Repositório RCAAP
Redução da alta prevalência de hipertensão arterial sistêmica na área de abrangência da Equipe de Saúde da Família São Sebastião, Porteirinha - Minas Gerais
O presente trabalho foi realizado no município de Porteirinha, norte de Minas Gerais. Em virtude do grande número de hipertensos atendidos no Centro de Saúde São Sebastião o objetivo proposto para o trabalho foi elaborar um plano de Intervenção com vistas à redução da elevada prevalência de hipertensão arterial sistêmica na área de abrangência da equipe de saúde da família São Sebastião, Porteirinha, Minas Gerais. Foram utilizados os dados do diagnóstico situacional para subsidiar o plano de intervenção e ainda uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Virtual em Saúde sobre o tema para contribuir na confecção do plano de ação. Foi também realizada uma pesquisa bibliográfica nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde para levantar as publicações existentes sobre o tema deste trabalho. Por fim, utilizaram-se os passos do planejamento estratégico situacional para juntamente com a equipe de saúde propor as ações de acordo com a realidade local. Este trabalho buscou trazer uma contribuição para a saúde de Porteirinha, procurando melhorar a qualidade de vida da população.
Edição de performance e recital da sonata para cello e piano Op.24 nº1 de Helza Câmeu
O presente trabalho é divido em duas partes: (1) uma gravação da Sonata Opus 24 no.1 de Helza Camêu, interpretada pela autora deste trabalho; e (2) um artigo apresentando breve biografia de Helza Camêu, considerações sobre os aspectos estilísticos da obra da autora, e uma edição da Sonata Opus 24 no.1 baseada em uma análise estrutural, harmônica e estilística dos movimentos. A análise também contribuiu para discutir aspectos técnicos da obra. O objetivo principal deste trabalho foi o de divulgar a música brasileira para violoncelo e, especialmente, a obra musical de Helza Camêu.
2022-12-06T15:41:19Z
Ana Paula Faria Ferreira
Fatores de risco para incapacidade física anotados no momento do diagnóstico de 19.283 casos novos de hanseníase, no período de 2000 a 2005, em Minas Gerais, Brasil.
Há na literatura estudos que identificam os fatores associados à presença de incapacidade física nos casos novos de hanseníase. No entanto, são poucos os que analisaram o peso e o significado prognóstico dessa associação. Avaliamos, no presente trabalho, os fatores de risco para a incapacidade física e o peso de cada indicador no momento do diagnóstico. Analisamos ainda a proporção anual de casos com deformidades físicas entre os casos novos e o númerode casos que deixou de ser diagnosticado no período estudado (prevalência oculta). Trata-se de estudo retrospectivo, descritivo e exploratório de dados de 19.283 pacientes, contidos na ficha de notificação/investigação do Sistema Nacional de Informações de Agravo de Notificação (SINAN) dos casos novos de hanseníase no período de 2000 a 2005, em Minas Gerais, Brasil. As informações de interesse, contendo dados demográficos, epidemiológicos, clínicos e terapêuticos de cada paciente foram armazenadas em banco de dados do programaEPI-INFO, elaborado para o presente estudo. Os resultados foram apresentados em tabelas e gráficos e foram analisados utilizando-se o pacote estatístico SPSS. Todas as variáveis estudadas (sóciodemográficas e clínicas) apresentaram associação estatisticamente significativa com a presença de incapacidade no momento do diagnóstico. O risco de incapacidade grau II foi 16,5 vezes maior quando se identificou a forma clínica virchowiana e 12,8 vezes maior com a forma dimorfa no momento do diagnóstico quando comparado com a forma indeterminada. A presença de mais de um nervo acometido aumentou a chance de apresentar grau II em 8,4 vezes quando comparado com a presença de até um nervo acometido, e o caso novo com 15 anos ou mais de idade, em 7 vezes, quando comparado com os casos novos com até 15 anos de idade. Os multibacilares apresentaram 5,7 vezes mais chances de deformidades que os paucibacilares e o indivíduo sem escolaridade teve 5,6 vezesmais chances que o caso novo com 12 anos ou mais anos de estudos. A forma tuberculóide no momento do diagnóstico aumentou o risco de desenvolver grau II em 4,5 vezes quando comparado com a forma indeterminada, o modo de detecção através do exame de coletividadeaumentou em 1,98 vezes quando comparado ao exame de contato, o sexo masculino em 1,83 vezes quando comparado com o sexo feminino e a baciloscopia positiva em 1,7 vezes mais chance de ter grau II quando comparado com a baciloscopia negativa. A presença de mais de5 lesões cutâneas aumentou a chance de apresentar deformidades em 1,6 vezes quando comparada com a presença de até 5 lesões. A média da proporção de casos diagnosticados com grau de incapacidade II foi alta (10,1%) e a estimativa da prevalência oculta mostrou que6.407 casos (24,9%) deixaram de ser diagnosticados no período estudado. Concluímos que os fatores de risco mais importantes para a incapacidade física no momento do diagnóstico foram, em ordem decrescente: forma clínica virchowiana, forma dimorfa, a presença de mais de um nervo acometido, idade maior ou igual a 15 anos, paciente multibacilar, nenhuma escolaridade e a forma clínica tuberculóide, os quais devem ser considerados como sinais prognósticos para instalação e evolução da incapacidade desde o momento do diagnóstico. Os dados mostraram que houve pouca tendência de melhora nos marcadores de incapacidade física da doença no estado de Minas Gerais, no período de 2000 a 2005. Medidas de controlesmais intensivas devem ser realizadas para diminuir o risco de incapacidade física, ainda em patamares altos.
Análise do setor de produção de uma micro empresa de móveis tubulares e metálicos
O presente trabalho tem como objetivo avaliar e analisar as atividades exercidas pelo serralheiro de micro empresa familiar, localizada na cidade de Patos de Minas- MG, Brasil, que atua na fabricação de móveis tubulares e metálicos, com o intuito de verificar as repercussões de alguns sintomas na saúde física do trabalhador, e identificar os obstáculos e as soluções encontradas por ele, para a realização de suas tarefas
Quitandas quilombolas: identidades, resistência e etnodesenvolvimento em paisagens culturais do Médio Jequitinhonha
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Estudo de sistema para reaproveitamento de águas cinza, aplicável ao Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida
O presente trabalho tem pó finalidade apresentar a necessidade de utilizar e implantar novos métodos para redução do consumo de água é evidente nos dias atuais, visando à preparação para uma estiagem em um futuro próximo, assim a utilização de águas cinza para reuso domestico, ganha cada vez mais importância e necessidade a cada dia, exigindo assim a criação de sistemas que atendam a demanda da escassez de água em várias regiões do Brasil, assim como aparelhos que controlam o consumo. Métodos para estes reusos podem ser desenvolvidos ainda em fase de projeto para construção de edificações de alta densidade, visando assim, a economia de água e melhor utilização das águas antes de seu descarte final. O reuso de água não potável pode contribuir em atividades do cotidiano que não demandam uma água tratada para consumo como utilização em descargas, jardins, limpeza de automóveis, irrigação controlada e outras atividades. Para este reuso será necessário a utilização alguns de métodos para equilibrar alguns componentes da água já utilizada como o pH, DBO, DQO, OD entre outros. Este trabalho aborda o atual quadro de expansão do programa habitacional brasileiro, sendo apresentados métodos e parâmetros para a reutilização de águas cinza e aparelhos que visam o consumo racional da água.
2022-12-06T15:41:19Z
Tiago Fernandes dos Santos
Para além de partidas e de chegadas: migração e imaginário entre o Brasil e a França, na contemporaneidade
O objeto de estudo desta pesquisa histórica é o imaginário contemporâneo de franceses sobre o Brasil e de brasileiros sobre a França. Considerando o imaginário como sendo não o oposto do real, mas uma das duas facetas que o compõe, propõem-se desvelar o imaginário que, hoje, interliga o Brasil e a França, sem perder de vista seu histórico através dos tempos. O ponto de partida escolhido, para tanto, é o próprio imaginário de brasileiros e de franceses, tangenciados através de entrevistas de história oral. De um lado, foram entrevistados quinze franceses que moram ou moraram no Brasil, seis franceses que viajavam ou viajaram pelo país e seis franceses que aqui nunca estiveram; por outro, foram entrevistados dezoito brasileiros que moram ou moraram na França, quatro brasileiros que viajavam ou viajaram pelo país e seis brasileiros que lá nunca estiveram. Para completar, foram entrevistados cinco franco-brasileiros. No momento de análise das fontes, optou-se por dar centralidade aos depoimentos concedidos pelos migrantes, sejam eles franceses que moram ou moraram no Brasil ou brasileiros que moram ou moraram na França. E, dentre os migrantes temporários, são os que se deslocaram no globo para estudar que mereceram atenção especial. Perseguiu-se a resposta para cinco perguntas, ao longo da tese. O que levaria brasileiros a se mudarem definitivamente para Rennes (França)? O que faria com que franceses viessem a se radicar em Belo Horizonte? Porque brasileiros partiriam para estudar na França? Porque franceses viriam estudar no Brasil? O que as razões do migrar diriam acerca do imaginário sobre o lugar escolhido como destino migratório? É através das entrelinhas dessa viagem em direção ao outro que é a migração, portanto, que se tentou abarcar o imaginário sobre esse outro do sujeito que migra.
Desencontro marcado? Desapropriação, eficiência administrativa e absolutismo proprietário no Brasil (1826-1930)
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2022-12-06T15:41:19Z
Arthur Barrêtto de Almeida Costa
Percepções e sentimentos de estudantes na avaliação em educação física escolar
O presente trabalho discute as percepções e os sentimentos dos alunos ao serem avaliados por diferentes instrumentos: prova escrita, desempenho esportivo, portfólio e autoavaliação. Para iniciar a discussão, realizamos uma retomada histórica da avaliação de um modo geral e especificamente na Educação Física escolar. Participaram da pesquisa dezenove estudantes do sétimo ano. Utilizamos como instrumento para a coleta de dados, um questionário com questões discursivas que foi aplicado após a utilização de cada instrumento avaliativo. Os resultados apontam para a necessidade de se ampliar a utilização de instrumentos avaliativos, mas, ao mesmo tempo compreende que a utilização dos mesmos, não garante uma melhora no ensino se não estiverem alinhados a uma concepção de avaliação como meio e não fim. Este trabalho não pretendeu ranquear os instrumentos avaliativos, mesmo porque não seria possível, porém, acreditamos na palavra “possibilidade” no sentido de que nunca encontraremos o modelo avaliativo ideal, mas na possibilidade de nos aproximarmos dele.
A dinâmica do emprego na indústria brasileira: comportamento recente (2006-2010) e o efeito de restrições de mão-de-obra especializada
O comportamento da economia brasileira entre 2003-2008 pareceu indicar que o crescimento da indústria defrontava-se com a dificuldade de contratação de mão de obra especializada, como técnicos e engenheiros. Essa escassez pode representar um obstáculo ao desenvolvimento do país, especialmente ao dificultar a expansão de setores de maior conteúdo tecnológico. Este artigo analisa os efeitos da escassez de trabalho especializado na economia brasileira, com especial atenção aos setores relacionados à indústria. Utiliza-se um modelo de equilíbrio geral computável especialmente capacitado para as questões tratadas no artigo. Os resultados das simulações indicam o impacto expressivo da dinâmica do investimento na demanda por engenheiros e técnicos; e que restrições no crescimento da oferta dessa mão de obra podem afetar principalmente a indústria de bens de capital e de insumos intermediários, relevantes para um amplo conjunto de setores da economia.
2022-12-06T15:41:19Z
Edson Paulo Domingues Kênia Barreiro de Souza Débora Freire Cardoso Terciane Sabadine Carvalho Flaviane Souza Santiago Aline Souza Magalhães Admir Antônio Betarelli Júnior
Caracterização química de drogas sintéticas apreendidas em Minas Gerais
Nesse trabalho foi realizada a caracterização de drogas sintéticas apreendidas no estado de Minas Gerais com objetivo de traçar um perfil químico das drogas ilícitas comercializadas na forma de comprimidos. Para isso foram analisados 141 comprimidos apreendidos pela Polícia Civil de Minas Gerais em diferentes cores e formatos. Eles foram separados em classes denominadas estimulantes tipo anfetaminas (ATS), catinonas sintéticas e outras novas substâncias psicoativas (NPS). Foram realizadas análises por PS-MS e GC-MS para identificação dos constituintes orgânicos e análises por ICP-MS e TXRF para quantificação dos constituintes inorgânicos. Para a análise por PS-MS, cerca de 2 mg de cada comprimido foram pesados e solubilizados em 200 µL de metanol e as análises foram realizadas no modo positivo. Pelos dados obtidos pelo PS-MS foi possível identificar/classificar os comprimidos apreendidos, sendo que 58 eram de 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA) e 55 de catinonas sintéticas, entre elas, 15 comprimidos de n-etilpentilona e 9 de dibutilona. Para análise por GC-MS cerca de 2 mg de comprimido foram solubilizados em 1 mL de metanol e centrifugado. Uma fibra de SPME foi imersa na solução contendo os analitos e em seguida, injetada no equipamento portátil. Essa técnica possibilitou a identificação de compostos usados no processo de síntese das drogas, além de compostos intermediários e adulterantes, tais como, 3,4-metilenodioxifenil-2-propanona que foi encontrado em 84% dos comprimidos de MDMA. As análises de TXRF e ICP-MS foram complementares e foram capazes de dar informações importantes quanto à catalisadores utilizados na síntese, diluentes utilizados e impurezas. Os ATS são mais encontrados na forma de cloridrato e as catinonas sintéticas na forma de bromidrato. A platina estava presente em 100% dos comprimidos de ATS e aconcentração de alumínio é bem maior em catinonas sintéticas do que em ATS. Os resultados obtidos nessa dissertação foram suficientes para uma caracterização detalhada e para demonstrar a aplicabilidade dessas técnicas como uma alternativa para análise de NPS.
2022-12-06T15:41:19Z
Nathalia Paiva da Silva
Avaliação de um mestrado profissional de odontologia em saúde pública realizada pelos seus egressos
Excetuando-se alguns trabalhos precursores e ocasionais nos Estados Unidos na década de 1930, as primeiras investigações sobre egressos surgiram apenas nos anos 1970 e 1980. No Brasil, embora algumas pesquisas tenham sido realizadas na década de 1980 e os Portais do Egresso tenham proliferado nos últimos anos, os estudos de egressos continuam esporádicos, pouco utilizados e com insuficiências metodológicas. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) incluiu a avaliação e acompanhamento do egresso como elementos importantes na avaliação dos programas de pós-graduação. No documento final da comissão nacional de acompanhamento do Plano Nacional de Pós-graduação 2011-2020, publicado em 2018 a CAPES elaborou uma proposta de acompanhamento dos egressos. Isso pode contribuir para a formação de recursos humanos e sua inserção no mercado de trabalho, possibilitando mapear a empregabilidade, em órgãos públicos e privados. O objetivo dessa dissertação foi avaliar os egressos do Mestrado Profissional de Odontologia em Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais e criar mecanismos de contato permanente do curso com os alunos e egressos, propiciando o acompanhamento dos mesmos. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e analítico aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (CAAE: 34197420.1.0000.5149). Os egressos responderam a um questionário online, previamente testado. Os aspectos avaliados foram: atuação profissional dos egressos antes e após conclusão do curso, inserção no mercado de trabalho, se houve influência da formação sobre o processo de trabalho do aluno-trabalhador; a contribuição do egresso como agente capaz de propor inovações e gerar impactos tecnológicos/sociais/ambientais/econômicos. Neste estudo, 74,5 % dos egressos declararam que sua postura profissional modificou muito após a conclusão do curso, sendo que aqueles residentes em outros municípios de Minas Gerais e outros estados modificaram 1,46 e 1,55 vezes mais sua postura profissional, respectivamente, do que aqueles que residiam em Belo Horizonte. Continuar trabalhando em consultório privado após o mestrado profissional fez com que os profissionais modificassem seu perfil profissional 32% menos do que aqueles que deixaram de atuar. A residência em municípios do interior de Minas Gerais e em outros estados pode ter impactado positivamente na mudança de postura profissional dos egressos comparados a Belo Horizonte, talvez por ser esta uma capital importante no cenário nacional e que possui um sistema de saúde mais robusto. Por outro lado, a atuação em consultório privado é um fator que limita a mudança na postura profissional, tendo em vista que os objetivos do curso estão voltados para a saúde pública. Os resultados deste estudo mostraram que as pesquisas com egressos podem trazer contribuições importantes para a melhoria dos programas de mestrado profissional. Um dos desafios a serem enfrentados na área da saúde é o atendimento às necessidades de formação e expectativas de profissionais vinculados aos setores público e privado.
Organização das ações para diminuição das morbimortalidades por hipertensão e diabetes no território das ESF DA UAPS Vila Ideal, na cidade de Juiz de Fora/MG
No Brasil, as doenças do aparelho circulatório constituem hoje a principal causa de morte. O diabetes é outro importante problema de saúde pública. Valores elevados de pressão arterial contraindicam alguns procedimentos odontológicos. Pacientes diabéticos descompensados têm maior risco de desenvolver infecções. Por conta disso, o conhecimento da saúde geral do paciente é de extrema importância para os cirurgiões-dentistas. Para a elaboração da proposta do plano de intervenção, foram realizadas três etapas: o diagnóstico situacional em saúde, a revisão de literatura e a elaboração do plano de ação. O objetivo deste trabalho foi propor um plano de intervenção para organizar ações que diminuam as morbimortalidades por doenças crônicas, hipertensão e diabetes, de modo a melhorar a qualidade de vida dos usuários da Unidade de Atenção Primária à Saúde de Vila Ideal, além de facilitar o trabalho do cirurgião-dentista e diminuir os riscos durante o tratamento odontológico. Utilizou-se artigos encontrados nas bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), sites científicos (SCIELO, LILACS), sites institucionais (Ministério da Saúde), Google Acadêmico, além de livros e revistas que fazem referência sobre o tema proposto, módulos do CEABSF e a Biblioteca Virtual do Nescon-Programa Ágora, o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), além de fichas de cadastro das Equipes de Saúde da Família. O plano de intervenção foi realizado de acordo com o Planejamento Estratégico Situacional. Após a identificação dos principais problemas e suas causas, foi selecionado como prioritário o risco cardiovascular aumentado, elaborando ações para solucionar os nós críticos do problema. O impacto das ações propostas no plano poderá ser avaliado através do acompanhamento da execução do plano operativo. Conclui-se que mudanças de hábitos e estilo de vida são fundamentais na prevenção de agravos decorrentes de hipertensão e diabetes. Além disso, ações intersetoriais são de extrema importância para que sejam somados esforços para se enfrentar os problemas a serem solucionados, e espera-se com isso que o objetivo deste trabalho seja alcançado.
Processo de avaliação de desempenho para profissionais daenfermagem da UBS Dr.José Teófilo Pereira Simões
A avaliação de desempenho na enfermagem é vista como uma das formas de melhorar a qualidade dos cuidados prestados; melhorar a organização e o funcionamento dos serviços de enfermagem assim como desenvolver as capacidades e potencialidades; contribuindo assim para a sua valorização pessoal e profissional. Por meio da avaliação de desempenho ou a partir de seus resultados, as instituições de saúde podem obter subsídios para decidir o futuro e destino de seus recursos humanos, ou seja, pessoas são admitidas, promovidas, dispensadas, remanejadas, melhor capacitadas ou advertidas. O objetivo deste trabalho foi construir um processo de avaliação dedesempenho para os profissionais da enfermagem na Unidade Básica Doutor Teófilo Pereira Simões.Considera-se, portanto que a enfermeiro é responsável por desenvolver práticas educativas, conscientizando a equipe de trabalho de se realizar a avaliação de desempenho visando contribuir para a melhoria do trabalho no geral haja vista que pode ser descrita como um instrumento que deve proporcionar benefícios para aorganização e para as pessoas.
2022-12-06T15:41:19Z
Andreza da Conceição Silva
Vulnerabilidade externa no Brasil: ensaios sobre fluxos internacionais de capitais, instabilidade financeira e controle de capitais
O objetivo geral desta tese é examinar a relação entre a vulnerabilidade externa no Brasil e a volatilidade dos fluxos internacionais de capitais. Especificamente, pretende-se responder às seguintes questões: em que medida e quão fortemente a instabilidade financeira e a performance macroeconômica dos países em desenvolvimento estão associadas ao processo de liberalização financeira e à consequente volatilidade dos fluxos de capitais estrangeiros? Existe diferença no impacto sobre a vulnerabilidade externa brasileira quando estamos tratando de fuga de capitais ou de volatilidade dos fluxos de capitais? A análise empírica da relação entre os movimentos voláteis de fluxos financeiros e a estabilidade macroeconômica nos países em desenvolvimento sugere a adoção de controles permanentes de capitais? O estudo é composto por três ensaios interdependentes. As análises teórico-empíricas do Ensaio 1 explicitam a forte atração de capitais voláteis associada ao processo crescente de liberalização dos fluxos financeiros. Mesmo quando há melhora nos fundamentos econômicos transmite-se a instabilidade para os mercados financeiros, que direcionam seus recursos para a economia brasileira, aumentando seu potencial de fragilidade financeira. O Ensaio 2 sugere que os indicadores de volatilidade dos fluxos financeiros e as medidas de fuga de capitais são complementares. Enquanto o primeiro indicador aponta o momento no qual o Brasil passa de receptor para emissor de recursos internacionais, o segundo indica a sensibilidade dos fluxos direcionados ao Brasil frente a fatores desestabilizadores e choques externos. Por fim, o Ensaio 3, a partir de uma investigação econométrica de dados em painel, aponta uma diferença clara no padrão de comportamento da relação entre fluxos de capitais x câmbio e fluxos de capitais x juros em países que adotaram medidas restritivas de controles de capitais especulativos. Os impactos macroeconômicos negativos da dinâmica dos fluxos financeiros, como a alta volatilidade cambial e a perda de autonomia de política monetária, justificam e são favoráveis à adoção de controles abrangentes e permanentes de capitais. O resultados desta tese sugerem que um maior controle dos fluxos internacionais de capitais tende a facilitar a promoção do desenvolvimento econômico sustentado no Brasil.
2022-12-06T15:41:19Z
Vanessa da Costa Val Munhoz
Saúde ocupacional dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE) de uma instituição de ensino superior brasileira sob uma nova gestão pública
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada sobre a Saúde Ocupacional dos Técnicos Administrativos em Educação inseridos no ambiente hospitalar sob uma nova modalidade de gestão pública. Através de uma revisão bibliográfica, estudo documental e da observação participante, identificamos os fatores de risco ao trabalhador advindos das transformações com as mudanças realizadas pelo Ministério da Educação e, mediante a isso, nos propusemos a verificar quais os Programas de Prevenção à Saúde do Trabalhador estão sendo oferecidos aos servidores.
2022-12-06T15:41:19Z
Cecília Beber de Souza Eliana Aparecida Villa Rosalia Beber de Souza
O direito à educação em condições especiais das crianças portadoras de TDAH na perspectiva da filosofia da educação e da justiça distributiva
O problema central da pesquisa consiste na construção de uma concepção de educação especial ou do direito ao tratamento diferenciado na educação das crianças portadoras de TDAH que, em razão da deficiência de um neurotransmissor da dopamina, apresentam disfunções executivas, de atenção e de memória que influenciam negativamente seu processo de aprendizagem e, por conseguinte, impede que elas sejam alfabetizadas no mesmo ritmo das demais crianças da sua sala de aula. No contexto de uma ambiente educacional democrático, tal como pensado pela filosofia da educação de Dewey, uma educação em condições especiais deverá ser pensada à luz dos fundamentos da equidade (igualdade de recursos e de oportunidades) e dos princípios da justiça distributiva aplicados ao âmbito da educação. Busca-se fundamentar a tese de que os estudantes com TDAH necessitam ver reconhecidas suas necessidades especiais e receber suporte educacional diferenciado ao longo de sua vida escolar, primordialmente na fase de alfabetização, a partir da elaboração e implementação de políticas públicas que garantam a eles esses direitos.
2022-12-06T15:41:19Z
Evanilda Nascimento de Godoi Bustamante
Integração da atenção básica à rede assistencial: análise de componentes da avaliação externa do PMAQ-AB
Estudo transversal que avalia a integração entre a atenção básica e a rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Modelo de Resposta Gradual da Teoria de Resposta ao Item. Com base nos dados de 17.202 equipes que participaram do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), 2012, foram mensurados gradientes de integração para identificar o perfil das equipes por nível de integração. Os resultados demonstram que os itens referentes às ações de apoio matricial - consultas médicas; discussão de caso; ação clínica compartilhada; construção conjunta de projetos terapêuticos; atividade de educação permanente; discussão processo trabalho; intervenções no território e realização de visita com profissionais de atenção básica - melhoram o desempenho das equipes de atenção básica. Dispositivos de comunicação entre as equipes reforçam esse entendimento. Contudo, a frequência em torno de 50% de respostas associadas ao pior cenário para alguns itens do estudo, evidenciou a necessidade de qualificação da integração entre as ações de atenção básica e especializada para a consolidação de uma atenção primária à saúde abrangente.
2022-12-06T15:41:19Z
Lenir Aparecida Chaves Alzira de Oliveira Jorge Mariangela Leal Cherchiglia Ilka Afonso Reis Marcos Antônio da Cunha Santos Alaneir de Fátima Santos Antônio Thomaz Gonzaga da Matta Machado Eli Iola Gurgel Andrade
Boosted lazy associative classifier
Aprendizado de Máquina é uma subárea de Mineração de Dados que busca maneiras de conferir às máquinas a habilidade de aprender a partir de conjuntos de dados sem que estas sejam explicitamente programadas para tal tarefa. A máquina, então, deve ser capaz de extrair e generalizar informações de dados, e, posteriormente, usar estas informações para compreender dados nunca observados. Algoritmos de classificação associativa extraem padrões frequentes existentes em conjuntos pre-classificados de dados transformando-os em regras capazes de predizer a classe de instâncias dos dados. As regras são humanamente inteligíveis, o que as tornam atrativas em casos onde é necessário entender ou explicar como o algoritmo chegou à cada predição de classe. Frequentemente, algoritmos classificação associativa sofrem com problemas de processamento, dado o número padrões existentes nos dados. O Lazy Associative Classifier (LAC) supera essa adversidade decompondo o problema de procurar por todos os padrões em vários subproblemas menores. Contudo o LAC utiliza indiscriminadamente todas as regras que consegue formar. Isto pode levar à perda de acurácia e de interpretabilidade das classificações do algoritmo. Neste trabalho, revisamos o processo do LAC e propomos o BLACk: um algoritmo de classificação associativa que utiliza boosting para montar um modelo aditivo com os mesmos padrões encontrados pelo LAC e que melhora a acurácia e a legibilidade do classificador. Foi possível comprovar estatisticamente que o BLACk é mais preciso que o LAC e que o número de regras do BLACk é algumas ordens de grandeza menor que o número de regras do LAC, o que o torna mais humanamente inteligível que o LAC.
2022-12-06T15:41:19Z
Vaux Sandino Diniz Gomes
Aprendizagem cotidiana em escritórios de arquitetura
Nesta tese, aborda-se o cotidiano da produção de projetos em escritórios de arquitetura, com o objetivo de desvelar como as pessoas aprendem a fazer/elaborar tais projetos na prática. Para isso, relacionam-se duas abordagens antropológicas à aprendizagem de fazer projetos: a aprendizagem situada, de Jean Lave, e a constituição da habilidade, de Tim Ingold. O foco do estudo da aprendizagem aquiproposto centra-se nas práticas que levam o iniciante a compreender o processo baseando-se nas relações com outros aprendizes e com os mais experientes, diferentemente dos estudos que investigam o ensino na sala de aula que focalizam as práticas docentes, revelando as formas como o projeto é ensinado (a didática). A pesquisa foi realizada em dois escritórios de arquitetura, compreendendo a análise dossistemas de gestão de projetos, para entender o funcionamento dos escritórios; a observação cotidiana da produção de projetos, para perceber as práticas do dia a dia e a participação das pessoas no projeto; e as entrevistas, com a finalidade de buscar informações não percebidas na observação e mostrar como as questões relativas àprodução de projetos eram vistas pelas pessoas envolvidas no processo. A história de vida dos sujeitos pesquisados aponta a participação em contextos que envolvem a arquitetura previamente à formação acadêmica e a prática da arquitetura desde os primeiros semestres do curso. Percebeu-se que no cotidiano de trabalho nos escritórios de arquitetura há múltiplas situações que promovem a aprendizagem e que os arquitetos aprendem com práticas específicas desses ambientes, como a manipulação de modelos (arquivo-referência), a validação/avaliação do projeto (com a canetada) e a participação nas reuniões de crítica ao projeto (reuniões de CAC). Dentre essas práticas, a repetição, a observação e a relação entre pares fundamentam o processo de aprendizagem. Destaque-se que o acesso e a participação regulam as práticas cotidianas da aprendizagem do processo de fazer projetos arquitetônicos e o que se vê no dia a dia é a integração e a interação entre as pessoas; são processos de aprendizagem (e não de ensino). Essas práticas reiteram a ideia de que aprender a projetar é uma atividade complexa, que a aprendizagem é um processo de mudança das práticas e das pessoas e, sobretudo, que aprender é uma atividade mais relacional (coletiva) do que individual. Mostram, também, que aprender a fazer projetos arquitetônicos é um processo contínuo, lento e requer muitos anos de prática. As habilidades dos arquitetos são constituídas nesses ambientes e, portanto, nada têm de inatas. São práticas vivenciadas e aprendidas no dia a dia, são processos de redescoberta. Os processos e procedimentos da gestão de projetos, além de regular, padronizar e ajudar no controle do processo de desenvolvimento de projetos, colaboram para que as pessoas aprendam nesses ambientes. As contribuições desta pesquisa podem servir para arquitetos, professores, professores-arquitetos e alunos. A principal delas traz à tona essas práticas, que muitas vezes são invisíveis e, em alguns casos, até subestimadas, mas que revelam como um iniciante se torna arquiteto cotidianamente nesses ambientes.
2022-12-06T15:41:19Z
Glaucinei Rodrigues Correa