Repositório RCAAP

A intervenção governamental em arranjos produtivos locais: uma análise a partir da engenharia de produção

Esta pesquisa objetiva estudos que avaliem, sob o âmbito da Engenharia de Produção, os efetivos resultados de ações governamentais voltadas para a melhoria das condiçõesdos Arranjos Produtivos Locais do setor moveleiro. É apresentado um estudo de caso de uma destas intervenções, realizado na Região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Essa região é reconhecida por sua pobreza e exclusão social, onde se encontra um aglomerado de micro empresas com baixíssimo grau tecnológico e gerencial, tornando-se, portanto um objeto oportuno para tal estudo. A partir deste estudo, entende-se que esta intervenção governamental produziu impacto positivo no meio produtivo do setor moveleiro do Arranjo Produtivo Local do Vale do Jequitinhonha e ainda, esses impactos puderam ser mensurados no âmbito da Engenharia de Produção, considerando os critérios de Estrutura da Mão-de-Obra, Produção, Qualidade, Desenvolvimento de Produtos e Manutenção.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Beatriz Martins da Costa Furtado de Oliveira

Práticas gerenciais em unidades de pronto atendimento no contexto de estruturação da rede de atenção à saúde de Belo Horizonte

A inserção das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na rede de atenção à saúde tem se configurado um desafio para o SUS, pois muitas vezes este lócus de atenção à saúde não assegura a resolubilidade, devido à ineficiência de orientações e estratégias para garantir ao individuo atendido a continuidade da assistência em outro nível de atenção à saúde ou nos demais equipamentos sociais da rede. Assim, a integração deste serviço aos demais serviços da rede é fundamental para a continuidade e integralidade do cuidado. Considerando os gerentes de serviços um dos agentes do processo de mudança nestas organizações, este estudo objetivou analisar as práticas desenvolvidas por gerentes de Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) no contexto da estruturação da Rede de Atenção à Saúde. Trata-se de estudo de caso qualitativo realizado com vinte e quatro gerentes de oito UPAs, no município de Belo Horizonte, Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista com roteiro semiestruturado, associada à técnica do gibi. Os dados foram coletados no período de fevereiro a maio de 2011. Os resultados indicam a visão dos gerentes das UPAs sobre o contexto de estruturação da rede no município, bem como os aspectos dificultadores para o desenvolvimento desse processo, sendo ressaltados: a grande e diversificada demanda atendida nas UPAs; a busca indiscriminada dos usuários pela UPA; o papel da UPA na atenção primária e terciária à saúde; a descrença frente à inserção deste equipamento e sua real missão na rede, e a relação incipiente entre os serviços de saúde e demais equipamentos sociais. Neste contexto, destacam-se as singularidades da função gerencial em UPAs, sendo identificados avanços nas práticas gerenciais relacionados à gerência integrada em rede, visualizada por meio das relações estabelecidas entre os gerentes de UPAs e os diversos serviços que compõem a rede do município. Para o exercício da gerência, foram identificados como principais desafios: a burocracia do sistema, a dinamicidade e imprevisibilidade do trabalho, as dificuldades para o desenvolvimento do trabalho em equipe e para a informatização da rede e ainda a incipiência de capacitação e incentivos para a função gerencial, aliados às ações gerenciais ainda focadas na gerência tradicional e distantes da gestão do cuidado. Assim, verifica-se a necessidade de desenvolvimento de práticas gerenciais com enfoque na equipe de saúde e no processo de cuidar.

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2022-12-06T15:41:19Z

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Roberta de Freitas Mendes

Síntese e caracterização de aluminas micro e nanoparticuladas dopadas com carbono (AI2O3:C) para aplicação em dosimetria das radiações

Cristais de Al2O3 dopados com carbono são considerados excelentes materiais para aplicação em dosimetria das radiações ionizantes, em virtude de suas propriedades luminescentes. Tanto a fosforescência fotoestimulada quanto a termoestimulada tornam o Al2O3:C um dos melhores dosímetros do mundo em uso atualmente. Poucos pesquisadores detêm o conhecimento do método de síntese destas aluminas. O segredo reside no grau e na forma da dopagem com carbono. Neste trabalho foram investigadas as dopagens de aluminas micro e nano particuladas com diferentes percentuais de carbono, sinterizadas em diferentes atmosferas, com temperaturas variando entre 1300°C e 1750°C. Todas as amostras produzidas foram expostas à radiação gama. Os sinais fotoluminescentes emitidos foram analisados por um espectrômetro na faixa de 190 a 900nm, após excitação das amostras com luz monocromática, obtida a partir de um sistema de lâmpadas de deutério e tungstênio acoplado a um monocromador, na faixa de 250nm até 700nm. Os sinais termoluminescentes foram registrados por um Leitor Termoluminescente, aquecendo-se as amostras de 25 a 330°C, com taxas de aquecimento que variaram entre 1,0°C.s -1 e 10°C.s -1. Tanto as aluminas nanoparticuladas quanto as micro particuladas não apresentaram sinal fotoluminescente (OSL) significativo, para nenhuma das dopagens e temperaturas de sinterização estudadas. Por outro lado, a investigação das propriedades termoluminescentes (TL) revelou que as aluminas nano particuladas apresentam um sinal TL bem inferior aos reportados na literatura. Entretanto, as aluminas microparticuladas apresentaram uma excelente sensibilidade TL, comparável à melhor sensibilidade já relatada até hoje. Dentre os métodos de preparação de amostras investigados, a alumina microparticulada dopada com 0,01% de Carbono e sinterizada a 1700ºC em atmosfera redutora apresentou a melhor resposta termoluminescente. O estudo de suas propriedades dosimétricas revelou uma sensibilidade TL relativa 50,8 vezes maior que o LiF:Mg,Ti, após irradiação com 10mGy. O pico principal de emissão TL está situado em torno de 240ºC e pode ser decomposto em dois picos individuais situados em 219°C e 244°C, para uma taxa de aquecimento de 10°C.s -1 durante o processo de leitura. O estudo da perda de sinal TL com o tempo de armazenamento (fading) indica que, quando exposto à luz visível as amostras possuem um desvanecimento deste sinal em torno de 96% e quando armazenados no escuro apresentam uma sobre resposta de até 40%. A influência da umidade no sinal TL foi medida, apresentando perda de apenas 4,0% para baixas umidades e manutenção do sinal para alta umidade. O estudo de dependência energética revelou que as amostras apresentam uma resposta 3,0 vezes maior para energia efetiva de 48keV quando comparada com a resposta para 137 Cs. Comparando todos estes resultados com os da literatura, conclui-se que a síntese em atmosfera redutora a 1700°C para o -Al2O3 dopado com 0,01% de Carbono produz um material com propriedades termoluminescentes semelhantes aos melhores materiais produzidos por metodologia patenteada, para dosímetros de alta sensibilidade. Assim, a alumina microparticulada dopada com carbono obtida neste trabalho apresenta-se como um excelente candidato para aplicações em dosimetria de radiações X e gama.

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2022-12-06T15:41:19Z

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Crissia Carem Paiva Pinto

Na contramão da Democraticidade: a permanência do juiz inquisidor no processo penal brasileiro

A presente dissertação consiste no estudo realizado sobre a atividade instrutória desenvolvida pelo juiz no processo penal brasileiro. A partir da investigação histórica dos sistemas processuais penais, especialmente do modelo inquisitório, foi possível avaliar a incompatibilidade entre o papel atribuído ao magistrado criminal na legislação brasileira e os fundamentos de um processo penal democrático, conforme delineado na Constituição da República de 1988. Isso porque o pressuposto essencial para o desenvolvimento do sistema inquisitório é a concentração de poderes de investigação, instrução e julgamento nas mãos do juiz, cuja função é alcançar a verdade real, ao passo que o modelo de processo penal inaugurado pela Constituição da República de 1988 tem por elemento basilar o distanciamento do juiz da atividade probatória, para que possa ser preservada sua imparcialidade objetiva. Todavia, a análise da legislação processual penal brasileira, desde os primórdios desta nação até os preceitos insculpidos no projeto de reforma do código de processo penal (PL 8.045/2010), demonstrou a orientação inquisitiva sobre a qual se edifica, mesmo após o advento da Constituição de 1988 e o modelo de processo penal democrático nela delineado. Isso porque as propostas reformistas posteriores à Carta Constitucional, de 88 mantêm a atividade instrutória do juiz, persistindo, portanto, na manutenção da estrutura inquisitorial. A figura do juiz inquisidor, outrossim, encontra amparo doutrinário, embora sejam diversos os argumentos utilizados para justificar sua aceitação. Não obstante, é evidente que os variados pretextos pretendem camuflar o fundamento único que explica a atividade persecutória do magistrado, que é a busca da verdade real. Por fim, é realizada uma abordagem do princípio da imparcialidade objetiva, que resta violado com a atividade instrutória do magistrado. A pesquisa é finalizada com a análise sobre a colocação do juiz no âmbito do processo penal democrático, quando se conclui pela necessidade de seu deslocamento da seara probatória para atuar na condição de garantidor da efetividade dos direitos fundamentais.

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2022-12-06T15:41:19Z

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Jessica Oniria Ferreira de Freitas

Sistema silvipastoril e monocultivo de braquiária para recria de novilhas mestiças: disponibilidade e consumo de forragem, ganho de peso e validação do CNCPS.

Foram realizados quatro experimentos para avaliar a recria de novilhas H x Z em sistema silvipastoril (SSP) e em monocultivo de braquiária (BRA) (Brachiaria decumbens Stapf.). No primeiro experimento avaliou-se a disponibilidade de matéria seca (MS), a composição química da forragem e o desempenho de novilhas HxZ em sistema silvipastoril e em monocultivo de braquiária, no período das chuvas. Foram utilizadas 16 novilhas com 340 kg de peso vivo (PV) médio inicial, em pastejo rotacionado com sete dias de ocupação e 35 dias de descanso. Foi adotado o delineamento em blocos casualizados. Não se observou diferença entre tratamentos (P > 0,05) quanto à disponibilidade de matéria seca de forragem total (MSFT), de matéria seca de forragem verde (MSFV), porcentagem de proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), Lignina e na digestibilidade in vitro da MS (DIVMS) da forragem verde disponível, porém verificou-se (P<0,05) redução no valor nutritivo com o avanço do período experimental. Não houve diferença (P > 0,05) entre tratamentos no ganho de peso por animal. O SSP apresentou maior eficiência produtiva devido à produção de madeira simultaneamente com a produção animal. No segundo experimento estimou-se o consumo voluntário de matéria seca de novilhas HxZ em SSP e em BRA utilizando a técnica dos n-alcanos. Foram utilizadas 12 novilhas que receberam cápsulas de liberação controlada contendo os n-alcanos dotriacontano (C32) e hexatriacontano (C36). Os n-alcanos das amostras, variando de C27 a C35 foram determinados por análise cromatográfica. Foi adotado o delineamento em blocos casualizados. Os n-alcanos encontrados em maiores concentrações foram o C33 e o C31, sendo que os de cadeia ímpar apresentaram concentrações superiores aos de cadeia par. Utilizou-se o par de n-alcanos C33:C32 para a determinação do consumo de MS, estimado como % do PV, que não diferiu (P>0,05) entre tratamentos, com consumo de MS de 2,36% do PV no SSP e de 2,22% do PV no BRA. No terceiro experimento avaliou-se a composição química e os parâmetros da degradabilidade ruminal da MS (DEGMS) da forragem verde disponível em SSP e em BRA utilizando a técnica in vitro semi-automática de produção de gases. Não foram observadas diferenças na composição química, cinética de fermentação ruminal e na DEGMS entre tratamentos, entretanto o potencial máximo de produção de gases, as taxas de fermentação e a DEGMS decresceram com o avanço do período experimental, refletindo o amadurecimento da forrageira ao longo dos ciclos de pastejo. No quarto experimento avaliou-se a capacidade de predição do ganho de peso de novilhas HxZ manejadas em pastagem de capim-braquiária (Brachiaria decumbens Stapf.) do modelo CNCPS versão 5.0. Foram utilizadas 16 novilhas HxZ com PV de 340 kg e 23 meses de idade. Analisaram-se os teores de MS, PB, cinzas, FDN, FDA, lignina e fracionamento dos compostos nitrogenados e de carboidratos da forragem verde disponível. Foram fornecidos ao programa CNCPS versão 5.0 os dados referentes aos animais, ao ambiente e à composição química do alimento, para a predição do desempenho dos animais. O ganho de peso médio diário observado foi de 623 g, enquanto que o valor estimado pelo modelo foi de 226 g, subestimando os valores observados em 63,7%. O CNCPS não foi eficiente na predição do ganho médio de peso diário de novilhas mestiças manejadas em condição de pastejo em capim-braquiária

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2022-12-06T15:41:19Z

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Joao Daros Malaquias Junior

Conhecimento matemático específico para o ensino na educação básica: a álgebra na escola e na formação do professor

Há certo consenso em torno da ideia de que professores de matemática da Educação Básica deveriam possuir um conhecimento mais aprofundado do conteúdo a ser ensinado. No entanto, o aprofundamento da formação em matemática por si só, isto é, destituído do objetivo de estabelecer interações e conexões, também profundas, com outros componentes de saber da profissão docente, tem sido visto como insuficiente e até mesmo inócuo, em termos de uma preparação adequada do professor para atuar em um espaço tão complexo como a sala de aula de matemática da Escola Básica. Assim, a discussão do tema Qual matemática para formar o professor de matemática? tem despertado o interesse de pesquisadores e formadores de professores de matemática. Shulman introduziu na literatura o termo conhecimento pedagógico do conteúdo para designar um tipo especial de saber profissional docente: um amálgama entre conhecimentos pedagógicos e conhecimentos disciplinares que constituiria uma forma específica de o professor conhecer sua disciplina. Pesquisadores da Universidade de Michigan, liderados por Deborah Ball, a partir da noção de conhecimento pedagógico do conteúdo, proposta por Shulman, desenvolveram o conceito de conhecimento matemático para o ensino, que é um conhecimento matemático específico do professor de matemática da escola básica, com uma composição e características próprias, em geral distintas do conhecimento matemático utilizado no exercício de outras profissões. O objetivo desta pesquisa é identificar elementos constituintes desse conhecimento matemático específico do professor, no que se refere particularmente ao trabalho com a álgebra na Educação Básica. Observamos as aulas de dois professores de uma escola pública da rede federal de ensino em Belo Horizonte, de abril a agosto de 2012, período em que a álgebra foi o principal assunto abordado. A partir da observação das aulas, procurou-se identificar elementos de saber, específicos do professor de matemática, que foram efetivamente mobilizados ou que seriam potencialmente mobilizáveis na prática concreta de sala de aula de álgebra. Diversas questões relevantes apontadas nas pesquisas sobre ensino e aprendizagem de álgebra se fizeram notar durante o processo de observação e coleta de dados, tendo ficado claras a necessidade e a conveniência de analisá-las do ponto de vista do conhecimento matemático específico do professor. Duas questões se sobressaíram, adquirindo posição de destaque em nossa análise: a utilização da argumentação e da demonstração para justificar a extensão de resultados obtidos nos processos de generalização na álgebra e a dualidade processo-objeto presente na construção de noções abstratas, em particular, daquelas associadas às expressões algébricas. Foi possível explicitar tensões entre os processos de validação aceitos no desenvolvimento formal dedutivo, característico da matemática acadêmica, e aqueles adequados ao desenvolvimento lógico dos conteúdos escolares, de acordo com o contexto da sala de aula da Educação Básica. A dualidade processo-objeto se manifestou na tensão identificada entre a concepção estrutural do professor e a concepção procedimental dos alunos na compreensão das expressões algébricas. O estudo realizado identifica saberes importantes e fundamentais que compõem o conhecimento matemático específico do professor da Educação Básica e que não são mencionados nas recomendações para a formação de professores de matemática no Brasil.

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2022-12-06T15:41:19Z

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Maria Cristina Costa Ferreira

Construindo a promoção e prevenção na Unidade Básica de Saúde Jaci Rio Branco

Ao se interligar as atividades educação à promoção da saúde de uma população, é possível observar que gradualmente ativa-se a participação de profissionais e clientes em um processo de mudança contínuo que se torna uma ferramenta vital para a prevenção e promoção da saúde. Nesse sentido, a Estratégia Saúde da Família é uma estratégia na reorganização e criação de ações que favoreçam o trabalho com as comunidades na medida em que se realizam intervenções no exato momento em que os usuários a procuram para os mais diversos fins. Entretanto, na Unidade Básica Jaci, localizada no município de Candeias, Minas Gerais, percebeu-se, a partir do diagnóstico situacional, a falta de promoção e prevenção de saúde, dentre outros problemas. Assim, este estudo objetivou elaborar um plano de ação cujas ações possibilitem conscientizar os usuários a respeito da importância da prevenção e promoção da saúde. Como metodologia, fez-se pesquisa bibliográfica de artigos publicados nos últimos 10 anos no SciELO e em bancos de dissertações e teses, com os descritores: prevenção de doenças e promoção da saúde. A proposição de um plano de ação e sua implementação poderão possibilitar a inserção e participação dos usuários em atividades programadas com vistas á sua ampliação e conscientização a respeito da promoção da própria saúde e da comunidade bem como a prevenção de doenças.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Geisibel Aparecida Rosa

O trabalho dos pastores de igrejas pentecostais não denominacionais

O pentecostalismo foi fundado nos Estados Unidos e se difundiu pelo mundo, configurando uma marcada expansão nos países ditos em desenvolvimento. No Brasil, essa expansão ocorre de forma contínua há mais de um século acompanhando um declínio da população católica. Com o declínio católico, ocorre um processo de descentralização institucional da religião dentre os ramos protestantes do cristianismo, onde é marcante a possibilidade de abertura de uma igreja com relativa facilidade. Além disso, a busca do lucro e acúmulo do dinheiro não contradiz o discurso religioso pentecostal, que é calcado na Teologia da Prosperidade. A partir do entendimento de que a ação religiosa deve ser entendida como uma ação racional que visa fins específicos e que são respondidos pelos peritos do discurso mítico, perguntamo-nos: como se constitui socialmente o ouvido musicalmente religioso?, ou de outra maneira, que tipo de trabalho é o trabalho dos pastores? Mostra-se como é a rotina do trabalho dos pastores, e discute-se sobre a sua história de vida e a sua carreira. Trata-se das marcas de formalidade ou informalidade, a forma de remuneração, o produto do trabalho do pastor assim como explora-se em que medida se dá a relação do trabalho sacerdotal com o mercado de trabalho em sentido amplo. Para tanto, a investigação foi realizada por meio de observação direta, com composição de caderno de campo, em uma igreja pentecostal não-denominacional nas circunscrições de um bairro periférico da cidade de Belo Horizonte. Também foram realizadas entrevistas de relato de vida nas quais buscamos levantar vários aspectos da trajetória dos entrevistados, direcionando (filtrando) apenas o suficiente para que os temas relacionados aos nossos interesses apareçam. Ao todo foram realizadas entrevistas com quatro pastores de duas igrejas diferentes. Observa-se que o trabalho do pastor não ocorre de forma regulamentada e frequentemente há desvio de funções, embora sejam aceitas facilmente pelos pastores desde que relacionadas de alguma forma com a manutenção da igreja. Observa-se ainda que o resultado do trabalho do pastor alia, de forma indissociável, a prestação de diversos tipos de assistência à população de baixa renda que constitui a população de freqüentadores destas igrejas com a reprodução de um discurso calcado em uma concepção teleológica de estrutura bimundana que justifica a mitigação da importância de um sentido ontológico para o mundo da carne.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Francisco Zucchelli Lott

Comparativo entre estruturas mistas e convencionais em aço em um estudo de caso particular

As estruturas mistas e hibridas vêm sendo amplamente utilizadas em construções no Brasil e no mundo, por sua velocidade de execução e por apresentar grandes vantagens competitivas quando comparada a demais sistemas construtivos. Esse trabalho tem como objetivo desenvolver o cálculo e detalhamento de uma viga metálica de certa estrutura particular e compara o resultado com a mesma situação considerando o funcionamento misto conjunto da viga metálica e da laje de concreto. Partindo do mesmo perfil em ambas as analises, percebemos que a estrutura convencional tem um desempenho muito inferior a viga mista. Ambos as estruturas não ficaram de acordo com a sugestão de analise de vibrações excessivas simplificada. Mesmo assim, por esse método, a viga mista mostrou um desempenho superior a viga de aço convencional. Para validarmos esse ELS é preciso fazer uma analise dinâmica refinada levando em conta a massa dos elementos, excitações e amortecimento da estrutura.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Roberto Marcio dos Santos Martini

Território mítico-literário de Makunaima: leituras comparadas entre narrativas tradicionais e contemporâneas

A presente pesquisa encontra-se no campo interdisciplinar dos estudos literários e estudos culturais; trata-se de uma investigação da relação entre literatura e território, e a importância da voz/oralidade enquanto veículo de transmissão de conhecimento e expressão literária. Propõe traçar as primeiras linhas de uma cartografia literária em torno da figura mítica-literária de Makunaima. A figura de Makunaima está presente no imaginário indígena circum-Roraima noção ao mesmo tempo geográfica e política, que tem como ponto de concentração de agenciamentos o Monte Roraima (lugar sagrado, turístico e de interesse científico) e as identidades étnicas que ali se desenvolveram. Makunaima é gerador de diversas leituras, históricas e contemporâneas, no campo das artes e dos estudos humanos. Nos estudos da psique e do inconsciente coletivo ele representa o trickster arquetípico; representa o herói cultural, doador do fogo, nos estudos das mitologias ameríndias; é também herói sem nenhum caráter e cânone literário. Em suas perambulações pelo mundo foi deixando marcas, dando forma à geografia conhecida, ampliando as fronteiras de sua influência. Na atualidade as histórias referentes à saga de Makunaima e seus irmãos, ainda são transmitidas oralmente pelos povos indígenas da região, que reconhecem na geografia do território marcas deixadas por estes heróis. São rios, cachoeiras, trilhas e rochas identificadas pelas populações indígenas, e que recontam a trajetória do herói, constituindo-se como lugares sagrados de sua rota mítica. Proponho a discussão da contemporaneidade da figura mítica de Makunaima herói cultural latino-americano enquanto gerador de leituras históricas e contemporâneas da identidade ameríndia; e investigação sobre a trajetória do mito, sua inserção no território tradicional indígena, seu trânsito pelas ciências e artes e sua apropriação em re-leituras atuais. Makunaima atravessa fronteiras, fala línguas diversas, embaralha identidades culturais fixas e atua como um prisma mítico, dispersando leituras de variados tons.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Pricila Maria de Barros Borges

Organizações, ciência e opinião pública: estratégias de comunicação e influência no episódio da Guerra das Correntes Elétricas

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Daniel Reis Silva

Recepção e uso de material escrito para formação de professor alfabetizador: um estudo de caso da Coleção Instrumentos da Alfabetização

Esta pesquisa situa-se nos campos teóricos do letramento, da alfabetização e do saber docente e visa contribuir para a construção do conhecimento acerca da formação do professor alfabetizador, as apropriações que faz dos textos de formação, sua prática em sala de aula e políticas públicas educacionais. Atualmente, no Brasil, há inúmeras pesquisas cuja temática é a formação de alfabetizadores, as quais enfocam a formação e a incorporação de paradigmas de alfabetização; outras analisam a formação de alfabetizadores considerando as condições de recepção num macro contexto. A finalidade aqui é ampliar tal análise, relacionando a formação de professores alfabetizadores ao uso da Coleção Instrumentos da Alfabetização, elaborada pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais em 2005. Busca-se identificar, sob o ponto de vista do professor, as condições de acesso e estudo sobre esse material, o uso que faz, em sala de aula: o que é utilizado, como e por que, além de possíveis impactos. Para tanto, a metodologia empregada baseou-se em observações sistemáticas e prolongadas da prática de alfabetização em sala de aula como também em análise e interpretação que ocorreram, simultaneamente, à coleta, de forma interativa, durante todo o processo de investigação de documentos e de entrevistas. Fundamenta-se, especialmente, esta pesquisa nos estudos sobre paradigmas de alfabetização empreendidos por Soares, Ferreiro e Chartier, formação de professores por Frade e Cardoso, e nas teorias de Schön, Chartier, Huberman e Perrenoud sobre saber docente. Entre as diversas variáveis que reconhecemos significativas para o trabalho do professor, o saber prático ocupou a centralidade no desenvolvimento desta pesquisa. Concluímos que há apropriações parciais de parte da Coleção como um todo e que tal fenômeno depende também da forma como se dá a formação continuada e do contexto específico da rede de ensino. O trabalho do professor no cotidiano da sala de aula não é de vetor único nem transposto diretamente de determinada formação, mas resultado de um processo constante de criação e recriação, construído mediante as informações acadêmicas disponíveis, os programas de formação em oferta, as exigências internas e externas à escola, as trocas entre os companheiros de trabalho, os inúmeros desafios enfrentados em seu trabalho de sala de aula, entre outros aspectos, todos mediados pelos saberes do professor que terminam por definir aquilo que é ensinado, o modo como e quando será ensinado. Numa dimensão mais individual, os professores avaliam, selecionam, usam e modificam as informações disponibilizadas em programas de formação, a partir de sua experiência profissional, principalmente, em função de seu trabalho diário. Considerando a dimensão social do trabalho do professor alfabetizador, indagamos se o contexto de trabalho do profissional, as condições de ensino de cada escola e de cada rede, as necessidades educativas locais estão no foco de atenção dos programas atuais de formação de professor. O grande desafio, neste sentido, é fortalecer o trabalho de profissionais que atuam diretamente nas instituições e que possam desenvolver estratégias de formação que não se esgotam numa política de cursos.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Alessandra Latalisa de Sa

Doença de Parkinson: há associação entre dor e resposta imunologica?

Os sintomas não motores da Doença de Parkinson (DP), tais como alterações autonômicas, afetivas, cognitivas, distúrbios do sono, fadiga e dor, são muito frequentes impactam negativamente o indivíduo. É sabido que o sistema imunológico está relacionado a diversossinais e sintomas da DP, assim como contribui para geração e manutenção da dor. O presente estudo teve como objetivo avaliar o perfil de expressão de citocinas por leucócitos totais, monócitos, neutrófilos, linfócitos e seus subtipos CD4+ e CD8+ no sangue periférico deindivíduos com DP, com e sem dor, por meio de citometria de fluxo. Dezesseis indivíduos com diagnóstico de DP (8 com dor e 8 sem dor) foram recrutados do Ambulatório de Neurologia do Centro Metropolitano de Especialidades Médicas da Santa Casa de Belo Horizonte/MG esubmetidos à avaliação de função cognitiva, sinais e sintomas de DP, fadiga, distúrbios do sono, depressão e dor por instrumentos validados. Foi realizada a coleta de sangue para imunofenotipagem por citometria de fluxo de leucócitos do sangue periférico utilizando-se os marcadores CD4, CD8, HLA-DR, TNF, IL-6 e IL-10. Não foram detectadas diferenças sóciodemográficas ou clínicas nos parâmetros avaliados entre os grupos com e sem dor. A avaliação da dor indicou presença de dor intensa e profunda em várias regiões corpóreas. Escores maisaltos de dor se correlacionaram com o estadiamento da doença e com o maior comprometimento do humor e da cognição. A análise do perfil imunológico não evidenciou diferenças na expressão de HLA-DR, TNF, IL-6 e IL-10 na população de monócitos, linfócitos totais ou T CD4+. Noentanto, na população total de leucócitos, o grupo com dor apresentou menor expressão de HLADR, IL-10 e TNF, bem como expressão diminuída de IL-6 em neutrófilos, em comparação ao grupo sem dor. Na população de linfócitos T CD8+, houve maior expressão de TNF no grupo com dor. A razão IL-6/IL-10 foi menor no grupo com dor e a razão TNF/IL-10 foi maior no grupo com dor nos linfócitos T CD4+ e CD8+, respectivamente. O perfil imunológico avaliado através da expressão de HLA-DR, TNF, IL-6 e IL-10 sinaliza uma resposta imunológica distintana presença da dor em indivíduos com DP.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Renata Maria Silva Santos

Desafios e Implicações para ações de Saúde Mental desenvolvidas no NASF

Trata se de uma revisão integrativa que aborda desafios e implicações da prática de psicologia na saúde mental, no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Realizou uma revisão buscando na base de dados: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) que dá acesso às bases da LILACS e SciELO, utilizando como descritores Psicologia, Saúde Mental, Atenção Primária, Saúde da Família, Diretrizes, Atuação, Clínica. De acordo com os critérios de inclusão e exclusão foram identificados oito artigos, que foram analisados e agrupados em categorias que definiam a intervenção da psicologia na atenção primária. Dessa forma foram estabelecidas duas categorias: a atuação da psicologia na atenção primária à saúde; impasses e desafios da saúde mental na saúde da família através do NASF. Pode-se compreender que a prática do matriciamento deve superar grandes desafios, que estão relacionados ao modelo de atenção à saúde, que é sustentado tanto pelaformação profissional em saúde como pela assistência esperada por parte dos usuários. A atuação dos profissionais ainda está fragmentada, em virtude do modelo biomédico, voltado para atendimento curativo, o que dificulta a execução do trabalho matricial. Contudo foi possível verificar que o apoio matricial, quando bem efetivado é de extrema importância para o aumento da resolutividadeda qualidade da atenção integral à Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Anne Calheiros de Rezende

Efeito do concentrado autólogo de plaquetas no tratamento da osteoartrose induzida em coelhos

Os objetivos deste estudo foram avaliar o efeito do concentrado autologo de plaquetas (CAP) sobre a osteoartrose (OA) induzida em coelhos, por meio de exames clinicos, radiograficos, ultrassonograficos, laboratoriais e artroscopicos, e determinar a concentracao dos fatores de crescimento derivado das plaquetas (PDGF) e transformador (TGF-) no plasma de coelhos tratados com CAP e com Ringer Lactato. Foram empregados 14 coelhos da raca Nova Zelandia com massa corporal media de 3,0 kg submetidos a ruptura do ligamento cruzado cranial (LCCr) e posterior substituicao por auto-enxerto de fascia lata, guiados por videoartroscopia. Os animais foram distribuidos em dois grupos de sete e receberam injecoes intra-articulares de CAP ou de Ringer Lactato. Na avaliacao ortopedica os coelhos tratados com CAP mostraram resultados (escores) significativamente superiores (p<0,05) ao grupo controle quanto a sensibilidade dolorosa, presenca de efusao articular e apoio do membro no momento M3. Houve diferenca estatisticamente significativa (p<0,05) nos angulos de flexao e extensao do membro posterior direito (MPD) entre os grupos no momento M3, com melhores resultados nos animais do grupo CAP. Nao houve diferenca entre os grupos nas avaliacoes radiograficas eultrassonograficas nos tempos avaliados. Foi observado entre os grupos, diferenca estatisticamente significativa (p<0,05) na avaliacao do liquido sinovial somente em relacao ao volume e a proteina no M3. Verificou-se na contagem celular, diferenca estatisticamente significativa (p<0,05) entre o CAP e o sangue total nos momentos M2 e M3. O volume plaquetario medio (MPV) entretanto, foi semelhante. A concentracao do PDGF foi estatisticamente maior (p<0,05) nos coelhos tratados com CAP no M3 em relacao ao grupo controle, mas nao houve diferenca estatistica na concentracao do TGF-1 entre os grupos em nenhum dos momentos avaliados. Os resultados obtidos permitem concluir que o metodo empregado para concentrar plaquetas inativas de coelhos foi efetivo e que o CAP tem efeito favoravel em articulacoes acometidas pela osteoartrose (OA). A dosagem dos fatores de crescimento PDGF e TGF-1, pode ser usada como marcadores biologicos para avaliar o processo degenerativo.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

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Fredy Esteban Osório Carmona

A fronteira da leitura e da escrita na Educação Infantil

Este trabalho tem por objetivo discutir sobre o processo de inserção da leitura e da escrita na Educação Infantil a partir do meu trabalho da rede municipal da Prefeitura de Belo Horizonte. Neste estudo foram analisados depoimentos de diferentes sujeitos envolvidos na educação das crianças, especialmente professores e pais de alunos. Além dos depoimentos, a minha prática de professora de Educação Infantil da rede pública de ensino também foi objeto de análise. Neste percurso de discussão, procuro trazer reflexões e concepções que refletem diferentes posicionamentos sobre o ensino e a aprendizagem da escrita na Educação Infantil e as possibilidades de sistematização da metodologia nesta etapa da educação. As discussões mostram a necessidade de sistematizar as formas como este trabalho é desenvolvido e sua relevância no contexto Educacional Infantil. Apontam estudiosos que são a favor desta prática e outros que são contra, trazendo a polêmica que se instaura nos dias de hoje. A discussão presente é evidenciada pela forma como se entende a inserção da cultura do escrito para esta fase ou a simples ideia de se alfabetizar na infância.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

Creators

Alessandra Cristina Polazzi de Moura

Análise comparativa entre programas de dimensionamento de peças em concreto armado

A utilização de programas de cálculo e dimensionamento de estruturas está cada vez mais presente no dia-a-dia dos escritórios de projetos estruturais. A facilidade de entrada e alteração de dados de um projeto, aliada à disponibilidade de avaliação rápida e precisa dos resultados de uma análise estrutural exigem que os calculistas se adaptem à esta nova realidade. Quando se fala em dimensionamento de estruturas prediais em concreto armado no Brasil, o programa CAD/TQS é um dos mais utilizados. É um programa desenvolvido por pesquisadores brasileiros e que já incorpora muitos dos aspectos envolvidos na prática usual de detalhamento em concreto armado no Brasil, com base em todas as recomendações da NBR 6118:2014 (incluir o título da norma). Já quando o que se deseja é a análise dos esforços solicitantes bem como o dimensionamento de estruturas metálicas, o programa SAP 2000 é um dos mais utilizados. Por outo lado, este último programa é pouco utilizado no dimensionamento de estruturas de concreto armado, uma vez que dentro de sua biblioteca de normas não está implementada a NBR 6118:2014. O objetivo deste trabalho é comparar os resultados obtidos no dimensionamento de peças de concreto armado com a utilização dos programas CAD/TQS e SAP 2000 e, para realizar esta comparação entre dois programas conceituados e respeitados, em cada um deles foi modelado um mesmo edifício no qual foi analisado o dimensionamento de algumas peças estruturais, adaptando algumas grandezas no SAP 2000 para adaptá-lo a realidade das normas de dimensionamento brasileiras.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

Creators

Joao Paulo Teixeira Oliveira R. Fulgencio

Experiências de internação não voluntária para usuários de drogas e seus familiares

Objetivo: conhecer experiências de internação não voluntária de usuários de drogas e seus familiares. Método: estudo etnográfico. Compuseram a amostra 20 familiares dos pacientes colaboradores e oito pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas há mais de dez anos, com ou sem diagnóstico para a dependência química e que tivessem tido experiência de internação involuntária ou compulsória. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. Os dados foram tabulados com o uso do software de análise de textos, vídeos, áudios e imagens Web Qualitative Data Analysis (WebQDA) e, em seguida, analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: foram identificadas três categorias: 1. Sofrimento, desamparo social e governamental; 2. Experiências de internação e violação de direitos; 3. Dificuldades e possibilidades após a internação. Conclusão: a internação não voluntária põe em questão a autonomia e os direitos do usuário de drogas; os familiares buscam a internação como um meio de ‘salvar a vida’ do usuário de drogas. São necessárias pesquisas na área para avaliar o impacto dessa questão na vida das pessoas, instituições e políticas públicas envolvidas.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

Creators

Amanda Marcia Dos Santos Reinaldo

Melanoma intra-ocular com disseminação meníngea, pulmonar, renal e cardíaca em cão

O melanoma é uma neoplasia que atinge principalmente a cavidade oral dos cães, formando uma massa de pigmentação enegrecida na maioria dos casos. Caracteriza-se por ser altamente metastático, invasivo e possuir rápido crescimento quando se trata de sua forma maligna. A presente monografia tem o objetivo de descrever um caso de melanoma intra-ocular com disseminação meníngea, pulmonar, renal e cardíaca. Um cão macho de 11 anos de idade e sem raça definida foi encaminhado para necropsia no Setor de Patologia da Escola de Veterinária após avaliação clínica e anatomo-histopatológica firmou-se o diagnóstico de melanoma intra-ocular com metástase meníngea, pulmonar, renal e cardíaca.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

Creators

Ana Leticia Daher Aprigio da Silva

Rendimentos materiais e simbólicos do diploma de licenciatura em língua inglesa: estudo sobre egressos do curso de Letras da UFMG

A licenciatura em inglês está inserida em um contexto de desvalorização relativa dos títulos escolares e desprestígio da carreira docente. Além disso, a língua inglesa como componente curricular nas escolas regulares tende a não ser valorizada. Entretanto, o diploma de licenciatura em inglês possui a especificidade de atestar o domínio de um idioma, algo que representa alto valor distintivo no mercado de bens simbólicos. Assim, o que esperar desse título se, por um lado, ele atesta um conhecimento valorizado e, por outro, forma o profissional para atuar em um campo no qual o ensino de idiomas é desvalorizado, que é o campo escolar? Partindo dessa questão, este trabalho investigou os rendimentos materiais e simbólicos do diploma de licenciatura em língua inglesa para egressos do curso de Letras da UFMG. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em duas etapas: na primeira, foram entrevistados onze diretores e coordenadores de escolas públicas, escolas particulares e cursos de idiomas de Belo Horizonte, com o intuito de traçar um cenário aproximado do principal campo de trabalho dos egressos. Na segunda, foram entrevistados doze egressos da licenciatura em inglês do curso de Letras da UFMG para investigar os impactos culturais, sociais e econômicos do diploma em suas vidas. Por meio da análise de suas histórias familiares, escolares e profissionais, foram identificados três grupos com rendimentos distintos do diploma: para um grupo, o diploma expressa a realização de um gosto pessoal; para outro, significa uma ascensão social; para um terceiro grupo, representa uma frustração. Os resultados sugerem que os rendimentos do diploma estão relacionados ao perfil social e escolar dos egressos, à trajetória dos alunos dentro do curso de Letras, às suas ambições pessoais e profissionais e ao valor distintivo representado pelo domínio de uma língua estrangeira e pela aquisição de um capital cultural de caráter internacional.

Ano

2022-12-06T15:41:19Z

Creators

Débora Fernandes de Miranda