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Multi-modal coupling in musical performance
A manipulação de parâmetros acústicos em performances musicais é uma estratégia amplamente utilizada pelos músicos para demonstrar suas intenções expressivas. No caso de conjuntos instrumentais, a coordenação dessas manipulações entre os músicos é crucial para a realização da performance. Durante uma performance em grupo, os intérpretes fazem uso de informações visuais e acústicas transmitidas continuamente por outros intérpretes para melhorar sua sincronização. Neste trabalho, propomos investigar a sincronização/coordenação interpessoal em pequenos grupos musicais e o papel da comunicação gestual entre os membros do conjunto. Para tanto, adotamos duas abordagens complementares, a análise dos movimentos corporais dos músicos e a análise dos parâmetros acústicos extraídos do sinal de áudio. Pode-se argumentar que, no caso de performances em grupo, a informação visual tem um papel crucial na coordenação de eventos musicais. No entanto, músicos também são capazes de acompanhar outros músicos escutando apenas sinais acústicos. Esta condição de performance tornou se trivial como consequência do crescimento da indústria musical, onde a demanda por perfeição e a necessidade de baixar os custos levaram a um aumento no número de gravações feitas em estúdio. Além disso, difer entes tipos de movimentos corporais não diretamente ligados à produção de som podem ser constantemente observados em qualquer performance instrumental, mesmo em performances solo. Na verdade, como apontado por Gabrielsson (2003, pag. 249), o movimento realizado por um músico, além de comunicar informações relevantes para a coordenação com os outros, pode também assumir diferentes papéis, como comunicar intenções expressivas, fornecer informações sobre a personalidade do artista ou simplesmente entreter o público. Ao longo dos últimos anos, grandes esforços foram dedicados ao estudo desses movimentos e, embora não haja consenso sobre suas origens ou papéis, sua existência é inegável (M. M. Wanderley & Depalle, 2001). Esta tese é inspirada por resultados de trabalhos anteriores (P. Keller et al., 2007; P. Keller & Appel, 2010; M. A. Loureiro et al., 2012), que argumentam que os músicos ao tocar em conjunto tentam adaptar suas ações às ações dos outros e que a qualidade desse ajuste pode ser afetada também por seus movimentos. Neste trabalho tentamos rever diferentes aspectos que integram a construção de uma performance em conjunto e mapear sua relevância para o ajuste entre músicos.
A jurisdição da ICANN: desafios atuais e prospectivas futuras
O presente artigo visa analisar os meios existentes de atribuir imunidades jurisdicionais à ICANN para evitar sua submissão às cortes e leis dos Estados Unidos, de forma que a missão e os procedimentos dessa organização não sejam prejudicados. Assim, a metodologia empregada para o desenvolvimento do presente trabalho consiste na análise de fontes bibliográficas doutrinais e jurisprudenciais, além da legislação pertinente. Para tal fim, será apresentado o desenvolvimento histórico da ICANN em vista de demonstrar a relação histórica desta com o governo norte-americano, bem como a recente transição que os distanciou. Em seguida, serão apresentadas e discutidas possibilidades para eliminar a influência da jurisdição doméstica dos Estados Unidos da América sobre a ICANN, sendo elas a internacionalização da organização, a alternância de jurisdição e as imunidades jurisdicionais provenientes do International Organizations Immunities Act. A primeira alternativa demonstra-se vinculada ao reconhecimento da personalidade jurídica internacional da ICANN pela comunidade internacional, o que se demonstra improvável no curto prazo devido ao contexto recente de transição dessa organização. A segunda proposta foi expressamente vetada no estatuto da própria ICANN, de forma que sua efetivação está submetida à uma reforma institucional. Por fim, a última alternativa se demonstra a mais adequada para conferir imunidades de jurisdição à ICANN, visto que ela se baseia em precedentes similares e recebe um apoio significativo da comunidade internacional.
2022
Aziz Tuffi Saliba Amael Notini Moreira Bahia
Cientometria e modelização de domínios de conhecimento: análise da produção técnica da Embrapa Pantanal no período de 2007 - 2012
Esta pesquisa de mestrado compreende um estudo cientométrico das publicações da Embrapa Pantanal, denominadas: Documentos, Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, Comunicado Técnico, Circular Técnica e Artigos de Divulgação na Mídia - produzidas e editadas no período 2007 a 2012. O estudo busca responder duas questões fundamentais: Como se configura o universo conceitual formado a partir do mapeamento das entidades/temas constantes das publicações técnicas da Embrapa Pantanal? b) Como se caracterizam essas publicações? Parte-se de três pressupostos fundamentais: a) Uma instituição de pesquisa é considerada um domínio passível de estudos, espelhando-se no conhecimento refletido em documentos produzidos por seus pesquisadores; b) Uma análise cientométrica implica a adoção de metodologias consolidadas na área de Biblioteconomia e Ciência da informação (BCI), considerando que é preciso operar com parâmetros metodológicos rigorosos para se obter resultados válidos; c) A prática cientométrica, quando envolve análise de temas, torna necessária a modelização prévia de determinado domínio. Fundamenta-se em aportes teóricos sobre modelização de domínios de conhecimento, estudos cientométricos e indicadores, teoria da classificação facetada, teoria do conceito e mapas conceituais. Baseia-se em metodologia de aplicação mais ampla, tendo por um de seus objetivos obter inferências sobre o direcionamento da produção técnica da Embrapa Pantanal. Os procedimentos metodológicos compreendem quatro fases: levantamento de fontes, coleta e organização do universo empírico; análise descritiva dos dados bibliográficos; modelização segundo a proposta categorial de Ranganathan; modelização e inserção das entidades/temas em mapas conceituais. As entidades/temas mapeadas e quantificadas são apresentadas por meio de mapas conceituais formados por 20 grandes classes com suas respectivas facetas e subfacetas do domínio, correspondendo ao número total de 630 entidades/temas que representam a diversidade de objetos de pesquisa. Destacam-se como classes privilegiadas pelos autores: Animais, Ecorregiões, Plantas, Geopolítica, Meio ambiente, Recursos, Metodologia das pesquisas, Produção, Documentos/documentação e Bacia Hidrográfica. Os 199 artigos foram publicados por 291 autores. Destacam-se os autores mais produtivos, autorias colaborativas e institucionais. Ressalta-se como contribuição relevante para a área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, a modelização de domínios de conhecimento para a quantificação nos estudos métricos de produção técnica e, a análise facetada como subsídio para tal modelização. São apresentadas recomendações para política editorial e de pesquisa da Embrapa Pantanal
Pharmaceutically active compounds removal from surface water by membrane processes
Fármacos são uma ameaça real em todo o mundo e no Brasil. O tratamento convencional de água e águas residuárias não é eficiente na remoção completa desses micro poluentes orgânicos, acabando com a liberação desses compostos no meio ambiente. Este trabalho tem como objetivo investigar a remoção de fármacos em águas superficiais por processos de separação por membrana. Betametasona e fluconazol, dentre os 28 fármacos avaliados, foram os mais recorrentes durante o monitoramento do rio Doce, localizado em Minas Gerais, que é usado para captação de água potável e lançamento de esgoto bruto. Os resultados mostram que a rejeição de fármacos por membranas de nanofiltração (NF) e osmose inversa (OI) é dependente da taxa de recuperação de permeado (RR) adotada. O fármaco é completamente retido em RR baixo, mas aumentando o RR acima de 40% e 60% para NF e OI respectivamente resultou na perda de retenção da membrana. O mecanismo de rejeição de NF e OI envolve a exclusão por tamanho e interações hidrofóbicas. A destilação por membrana de contato direto (DCMD) mostrou uma rejeição >99% tanto para o fluconazol quanto para a betametasona, mesmo com alta RR (70%). A retenção de fármacos pela membrana MD ocorre predominantemente pela rejeição da membrana, que é principalmente governada pela volatilidade. DCMD não mostrou qualquer tendência de incrustação, enquanto NF e OI mostram declínio de fluxo principalmente devido a incrustação de membrana, que foi mais evidente na OI. O custo de operação foi estimado em 0,50, 0,43 e 1,96 US $ / m3 para NF, OI e MD, respectivamente. Um planejamento fatorial 23 foi utilizado para avaliar a influência da matéria orgânica natural e dos íons Ca e Fe na DCMD, visando à rejeição de 25 fármacos em água. O DCMD forneceu água com alta remoção de fármacos (> 98%) em todos os casos estudados. A retenção de fármacos não foi afetada pelos íons ácidos húmicos (HA), Ca e Fe na faixa de concentração avaliada (20-80mg/L para HA, 12-200mg/L para Ca e 12-200mg/L para Fe), exceto para betametasona. O fluxo de permeado não foi influenciado significativamente pelas concentrações de HA e esteve associado à presença de Fe e Ca. O modelo matemático proposto explicou 63,7% da variação total da resposta, indicando um ajuste razoável ao DCMD. Assim, em geral, o MD é menos influenciado pela composição da alimentação do que a NF ou OI, implicando em maiores rejeições de fármacos, e embora o custo seja muito maior que OI ou NF, a possibilidade de utilização de energia renovável torna este processo muito promissor para produção de água potável com menor produção de concentrado
A reestruturação produtiva e a crise da escola
Esta tese procura compreender a crise em que se viram colocados os sistemas nacionais de educação, enquanto modelo de educação e de escola, que têm sua origem e seus parâmetros nos ideais democráticos da Revolução Francesa. Estes sistemas ganharam maior impulso e vieram a se consolidar efetivamente, com o desenvolvimento da indústria, das relações de trabalho assalariado, da vida social hegemonicamente urbana e assente sobre aquelas relações. Estes sistemas têm como princípios o caráter publico, a obrigatoriedade, a gratuidade e a laicidade e representam um esforço dos Estados-nacionais em consolidarem as bases materiais e espirituais das sociedades modernas. O Estado é, assim, o instrumento que controla, define as leis de funcionamento e financia a maior parte das iniciativas educacionais através de suas instituições públicas. Sob a égide do Estado - poder de controlar e determinar as regras de funcionamento do sistema - estarão os setores público, privado laico e privado religioso, enfim, o sistema como um todo. A crise do sistema capitalista deflagrada na década de 1970, complexa e profunda e de proporções inauditas, atingiu os pilares dos sistemas nacionais de educação, pois está transformando as bases do sistema capitalista, modificando os processos de trabalho, tornando o trabalho vivo evanescente nestes processos, abrindo uma grave crise na relação assalariada de trabalho. O outro pilar atingido é o dos Estados-nacionais, com o incrível crescimento das corporações transnacionais e do controle da economia mundial nas mãos de uma pequena porção de países e empresas. Estes Estados, ou melhor, a maior parte deles, têm perdido sua capacidade de definir soberanamente suas políticas de um modo geral e, especificamente, as políticas de educação. A escola, ou os sistemas nacionais de educação, atingiu níveis de desenvolvimento bastante diferentes de país para país, assim como foi o desenvolvimento econômico. Nos países centrais do sistema capitalista mundial, a escola alcançou um desenvolvimento maior a ponto de se aproximar, dentro dos limites do sistema, do que foi historicamente aspiração das lutas dos trabalhadores: universalização do ensino, erradicação do analfabetismo, apesar de nunca ter deixado de ser um sistema dualista. Já nos países da periferia do sistema, os avanços não foram tão grandes, mas sempre as camadas sociais exploradas vislumbraram a expansão e democratização da escola porque este era o horizonte inerente àquela instituição. O que chamamos de crise da escola é justamente a transformação radical das bases materiais em que assentava aquele modelo de escola. Está ruindo a base material em que se sustentava a escola e, conseqüentemente, fazendo ir abaixo todo o horizonte democrático em que se apegavam também os trabalhadores em suas lutas por educação. Esta tese se divide em quatro capítulos: no primeiro, fazemos um apanhado das análises que se debruçam sobre o problema da crise da escola, na tentativa de realizar um panorama amplo do que se tem dito a respeito, levantando as mais diversas análises, os mais diferentes pontos de vista. No segundo, mudamos o nível de análise e procuramos compreender as transformações mais gerais que vêm pôr em questão o velho modelo de escola, ou seja, os traços gerais da crise do sistema capitalista desencadeada no final dos anos 1960, início dos anos 1970. No terceiro capítulo, prosseguiremos com a tarefa aberta no segundo, mas investigando o "mundo do trabalho" como o núcleo da crise, que guarda relação íntima com a escola. Estes dois capítulos, o segundo e o terceiro, procuram abordar as questões que se encontram no plano sócio-econômico-político, que se relacionam diretamente com a crise da escola e que, de diferentes maneiras aparecem tocadas nas análises apresentadas no primeiro capítulo - são questões como "globalização" ou "mundialização da economia", "neoliberalismo", "crise do trabalho", "transformações científico-tecnológicas", etc.. Já no quarto capítulo, retornamos ao problema específico da educação e da escola, mas realizando um retorno num patamar superior, pois a incorporação dos elementos presentes na construção do segundo e do terceiro capítulos darão melhores condições de percepção do problema da escola e de suas perspectivas. Com a ampliação do horizonte realizada nos capítulos dois e três, mais o amplo panorama construído no capítulo um, poderemos construir uma análise mais completa da crise da escola, destacando pontos comuns nas análises, definindo os elementos que consideramos mais relevantes, recusando o que nos parecer confuso, apologético, ou ideológico (inversão do real).
Acabar com a dengue é uma guerra de todos?: a presença do discurso mobilizador nas campanhas publicitárias de prevenção à dengue da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
Esta pesquisa visa a analisar as campanhas publicitárias da Secretaria de Estado e Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com foco no combate à dengue, veiculadas na televisão, e compreender como a noção de mobilização social atuou como estratégia discursiva nesse objeto. O estudo da dengue se apresenta como uma questão de comunicação social, porque o combate à doença requer o envolvimento das pessoas, já que os focos do mosquito normalmente estão dentro do ambiente doméstico. Neste sentido, a comunicação é entendida como um método relevante para a conscientização e mobilização de cada cidadã e cidadão. Nosso corpus de análise foram as peças para televisão da campanha publicitária contra a dengue, veiculadas na TV aberta. Analisamos quatro peças, sendo que três foram de 30 segundos e uma de um minuto e nosso recorte temporal enfocou o período de 2010 a 2014. Essas peças foram estudadas a partir da perspectiva da nova análise do discurso proposta por Charaudeau (1996), que concebe os discursos como algo que resulte de uma articulação de mão dupla e não determinista, entre os planos situacional e linguístico. Alguns dos resultados encontrados foram: a presença direta ou indireta do discurso bélico, já que a secretaria defendia o raciocínio de que o mosquito da dengue era um inimigo em comum de todos e era de interesse comum acabar com a doença. O Estado ocupou um lugar de fala centralizado e pedagógico, cabendo a ele transmitir as informações para as cidadãs e os cidadãos. Somado a isso, este lugar discursivo foi predominantemente o masculino, pois observamos em todas as peças a presença masculina em lugar de destaque, representando a instituição. Cabia a esse corpo e a essa voz masculinas exercerem o papel de informar e dizer às pessoas o que deveriam fazer. Também foi perceptível que, embora os conceitos-chaves das campanhas tenham sido: a participação de todos, Guerra de todos ou um problema de todos, notamos nas peças analisadas, que coube às pessoas que aparentavam menor poder aquisitivo a tarefaefetiva de empreender ações para eliminar os focos da doença. Nossa visada teórica partiu do princípio de que a comunicação é um processo dialógico e relacional. Entendemos, assim, o ser humano enquanto uma atriz ou um ator social, responsável por suas ações e não um ser que simplesmente reage a estímulos ou motivações.
Produção das protéinas recombinantes do envelope de Dengue virus e detecção de anticorpos específicos na população de Belo Horizonte, MG
A dengue é a arbovirose mais prevalente no mundo, principalmente nas regiões tropicais. A doença é endêmica em mais de 100 países na África, nas Américas, no leste do Mediterrâneo, no Sudeste da Ásia e no oeste do Pacífico, ameaçando mais de 2,5 bilhões de pessoas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que pode haver 50 a 100 milhões de casos de infecções por Dengue virus (DENV) ao ano. Como as manifestações clínicas da dengue são, frequentemente, indiferenciadas, o diagnóstico laboratorial é importante na identificação de infecções por DENV. O método baseado na identificação de anticorpos específicos surgiu como um meio prático e confiável de diagnosticar a febre da dengue. A resposta de anticorpos contra a glicoproteína do envelope (E) viral é conhecida por desempenhar um papel na imunidade protetora e intensificação da doença, especialmente após a infecção primária. O objetivo deste trabalho foi produzir proteínas recombinantes do envelope dos quatro.sorotipos de DENV no sistema Escherichia coli e utilizá-las no desenvolvimento de um teste imunoenzimático, IgG-ELISA, para detecção de anticorpos anti-DENV. Para testar o ELISA desenvolvido, foi feita a detecção de anticorpos anti-E dos quatro sorotipos de DENV em amostras de soro cujo perfil na soroneutralização, padrão ouro no diagnóstico sorológico da dengue era conhecido. Os resultados do teste de soroneutralização de 704 amostras de soro coletadas de moradores de Belo Horizonte (MG) foram comparados aos resultados obtidos no IgG-ELISA com as mesmas amostras apresentando 91% de sensibilidade e 98% de especificidade. Estes dados revelam que o IgG-ELISA baseado em proteínas E recombinantes mostrou-se como um ensaio bastante eficiente para a detecção de IgG anti-DENV e uma ferramenta útil nos estudos epidemiológicos.
Remoção de matéria orgânica e nitrogênio em filtros biológicos percoladores aplicados ao pós-tratamento de efluentes de reatores UASB
A pesquisa investigou a remoção de matéria orgânica e nitrogênio em sistemas UASB seguidos por filtros biológicos percoladores (FBP) utilizados no tratamento de efluentes de origem doméstica. O aparato experimental compreendia um reator UASB (16,8 m3) e 2 (dois) FBPs (1,85-1,90 m) em paralelo, como pós-tratamento do efluente do reator UASB. Um dos FBPs foi preenchido com meio suporte vertical plástico (Rotopack) e o outro com um meio suporte baseado em espumas de poliuretano (Rotosponge). Os respectivos materiais suportes possuíam configurações semelhantes, diferenciando-se apenas pela presença da espuma de poliuretano como material de constituição. Para as condições operacionais impostas (TAS 10 m3.m-2.d-1; CO 0,30-0,60 kgDQO.m-3.d-1), o uso de espumas de poliuretano reduziu as probabilidades de falha do sistema UASB/FBP (DQO e SST: de 20% para 1%; NH4+-N: de 50% para 3%). A redução de cargas orgânicas aplicadas (de 0,54 para 0,37 kgDQO.m-3.d-1) não resultou em aumento de eficiência e de taxas de nitrificação no FBP com meio vertical plástico pela presença de predadores. Para o FBP com espuma de poliuretano as taxas de nitrificação foram compatíveis com a produção de NOx-N e perdas de nitrogênio. No entanto, a redução da intensidade de bandas de DGGE no fundo do reator reforçou a menor relevância do referido volume reacional para a nitrificação, tendo em vista a limitação de substratos (NH4+-N; CaCO3) em porções inferiores do FBP. A remoção de nitrogênio total (NT), embora mais evidente no FBP com espumas de poliuretano, apresentou-se instável, e a desnitrificação heterotrófica pode não ter sido o único processo relevante. Remoções de NT mais expressivas foram observadas com cargas orgânicas mais elevadas (0,40 kgDBO.m-3.d-1) do que o observado na maior parte durante o período operacional (0,10-0,20 kgDBO.m-3.d-1 - 65% dos casos). Neste caso, a recirculação do efluente final não resultou em incremento de remoções de NT, um aspecto associado às elevadas relações N/DQO (0,25) e a menor biodegradabilidade do efluente do reator UASB. Contudo, a recirculação do efluente final atuou na manutenção de taxas máximas de nitrificação (150-200 gNH4+-N.m-3espuma.d-1). Ambos os sistemas UASB/FBP mostraram-se adequados para a operação sem decantadores secundários, em que a baixa perda de sólidos no efluente do reator UASB (40-80 mgSST.L-1) foi importante para a simplificação do sistema UASB/FBP. O consumo de componentes particulados na espuma de poliuretano atuou na melhoria de desempenho do sistema UASB/FBP, resultando em baixas concentrações efluentes de SST (20mgSST.L-1) e elevados níveis de confiabilidade (95-99%). Adicionalmente, o uso de espumas de poliuretano como meio suporte reduziu a influência de transientes hidráulicos para concentrações efluentes de DQOtotal, SST e NH4+-N, indicando maior robustez do sistema UASB/FBP-Rotosponge à elevações de vazão. Considerando os mecanismos associados às diferenças de desempenho dos sistemas UASB/FBP foi desenvolvido um modelo matemático multiespécie, multicomponente para a compreensão dos processos biológicos e futuro aprimoramento da tecnologia. Os resultados da pesquisa mostram que as condições operacionais impostas aos FBP pós-UASB e os aprimoramentos em termos de configuração e constituição de meio suporte com o uso de espumas de poliuretano foram importantes para a melhoria da qualidade do efluente final de sistemas UASB/FBP, considerando ainda a possibilidade de simplificação operacional da tecnologia com a eliminação da etapa de decantação secundária
Análise descritiva do disco óptico e da camada de fibras nervosas da retina utilizando tomografia de coerência óptica em olhos portadores de megalopapilas e em olhos normais
TÍTULO: ANÁLISE DESCRITIVA DO DISCO ÓPTICO E DA CAMADA DE FIBRAS NERVOSAS DA RETINA UTILIZANDO TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA EM OLHOS PORTADORES DE MEGALOPAPILAS E EM OLHOS NORMAIS OBJETIVOS: Avaliar o disco óptico e a espessura da camada de fibras nervosas da retina (CFNR) em pacientes portadores de megalopapilas através da oftalmoscopia confocal de varredura a laser (OCVL) e da tomografia de coerência óptica de Domínio de Tempo (TD-OCT). Determinar a importância dessas medidas no diagnóstico e acompanhamento dos pacientes portadores de megalopapilas. Estudar a CFNR em olhos normais através da tomografia de coerência óptica de Domínio Fourier (FD-OCT). MATERIAL E MÉTODOS: Esta tese consta de dois estudos descritivos. Para o primeiro estudo foram examinados 59 olhos de 30 pacientes portadores de megalopapila, os quais foram submetidos ao exame de OCVL (Heidelberg Retina Tomograph II, Heidelberg Engineering) e TD-OCT (StratusTM, versão 4.0.1, Carl Zeiss Meditec). Para o segundo estudo foram examinados 30 olhos de 30 pacientes normais, submetidos ao exame de FD-OCT (Spectralis OCT, Heidelberg Engineering Inc.). Foi realizada análise estatística dos dois estudos utilizando o pacote estatístico SPSS (versão 12.0; SPSS Inc, Chicago, IL). Os olhos normais foram avaliados por dois examinadores que obtiveram tomogramas circulares ao redor do disco óptico através dos modos de exame alta resolução e alta velocidade. Após a aquisição da primeira imagem (baseline), duas imagens peripapilares adicionais foram obtidas por cada examinador, com e sem a função de rastreamento ocular (eyetracking) ativada. Foram calculados os coeficientes de correlação intraclasse (CCI) e de repetabilidade (CR). RESULTADOS: A média da área total do disco óptico dos olhos com megalopapila foi de 3,28 ( 0,53) mm2, não se observando diferenças inter-raciais (p = 0,159) ou entre os sexos (p = 0,108). A média de espessura da CFNR em pacientes com megalopapila foi 102,5 (± 12,68) m. Nos olhos normais, a média de espessura da CFNR foi 105,1 (± 9,5) m no modo alta velocidade e, 105,4 (± 9,6) m no modo alta resolução. A análise interobservador da espessura global da CFNR obteve CCI 0,96 em ambos os modos de exame, porém, sem o uso da função de rastreamento da movimentação ocular, obteve-se CCI = 0,73. A análise intraobservador da espessura global da CFNR obteve CCI > 0,98 em ambos os modos de exame, porém, no modo alta resolução, sem o uso da função de rastreamento da movimentação ocular, obteve-se CCI = 0,86. As análises interobservador e intraobservador obtiveram os menores valores de CCI para a região temporal tanto no modo alta velocidade, quanto no modo alta resolução. Os maiores valores de CCI foram obtidos no modo alta velocidade, com a função de rastreamento da movimentação ocular ativada. CONCLUSÕES: Megalopapila é uma anomalia congênita do nervo óptico que apresenta área do disco superior aos valores padrões de normalidade, assim como aumento da relação E/D, considerada, por essas características, importante diagnóstico diferencial da neuropatia óptica glaucomatosa. Entretanto, apresenta espessura da CFNR dentro dos limites da normalidade, quando avaliada através da TD-OCT. Em uma amostra de olhos normais, avaliada através da FD-OCT, a função de rastreamento da movimentação ocular do aparelho utilizado não influencia a reprodutibilidade das medidas globais de espessura da CFNR no modo alta velocidade, porém aumenta a reprodutibilidade das medidas da espessura da CFNR peripapilar nas regiões temporal e temporal superior em ambos os modos de exame e, principalmente, no modo alta resolução.
Gestão democrática como instrumento de apoio pedagógico ao ensino de qualidade nas séries iniciais do ensino fundamental
O presente trabalho aborda uma análise de uma escola de Carandaí, Minas Gerais. Tem como objetivo geral conhecer a influência do modelo de gestão adotado pela Escola Municipal Bias Fortes no processo de ensinoaprendizagem. Como usar a gestão democrática como apoio pedagógico nos anos iniciais do ensino? Para tanto, utilizou-se das teorias acerca da administração geral e de modelos de gestão escolar como referência, e de um estudo de como vem sendo a gestão atual através de entrevistas e observação como forma de método de pesquisa. A partir dos resultados obtidos neste estudo, pode-se concluir que apesar de a instituição estudada adotar o modelo democrático de gestão, alguns pontos apresentam falhas. Isto pode ser constatado avaliando-se itens como comunicação entre gestão, especialistas e professor, escola, pais e comunidade. A participação não efetiva da família na vida escolar de seus filhos, a importância da alfabetização e do letramento na idade certa, ou seja, nos anos iniciais do ensino fundamental. O desempenho dos especialistas e professores para melhorar a qualidade do ensino que é avaliado sistematicamente pelo sistema de avaliação, necessitando ser revista a temática de instrumento de apoio para adquirir uma educação de qualidade nesta escola, Dessa forma, fica evidente a adoção do modelo democrático, que deve ser ajustado, devendo a figura do gestor escolar deixar de ser responsável pela maior parte dos processos de tomada de decisão dentro da instituição, possibilitando aos educandos a aquisição dos saberes historicamente acumulados pela humanidade, oferecendo condições de socialização além da escola, se tornando verdadeiros cidadãos.
Práticas de educação inclusiva em uma unidade municipal de educação infantil de Belo Horizonte: um estudo de caso
A inclusão de pessoas com deficiência tem sido um grande desafio para os sistemas de ensino. Devido à ampliação do acesso das crianças com deficiência em escolas regulares, percebe-se há discussões diversas acerca das políticas e práticas educacionais que envolvem esta questão. Veiga (2002, p.190), relata que a inclusão escolar é uma realidade nas escolas, mas que se esbarra em questões sociais e políticas. Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a concepção que o professor de três/quatro anos da UMEI tem do trabalho pedagógico que realiza junto às crianças de inclusão. E por objetivos específicos; compreender a forma como o professor reage diante do desafio de trabalhar com crianças de inclusão, identificar os maiores desafios que o profissional encontra para exercer seu trabalho pedagógico, e descrever e analisar como a educadora define a inclusão de crianças na UMEI. A instituição cujo projeto de pesquisa foi desenvolvido é uma Unidade Municipal de Educação Infantil em Belo Horizonte. A UMEI tem 11 alunos de inclusão matriculados. De acordo com o PPP da instituição, a classificação das inscrições à vaga na UMEI obedece a critérios, entre eles, em prioridade, está o caso da criança com deficiência, e ainda exigindo na efetivação da matrícula o laudo médico emitido por profissional da área de saúde. São os sujeitos da pesquisa: Professora, Auxiliar de Apoio a Inclusão e crianças. Os instrumentos de investigação são a observação; rotina da criança com deficiência, interação e socialização com demais crianças e professora e com a Auxiliar de Apoio à Inclusão. E a entrevista; com a professora referência. Os resultados e discussões até aqui apontados demonstram que são muitos os desafios e barreiras encontrados na prática pedagógica; a falta de formação especializada; a falta de materiais pedagógicos específicos; as dificuldades de acessibilidade na instituição; e dentre outros. Entretanto, percebe-se que a inclusão é algo que beneficia não só as crianças com deficiência, mas todo o conjunto de sujeitos que circulam no espaço escolar, pois oportuniza múltiplas oportunidades de aprendizagens. Dessa forma, acredita-se que as experiências e discussões dos envolvidos neste processo contribuirão para reflexão e para um olhar mais significativo para a inclusão e para o exercício da docência nas escolas.
Avaliação da proteção induzida pela imunidade treinada mediada pela cepa vacinal BCG contra a infecção pela bactéria patogênica Brucella abortus
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Fatores críticos de sucesso da estratégia para desempenho superior em hospitais privados
O setor de saúde tem sido foco de atenção nos últimos tempos, especialmente em função do seu crescimento e desenvolvimento tecnológico. No modelo atual de atenção a saúde, os Hospitais Gerais se posicionariam como os principal prestadores de serviços, funcionando como o centro do sistema de saúde. A complexidade da estrutura hospitalar na atualidade inclui diversas especialidades médicas, elevado desenvolvimento tecnológico, novas formas de cuidado do paciente e mudanças no ambiente externo dessas instituições, que requerem o exercício da gestão estratégica visando a sobrevivência e sustentabilidade dos hospitais. Compreender por que algumas escolhas estratégicas produzem melhores resultados do que outras é uma questão central de pesquisa no campo da gestão estratégica, especialmente no universo das organizações privadas imersas na lógica de geração de receita para assegurar a sobrevivência do negocio. O objetivo principal deste trabalho foi identificar quais condutas estratégicas adotadas pelos dirigentes, considerando conteúdo e processo, que explicam significativamente 0 desempenho superior, Para isso foi feito um levantamento qualitativo, tomando-se como campo de estudo os hospitais associados a Associação Nacional de Hospital Privados (ANAHP), que são instituições privadas de desempenho r reconhecidamente superior, procurando identificar os fatores críticos de sucesso, ou seja as I praticas de gestão estratégica que exercem maior influência no desempenho superior. Tomando 0 mesmo campo de estudo, fol feito também um levantamento quantitativo, procurando identificar praticas de gestão estratégica mais relacionadas ao desempenho superior, Os resultados apurados nos dois levantamentos foram convergentes e apontam para uma valorização de aspectos intangíveis, especialmente das praticas associadas ao conteúdo da estratégia.
Filogenia e revisão sistemática de cynomops (Chiroptera: Molossidae)
Os morcegos de cauda-livre pertencentes à família Molossidae são insetívoros aéreos com distribuição pantropical, podendo ocorrer em regiões temperadas como o sul da Europa e Ásia, centro-sul dos Estados Unidos, Patagônia Argentina e Chile (Freeman 1981; Eger 2008). Atualmente, Molossidae é composta por 18 gêneros e mais de 100 espécies (Simmons 2005; Gregorin and Cirranello 2015), sendo a quarta família de Chiroptera mais rica em espécies. Ainda assim, a diversidade de Molossidae é subestimada, o que vem sendo comprovado dado às várias recentes descrições de novas espécies (e.g., Mormopterus eleryi [Reardon et al. 2008]; Eumops wilsoni [Baker et al. 2009]; Molossus alvarezi [Gonzalez-Ruiz et al. 2011]; Eumops chiribaya [Medina et al. 2014]) e redescrições de táxons antes descritos como subespécies (e.g. C. mexicanus, Promops davisoni, Molossus barnesi).
O contexto e a compreensão lexical na leitura em português: língua estrangeira
Este trabalho investiga o efeito do contexto sobre a compreensão de itens lexicais durante o processamento da leitura em português - língua estrangeira (PLE), uma vez que a leitura tem sido indicada como uma tarefa eficiente para o aprendiz conhecer novas palavras ou novos significados para as que já conhece e, assim, ampliar o seu vocabulário na língua que estuda. Embora a literatura ressalte a importância do contexto sobre a compreensão lexical, não existe uma teoria amplamente aceitável que comprove essa questão. A evidência de um possível efeito positivo do contexto sobre a elucidação do significado de itens lexicais desconhecidos (ou irreconhecidos) por aprendizes de PLE é aqui investigada, restringindo-se a noção de compreensão ao estágio em que o leitor procura construir um sentido a um vocábulo, demonstrando tê-lo entendido ao parafraseá-lo. O problema é investigado sob dois enfoques diferentes e complementares: realiza-se análise quantitativa e análise qualitativa dos dados coletados dos 93 informantes. O teste foi a principal medida estatística usada para se avaliar quantitativamente os resultados. Com base em estudo de dispersão de freqüências, verifica-se: 1) a relatividade do efeito positivo do contexto sobre a compreensão pelos informantes; 2) a existência de diferentes graus de dificuldade dos itens lexicais para o grupo de aprendizes que participou desta pesquisa e 3) a presença de diferentes graus de eficiência do contexto sobre a compreensão desses itens. Os dados de ênfase qualitativa foram analisados a partir de depoimentos dos aprendizes em entrevista retrospectiva. Assim, considerando-se a complexidade do fenômeno da leitura que envolve interação de vários componentes, elegeu-se o modelo interativo como mais conveniente à descrição dos mecanismos de leitura em PLE na tentativa de se verificar em que medida o contexto verbal (o próprio item lexical, a estrutura da sentença em que o item está inserido, o discurso textual como um todo) e o contexto não-verbal (o conhecimento prévio, a memória, a afetividade, dentre outros) podem ter contribuído para a compreensão lexical. Nesse sentido, procura-se descrever os recursos utilizados pelos aprendizes de PLE ao buscarem um significado para itens lexicais desconhecidos ou irreconhecidos, durante a leitura de texto autênüco (escrito em português por autor brasileiro, sem fins didáticos).
Uma análise do modelo de propagação Longley-Rice sob aperspectiva de ambientes urbanos localizados em área de climatropical
A modelagem computacional da propagação de sinais radioelétricos é uma importante ferramenta para determinação da área de cobertura de emissoras de rádio e televisão em todo o mundo. Este recurso permite reduzir os custos de implantação dos sistemas de televisão e radiodifusão, os quais têm a cobertura geográfica previamente avaliada em estudos analíticos, para, em um momento posterior, orientar osinvestimentos de instalação de sua infraestrutura. Entre diferentes modelos computacionais para cálculo da propagação, o modelo Longley-Rice foi um dos pioneiros e, nos anos 50, orientava a instalação de redes de rádio e televisão nos Estados Unidos. Este modelo ainda e utilizado e considera parâmetros de atenuação que dependem de variáveis relacionadas com o clima, relevo, entre outras características que somadas apresentam sua contribuição para atenuar o sinal recebido em um ponto ou uma área. Contudo, essas variáveis são diferentes para cada localidade, sendo necessária uma avaliação mais cuidadosa para cada cenário e ambiente. Para tanto, este trabalho apresenta um estudo acerca da contribuição das particularidadesde ambientes urbanos em áreas de clima tropical para generalização do fator de atenuação urbano-tropical, adequando o modelo de predição estadunidense para o contexto brasileiro, em especial, aferindo com maior eficiência os cálculos analíticos de predição.
Thermochronology and landscape evolution of the Serra do Caparaó region, an onshore segment of the Brazilian South Atlantic continental margin
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Contribuição ao estudo da concepção de projetos de capital em mega empreendimentos
O processo de projeto de mega empreendimentos tem sido objeto de bastante atenção por parte de grandes empresas. Especial ênfase tem sido dada a métodos de gestão do processo de projeto desses empreendimentos, e mais ainda no que se refere às etapas iniciais de concepção. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta uma estrutura conceitual para o desenvolvimento da etapa de concepção de mega empreendimentos, com ênfase nas definições preliminares, que envolvem o alinhamento do empreendimento com os objetivos estratégicos da empresa e a definição e desenvolvimento das alternativas de design. A estrutura conceitual parte de uma análise de sinergias entre um método já amplamente utilizado em grandes empresas, o Front End Loading, a estrutura do Lean Delivery Production System (LPDS) e os processos propostos para gerenciamento do projetos no âmbito do Project Management Body of Knowledge (PMBOK). A partir dessas sinergias é proposto um modelo para a etapa de concepção dos empreendimentos, que prioriza a introdução de conceitos de Engenharia Simultânea, Set Based Design, Target Costing e das VIP´s Value Improving Practices.
Incidência da FCPA (Foreign Corrupt Practices Act) sobre as empresas brasileiras: análise dos acordos celebrados pelo Departamento de Justiça Norte-Americano
A FCPA dos Estados Unidos, ancorada na justificativa da moralidade pós Watergate, é tida, historicamente, como um marco internacional na tentativa de enfrentamento das infrações econômicas, em especial, dos atos de suborno de funcionários públicos estrangeiros. Contudo, apesar do ímpeto moralista, justificado pela crise ética, os primeiros vinte anos de vigência da legislação não alcançaram o resultado prático de enforcement, em resposta à criminalidade corporativa. Entre o final do século XX e início do XXI, período marcado pela retórica da integridade corporativa, assistiu-se o aumento na utilização de acordos consensuais out of court conduzidos pelo DOJ (Department of Justice), alterando assim um modelo binário centenário de justiça criminal nos Estados Unidos. A retórica da integridade, símbolo do good corporate citizenship, principalmente no mundo pós-Enron, é fruto do jogo de compliance entre reguladores e regulados, cujo resultado de intimidação (deterrence) e redução do crime corporativo carece de verificação e aprofundamento científico. Na última década, as empresas brasileiras se tornaram alvo do governo norte-americano, figurando no ranking das maiores multas pagas na história da FCPA, de acordo com os dados da Universidade de Stanford. Nesse sentido, a presente dissertação busca analisar, criticamente, o modelo atual de justiça consensual para os atos de suborno transnacionais de funcionários públicos estrangeiros imputados às empresas, comprovando ou refutando a hipótese de que a distribuição desigual de responsabilidade pelo enforcement da lei e prevenção das infrações econômicas entre o setor público e privado, alimenta a indústria de compliance, pode promover a violação do Estado de Direito, sedimenta instrumentos sancionatórios ineficazes e evita a verificação científica dos programas de integridade corporativa. A pesquisa adotará metodologia dialética, utilizando a técnica de pesquisa teórica e coleta de dados. Buscar-se-á estruturar um estudo crítico com relação ao modelo atual de enforcement, à luz da responsabilidade das pessoas jurídicas e da celebração de instrumentos de resolução não judiciais com empresas brasileiras. Finalmente, o projeto de pesquisa pretende analisar criticamente o modelo sancionatório norte-americano, avaliando se o mesmo seria capaz de oferecer mudanças de comportamento no ambiente corporativo, capazes de reduzir as infrações econômicas e promover a sustentabilidade ético negocial.
A importância do conselho escolar para uma gestão democrática
O Presente trabalho "A importância do Conselho Escolar para uma Gestão Democrática", é fruto de experiências adquiridas ao longo de minha atuação na área de educação e de estudos realizados no Curso de Especialização em Gestão Escolar promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Escola de Gestores, o qual faz uma análise da importância da gestão democrática e dos mecanismos utilizados para tal, em especial do Projeto Político Pedagógico e dos Conselhos Escolares, sempre visando a educação de qualidade, direito inerente de qualquer cidadão. O Conselho Escolar é um importante instrumento de gestão democrática e participativa em uma escola, podendo contribuir para o processo de tomada de decisões, é um elemento facilitador da vivência democrática da rotina escolar. A pesquisa teve como objetivo diagnosticar a atuação dos Conselhos Escolares e analisar o funcionamento do Conselho Escolar da Escola Estadual Helena Guerra, no município de Contagem MG. A metodologia foi embasada em pesquisas já realizadas por autores como Ângela Antunes, Ilma Passos Alencastro Veiga, Heloísa Lück, Vitor Henrique Paro, entre outros, permitindo o entrelaçamento da bibliografia com a análise de Programas Governamentais como o Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares MEC e a legislação em vigor através da LDB. Assim, conclui-se que os conselhos escolares devem atuar na defesa dos interesses coletivos da escola, absorvendo diferentes pontos de vista das categorias que o constituem no intuito de promover uma gestão participativa e atuante objetivando uma qualidade no ensino aprendizagem.