Repositório RCAAP
                            
                            
                        
                    Abordagem proteômica para identificação de fatores de virulência em duas cepas de Leishmania infantum
Leishmania infantum, sinonímia com L. chagasi, é o protozoário responsável pela Leishmaniose Visceral nas Américas e na Europa, uma doença grave, podendo ser fatal se não tratada. Os casos humanos variam desde infecção sub-clínica, com um número indeterminado de assintomáticos em áreas endêmicas, até um quadro crescente de co-infecção com HIV e alta letalidade em crianças. Em cães, a doença é severa, caracterizada por crônica e progressiva caquexia, hepatoesplenomegalia, linfadenopatia, onicogrifose e pancitopenia. Porém, menos de 60% dos cães infectados apresentam sinais clínicos da doença, sugerindo que tanto fatores do hospedeiro quanto do parasito podem estar envolvidos na variabilidade clínica da doença. Assim, devido a sua importância e diversidade clínico-epidemiológica em nosso país, o estudo de fatores de virulência em L. infantum mostra-se bastante promissor para um melhor entendimento da relação parasito-hospedeiro. Neste estudo, inicialmente foi caracterizada a virulência entre duas cepas de L. infantum (BH46 e BH400) e em seguida foi comparada a expressão diferencial de proteínas entre as cepas. Dessa forma, através de eletroforese bidimensional e Differential Gel Electrophoresis (DIGE), foram avaliados os perfis proteômicos das formas promastigota entre as diferentes cepas. Posteriormente, as proteínas foram identificadas por Espectrometria de Massas. Essas análises nos permitiram selecionar e identificar proteínas possivelmente associadas à diferença de virulência entre as cepas BH46 e BH400, entre elas estão a Triparredoxina, S-Adenosil Homocisteina Hidrolase, HSP- 70, Metalo-Peptidase, Clan MA(E), Família M3, Enolase, Fosfomanomutase, Peroxirredoxina, proteína 14-3-3 like, proteína Rab 1 ligante à GTP e KMP-11. Através da predição da rede de interações entre as proteínas, foi observado que muitas vezes as proteínas descritas como envolvidas na virulência interagem entre si, tornando importante o estudo de todos os complexos proteicos globais do organismo, e não apenas uma proteína individualmente. Assim, a caracterização de fatores envolvidos com a diferença de virulência entre BH46 e BH400 permitirá um melhor entendimento sobre a relação parasito-hospedeiro.
2022-12-06T15:41:03Z
Luiz Carlos Fialho Júnior
Pré-operação de centros de controle de transmissão e geração de energia elétrica: procedimento para validação de manobras de equipamentosda rede elétrica
A Pré Operação dos Centros de Controle possui importância destacada, pois é dela a responsabilidade de preparar Roteiros de Manobras em equipamentos do sistema elétrico e atualizar as condições para desligamento e energização de equipamentos, subsidiados por Instruções Operativas, que são baseadas em estudos elétricos e energéticos. Estes roteiros são elaborados para indicar ao executor, no caso um despachante de um Centro de Operação, as ações de desligamento e energização de equipamentos do sistema elétrico. Tal elaboração é de grande responsabilidade e complexidade, pois requer a preocupação de não haver erros na sequência de cada manobra, os quais podem causar graves danos a pessoas, equipamentos e meio ambiente. Apesar da grande importância e riscos envolvidos em uma sequência de manobras, o assunto ainda não é estudado como deveria, em parte devido à enorme dificuldade de pesquisa do tema. É neste cenário que se verifica a importância do desenvolvimento de procedimentos para validar as sequências ditadas pelos Roteiros de Manobras, trazendo maior segurança para a pré-operação, na sua preparação, e fornecendo à equipe de tempo real um produto já testado e pronto para a execução. Diante do exposto, pode-se caracterizar de forma mais direta, o objetivo específico deste trabalho: elaborar uma proposta de procedimento a ser adotado na pré operação, para validar os Roteiros de Manobras, integrando algumas ferramentas de apoio à operação, visando a implementação segura do Roteiro de Manobras em tempo real. A estratégia é aplicada a um centro de operação de empresa de energia elétrica nacional.
2022-12-06T15:41:03Z
Alexandre Pinto da Silva
Tramas da cordilheira: tessituras entre identidade e cinema documentário contemporâneo na região andina a partir de características estilísticas
Este trabalho procura pelas relações possíveis entre estudos teóricos sobre a identidade latino americana na contemporaneidade e o cinema documentário produzido nos países da região andina nesta primeira década do Século XXI. Pela análise de características estilísticas do documentário Nostalgia de la luz (Chile, França, Alemanha, 2010) de Patrício Guzmán, tomamos como referência a análise histórica do estilo proposta por Bordwell (2009) e procuramos identificar as tessituras possíveis de se estabelecer entre o homem andino encenado e os estudos acerca de identidade latino-americana empreendidos por autores dos estudos culturais, como Martin-Barbero e Canclini. Ainda tomando as ideias de Bordwell nossa análise se centra na observação sistemática de três elementos da mise-en-scène do filme: 1) atuação dos atores; 2) cenários e 3) enquadramentos, que compõe nossos operadores analíticos. Assim, indo do produto midiático cinema documentário para as relações desse com a cultura propomos uma forma de entender o audiovisual como expressão da cultura, como cenário, objeto e agente das práticas sociais na contemporaneidade. Em suma, procuramos aqui observar as encenações do homem andino e os traços de sua identidade postos em cena em documentários realizados em um contexto e lógicas de produção especificas.
2022-12-06T15:41:03Z
Cláudia Regina Adriazen Lapouble
Estudantes estrangeiros no Brasil: reflexões sobre questões interculturais e suas análises em sala de aula de PLE
Este trabalho pretende identificar e analisar as interpretações culturais expressas em interações conversacionais entre intercambistas, no começo e final de sua experiência, no Brasil. A partir das reflexões dos estudantes é feita uma análise do processo de compreensão dos novos códigos culturais brasileiros e os confrontos com suas culturas de origem. Em seguida, é analisado como professores de português como língua estrangeira (PLE) abordariam algumas das imagens construídas da cultura estrangeira em sala de aula, buscando focalizar a dimensão intercultural no ensino aprendizagem de PLE. O banco de dados é constituído por: a) filmagens e transcrições de duas interações com os estudantes, no começo e no final de sua experiência de intercâmbio; b) entrevistas, gravadas em áudio, com professoras de PLE, utilizando como recurso, trechos da filmagem com os estudantes; c) questionários distribuídos a um grupo de cinquenta intercambistas. A análise das interações foi feita no nível pragmático e semântico, partindo de um pano de fundo teórico nos níveis micro e macro em cominicação intercultural
2022-12-06T15:41:03Z
Monique Nascimento Longordo
Cinética e proposta de análise da temperatura da pele de membros inferiores em atletas de futebol profissional
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Desafios e problemas no ensino fundamental: a experiência do Projeto de Extensão Descobridores da Matemática - Problemas de Olimpíada de Matemática para Crianças
O presente artigo refere-se ao Projeto de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais denominado Descobridores da Matemática - Olimpíada de Matemática para Crianças, que propõe um trabalho conjunto entre o Instituto de Ciências Exatas-ICEx mais especificamente como o Departamento de Matemática, Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG (CP/EBAP) e a Faculdade de Educação (FaE/UFMG), com foco nas crianças que cursam do 3º ao 6º ano do ensino fundamental. O projeto prevê a pesquisa, análise e criação de problemas e desafios adequados à faixa etária, análise das estratégias desenvolvidas pelas crianças para resolvê-los e análise de sua utilização em sala de aula, abrangendo assim atividades de ensino, pesquisa e extensão. As ações realizadas envolvem professores das unidades citadas, alunos de graduação, especialmente licenciandos em Matemática e Pedagogia. Além disso, dentre os objetivos específicos do projeto destaca-se a construção de um banco de possibilidades de desafios e problemas a ser disponibilizado para docentes das redes de ensino interessadas. A metodologia de trabalho é experimental e compreende etapas como: a) encontros semanais em que os graduandos selecionam ou criam desafios/problemas matemáticos que são compartilhados com seus respectivos orientadores (professores do CP e do ICEx); b) aplicação dos desafios/problemas selecionados para os grupos de crianças e adolescentes do CP, organizados em pequenos grupos denominados GTDs – grupo de trabalho diferenciado; c) análise das soluções e estratégias produzidas pelos estudantes em encontros de formação geral em que os coordenadores e licenciandos discutem e sistematizam o conhecimento produzido; d) divulgação dos resultados por meio de publicações e participação em eventos científicos. Dentre os debates que permeiam as ações formativas destaca-se as metodologias e formas de organização do trabalho pedagógico aspectos que merecem destaque e serão priorizadas no presente artigo. Espera-se que, estas reflexões possam contribuir para consolidar algumas pistas para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem da matemática no ensino fundamental.
2022-12-06T15:41:03Z
Ariadne Beatriz Medina Lopes Martins Rúbia Karoline Aparecida Vieira Seme Gebara Neto Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
O ensino do desenho na educação infantil
Esta monografia se trata de um estudo feito acerca do ensino do desenho na educação infantil. Além de uma breve trajetória sobre o ensino do desenho no Brasil, também traz um estudo de caso onde foram realizadas quatro aulas com propostas diferentes. O objetivo desta pesquisa foi oferecer metodologias que contribuam para o desenvolvimento de capacidades dos alunos e também observar a evolução e fases dos desenhos destes alunos.
2022-12-06T15:41:03Z
Juliana de Souza Carvalho
Capacitação sobre os riscos de gravidez na adolescência
A gravidez é considerada um importante momento psicossocial a qualquer idade, mas a adolescência tem uma série de situações que podem atentar tanto contra a saúde da mãe como a do filho. Através da Estratégia de Saúde da Família, foi observado um aumento no número de morbidades e complicações na população de adolescentes grávidas, na nossa área de abrangência. Mediante esse cenário, o objetivo foi capacitar à população e os profissionais de saúde sobre os riscos da gravidez na adolescência para melhorar o acompanhamento das adolescentes grávidas na Vila Lagoinha. O projeto seguiu os passos do Planejamento Estratégico Situacional, foi determinado o problema de saúde prioritário pela equipe de saúde da família da Vila Lagoinha; foram usados os dados dos cadastros das famílias Para a revisão bibliográfica foram consultados textos sobre gravidez na adolescência, mudanças psicológicas relacionadas com essa etapa da vida, assim como os dados dos prontuários clínicos das adolescentes grávidas da Unidade Básica de Saúde do último ano, documentos públicos e outras fontes. A equipe de saúde em conjunto fez a determinação dos seguintes nós críticos: insuficiente nível de informação sobre comportamento sexual responsável; estilos de vida sexual irresponsável em adolescentes; deficiente estrutura dos serviços de saúde para afrontar o problema da gravidez na adolescência; equipes de saúde da família sem protocolo de acompanhamento para gravidas adolescentes. Após a efetivação das ações, conclui-se que com a implantação das atividades do plano de ação as adolescentes grávidas possa melhorar seus conhecimentos e prevenir complicações.
O canto espontâneo da criança de três a seis anos como indicador de seu desenvolvimento cognitivo-musical
A partir da observação de crianças entre três e seis anos, associada à audição de sua música espontânea, foi levantada a seguinte questão: é possível que o canto espontâneo da criança possa ser considerado um indicador de seu desenvolvimento cognitivo-musical e, portanto, uma forma de representação, tal qual o desenho e a linguagem. Como referencial teórico, adotamos as idéias de Howard Gardner (1973), Hans Joachim Koellreutter (1984), Keith Swanwick (1988) e David Hargreaves (1996), sobre o desenvolvimento musical. A psicologia cognitiva piagetiana foi a principal fundamentação teórica para as investigações acerca das relações entre o canto espontâneo e o desenvolvimento cognitivo da criança. Como recurso metodológico, recorremos primeiramente à análise de produto. Foram selecionados quinze cantos espontâneos, os quais foram analisados musicalmente por seis jurados independentes. Destes dados, foi elaborada a análise de conteúdo de natureza qualitativa da qual emergiram padrões musicais, amplamente justificados pela fundamentação teórica levantada. Os dados apontaram para existência de um curso evolutivo previsível do canto espontâneo, desde os balbucios até as canções transcendentes, o que indica sua relação com o desenvolvimento cognitivo-musical da criança.
2022-12-06T15:41:03Z
Maria Betania Parizzi Fonseca
Ensaio clínico randomizado fase III da eficácia do betanecol no tratamento da xerostomia em pacientes com neoplasias malignas das vias aerodigestivas superiores submetidos à radioterapia
O objetivo deste estudo foi verificar se o uso do betanecol durante a radioterapia para o tratamento do câncer de cabeça e pescoço previne a xerostomia e diminuição do fluxo salivar induzidos pela radiação, em comparação com a saliva artificial. Os pacientes que iriam iniciar a radioterapia foram aleatoriamente divididos em dois grupos: betanecol (Grupo 1) e saliva artificial (Grupo 2). Os medicamentos foram administrados concomitantemente à radioterapia A saliva total em repouso (STR) e a saliva total estimulada (STE) de cada paciente foram coletadas em quatro estágios diferentes: basal, durante, imediatamente após e ao menos dois meses após o término da radioterapia. Sempre que a saliva era coletada a xerostomia era avaliada por meio da escala visual analógica (EVA). Além disso, era perguntado aos pacientes se eles sentiam a boca seca. Um total de 43 pacientes foi randomizado neste ensaio clínico. Os grupos eram semelhantes quanto à Idade, gênero, local do tumor primário, estadiamento do tumor, esquema de tratamento, equipamento de radioterapia e campo de irradiação. A STR imediatamente após a radioterapia foi significantemente maior no grupo 1 (p=0.03). Os demais valores de fluxo salivar foram sempre maiores no grupo 1, porém sem significância estatística. Além disso, os valores de EVA eram menores a queixa de xerostomia menos prevalente no grupo 1, novamente sem significância estatística. O uso do betanecol durante a radioterapia para o tratamento do câncer de cabeça e pescoço está associado a maiores valores de STR imediatamente após a radioterapia, em comparação a um grupo semelhante de pacientes que não haviam usado betanecol.
Algoritmos para controle de densidade em redes de sensores sem fio
O Controle de Densidade Dinâmico em Redes de Sensores sem Fio é uma das maneiras mais exploradas para se utilizar os recursos escassos dessas redes de forma eficiente e contribuir para aumentar seu tempo de vida. Neste trabalho os modelos e algoritmos propostos para controle de densidade devem garantir a cobertura da área demonitoramento e a conectividade entre os nós ativos, minimizando aenergia consumida pelos nós. O problema é abordado de duas maneiras: multi-período e periódica. As duas abordagens se complementam e contribuem para o desenvolvimento de uma ou mais soluções que melhor se adaptem à realidade das redes de sensores. Entre as estratégias utilizadas no trabalho destacam-se modelos de Programação Linear Inteira, Relaxação e Heurística Lagrangeanas e Heurísticas.
2022-12-06T15:41:03Z
Fabiola Pereira da Silva Guerra
Avaliação morfológica do concentrado autólogo de plaquetas de cão sob refrigeração e criopreservação em DMSO 6%
O objetivo deste estudo foi avaliar as características morfológicas do concentrado autólogo de plaquetas (CAP) no cão, após refrigeração e congelamento. Foram empregados 31 cães (20 fêmeas e 11 machos), de diferentes raças e idades, que se apresentaram no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para tratamento ortopédico com indicação de terapia celular. Foram coletados nove mL de sangue da veia jugular, dos quais sete foram depositados em tubos de 8,5 mL contendo ACD-A como anticoagulante para a obtenção do CAP e, dois mL em um tubo com EDTA para a contagem de plaquetas, determinação do volume plaquetário médio (MPV) e da amplitude de distribuição plaquetária (PDW). O sangue foi centrifugado a 191g durante seis minutos (única centrifugação) para a obtenção do CAP. Na amostra fresca foram avaliadas a contagem plaquetária, o MPV, o PDW e morfologia celular. A avaliação morfológica foi realizada a partir da contagem de 200 plaquetas sob microscopia óptica que foram classificadas quanto à sua forma em inativas (forma discóide), incertas (perda da forma discóide sem presença de pseudópodes) e ativadas (com emissão de pseudópodes). Quatro amostras de cada animal foram encaminhadas para conservação, sendo uma refrigerada a 4°C por sete dias, outra por 30 dias e mais duas armazenadas em freezer a -80°C no mesmo intervalo de tempo, utilizando dimetil sulfóxido (DMSO) 6% como crioprotetor. Após este período, as amostras foram descongeladas em banho Maria a 37°C, e como as refrigeradas, foram submetidas às mesmas análises laboratoriais da amostra fresca. Verificou-se diferença entre as amostras fresca e conservadas quanto à contagem plaquetária, a concentração celular, ao MPV e ao PDW (P<0,05), exceto no grupo refrigerado por 30 dias, que mostrou alterações morfológicas graves. No grupo congelado por sete dias, não se observou diferença quanto à porcentagem de ativação (P>0,05). Os resultados obtidos levam a concluir que a criopreservação com DMSO 6% a -80°C por sete dias é uma opção favorável para a manutenção das concentrações plaquetárias e das características morfológicas do CAP em cães.
2022-12-06T15:41:03Z
Diego Felipe Sanchez Arcila
Saneamento básico: uma visão geral com ênfase nos elementos para construção, operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário
O saneamento é uma ciência essencialmente profilática. Como tal, previne, ou deveria prevenir o surgimento dos problemas, e não se colocar a correr atrás de seus efeitos. Por se tratar de uma questão de saúde pública, é de suma importância que se conheça a amplitude deste tema. É com este intuito que nos propusemos a desenvolver este trabalho, abordando de uma forma geral as várias facetas inclusas neste contexto, fazendo uma revisão literária das referencias bibliográficas utilizadas no decorrer da vida acadêmica, juntamente com a experiência profissional. Detalhes construtivos, operacionais, manutenções e materiais utilizados nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário ganham maior atenção neste trabalho, pelo fato de ser objeto de vasta vivencia profissional, e relevante importância no processo de conservação e aplicação de novas tecnologias, não obstante, os sistemas de drenagens pluviais, os resíduos sólidos, estão inseridos de forma clara e objetiva neste trabalho, por entendermos que o somatório de todas estas facetas amplia a visão, ainda que equivocada por muitos, da verdadeira grandeza e importância do saneamento na qualidade de vida do ser humano
Fatores associados às limitações nas atividades e restrições na participação em indivíduos com artrite reumatoide conforme a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
Introdução: A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença sistêmica, inflamatória crônica, que resulta em dor e edema em articulações e estruturas peri-articulares, que podem acarretar em limitações nas atividades da vida diária. A aplicação do modelo da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) em pacientes com AR é de extrema importância para a sistematização e compreensão da complexidade dos diversos fatores associados que ocasionam graves incapacidades nestes indivíduos. Objetivos: 1- Avaliar o impacto de diversas variáveis dos componentes propostos pelo modelo da CIF nas limitações das atividades e na restrição da participação social em indivíduos com Artrite Reumatoide, considerando os fatores pessoais e ambientais. 2- Investigar as principais dificuldades nas áreas de desempenho dos pacientes e verificar a relação destas atividades com a classificação funcional da AR e situação de trabalho. Métodos: Para este estudo transversal, foram incluídos 81 pacientes atendidos no serviço de Reumatologia do Ambulatório Bias Fortes, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. As variáveis incluíram destreza manual, intensidade da fadiga e da rigidez, força de pinça e preensão palmar da mão dominante, déficit da amplitude de movimento (ADM) total dos MMSS, deformidade da mão dominante, saúde mental, vitalidade, dor, tempo de diagnóstico, classificação funcional, estado geral de saúde, situação de trabalho, atividades de trabalho, idade e sexo. Regressão múltipla foi utilizada para a construção dos modelos de análise para as variáveis relacionadas à limitação na atividade e restrição na participação social. Além disso, foi realizada caracterização das principais limitações no desempenho das atividades analisadas, através da aplicação da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) utilizando frequências, porcentagens e testes Qui-quadrado. Resultados: Foram construídos sete modelos de regressão, sendo cinco modelos para limitação das atividades, para os quais foram incluídas 18 a 24 variáveis, considerando um nível de significância de 0,05. Para o Modelo I (Atividades na AR), as variáveis que alcançaram nível de significância foram: a força de preensão palmar, déficit de ADM e deformidades da mão dominante e saúde mental. No Modelo II (Atividades dos MMSS), as variáveis significativas foram tempo de diagnóstico, destreza, força de preensão palmar dominante e déficit de ADM da mão dominante. No Modelo III (Atividades Temporizadas), destreza e atividades de trabalho foram significativas. No Modelo IV (Atividades para Qualidade de Vida da AR), déficit de ADM da mão dominante, déficit de ADM total da mão dominante, vitalidade, dor, classificação funcional foram significativas. No Modelo V (Atividades para Qualidade de Vida), foram significativas a classificação funcional e vitalidade. Para a restrição na participação, os resultados da reprodutibilidade foram satisfatórios, pois o ICC entre, intra-observadores e no teste reteste variou de bom a excelente. Os dois últimos modelos de regressão foram construídos para o componente participação. Para o Modelo I (Atividades Sociais) foram avaliadas 24 variáveis que foram analisadas no modelo regressão. O modelo final foi composto por saúde mental, atividades para qualidade de vida e atividades na AR. Para o Modelo II (Atividades Sociais e em Família para Qualidade de vida) foram avaliadas 24 variáveis que foram analisadas no modelo de regressão. A única variável que ficou no modelo foi saúde mental. No resultado final, observou-se que entre os dois instrumentos de participação apresentados, o que apresentou melhor explicação pelas variáveis estudadas foi o de Atividades Sociais (R2=0,62), o de Atividades Sociais e em Família para Qualidade de vida (R2=0,201). A variável preditora comum entre os modelos foi saúde mental. Com relação a COPM, as atividades que apresentaram maior queixa de dificuldade estavam relacionadas a atividades instrumentais de vida diária e mobilidade, que se relacionaram à classificação funcional da doença. Conclusões: As limitações nas atividades encontradas pelos indivíduos com AR estão relacionadas com as medidas de força de preensão manual e déficit de ADM de flexão dos dedos da mão. Além destes fatores foram encontradas na análise estatística outras variáveis explicativas demonstrando a grande complexidade das incapacidades nesta população. Em relação às restrições na participação social, o fator saúde mental mostrou grande influência. As áreas que apresentaram maior queixa de dificuldade no desempenho ocupacional foram a mobilidade funcional e as tarefas domésticas. Estes resultados se referem ao contexto social da população estudada e direcionam o planejamento para a promoção da saúde ocupacional e social do indivíduo com AR.
A invisibilidade da criança negra no espaço escolar
O presente estudo discorre sobre a criança negra que não se vê representada de forma digna em seus aspectos identitários e culturais no espaço escolar, frente ao silêncio entranhado no ritual pedagógico, que por séculos vem reproduzindo práticas racistas no cotidiano escolar. As reivindicações do Movimento Negro por uma educação antirracista sempre denunciaram a desigualdade racial presente na sociedade brasileira desde os primórdios da escravidão até osdias atuais. A Lei 10.639/03 é o fruto dessa luta incessante do Movimento Negro que busca no currículo desconstruir a imagem negativa e distorcida da cultura africana e afro-brasileira. No campo das reflexões sobre a falta de visibilidade da criança negra no espaço escolar, temos como referências teóricas principais: Fazzi (2004), Cavalleiro (2003), Gomes (2010) e Santomé (2005). Buscamos também investigar por meio de questionário a percepção das professoras no que se refere à receptividade e aplicabilidade da Lei 10.639/03 na sala de aula e a percepção da família em torno de projetos voltados para a educação étnico-racial na escola. Para a intervenção pedagógica organizamos, atividades de canto e percussão, objetivando intensificar atitudes de empatia que viabilizem a abordagem da diversidade raciale cultural entre as crianças. Consideramos imprescindível e defendemos a construção de um currículo aberto para a diversidade e a formação permanente de professores (as) para a superação do racismo na escola.
2022-12-06T15:41:03Z
Eloisa Maria Clarete Veloso
Estudo comparado sobre evasão escolar na educação profissional - Brasil e Argentina: Brasil e Argentina
A pesquisa abordou o problema da evasão escolar na educação técnica de nível médio e se inseriu no contexto de produção da Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES). Como suas pesquisas demonstram, revela-se necessário considerar os fatores sistêmicos relacionados à evasão, de modo a identificar peculiaridades da legislação, das políticas públicas e dos programas educacionais vigentes direcionadas para o combate à evasão. O objetivo geral da tese consistiu-se em analisar, de forma comparada, os fatores sistêmicos relacionados à evasão no Brasil e na Argentina. Como objetivos específicos, apontaram-se, para ambos países: descrever o sistema de educação; analisar os marcos históricos que compuseram o sistema educativo e descrever as políticas públicas e os programas destinados a combater a evasão escolar dos estudantes na educação técnica de nível médio entre 2003 e 2015. Para o caso brasileiro, analisaram-se as iniciativas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação, dirigidas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPT); e, para o argentino, aquelas coordenadas pelo Instituto Nacional de Educação Tecnológica (INET), do Ministério da Educação, dirigidas às escolas técnicas estatais de nível secundário. Apurou-se que para ambos os casos ocorreu no período em análise uma aposta na educação profissional como motor do desenvolvimento de cada país, com novos investimentos e diretrizes, advindos dos governos centrais. Tratou-se de uma investigação para a qual foram imprescindíveis revisão bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas. Os participantes da pesquisa foram os gestores responsáveis pela coordenação nacional e pela implementação das referidas políticas e programas no Brasil e na Argentina. O marco teórico de análise está fundamentado no conceito de luta pela hegemonia, desenvolvido por Gramsci, por permitir uma leitura do Estado à luz da luta de forças antagônicas presentes na sociedade capitalista. Nesse contexto, definiu-se como problema de pesquisa: A política de combate à evasão escolar na educação técnica de nível médio é definida pela dualidade de seus objetivos e de sua organização? No campo teórico, a tese avança ao demonstrar que a questão estrutural da dualidade escolar permeia a organização dos sistemas de ensino do Brasil e da Argentina, conectando-se ao tratamento dado pelas políticas públicas ao tema da evasão escolar. Na consecução dos trabalhos empíricos, no caso brasileiro, não foi encontrada política nacional de combate à evasão. As iniciativas analisadas para o período funcionaram de forma instável, priorizando a coleta de informações, não logrando implementar diretrizes nacionais nem coordenação central de ações. Na análise da experiência argentina, apresentaram-se programas, com financiamento específico, definição de diretrizes e desenhos de estratégias que foram adaptadas pelas jurisdições e instituições escolares nos projetos colocados em prática. Essa dinâmica, no entanto, não eximiu o Estado do papel de avaliar as propostas e de monitorar os recursos, não prescindindo de adaptações entre a administração central e a local. A cobertura das políticas não foi homogênea, apresentando diferenças regionais e atuação focalizada por meio de projetos e programas. Em ambos os casos, brasileiro e argentino, o tratamento dado pelas políticas públicas no âmbito central à evasão escolar na educação técnica de nível médio enfrentou resistências e mútuas adaptações durante os processos de formulação e implementação, compreendendo o Estado como campo de luta pela hegemonia.
2022-12-06T15:41:03Z
Denise Bianca Maduro Silva Ana Miranda
Entre movimentos e imagens: os poderes da alma na República de Platão
O objetivo da tese é analisar a psicologia platônica apresentada no livro IV da República, tendo em vista as relações que os diferentes tipos de movimentos da alma estabelecem com as imagens das formas dos valores. Levamos em conta a relação entre as formas dos valores (das virtudes, da justiça e do bem) e suas imagens (), ícones (ó), aparições () e paradigmas (). A diferenciação dessas imagens é uma etapa necessária para o esclarecimento das relações entre os movimentos da alma e as formas, porque só assim podemos compreender as diferentes maneiras da alma acessar aquilo que é em si mesmo um valor. Defendemos que, nos diversos contextos da argumentação na República, a utilização de diferentes tipos de imagens serve ao propósito de indicar as diferentes relações entre os movimentos da alma e as formas dos valores, como ocorre com os ícones das formas da virtude (livro III), a imagem da justiça (livro IV) e os diferentes tipos de imagens na divisão da linha e na caverna (livros VI-VII). Contra as tendências interpretativas que segmentam os momentos do diálogo, propomos uma visão integradora, que articule o uso de imagens nos livros iniciais à busca de conhecimento das formas, apoiando-nos nas pesquisas mais recentes sobre o papel das imagens no pensamento de Platão. Pretendemos demonstrar que os livros centrais da República não culminam em uma teoria das ideias independente das imagens utilizadas por todo o texto, mas sustentam a importância de uma familiarização progressiva com as imagens das formas dos valores, num processo reflexivo no qual fica clara a importância do movimento da alma na direção das formas.
2022-12-06T15:41:03Z
Diogo Norberto Mesti da Silva
Cultura Afro-Brasileira na Educação Infantil
Esta pesquisa tem como objetivo promover ações no campo da cultura afro-brasileira, tendo como suporte livros literários infantis visando a oferecer às crianças subsídios para construção de sua identidade a partir dessa referência, numa perspectiva do respeito, da valorização das diferenças e da diversidade. O plano de ação que originou esse trabalho realizou-se numa Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), em Belo Horizonte, Minas Gerais. A pesquisa busca esclarecer visões pedagógicas relativas às questões étnico-raciais à luz da Lei10639/03 e almeja, através da abordagem do universo da cultura afro-brasileira em sala de aula, desenvolver referências capazes de contribuir para a abordagem da Lei 10639/03 a partir de suas orientações curriculares. que serão vinculadas às funções pedagógicas, para provocar nos atores que regem a educação a consciência de propor em seus currículos, as temáticas sobre a cultura africana e afro-brasileira e produções de práticas educativas humanizantesrelativas às questões étnicos raciais e sociais. O desenvolvimento do plano de ação mostrou que o trabalho em torno dessa temática é árduo e o retorno positivo a essas ações não vem de um dia para o outro, pois leva tempo para o grupo elaborar atitudes capazes de suprimir o modelo alienante que classifica em função de cor, classe social, religião e etc. Por outro lado se é na escola que podemos formar cidadãos críticos e atuantes, é importante e possível produzir em nossas práticas pedagógicas, um leque de opções que podem ser aproveitadas notrabalho com crianças pequenas. O plano de ação utilizou a brincadeira como uma linguagem, que vincula o símbolo e a realidade imediata da criança, esse eixo da educação infantil deu significações adequando o plano ao grau de desenvolvimento das crianças, oportunizando aogrupo uma apropriação crítica das relações étnico-raciais. Conclui-se que, se por um lado, a lei está para todos, ela deve ser implantada, contudo o que se percebe que mesmo sendo implementada em 2003 ela enfrenta muitos desafios para se tornar uma referência no contextoescolar, com destaque na educação infantil.
2022-12-06T15:41:03Z
Isabel Regina Neves Souza
Diferenças de pressão arterial sono-vigília e sua associação com a medida da obesidade abdominal em hipertensos
Trata-se de um estudo de delineamento transversal que busca investigar a relação entre a queda da pressão arterial no período vigília-sono e medida da gordura corporal em hipertensos. A amostra foi constituída de 137 pacientes, de ambos os sexos, com idades entre29 e 85 anos. Estes pacientes foram cadastrados no Programa de Educação para o Autocuidado ao Paciente Hipertenso do Ambulatório Bias Fortes do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e do Centro de Saúde Padre Fernando de Melo,Distrito Nordeste do município de Belo Horizonte. As medidas antropométricas foram coletadas no dia agendado para o início da monitorização ambulatorial de 24 horas (MAPA). Utilizou-se um instrumento próprio para a coleta de dados sociodemográficos, variáveisantropométricas e variáveis relacionadas a MAPA. Para efeito de análise, categorizamos a população a partir da queda da pressão arterial em dois grupos: "com descenso" e "sem descenso". Foi realizada análise bivariada, na qual foi testada associação entre a queda dapressão arterial vigília-sono e algumas variáveis independentes, considerando nível de significância estatística p< 0,05. A força de associação foi medida pelo cálculo de Odds ratios e seus intervalos de confiança de 95%. Para o ajuste de variáveis de confusão foi realizadaanálise multivariada usando a técnica de regressão logística, buscando identificar as variáveis preditoras independentes para a diferença de pressão arterial vigília-sono. Após as análises bivariadas e multivariadas, ficou evidenciado que a circunferência da cintura se relaciona com a queda da pressão arterial sistólica durante o sono. Indivíduos com valores de circunferência no tercil mais alto têm mais chances de não apresentarem queda da P A durante o sono,quando comparados com aqueles que têm a CC no primeiro tercil. Conclui-se que a adiposidade localizada em nível abdominal é um fator associado à queda da P A, durante o sono, em indivíduos hipertensos.
 
    