RCAAP Repository

A Influência do Conteúdo Informativo na Política de Dividendos

Sem resumo disponível.

Year

2001

Creators

Vieira, Elisabete Fátima Simões

O Relato Financeiro por Segmentos: Perspectiva Histórica e Actual

Sem resumo disponível.

Year

2001

Creators

Santos, Joaquim Alberto Neiva dos Naia, Paulo Jorge Freitas da

Ponto Crítico das Vendas em Empresa Multiproduto. Proposta de Formalização

Apresentam-se e demonstram-se, no artigo que se segue, fórmulas de determinação do ponto crítico das vendas em empresa multiproduto. A determinação do ponto crítico das vendas em empresa multiproduto é efectuada - tanto quanto é do nosso conhecimento - somente com base em processos indirectos (ou seja, não formalizados), entre os quais se conta o "método dos agregados". Daí a proposta de formalização que, de seguida, se expõe.Partiremos de uma empresa monoproduto, isto é, que comercializa um tipo de mercadoria, presta um só tipo de serviço ou obtém e vende um tipo único de produto; passamos, depois, a uma empresa multiproduto. Na linha da exposição clássica, deduziremos fórmulas de determinação do ponto crítico tanto em termos de quantidades vendidas como de valores de venda.

Year

2001

Creators

Mota, Rui Mário Magalhães Gomes

Relato Financeiro: O Novo Paradigma das Tecnologias da Informação

A sociedade em que vivemos é, inquestionavelmente, caracterizada pelos desenvolvimentos tecnológicos em redor da Internet, cujo crescimento foi sustentado e fomentado pela sua imensurável capacidade para divulgar informação. O potencial da Internet não passou despercebido às empresas. A divulgação de informação financeira surge como o seguimento natural de uma primeira etapa caracterizada pela disponibilização de publicidade e alguns serviços.Envoltos na sua característica mais marcante - a incerteza - os desenvolvimentos futuros não são passíveis de serem apresentados de forma definitiva. Contudo, apresentamos uma perspectiva sobre os desenvolvimentos e algumas tendências futuras do relato financeiro face ao novo paradigma das novas tecnologias da informação, que veio para colocar termo ao paradigma do suporte de papel, rompendo com as suas limitações e criando um ambiente de relato que tem de sercompreendido.

Year

2001

Creators

Alves, Paulo Alexandre Pimenta Silva, Paula Alexandra Gomes da

Abertura

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Year

1999

Creators

Sousa, José Fernandes de

A Nova Visão da Contabilidade

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Year

2019

Creators

Sá, Antonio Lopes de

Normalização Contabilística

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Year

1999

Creators

Antão, Avelino Azevedo

Projecto em Simulação Empresarial: uma Experiência em Desenvolvimento

Pretende-se com este artigo dar a conhecer a experiência que há mais de dois anos vai sendo desenvolvida no âmbito de uma disciplina curricular do 6o semestre da Licenciatura Bi-etápica do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro.É uma disciplina que, pela sua inovação e capacidade de despertar o interesse dos alunos, justifica neste momento uma análise crítica.O artigo está dividido nos seguintes pontos:Referência às razões que levaram à introdução da disciplina no curso, indicando os objectivos pretendidos;Análise do primeiro ano lectivo de funcionamento, com descrição das opções tomadas em termos de mercado e de serviços de apoio; meios envolvidos e forma de funcionamento; e análise crítica dos resultados obtidos;Análise do segundo ano lectivo de funcionamento da disciplina, com descrição das opções tomadas, meios envolvidos e forma de funcionamento; e análise crítica dos resultados obtidos. Comparação com a análise do ano lectivo anterior;Opções de funcionamento para o ano lectivo de 1999/2000.Inovações previstas relativamente aos anos anteriores e deficiências que se esperam colmatar;Perspectivas futuras da disciplina e possibilidade de alargamento do campo de acção da simulação.

Year

1999

Creators

Machado, Eleutério Inácio, Helena Fortes, João Sousa, João

Relating organizational learning and information systems: A Preliminary Study

This paper is a contribution for closing the much undesirable gap between organizational learning and information systems. To do this, it takes a number of key concepts from a well established information systems framework and shows that, if the ambiguity of those concepts is restricted, they can be used to describeorganizational learning in terms that, though originating from information systems, fit perfectly an existing reference framework for organizational learning. We suggest that further research, emphasizing shared terminology and concepts, may strongly contribute to strengthen the relevance of information systems for organizational learning and of organizational learning for information systems.

Year

1999

Creators

Batista, João Figueiredo, A. Dias de

Diários/Writing Journal: Contributo para o Desenvolvimento da Escrita em Cursos Técnicos

São várias as limitações ao desenvolvimento da escrita nas aulas de Inglês de cursos técnicos e científicos - falta de tempo, heterogeneidade de níveis numa mesma sala, elevado número de alunos por turma. Porque escrever é essencial - é a forma mais comum de avaliação e uma óptima forma de pensar! - divulgamos neste artigo uma experiência feita no âmbito da disciplina de Inglês Aplicado, no ISCA-Aveiro, destinada a promover a produção de textos mais longos e a estimular a prática da escrita: o Projecto de Escrita de Diários. Os textos produzidos pelos alunos fornecem um corpus de erros mais frequentes que possibilita uma abordagem formalcontextualizada na sala de aula.

Year

1999

Creators

Gouveia, Luís

Polinómios e Funções Polinomiais: Factorização no ANEL dos Polinómios

O presente artigo faz parte de um dos temas discutidos no concurso de provas públicas para professores-adj untos do ensino superior politécnico realizado em Dezembro de 1994. Após a introdução de alguns conceitos básicos, passa-se ao estudo da irredutabilidade de um polinómio, do ponto de vista dos corpos dosnúmeros complexos, reais e irracionais.

Year

1999

Creators

Pinheiro, Margarida Maria Solteiro Martins

Apresentação

Sem resumo disponível.

Year

1998

Creators

Cunha, Joaquim José da Sousa, José Fernandes de Sousa, Virginia Maria Granate Costa e