RCAAP Repository
Peste e Estrangeiridade em Estado de Sitio de Albert Camus
Trata-se, nesta dissertação, de um estudo da peça Estado de Sítio (1949) de Albert Camus, tendo como eixos os conceitos de peste e de estrangeiridade. Partimos de uma apresentação do percurso teatral desse autor, destacando a criação dos grupos Téâtre du Travail e Teatro de l'Équipe até a sua proposta do Novo Teatro, e procurando verificar como seu pensamento a Peste de diferentes formas: como personagem, como abstração do mal e de toda forma de injustiça, e como personagem, como que pretende tocar e, simultaneamente, ser a própria vida. Para demonstrar essa analogia cotejamos o teatro de Antonin Artaud e o de Camus, especificamente seus conceitos sobre a peste. Verificamos nessa peça o confronto de um povo com um poder arbitrário e, embasados no pensamento camusiano, procuramos responder o que é a peste e qual a sua relação com a condição humana de estrangeiridade, além de identificar, no contexto de Estado de Sítio, as várias formas de ser estrangeiro. Por fim, procuramos demonstrar, a partir da montagem dessa mesma peça pelo grupo Oficinão do Galpão, a pertinência do pensamento de Camus para a nossa contemporaneidade na América Latina e, mais especificamente, no Brasil.
2019-08-13T03:03:53Z
Sandra de Padua Castro
Representações de mulheres indígenas em quadrinhos: identidades imaginárias
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2022-03-24T17:09:53Z
Maria Adriana Da Silva Azevedo
Programas projetivos: uma visão panorâmica dos gregos aos modernos, suas caraterísticas, seus princípios e fundamentos
Esses escritos pretendem discutir os programas projetivos, não segundo suas potencialidades como ferramentas de projeto, mas segundo a perspectiva histórica dos sucessivos elementos de cultura e conhecimento que os propiciam e sustentam. Como se verá, à medida que esses elementos emergem na história constituindo também os princípios projetivos – essenciais aos programas projetivos - estaremos, simultaneamente, diante dos objetos de conhecimento que fundam o campo de conhecimento especifico da prática projetiva ou seu campo epistêmico. Considerando essas perspectivas, esses escritos têm como objetivo apreender as transformações no tempo das ideias que sustentam as práticas projetivas para concluir que os programas projetivos contemporâneos não estão aptos à crítica dos próprios objetos a que se propõem constituir. Apesar de não se apresentar como tema central, esse rápido percurso panorâmico ainda permitiu delinear paralelamente, ainda que de modo preambular, argumentos suficientes sobre os quais se poderá construir o estatuto epistemológico específico para a prática projetiva.
Eficiência cerebral e velocidade de processamento de alunos dos Ensino Básico de Belo Horizonte, MG
A eficiência cerebral prediz diferenças individuais no desempenho cognitivo, podendo ser determinada pela atividade neuronal e consequente consumo energético do cérebro durante a realização de tarefas. Um dos importantes parâmetros de medida dessa eficiência é a velocidade de processamento, componente básico no estudo das diferenças individuais na inteligência. Considerando-se a realização de tarefas cognitivas simples, indivíduos mais rápidos apresentam menor ativação neuronal e, portanto, melhor eficiência cerebral. Dessa forma, é possível estabelecer uma relação positiva entre a velocidade com que as tarefas cognitivas simples são executadas e inteligência. O objetivo principal desse trabalho foi verificar a ocorrência de uma melhor eficiência cerebral em crianças brasileiras, em dois períodos distintos, através de medidas de tempo de reação. Para tanto, os dados obtidos em um estudo anterior, realizado em 2005 pelo Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais – LADI/UFMG, foram utilizados para efeito de comparação com o desempenho de crianças escolares em 2017/2018. A fim de emparelhar a amostra atual com a de 2005, testou-se 198 alunos com idade entre dez e quinze anos, matriculados na rede básica de ensino de Belo Horizonte, com o Teste das Matrizes Progressivas de Raven – Escala Geral. A amostra finalmente comparada foi constituída de 48 criancas avaliadas em 2005 e 48 criancas avaliadas em 2017/2018. A medida de Tempo de Reação foi obtida pela execução de uma tarefa de Discriminação Perceptual Informatizada. Os sujeitos também foram submetidos à uma Avaliação de Comportamentos Disruptivos Externalizantes através da Escala de Déficit de Atenção e Hiperatividade, a mesma medida utilizada em 2005. Pese ao esforço de emparelhamento em idade e nível socioeconômico, as variáveis sexo e hiperatividade tiveram maior influência sobre a amostra de 2017 do que sobre a amostra de 2005. Os resultados finais indicaram que as amostras não diferiram significativamente no desempenho cognitivo ao longo de 12 anos de intervalo. De forma semelhante, não houve diferenças estatisticamente significativas entre as amostras nos tempos gastos para tomada de decisão. Isto provavelmente se deve à correlação significativa entre tempo de reação e desempenho cognitivo (-0,33 em 2005 e -0,38 em 2017/2018). Conclui-se haver uma relação íntima entre desempenho cognitivo e velocidade de processamento, assim como há a necessidade de se controlar aspectos comportamentais das amostras em estudos que pretendam identificar ganhos cognitivos ao longo do tempo.
2019-11-11T18:12:14Z
Juliana dos Santos Lopes Apolinário
Berries: cultivation and environmental factors effects on the phenolic compounds content
Berries are rich in bioactive compounds, such as vitamins, fiber, macro and microelements and have high content of polyphenols, plant secondary metabolites. The consumption of a diet rich in polyphenols has in epidemiological studies been associated with a lower incidence of degenerative diseases including cancer, cardiovascular and other diseases. The preventive effects are often attributed, in part, to phenolic compounds and suggested to be due to their antioxidant, and antiinflammatory effects as well as other beneficial effects. This review describes the effect of cultivation methods and environmental factors on the composition and content of phenolic compounds in some berries. Methods for extraction and analyses of phenolic compounds and reported potential mechanisms of action through which polyphenol compounds may exert protective actions are also reviewed.
2022-02-22T11:08:16Z
Renata Adriana Labanca Barbosa de Oliveira Gabriel Marie Alminger
Análise de casca de alvenaria cerâmica armada: tipo parabolóide hiperbólico
No presente trabalho abordam-se aspectos de projeto e construção de uma cobertura na forma de casca tipo parabolóide hiperbólico, de alvenaria cerâmica armada, construída em 1987, para uma igreja em Belo Horizonte, Brasil. Foi usado tijolo cerâmico maciço requeimado, de uso corrente em alvenaria aparente. É feita uma comparação do cálculooriginal, utilizando a teoria de membrana, com uma análise linear em programa de elementos finitos e apresentam-se alguns resultados. Também é feita uma análise não linear e um dimensionamento segundo a teoria de membrana. Para o cálculo com a teoria de membrana foi usado um programa em linguagem FORTRAN, publicadoinicialmente em janeiro de 1970 no JOURNAL OF THE AMERICAN CONCRETE INSTITUTE. A análise elástica linear e não-linear, foram feitas com o programa DIANA versão 8. A teoria de membrana, face à análise elástica linear, produziu resultados compatíveis, retendo o essencial para um projeto seguro, como era de se esperar para a estrutura analisada, com vão livre inferior a 30 m, e pelo fato da cascanão ser muito abatida. A estrutura atualmente se apresenta em excelente estado de conservação, sendo que somente uma vez, desde sua construção, foi necessário refazer a impermeabilização. À época de sua construção, a teoria de membrana foi usada com sucesso em inúmeras cascas.
O ensino de língua inglesa via internet e a autonomia do aluno
Tanto as instituições públicas como os cursos livres estão oferecendo cursos de graduação, pós-graduação e cursos de idiomas on line. Os objetivos gerais deste trabalho são, primeiramente, conhecer a opinião de aprendizes de Língua Inglesa via Internet sobre esta nova tecnologia bem como verificar as contribuições, identificadas pelos aprendizes, que a nova ferramenta pode propiciar ao processo de aprendizagem. Nosso objetivo específico é analisar como os aprendizes lidam com a autonomia que a Internet lhes exige. Utilizando uma abordagem qualitativa, esta pesquisa é um estudo de caso de um curso de extensão de Inglês através da Internet oferecido por uma universidade pública. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram: diário on line, diários da professora/pesquisadora e dois questionários. Optou-se pela triangulação dos dados para uma maior confiabilidade dos resultados obtidos. Os resultados evidenciaram que nem todos os alunos souberam lidar com a autonomia que a Internet lhes exigia, apesar da maioria ter gostado de usá-la em sala de aula. Finalmente, verificamos que o uso da Internet contribuiu para a sua aprendizagem dos participantes através do aprimoramento de vocabulário e da interação com nativos ou usuários da LI.
2019-08-12T02:54:30Z
Glenda Cristina Valim de Melo
Entre a literatura e a filosofia: o saber alegórico nos espaços de “A caverna”, de José Saramago
Com base na referência à alegoria da caverna de Platão, no romance A caverna, de José Saramago, esse trabalho realiza uma leitura entre a literatura e a filosofia. Parte-se de uma análise do espaço – Centro, olaria e espaços intermediários – como estratégia autoral para apresentação do embate entre essência e aparência, presente em toda a obra. Para discutir a(s) posição(ões) do autor, recorre-se à relação entre espaço, saber e poder em Foucault, e ainda a articulações com a filosofia de Deleuze, em sua “reversão ao platonismo”. Percebendo a articulação dessas estratégias pela voz autoral, a análise busca perceber o projeto empenhado de literatura de Saramago, de uma ficção que se constitui espaço de questionamento do homem no mundo.
Cenas de dissenso, arranjos disposicionais e experiências insurgentes : processos comunicativos e políticos em torno da resistência de estudantes secundaristas
O objeto de estudo, nesta tese, são os movimentos de insurgência, também conhecidos como mais novos movimentos sociais, com a empiria focada especificamente na insurgência secundarista, que ocupou mais de 200 escolas no Estado de São Paulo em 2015. O objetivo, com a realização desta pesquisa, foi apreender como os processos comunicativos nesses movimentos promovem cenas de dissenso e, consequentemente, transformam os sujeitos envolvidos, no sentido de promover sua emancipação política. Parte-se do pressuposto de que as cenas de insurgência, os acontecimentos e as performances que nelas se desdobram permitem deslocamentos, rearranjos e reconfigurações de modos de legibilidade e inteligibilidade das formas de vida dos sujeitos envolvidos. A perspectiva teórico-analítica que orientou os percursos deste trabalho aposta no entrelaçamento da perspectiva de Rancière acerca das dimensões estéticas e políticas das cenas de dissenso; os dispositivos foucaultianos e os arranjos disposicionais que os constituem, e as experimentações deleuzianas. Outros autores ajudaram a costurar as perspectivas teóricas que fundamentaram esta pesquisa, dos quais os principais foram Judith Butler, José Luiz Braga, Manuel Castells, Georges Didi-Huberman, Maurizio Lazzarato e Peter Pál Pelbart, entre outros. O caminho metodológico trilhado foi composto por três eixos principais: a) a proposta de deixar-me afetar pelo objeto antes da construção teórico-metodológica, tal como formulada por Jean-Luc Moriceau e Richard Soparnot; b) o método da igualdade, de Jacques Rancière, que envolve a reconstrução das cenas de dissenso por meio das narrativas, dos documentos e das produções enunciativas dos agentes envolvidos e c) os dispositivos foucaultianos e os arranjos disposicionais mobilizados em situações de urgência, conforme releitura feita por José Luiz Braga. A proposta, portanto, partiu da reconstrução das cenas de dissenso das ocupações secundaristas, passando pelas análises de seus processos comunicativos, que envolveram as táticas de comunicação dos mais novos movimentos sociais, ou seja, a apropriação das redes sociais digitais, as performances nas ruas, a ocupação de espaços públicos, o corpo-câmera, as produções que envolvem a gambiarra, a experiência estética e a articulação dos corpos insurgentes. Além disso, a análise também explorou os arranjos disposicionais que produzem as cenas de insurgência, envolvendo o confronto policial e as discussões identitárias de gênero, classe e raça. A pesquisa, que foi desenvolvida de forma não linear, como um processo de bricolagem, permitiu chegar ao entendimento de que o movimento secundarista foi uma das grandes insurgências da segunda década do século XXI e promoveu táticas e métodos de comunicação próprios, que engendram as técnicas de si e os processos de individuação. É possível dizer que o movimento secundarista é um processo revolucionário em devir, um levante que ainda pulsa nas produções artísticas, na escrita fabuladora e no fazer político de seus principais atores sociais: a juventude.
Estudo das estruturas de discordâncias cristalinas em arseneto de gálio
Nós empregamos cálculos ab initio para investigar discordâncias parcias a 90º em arseneto de gálio. Em semicondutores binários como o GaAs, dois tipos de discordâncias estão presentes. Nas discordâncias alfa (beta), existem duas linhas de átomos de arsénio (gálio) de cada lado, em torno do centro geométrico do núcleo da discordância. Para ambos as discordâncias alfa e beta, consideramos a energética e estados eletrônicos para os modelos quase-fivefold (QF), período simples de (SP), e o período duplo (DP que foram considerados na literatura para 90o parciais em semicondutores. Em nossos cálculos, obtemos a energia de reconstrução a partir do QF não-reconstruido para o SP reconstruído, e as diferenças energia entre os núcleos SP e DP, individualmente para cada uma das discordâncias alfa e beta. Dada a presença de ligações tipo-átomo As-As (Ga-Ga) atuam como meio-aceitadores (meio-doadores) no GaAS. Nessa perspectiva, também consideramos modelos de antisítio dopado, em que um a cada quatro átomos de As (Ga), ao longo do núcleo da discordância alfa (beta) é substituído por um átomo de Ga (As), a fim de restabelecer a estequiometria das ligações do núcleo, na tentativa de obter núcleos semicondutores. A energética destas ligações estequiométricas dos núcleos é comparada com as dos modelo QF, SP e DP.
2019-08-12T02:29:50Z
Alexandre Jose Medeiros do Nascimento
Parceiros em lavouras comunitárias e agricultores familiares agroecológicos: um estudo comparativo entre agricultura familiar em território de agricultura tradicional de Minas Gerais e agricultura agroecológica do centro de Rondônia
A agricultura familiar, com resquicios e traços marcantes de vida camponesa, se faz presente no mundo contemporâneo, e ainda, de maneira relevante no Brasil atual. Esse modo de produção destaca-se no meio rural brasileiro e, para muitos pesquisadores, tem um caráter funcional ao capitalismo. Os agricultores familiares estão presentes em diferentes regiões do país e submetidos às distintas realidades sociais e econômicas. Esta pesquisa realiza um estudo comparativo entre agricultores familiares parceiros de comunidades rurais do município de Senhora dos Remédios, localizados na mesorregião de Campos das Vertentes, e agricultores familiares do Território Centro/Leste do estado de Rondônia. Para tanto, são avaliados os elementos que integram a esfera produtiva, com ênfase nos programas sociais de âmbito local coordenados pela Prefeitura Municipal de Senhora dos Remédios, em Minas Gerais, e, em Rondônia, pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), por meio dos Projetos Padre Ezequiel e Terra Sem Males. Em Senhora dos Remédios, Minas Gerais, o Estado promove o arrendamento de terras privadas para cultivo solidário de alimentos entre os agricultores familiares sem-terra através do Programa Lavouras Comunitárias. Esse programa busca sustentabilidade social e alimentação de agricuttores familiares através da produção de milho e feijão, de maneira convencional, entre parceiros sem-terra. Por sua vez, no Território Centro/Leste de Rondônia, os projetos da CPT disponibilizam assessoria técnica especializada aos agricultores familiares para produção agroecológica. A dissertação tem como base teórica o desenvolvimento rural sustentável, através da análise dos parâmetros sociocultural e ambiental como sustentáculo à produção dos agricultores familiares/campones. Também são abordadas e analisadas as relações capitalistas de arrendamento, formas não-capitalistas (parceria) e o capital social revertido para os agricultores familiares parceiros e agroecológicos.
2019-08-11T14:57:11Z
Cristiano Torres do Amaral
Corrupção nas licitações e contratações públicas: sinais de alerta segundo a transparência internacional
O artigo discute a corrupção nas contratações públicas, com fundamento em recomendações expedidas pela Transparência Internacional. São analisados os riscos e fragilidades que tornam o processo de contratação mais vulnerável à corrupção durante a preparação da licitação, a escolha do vencedor e as etapas de fiscalização, gestão e controle. Ao final, é ressaltada a importância dos diversos mecanismos de transparência como instrumentos de prevenção e combate à corrupção.
2022-03-10T18:28:46Z
Cristiana Maria Fortini Pinto e Silva Fabrício Motta
Mulheres em luta: feminismos e Direito nas ocupações da Izidora
A dissertação sustenta-se em epistemologias feministas e se foca nas ocupações urbanas da Izidora, onde cerca de 30 mil pessoas sem-teto ocuparam terreno ocioso e formaram as comunidades Rosa Leão, Esperança e Vitória. Esse terreno localiza-se em área de expansão urbana de Belo Horizonte e de forte especulação imobiliária. Ao contrário do imaginário social patriarcal e racista, construído pela recorrente visibilidade masculina e branca nas lutas das ocupações, mulheres negras e pobres são a maioria da população e das lideranças populares na Izidora. Isso está ligado à dinâmica social de concepção capitalista do espaço e de produção, reprodução e cuidado, sustentada na interseccionalidade de gênero, raça e classe, que se desdobra em um sistema violento de segregação espacial, divisão sexual e racial do trabalho e transfere quase exclusivamente para mulheres, com destaque para as pobres e negras, as responsabilidades ligadas à esfera doméstica e maternidade. Assim, a falta de acesso a direitos básicos as afeta particularmente, levando-as a ocupar enquanto luta por sobreviver. Esse cenário dialoga visceralmente com o Direito. O conflito da Izidora é atravessado por disputas que se passam no sistema de justiça, cujas respostas institucionais se dão na maioria das vezes no sentido de desconsiderar as histórias e espaços das ocupações, categorizando-as enquanto invasões, o que resulta em ordens de remoção forçada. Ocorre que o posicionamento hegemônico do Direito, maquiado pelo discurso de aplicação de regras universais e neutras, faz-se como posição política classista, patriarcal e racista elevada ao status de norma obrigatória. Contudo, por meio da espacialização e historicização da luta das ocupações, percebe-se que moradoras fazem frente a esse posicionamento, reivindicando o reconhecimento de direitos e modos de vida. Assim, os encontros de múltiplas trajetórias simultâneas no espaço de resistência provocam deslocamentos não só em termos econômicos, no sentido de uma redistribuição de terras, mas também de gênero e raça, resultando em novas subjetividades mais empoderadas. Vê-se também a desorganização dos papéis de gênero por meio de uma atuação cotidiana que desconstrói os limites entre pessoal e político. Assim, elas redimensionam os significados de ocupar, de mulher, de público e privado, de identidade negra. Cobram também pelo redimensionamento do Direito, marcando a necessidade de inversão dos pontos de partida tradicionais à prática jurídica, quais sejam, enunciados universalizadores, para se adotar a aplicação dos enunciados vigentes a partir dos contextos concretos, com atenção às coletividades subalternizadas, o que é chamado aqui de giro espacial feminista do Direito.
2019-08-10T05:24:33Z
Thais Lopes Santana Isaias
Diversidade e bioprospecção de fungos presentes em lagos Antárticos
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Inovação de processo no setor ferroviário: o caso da MRS Logística
O presente trabalho tem como objetivo identificar oportunidades de melhoria no processo de preenchimento e visualização dos dados técnicos obtidos durante a recuperação de componentes de locomotivas da MRS Logística. Para tal, foi identificada uma célula piloto, cujo processo foi mapeado, e foram realizadas análises dos desperdícios. A partir destes estudos, buscou-se identificar uma solução que reduzisse ou eliminasse tais atividades que não agregam valor. Por fim, após estruturar uma proposta de redesenho de processo, que se tornou possível através da utilização da e-maintenance para otimizar as tarefas mapeadas, foram realizados testes para validar a eficácia da inovação sugerida e análise de viabilidade financeira.
Avaliação das estratégias comportamentais em Diabetes Mellitus Tipo 2: Educação em grupo e intervenção telefônica
Introdução: O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é uma condição crônica de saúde de alta incidência e prevalência mundial e que está relacionado a maus comportamentos, como alimentação inadequada e sedentarismo. Frente a este cenário, estratégias como a educação em grupo e a intervenção telefônica com o uso da abordagem do empoderamento tem favorecido a adesão às práticas de autocuidado da pessoa com diabetes para melhora do controle glicêmico. Objetivo: Avaliar as estratégias comportamentais de educação em grupo e intervenção telefônica em relação às variáveis empoderamento, autocuidado e controle glicêmico da pessoa com diabetes. Método: Este estudo utilizou o banco de dados da pesquisa intitulada Avaliação do programa de empoderamento em diabetes na Atenção Primária à Saúde, que foi um ensaio clínico com cluster randomizado, ao qual participaram 208 pessoas com diabetes tipo 2 inseridos no programa de empoderamento. Os participantes do estudo foram divididos em grupo experimental, composto por 4 Unidades Básicas de Saúde (UBS) (n=119 pessoas com DM2) e o grupo controle por 4 UBS (n=89 pessoas com DM2). O grupo experimental foi subdividido de forma que duas UBS (n=57 pessoas com DM2) receberam a educação em grupo e duas UBS (n=62 pessoas com DM2) receberam a educação por meio da intervenção telefônica. Para verificar o efeito das estratégias educativas utilizaram-se os instrumentos Escala de Autoeficácia em Diabetes Mellitus (EAD-VC) e o questionário Autocuidado do Diabetes Mellitus (ESM). Para avaliar o nível glicêmico, utilizou-se como indicador clínico o exame de hemoglobina glicada. Além do mais, foi utilizado um questionário sociodemográfico próprio. Os instrumentos foram aplicados e a hemoglobina glicada foi dosada no tempo inicial e no tempo final pelo projeto maior Avaliação do programa de empoderamento em diabetes na Atenção Primária à Saúde. Os dados foram organizados em uma planilha do Microsoft Windows Excel 2013 e analisados no ambiente de programação estatística R (R Core Team, 2015). A análise descritiva foi feita por meio do cálculo de frequências para as variáveis categóricas e medidas de tendência central (média e mediana) e de dispersão (DP: desvio-padrão) para as variáveis quantitativas. Para avaliar o efeito das estratégias, foram utilizados os testes t-Student pareado e Wilcoxon para a comparação das médias e medianas, respectivamente. As comparações entre as estratégias foram feitas por meio dos testes de Kruskal-Wallis e Dunn (para comparações múltiplas). A suposição da normalidade foi realizada pelo teste de Shapiro-Wilk, e para todas as análises, foi considerado um nível de significância de 5%. Resultados: Do total de participantes, 124 (59,6%) eram do sexo feminino e 84 (40,4%) do sexo masculino. A média de idade foi de 63,5 anos. Quanto ao estado civil, 131 (63,0 %) deles relataram que tinham companheiro. No que se refere à ocupação, 157 (75,5%) afirmaram não ter vínculo empregatício. Verificou-se melhora nos aspectos relacionados ao empoderamento, práticas de autocuidado e hemoglobina glicada na intervenção telefônica. Entretanto, na educação em grupo observou-se melhora apenas na variável hemoglobina glicada e as demais variáveis analisadas não demonstraram modificação estatisticamente significante. Conclusão: As estratégias educação em grupo e intervenção telefônica apresentaram resultados significativos ao tratamento da pessoa com DM2, contudo, neste estudo a intervenção telefônica apresentou melhores resultados quando comparado com a educação em grupo.
2019-08-11T05:23:55Z
Priscila de Faria Pereira
A avaliação no ensino superior: concepções múltiplas de estudantes brasileiros
Os objetivos dessa pesquisa foram: (1) analisar as concepções de avaliação dos alunos do Ensino Superior; (2) adaptar e validar o questionário Students Conceptions of Assessment (SCoA) - version VI (BROWN, 2006) para a realidade brasileira; (3) investigar as definições de avaliação dos alunos do Ensino Superior; (4) analisar como as concepções de avaliação predizem as definições de avaliação dos alunos; (5) analisar diferenças nas concepções de avaliação dos alunos pertencentes a uma IES pública e a uma IES privada. Utilizamos como referencial teórico a teoria da aprendizagem autoregulada. Quatro estudos foram realizados usando métodos quantitativos (Escalonamento Multidimensional, Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória, Análise de Variância, Modelagem de Equações Estruturais) e qualitativos (análise de conteúdo para investigar as questões abertas do SCoA). Estudantes de 18 cursos de graduação (N= 756; 216 homens e 540 mulheres; idade M = 24.53 anos; DP= 5.91) de duas IES de Minas Gerais participaram no ano de 2008 (amostragem nãoprobabilística): uma Universidade Federal (N= 297) e um Centro Universitário privado (N= 459). As respostas do SCoA brasileiro se ajustaram bem à estrutura fatorial original de oito fatores do questionário (TLI = .95; gamma hat = .92; SRMR = .057). O presente estudo indicou que duas dimensões (formalidade e lócus de controle) e a sua interação poderiam explicar como os estudantes definem a avaliação, resultando em quatro grupos de atividades avaliativas: informal/controle do aluno, informal/controle do professor, formal/controle do aluno, formal/controle do professor. A avaliação foi definida pelos alunos principalmente como métodos formais/convencionais controlados pelo professor do tipo exames e testes. Até mesmo práticas supostamente controladas pelos alunos (autoavaliação, avaliação dos colegas) foram percebidas como práticas controladas pelo professor. Tomando a amostra como um todo, os alunos parecem conceber que a avaliação primeiramente melhora o ensino e a aprendizagem e em segundo lugar torna os alunos e escolas responsáveis. A partir da análise das questões abertas do SCoA, elaboramos as seguintes categorias analíticas: a) O papel da avaliação: percepções dos alunos sobre as funções da avaliação; b) Percepções sobre os efeitos da avaliação; c) Percepções sobre a Educação: concepções implícitas nos discursos analisados. Quanto às relações entre as concepções e as definições de avaliação dos estudantes, a definição de avaliação como práticas formais (controle do aluno e do professor) diminuiu com uma concordância de que a avaliação era uma experiência agradável e algo ruim. Em outras palavras, é como se os estudantes estivessem dizendo: Se a avaliação é formal, eu não necessariamente penso que seja uma experiência agradável para mim. Apesar disso, eu também não considero as avaliações formais como algo ruim. A definição Formal/controle do professor ainda aumenta com uma concordância de que a avaliação era para a melhora do aluno. Assim, poderíamos acrescentar a seguinte parte na fala hipotética dos alunos: Além disso, se a atividade avaliativa é formal e controlada pelo professor, ela me ajuda a melhorar o meu aprendizado, me ajuda nosmeus próximos passos de aprendizagem. Merece destaque aqui o fato de que a concepção Melhora só é associada no pensamento dos alunos com a definição de avaliação como uma prática formal e controlada pelo professor. Todos os tipos de definição de avaliação (formais e informais) foram preditos positivamente por um aumento percebido em benefícios da sala de aula. Dessa forma, os alunos parecem perceber que todos os tipos de atividades avaliativas estão associados a benefícios como a motivação dos colegas e o clima da turma. Finalmente, a definição de avaliação como práticas informais controladas pelo professor diminuiu com uma concordância de que aavaliação era algo a ser ignorado. É como se os alunos estivessem dizendo: Se a avaliação é informal e controlada pelo professor, ela é boa para a dinâmica e o clima da sala de aula. Além disso, eu não considero esse tipo de atividade avaliativa como algo a ser ignorado. Quando comparamos as duas IES, os alunos do centro universitário privado acreditam mais que a avaliação melhora o ensino-aprendizagem e torna alunos e escolas responsáveis do que os alunos da universidade pública. Além disso, os alunos da instituição pública acreditam em um maior grau que a avaliação é algo ruim ou injusto. Por fim, os alunos do centro universitário privado percebem umamaior associação da avaliação a benefícios como a motivação dos colegas e o clima da turma. Os alunos da instituição privada também concebem a avaliação como uma experiência mais agradável quando comparados a alunos da instituição pública.
2019-08-13T06:23:29Z
Daniel Abud Seabra Matos
Um arcabouço para pesquisas de opinião em redes sociais
Extrapolando a pretensão inicial de servir como meio de comunicação interpessoal, as redes sociais se tornaram sofisticadas fontes de informação que permitem o acompanhamento da opinião de milhões de indivíduos. O principal objetivo deste trabalho é utilizar dados públicos de tais redes para realizar pesquisas (análises) de opinião. Para tanto, levou-se em consideração fatores inerentes ao ambiente virtual, incluindo análise de sentimentos das mensagens e detecção de spammers, aliados à formação de uma amostra representativa da população alvo da pesquisa, em que usuários foram caracterizados de acordo com sexo, idade, classe social e localização geográfica. A avaliação experimental foi realizada com dados provenientes de diversos contextos para os quais existem resultados validados por agências de pesquisa tradicionais e mostrou que a técnica apresentada é capaz de prover resultados mais aproximados do ocorrido no mundo real quando comparados com metodologias encontradas na literatura.
Produção de aulas a partir de programas gravadores de tela
No summary/description provided
2022-04-28T19:26:32Z
Pedro de Melocerqueira Olívio Marques Brum Sarah Teixeira Camargos Priscila Menezes Ferri Liu Cristiana Buzelin Nunes
Nada é cem por cento: usos de conhecimentos matemáticos como táticas retóricas nas práticas discursivas de adolescentes atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social CRAS
Esta tese apresenta resultados de uma pesquisa realizada com 11 adolescentes (quatro moças e sete rapazes), com idade entre 13 e 18 anos que participavam do Projovem Adolescente (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Norte) da cidade de Pedro Leopoldo, durante o desenvolvimento do PEAS (Programa de Educação Afetivo Sexual) e de outras atividades socioeducativas. O material empírico foi produzido a partir das gravações em áudio e anotações em caderno de campo das interações discursivas que aconteceram durante as atividades do ProJovem. Tais gravações foram transcritas na íntegra e posteriormente submetidas a análise. Nessa análise das interações buscamos oportunidades de apropriação de práticas de numeramento por esses jovens, tomando-as, entretanto, como modos de usar a língua permeados por relações matemáticas, que são mobilizadas no discurso como tática retórica. Os referenciais teóricos que subsidiaram nossa análise foram a obra de maturidade de Wittgenstein e os estudos de Certeau sobre práticas cotidianas. Ao longo do trabalho de campo, flagramos os sujeitos mobilizando ideias e expressões matemáticas não exatamente para resolver o que se costuma caracterizar como problemas matemáticos no contexto escolar e mesmo fora dele, como era a nossa hipótese inicial. O que observamos foram usos de tais ideias e expressões nas artes de comunicar buscando produzir certos efeitos de sentido e demarcar posições na interação, que explicitam tensões entre diferentes racionalidades. Nosso estudo quer contribuir para que educadoras e educadores, em especial os que se dedicam ao ensino de Matemática, reconheçam a legitimidade das múltiplas racionalidades, o que nos permite compreender os processos de apropriação de práticas letradas socialmente valorizadas (nelas incluídas práticas de numeramento) como oportunidades de aprender um pouco melhor o que é ser jovem com os jovens de hoje
2019-08-14T21:56:16Z
Viviane Ribeiro de Souza Cabral