Repositório RCAAP
Organização da consulta de Enfermagem no crescimento e desenvolvimento infantil na atenção primária em saúde
Este trabalho justifica-se por estudar e propor sistematização da consulta de Enfermagem na Saúde da Família, a partir da necessidade de organização do atendimento a crianças de 0 a 2 anos no município de Barroso/MG. Seus objetivos foram: identificar o processo de Enfermagem a ser desenvolvido durante consulta, sintetizar as principais ações preconizadas pelo Ministério da Saúde na assistência às crianças de 0 a 2 anos pelos profissionais da atenção primária e correlacionar as ações identificadas na literatura, propondo um roteiro para a consulta de Enfermagem no acompanhamento das crianças desta faixa etária. A metodologia desenvolvida constou de pesquisa bibliográfica narrativa. Foram utilizadas publicações cientificas disponíveis on-line, como Scielo, Google e identificadas às legislações e normatizações técnicas disponíveis nos sites governamentais. Os textos selecionados foram lidos e seu conteúdo correlacionado e interpretado no desenvolvimento deste estudo. Como resultado observa-se que o atendimento eficaz a criança, proporciona uma vida saudável e um bom desenvolvimento mental, social e fisiológico. Compete à equipe de saúde da família e ao enfermeiro garantir a cobertura vacinal, estimular e contribuir com o aumento do índice de amamentação, com o aleitamento exclusivo até o sexto mês, o controle das doenças diarréias e doenças respiratórias e contribuir com a garantia dos direitos civis e de segurança da criança. Para isso é fundamental um acompanhamento próximo e constante da equipe de saúde da família e da Enfermagem, mantendo um vínculo afetivo entre família/responsável e criança. Pretende-se remodelar a consulta de Enfermagem oferecida às crianças da área de abrangência, utilizando-se o roteiro elaborado, o método da SAE como ferramenta e as linhas de cuidado preconizadas pelo Ministério da Saúde como garantia de integralidade da atenção.
2022-12-06T15:42:04Z
Lilian Leticia Moura Malta
Espaço de módulos de triplas geodésicas complexas no espaço hiperbólico complexo de dimensão 3
Neste trabalho nós estudamos o espaço M de triplas ordenadas de geodésicas complexas distintas no espaço hiperbólico complexo de dimensão 3, a menos da ação do seu grupo de isometrias holomorfas. O objetivo principal é construir o espaço de módulos para M. Para resolver este problema a técnica utilizada neste trabalho é o uso de conjuntos polares de geodésicas complexas e matrizes de Gram associadas com esses conjuntos.
Efeito do jejum no período ativo sobre humor e comportamento alimentar de mulheres magras e obesas
Introdução: O jejum é uma prática histórica decorrente, principalmente, de diferentes razões ideológicas e religiosas, mas atualmente tem sido popularizado também como estratégia dietética para redução do peso corporal. Objetivo: Investigar o efeito do jejum sobre o humor, sensações subjetivas de saciedade, desejo por alimentos e consumo alimentar em indivíduos magros ou obesos. Métodos: Trata-se de ensaio clínico não randomizado estratificado por estado nutricional. A amostra foi composta por mulheres adultas (idade de 18 a 60 anos) e dividida em dois grupos, segundo o Índice de Massa Corporal (IMC): grupo magro (IMC > 18,5 kg/m² e < 24,99 kg/m²) e grupo obeso (IMC > 35 kg/m²). A avaliação inicial foi realizada no período da manhã, após 10h de jejum noturno. Foi aplicado questionário estruturado para obtenção de dados socioeconômicos, de saúde e relacionados ao consumo alimentar. A coleta de dados consistiu de avaliação antropométrica, composição corporal, gasto energético de repouso, pressão arterial, consumo alimentar e questionários para avaliação das sensações subjetivas de saciedade, desejo intenso por alimentos e humor. Em seguida, foi ofertado desjejum padronizado e o voluntário foi dispensado para realização das atividades de vida diárias permanecendo em jejum por 10 horas. Após esse intervalo de tempo o voluntário retornou para repetição dos procedimentos experimentais (antropometria, calorimetria, avaliação da composição corporal e aplicação dos questionários). As análises estatísticas foram efetuadas com o auxílio dos programas Statistical Package for the Social Sciences for Windows Student Version® (SPSS) versão 20.0 e GraphPad Prism versão 5.0, adotando-se nível de significância de 5%. Resultados: Cinquenta e quatro mulheres foram incluídas no estudo, sendo 29 no grupo magro e 25 no grupo obeso. As voluntárias do grupo magro apresentaram aumento nas pontuações em duas das cinco subescalas negativas da escala de humor: raiva e fadiga, enquanto o grupo obeso apresentou aumento em três subescalas negativas: raiva, depressão e fadiga. Em ambos os grupos houve redução da única subescala positiva (vigor). No entanto, não houve diferença entre as variações dos grupos para o humor. Em relação as sensações subjetivas de saciedade, em ambos os grupos houve aumento da fome, diminuição da saciedade e plenitude e aumento do consumo prospectivo. Entre os grupos, a fome foi a única variável diferente, com maior aumento no grupo obeso. Os resultados do questionário de desejo intenso por alimentos demonstraram aumento do desejo por alimentos apenas para o grupo obeso. O consumo calórico após o jejum realizado em período diurno foi maior do que o consumo alimentar habitual prévio ao jejum. Conclusão: O jejum diurno realizado concomitante as atividades de vida diárias pode alterar o humor e diferentes aspectos do comportamento alimentar. Portanto, intervenções dietéticas com jejum diurno devem ser aplicadas com cautela independente do estado nutricional, no entanto maior atenção deve ser dada a indivíduos com obesidade, uma vez que houve maior variação da fome após o jejum diurno
2022-12-06T15:42:04Z
Jenneffer Rayane Braga Tibaes
Desenvolvimento de treinadores brasileiros experts de judô e taekwondo
Vários são os fatores que podem influenciar o desenvolvimento do esporte, entre eles o processo de treinamento merece destaque por estar ligado diretamente à melhora do desempenho de atletas em competições. O treinador, por sua vez, é o principal responsável pelo planejamento e execução dos treinamentos. Os treinadores experts podem ser definidos como os treinadores que possuem o domínio do conhecimento sobre treinamento e aplicam este conhecimento para melhorar o desempenho dos atletas além de apresentarem características como 10 anos contínuos de experiência com treinamento, acumular resultados positivos em competições, possuírem convocações para seleção nacional e formarem atletas de alto rendimento. O estudo teve como objetivo verificar o desenvolvimento de treinadores experts de Judô e Taekwondo. Foram selecionados 21 treinadores brasileiros experts das modalidades do Judô e do Taekwondo que constituíram 5 grupos: Treinadores experts de Judô (n=7), Treinadoras experts de Judô (n=3), Treinadores experts de Taekwondo (n=9), Treinadora expert de Taekwondo (n=1) e Treinador expert de Taekwondo dos anos 90 (n=1). Após uma revisão da literatura sobre o desenvolvimento de treinadores experts foi elaborada uma entrevista semiestruturada abordando os principais fatores ligados ao desenvolvimento de treinadores. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo usando o método dedutivo. Foi elaborada uma matriz de análise dedutiva com categorias pré-definidas. Além dos resultados obtidos através da matriz dedutiva, novas categorias emergiram (método indutivo). Os resultados apresentaram várias categorias relacionadas ao desenvolvimento de treinadores experts, entre elas estão características pessoais, formas de aprendizagem formal, formas de aprendizagem informal e influência da família e de amigos. Além disso, pode-se observar diferenças entre o desenvolvimento de treinadores experts e de treinadoras experts de Judô e Taekwondo, assim como pode-se identificar diferenças entre desenvolvimento de treinador expert de Taekwondo dos anos 90 e o desenvolvimento de treinadores experts de Taekwondo na atualidade.
O Arco Magmático Brasiliano na conexão dos Orógenos Araçuaí e Ribeira, região de Muriaé-MG
O Batólito de Muriaé foi inicialmente correlacionado ao Complexo Quirino, o qual representa o embasamento de idade pa!eopraterozóica da Klippe Parafba do Sul, alojado no Terreno Ocidental do Orógeno Ribeira. Entretanto, análises geocronológicas de idade brasiliana conjuntamente com dados petrográficos e de campo sugerem que o batólito está relacionado a edificação de um arco magmático brasiliano. Portanto, o objetivo deste estudo é a caracterização geocronológica e geoquímica dos diferentes litotipos que compõem o batólito com a finalidade de propor um contexto tectônico favorável para a região. O Batólito de Muriaé consiste de ortognaisses de composição gabróica a granítica, submetidos à intensa deformação. Devido a grande variabilidade composicional, textural e deformacional, o batólito pode ser subdividido em três unidades litológicas distintas: gnaisse migmatítico, gnaisse porfirítico e gnaisse leucocrático. Os dados de campo e petrográficos revelam que o gnaisse porfirítico e o gnaisse leucocrático não foram afetados pela intensa anatexia que ocorre no gnaisse migmatítico. As análises geocronológicas realizadas no gnaisse migmatítico apontam para idades de cristalização magmática em torno de 620 e 592 Ma, sendo esta idade mais nova relacionada ao evento de anatexia. A idade obtida para o gnisse porfirítico, em 593±4 Ma, sugere que esta mtrusao deu-se tardiamente ou imediatamente após o evento de anatexia. As análises geoquímicas indicm a presença de pelo menos duas suítes magmáticas distintas no gnaisse migmatítico, precursor do batólito. Ambas são derivadas de magmatismo cálcio-alcalino de arco em margem continental, mas possuem características diferentes: Uma suíte de alto-K a shoshonítica, fortemente metaluminosa e, outra suíte de médio a alto-K, pobremente metaluminosa. Os gnaisses porfirítico e leucocrático são caracterizados por suítes de alto-K a shoshonítica de caráter fracamente metaluminoso a peraluminoso, relacionados a arco magmático maduro. As informações obtidas nesta dissertação são pertinentes para confirmar a hipótese de que o Batólito de Muriaé represente a continuação meridional do Arco Magmático do Orógeno Araçuaí. Desta maneira, a região aqui abordada não pode ser correlacionada a compartimentação tectônica proposta para o Orógeno Ribeira em sua porção setentrional.
2022-12-06T15:42:04Z
Celia Martins de Souza Figueiredo
Características do trabalho docente e gênero: um estudo sobre os professores da Educação Básica do Brasil (2007-2014)
Os professores da Educação Básica vivenciam nas últimas décadas as transformações ocorridas no setor educacional brasileiro. Tais mudanças trouxeram consequências ao processo de trabalho, assim como reflexos na saúde desses trabalhadores. Historicamente, as mulheres trabalham em condições mais precárias e vivenciam piores condições de inserção no mercado de trabalho em relação aos homens, inclusive na carreira docente. Estudos analisam de forma limitada as características dos professores da Educação Básica, em especial no que se refere às concepções de gênero. Os objetivos deste estudo foram: 1) Estudar as características demográficas e ocupacionais dos professores da Educação Básica do Brasil; 2) Analisar possíveis recortes de gênero na conformação da categoria. Tratou-se de um estudo quantitativo das características dos professores da Educação Básica realizado entre os anos de 2007 a 2014. Foram coletados dados sobre as características demográficas e ocupacionais por meio dos microdados do Censo Escolar da Atenção Básica, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Verificou-se a predominância das professoras atuando na Educação Básica, como já evidenciado em outros estudos, o que reforça a feminização do trabalho docente. Observou-se, no período analisado, o aumento dos professores de idades mais avençadas para ambos os sexos. Os professores homens concentraram-se nas etapas de ensino mais avançadas e as mulheres nas iniciais. Os homens lecionavam em maior número de estabelecimentos escolares e turmas. As mulheres concentraram-se lecionando em turmas menos numerosas e os homens em turmas mais numerosas. Sobre os vínculos empregatícios, observou-se tendência de aumento, para ambos os sexos, dos que atuavam na rede privada e diminuição dos vinculados à rede pública. O vínculo estável foi o mais frequente, no entanto, houve aumento de professores, de ambos os sexos, com contrato temporário. Finalmente, aumentou o número de professoras terceirizadas e celetistas. Apesar de a literatura ressaltar que as mulheres vivenciam piores condições de trabalho, no presente estudo foi possível constatar grande atuação dos homens em mais de um estabelecimento escolar, em maior número de turmas e com múltiplos vínculos de emprego. É importante uma melhor exploração da temática para aprofundar o conhecimento em relação às tendências verificadas. As informações produzidas a partir do presente estudo podem embasar o planejamento de políticas públicas voltadas às condições de trabalho e satisfação da população estudada
Produção de mamoneira adubada com lodo de esgoto estabilizado por diferentes processos
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Organização do arquivo do Departamento de Produtos Farmacéuticos
O Projeto objetiva a organização dos documentos do Departamento de Produtos Farmacêuticos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais, de modo que o arquivo deste Departamento possa se adequar aos padrões requeridos pelo Conselho Nacional de Arquivos CONARQ, e atender a legislação vigente. O Departamento, contando com uma gestão documental adequada, poderá: garantir a preservação e o acesso aos documentos, assegurar a recuperação das informações de forma ágil e eficaz; garantir agilidade no processo decisório; controlar o crescimento da produção documental;racionalizar rotinas e procedimentos, padronizar metodologias de trabalho e reduzir ao essencial a massa documental, diminuindo os custos com a armazenagem. O Projeto foi elaborado com consulta ao site do CONARQ e aos materiais fornecidos durante a disciplinaoptativa, do Curso de Especialização - Gestão das Instituições Federais de Ensino Superior, Gestão Tecnológica e da Ciência da Informação, que abordava arquivo e informação, dos quais obtive conhecimento dos principais conceitos da arquivologia, servindo de base para aproposta de adaptação do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade. Esses instrumentos são fundamentais para a gestão documental e organização do arquivo. Os documentos que estão sendo organizados dentro dos padrões propostos já apresentam grandemelhoria para o setor como a agilidade na recuperação da informação.
2022-12-06T15:42:04Z
Suzana Nonato de Carvalho
Avaliação do perfil microbiológico de carcaças de frango de corte após aspensão de ácido lático durante o processo de abate.
Com o objetivo de caracterizar microbiologicamente carcaças de frango de corte após a aspersão de ácido lático a 5% e 7% e avaliar o seu efeito na redução da carga microbiológica autóctone, patogênica e deteriorante, foram analisadas 90 carcaças de frango, coletadas logo após o processo de abate e armazenadas sob refrigeração por sete dias. Foram isoladas também 1016 colônias bacterianas para caracterização da microbiota presente nas carcaças por identificação proteômica pela técnica de Espectrometria de Massas por Ionização e Dessorção a Laser Assistida por Matriz: Tempo de Voo (MALDI -TOF). Não foram observadas reduções nas contagens de coliformes 35ºC e 45ºC, Staphylococcus spp. e micro-organismos psicrotróficos em nenhum dos tratamentos avaliados. Do total de carcaças analisadas, 45,6% foram positivas para coliformes 45ºC e apenas uma carcaça foi positiva para Staphylococcus aureus. Da mesma forma, não foram observadas reduções na incidência de Listeria monocytogenes e Salmonella spp. em nenhum dos tratamentos, sendo encontrado uma frequência de, respectivamente, 15,5% e 18,9% para estes patógenos. A caracterização microbiológica demonstrou a presença de 29 gêneros bacterianos, incluindo espécies patogênicas como Salmonella spp., Listeria monocytogenes, Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Aeromonas hydrophila, A. sobria, A. veronii, Proteus mirabilis, Pseudomonas aeruginosa, P. fluorescens e Shewanella putrefaciens. Foi concluído que a aspersão de ácido lático não resultou na melhoria da qualidade microbiológica das carcaças de frango e a presença de micro-organismos patogênicos pode representar risco a saúde dos consumidores
2022-12-06T15:42:04Z
Viviana Patricia Fraga dos Santos
Grandes empresas e startups científicas: desafios e interseções na interação para integração tecnológica
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
2022-12-06T15:42:04Z
Raquel Valadares Coelho Batista
The house, the world, and the theatre: self-fashioning and authorial spaces in the prefaces of Hawthorne, Dickens, and James
Esta tese examina processos de auto-modelamento em prefácios e introduções de Nathaniel Hawthorne, Charles Dickens e Henry James. O argumento geral é o de que a identidade autoral nesses textos é construída por meio de metáforas espaciais e figuras autorais de ressonância ideológica e cultural. As leituras propostas ligam essas metáforas espaciais e figuras autorais - organizadas de acordo com os grupos'casa', 'mundo' e 'teatro' -ao contexto histórico específico e às ideologias em circulação no século XIX. As principais perspectivas teóricas que apóiam essas leituras são a crítica dos gêneros literários, o novo historicismo greenblattiano, e a história literária. O conceito de auto-modelamento de Greenblatt, em particular, constitui um importante dispositivo de análise que viabiliza a percepção da autoria como uma categoria que confunde as fronteiras entre vida social e 'performance', (ou entre os modos 'autoral' e 'performativo'). Os autores estudados aparecem, sob essa luz, como sujeitos biográficos e partícipes de um 'teatro de imagens'; e os prefácios que 'abrigam' esse autores ganham interesse renovado por sua relevância histórica e qualidade imaginativa.
Além da prescrição: a má adesão ao tratamento medicamentoso da Hipertensão Arterial Sistêmica
Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa, realizada por meio de seleção de estudos científicos, a partir de consulta às bases de dados Bireme, Lilacs, Medline, PubMed e Scielo, com o objetivo de analisar suas contribuições sobre a má adesão ao tratamento medicamentoso da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). A HAS é um dos problemas de saúde pública mais importantes no nosso meio, cujas complicações são responsáveis por um grande impacto social. Muitas são as razões que podem influenciar a adesão ao tratamento medicamentoso da HAS, incluindo fatores relacionados ao paciente, à doença, ao tratamento, à acessibilidade ao serviço de saúde e ao relacionamento com a equipe de saúde e com seu cuidador. Vários textos sobre o autocuidado, foco da Teoria do Déficit do Autocuidado de Orem e sobre as intervenções adotadas para melhorar a adesão ao tratamento medicamentoso da HAS foram revisados. Concluiu-se que a boa relação médicopaciente deve ser a base de sustentação para o sucesso do tratamento anti-hipertensivo e a participação de diversos profissionais da área de saúde, com abordagem multidisciplinar ao hipertenso, é imprescindível e promove maior adesão ao tratamento e, consequentemente, maior controle da doença. Este trabalho serve como mais uma ferramenta para fomentar e auxiliar a elaboração de estratégias e planos de ação em prol da melhor abordagem e adesão ao tratamento da HAS.
2022-12-06T15:42:04Z
Gustavo Nogueira Cardoso
Desenvolvimento e caracterização eletroquímica de pilha a combustível de óxido sólido
Atualmente há uma demanda cada vez maior de energia. Neste contexto, várias pesquisas são realizadas visando a busca de novas formas de geração eficiente de energia. As pilhas a combustível de óxido sólido se fazem presentes como um forte candidato uma vez que são um dispositivo com elevada capacidade de produção de energia elétrica e uma fonte estável de potência. Neste dispositivo a energia química contida em um combustível é convertida diretamente em energia elétrica e calor. Para que esta tecnologia seja cada vez mais difundida são necessários investimentos e pesquisas nas áreas de otimização e desenvolvimentos de novos materiais componentes para operação em temperaturas cada vez mais baixas, reduzindo os custos de produção e aumentando a vida útil do dispositivo. Também são necessários investimentos relacionados à produção, transporte e estocagem do hidrogênio ou combustível a ser utilizado. Neste trabalho foram realizadas modificações no catodo, anodo e eletrólito da célula com o objetivo de otimizar seu desempenho. No catodo foram avaliadas questões como a influência da composição do pó de LSCF nas propriedades eletroquímicas das camadas funcional e coletora. O pó de LSCF com composição La0,54Sr0,44Co0,2Fe0,8O3-[delta] apresentou melhor desempenho para a utilização na camada funcional, fornecendo microestrutura mais homogênea e aderente ao eletrólito. Com composição La0,6Sr0,4Co0,8Fe0,2O3-[delta] o catodo de LSCF apresentou melhor desempenho para uso na camada coletora. Também foi avaliada a utilização de negro de fumo e amido de arroz como formadores de poros na camada coletora do catodo, obtendo-se o amido de arroz como formador de poros mais adequado à camada coletora do catodo, uma vez que a porosidade desta camada ficou mais homogênea. No eletrólito foi proposta a utilização de duas camadas, uma de (ZrO2)0,92(Y2O3)0,08 - ZEI e outra de Gd0,2CeO0,83 - CGO e foi trabalhada a deposição destes eletrólitos por serigrafia e a densificação da camada de CGO a partir da dopagem com 2% de Zinco. No anodo, trabalhou-se com duas composições, um cermet NiO-ZEI e o outro NiO-CGO. O anodo de NiO-ZEI foi utilizado como suporte para as células produzidas e foi avaliada a sua eficiência para a reação de reforma de etanol. A impregnação deste anodo com prata, molibdênio e nióbio também foi realizada e seus efeitos no processo de reforma de etanol foram avaliados. A segunda composição do anodo, foi inicialmente testada buscando, além de uma nova opção de material, uma maior eficiência deste material em relação à primeira composição estudada.
2022-12-06T15:42:04Z
Antonio de Padua Lima Fernandes
O conceito bachelardiano de deformação e a compatibilidade lógica entre a psicanálise e a ciência
Abordamos a epistemologia histórica de Gaston Bachelard para demonstrar que a psicanálise mantém uma relação de compatibilidade lógica com a ciência. Esta epistemologia afirma que a atividade científica moderna traz como efeito fundamental uma disjunção entre os campos de problema (científico e ético). A psicanálise foi fundada somente após esta operação de disjunção; a clínica psicanalítica inventada por Freud não propõe um procedimento científico para o sujeito. O problema de uma orientação para o sujeito aparece somente com a matematização da física, a qual acaba por abolir o mundo das qualidades naturais em função de um mundo da precisão. Por isso trata-se de uma compatibilidade lógica, uma vez que a prática psicanalítica não se insere no campo científico, mas sim no campo ético. Tratando-se, então, de problemas distintos, de que maneira a psicanálise é compatível com a ciência? Elas adotam o mesmo princípio para tratar de um problema: a deformação dos conceitos com os quais lidam. Segundo Bachelard, somente em função de um trabalho de deformação é que as primeiras noções e hipóteses tornam-se conceitos. E apenas conceitos produzidos segundo este trabalho é que serão considerados compatíveis com a lógica proposta pela atividade científica moderna. Portanto, é a partir do conceito de deformação que abordaremos o período inicial da obra de Freud anos de fundação da psicanálise procurando demonstrar como os conceitos de inconsciente e sexualidade infantil só surgem em função de um trabalho de deformação.
O uso de atividade investigativa como estratégia de ensino dos conteúdos recomendados no CBC - Química
Este trabalho apresenta algumas atividades consideradas pela autora como sendo de caráter investigativo e discute a potencialidade destas atividades no ensino de algumas habilidades dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC) adotados em Minas Gerais. O CBC é apresentado pelo governo estadual como um currículo mínimo que deve ser seguido por todas as escolas públicas estaduais de Minas Gerais no primeiro ano do ensino médio. Este trabalho apresenta seis atividades investigativas que consideramos viáveis de serem aplicadas em escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais e que podem auxiliar o professor no desenvolvimento de algumas habilidades propostas no CBC. O trabalho está dividido basicamente em três partes. A primeira caracteriza o referencial teórico, no qual são discutidas questões como a formulação e propósitos do CBC de Química e o ensino de Ciências por investigação. Na segunda parte são apresentadas as atividades elaboradas para uso em sala de aula. Finalmente, apresentamos algumas considerações sobre a aplicabilidade de tais atividades em consonância com os propósitos do CBC de Química.
2022-12-06T15:42:04Z
Isabel Cristina Alves Estevão
A floresta inteligente : um ensaio à luz das palavras do xamã Davi Kopenawa
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Dengue e dengue hemorrágico em Belo Horizonte, 1996 - 2001
A prevenção e controle da dengue e da dengue hemorrágica, atualmente a arbovirose de maior impacto em termos de morbimortalidade na população, dependem fundamentalmente da redução da população do vetor da doença no domicílio e peridomicílio, principais locais nos quais ocorre a transmissão da doença. Para analisar a ocorrência da dengue em Belo Horizonte e sua relaçãocom os índices de infestação do Aedes aegypti nos imóveis da cidade entre os anos de 1996-2001, foram analisados os índices de infestação predial - IP (proporção de imóveis prediais positivos para larvas do vetor) agrupados de acordo com a sua distribuição em quartis para cada uma das áreas de abrangência das unidades básicas de saúde do município e as respectivas taxas de incidência médias mensais da doença referentes ao mês subsequente à pesquisa vetorial. Verificou-se que Belo Horizonte registrou os primeiros casos da doença em 1996-1997, com circulação do sorotipo DEN-1 e uma infestação vetorial de 7% no primeiro semestre de 1996 e 5% em outubro de 1997. No primeiro semestre de 1998, ocorreu uma epidemia de grande magnitude, com mais de 86 mil casos registrados (taxa de incidência anual de 4.085 casos por 100 mil habitantes) e a cocirculação dos sorotipos DEN-1 e DEN-2, com 34 casos de dengue hemorrágico e três óbitos registrados. Após um período de baixa circulação viral em 1999 e 2000, foram confirmados mais de 4.000 casos em 2001 e dez casos de dengue hemorrágica. No período analisado, foram realizadas 17 pesquisas vetoriais no município, com valores entre 7,8% (primeiro semestre de 1997) a 0,3% (outubro de 2000). As áreas de abrangência com IP entre0,46 e 1,32% (2.º quartil) apresentaram, em relação às áreas com IP menor ou igual a 0,45% (1.º quartil), taxas de incidência mensal média da doença duas vezes maiores. Para as áreas com IP entre 1,33 e 2,76% (3.º quartil) e IP maior ou igual a 2,77%, as taxas de incidência foram, respectivamente, 5 e 7 vezes maiores em relação às áreas com IP menor ou igual a 0,45% É importante destacar que, mesmo com IP próximos a zero, ocorreu transmissão viral no município, indicando as limitações deste método de pesquisa vetorial para predição de epidemias de dengue. Discute-se a importância do monitoramento viral e da vigilância entomológica, estratégias fundamentais para orientar as ações de controle da doença, minimizando os impactos sociais quea dengue acarreta na população.
2022-12-06T15:42:04Z
Paulo Roberto Lopes Correa
A construção (re)construção do trabalho pedagógico de uma escola fundamental: um estudo de caso
A temática fracasso escolar se faz presente na realidade educacional brasileira há várias décadas, mas somente a partir dos anos setenta, os estudos e pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem tornaram-se mais recorrentes, sobretudo nas escolas públicas de ensino fundamental. A partir de então, se ampliam as explicações, a natureza das ideias nesse campo temático, e são constituídas diferentes abordagens teórico-metodológicas sobre o assunto.(PATTO, 1991:9) Nesses estudos, as análises organicistas, a teoria do déficit sóciocultural e a origem familiar do aluno, eram frequentemente utilizados para fundamentar as explicações e as certezas mais cientificas sobre o fracasso escolar e sobre os problemas dele advindo para as crianças das camadas populares na escola. A perspectiva defendida nesse estudo é a de tentar olhar para o professor como alguém que participa ativamente na construção histórica de trajetória de uma escola e do trabalho docente no seu interior. Caberia portanto indagar, quem é esse profesor, o que pensa sobre o seu trabalho, como a sua história profissional é construída na escola, quais os embates presentes nessa teajetória, e como a constituição coletiva de outras formas de trabalho promove também a formação do professor, agora em serviço.esse professor despontaria assim, como um profissional que analisa e reflete sobre o seu próprio trabalho e sobre o seu trabalho, como a sua história profisssional é construída na escola, quais os embates presentes nessa trajetória, e como a constituição coletiva de outras formas de trabalho promove também a formação do professor, agora em serviço.esse professor despontaria assim, como um profissional que analisa e reflete sobre o seu próprio trabalho e sobre o trabalho coletivo da escola e na escola.
2022-12-06T15:42:04Z
Renata Nunes Vasconcelos
Dinâmica da estratificação social no setor público brasileiro: meritocracia ou reprodução social?
A análise do processo de estratificação social no setor público brasileiro é tarefa primordial, face ao conflito de elementos meritocráticos, próprios do setor, com os não-meritocráticos,inerentes ao contexto sócio-histórico do país. Com vistas a preencher tal lacuna, este artigo analisa, com base em dados secundários (PNAD/IBGE 1973, 1982, 1988 e 1996), a dinâmica da estratificação social no setor público nacional. Para tanto, foram testados dois modelos de regressão logística multinomial e dois modelos de análise de trajetória, para cada ano, totalizando dezesseis modelos. São as variáveis dependentes dos modelos, nesta ordem, (i) probabilidade de ingressar no setor público, privado formal e outros; (ii) uma vez estando no setor público, a probabilidade de ocupar cargos gerenciais, profissionais e outros; (iii) índice socioeconômico da ocupação do indivíduo, nos setores público e privado. Nestes testes, buscou-se identificar: i) os efeitos das variáveis meritocráticas e não meritocráticas na estratificação social no setor público brasileiro, ii) se a exigência de concurso público altera essa dinâmica, e iii) se o acesso a determinados grupos ocupacionais (gerencial e profissional), neste setor, apresenta especificidades. Os resultados do estudo indicam que a promessa meritocrática do setor é falaciosa, uma vez que o efeito da origem do indivíduo persiste. Observou-se ainda que o mecanismo do concurso público não fortalece a meritocracia e que a reprodução social, identificada eminentemente via educação, é mais forte ainda no acesso ao setor público, em cargos profissionais, no grupo dos estatutários.
Estudo sobre o uso das atuais tecnologias pelos sujeitos da EJA no trabalho e na formação escolar
Esta pesquisa consistiu em investigar o uso que os sujeitos da EJA fazem das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no trabalho e na formação escolar. O foco deste estudo direcionou-se para a EJA no nível do Ensino Médio, sendo os sujeitos desta pesquisa educandos cursando o terceiro módulo (terceiro ano de escolaridade) do ensino médio na EJAem uma escola da Rede Estadual de Ensino na cidade de Divinópolis - MG. Foi utilizado como método de pesquisa o Estudo de Caso, baseado em Yin (2015) o Estudo de Caso é utilizado tanto para estudos de fenômenos individuais, grupais organizacionais, sociais, políticos e relacionados. Devido ao seu alcance como método de pesquisa, o Estudo de Caso se fez apropriado para o estudo que desenvolvemos. Para coleta de dados utilizamos três instrumentos: a observação em loco que consiste na observação do grupo pesquisado, tanto em sala de aula quanto nos demais espaços da escola frequentado pelos educandos, com anotações no caderno de campo, com o intuito de captar elementos individuais e/ou coletivos que revelam o perfil da turma pesquisada. Os questionários aplicados a cada integrante do grupo que totalizou 36, com perguntas direcionadas ao uso das TDICs no trabalho e na formação escolar, assim como outras perguntas voltadas para a caracterização do perfil da turma. Utilizamos também de entrevistas semiestruturadas com um roteiro básico, no qual foram entrevistados 6 educandos com o tempo médio de uma hora para cada entrevista, sendo realizada uma entrevista por dia para conferir mais eficácia para esse procedimento. Para análise e transcrição dos dados coletados foram utilizados análise de conteúdo que consiste na separação e categorização dos conteúdos coletados de acordos com os objetivos propostos na pesquisa e análise hermenêutica ou interpretativa que busca captar os elementos simbólicos da linguagem como um gesto, uma pausa, a tonalidade de voz entre outros presentes na linguagem. Quanto aos resultados alcançados com essa pesquisa, destaca-se o fenômeno da juvenilização que consiste a um número cada vez maior de jovens que buscam na EJA a sua escolarização, para uma modalidade de ensino que se caracterizava por um público adulto, passa a se constituir de um público caracteristicamente jovem. Na turma pesquisada, cerca de 65% dos educando se constituem de jovens entre 18 a 24 anos, tal situação muda completamente o perfil da EJA, exigindo assim, novas metodologias que respondam a essa demanda. O fenômeno da juvenilização da EJA no Ensino Médio como verificado, está estritamente relacionado ao trabalho, os jovens estão se inserindo cada vez mais precocemente no mercado de trabalho e buscam na EJA a oportunidade de conciliar trabalho e estudos e também a possibilidade de concluírem os estudos em um período mais curto. Quanto ao uso das TDICs pelos sujeitos da EJA no dia-a-dia, o celular se desponta como o suporte mais utilizado tanto pela sua versatilidade quanto pelas suas multifunções. Cabe ressaltar que a escola proíbe o uso da celular em sala de aula, situação essa que abordamos na nossa pesquisa e que nos abre para uma discussão sobre o sobre o uso pedagógico das TDICs.
2022-12-06T15:42:04Z
Kleuver Luís Alves Mota