RCAAP Repository

As contribuições da documentação no desenvolvimento das práticas bibliotecárias em biblioteca universitária: diálogos com Paul Otlet

Este estudo versa acerca das práticas documentárias propostas pela Documentação e refletidas por Otlet e a adesão dessas práticas pelas bibliotecas universitárias da contemporaneidade. Objetiva analisar essas práticas no âmbito de uma biblioteca universitária, destacando os produtos e serviços oferecidos pela referida unidade de informação. Para tanto, apresenta referencial teórico breve sobre os princípios da Documentação com base nas teorias de Otlet e realiza pesquisa documental e observação em um contexto real, haja vista perceber/identificar, no referido contexto, as práticas documentárias elucidadas pela literatura. Em linhas gerais, constataram-se inúmeras práticas documentárias realizadas no ambiente in loco, confirmando que a maioria desses fazeres é realizado no setor de processamento técnico, por meio da elaboração de registros catalográficos, resumos e resenhas, como também a confecção de outros documentos, como manuais de serviço, boletins bibliográficos e livro de Normalização. Além disso, a unidade utiliza de recursos informatizados no intuito de permitir uma maior aproximação entre os usuários, tais como catálogos e bases de dados eletrônicos, assim como o uso das redes sociais, de modo que, por meio do compartilhamento, amplia-se o acesso à informação, por conseguinte, a geração de novos conhecimentos e documentos, tendência essa que confirma a concretização dos ideais de universalização propostos por Otlet.

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2022-04-07T20:51:03Z

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Jorge Santa Anna Élida Mara Mascarenhas Pieri

Estudo comparativo entre sistemas estruturais com lajes lisas e lajes nervuradas

Segundo a NBR 6118:2003, as lajes lisas são lajes em concreto armado apoiadas diretamente sobre os pilares sem capiteis, e as lajes nervuradas são lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração é constituída por nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte.

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2019-08-13T18:53:41Z

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Lucas Thomaz Mourao

Limitação do uso da voz na docência e a prática de atividade física no lazer: Educatel Brasil 2015-16

Introdução: Evidências apontam a profissão da docência como preditora para a maior incidência e prevalência de distúrbios da voz. A qualidade de vida pode ser afetada pelas restrições e impedimentos no trabalho gerados por distúrbios de voz que abrangem as alterações na funcionalidade vocal percebidas pelo indivíduo durante a comunicação interpessoal. Um número crescente de evidências científicas já indica que os professores insuficientemente ativos fisicamente tendem a apresentar distúrbios vocais com maior frequência, comparados aos que praticam atividade física. Nesse sentido, a influência da atividade física é notória nas condições de saúde e, por auxiliar na manutenção e recomposição da saúde física e psíquica do trabalhador, é imprescindível para o bom desempenho profissional. Apesar da indicação da prática regular de atividade física estar frequentemente nas orientações fonoaudiológicas aos professores, pouco se sabe, por meio de evidências científicas, sobre sua influência. Objetivo: Identificar a prevalência de problemas na docência por causa da voz entre os professores da Educação Básica e analisar sua associação com a prática de atividade física. Métodos: Foram utilizados dados de inquérito por entrevista telefônica junto a amostra representativa (n=6.510) de professores da Educação Básica do Brasil (Educatel), entre outubro de 2015 e março de 2016. Para minimizar a influência dos fatores individuais na população-alvo, optou-se por utilizar a técnica de amostragem complexa ou proporcional estratificada, com seleção por escolha aleatória simples nos estratos. A amostra estratificada foi definida de acordo com a distribuição do sistema nacional de educação do Censo Escolar/INEP do ano de 2014, por: faixa etária: 34 anos; entre 35 e 44 anos; entre 45 e 54 anos e 55 anos; sexo: masculino e feminino; grandes regiões: Sul, Sudeste, Centro-oeste, Nordeste e Norte; localização/área censitária: rural e urbana; dependência administrativa da escola: estadual, municipal, privada e outras (incluem os professores trabalham em escolas federais, ou simultaneamente a escolas estadual e municipal, estadual e privada, municipal e privada e outras combinações de dependência administrativa); tipos de contratação: concursado/efetivo estável, contrato temporário, rede privada, e contrato CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ou outros; etapa de ensino: infantil, fundamental, médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos), profissional e outros (incluem os professores que trabalham em mais de uma etapa de ensino). Para este estudo foram utilizadas as informações de faixa etária e de sexo, analisadas como potenciais fatores de confusão da principal associação investigada. Após a separação da amostra pelos extratos, utilizou-se a técnica de amostragem aleatória simples, para a seleção dos participantes, em cada extrato. A variável resposta deste estudo compreende o relato do docente de problemas na docência por causa da voz, aferido por meio da pergunta Nas últimas 4 SEMANAS, você está tendo problema no trabalho ou para desenvolver sua profissão por causa da sua voz? (Frequentemente | Às vezes | Raramente | Nunca ou quase nunca). Essa questão baseou-se no Protocolo de Qualidade de Vida em Voz (QVV). Ao final, a pergunta referente a problemas na docência por causa da voz foi transformada em um indicador dicotômico, e suas respostas foram recodificadas em: Sim (Frequentemente | Às vezes) e Não (Raramente | Nunca ou quase nunca). A variável explicativa refere-se ao indicador de atividade física suficiente no lazer, calculado em etapas, considerando a modalidade (para classificar a intensidade da atividade física como moderada ou vigorosa, baseada no Compêndio de Atividades Físicas de 2011), a duração diária e a frequência semanal dessa prática. A partir do cálculo de minutos dispendidos por semana com a prática de atividade física no lazer (obtido por meio da multiplicação do número usual de minutos dos episódios de prática pelo número de dias de prática durante uma semana, usando o ponto médio das categorias reportadas) foi calculado o indicador dicotômico: <150 minutos por semana de atividade física no lazer considerado insuficientemente ativo e 150 minutos por semana de atividade física no lazer definido como suficientemente ativo. A análise dos dados foi estudada por meio de modelos de Regressão de Poisson, e a magnitude da associação foi aferida pelas razões de prevalência, com intervalos de confiança de 95% e a significância estatística de 5%. Resultados: Cerca de um quinto dos professores (20,5%) relatou problemas na docência por causa da voz, enquanto aproximadamente um terço relatou a prática de atividade física suficiente no lazer (150 minutos/semana) (37,8%). Tanto a prática suficiente de atividade física quanto a prática de atividade física em cinco ou mais dias por semana associaram-se de forma inversa a problemas na docência por causa da voz, tanto em modelos bivariados quanto naqueles ajustados por variáveis de confundimento (sexo, idade e jornada de trabalho). Conclusão: Professores da Educação Básica apresentam alta prevalência de problemas na docência por causa da voz. A prática suficiente de atividade física no lazer e a prática semanal por cinco ou mais dias despontam na redução da prevalência de problemas na docência por causa da voz, independentemente do sexo, da faixa etária e da jornada de trabalho semanal do professor. Este é o primeiro estudo de caráter nacional e representativo dos professores atuantes na Educação Básica no Brasil voltado para a análise da relação entre o uso da voz na docência e a prática de atividade física no lazer. São apresentadas evidências para o embasamento de políticas e programas de valorização da prática de atividade física e na promoção de saúde e prevenção de doenças junto aos professores. Faz-se necessário a promoção da qualidade de vida do professor, por meio da implementação de políticas públicas que incentivem a prática de atividade física, bem como o uso dos espaços públicos, as academias da cidade, as ciclovias, entre outros espaços destinados ao cuidado com a saúde física. Tal iniciativa visa à valorização e o reconhecimento da fundamental importância do professor na construção da sociedade.

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2019-08-12T21:01:16Z

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Stephanie Mayra de Moraes

Visões de alunos jovens e adultos acerca de suas experiências em aprender ciências

Muito tem-se discutido a respeito da importância de se ensinar Ciências da Natureza na escola. Contudo, são poucos os trabalhos que abordam a questão do ensino-aprendizagem em ciências entre alunos jovens e adultos. Dadas as especificidades destes sujeitos, é fundamental aprofundar o conhecimento nesse sentido. Assim, este estudo investiga visões de estudantes relacionadas as suas experiências em aprender ciências em um programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As questões que orientaram a pesquisa foram: quais são as visões de estudantes jovens e adultos acerca da experiência de aprender ciências em um contexto formal de EJA voltado para a formação de professores? Quais visões de aprendizagem desses jovens e adultos emergem no contexto da discussão acerca de suas experiências de aprendizagem? Quais as visões acerca das ciências naturais esses jovens e adultos apresentam? A metodologia de pesquisa adotada foi do tipo qualitativa, orientada por uma perspectiva naturalista (LINCOLN & GUBA, 1985). Realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com seis estudantes. Analisaram-se as entrevistas considerando três eixos, a partir de refernciais teóricos específicos: concepções de aprendizagem (e.g., SFARD, 1998; MARTINEZ et. al., 2000), concepções de aprendizagem em ciências (MILLAR, 2003) e concepções sobre o que é a natureza da ciência (e.g. BARR & BIRKE,1998; PEREZ et. al., 2001; TOBIN et. al., 1995). A maioria das concepções de aprendizagem que emergem das experiências destes estudantes está centrada na aquisição de conhecimentos. Porém, foram identificadas concepções alternativas, quando os estudantes estão inseridos em ambientes que promovem sua participação. Acerca das visões de ciências que surgem no contexto destas experiências, alguns estudantes possuem uma visão utilitarista da ciência, às vezes, associada a representações como conhecimento perfeito, vivenciando certo distanciamento em relação à ciência escolar. A partir dos resultados, concluiu-se que é fundamental promover um ensino de ciências sob uma perspectiva mais engajada politicamente, tornando-o mais democrático, estabelecendo-se um diálogo entre professores e alunos de modo a garantir uma participação genuína no processo de ensino-aprendizagem em ciências.

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2019-08-09T13:20:06Z

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Adriana Cristina Souza Leite

O caso da professora Maria Rosaria Barbato, da UFMG: notas sobre povo e migração no Estado Democrático de Direito

O grau de desenvolvimento humano de uma sociedade pode ser reconhecido de acordo com o respeito que esta dispensa aos direitos dos diferentes, e a responsabilidade que tem para com o outro. A responsabilidade que tal sociedade e, consequentemente, o Estado – como instituição formal criada por aquela – tem para com seus cidadãos, mas também para com os chamados estrangeiros, também faz parte do grau de desenvolvimento civilizacional e político de um país. Afinal, a questão do estrangeiro remete-se à pergunta acerca de “quem é o povo”?

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2021-12-23T20:10:05Z

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Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira Alexandre Gustado Melo Franco de Moraes Bahia Diogo Bacha e Silva

Perfil dos discentes de um curso técnico de enfermagem de uma escola da cidade de Carmo do Paranaíba - MG

Trata-se de um estudo descritivo transversal com abordagem quantitativa que objetivou caracterizar o perfil dos alunos do curso técnico de enfermagem do Centro Técnico Profissional de Carmo do Paranaíba, situado no alto Paranaíba MG. Para o levantamento dos dados utilizou-se um instrumento semi estruturado Perfil do Aluno do Curso Técnico. Os dados foram discutidos, analisados e tratados utilizando-se estatística descritiva. A população é constituída por 33 alunas, adultos jovens, com idades variando de menores 20 a 50 anos, renda familiar de 2 a 3 salários mínimos. Entre a religião mais referida está a católica com 82%, os alunos são em sua maioria solteiros, residem em casa própria, dentre os recursos em suas residências o telefone celular foi o mais citado seguidos da televisão e computador, sendo que com acesso a internet em menor escala. No que diz respeito às dificuldades encontradas para realizar ou concluir o curso técnico de enfermagem foram relevantes; o cansaço físico, referido por 43%, seguidos da não liberação pelo empregador, 15%, 6% a dificuldade de aprendizagem e 36% que informaram não ter nenhuma dificuldade e por último a opção custo de deslocamentos que não foi assinalada por tratar de todos os alunos serem residentes na zona urbana do município. Em relação às áreas de trabalho com mais afinidade foi possível identificar que 46% registraram afinidade pelo Ambulatório, 18% pela Unidade Básica de Saúde e neste mesmo percentual também se referiram ao bloco cirúrgico e clínica médica. O restante, 18% dos participantes, assinalaram a opção outras e justificaram referindo afinidade para Pronto Socorro, assistência a pacientes graves e cuidador de idosos. Quanto a expectativa ao final do curso houve maior descrição de aquisição de conhecimentos e empregabilidade. Espera-se que estes resultados possam contribuir para a compreensão dos desafios da educação e formação dos profissionais de nível técnico em enfermagem para que novas intervenções, métodos e políticas sejam elaborados, contribuindo para uma prática educacional emancipadora em defesa da melhoria e formação destes profissionais.

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2019-08-10T19:34:40Z

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Simene de Matos Teixeira

Avaliação do desempenho e do conforto térmico de uma edificação ventilada naturalmente segundo as normas brasileiras de desempenho térmico e a ASHRAE 55

A crescente preocupação com o uso racional dos recursos naturais e com a eficiência energética evidenciou a importância do desempenho das construções. Em 2005, foi publicada a primeira norma brasileira de desempenho térmico de edificações de interesse social, a NBR 15.220 e, posteriormente, em 2013 foi publicada a última versão de uma norma de desempenho que se aplica a todas as edificações habitacionais, a NBR 15.575. Este trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho térmico de uma edificação habitacional localizada em Belo Horizonte frente a essas duas normas brasileiras. Na avaliação conforme a NBR 15.220 verificou-se o atendimento das diretrizes construtivas da zona bioclimática 3 (ZB3), classificação da cidade no zoneamento bioclimático brasileiro e da zona bioclimática 4 (ZB4), zona indicada por Pereira e Assis (2005) como mais adequada para cidade de Belo Horizonte. Foram realizadas avaliações de conforto térmico para a edificação real, com suas características originais, e também foram realizadas modificações no projeto da edificação para verificar o percentual de horas de conforto térmico obtido em construções que atendem às diretrizes construtivas das duas normas de desempenho, no método prescritivo. Os resultados alcançados foram comparados com uma avaliação de conforto térmico segundo a norma norte-americana de conforto térmico ASHRAE Standard 55, no modelo adaptativo. Os resultados mostraram que o atendimento às normas de desempenho proporcionou um aumento das horas de conforto em relação à edificação original, em todos os casos. Na análise segundo a NBR 15.220 verificou-se uma inconsistência no zoneamento bioclimático brasileiro, uma vez que o atendimento às diretrizes construtivas para a ZB4 proporcionou um melhor desempenho térmico em relação às diretrizes construtivas para a ZB3. Na avaliação segundo a NBR 15.575 foi possível verificar que a norma não disponibiliza todos os dados e definições necessários para utilizar o procedimento por simulação computacional, o que dificulta o processo e o torna subjetivo. O procedimento por simulação também não possibilita uma avaliação anual e que considere o uso real da edificação, como a presença de cargas internas e de estratégias de ventilação natural, prejudicando a avaliação.

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2019-08-14T23:12:46Z

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Leila Guedes Alvim

Brasil: legislação ambiental e biodiversidade em risco

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

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2021-05-24T15:39:47Z

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Jeferson Costa da Silva

Revisão sistemática do programa academia da saúde e similares e tendências temporais dos indicadores relacionados à atividade física nas capitais brasileiras entre os anos de 2006 e 2017

A presente dissertação objetiva ampliar os conhecimentos a respeito da importância da implementação e manutenção de programas públicos voltados ao incentivo à prática regular de atividade física em níveis recomendados pela Organização Mundial de Saúde visando ganhos de saúde nas dimensões física, mental e social. São apresentados dois artigos científicos sobre o tema. O primeiro analisa o programa academias da saúde no Brasil por meio de uma revisão sistemática e o segundo analisa a tendência dos indicadores relacionados à atividade física nas regiões brasileiras entre os anos de 2006 a 2017. Ao final desse estudo é possível compreender que existem investimentos de recursos humanos, financeiros e cognitivos no cenário brasileiro para que ocorra a adoção de estilo de vida mais ativo e saudável por meio da prática de atividade física. Porém, é imprescindível que os incentivos de mantenham para que resultados positivos em saúde continuem sendo colhidos pela população, comunidade e gestores.

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2019-11-20T13:01:56Z

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Kátia Kéllen de Paula Aguilar Las Casas

A cidade, seus muros e suas leis: controvérsias jurídicas e urbanísticas dos condomínios e loteamentos fechados

Os condomínios e os loteamentos fechados são figuras polêmicas de desenvolvimento urbano, principalmente por sua colocação imprecisa na legislação federal e pelo fato de provocarem segregação social, impedimento do acesso a bens públicos e urbanização dispersa. Apesar de sua longa existência nas cidades brasileiras, bem como do extenso debate acadêmico a respeito da inadequação do modelo como alternativa ao desmembramento e ao loteamento, a normatização desses empreendimentos foi introduzida repentinamente, e de maneira sucinta, na legislação federal apenas em 2017 – com a aprovação da Lei Federal 13.465 (Lei da REURB). O desalinho entre regulação urbana e produção do espaço atribui aos condomínios e loteamentos fechados uma posição conflituosa em relação à cidade e à lei. Objetivando desvendar essa condição, esta pesquisa tem como tema a regulamentação dos condomínios e loteamentos fechados explorando suas controvérsias jurídicas e urbanísticas. Para isso, estuda-se a relação desses “bairros exclusivos” com processos de expansão/dispersão urbana e metropolização, assim como com impactos na valorização do solo quando há alteração de legislação com o intuito de torná-los possíveis. As controvérsias jurídicas são analisadas a partir do resgate histórico da normativa aplicada ao parcelamento do solo no Brasil até chegar à breve menção aos empreendimentos fechados no regramento federal. Em seguida, são examinadas as controvérsias urbanísticas desses empreendimentos considerando preceitos da função social da propriedade e princípios da cidade justa enumerados por Fainstein (2010): equidade, diversidade e democracia. Posteriormente, contextualiza-se o Município de Betim/MG – escolhido como caso empírico para ilustrar tipos de viabilização da “cidade dentro dos muros” – expondo as características de sua organização territorial, das leis urbanísticas (especialmente a aplicada ao parcelamento do solo) e da gestão da política urbana local. As considerações finais desta tese debatem o futuro da “cidade fora dos muros”, cada vez mais segregada e dispersa, reunindo diretrizes para uma possível inserção dos condomínios fechados no contexto urbano.

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2021-03-10T14:46:42Z

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Raquel Tomanik

Relaçao entre fatores de risco biológico e ambiental e o desenvolvimento motor e funcional de crianças nascidas pré-termo e a termo

Recém-nascidos pré-termo com menos de 1500 g e idade gestacional igual ou inferior a 34 semanas, têm maior risco de apresentar déficits no desenvolvimento e condições incapacitantes que os nascidos a termo. Os objetivos do presente estudo foram comparar o desenvolvimento motor de crianças nascidas pré-termo e a termo aos 12, 15 e 18 meses de idade, corrigida para o grupo pré-termo, e investigar a relação entre desenvolvimento motor, desempenho funcional e a quantidade e qualidade de estímulos ambientais. Estudo quantitativo, do tipo exploratório, direcional e longitudinal, que incluiu 30 crianças nascidas prematuramente (idade gestacional = 30±2,3 semanas e peso ao nascimento = 1177,6±193,4 gramas) 30 crianças nascidas a termo (idade gestacional = 39 ± 1,3 semanas e peso ao nascimento = 3269,8±399,5 gramas). O desenvolvimento motor foi avaliado com uso dos testes Alberta Infant Motor Scale (AIMS) e Peabody Developmental Motor Scales (PDMS-2). O ambiente domiciliar foi avaliado com o Home Observation Measurement of the Environment (HOME). Para examinar as habilidades funcionais da criança foi utilizado o Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI). Houve atraso para aquisição da marcha no grupo pré-termo (p= 0,005), embora não tenha sido encontrada diferença significativa entre os grupos na AIMS aos 12 (p= 0,187) e aos 15 meses (p= 0,80). Aos 18 meses foram encontradas diferenças significativas no desenvolvimento motor grosso (p= 0,000) e fino (p= 0,001) e nas habilidades funcionais, com vantagem para o grupo a termo. Houve diferença significativa entre os grupos na qualidade do ambiente domiciliar, avaliado pelo inventário HOME (0,008). Houve aumento da diferença entre os grupos no desempenho motor dos 12 aos 18 meses, sendo que fatores ambientais parecem potencializar os efeitos do risco biológico. Programas de acompanhamento do desenvolvimento devem enfocar aspectos do ambiente onde a criança vive e não se restringir as avaliações motoras.

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2019-08-09T14:36:53Z

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Edifrance Sa de Souza

Diferenças biomecânicas dos membros inferiores entre os gêneros masculinos e femininos

Durante a prática esportiva os indivíduos estão sujeitos a lesões. No que se refere a diferença entre gêneros alguns estudos têm mostrado maior incidência de lesões em indivíduos do sexo feminino. Deve-se chamar a atenção para a Tríade da Mulher Atleta como sendo um grande fator de risco para lesões. Este estudo teve por finalidade descrever as diferenças e alterações presentes no sexo feminino. Para tal foi realizada coleta de artigos científicos na base de dados Medline. Uma das principais diferenças estruturais apontadas é o aumento do ângulo Q, mais comum ao sexo feminino. Há um considerável aumento na medida do ângulo Q no sexo feminino em relação a indivíduos do sexo masculino. O aumento da amplitude de rotação interna da articulação do quadril durante a marcha e a corrida é também uma alteração bastante relatada. As lesões da articulação do joelho são mais comuns entre mulheres atletas e podem estar relacionadas a presença de valgismo desta articulação. Ao avaliar as diferenças biomecânicas entre gêneros, durante o drop-jump, em uma população de dançarinos profissionais, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os dois gêneros. Dentre as alterações biomecânicas e estruturais do sexo feminino algumas merecem destaque: aumento do ângulo Q, aumento da rotação interna do quadril, menor torque dos músculos abdutores e rotadores externos do quadril e maior tendência a valgismo dinâmico dos joelhos. Fatores estes que tornam de extrema importância o procedimento da avaliação do indivíduo, a fim de se identificar todas as possíveis alterações biomecânicas que por sua vez poderão predispor o indivíduo a lesão osteomuscular.

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2019-08-10T18:52:25Z

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Fabrício André Figueiredo da Silva

Resposta radiológica e dosimetria em Phantom físico de cabeça e pescoço para radioterapia conformacional 3D

Phantoms são instrumentos utilizados para simulação de órgãos e tecidos do corpo humano em radiologia e radioterapia. Este trabalho aborda o aperfeiçoamento, validação e, principalmente, o uso de um phantom físico de cabeça e pescoço em radiologia e radioterapia, com a finalidade de avaliar a distribuição de dose através de filme radiocrômico Gafchromic EBT2 em radioterapia conformacional 3D, 15 MV. O trabalho se dividiu em duas etapas, (1) desenvolvimento de novos tecidos equivalentes e aperfeiçoamento do phantom físico, e (2) aplicação do phantom físico em dosimetria experimental. Na etapa (1) foram considerados parâmetros como densidade mássica, composição química e medidas biométricas e anatômicas dos órgãos e tecidos, bem como aspectos relativos a imageamento por tomografia computadorizada (TC) e representação da resposta radiológica em Unidades de Hounsfield (HU do inglês Hounsfield Unit), comparados com dados humanos. Experimentos radiológicos de patologias cerebrais simuladas no phantom também foram realizados. Todos os resultados foram compatíveis com os valores encontrados em humanos, portanto o phantom físico é um simulador que pode ser usado para aprimorar técnicas radiológicas e treinamento e aprimoramento de estudantes e profissionais em imagens médicas. O objetivo principal na etapa (2) foi avaliar a distribuição de dose espacial em um simulador de tumor cerebral inserido dentro do phantom de cabeça e pescoço desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Núcleo das Radiações Ionizantes (NRI) exposto a radioterapia conformacional 3D, 15 MV, para avaliação de doses internas. O planejamento radioterápico foi elaborado com base nas imagens de TC do phantom físico com um simulador de tumor cerebral feito com material equivalente. O sistema de planejamento de tratamento radioterápico (TPS do inglês Treatment Planning System), elaborado pelo software Sistema de Planejamento Radioterápico CAT3D, baseou-se em imagens de TC e calculou a dose prescrita de 200 cGy, distribuída em três campos de radiação, padrão T. O TPS cobriu o volume de tratamento planejado (PTV do inglês Planning Target Volume) com 97% da dose. Para o procedimento de calibração, foram utilizados um phantom sólido de água e filmes radiocrômicos Gafchromic EBT2, gerando uma curva de resposta de dose em função da densidade óptica (DO). Após calibração e irradiação, os filmes foram digitalizados e lidos como medidas de DO, obtendo também valores de desvio padrão e resposta de dose versus DO foram obtidos. O perfil de dose espacial ficou entre 70% a 120% da dose prescrita. Esses dados foram plotados e analisados, mostrando regiões estratificadas e com pontos quentes. Apesar do perfil estratificado, em oposição ao perfil suave de dose gerado pelo TPS, as doses internas no simulador de tumor estavam dentro de um desvio de 5% dos 214,4 cGy avaliados pelo TPS. Na análise por índice gama, 83,2% dos pontos apresentaram valores de gama menores do que 1 (3%/3mm) entre valores experimentais e dados do TPS. O conjunto de ferramentas composto pelo phantom físico e pelos dosímetros de filme mostrou-se adequado para validação de doses internas em protocolos de radioterapia.

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2019-08-11T07:02:03Z

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Larissa Thompson

Análise de estruturas e mecanismos reticulados planos com ligações viscoelásticas pela formulação posicional do método dos elementos finitos

Este trabalho trata da aplicação da Formulação Posicional do Método dos Elementos Finitos (FPMEF) para análise de estruturas e mecanismos reticulados planos com ligações viscoelásticas não lineares. Apresenta-se também uma formulação alternativa para a análise estática de estruturas empregando-se a FPMEF e a abordagem clássica do método incremental-iterativo. Na formulação posicional, as posições nodais são tratadas como as incógnitas do problema, em vez dos deslocamentos nodais normalmente utilizados. As equações de equilíbrio do sistema são escritas considerando o princípio da energia potencial total estacionária e a solução do sistema não linear final de equações é obtida pelo método de Newton-Raphson. O algoritmo de integração temporal implementado é o de Newmark. Considera-se a formulação Lagrangeana total, a cinemática de Bernoulli-Euler e o comportamento linear elástico no material. Na modelagem das ligações, constrói-se uma estratégia que possibilita a consideração de diversos modelos reológicos, embora nesta dissertação apenas a conexão de Kelvin-Voigt é abordada. Ao final, realiza-se exemplos numéricos a fim de se ilustrar a aplicabilidade da formulação para problemas práticos.

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2019-08-12T23:18:07Z

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Daniel Boy Vasconcellos

Evolução e índice de proteção das áreas vegetadas de Belo Horizonte

As cidades estão constantemente exercendo pressão sobre os recursos naturais, sendo este um processo inerente à construção do espaço urbano. Com o agravamento dos incidentes envolvendo fenômenos naturais, a questão ambiental entrou na pauta das agendasgovernamentais. As áreas verdes tornaram-se um dos principais ícones da defesa pelo meio ambiente. Nas cidades, seus efeitos positivos são grandes. Para se criar uma política efetiva de proteção e manutenção das áreas verdes urbanas é necessária a sua identificação e oestabelecimento de mecanismos de avaliação e controle. Através do sensoriamento remoto e do processamento digital de imagens foi levantada a cobertura vegetal do município de Belo Horizonte para os anos de 1986 e 2010. Com a análise espacial, foi possível a análise daevolução dessa cobertura e o desenvolvimento de indicadores (Densidade de Áreas Vegetadas, Densidade de Áreas Protegidas, Índice de Áreas Vegetadas, Índice de Áreas Protegidas e Índice de Proteção das Áreas Vegetadas), que permitem o monitoramento dessasáreas e que poderão subsidiar o estabelecimento de políticas de planejamento e gestão ambiental.

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2019-08-14T07:30:30Z

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Cyleno Reis Guimaraes

Avaliação dos principais métodos analíticos de cálculo de capacidade de tráfego utilizados em ferrovia nacional e internacional

O transporte ferroviário está cada vez mais se consolidando como uma opção altamente viável tanto para o transporte de carga, como para o transporte de passageiros. Esta é uma realidade mundial e nos últimos anos no Brasil o sistema ferroviário tem recebido forte investimento. Todo investimento em transporte tem expressiva interferência no desenvolvimento econômico e social da região, principalmente o ferroviário, devido às suas características de grande volume e baixo custo para os usuários. Em contra partida, a ferrovia apresenta alto custo de implantação, exigindo critérios refinados na definição de suas características. Esta definição passa inevitavelmente pelo cálculo de capacidade de tráfego, que é a quantidade de trens que pode circular em suas linhas por um determinado tempo em condições de controle e segurança estabelecidos. Identificar a capacidade de tráfego de uma malha ferroviário é um grande desafio devido à complexidade e ao grande número de elementos que se correlacionam na circulação de trens. As exigências atuais são de cálculos de capacidade de tráfego mais precisos considerando que o resultado é à base da definição de viabilidade econômica e de especificação dos investimentos, tanto para a construção quanto para a reestruturação de uma malha ferroviária já em operação. Além disto, com o novo marco regulatório das ferrovias brasileiras, o excedente de capacidade de tráfego das operadoras ferroviárias será ofertado ao mercado através da ANTT, que constatará na prática se a capacidade calculada e informada pela ferrovia é real. Dessa forma, mais do que nunca o cálculo de capacidade de tráfego com precisão é importante para a gestão eficiente e eficaz da ferrovia. O presente estudo avaliou qualitativamente os principais métodos analíticos de cálculo de capacidade de tráfego, que são amplamente utilizados, dos países onde o modo ferroviário tem participação significativa na matriz de transporte mais o do Brasil; são eles: Estados Unidos, Japão, Alemanha, UIC - União Internacional de Caminhos de Ferro, Inglaterra, Espanha, Itália, Rússia, Canadá e, através do uso de critérios de avaliação baseados na categorização dos parâmetros ferroviários, identificou o método de cálculo mais adequado. Os resultados demonstram fragilidade comum dos métodos, da desatenção aos eventos não programados, que podem modificar significativamente o resultado do cálculo. Cinco dos dez métodos pesquisados ao menos considera este parâmetro e da outra metade, dois métodos indicam sua inserção como fator de correção. Foram identificados os pontos fortes e fracos de cada um dos dez métodos avaliados, possibilitando a oportunidade de direcionar os esforços para a melhoria dos métodos. Pelo exposto, a presente pesquisa apresentou um tema inédito, inovador e muito relevante. Dessa forma recomenda-se que seja desenvolvida uma definição sustentável e tecnicamente criteriosa para o tratamento do parâmetro referente aos eventos não programados ou indesejáveis e de um método que agregue o maior número das melhores práticas dos dez métodos apresentados nesta dissertação.

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2019-08-11T18:18:47Z

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José Mauro Felipe Mendes Barros

Coleção de bustos-relicários da antiga Igreja do Colégio de Jesus de São Salvador da Bahia: preservação de 30 esculturas do Século XVII

Estudo e restauração da coleção de 30 esculturas (bustos-relicários) do século XVII, denominadas Santas Virgens Mártires e Santos Mártires, provenientes da antiga igreja do Colégio de Jesus em Salvador, Bahia, Brasil. Análise da tecnologia construtiva, da ornamentação e da iconografia das obras, o que permitiu a identificação de subgrupos dentro da coleção, a sistematização do diagnóstico do estado de conservação e o estabelecimento de critérios para a intervenção. Classificados os exemplares por tecnologia construtiva e por grupos similares, foram identificadas possíveis iconografias representadas, bem como selecionados os materiais e procedimentos mais adequados para reverter os problemas de conservação. Simultaneamente, desenvolveu-se pesquisa para a contextualização histórica da coleção e atividades didáticas de caráter social, no Setor de Conservação e Restauração do Museu de Arte Sacra da UFBA, local da intervenção, com o treinamento de jovens para a capacitação profissional no nível de Auxiliar de Restauração.

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2019-08-13T21:34:27Z

Creators

Joao Carlos Silveira Dannemann

Projeto de intervenção: prevenção da hipertensão arterial sistêmica em pacientes com fatores de risco na Equipe Saúde da Família, Marliéria, Minas Gerais.

Segundo Mendes, Silva e Ferreira (2018) a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) vêm sendo encarada por diversos autores como um agravante a saúde das pessoas, apresentando prevalência alarmante a nível nacional e internacional, além de ser responsável por índices elevados de morbidade e mortalidade.Na Unidade Básica de Saúde de Marliéria o número de pacientes que sofrem com a HAS é significativo, o que demanda um percentual considerável de procedimentos realizados pela equipe. O projeto tem por objetivo a prevenção da HAS em indivíduos com fatores de risco associados à doença na comunidade atendida pela Equipe Marliéria. A revisão da literatura foi realizada através de uma pesquisa online com acesso ao centro de informação da Biblioteca Virtual em Saúde e Google Acadêmico. Os documentos da Secretaria Municipal de Saúde de Marliéria também serviram de base para esse estudo. Pretende-se atacar as causas modificáveis da doença, logo se aposta em ações voltadas a mudança de hábitos alimentares inadequados, na redução do número de consumidores de bebidas alcoólicas e de nicotina, na redução do sedentarismo, além de aumentar o nível de conhecimento sobre a HAS.

Year

2019-08-11T07:09:04Z

Creators

Licet Martinez Moracen

Investigação do papel receptor metabotrópico de glutamato do subtipo 5 na modulação de parâmetros inflamatórios e de obesidade em animais BACHD

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Year

2019-10-21T14:00:05Z

Creators

Rebeca Priscila de Melo Santos

Indisciplina e violência escolar: interpretações de professores de três escolas públicas de ensino secundário geral de Maputo, em Moçambique

O presente trabalho visa discutir as interpretações que professores do Ensino Secundário Geral de três escolas públicas de Maputo, em Moçambique, produzem acerca da presença dos fenomenos da indisciplina e da violência escolar na escola. A pesquisa foi construída no âmbito da Linha de Pesquisa Psicologia, Psicanálise e Educação e da produção do Grupo de Estudos e Pesquisas de Psicologia Histórico-Cultural na Sala de Aula (GEPSA) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil. O estudo, de caráter qualitativo foi realizado com uma amostra de 152 professores de ambos os sexos, habilitados com o nível de bacharelado, licenciatura e mestrado e diferentes níveis de experiência de ensino. Para a recolha de dados quantitativos, foi aplicado um questionário, e, para a recolha de material qualitativo, foram realizadas 12 entrevistas semiestruturadas, quatro em cada escola. Os resultados do estudo revelaram que os principais atos de indisciplina escolar presentes nas escolas investigadas são: barulho, conversas entre alunos, risos, brincadeiras, provocações, pulos, falta de respeito, desprezo, xingamento e desobediência às regras de regulamento das escolas. A ocorrência de atos de violência física, verbal e psicológica ultrapassam aquelas regras de comportamento envolvendo agressões com armas brancas, ofensas morais e simbólicas, rotulações, xingamentos, ameaças, insultos. Os professores atribuem as causas da indisciplina e da violência escolar especialmente à violência que os alunos assistem na sociedade moçambicana, à falta de compreensão de atividades de aprendizagem, à falta de educação, à preguiça na resolução das tarefas escolares, à hiperatividade, aos roubos, ao consumo de drogas e bebidas alcoólicas, à falta de respeito, ao desprezo pelos professores, à perda de valores éticos e morais, à falta de acompanhamento familiar, às influências de novelas, ao cargo político dos pais dos alunos, às aulas desmotivantes, ao fraco domínio dos conteúdos e à não planificação de aulas por parte dos professores, à ausência de definição de regras de conduta na sala de aula, ao pouco espaço na sala de aula e mobiliário escolar, às turmas numerosas; à falta de material didático, ao regulamento interno da escola desajustado à realidade das escolas, à falta de orientação escolar. As características dos alunos que praticam a indisciplina e violência segundo a interpretação dos professores são alunos drogados e viciados, alcoólatras, de pais ricos e pobres, excluídos, com carência afetiva dos familiares próximos, com problemas de socialização na escola e vítima de violência doméstica. Para resolverem esses problemas, os professores recorrem à aplicação de castigos ou punições e, em pequeno número lançam mão de diálogo com os alunos. Os docentes dizem que os efeitos dos atos de indisciplina e violência escolar, sejam elas físicas ou simbólicas, prejudicam o processo de ensino e aprendizagem, afetam a própria atividade docente, provocam reações dos próprios estudantes, que organizam emboscadas, lançam pedras e agridem fisicamente aos professores ao sairem do edifício da escola. Os professores embora não diferenciam a indisciplina de violência, fazem uma gradação de gravidade dos atos entre um e outro fenômeno e, ainda entendem que a violência pode ser resultado da indisciplina.

Year

2019-08-11T06:11:27Z

Creators

Fernando Francisco Pereira