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“Vou tentar ajudar minha família escrevendo essa carta”: jogos de gênero em cartas enviadas da Alemanha para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial

RESUMO O artigo é baseado em cartas enviadas entre 1946 e 1950 da Alemanha à prefeitura municipal de Blumenau (SC), nas quais os remetentes pedem mantimentos, vestuário e intermediação para imigrar, localizar parentes e conhecidos ou iniciar correspondência com habitantes. Neste texto eu discuto a agência exercida por mulheres e homens por meio do envio e redação de cartas-pedido e os “jogos de gênero” presentes na interlocução com o destinatário.

Resistir era preciso: O Decreto de Emancipação de 1978, os povos indígenas e a sociedade civil no Brasil

RESUMO O Decreto de Emancipação de 1978 e a atuação da sociedade civil organizada, permeados pelo emergente protagonismo indígena, compõem o objeto central de reflexão deste artigo. O empoderamento da oposição às forças políticas autoritárias, que desejavam impor o referido decreto, é o que sustenta a hipótese de que a cena histórica e política que se formou em torno deste projeto de emancipação forçada dos indígenas representa o segundo acontecimento fundador do Movimento Indígena no Brasil. Uma das considerações a que se chegou foi a de que o ato de emancipar o índio seria um grande erro do Estado em relação às diversas etnias indígenas do país. A principal fonte histórica utilizada na composição desta discussão, entre outras, foi a publicação da Comissão Pró-Índio de São Paulo, de 1979, Histórico da Emancipação, além de alguns dossiês encontrados no Arquivo Nacional.

Um hipódromo suburbano: a experiência do Club de Corridas Santa Cruz (Rio de Janeiro - 1912/1918)

RESUMO Já há um bom número de estudos históricos dedicados a debater as iniciativas esportivas promovidas na região socioeconomicamente privilegiada do Rio de Janeiro. Não há, todavia, muitas investigações sobre o tema no que tange a outras zonas da cidade, especialmente sobre os subúrbios. A melhor compreensão dessas ocorrências pode ajudar a lançar novos olhares tanto sobre a prática quanto sobre o processo de urbanização. Considerando tais observações, este estudo teve por objetivo discutir a experiência do Club de Corridas Santa Cruz, uma sociedade de turfe que se manteve ativa entre os anos de 1912 e 1918. Especificamente, pretende-se abordar os estigmas e problemas operacionais que enfrentou por ter sido fundada numa área periférica. Para alcance do objetivo, como fontes foram utilizados jornais e revistas publicados no período em tela.

O Apostolado Positivista do Brasil e o SPILTN: propostas e políticas para a questão indígena no Brasil

RESUMO O presente artigo tem como objetivo analisar as interpretações acerca do Positivismo no Brasil nos primórdios do século XX, principalmente no que tange às populações nativas. A respeito dessas interpretações, o Comtismo postulava a “lei dos três estados”, segundo a qual a humanidade passara pelas etapas: teológica (que se dividia em três idades sucessivas: a fetichista, a politeísta e a monoteísta), a metafísica e a positiva. Os positivistas no Brasil ressaltavam, com base nas ideias de Auguste Comte, que as populações nativas eram fetichistas e estariam no primeiro estágio mental da humanidade. Então, seria necessário ampará-las e protegê-las a fim de que pudessem atingir o estágio mental da civilização. Para alcançar o objetivo mencionado, pretende-se averiguar as propostas elaboradas pelo Apostolado Positivista do Brasil para a questão indígena no contexto de criação do Serviço de Proteção aos Índios e Localização de Trabalhadores Nacionais (SPILTN) a partir de um conjunto de textos impressos. O SPILTN foi uma nova política federal criada em 1910 pelo Estado, que tratava da questão indígena.

Agências e interações entre africanos e europeus nas expedições britânicas ao rio Níger (1825-1854): os casos de William “Abubakr” Pasco e “Alihéli”

RESUMO Este artigo procura discutir a atuação de africanos que agiram como “intermediários” nas relações entre as expedições britânicas ao redor do rio Níger entre 1825 e 1854 e as sociedades africanas com as quais interagiram. Os relatos dessas expedições estão entre os primeiros que sistematicamente descreveram determinadas regiões do interior do continente em línguas europeias. Assim, praticamente todas as formas de comunicação necessitavam de tradutores e consequentemente “intermediários”. Compreende-se como “intermediários” os sujeitos que agiram no espaço liminar entre as expedições e seus interlocutores do interior, exercendo diversas atividades como intérpretes, guias, mensageiros e por vezes até mesmo negociadores, num contexto de profundas transformações que recondicionavam as relações entre o Atlântico e a África Ocidental.

“Isso não é um livro de história”: Michel Foucault e a publicação de documentos de arquivos

RESUMO Entre 1973 e 1982, Michel Foucault dedicou-se à publicação de documentos de arquivo. Em 1973, publicou o memorial de Rivière; em 1977, os extratos do livro de um libertino inglês; em 1978, as lembranças de uma jovem hermafrodita; e em 1982 uma seleta de documentos judiciários. Dividido em duas partes, este artigo busca compreender o que esteve em jogo nesse gesto arquivístico-editorial. Na primeira parte, analisarei as relações existentes entre os textos que compõem esse corpus e como se inserem no quadro, então, de suas pesquisas. Depois, estudarei os deslocamentos existentes entre o projeto de publicação de uma coletânea de arquivos da infâmia e a publicação do livro com documentos da Bastilha. Na segunda parte, apresentarei duas hipóteses sobre os problemas ligados a esse projeto editorial: 1) Mostrarei que se tratava de um estudo das condições extraliterárias da constituição da literatura como saber; 2) Mostrarei como seu empenho em publicar documentos não pretendia apenas dar a palavra aos sem-história, mas assinalar que havia um pensamento em suas falas. Esse empenho chocava-se com um dos principais dogmas historiográficos contemporâneos.

Do retrocesso ao sonho

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Uma história das práticas letradas: homenagem a Andrea Daher

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Year

2019

Creators

Chartier,Roger Guimarães,Hélio de Seixas Moreira,Marcello

Mulheres desregradas: autorretratos e o corpo grotesco nos cartuns de Chiquinha

RESUMO A proposta deste artigo é examinar a produção quadrinística da cartunista Chiquinha, pontuando de que maneira pautas importantes dos movimentos feministas estão presentes no seu trabalho. A partir da análise dos autorretratos produzidos pela cartunista e do uso do estilo grotesco em seus desenhos, analisaremos como a cartunista produz uma crítica ao controle político sobre o corpo feminino, as formas essencializadas de compreensão dos homens e mulheres e aos padrões normativos impostos às mulheres, temas importantes para a crítica feminista. Com essa abordagem desejamos colocar em destaque o humor produzido por mulheres, para mulheres e com um direcionamento feminista, ainda carentes de um espaço significativo no campo da História Cultural do Humor.

Remédios para a tristeza: as instruções religiosas de Francisco de Sales em Introdução à vida devota, Portugal (séculos XVII-XVIII)

RESUMO Este texto analisa as instruções morais e religiosas do doutor em Teologia e bispo francês Francisco de Sales (1567-1622) em sua obra Introdução à vida devota [1609], especialmente em relação ao sentimento da tristeza. Atenta-se para os significados da tristeza, os seus efeitos "bons" e "ruins" e os "remédios" apresentados para combatê-la, bem como para os sentidos médicos e filosóficos compartilhados à época - que acionavam a teoria humoral para compreender os motivos e os efeitos da melancolia -, notadamente a partir do contexto português dos séculos XVII e XVIII, período de ampliação da leitura de obras de espiritualidade em Portugal, bem como de difusão da obra salesiana.

Year

2019

Creators

Fleck,Eliane Cristina Deckmann Dillmann,Mauro

Atualizando o debate sobre os judeus da África do Norte

RESUMO O artigo analisa o debate em torno dos judeus do norte da África, procurando articular a crítica ao modelo de assimilação cultural e a compreensão historiográfica romana antiga, reproduzida pelo pensamento humanista clássico e pós-clássico. Argumenta que a análise específica de contexto regional revela as ambiguidades e as incertezas inerentes aos processos de dominação, assim como possibilita variedade de associações para formação das identidades culturais. Após os períodos de colonização Púnica e Romana, os hipogeus e as catacumbas tornaram-se métodos igualmente convencionais para o enterramento dos mortos no norte da África. O conhecimento sobre práticas mortuárias e as ideias sobre os rituais de morte permitem abordar as dinâmicas culturais no mundo romano, assim como interpretar artefatos dentro de uma estrutura na qual os indivíduos se relacionam, adquirem seus entendimentos, marcam suas associações e suas diferenças. A religião romana baseava-se na prática e na execução correta dos ritos (ortopráxis), e os judeus norte-africanos marcaram suas sepulturas de maneiras que simultaneamente indexavam semelhanças com grupos sociais vizinhos e diferenças onomásticas ou simbólicas.

Liberalismo e irreligião no reinado de d. Miguel: o caso do pernambucano José Faustino Gomes (Portugal, 1828-1834)

RESUMO O regime contrarrevolucionário, instaurado com a subida de d. Miguel ao trono português (1828-1834), foi marcado por uma feroz perseguição aos seus opositores. Acusados de acérrimos constitucionais e partidários de d. Pedro I, muitos foram presos e vários processados. Entre eles o cirurgião José Faustino Gomes, pernambucano que, desde 1823, vivia em Torres Vedras, vila próxima a Lisboa. Preso em 1831 por milícias miguelistas, foi acusado de irreligioso, liberal, partidário de d. Pedro I e de "ter feito a revolução no Brasil". Com este artigo, pretende-se abordar a trajetória de Faustino, no contexto da Independência do Brasil, particularmente na província de Pernambuco e, anos mais tarde, no reinado de d. Miguel.

Cerâmica marajoara e Círio de Nazaré: significação e sacralização do patrimônio cultural brasileiro

RESUMO Este artigo analisa o processo de significação e sacralização da cerâmica marajoara e do Círio de Nazaré que resultou na concessão do título de patrimônio cultural brasileiro conferido a esses dois bens culturais. Com base em relatos de cronistas, documentos oficiais e matérias de jornais, analisa-se o longo processo de atribuição de sentidos à cerâmica marajoara e ao Círio de Nazaré, de modo a associá-los a certo ideal de civilização e de identidade nacional. Conclui-se que, longe de ser um processo natural, a transformação desses dois bens culturais em patrimônio cultural brasileiro envolveu questões de ordem política, de relações de poder que implicam a produção de discursos de valorização de determinados bens enquanto silencia outros.

Year

2019

Creators

Henrique,Márcio Couto Linhares,Anna Maria Alves

Sobre a história da política externa da Rússia: o “paradigma” de Primakov

RESUMO Baseada na leitura das obras publicadas do antigo chanceler e primeiro-ministro russo Evguêni Primakov, com destaque na sua atuação nos governos de Mikhail Gorbachev e Boris Yeltsin, o artigo debruça-se sobre alguns vetores fundamentais da política externa russa nas relações internacionais, marcadas atualmente pela crise político-diplomática no relacionamento entre a Rússia e os Estados Unidos e seus aliados. A influência das ideias deste estadista sobre a diplomacia da Rússia no que tange à segurança internacional, ao papel da OTAN na Europa, à crise no Oriente Médio e à arquitetura da ordem mundial leva a pensar num “paradigma”, que constitui, em seus traços gerais, um núcleo conceitual inerente à atual estratégia internacional, seguida pelos governos de Vladimir Putin.

Estratificação profissional, desigualdade econômica e classes sociais na crise do império. Notas preliminares sobre as classes imperiais

RESUMO O artigo apresenta uma radiografia das hierarquias socioeconômicas durante os últimos anos do império, constituída a partir dos salários das classes sociais. Percebeu-se, após uma discussão teórica e histórica sobre o conceito de classe social, que o Império do Brasil, nas décadas em análise, era relativamente igualitário em termos salariais. Essa igualdade, no entanto, explica-se mais pela larga expressividade das classes populares do que por uma hipotética robustez das classes médias ou altas. A análise do poder aquisitivo e dos padrões de consumo permitiu identificar o grau de precariedade das classes populares, assim como a existência de classes médias, sobretudo urbanas. Por último, assinalou-se que os dados salariais a respeito das classes altas não devem ofuscar a concentração de riqueza que caracterizou a crise do império. Isso, em boa medida, devido à polarização da propriedade cativa.

A Guerra Holandesa nas relações de sucessos seiscentistas

RESUMO Na Alta Idade Moderna (séculos XVI e XVII), a composição de relações de sucessos converteu-se em instrumento estratégico da ação política das nações em conflito e das disputas por poder no interior dos impérios ibéricos. Este artigo propõe-se a analisar a narrativa da Guerra Holandesa (1624-1654) contida nas relações de sucessos luso-espanholas. Estudam-se os contextos e pressões políticas a que esses papéis respondiam, o enredo que coletivamente formulam e, sobretudo, as diversas vozes dos grupos de interesse por detrás da escrita e impressão de panfletos, nos diferentes momentos e cenários da luta.

Uma proposta de reforma para o Concílio de Trento: as Petições do Arcebispo de Braga d. Frei Bartolomeu dos Mártires

RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar a proposta de reforma da Igreja defendida por parte dos padres presentes na terceira fase do Concílio de Trento (1562-1563) através das Petitiones escritas pelo arcebispo de Braga d. Frei Bartolomeu dos Mártires. Suas requisições são representativas dos mais polêmicos debates tridentinos e adiantavam muitos dos pontos que seriam discutidos durante a assembleia como agenda de um grupo que apontava a necessidade de uma reforma profunda a ser conduzida pelos bispos em suas dioceses. Embora muitas das demandas tenham permanecido no campo do debate, outras encontraram expressão nos decretos, especialmente aqueles de caráter disciplinar. No entanto, a maior das solicitações, claramente expressa nas Petições e ponto de discórdia durante o Concílio, era o protagonismo episcopal e a elevação do bispo a cabeça da reforma.