RCAAP Repository
Preconceito linguístico e linguística histórica: possibilidades para o ensino de língua materna
Este trabalho tem como objetivo discutir e analisar as possibilidades de se utilizar as ferramentas da Linguística Histórica aplicadas ao ensino de língua materna para o combate ao preconceito linguístico dentro de sala de aula. O preconceito linguístico consiste no conjunto de crenças que se tem sobre os falantes de determinada variedade linguística. Origina-se de preconceitos sociais e marcam uma hierarquização que remonta aos processos históricos vividos por uma sociedade que influenciaram na língua. A linguística histórica, por sua vez, ocupa-se em investigar os processos históricos que influenciam nas faces linguística e extralinguística de uma língua. Por conta de suas abordagens, a linguística histórica fornece os elementos necessários para dissecar o preconceito linguístico. Por isso, há a possibilidade de utilizar esses insumos em sala de aula, visto que a educação é a melhor ferramenta que se pode utilizar para subverter um sistema social elitista e descontruir crenças equivocadas. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, a partir do método qualitativo de caráter exploratório. Por último, foi apresentada uma atividade para exemplificar as possibilidades de se trabalhar com o tema em sala de aula.
2021
Carvalho, Letícia Ramos
Análise do comportamento de eventos históricos em mulheres com câncer de mama
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Fileti, Marcela
Unidade de controle e automação para gestão de sistemas de irrigação utilizando energia solar e Redes IEEE 802.11
O Brasil é um dos países com maior extensão territorial do mundo. Não somente por esta característica, mas também em função do clima propício, desenvolve-se em grande parte do país a agricultura. É de suma importância que essa atividade seja conduzida de forma sustentável e com menores desperdícios possíveis, otimizando a utilização dos recursos hídricos. Em vista desse cenário, o objetivo desse trabalho foi desenvolver uma unidade de controle e automação para aplicação em sistemas de irrigação interligado a uma rede de sensores sem fio com o intuito de minimizar o desperdício de recursos hídricos e de energia elétrica. Nesse contexto, também foi proposta a utilização de energia solar como fonte de alimentação do sistema proposto. Com isso foi construído uma unidade de controle com dois diferenciais, utilização da energia provida pelo sol como fonte de alimentação e economia de água em função de cada cultura à ser irrigada. O protótipo utiliza painéis solares para a geração de energia elétrica que por sua vez é armazenada em uma bateria alimentando uma bomba d’água quando necessário. O acionamento do sistema é controlado por uma plataforma “open source” acoplada a sensores de umidade de terra, umidade do ar, temperatura e tensão da bateria. Todos esses dados coletados pela rede de sensores são disponibilizados via Wi-Fi em tempo real e também em uma base de dados retroativa. Com essa base foi possível observar tendências meteorológicas e checar se o sistema está funcionado de maneira correta como foi estipulado na instalação, além de mensurar a vida útil da bateria. A motivação do trabalho veio da necessidade de economia de recursos hídricos que foi minimizada com a utilização de um sensor de umidade de terra, indicando assim quando o sistema será ligado ou desligado. Outro ponto muito importante do trabalho é a exploração da energia solar como fonte de alimentação.
2022
Gonçalves, César Rennó
O Estudo comparativo do módulo de elasticidade de concretos convencionais e concretos com materiais alternativos
Em virtude da preocupante situação ambiental e do impulsionamento do crescimento da economia, muito tem sido pesquisado sobre o uso de Resíduos de Construção e Demolição (RCD). Os resíduos de RCD podem ser reciclados e reutilizados dentro da própria indústria da construção civil, como sub-base de pavimentos, e na produção de concretos não estruturais e estruturais. Muitos pesquisadores já verificaram a viabilidade de incorporar Agregados Reciclados (AR) em concretos estruturais, no entanto, muitos deles não investigaram a relação entre a tensão absorvida e a deformação destes concretos. A relação entre a tensão e a deformação do concreto é um parâmetro importante a ser conhecido no estado limite de serviço, incluindo o controle dos deslocamentos verticais e horizontais, bem como das aberturas das fissuras. Por isso, o objetivo desta pesquisa é avaliar o comportamento do módulo de elasticidade dos concretos convencionais e produzidos com materiais alternativos, sendo eles: agregados reciclados de concreto (ARC), e porcelana (ARP). Foram estudados dois concretos de resistência característica à compressão diferentes, mas ambos situados na classe I da NBR 8953(ABNT, 2015). Os resultados obtidos de módulo de elasticidade foram comparados com os valores estimados pela norma brasileira NBR 6118 (ABNT, 2014) e pelas normas estrangeiras fib Model Code 2010, Eurocode 2:2004 e ACI 318:2014. Por fim, ao contrário do ARC, a incorporação de porcelana não afetou significativamente a resistência à compressão do concreto, e a inserção de ambos agregados reciclados afetou substancialmente o módulo de elasticidade obtido por ensaios mecânicos. Os módulos obtidos dos concretos convencionais foram menores que os estimados pela NBR 6118:2014 e pelo fib Model Code, indicando falta de segurança de uso por parte dessas normas. As normas Eurocode 2:2004 e ACI 318:2014 indicaram segurança, visto que seus valores estimados foram menores que os módulos obtidos. Ao mudar a geometria do corpo de prova utilizado no ensaio da resistência à compressão, verificou-se que a resistência à compressão feita em corpos de prova cúbicos é superior a resistência de corpos de prova cilíndricos, sendo a influência mais acentuada nos concretos de 20MPa.
2022
Cavaliere, Ivanny Soares Gomes
Stress Crônico e temas de vida: uma proposta cognitivo-comportamental para conceitualização
A área de stress tem sido muito estudada, dados demonstram que em média, mais da metade da população das grandes cidades brasileiras apresentam stress. O stress advém de fatores internos (vulnerabilidades) e externos (demandas do ambiente), porém, quando se trabalha na área de tratamento do mesmo, observa-se que alguns indivíduos apresentam um padrão de comportamento persistente que os levam a se envolverem em situações estressoras, trata-se do que Lipp denominou de Temas de Vida. Apresenta-se neste trabalho uma proposta de diagnóstico e ampliação do conceito de temas de vida fundamentada na abordagem cognitivo-comportamental. Desenvolveu-se um modelo teórico de base cognitiva que pudesse explicar a problemática de temas de vida no stress crônico, tal modelo propõe que o indivíduo atraído por um estímulo discriminativo ativa um esquema que interpreta a realidade, acionando um padrão de comportamento inadequado que o leva a envolver-se na situação estressora; não havendo repertório adequado de coping, surge stress e tudo é explicado por uma crença. Foram avaliados nove participantes, todos com stress crônico, sendo cinco de uma clínica escola de fisioterapia e quatro de um consultório particular de psicoterapia, todos com comorbidades físicas e psicológicas comuns ao stress crônico. Os participantes foram avaliados por meio de entrevista semi-estruturada, Inventário de Sintomas de stress para Adultos de Lipp, Inventário de Qualidade de Vida e Questionário de Esquemas de Young. Elaborou-se, a partir do modelo teórico proposto, um modelo de conceitualização de casos de temas de vida, a partir do qual todos os casos estudados foram avaliados. A analise do grupo permitiu identificar os esquemas de auto-sacrifício e padrões inflexíveis como os mais fortes e o esquema de fracasso como mais fraco o que possibilitou inferir que as pessoas com stress crônico tendem a voltar-se aos outros, com metas muito altas e não admitem fracasso. Observou-se a presença de fatores de temperamento e de práticas parentais no desenvolvimento de esquemas iniciais desadaptativos que parecem modular os padrões recorrentes de stress observados, além disso, identificou-se a aprendizagem inadequada de estratégias de coping, que dificultam o indivíduo com temas de vida sair da situação estressora, bem como a presença de um estímulo discriminativo que aciona o padrão recorrente de comportamento que leva o indivíduo a situações estressoras. Finalmente, confirmou-se a presença de uma crença disfuncional que justifica para o indivíduo a sua situação de envolver-se constantemente nas mesmas situações de stress. Os resultados apontaram para sustentação das hipóteses iniciais propostas na teoria de temas de vida, bem como corroboraram o modelo teórico proposto.
2022
Benzoni, Paulo Eduardo
Analisando a viabilidade da aplicação triple play para a inclusão digital, utilizando a tecnologia Wimax
Inclusão Digital é hoje um tema de muita preocupação, principalmente nos países denominados emergentes. No Brasil existem diversas iniciativas e experiências relativas a esse assunto, tanto por parte dos governos (Federal, Estadual e Municipal), como também por parte de ONG s e empresas privadas. O acesso à Internet Banda Larga a baixo custo tem sido uma das principais barreiras para a efetivação dessas iniciativas. O propósito do presente trabalho é definir novos conceitos e parâmetros de conexão e serviços de voz, dados e vídeo (triple play) em uma única conexão sem fio com foco na inclusão digital. A tecnologia de conexão sem fio (wireless) utilizada é o World Interoperability for Microwave Acess (WiMAX), de freqüência 5.8 GHz, que não requer licenciamento para a sua utilização junto a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e para o ponto de acesso, a tecnologia wireless fidelity (WiFi). Neste trabalho estão descritas as principais características da tecnologia WiMAX convergentes, com os novos serviços Triple Play para a realização de um enlace ponto-multiponto, estabelecendo-se um link para estudo de caso entre a Escola e a PUC-Campinas, para a investigação dos fatores de desempenho e aplicações. Os resultados de eficiência da rede sem fio metropolitana (WMAN) com os serviços Triple Play foram satisfatórios, definindo-se um novo método de predição da área de cobertura e do número de usuários.
2022
Saldanha, Carlos Alberto
A alfabetização e o letramento na visão de uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental
A presente pesquisa discute as práticas pedagógicas utilizadas por uma professora do 2º ano no processo de desenvolvimento da língua escrita em uma escola particular de Hortolândia, cidade pertencente à Região Metropolitana de Campinas, no Estado de São Paulo. Utilizando o procedimento da autoscopia, que consiste em filmar a aula da professora e depois apresentar a ela as cenas videogravadas para que comente sobre sua prática, o trabalho analisou a relação entre alfabetização e letramento em tais práticas pedagógicas. Os dados coletados foram organizados em sete núcleos de significação, que exploraram os significados e os sentidos produzidos pela professora em relação às práticas da sala de aula. Foram eles: Interação entre alunos, Interação entre professora e alunos, Afetividade, Recursos e estratégias didáticas, Uso do texto na sala de aula, Preocupações do professor em relação aos alunos e Lembranças da professora. Os resultados apontaram que para a professora, trabalhar na perspectiva da articulação entre alfabetização e letramento significa valorizar as interações em sala de aula. Estas interações acontecem entre professora e alunos e entre alunos, sendo a mediação assumida como aspecto fundamental da aprendizagem. A questão da afetividade, por conta da mediação, é revelada como componente importante na articulação entre alfabetização e letramento. Nesse contexto, considera-se a importância das intervenções, da motivação, do uso do elogio e do incentivo, das manifestações afetivas que cooperam para a promoção da aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo. Ainda para a professora, a articulação entre alfabetização e letramento é revelada na seleção e utilização dos recursos e estratégias didáticas utilizados por ela a fim de tornar o contexto da aula mais dinâmico e a aprendizagem da língua mais viva em um ambiente alfabetizador. Desses recursos, há um destaque para o uso do texto. Este, como ponto de partida no trabalho com a língua, traz maior significado à aprendizagem, assim, opta por usar textos que fazem parte do contexto do aluno. Ainda com o texto trabalha para que o aluno compreenda o processo de decifração valorizando tanto os aspectos específicos da alfabetização quanto do letramento, que são elementos fundamentais para a aprendizagem da língua escrita e não apenas um ou outro. Os dados revelaram também que, para a professora, as lembranças do seu processo de alfabetização como aluna e até mesmo experiências vivenciadas ao longo de sua trajetória, têm fortes influências em sua prática pedagógica atual. São estas experiências que dão base para o seu fazer pedagógico.
2022
Vaz, Lidia Silva Vaz e
Terapia de família e seus significados: narrativas sobre as experiências dos clientes
Este estudo buscou apreender e interpretar, fenomenologicamente, elementos significativos da experiência vivida por pessoas que concluíram um processo de terapia de família. O foco da investigação localizou-se em como os clientes significam a experiência vivida. Foi desenvolvido como uma pesquisa fenomenológica na qual o pesquisador constituiu uma relação dialógica com os participantes, a partir da qual apreendeu significados e os comunicou sob a forma de narrativas compreensivas. A narrativa, inspirada nas idéias de Walter Benjamin, emergiu como uma estratégia metodológica adequada para apresentar e analisar as experiências de pessoas atendidas em terapia de família, relatadas ao pesquisador em uma situação clínica. Construíram-se narrativas compreensivas após cada encontro com membros de cinco famílias. Posteriormente, foi elaborada uma narrativa-síntese contendo os principais significados da experiência dos participantes da forma como foram apreendidos pelo pesquisador. Estes significados apontaram um sentido que possibilitou a proposição de alguns norteadores para a prática clínica com famílias em contextos institucionais: 1) o processo terapêutico pode ser eficaz mesmo com a participação de apenas dois membros da família; 2) uma postura neutra e tranqüila por parte do terapeuta é percebida como positiva pelos clientes; 3) a conversação terapêutica constitui um referencial que a família adota em outros contextos; 4) o modelo de conversação reflexiva entre os terapeutas ou entre o terapeuta e membros da família também pode constituir um modelo para mudança das dinâmicas do grupo familiar; 5) a família pode beneficiar-se do atendimento em separado do casal ou de outro subgrupo, com o objetivo de trabalhar questões específicas que possam ter influência sobre os problemas de outros membros; 6) as famílias valorizam as conversações que permitem a todos serem ouvidos e falar; 7) o encaminhamento involuntário para a terapia é percebido pelas famílias como uma oportunidade para mudanças construtivas; 8) o número pré-estabelecido de sessões pode se revisto em cada caso a partir de um processo de decisão compartilhado com os clientes.
2022
Costa, Juares Soares
Os aspectos subjetivos da experiência de trabalho em jovens com Síndrome de Down
O presente trabalho teve por objetivo estudar os aspectos subjetivos da experiência de inclusão no mercado de trabalho em jovens com Síndrome de Down. Para a investigação da realidade de trabalho dos jovens utilizou-se como base teórica a Psicologia Histórico- Cultural, sobretudo Vigotski e Wallon. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com três jovens, seus familiares e a psicóloga da instituição, totalizando 7 sujeitos. Os resultados permitiram constatar que existem alguns elementos fundamentais ao processo de inclusão e que necessitam ser considerados pelas empresas ou instituições preparatórias para o processo. Como exemplo, pode-se citar o papel da família no apoio, acompanhamento e avaliação do processo; a importância dos colegas grupo de pares na promoção da apropriação pelo jovem da rotina de trabalho e das especificidades das atividades a serem realizadas, além do real envolvimento e empenho da empresa que se propõe a incluir. De outro lado, também foi possível acessar as dificuldades enfrentadas por esses jovens em seu dia-a-dia no trabalho, sobretudo de ordem relacional e comunicacional, as quais têm sido superadas pelo esforço e dedicação que essas pessoas têm empreendido em seu processo de inserção no trabalho.
2022
Bilbao, Eduardo Vicente
A relevância do treinamento resistido progressivo na prevenção e tratamento da sarcopenia
Introdução: No ano de 2045, a população de idosos ultrapassará a de crianças e o desafio será a promoção de um envelhecimento saudável e ativo. As consequências da sarcopenia em idosos alteram o estilo de vida, causando impactos na morbidade, custos em saúde e mortalidade. Atualmente, considera-se que o exercício físico é um dos pilares para a prevenção e tratamento da sarcopenia. Objetivo: Investigar o ganho de massa magra, a melhoria da força muscular e a capacidade funcional, obtidos por meio do Treinamento Resistido Progressivo de grandes grupos musculares em indivíduos adultos e idosos. Método: Desenvolveu-se um estudo prospectivo longitudinal com 51 indivíduos adultos e idosos submetidos ao Treinamento Resistido Progressivo no período de 30 semanas consecutivas. Estudaram-se as variáveis, sexo, idade, patologias do joelho, ombro e coluna lombar, cardiopatias, composição corporal e índices antropométricos, força de preensão palmar e capacidade funcional. A análise estatística foi realizada por meio do teste de Wilcoxon para analisar os fatores relacionados utilizando-se as análises de regressão linear simples e múltiplas com o critério stepwise de seleção de variáveis. Todos os testes foram realizados com nível de significância de 5,00%. Resultados: A população estudada foi composta de 61,54% do sexo feminino e 38,46 % do sexo masculino, com idade média de 62,98±9,41anos. Dentre as comorbidades, as patologias do joelho representaram 15,38%, as de ombro 13,46%, coluna lombar 21,15% e cardiopatias 11,54%. Verificou-se diferença estatisticamente significante (p<0,0001) para os testes físicos de preensão palmar, sentar e levantar da cadeira e para o Treinamento Resistido Progressivo em todos os exercícios. Verificou-se ainda diferença estatisticamente significante para bioimpedância, massa magra (p=0,0011) e massa gorda (p=0,0019). Nas análises de regressão linear simples e múltipla, para o teste de sentar e levantar da cadeira, o sexo feminino foi significativo (p=0,0378) e 8,50% de variabilidade devido ao sexo feminino. Para a variação da massa magra, nenhuma das variáveis estudadas influenciaram no ganho. Conclusão: Houve melhoria de ganho de massa magra, força muscular e capacidade funcional na população estudada. Os resultados encontrados neste estudo permitiram apontar a relevância do Treinamento Resistido Progressivo como estratégica terapêutica para prevenir, atenuar ou reverter os efeitos deletérios do envelhecimento.
2022
Verri, Karla Zaghi
Concepções de Filosofia em cursos de Pedagogia: análise de Projetos Pedagógicos
A pesquisa investigou concepções de Filosofia em cursos de Pedagogia no Brasil, a partir de Projetos Políticos Pedagógicos de quinze universidades brasileiras, três de cada região do país, uma particular, uma federal e uma estadual. A seleção dos cursos considerou aqueles que obtiveram maior nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), durante os anos de 2005, 2008 e 2011. De forma tácita, considerou-se relevante e rigorosa a avaliação do Enade, por isto, supôs-se a qualidade implícita dos referidos cursos. Se a Filosofia é importante e a legislação educacional fundamenta esta asserção, desde a Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96 ou as Resoluções do Conselho Nacional de Educação/CP, de número 1 e 2, de julho de 2015, respectivamente, o problema da pesquisa consistiu na pergunta: que concepções de Filosofia os cursos de Pedagogia das universidades brasileiras assumem como base de seus Projetos Pedagógicos de Curso? O objetivo da pesquisa consistiu no exame dos Projetos das quinze instituições selecionadas, no sentido de esclarecer as concepções filosóficas explícitas ou tácitas presentes neles. Para isso, houve busca documental nos portais das universidades e procedeu-se à análise das propostas pedagógicas. O material selecionado foi lido e categorizado nos seguintes termos: (i) Filosofia e formação crítica; (ii) Formação dialética do professor; (iii) Filosofia e formação para a autonomia. As categorias foram construídas à luz de clássicos do pensamento pedagógico, Marx e Dewey, bases epistemológicas comuns aos cursos estudados. Os resultados apontaram que os cursos assumem concepções críticas filosóficas em suas matrizes curriculares, no sentido de consolidar uma formação para a transformação social. A presença da Filosofia nos cursos não se reduz à dimensão legal, mas, configura uma concepção de formação que aponta para o perfil do estudante que deseja construir-se, isto é, um professor rigoroso em sua formação, que tenha capacidade de compreender as forças dialéticas da formação docente e das políticas educacionais. Do ponto de vista da estrutura curricular dos cursos, todos contemplam a Filosofia como disciplina, seja a geral ou a Filosofia da Educação. Os conteúdos dos planos curriculares apresentaram clássicos do pensamento filosófico, mas, muitos comentadores. Portanto, pode-se depreender das análises documentais que, sobretudo, as disciplinas relacionadas à filosofia, na tentativa de apresentar diferentes perspectivas filosóficas usaram fundamentações teóricas por meio de manuais didáticos, tornando superficiais as perspectivas que objetivaram apresentar. Além desses manuais, foi percebida também a presença de autores que defendem a perspectiva histórico crítica como sustentação dos cursos, embora os projetos apontassem para perspectiva plural de formação. Evidenciou-se, portanto, que as concepções filosóficas oriundas da perspectiva histórico crítica têm muita influência sobre os cursos de Pedagogia analisados, entretanto, a necessidade em rever os Projetos Pedagógicos se faz necessária, pois na medida que objetivam uma formação crítica e consciente é necessário antes que se proporcione conhecimentos teóricos outros que possibilitem ao professor autonomia na tomada de decisão sobre sua própria prática.
2022
Gotierra, Andressa
Humilhação social no trabalho: o caso das advogadas negras
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Platero, Rosana Antoniacci
O papel das ecovilas rurais no desenvolvimento local sustentável
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
2022
Souza, Luciana Lima Domingues de
Estética da inclusão: o cineclubismo como ferramenta emancipatória do sujeito psicossocial com transtornos mentais
Diante das percepções e afetamentos potencializadores que as imagens em movimento provocam no sujeito contemporâneo, essa pesquisa propõe ferramentas que possam contribuir para investigar o uso do cineclubismo como possível ação motivadora de atitudes e de movimentos de inclusão cultural da pessoa com transtornos mentais. A pesquisa deseja encontrar formas de interagir e movimentar com os modos de subjetivação na busca de novas tecnologias de si e na tomada de poder por uma “vontade de verdade”. O objetivo é pesquisar o cineclubismo na sua curadoria, exibição e a ação de diálogo/ partilha, a fim de propor uma prática que possa ir além da contemplação tela-espectador, de forma a ser esta uma ferramenta com possibilidades de contribuição para o despertar de afecções emancipatórias dentro de um ambiente público comum a todos. Será proposta uma curadoria específica para este perfil de sujeito psicossocial, além de uma metodologia composta por outras duas distintas, uma de pesquisa-ação para usuários de redes públicas de saúde mental e outra de entrevista em profundidade para um grupo de pesquisa formada por observantes destes usuários, que devem ser profissionais da área de saúde mental, especialistas em cineclubismo e estética do cinema, profissionais com conhecimento em pedagogia e Direitos Humanos. O resultado que se deseja alcançar é a possível contribuição através das potencialidades da prática cineclubista não só como um mero entretenimento de lazer ou cinefilia, mas na mobilização do sujeito, se assim colaborar em conduzi-lo a uma melhoria na interação social e desempenho de seu papel político-emancipatório.
2022
Postali, Roberta Klink
Procedimentos e materiais que visam a melhoria do clima sociomoral e autorregulação: um estudo em uma sala do 2º ano do ensino fundamental
Moralidade pode ser compreendida como regras de conduta que caracterizam as imposições e proibições que uma pessoa coloca sobre si. Mas para que a pessoa possa definir quais as melhores formas de ser e de agir é preciso que ela se desenvolva moralmente. A moral necessita de um trabalho pessoal, cultural e social, não é construída de modo solitário, leva-se em conta elementos históricos e culturais. Assim, a escola é um ambiente favorável para se estudar e compreender a construção, evolução e inferência do desenvolvimento moral. As condições ideais para que haja o desenvolvimento moral é um bom clima sociomoral. Pressupõe-se que as práticas realizadas dentro da escola serão favoráveis a um ambiente moralmente equilibrado que possa favorecer o desenvolvimento da autonomia. Uma boa estratégia a ser utilizada é considerar os conceitos da autorregulação da aprendizagem, a qual consiste basicamente em um processo no qual os sujeitos estabelecem objetivos que norteiam suas aprendizagens e tentam controlar e monitorar suas cognições, motivação e comportamentos. A presente pesquisa teve por objetivo investigar, em um processo colaborativo entre pesquisador e docente, o uso de procedimentos e materiais que contribuam para a melhoria do clima sociomoral e das práticas pedagógicas relacionadas com a construção da moralidade e autorregulação. E por objetivos específicos: (a) identificar quais são os procedimentos e materiais propícios para a melhoria do clima sociomoral que a professora utiliza no cotidiano de uma turma 2º ano do ensino fundamental e como eles são utilizados no cotidiano pedagógico; (b) examinar, juntamente com a professora desta turma, os procedimentos e materiais disponibilizados e os modos pelos quais as crianças interagem com eles; (c) planejar conjuntamente com a professora, a construção de novas práticas morais, incluindo livros infantis, estimulando a participação ativa das crianças; (d) registrar a utilização destas novas práticas no cotidiano escolar; (e) verificar, juntamente com a professora, os modos pelos quais as crianças utilizam estes novos procedimentos e materiais, levando-os a construção da autonomia e autorregulação; e, (f) avaliar se há mudanças relativas à autorregulação e ao clima sociomoral durante o acompanhamento dos alunos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, sendo realizada em uma Escola de Ensino Fundamental de um município no interior do Estado de São Paulo. Participaram desta pesquisa uma professora da turma do 2º ano de uma Escola de Ensino Fundamental de uma escola municipal em uma cidade do interior do estado de São Paulo e seus alunos (crianças de 7 e 8 anos de idade). Os instrumentos utilizados foram: observação do cotidiano escolar; reuniões com a professora; narrativas da docente; Inventário de Processos de Auto-Regulação da Aprendizagem (IPAA). Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo e para a análise do instrumento IPAA, o programa da Microsoft Excel. Os resultados indicaram que houve um mudança significativa relacionada à autorregulação e também ao clima sociomoral. As crianças, que anteriormente não se interessavam tanto em aprender ou tinham dificuldades em prestar atenção nas aulas e estudar em casa, passaram a fazê-lo. Uma sala na qual a professora sempre resolvia os conflitos e utilizava procedimentos coercitivos, passou a participação ativa dos alunos abandonando tais métodos. É esperado que a pesquisa se converta em artigos que discutam o clima sociomoral, desenvolvimento moral, e suas implicações, atingindo principalmente os docentes para que reflitam sobre sua formação.
2022
Zapio, Ceres Chiarotto
Proposta de estação de carga para veículos elétricos com gerenciamento remoto
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
2022
Soares, Eduardo Prado
O processo formativo do Programa Ler e Escrever: uma análise da rede de formações proposta pelo Estado de São Paulo
Esta pesquisa investigou o processo de formação proposto pelo Programa Ler e Escrever do estado de São Paulo, com foco na figura do Professor Coordenador como formador. O programa é uma política da Secretaria de Educação de São Paulo para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano), que foi implantado em 2006 no município de São Paulo e em 2008 na rede estadual. Abrange diferentes frentes de atuação: formação de professores, acompanhamento do trabalho realizado, elaboração e distribuição de materiais didáticos e paradidáticos. O Programa tem como proposta de formação de professores um processo em rede, envolvendo diversos âmbitos: a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), as Diretorias de Ensino de cada região (DE) e as escolas estaduais e municipais que aderiram ao Programa Ler e Escrever. Na CENP formam-se os Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico (PCNP), que irão multiplicar tal formação nas diferentes Diretorias de Ensino. A formação no âmbito das DE envolve os PCNP e os profissionais de diferentes escolas, chamados de Professores Coordenadores. A formação no âmbito da escola é realizada pelos professores coordenadores juntos aos seus docentes (professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental). Para a construção do material empírico, em uma abordagem qualitativa, foram realizadas momentos de observação do processo de formação em dois âmbitos: (i) em uma DE, no momento de formação de PCNP (ii) em uma escola, onde o Professor Coordenador se reúne com os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi realizada também, entrevista semiestruturada com a PC da escola selecionada, análise documental das Resoluções que instituíram o Programa Ler e Escrever, bem como distribuídos questionários para os professores da escola participante, buscando compreender como se efetiva esse processo de formação em rede: CENP-Diretoria de Ensino-Escola. Discutimos o papel do Coordenador Pedagógico como formador no interior da escola, bem como, a partir dos resultados, buscamos contribuir para as discussões no âmbito das políticas de formação de professores em serviço. Os resultados apontaram que o Professor Coordenador tem sua função ainda em construção e sua atuação como formador de professores é um processo intenso de convencimento dos professores a práticas desejadas pelo estado. O Professor Coordenador tem sua função ainda bastante ligada ao apoio à Direção, ao mesmo tempo em que é visto como um salvador da escola no discurso político. O discurso responsabilizador do Professor Coordenador decorre de uma política de qualidade de ensino que, pelas análises realizadas, relacionam-se com o aumento de índices nas avaliações em larga escala. Os resultados evidenciaram ainda um processo formativo voltado para a prática pedagógica, secundarizando a discussão teórica, em um modelo engessado que tende a se reproduzir em cada âmbito. Salientamos a importância das políticas de formação continuada de professores, mas alertamos para o risco de conceber o professor como um aplicador de práticas.
2022
Almeida, Camila dos Santos
Mulher trans, travesti, corpo e subjetividade: uma análise das mulheres trans e travestis na “cracolândia” e a atuação do serviço social
O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo investigar a questão de gênero na territorialidade da “cracolândia”, a partir da trajetória de mulheres trans e travestis residentes na região de São Paulo, e identificar as formas de atuação do Serviço Social nessa questão. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada com quatro mulheres trans e uma travesti que participam do Coletivo Tem Sentimento com propostas de Autocuidado, Acolhimento e Geração de Renda, bem como com a assistente social responsável pelo trabalho. Para tal fim, foi abordado o processo de construção da territorialidade da chamada “cracolândia” e explorada a questão de gênero e identidade, apontando o lugar reservado à mulher trans na sociedade, em específico, sua vivência neste território, sendo levantada a atuação do Serviço Social frente a esta realidade, de grande relevância no sentido da construção de conselhos como espaços de luta, do enfrentamento entre interesses antagônicos, da viabilização das políticas sociais para a garantia desses direitos da população LGBT+, especificamente das mulheres trans e travestis.
2022
Paula, Maria Theresa de
Adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1: Estresse, enfrentamento e adesão ao tratamento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
2022
Victório, Vanessa Marques Gibran
As (re)configurações da guerra cultural no Brasil a partir da refusão no processo da comunicação contemporânea
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Teixeira, Bruno Henrique Batista