualidade que esta possa revestir, ao transmitir os factos contabilísticos. Por sua vez, os critérios aplicados na mensuração dos ativos influem na qualidade dessa informação, vista pelo cumprimento de um conjunto de características qualitativas, com destaque para três principais, a saber: a relevância, a fiabilidade e a comparabilidade. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os critérios de mensuração existentes e a sua influência face às características qualitativas da informação. Os resultados obtidos demonstram a importância que o justo valor tem ganho com as atuais normas contabilísticas, que assentam na relevância da informação, não descurando a fiabilidade da mesma e a aplicação do tradicional custo histórico, sendo necessário, na maioria dos casos, a aplicação de uma base de mensuração mista.
Compreendendo a qualidade do serviço em contextos específicos do enoturismo: um estudo exploratório
Objetivo: Compreender a importância e aplicabilidade do modelo SERVQUAL no contexto da gestão hoteleira de vinhos em Portugal. Em particular, uma unidade hoteleira específica será analisada no segmento de turismo de vinho em Portugal, enquanto a intenção é analisar o grau de afetividade dos turistas em relação a essas unidades de alojamento. Desenho/Metodologia/Abordagem: Os questionários serão aplicados aos consumidores do Hotel Torre de Gomariz Wine e SPA em Portugal (norte de Portugal). Os questionários serão aplicados em português, inglês e espanhol. Metodologia de natureza quantitativa, para posterior tratamento estatístico e análise de correlações entre variáveis de relacionamento e avaliação da qualidade do serviço. Originalidade: O presente estudo relaciona a avaliação da qualidade do serviço (em estabelecimentos hoteleiros) com variáveis de marketing relacional e sua importância para a lealdade dos consumidores de enoturismo. Resultados: A afetividade do turista na unidade hoteleira deve contribuir para os resultados da avaliação da qualidade (percebida) e, consequentemente, da lealdade dos consumidores do enoturismo em Portugal. O modelo SERVQUAL é composto de cinco dimensões: tangibilidade, confiabilidade, capacidade de resposta, segurança e empatia. Implicações práticas: Numa perspetiva interdisciplinar, o estudo proposto apresentará insumos para marketing (ou seja, comportamento do consumidor) e para turismo (ou seja, administração de hotéis). O modelo conceitual apresenta uma relação direta entre avaliação da qualidade e afetividade para o consumidor do enoturismo. Limitações: Esta é uma pesquisa preliminar de natureza exploradora e em desenvolvimento. Etapas futuras produzirão novos resultados e testarão empiricamente várias hipóteses.
2022-11-18T13:08:03Z
Igreja, Carla Silva, Tiago Sousa, Bruno
O REGIME DE TRIBUTAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES DE FORTUNA E DOS ACRÉSCIMOS PATRIMONIAIS NÃO JUSTIFICADOS
O regime de tributação das Manifestações de Fortuna e dos Acréscimos Patrimoniais não justificados foi introduzido no sistema fiscal como uma ferramenta de combate à fraude e à evasão, na medida em que pretende tributar rendimentos que foram subtraídos à tributação. Caso se verifique manifesta discrepância entre os rendimentos declarados pelo contribuinte e a capacidade aquisitiva evidenciada pelo mesmo, cabe à Autoridade Tributária (AT) questionar o contribuinte relativamente à origem dos rendimentos que lhe permitem determinada manifestação económica. Não fazendo esta prova da origem dos mesmos, a AT aplica os regimes de tributação previstos na alínea f) do número 1 do artigo 87.º e no 89.º-A da Lei Geral Tributária (LGT). Este regime caracteriza-se pela derrogação do sigilo bancário, pela inversão do ónus da prova e pela determinação da matéria coletável (MC) por métodos indiretos. Corolário da própria complexidade que lhe é inerente e de normas cuja redação é confusa em determinados pontos, o regime de tributação das manifestações de fortuna e dos acréscimos patrimoniais não justificados tem gerado dúvidas quanto à sua interpretação e consequentemente jurisprudência contraditória.
PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD NUMA INDÚSTRIA TÊXTIL
Para o efeito, numa primeira fase foi efetuado um estudo exploratório da literatura existente, no qual se pretende obter informações relevantes sobre o BSC. Numa segunda fase, através de uma abordagem de pesquisa qualitativa, foi realizado um estudo de caso, com recurso a entrevistas, que permitiu uma clarificação das orientações estratégicas da empresa em estudo através da definição da visão, dos valores e da missão. De seguida, procedeu-se à definição dos objetivos estratégicos, à seleção dos indicadores de desempenho e das metas para cada perspetiva, garantindo assim o seu alinhamento. Seguiu-se a apresentação do mapa estratégico e do conjunto de relações de causa-efeito. Por fim, foram identificadas iniciativas em cada perspetiva para promover o cumprimento das metas definidas. Verificou-se que a organização em análise tem definidos os principais pilares para a construção do BSC: a missão, os valores e a missão. Também se verificou que esta é uma organização com uma cultura aberta, preocupada com o desenvolvimento de esforços para a criação e implementação de ferramentas que permitem uma comunicação clara e fluída dos objetivos estratégicos em todos os setores que a incorporam. Foi ainda possível aferir que o BSC é uma ferramenta conhecida por todos os intervenientes e todos reconheceram que esta seria uma ferramenta muito útil para a melhoria do desempenho organizacional com vista ao cumprimento dos objetivos estratégicos. No entanto, também foram encontrados alguns fatores que podem dificultar a sua implementação, como a disponibilização de tempo, a cultura organizacional e o compromisso de todos na execução desta ferramenta de gestão estratégica.
O MARKETING DE LUGARES E A DINAMIZAÇÃO DO TURISMO PEDAGÓGICO: UM ESTUDO DE CASO
O presente estudo procurou compreender o papel do marketing de lugares como alavanca do turismo segmentado numa lógica científica, acadêmica e de motivação pedagógica (em específico, as atividades turísticas realizadas no Resort Pedagógico Sítio do Carroção, Brasil). No que concerne à metodologia da pesquisa, após levantamento teórico em materiais sobre turismo, educação e turismo pedagógico foi realizado um estudo empírico de natureza exploratória no Resort Sítio do Carroção, com proposta de modelo conceitual. Como conclusões preliminares, importa referir que alguns destinos procuram posicionar a sua marca territorial numa clara tentativa de atrair novos visitantes e capitalizar esse segmento turístico. A gestão e o marketing de territórios, em específico o branding territorial, assume um papel determinante neste domínio, tanto ao nível da notoriedade da marca territorial (lembrança, memória e associação) como no que concerne à escolha e tomada de decisão por parte dos turistas e visitantes do turismo pedagógico. Contudo, e como limitações, este estudo apresenta como principal limitação a sua metodologia de natureza exclusivamente qualitativa. Estudos futuros deverão dar continuidade a este trabalho mediante metodologia de natureza quantitativa. Em específico, propõe-se a aplicação de inquéritos por questionário junto dos consumidores, testando um modelo conceitual em contextos de turismo pedagógico. O presente manuscrito representa uma importante contribuição para a área de estudo do turismo de nichos (ex. turismo pedagógico), que tem vindo a ser alvo de análises recentes no âmbito do marketing, uma vez que funciona como como uma chamada de atenção para a pertinência das questões ligadas ao processo ensino-aprendizagem em contextos turísticos.
2022-11-18T13:08:03Z
Machado, Annaelise Sousa, Bruno Abreu, Zilpa
TRANSVERSALIDADES ENTRE REPRESENTAÇÕES EM ARQUITETURA E ILUSTRAÇÃO
A criação do projeto o livro “a Casa” teve como objetivo aprofundar as metodologias de trabalho na criação de um álbum ilustrado, partindo da experiência pessoal da autora e do estudo teórico sobre o modo como os códigos de representação em arquitetura podem contribuir de forma inovadora para a construção de ilustrações. Estudou-se ainda o papel deveras importante do ilustrador como narrador de imagens e gerador de novas dinâmicas visuais e de espaço imaginário no suporte do livro. É explorado o modo como as diversas representações gráficas em arquitetura podem informar através da ilustração, nomeadamente no que respeita a questões espaciais e materiais, e como a ilustração pode potencializar expressivamente novos conteúdos adjacentes à materialidade do livro.
CADERNO DE MEMÓRIAS DA AVÓ TERESA UMA ESTRATÉGIA DE ESTÍMULO ATRAVÉS DA ILUSTRAÇÃO EM PESSOAS COM PERDA DE MEMÓRIA
As memórias que vamos armazenando ao longo da nossa vida fazem-nos ser quem somos, sem elas passamos a ser alguém que não se conhece integralmente. Foram as falhas de memória de Teresa, avó da mestranda, que deram origem ao tema que levou ao desenvolvido deste projeto. A idosa fora vítima de uma duplo AVC no ano de 2017, que mudou a sua vida do avesso. Paralisada do lado direito do corpo, com uma cegueira parcial no olho do mesmo lado, e a morte de 50% do seu cérebro, levou a que ficasse com graves limitações ao nível motor, mas principalmente, ao nível cognitivo, especificamente na memória. Após a pesquisa e o estudo acerca das diferentes temáticas que abordam o conceito de memória, percebemos que existem diversos fatores, tais como o envelhecimento e diversas doenças, tais como a doença de Alzheimer, que põem em causa o bom funcionamento do cérebro humano. Salientamos ainda que nos foi importante perceber que, ao nível da psicologia e da gerontologia, são trabalhados métodos funcionais que ajudam na preservação das capacidades mentais e motoras de um individuo. Com o conhecimento teórico adquirido e através de sessões de conversa semanais registadas em áudio, passámos à concretização de um Caderno de Memórias / Álbum Ilustrado onde foi possível reunir uma série de elementos fundamentais para a estimulação cognitiva de Teresa. Apesar de se pretender publicar o resultado deste projeto em formato de livro, em primeira instância queríamos estimular e fortalecer a relação entre avó e neta. Com este processo foi possível observar um efeito benéfico em Teresa através dos exercícios de lembrança propostos em cada visita. Este trabalho pretende ser um testemunho expressivo e uma chamada de atenção para a transmissão de memórias entre gerações, e também, para a importância da convivência na qualidade de vida da população mais velha da nossa sociedade
THE CONTRIBUTION OF 2D ANIMATION IN DIGITAL GAMES WITH A TANGIBLE INTERFACE
When animating characters, the animator’s role resembles the one of a puppeteer – by controlling the characters, s/he translates concepts into movements. Her/his work will give form to the characters’ personalities and unfold the stories’ atmosphere. Rhythm, timing, intensity, etc. rely on how the animation is done. That is true for linear animation. But in interactive animation – animation for interactive media such as video games – the role of puppeteer is granted to the player. The animator is responsible for creating the structure which ensures that the player is in control. Usually, such control comes through the use of joysticks or touchscreen interaction, but it can also take innovative forms. That is the case of Mobeybou, a storytelling video game in which this work is based. In Mobeybou, we present the player with an unusual way to control the characters – a Tangible User Interface (TUI) – and increase the depth of the players’ role by transforming them in storytellers. This also changes the way we animate the game, and adds new levels of complexity to design and development. Our goal, with Mobeybou’s animated content, is to offer the player enough creative freedom to compose narratives, but due to limitations of time and human resources we had to narrow the range of elements and possible actions with restricted action libraries. To evaluate the impact of the animated content in the creative process we have tested Mobeybou with children, ages 5 to 14, in classroom and summer school context
O CONTRIBUTO DOS SISTEMAS NATURAIS, NA ANTECIPAÇÃO DE TENDÊNCIAS, PARA O DESIGN E DESENVOLVIMENTO DE MOBILIÁRIO URBANO
Vivemos num mundo globalizado, com uma sociedade em constante mutação, neste sentido, devemos estar atentos aos sinais do presente, de forma a desvendar as reais necessidades do futuro. Os padrões e fluxos do mundo natural funcionam e coexistem em harmonia, podendo até mesmo despertar emoções no ser humano. Desta forma, proporcionam ao design referências úteis e precisas, sendo uma parte fundamental a fim de potenciar um futuro mais sustentável. O seguinte estudo, incide sobre conceitos e definições em relação à Biomimética, ao Design Biofílico e ao Design Emocional, pretendendo abordar e inovar na área do Mobiliário Urbano, desenvolvendo assim um produto, que contribua para uma interação ativa entre os utilizadores. Com este estudo pretende-se colmatar a falta de contacto do ser humano com a natureza dentro dos espaços urbanos, unindo o Mobiliário urbano à natureza. O resultado deste estudo culmina no desenvolvimento de um produto de design para espaços urbanos, na categoria dos bancos, que contribuirá para criar zonas verdes nos espaços cinzentos das cidades, contribuindo de uma forma ecológica, social, económica, e estética para a comunidade
2022-11-18T13:08:03Z
Rocha, Ana Teresa dos Santos
VÍDEOS DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O USO DE BRINQUEDOS DIDÁTICOS EM AMBIENTES ESCOLARES: O CASO DA AMBARSCIENCE
A presente investigação pretende demonstrar a importância que os brinquedos didáticos podem ter na educação das crianças, mais propriamente como complemento de ensino na sala de aula. Este estudo consiste no desenvolvimento de um vídeo promocional de um brinquedo da marca ambarscience, empresa do grupo Ambar, onde a investigação é desenvolvida, no local de produção e em conjunto com os seus colaboradores. Para Albino (2013) os bebés desde que nascem, estão altamente predispostos a aprender e o seu cérebro absorve naturalmente toda a informação da nova vida, não é opcional, é uma condição humana. Segundo a mesma autora, desde que as crianças nascem estão constantemente a absorver informação e a aprender, cabe aos adultos fomentar a sua aprendizagem e o desenvolvimento de muitas das suas capacidades. Os brinquedos didáticos e educativos são um bom suporte nessa formação, ajudando a desenvolver todas as suas habilidades no desenvolvimento da imaginação, da memória, da concentração e da perceção visual. Este trabalho salienta a importância dos brinquedos didáticos como um ideal complemento na sala de aula; descreve-se o trabalho de campo desenvolvido na empresa, assim como a metodologia usada até chegar ao produto ideal a promover; apresentam-se as fases práticas, Pré-produção, Produção e Pós-produção; e com o protótipo final, apresentam-se propostas de futuro para outros brinquedos. Com o desenvolvimento do vídeo promocional, consegue-se transmitir a valorização das mais valias que os brinquedos didáticos podem ter na educação das crianças. Dessa forma, o audiovisual, é a ferramenta ideal para “fazer a ponte” entre a ambarscience e a inserção em Sala de Aula, de forma a publicitar esses brinquedos em Instituições de Ensino, incentivando a sua utilização em contexto escolar.
Social and Strategic Partnership in Marketing Contexts: The Case Study of Help2kids
Social and strategic marketing seeks to develop systematic marketing concepts with several approaches to influence behaviours that benefit individuals and society for the greater social good. Social marketing practice is guided by ethical issues. It seeks to integrate approach, best practice, theory, audience, and partnership insight to inform the delivery of competition-sensitive and segmented social change programmes that are effective, efficient, equitable, and sustainable. This case study concerns help2kids as a young and dynamic non-profit organization operating in Africa. The case study consists of reflection and discussion of the several practices, marketing strategies, social entrepreneurship topics, and multiple projects inherent to help2kids. Help2kids strives to allow children the pursuit of a better and more sustainable future. The authors intend to present different social marketing campaigns to promote behavioural change for the benefit of society and the strategies that have been followed to achieve the desired idea or behaviour.
2022-11-18T13:08:03Z
Sousa, Bruno Magalhães, Filipe
A IMPORTÂNCIA DO DOMÍNIO DAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO SETOR DO TURISMO
O turismo atingiu, atualmente, uma dimensão sem precedentes e apresenta-se, hoje, como um setor que emprega milhões de pessoas em todo o mundo. Nunca, como agora, se falou tanto em turismo e em produtos turísticos nas suas dimensões económica, social e cultural. De facto, as línguas estrangeiras têm adquirido cada vez mais poder no mundo dos negócios, sobretudo a língua inglesa que se torna fundamental no contacto com o cliente-turista. Desta forma, torna-se pertinente estudar esta questão, em harmonia com os fundamentos do turismo, com vista a entender melhor a utilização das línguas e o valor que estas possam ter no desenvolvimento do setor. Com base na pesquisa bibliográfica, principalmente centralizada no desenvolvimento do turismo e os seus fundamentos, no valor e utilização das línguas estrangeiras nos dias de hoje, e nos resultados dos questionários realizados, é possível inferir que a utilização de línguas no setor de turismo e hospitalidade tem, de facto, um papel deveras importante para o sucesso da atividade profissional, já que o uso da língua torna o contacto com o cliente-turista mais próximo, criando assim uma relação de confiança imediata. Em suma, afirmar-se que a compreensão e/ ou domínio de línguas estrangeiras conferem múltiplas vantagens e são uma mais-valia inestimável que têm que ser desenvolvidas cada vez mais nos dias de hoje