Repositório RCAAP

Avaliação educacional: a que se propõe e a que se faz

O Presente trabalho é uma análise feita tendo como base o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Timóteo-MG, sobre a ação educativa da avaliação. Seu objetivo é analisar o processo de avaliação que é proposto no PPP da escola, e o que realmente é implementado, dando ênfase à prática da avaliação na escola. Considerando que são diversos os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e, portanto, no processo avaliativo, o texto aborda o tema a partir das perspectivas de professores, alunos e pais; debatendo a forma como esses sujeitos se relacionam com a avaliação realizada no ambiente escolar e como, a partir do que propõe o PPP, essa relação pode ser modificada de maneira a contribuir com a melhoria da qualidade da educação ofertada. Será abordada também a avaliação institucional da escola, através dos feedbacks do gestor sobre as avaliações internas e externas. Por fim, conclui-se que professores, alunos, pais e o gestor escolar têm papéis e perspectivas que se integram, e que o PPP pode representar um guia no sentido de oferecer subsídios ao gestor, professores, alunos e famílias, mostrando o perfil da escola, quais os objetivos pretendidos e os caminhos a serem trilhados para alcançá-los.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Andréia Cristina de Oliveira Pires

Mecanismos neuroprotetores do exercício físico envolvendo a liberação de Glutamato e a apoteose celular

A atividade física e seus efeitos positivos sobre a saúde e a reabilitação têm sido estudados nos últimos anos, na busca pelos mecanismos protetores fisiológicos e moleculares, advindos de protocolos controlados e padronizados de exercício físico. Estudos a respeito dos efeitos protetores do exercício físico sobre doenças com alta incidência no sistema nervoso central estão demonstrados. Porém, os mecanismos moleculares adjacentes a estes efeitos ainda apresentam-se contraditórios e pouco explorados. Tendo em vista o grande crescimento de estudos na área, que utilizam principalmente modelos animais controlados e padronizados de exercício físico, teve-se por objetivo analisar os mecanismos neuroprotetores do exercício físico regular, envolvendo a liberação de glutamato e a apoptose celular, após privação de oxigênio e glicose (isquemia in vitro), em fatias cerebrais de ratos. Os animais foram divididos em dois grupos: exercício e sedentário. O grupo exercício foi submetido à natação, durante oito semanas, enquanto o grupo sedentário foi exposto às mesmas condições experimentais, mas sem realizar o programa de natação. No decorrer e no final do período de exercício, foram avaliados tanto as características adaptativas ao esforço, como o estado emocional/estresse e aprendizado/memória dos animais. Ao final das avaliações das características adaptativas fisiológicas, fatias cerebrais destes animais foram submetidas a um protocolo de privação de oxigênio e glicose, para análise do glutamato liberado, a expressão de proteínas apoptóticas como caspase-3, -8, -9 e apoptosis-inducing factor além da análise da viabilidade celular. De acordo com os nossos resultados os animais apresentaram uma resposta adaptativa significativa e benéfica ao protocolo proposto. Após o insulto isquêmico a liberação de glutamato e a expressão de proteínas apoptóticas apresentaram-se significativamente menores para o grupo exercício, comparado ao grupo sedentário, além de uma viabilidade celular significativamente mais alta para o primeiro grupo. Em resumo, nossos resultados corroboram com a literatura a respeito dos efeitos benéficos e protetores do exercício físico, apontando possíveis vias intrínsecas a estruturas cerebrais que adaptativamente podem ser moduladas, garantindo neuroproteção a insultos isquêmicos cerebrais.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Flavio Afonso Goncalves Mourao

Um modelo temporal-relacional para classificação de documentos

Classificação Automática de Documentos (CAD) representa um dos mais relevantes problemas de pesquisa em Recuperação de Informação. Apesar do grande número de técnicas existentes e da importância de características da linguagem humana, poucas levam em consideração tais características. Dessa forma, neste trabalho propomos uma representação para documentos, através de uma rede de termos, baseada em conceitos lingüísticos de relacionamentos entre termos. Usando essa representação, apresentamos um algoritmo relacional para CAD. Avaliações experimentais desse algoritmo mostram resultados comparáveis ao SVM em quatro bases reais. Uma análise detalhada também mostrou que considerar a evolução temporal da linguagem pode aperfeiçoar nosso algoritmo. Simples versões temporais do algoritmo proposto foram capazes de melhorar o desempenho do nosso classificador. Além disso, sua simplicidade e eficiência de execução são características que tornam nosso algoritmo uma interessante alternativa ao SVM.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Fernando Henrique de Jesus Mourao

Comportamento de risco para bulimia nervosa, hábitos alimentares e de higiene bucal como fatores associados ao desgaste dentário erosivo e cárie dentária em adolescentes

Os distúrbios alimentares possuem uma etiologia multifatorial, composta de predisposições socioculturais, genéticas e vulnerabilidades biológicas e psicológicas. Entre os fatores predisponentes, destacam-se os padrões de interação presentes no ambiente familiar e o contexto sociocultural, caracterizado pela extrema valorização do corpo. A presença de algumas condições bucais, como o desgaste dentário erosivo e a cárie dentária, pode estar relacionada à ocorrência de distúrbios alimentares, como a bulimia nervosa (BN). Pesquisas sobre fatores de risco favorecem a análise oportuna de possíveis sinais e sintomas e, consequentemente, o estabelecimento de condutas preventivas. Este trabalho objetivou comparar a ocorrência do desgaste dentário erosivo e da cárie dentária em adolescentes com e sem comportamento de risco para BN, e investigar a influência de hábitos alimentares e de higiene bucal na ocorrência de desgaste dentário erosivo e da cárie dentária. Aprovação ética e termos de consentimento foram obtidos. A amostra foi composta por 225 escolares do sexo feminino, na faixa etária de 15 a 18 anos, oriundas de escolas das redes pública e particular de ensino de Belo Horizonte, no sudeste do Brasil. O comportamento de risco para BN foi avaliado segundo as subescalas de sintomas e gravidade dos sintomas da versão brasileira do Teste de Investigação Bulímica de Edinburgh (BITE) sendo categorizado em: hábito alimentar normal, comportamento de risco clinicamente significante e grave comportamento de risco. Os hábitos alimentares e de higiene bucal foram avaliados através de questionários autoaplicáveis. O desgaste dentário erosivo e a cárie dentária foram avaliados através dos índices de OSullivan e ICDAS II, respectivamente, por uma examinadora previamente calibrada (Kappa intra-examinador: 0,90 e 0,81; Kappa inter-examinadores: 0,88 e 0,83, referentes à erosão e à cárie dentária). Os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial, através do software SPSS 18.0 (p<0,05). Através do modelo de regressão logística constatou-se que o grave comportamento de risco para a BN foi associado com o desgaste dentário erosivo (OR = 8,31; IC 95% = 3,91-16,91), e com adolescentes provenientes de escolas privadas (OR = 3,11 IC 95% = 1,44-6,45), mas não com a cárie dentária (OR = 1,13, IC 95% = 0,72-1,73). O comportamento de risco clinicamente significante para bulimia não foi associado às condições bucais avaliadas (p>0,05). Com relação aos hábitos alimentares, o desgaste dentário erosivo foi associado ao consumo diário de frutas cítricas (p<0,009) e refrigerantes com açúcar (p<0,046), enquanto a cárie dentária foi associada ao consumo diário de biscoitos recheados (p<0,049). O hábito de escovar os dentes imediatamente após as refeições foi estatisticamente associado à ocorrência de desgaste dentário erosivo no grupo com grave comportamento de risco para BN (p=0,047). O comportamento de risco para BN, caracterizado como clinicamente significante, não foi associado com implicações dentárias, mas o grave comportamento de risco para BN foi associado com a ocorrência de desgaste dentário erosivo. Hábitos alimentares e de higiene bucal foram associados à presença de desgaste dentário erosivo e cárie dentária.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Ana Paula Brazileiro Vilar Hermont

Uma heterotopia da história : espaço e tempo em As palavras e as coisas de Michel Foucault

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

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2022-12-06T15:42:04Z

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Débora Bráulio Santos

Desigualdades raciais e de gênero na mortalidade geral no ELSA-Brasil: uma abordagem interseccional

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

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2022-12-06T15:42:04Z

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Fernanda Esthefane Garrides Oliveira

A prática de atividades físicas na promoção da saúde física e mental dos idosos do município de Moeda/MG: uma proposta de intervenção

O presente estudo teve como objetivo desenvolver uma proposta de intervenção direcionada para a população idosa da área de abrangência da equipe de saúde da família Porto Alegre, do município de Moeda/MG. Na metodologia, realizou-se revisão da literatura, utilizando-se do banco de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e apresentou-se uma proposta de intervenção com enfoque na promoção da saúde física e mental dos idosos. A partir da revisão de literatura, confirmaram-se os benefícios, físicos psicológicos e sociais, advindos da prática regular de atividades físicas pelos indivíduos com mais de 60 anos. A proposta de intervenção teve como eixo principal a prática de atividades físicas, em grupo, pelos idosos, supervisionada por profissionais da equipe de saúde da família. Foram elaborados instrumentos para cadastro, acompanhamento e avaliação dos participantes. Pretende-se oferecer aos idosos uma oportunidade de se adotar um estilo de vida mais ativo, com vistas à promoção da saúde, redução do risco de desenvolvimento de doenças e melhora da qualidade de vida. Considera-se, portanto, a necessidade de implementação de programas e estratégias que estimulem a adoção de um estilo de vida ativo e a formação de uma rede social de apoio e convivência, tendo os profissionais de saúde como facilitadores para a conquista de um envelhecimento saudável.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Daniele Guimaraes Dias

Ocular vestibular evoked myogenic potential (VEMP) reveals mesencephalic HTLV-1- associated neurological disease

Purpose Vestibular Myogenic Evoked Potential (VEMP) evaluates vestibulo-ocular and vestibulo-collic reflexes involved in the function of the otolithic organs and their afferent pathways. We compared the results of cervical and ocular VEMP in HTLV-1 associated myelopathy (HAM) and HTLV-1-asymptomatic infection. Participants and methods This cross-sectional study included 52 HTLV-1-infected individuals (26 HAM and 26 asymptomatic carriers) and 26 seronegative controls. The groups were similar regarding age and gender. Participants underwent simultaneous ocular and cervical VEMP. The stimulus to generate VEMP was a low-frequency tone burst sound tone burst, with an intensity of 120 decibels normalized hearing level, bandpass filter from 10 to 1,500 Hertz (Hz), with 100 stimuli at 500 Hz and 50 milliseconds recording time. The latencies of the electrophysiological waves P13 and N23 for cervical VEMP and N10 and P15 waves for ocular VEMP were compared among the groups. The absence or delay of the electrophysiological waves were considered abnormal results. Results Ocular VEMP was similar among the groups for N10 (p = 0.375) and different for P15 (p≤0.001). Cervical VEMP was different for P13 (p = 0.001) and N23 (p = 0.003). About ocular VEMP, in the HTLV-1-asymptomatic group, normal waves were found in 23(88.5%) individuals; in HAM group, normal waves were found in 7(26.9%). About cervical VEMP, 18(69.2%) asymptomatic carriers presented normal waves and only 3(11.5%) patients with HAM presented normal waves. Abnormalities in both VEMPs were found in 1(3.8%) asymptomatic carrier and in 16(61.5%) patients with HAM. Conclusion Neurological impairment in HAM was not restricted to the spinal cord. The mesencephalic connections, tested by ocular VEMP, have been also altered. Damage of the oculomotor system, responsible for eye stabilization during head and body movements, may explain why dizziness is such a frequent complaint in HAM.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Tatiana Rochasilva Ludimila Labanca Júlia Fonseca de Morais Caporali Luciana Macedo de Resende Denise Utsch Gonçalves Marco Aurélio Rocha Santos Rafael Teixeira Scoralick Dias

Gestão por competências em estudos organizacionais: uma análise bibliométrica

O objetivo deste trabalho consiste em apresentar a conjuntura dos estudos organizacionais que versam sobre a gestão por competências, retratando o estado da arte a partir dos artigos publicados em periódicos científicos nacionais da área de administração, no período 2000/2017. Foi realizada pesquisa bibliométrica em 32 periódicos, que após filtragem resultou na seleção de 62 artigos analisados em 12 dimensões. Os dados foram processados por meio de estatística descritiva e análise de redes. Os resultados permitiram o mapeamento do perfil e classificação metodológica dos estudos, a identificação da centralidade do poder da rede de pesquisadores e a distribuição geográfica das principais instituições e periódicos envolvidos com o tema. A revisão permitiu o delineamento de agenda de pesquisa atenta para a dispersão dos estudos, de forma a reduzir lacunas e incitar o desenvolvimento de novos estudos. Ademais, percebe-se a necessidade de desenvolvimento de olhares multidisciplinares sobre a gestão por competências.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Cledinaldo Aparecido Dias Gisela Demo Pablo Peron de Paula Ana Carolina Resende Costa

Trilhos arrancados: história da estrada de ferro Bahia e Minas (1878-1966)

Este trabalho dedica-se ao entendimento da relação entre o Estado e a ferrovia no período de 84 anos de existência da EFBM. Estrada de Ferro que ligou o extremo sula da Bahia e o nordeste de Minas Gerais entre 1882 a 1966. A partir do estudo da ocupação do nordeste mineiro, da análise das políticas de desenvolvimento nacionais e locais que atravessaram o período acima, pretendemos refletir sobre o processo de mudança do discurso estatal com relação ao transporte ferroviário no Brasil, culminando na política de erradicação dos trilhos e em grande impacto econômico e social para a região atendida pela ferrovia em questão.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Jose Marcello Salles Giffoni

Schoenberg/Boulez: ideia/sistema

Dois textos principais orientam o presente estudo: A música nova, a música demodée, o estilo e a ideia, escrito por Arnold SCHOENBERG (1977b) em 1946, e O sistema e a ideia, escrito por Pierre BOULEZ (1986) em 1986. Inicialmente é trabalhado o conceito de 'ideia musical' em diversos textos de Schoenberg. O conceito é então confrontado com uma análise de seu Prelúdio do Op. 25, elaborada por Jack BOSS (2014). Essa análise levanta a problemática da percepção, conduzindo à discussão do texto de Boulez. Esse último é trabalhado na relação da 'ideia musical' com o 'sistema', inicialmente em conexão com a segunda Escola de Viena e em seguida com sua própria estética. Procura-se compreender como se articulam esses dois conceitos nas reflexões dos dois compositores, que muito influenciaram a transformação da linguagem musical no século XX, e que se situam em uma linha evidente de conexão e continuidade.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Eduardo Campolina Viana Loureiro

Adolescentes travestis e transexuais em conflito com a lei: a emergência de novas reivindicações

O reconhecimento da identidade de gênero de adolescentes travestis e transexuais, no âmbito do sistema socioeducativo, aponta para a emergência e consolidação de direitos antes não reconhecidos no cenário brasileiro. Recentes e inéditas decisões do sistema de justiça infanto-juvenil do país têm inaugurado novos desafios e perspectivas de acautelamento consoantes com as especificidades que permeiam a experiência social vivenciada por esse público. Nesse sentido, os extratos do diário de campo aqui apresentados visam apresentar alguns dos impactos gerados pelo acautelamento de uma adolescente travesti em centro de internação para adolescentes do gênero feminino, bem como o percurso para a implementação de tal medida, inédita no Estado de Minas Gerais.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Camila Silva Nicácio Júlia Silva Vidal

A canção do clube da esquina como recurso pedagógico: patrimônio cultural e memória

Escolas e Museus são instituições responsáveis pelo estímulo à valorização e preservação da memória social permitindo o acesso aos nossos bens culturais e patrimoniais. O objetivo deste trabalho é levar o Patrimônio Cultural para as escolas, a partir de um curso de extensão, que visa preparar professores para serem agentes culturais e patrimoniais, utilizando a música popular brasileira como instrumento didático de ações educativas. Nossa proposta é possibilitar a Educação Patrimonial na sala de aula a partir das canções do Clube da Esquina, grupo de músicos mineiros liderados por Milton Nascimento cuja trajetória se mistura a lugares e momentos históricos da cidade de Belo Horizonte. Esse processo visa a identificação e valorização de bens culturais por meio de estímulos afetivos, o desenvolvimento do sentido de pertencimento e a oferta de novas situações de aprendizagens, além de fortalecer os vínculos com o Patrimônio e contribuir com a formação de identidade e memória cultural. O recurso educacional resultante desse trabalho é um curso de Extensão Universitária que promove a Educação Patrimonial tendo como fio condutor as canções do Clube da Esquina.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Andrea dos Reis Estanislau Bueno

Planejamento e análise de estudos de biequivalência: comparação de delineamentos do tipo cross-over

Para que a comercialização de um medicamento genérico seja liberada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) exige a realização de testes de bioequivalência. Devem ser realizados seguindo uma metodologia específica e protocolo aprovado por um comitê de ética. Na maioria absoluta das vezes, os participantes são voluntários sadios que são confinados em uma ala hospitalar por um determinado período. A partir de amostras coletadas em líquido biológico, por exemplo, plasma, segundo um cronograma pré-estabelecido, é possível calcular medidas farmacocinéticas, tais como área sob a curva de concentração versus tempo (ASC) e pico de concentração máxima (Cmax). Há três tipos de estudos de bioequivalência: média (o mais comum e exigido pela ANVISA), individual e populacional. Para que a bioequivalência média seja declarada, os intervalos com 90% de confiança para a diferença ou razão das médias de ASC e Cmax devem estar dentro dos limites de bioequivalência. Os delineamentos cross-over são os mais utilizados, em especial o 2x2. Entretanto, para formulações com alta variabilidade (coeficiente de variação intra-individual superior a 30%), requer um número grande de voluntários sendo recomendada a utilização de delineadores cross-over de ordem maior que 2x2. Os delineadores do tipo cross-over comumente escolhidos são 2x2, 2x3, 2x4, 4x4 e 4x2 para comparação de duas formulações e 6x3 e 4x4 para comparação de três e quatro formulações, respectivamente. Neste trabalho é fornecida uma base fundamentada para escolha dentre estes delineamentos na avaliação de bioequivalência média. O poder do teste de bioequivalência, o número de voluntários e o número de medidas foram calculados e comparados para todos os delineamentos mencionados. Além disso, através de simulações de Monte Carlo foi obtido o percentual de conclusão de bioequivalência de cada delineamento em situações práticas. Ao simular a medida farmacocinética diretamente foi possível avaliar o efeito da utilização de um coeficiente de variação diferente do verdadeiro no cálculo do numero de voluntários, da presença de observações atípicas e da possibilidade de desistências no percentual de conclusão de bioequivalência. Em todas as situações os delineamentos cross-over 4x4 e 2x4 apresentaram desempenho superiro aos demais, seguindo do 2x3 e 2x2, sendo o 4x2 o delineamento com pior desempenho. A geração da curva de concentração individual possibilitou verificar que os percentuais de conclusões de bioequivalência para Cmax em geral não são superiores aos percentuais para ASC. Isto pode ser consequência do fato de que Cmax não é uma medida pura da velocidade de absorção, sofre influência da extensão de absorção da droga, além de ser dependente do cronograma de coleta. Os delineamentos cross-over 2x4 e 4x4 apresentaram os maiores percentuais de conclusão de bioequivalência nas diversas situações investigadas enquanto o 4x2 tem os piores resultados em todas as análises, enquanto que o 2x2 e o 2x3 apresentaram resultados intermediários. Nem sempre é necessário utilizar delineamentos complexos para realizar um estudo com qualidade, o importante é considerar as características de cada delineamento e das formulações envolvidas de forma a garantir a confiabilidade dos resultados obtidos.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Daniela Monteiro Braga

Efeito espacial do grupo imidazol nas reações de diésteres de fosfato e fosfoimidazóis:  modelos não-miméticos da fosfolipase D

As reações que envolvem a transferência de grupos fosforila estão entre as mais estudadas em química e bioquímica devido à sua relevância em muitos processos químicos e biológicos. O controle e o aumento da velocidade reacional dessas reações são governados por uma vasta maquinaria enzimática que usa as cadeias laterais de alguns resíduos de aminoácidos presentes no sítio ativo como nucleófilos. As enzimas são macromoléculas e sua complexidade estrutural, sensibilidade à temperatura e pH dificultam os estudos de seu mecanismo de catálise. Na busca pelo entendimento do poderio catalítico da fosfolipase D, este trabalho focou no estudo do mecanismo reacional de diésteres de fosfato, pnitrofenil fosfatos de orto-(1H-imidazol-2-il)naftilas, denominados 1Ni2P-pNP, 2Ni1PpNP e 3Ni2P-pNP, que são três novos modelos não-miméticos do mecanismo da fosfolipase D. Avaliou-se os efeitos de proximidade e direcionalidade do grupo imidazol na reação dos três diésteres de fosfato. Esses isômeros reagem aos respectivos monoésteres, orto-(1H-imidazol-2-il)naftil fosfatos, em duas etapas: i. a clivagem do fosfodiéster com o ataque nucleofílico intramolecular do grupo imidazol neutro ou aniônico sob o átomo de fósforo com a formação de p-nitrofenolato e de um intermediário fosfoimidazol; ii. a hidrólise do fosfoimidazol cíclico (grupo imidazol protonado) para render os respectivos monoésteres do 1Ni2P-pNP, 2Ni1P-pNP e 3Ni2P-pNP. Neste caso, observou-se que o fosfoimidazol cíclico (grupo imidazol desprotonado) reage lentamente com água ou com outros nucleófilos oxigenados. Dentre os três diésteres, o isômero 3Ni2P-pNP foi o mais reativo na primeira etapa, apresentando uma molaridade efetiva 6,5 vezes maior do que o 1Ni2P-pNP. A primeira etapa foi avaliada computacionalmente, com uma ótima concordância com os parâmetros termodinâmicos experimentais, mostrando que a reação dos três isômeros apresenta um estado de transição sincrônico. Na etapa de hidrólise dos fosfoimidazóis cíclicos, os baixos valores obtidos de ¿NUC, indicam um estado de transição adiantado. Por fim, baseado nos resultados deste e de outros estudos, propõe-se, conforme a teoria espaço-temporal, que o cone reacional para o ataque nucleofílico sobre o átomo de fósforo é menos dependente de direcionalidade em relação ao ataque sobre o átomo de carbono.  

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Mozart Silvio Pereira

Animação de recorte do stopmotion ao digital

A presente dissertação é um estudo acerca da técnica de animação derecorte, Abrange sua história, e focaliza as ferramentas usadas nas produções manuais e digitais dando principal ênfase em como novas tecnologias digitais podem favorecer a produção da animação de recorte e qual o impacto técnico esses recursos podem ter na criação de personagens. Aponta também aplicações interativas que utilizam o recorte. Apesar do direcionamento técnico o trabalho pretende levantar questões quanto ao estilo e a adequação do formato ao discursoque se pretende ao optar por um caminho ou outro em uma produção

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Daniel Pinheiro Lima

Fatores determinantes da dor de dente e o impacto na vida diária de indivíduos residentes em Betim-MG/2012

O objetivo do presente estudo foi avaliar a prevalência e o impacto da dor de dente e seus fatores determinantes, em adultos de 35 a 44 anos de idade residentes no sudeste do Brasil, município de Betim-MG. O primeiro e o segundo estudo consistiram em estudos transversais com objetivo de investigar a dor de dente e seu impacto na vida diária e na qualidade de vida. Um questionário foi aplicado em uma amostra de 744 indivíduos a avaliação da cárie dentária realizada através do índice CPO-d. A dor de dente relatada nos últimos 6 meses foi o desfecho estudado. No primeiro estudo as variáveis referentes à dor de dente foram agrupadas em três dimensões: acesso aos serviços de saúde bucal, gravidade da dor de dente e limitação social/funcional. Observou-se que 68% apresentaram baixo acesso, 39,7% alta gravidade e 47,3% alto impacto da dor de dente na vida diária. Dos impactos investigados o nervosismo (87,2%) e a dificuldade para mastigar (72,6%) foram os mais freqüentes. Através da análise por correspondência foram identificados quatro grupos com perfis distintos para dor de dente e seus fatores associados. Dois grupos apresentaram maiores efeitos da dor de dente na vida diária. Um composto por indivíduos que tiveram um menor acesso aos serviços de saúde bucal (mulheres, pardas, casadas, 1º grau, baixa renda familiar). Outro composto por indivíduos que apresentaram alta gravidade e alto impacto na limitação social/ funcional (40 a 44 anos de idade, casados ou viúvos, negros ou pardos, 1º grau). Os outros dois grupos foram os que apresentaram menores efeitos da dor de dente na vida diária. Um composto por indivíduos que apresentaram maior acesso aos serviços de saúde bucal (homens, separados, curso superior, renda acima de R$ 300,00). Outro composto por indivíduos que apresentaram baixa gravidade e baixa limitação social/funcional (35 a 39 anos, brancos, solteiros, 2º grau). No segundo estudo A qualidade de vida foi investigada pelo WHOQOL-bref nos seus domínios físico, social, psicológico e ambiente. Outras variáveis independentes foram as sociodemográficas, medidas de autocuidado e estilo de vida, práticas de higiene bucal, consumo de alimentos doces e referentes ao uso de serviços odontológicos. A associação entre as variáveis independentes e a presença de dor de dente foi investigada por meio de regressão logística. A prevalência de dor de dente foi de 24,6%. A chance de dor de dente foi maior entre os indivíduos com qualidade de vida ruim nos domínios físico (OR=1,73; 1,06-2,81), psicológico (OR=1,72; 1,08-2,77) e ambiental (OR=1,65;1,04-2,62). Foram ainda associadas à maior chance de dor de dente uma menor renda per capita (OR=1,79;1,15-2,80) e presença de cárie dentária (OR=1,74;1,13-2,71). Quem consultou ao dentista no último ano apresentou menos chance de dor de dente (OR=0,46; 0,29-0,72). Os resultados do estudo apontam a cárie, a renda e os domínios físico, psicológico e ambiental como fatores importantes na dor de dente e seu conseqüente impacto na qualidade de vida e devem ser considerados ao se estabelecer estratégias e políticas voltadas para a saúde bucal na população adulta brasileira. O terceiro estudo consistiu num caso-controle aninhado a um estudo transversal em que a dor de dente e seus fatores determinantes foram investigados. Uma sub-amostra de 492 indivíduos, 164 casos e 328 controles, pareados na razão de 2:1 por sexo, idade e vizinhança foi selecionada. Foi realizada uma análise bivariada através do teste qui-quadado. A análise multivariada por regressão logística condicional foi utilizada para avaliar o efeito das variáveis independentes sobre a dor dente. Vários fatores determinantes foram associados à ocorrência de dor de dente. Adultos que procuraram o dentista (OR=6,80; IC95%=4,05-11,40), que viviam sem companheiros (OR=1,92 IC95%=1,163,12) e apresentaram pelo menos um dente cariado (OR=1,75; IC 95%=1,122,77) tiveram mais chance de sentir dor de dente. Indivíduos com renda familiar per capita <0,58 salários mínimos e com uma capital social satisfatório tiveram 47% e 67% mais chance de não sentirem dor de dente. O modelo final mostrou que a renda, estado civil, capital social e cárie são importantes para o desfecho.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Aline Mendes Silva

Nutrição e alimentação saudável como tema organizador de uma atividade investigativa para os alunos do ensino médio

A Organização Mundial da Saúde indica que o ambiente escolar é o melhor espaço para promover a saúde e estilos de vida saudáveis. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi avaliar o nível de conhecimento dos alunos de uma turma do ensino médio sobre nutrição e alimentação saudável e a partir disso explorar o tema por meio de uma abordagem investigativa. A pesquisa foi realizada como requisito de avaliação do curso ENCI Ensino de Ciências por Investigação da Especialização à distância da UFMG/MG e foi aplicada em quatro turmas do 3º ano do Ensino Médio no turno da manhã. Destas turmas, fizeram parte da pesquisa 40 alunos por participação voluntária que foram divididos em dois grupos de 20 alunos. Os dois grupos responderam a um questionário sobre nutrição e alimentação saudável, e apenas um deles desenvolveu uma atividade com enfoque investigativo. Foram realizados encontros semanais e priorizou-se a participação, a interação dos estudantes de modo que o processo educacional acontecesse de forma dinâmica e bilateral. Os resultados mostraram que quando os alunos se sentem sujeitos do processo em sua totalidade, eles se empenham e procuram se dedicar muito mais nas atividades, o que permite concluir que atividades com este enfoque apresentam uma excelente contribuição para a melhoria da qualidade do ensino e é uma ponte entre a idealização e a concretização de uma educação mais comprometida. Além disso, as atividades realizadas contribuíram para o aumento do conhecimento em alimentação e nutrição dos estudantes envolvidos.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Anne Conceição Torres

Farinha pouca, primeiro meu pirão: trajetória da constituição da subjetividade do trabalhador gestor

As novas formas do fazer administrativo, que deixa de lado as estruturas rígidas e formais de trabalho embasadas na lógica taylorista para a admissão de um modelo considerado flexível; incluem mecanismos cada vez mais sofisticados de controle da força de trabalho (FARIA, 2007). O estudo da relação entre objetividade e subjetividade nas relações de trabalho instiga-nos diante da condição do gestor: é mediador das contradições organizacionais, vivencia as contradições do trabalho e do discurso organizacional no cotidiano, e, ainda, é integrante da classe trabalhadora, apesar de, muitas vezes, ter dificuldades em se enxergar enquanto tal. Para buscar respostas a essa problemática nos foi possibilitado investigar os gestores que atuam no setor financeiro. A pesquisa desenvolvida foi movida pelo questionamento da forma de constituição da subjetividade dos gestores. Para possibilitar a formação do corpus empírico que sustenta as generalizações analíticas, serão utilizadas observações sistemáticas, análise documental e a história de vida dos gestores. Para possibilitar a aproximação, foram analisados documentos produzidos pela instituição financeira e foi realizada observação sistemática da rotina dos gerentes. Além disso, os gestores foram entrevistados e utilizamos a técnica de análise da história de vida. A análise do fenômeno possibilitou refletirmos sobre a construção de uma subjetividade pautada na presença mínima de laços de confiança, solidariedade e identidade de classe. As alterações nas formas de gestão ocorridas nos últimos vinte anos na empresa e vivenciada pelos gestores entrevistados demonstram que, se antes havia a sensação de produção de amizades no ambiente de trabalho, hoje a competição acirrada, a automatização das decisões na maneira de fazer o trabalho e o sistema de avaliação de desempenho para "progressão" na carreira, afastou a construção de vínculos afetivos no ambiente de trabalho. A objetividade do processo de trabalho está produzindo um ser social cuja subjetividade é a manifestação de uma extrema indiferença aos outros, determinada pelas pretensões de carreira. Esse estudo possibilitou provocar reflexões para o entendimento dos desafios da emancipação humana e da superação da lógica do capital a partir do estudo da produção de subjetividades que está sendo operada no processo de produção e valorização de valores.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Patricia Aparecida Abreu Moreira

Interações de professores com ferramentas virtuais de aprendizagem para construção coletiva de um jogo de controvérsia

Nas últimas décadas, o governo federal investiu em um conjunto de ações e políticas públicas visando a expansão e democratização do ensino superior. Uma dessas ações foi a criação, em 2005, do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que viabilizou a oferta de vários cursos na modalidade a distância pelas universidades públicas. Contudo, desenvolver aulas em um ambiente de Educação à Distância é ainda desafiador para o professor, mesmo para os mais experientes na docência. Esse ambiente, além de envolver conhecimentos técnicos de plataforma e de ferramentas virtuais, demanda um novo olhar para a mediação da aprendizagem. É dentro desse contexto que se insere o objetivo central desse trabalho que é analisar as mediações promovidas entre professores e cursistas durante as interações com ferramentas virtuais para construção coletiva de um jogo. Os dados dessa pesquisa foram construídos ao longo das interações das professoras e cursistas nos fóruns, nas wikis e nas produções enviadas como tarefas em uma disciplina optativa ofertada ao curso de Mestrado Profissional em Docência. Os resultados destacam o potencial do uso de ferramentas virtuais para a construção coletiva de um jogo de controvérsia sociocientífica. A partir dessa experiência foi elaborado um material direcionado a professores, que possa ser utilizado como suporte para o planejamento de atividades em grupo em um ambiente virtual de aprendizagem. A nossa expectativa é que professores que atuam em cursos de EAD sintam-se encorajados a utilizar com mais frequência as ferramentas virtuais para produções colaborativas.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Alysson Feitosa Ramos