Repositório RCAAP
Imagens e imaginários da profissão de secretariado na revista excelência
Essa dissertação objetiva analisar os imaginários sociodiscursivos e as imagens etótica e icônica da profissão de secretariado veiculadosnas capas da revista Excelência, periódico da Federação Nacional de Secretárias e Secretários Fenassec. Especificamente, buscamos com este trabalho: I) identificar os ethée os imaginários da ocupação instituídos nas capas da Excelênciano período 2005-2008; II) analisar as dimensões técnica, situacional e discursiva das imagens que compõem tais capas; e III) examinar o estrato lingüístico do gênero em questão, notadamente no que concerne aos atos locutivos haja vista o caráter híbrido (texto e imagem) com o qual é caracterizado. Como aporte teórico-metodológico para o trato com os dados imagéticos e verbais, utilizamos a grade de análise de imagens sugerida por Mendes (2011). Por meio das nossas análises, verificamos que a revista constrói, em algumas edições, imagens do profissional de secretariado ancoradas em imaginários contemporâneos do mundo corporativo e da profissão; contudo, em outros exemplares a maioria , a publicação reforça concepções cristalizadas sobre o profissional. Identificamos, assim, por um lado, os ethé de eficiência, competência, competitividade, versatilidade, sabedoria e produtividade, mas, por outro, averiguamos ainda osde submissão, subserviência, simpatia, elegância, boa aparência e beleza. Além disso, a ocupação é representada, consoante as capas que analisamos, como um cargo categoricamente feminino (há uma minoria de homens representados), o que nos levou apostular uma reafirmação dos imaginários sociodiscursivos relacionados ao gêneronessa carreira. Evidenciamos, também, que a Excelênciabusca desconstruir estereótipos negativos do ofício comumente difundidos pela mídia por meio, dentre outros elementos, da vestimenta das personagens que estampam as edições, vestimenta esta marcada pela formalidade. Nesse quesito, constatamos que a roupa aponta para a constituição do que cunhamos de identidade imagética da secretária (embora não determine, em última instância, a identificação dessa profissional). O que podemos dizer é que, de maneira geral, há uma fase de transição nas hegemonias de imaginários e imagens sobre a profissão, pois, no caso do secretariado, há imaginários e imagens que tendem a se enfraquecer, assim como outros que tendem a se fortalecer.
2019-08-10T16:50:57Z
Ana Carolina Goncalves Reis
A escrita matemática em uma turma de 6ª série do ensino fundamental
Neste trabalho, focalizamos textos escritos pelos alunos nas aulas de Matemática nos quais as palavras predominam em relação aos símbolos matemáticos. Esses textos foram produzidos pelos alunos de uma turma de 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Belo Horizonte, ao realizarem atividades de escrita propostas pelo Professor e pela Pesquisadora, durante as aulas de Matemática. O conceito de escrita matemática, que representa o objeto de nossa investigação, bem como as formas de classificação dessa escrita, foram delineados a partir de nossos estudos de referenciais teóricos do campo de pesquisa da Educação Matemática. As análises que empreendemos possibilitaram-nos identificar quatro categorias de escrita matemática utilizada pelos alunos: registrar, expressar-se, explicar e traduzir. Com a caracterização de cada uma dessas categorias, na qual consideramos as funções da linguagem, os gêneros matemáticos e os usos da escrita matemática, procuramos destacar, principalmente, como os alunos escrevem nas aulas de Matemática, usando uma linguagem não exclusivamente matemática. Desse modo, é possível considerar que nossa investigação pode oferecer contribuições no campo de pesquisa da Educação Matemática, na medida em que representa uma perspectiva de resposta à lacuna na pesquisa sobre a escrita matemática dos alunos, e quanto ao trabalho com a Matemática em sala de aula, na possibilidade de propiciar uma reflexão a respeito da escrita das aulas de Matemática.
2019-08-14T02:50:31Z
Flavia Cristina Figueiredo Goura
Gastos públicos e as relações de poder financeiro na Federação brasileira: inconstitucionalidade dos projetos federais custeados com os orçamentos subnacionais
Este trabalho cuida dos gastos públicos de execução administrativa por parte de Estados, Distrito Federal e Municípios, determinados por atos normativos expedidos pelo Congresso Nacional. Inicia por traçar alicerces teóricos sobre o federalismo financeiro brasileiro, o sistema de desconcentração do poder financeiro vertical e horizontalmente considerado, para revelar a existência de uma relação transversal de poder, entre Legislativo Federal e Executivos Subnacionais, com características específicas. Apresenta uma proposta de estrutura lógica da norma prescritiva de gastos públicos de execução administrativa, e delimita o espectro de competência da União Federal em matéria de Direito Financeiro e gastos públicos. Na sequência, é realizado um estudo de casos, com doze exemplos de normatizações federais mais e menos densas do regime de gastos públicos de execução subnacional. Conclui-se, entre outros aspectos, que o legislador financeiro federal apresenta conduta reiterada de positivar atos que padecem de desequilíbrio normativo na regulação das obrigações recíprocas, em violação à dimensão cooperativa do federalismo financeiro previsto na Constituição da República de 1988. Na última parte do trabalho, expõem-se três alternativas à reversão de um quadro estrutural de inconstitucionalidade por violação ao princípio federativo, duas delas de cunho jurídico (judicial e legislativo) e a terceira de natureza política. Por fim, são expostas as conclusões.
2021-06-19T01:09:56Z
Reinaldo Belli de Souza Alves Costa
Aspectos técnico-vocais e interpretativos do Bel Canto do Século XIX presentes nas Sei Ariette, Op. 95, de Mauro Giuliani
O presente estudo procurou investigar a presença dos aspectos técnico-vocais e interpretativos da escola italiana de canto, mais conhecida por Bel Canto, no repertório camerístico para canto e violão (ou piano) do compositor italiano Mauro Giuliani (1781 1829). Dessa maneira, foram abordados, primeiramente, aspectos históricos dessa escola de canto, tratando especialmente da inserção da voz feminina nos espetáculos musicais ao longo dos séculos XVII, XVIII e XIX, e em seguida selecionados cinco aspectos técnico-vocais característicos do Bel Canto, a fim de conceitua-los e exemplifica-los em peças do repertório operístico do século XIX. No intuito de evidenciar a ligação entre Giuliani e a prática vocal oitocentista, foram incluídos aspectos da vida e da obra desse compositor salientando, por meio de dados biográficos, historiográficos e composicionais, a sua relação com Gioacchino Rossini, fato que pode justificar o caráter dramático e cênico de suas obras. Por fim, o estudo contou com dois tipos de análise da obra Sei Ariette, Op. 95: uma análise formal tradicional detectando, dentre outras coisas, os cinco aspectos técnico-vocais do Bel Canto previamente estudados; e uma análise da relação poema-música, onde foi possível desenvolver um enredo que estabelecesse unidade entre todas as arietas que compõem a obra. Pretendeu-se, à luz de tais análises, incorporar esses elementos em minha performance e elucida-los na interpretação do repertório belcantista do século XIX.
2019-08-13T01:12:06Z
Daiana de Oliveira Melo Roussin
É possível garantir a integralidade e a universalidade da assistência farmacêutica em tempos de judicialização da saúde?
A Lei 12.401/11 e o Decreto 7.508/11 são celebrados, entre outros motivos, por introduzirem regras para enfrentamento da judicialização da saúde no Brasil. O estudo analisa o impacto da observância dos critérios de acesso universal e igualitário à assistência farmacêutica integral, delimitados pelas normativas, no cenário da primeira década da judicialização de medicamentos em Minas Gerais, de 1999 a 2009. Trata-se de um estudo retrospectivo descritivo de investigação dos registros sobre medicamentos e prescrições contidos no banco de dados construído pelo Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (GPES/UFMG) referente aos 6.112 processos judicias em saúde ajuizados contra o estado de Minas Gerais de outubro de 1999 a outubro de 2009. Analisou-se as variáveis ano, inserção do medicamento na RENAME, existência de logomarca do SUS na prescrição e natureza do estabelecimento do atendimento do litigante. A partir da análise das variáveis, classificou-se os medicamentos judicializados em relação à adequação aos critérios vigentes de acesso à assistência farmacêutica em cada ano e em todo o período. Os resultados apontam que, dos 10.051 medicamentos selecionados, 50,91% constavam na RENAME, 7,98% tinham sido prescritos em receituário com logomarca do SUS e 10,46% tinham natureza pública da instituição de atendimento. Do universo de medicamentos estudados, 7,69% foram classificados como adequados e 68,84% como inadequados aos critérios vigentes de acesso à Assistência Farmacêutica. Dado a impossibilidade de classificar 23,47%, optou-se por analisar também o grupo dos 5.580 medicamentos que continham ao menos uma informação sobre o atendimento. A porcentagem de medicamentos classificados como adequados então subiu para 13,85% e os inadequados para 85,77%. De 2003 a 2009, observou-se a diminuição da falta de informação nas ações judicias sobre o atendimento, bem como o crescimento da proporção de medicamentos classificados como inadequados. Os resultados evidenciam a dimensão alcançada pela judicialização da saúde no Brasil no final dos anos 2000, a qual impulsionou decisões para mitigar o fenômeno. Nesse sentido, os parâmetros para acesso universal à assistência farmacêutica integral, instituídos em 2011, demonstram potencial para racionalizar a judicialização, caso sejam acatados pelo Judiciário: eles teriam impedido o deferimento de 68,84 a 85,77% dos medicamentos judicializados em Minas Gerais, entre 1999 e 2009. Mas, as normativas são intervenções que acabam por reforçar a concepção reduzida do direito à saúde como acesso a bens e serviços, vigorante no contexto da judicialização. Medidas estruturais e a permeabilidade das decisões políticas e judiciais à participação dos diversos atores sociais envolvidos poderiam aproximálas da efetivação do direito universal, igualitário e integral à saúde.
2019-08-10T05:41:10Z
Luciana de Melo Nunes Lopes
A liberdade de imprensa e a teoria da integridade no direito: uma leitura a partir do pensamento de Ronald Dworkin
A presente dissertação pretende investigar a maneira como o Supremo Tribunal Federal vêm se pronunciando em casos que têm por objeto a aplicação do princípio da liberdade de imprensa. Uma leitura superficial de seus julgados poderia levar o leitor a interpretar que as cortes superiores adotariam a teoria da ponderação de princípios de Alexy para resolver casos em que os referidos princípios colidem. Pretende-se demonstrar, contudo, que essa teoria não seria devidamente aplicada e que, caso o fosse, não seria essa a melhor escolha de método hermenêutico para a tarefa. O que se propõe é fazer uma releitura dos julgados do STF a partir da teoria da integridade de Ronald Dworkin, que parte da noção de adequabilidade dos princípios para que se chegue a uma resposta correta para cada caso concreto. Assim, pretende-se jogar uma nova luz sobre uma questão tão importante para o paradigma em que vivemos, dada a relação estreita entre o princípio da liberdade de imprensa com a própria democracia.
Índice de rotação e teorema dos quatro vértices
Este tema foi escolhido na busca de um melhor entendimento sobre o assunto. Dentro da Teoria de Curvas planas da Geometria Diferencial encontramos o teorema dos Quatro Vértices e o índice de rotação, um resultado clássico que garante a existência de pelo menos quatro vértices em uma curva plana simples e fechada, onde um vértice é um extremo relativo da curvatura. E o número de rotação de uma curva mede o número de voltas que o vetor tangente dá em torno da origem. O teorema dos quatro vértices possui elevada importância no contexto das aplicações da teoria das curvas planas, e foi demonstrado por Mukhopadhyaya em 1909, apenas para curvas planas estritamente convexas, e em 1912, Adolf Kneser o demonstrou para todas as curvas simples e fechadas no plano, não somente para as estritamente convexas. Esta monografia está organizada em dois capítulos. No primeiro, faz-se uma introdução dos conceitos básicos que serão necessários ao longo deste trabalho, tais como curvas planas parametrizadas, ciclóide, hipociclóide, reparametrização, curvas diferenciáveis, comprimento do arco e curvatura de uma curva. No segundo, faz-se um estudo detalhado sobre o teorema dos quatro vértices e o índice de rotação.
2019-08-10T07:40:30Z
Michele Rodrigues de Andrade
Os discursos verbais e iconográficos sobre os negros em livros didáticos de história
Esta dissertação tem como objeto a análise do discurso verbal e iconográfico sobre os negros no livro didático de História, realizada em três edições PILETTI, Nelson. História do Brasil. São Paulo: Ática, 1986; PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História & vida. Brasil: da Pré-História à Independência. v.1. São Paulo: Ática, 1997; e PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História & vida integrada. 7ª série. São Paulo: Ática, 2001 , amplamente adotadas nas escolas de Ensino Fundamental, duas das quais, avaliadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A investigação procura responder, fundamentalmente, a uma questão: qual história os livros didáticos, muito utilizados pelos professores em sala de aula, narram sobre os negros na conformação da história nacional? Após uma contextualização sociopolítica e cultural dos discursos verbais e iconográficos nos livros didáticos e a apresentação de aspectos da organização das três edições, foram analisados, em cada volume, textos, imagens e atividades elaboradas para os alunos. Para atingir os objetivos propostos, buscou-se um referencial teórico que trata das noções de representação, poder e imaginário, em especial, os conceitos formulados por Michel De Certeau e Roger Chartier, o que possibilitou entender que a reconstrução dos fatos pelo discurso verbal e iconográfico se corporifica na definição de representações resultantes de interesses concretos e imaginários. Esse referencial auxiliou, também, na compreensão das especificidades do livro didático, com vistas a estabelecer relações entre os discursos verbais e iconográficos construídos sobre os negros e os pressupostos ideológicos, historiográficos e metodológicos que sustentaram a autoria na produção dos manuais escolares selecionados.
2019-08-14T05:13:14Z
Joao Bernardo da Silva Filho
Comparação de aspectos clínicos e diagnósticos da leishmaniose visceral entre portadores e não portadores do vírus da imunodeficiência humana
Com o objetivo de descrever e comparar dados demográficos, clínicos e diagnósticos da leishmaniose visceral (LV) entre pacientes infectados e não infectados pelo HIV, um estudo retrospectivos foi realizado através da análise de prontuários de pacientes avaliados entre janeiro de 2000 e dezembro de 2005 em duas unidades de referência em Belo Horizonte: ambulatório do Centro de Referência em Leishmanioses (CPqRR/FIOCRUZ) e ambulatório e unidade de internação do Hospital Eduardo de Menezes (HEM/FHEMIG). Foram considerados casos de LV: i) Reação de imunofluorescência indireta positiva (RIFI) associada a pelo menos duas das seguintes manifestações; febre, anemia/citopenia, esplenomegalia/hepatomegalia, ou ii) detecção de DNA de Leishmania por PCR ou identificação destes parasitos através da pesquisa direta ou cultivo de aspirado esplênico, hepático ou de medula óssea. Os pacientes sem resultado de exame anti-HIV ou história de LV tratada há mais de 72 horas da admissão forma excluídos. Foram incluídos 65 pacientes. A média de idade foi 37,6 anos (± 12,1 anos) e 81,5% dos pacientes era do sexo masculino. Vinte e sete pacientes eram infectados pelo HIV, com contagem mediana de CD4 = 115 céls/mm3. A maioria dos pacientes co-infectados (74%) apresentou CD4 < 200 céls/mm3. A freqüência do uso de drogas injetáveis não diferiu entre os grupos mas alcoolismo foi mais comum entre os pacientes infectados pelo HIV (p<0,05). A tríade clássica da LV (febre, anemia/citopenia, espleno/hepatomegalia) foi igualmente freqüente entre pacientes HIV-positivos e HIV-negativos (70,4% vs. 76,5% p=0,6). Os pacientes co-infectados apresentaram maior freqüência de hiperglobulinemia, hipoalbuminemia e linfopenia, enquanto que os pacientes não infectados apresentaram maior ocorrência de hiperbilirrubinemia. Após 10 a 15 dias de tratamento específico para a LV, febre, anemia, leucopenia e eosinopenia foram significativamente mais freqüentes entre os pacientes HIV-positivos. Este grupo ainda apresentou níveis plasmáticos de creatinina mais elevados. A chance ajustada de resolução de todas as manifestações clínicas após 10 a 15 dias de tratamento foi significativamente menor entre infectados pelo HIV (OR = 0,04, IC 95% = 0,01-0,45), na presença de esplenomegalia, (OR = 0,06, IC 95% = 0,01-0,69) ou quando o número de manifestações clínicas foi superior a três (OR = 0,12, IC 95% = 0,02-0,74) à admissão. Leishmânias foram identificadas em 74% dos pacientes infectados pelo HIV e em 53% dos pacientes HIV-negativos (p=0,08). A RIFI foi mais sensível entre os pacientes HIV-negativos (86,4% vs. 45,5%; p<0,01). A sensibilidade do anti-rK39 (ELISA) não diferiu entre os pacientes HIV-positivos e HIV-negativos (50% vs. 92,3% respectivamente; p=0,052).
2019-08-11T09:36:48Z
Guenael Freire de Souza
"Afundamentos de tensão no contexto da expansão dos sistemas elétricos: proposta de índices considerando dados do sistema de detecção de descargas atmosféricas"
O fenômeno Afundamento de Tensão tem recebido destaque nos estudos relativos aos Sistemas Elétricos de Potência em decorrência dos seus impactos negativos para consumidores e concessionárias de energia. Este tem sido considerado uma das principais causas de interrupção de energia e de mau funcionamento de equipamentos, resultando em perda da qualidade da energia. Atualmente, a questão tem sido tratada basicamente de forma corretiva na fase de operação do sistema elétrico. Esta dissertação de mestrado propõe uma novaabordagem para o problema, tratando-o de forma preventiva, já na fase de Planejamento da Expansão dos sistemas de potência. Tal abordagem se baseia na concepção de Índices de Afundamento deTensão a serem incluídos no processo de decisão envolvido na elaboração dos planos, norteando o planejador na escolha da alternativa de expansão mais adequada. Os índices procuram quantificar o grau de severidade dos afundamentos e, para tal,consideram os três principais parâmetros relativos ao evento: amplitude, duração e freqüência. O grau de influência de cada um desses parâmetros no desempenho do sistema foi investigado, considerando-se a diversidade das características construtivasdos sistemas elétricos. Particularmente, tendo em conta que os curtos-circuitos decorrentes de descargas atmosféricas constituem a causa mais freqüente dos afundamentos de tensão, foi explorada a influência da distribuição geográfica não uniforme da incidência de raios nestes eventos. Nesta direção, um dos aspectos inovadores dessa dissertação é o uso de dados provenientes de Sistemas de Detecçãoe Localização de Descargas Atmosféricas (LLS - Lightning Location System) na composição dos índices. Por meio de simulações em sistemas reais, o trabalho detalha a utilização dos índices propostos nas etapas de Planejamento da Expansão, mostrando sua aplicação na identificação de pontos frágeis na rede elétrica. Uma vez identificados ospontos críticos, já nos passos iniciais do processo, os planejadores podem atuar no sistema de forma a evitar a ocorrência dos afundamentos de tensão. Os resultados obtidos indicam benefícios de impacto para o desempenho do sistema de potência.
2019-08-10T04:57:52Z
Priscilla de Paula Ferreira Campici
Bilhares convexos em superfícies de curvatura constante
Consideraremos uma curva simples, fechada e geodesicamente estritamente convexa na esfera ou no plano hiperbólico e uma partícula em movimento livre geodésico dentro da região limitada por essa curva sofrendo colisões elásticas com a curva no pontos de choque. Mostraremos que a aplicação de bilhar nessas superfícies úm difeomorsmo conservativo do tipo twist, estabeleceremos condições sucientes para não persistência de curvas ressonantes no bilhar circular geodésico perturabado. Também mostramos que bilhares nessas regiões possuem genericamente uma quantidade finita de órbitas periódicas de período ne ela são todas hiperbólicas. Estabelecemos também que o conjunto das órbitas de período três tem dimensão de Hausdorff entre zero e um, tendo nesse último caso reta tangente em quase todo ponto.
2019-08-12T08:13:41Z
Luciano Coutinho dos Santos
Apontamentos para promoção e incentivo ao aleitamento materno na atenção primária de saúde
O baixo índice de aleitamento materno no Brasil revela que o desmame está relacionado, além dos fatores biológicos e técnicos do aleitar, também às influências socioculturais sofridas pela mulher. Conhecer estes fatores que influenciam o aleitamento materno é imprescindível para que os profissionais da Atenção Primária de Saúde possam atuar no incentivo do aleitamento materno. Com o objetivo de identificar as estratégias utilizadas na Atenção Primária de Saúde para a promoção do aleitamento materno, foi realizada uma revisão integrativa. Tal revisão foi pautada no acervo da Biblioteca Virtual de Saúde utilizando os descritores: Aleitamento Materno e Atenção Primária de Saúde. Foram analisados 12 artigos buscando-se identificar o objetivo dos pesquisadores, as estratégias de promoção do aleitamento analisadas ou identificadas e os resultados encontrados. Neste trabalho identificouse 9 apontamentos para a promoção e incentivo ao aleitamento materno, que são: metodologia de abordagem da gestante/nutriz, trabalhos em grupo, trabalho em equipe, acolhimento, visitas domiciliares, contextualização da abordagem, educação contínua aos profissionais, avaliação das ações de promoção e incentivo ao Aleitamento Materno. Espera-se que tais orientações contribuam para redução do desmame precoce por meio da sistematização das estratégias propostas e da capacitação das equipes.
2019-08-10T08:11:30Z
Ligia Fernandes de Almeida Dantas Devito
Recuperação de informação visual em bases de imagens de cidades históricas: contribuições para o reconhecimento e classificação de imagens
Este trabalho aborda dois aspectos da recuperação de informação visual em bases de imagens: o reconhecimento de cenas e a classificação automática de imagens. Para o reconhecimento de cenas, uma metodologia para agregar algoritmos de casamento de imagens e clusterização é proposta, filtrando as informações usadas para o casamento de cenas. Relativo à classificação de imagens, um novo método é proposto, baseado na representação de imagens por dicionários visuais e no uso de regiões semânticas.Na aplicação de ambos, são usadas bases de dados de cenas urbanas da literatura, além de uma nova base de dados, cuja construção é apresentada aqui, desde a coleta das imagens até a separação e anotação das mesmas. Enquanto no reconhecimento de cenas são usadas fachadas de construções como imagens-consulta para exploração das bases de cenas urbanas, na classificação de imagens é abordada a classificação entre os estilos arquitetônicos barroco e contemporâneo.
2019-08-11T21:41:40Z
Marcelo de Miranda Coelho
A temática pastoral em Teócrito: os Idílios I, III, VI, VII, XI
Este trabalho propõe a tradução com notas explicativas dos Idílios pastorais I, III, VI, VII e XI do poeta helenístico Teócrito (séc. III a. C.). Nos capítulos introdutórios são apresentadas as principais características de sua poesia e a história da transmissão, manutenção e estabelecimento do seu corpus poético. O corpus selecionado valoriza o gênero bucólico de que o poeta é tradicionalmente considerado o fundador, tendo também composto alguns dos mais admirados exemplares até hoje. Como principais temas destacamos a caracterização dos pastores, a presença perturbadora do amor e sua interação com o locus amoenus. Como contraponto à poesia bucólica, acrescentamos ao final uma tradução do poema em figura A Siringe.
2019-08-13T00:07:34Z
Alexandre Cardoso Nunes Magalh?es
Harmônicos na flauta transversal: uso didático e em performance
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Uma análise da atuação do colegiado escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e a gestão democrática
O presente trabalho busca compreender a atuação do Colegiado Escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e sua relação com o Gestor numa perspectiva de gestão democrática. A metodologia usada para desenvolver esse trabalho teve como apoio a pesquisa bibliográfica de Naura Ferreira (2003), Gadotti (1995), Luck (2000), Gohn (2001), Souza (2009), Vasconcellos (1995) e ainda legislações vigentes referentes ao Colegiado Escolar. A relação entre Colegiado Escolar e Gestão Democrática vem se fortalecendo através de legislações específicas, mas é necessário ainda promover a aproximação dos membros de alguns segmentos para que esse diálogo pretendido seja eficaz na busca de uma gestão consciente e participativa, visando como resultado a melhoria na qualidade do ensino.
Processos avaliativos no curso de medicina: desempenho dos estudantes em relação às competências em pediatria e sua significação pelo docente
Introdução: As competências necessárias à formação do estudante de medicina correspondem à aquisição de qualidades intelectuais, ao desenvolvimento de habilidade clínica e à incorporação de atitudes e consciência ética. Essas competências devem ser desenvolvidas durante o curso e o desempenho do estudante avaliado regularmente, assegurando que a instituição está formando profissionais éticos, humanos e competentes, para dar respostas adequadas às necessidades de saúde da população. O processo avaliativo, no entanto, é complexo, despertando sentimentos nos professores que buscam em critérios pessoais a melhor maneira de serem justos e imparciais. Objetivos: Analisar as competências essenciais em Pediatria e seu processo de avaliação no curso médico da UFMG e identificar as dificuldades na avaliação dos estudantes, procurando conhecer os sentimentos, conceitos e crenças dos professores de medicina em relação à avaliação subjetiva. Método: Construiu-se um Questionário de Competências Específicas em Medicina em conjunto com a Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Faculdade de Medicina da UFMG, que inclui nove blocos contendo 67 questões relacionadas a atitudes e habilidade clínica. Para pontuar as respostas, utilizou-se uma escala de Likert, onde o número 1 significou: o aluno não precisa desse conteúdo teórico, e o número 5: o aluno deve saber fazer com autonomia e segurança. Esse questionário foi respondido por 64 professores do Departamento de Pediatria, 30 profissionais que trabalham em locais estratégicos do atendimento pediátrico e 428 estudantes do ultimo ano do curso médico. As respostas foram comparadas entre si pelo teste t-student. Ao final do Internato de Pediatria, 476 estudantes foram avaliados pelo OSCE (Objective Structured Clinical Examination) e suas notas comparadas com suas respostas ao questionário. Utilizou-se outros dois instrumentos de avaliação, a prova escrita e a avaliação em serviço que foram comparados com o OSCE pelo coeficiente de correlação de Pearson.Foram conduzidos três grupos focais, com professores do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UniversidadeFederal de Minas Gerais. As reuniões tiveram como moderadora uma professora experiente na técnica de grupo focal, auxiliada pelo pesquisador. No inicio de cada encontro, a moderadora colocou três questões ao grupo: o conceito de avaliação, o fato de ser colocada em segundo plano nos currículos e nos planejamentos didáticos e as dificuldades e fatores facilitadores na avaliação. Resultados: O questionário demonstrou boa consistência interna. (Alfa de Cronbach 0,94/0,96/0,95). As médias e medianas das respostas dos participantes, nos nove blocos que compõem o Questionário, mostraram-se semelhantes. Verificou-se diferença significativa nas respostas dos entrevistados somente no Bloco 7 Realização de procedimentos (valor-p = 0,003). A comparação entre os valores atribuídos na escala Likert pelo estudante e as notas obtidas na avaliação do OSCE mostrou que nos blocos: respeito às normas de biossegurança e adequação no trato com o paciente, existe coerência entre as respostas assinaladas e as atitudes frente ao paciente. As maiores notas nas respostas do questionário indicam expectativas mais elevadas dos estudantes na execução autônoma e segura de habilidades clínicas, que não foram comprovadas na avaliação de desempenho pelo OSCE. Os estudantes foram bem avaliados na prova escrita e na avaliação em serviço por observação direta, e ambas demonstraram correlação positiva, embora fraca, com o OSCE pelo coeficiente de correlação de Pearson.Nos grupos focais, o discurso foi categorizado em cinco grandes temas: dificuldade da avaliação de habilidade clínica e atitudes, relação professor-aluno, sentimentos vivenciados pelos docentes durante a avaliação, fatores facilitadores e necessidade de mudanças.Conclusões: Estudantes, professores e profissionais médicos que atendem crianças e adolescentes apresentam expectativas semelhantes em relação às competências específicas necessárias para a prática pediátrica. Os estudantes, ao final do curso médico na UFMG, na avaliação pelo OSCE, não atingiram essas competências no nível de realizá-las com autonomia e segurança, porém, obtiveram boas médias na prova escrita e avaliação em serviço. Com relação ao ato de avaliar o aluno, os docentes sentem falta de objetivos bem definidos, estruturação do processo e instrumentos avaliativos específicos. Reconhecem a necessidade de melhores conhecimentos pedagógicos e procuram ser os mais justos possível com o estudante durante a avaliação. Consideram o ato de avaliar como uma situação solitária e sem o respaldo da Instituição quando precisam reprovar algum aluno.
Gastrite atrófica do corpo: estudo das alterações histopatológicas da mucosa gástrica e relação com auto- imunidade e níveis séricos de gastrina
A gastrite atrófica predominante do corpo com antro relativamente conservado é a lesão fundamental associada à elevação dos níveis de gastrina sérica e alteração do crescimento/ distribuição das células endócrinas na mucosa gástrica oxíntica e antral. O objetivo do estudofoi avaliar as alterações histopatológicas das células endócrinas da mucosa do antro e do corpo gástricos e relacionar estas alterações com os níveis séricos de gastrina e a presença de auto-anticorpos dirigidos contra a célula parietal (anti-CP). Foram estudados 44 pacientesdispépticos submetidos à endoscopia digestiva alta no Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG e que apresentavam ao exame histopatológico gastrite atrófica do corpo com mucosa antral relativamente bem conservada. Foram avaliados nestespacientes: níveis séricos de gastrina, de vitamina B12, presença do anticorpo anti-CP. Cortes de parafina do antro e do corpo gástrico destes pacientes foram submetidos à coloração das células endócrinas pelo método de Grimelius e para evidenciar as células parietais foiutilizada imunocitoquímica. A hiperplasia das células endócrinas foi encontrada mais freqüentemente na mucosa do corpo gástrico. A gastrina sérica dos pacientes apresentou valor médio de 349,5 pg/mL (41,4 2.720 pg/mL). As células parietais estavam ausentes (24/44)ou diminuídas: presentes em pequenos aglomerados (8/44), rarefeitas na mucosa (8/44). Autoanticorpos anti- CP estavam presentes em 32/44 pacientes (72,7%). Não houve relação entre a presença de hiperplasia endócrina do antro e do corpo com os diferentes níveis séricos degastrina dos pacientes analisados. Concluímos que a presença de hiperplasia endócrina no corpo gástrico pode ser utilizada como marcador útil para indicar provável auto-imunidade dos casos de gastrite crônica atrófica predominante do corpo.
2019-08-11T20:28:37Z
Carolinne Bahia Rodrigues
O espaço construído na produção de lugares de memória: reflexões sobre museus e lugares de memória do trauma, estudos de caso em Belo Horizonte
Observa-se nos últimos tempos o surgimento de uma ampla gama de projetos e instituições de memória no território das cidades contemporâneas, que tem como objetivo atender a ações de reparação moral a acontecimentos que tiveram como marca, conflitos, violências e violação dos direitos humanos. O recente ímpeto de revisão e discussão destes acontecimentos somado ao fenômeno crescente de patrimonialização têm gerado novos espaços e lugares de memória, como aqueles que poderíamos considerar vinculados a memórias traumáticas e ao sofrimento: antigos hospitais, antigas prisões, locais relacionados a tragédias, a crimes, locais relacionados a períodos e regimes ditatoriais, entre outros. Através do discurso patrimonial novos significados têm sido atribuídos a esses espaços. Caberia, para fins da presente investigação, indagar como o espaço construído, as edificações, enquanto portadoras dos rastros e vestígios dos acontecimentos que as tiveram como palco, podem ser mobilizadas na construção de espaços de representação que sejam não só um suporte, mas que também permitam discutir estas memórias? Com este propósito selecionou-se três projetos e espaços em gestação no território da cidade de Belo Horizonte, que visam constituir lugares de preservação de memórias sobre acontecimentos e episódios de violação aos direitos humanos. São eles: O Memorial da Anistia, o Memorial dos Direitos Humanos e o Espaço Comum Luiz Estrela. Desta maneira interessa discutir frente aos estudos de caso selecionados e outras possibilidades já consolidadas de espaços memoriais relacionados a memórias traumáticas, de que forma estes nos permitem entrever questões relacionadas à mobilização do espaço construído na constituição de espaços de memória, principalmente aqueles engendrados pelo discurso patrimonial.
2019-08-12T20:21:37Z
Felipe Eleuterio Hoffman
Sobre as possibilidades da impermanência: Fotografia e monumento
A partir da teoria da fotografia em Walter Benjamin e em Roland Barthes faremos algumas incursões pelas temáticas que envolvem a construção e permanência dos monumentos, das memórias e dos valores atribuídos aos objetos e às imagens. Destacaremos como questões fundamentais a distância e a ausência tal como pensada por esses autores. O mesmo peso terá ainda a análise pontual de algumas obras de Nan Goldin, Christian Boltanski, Rosângela Rennó, Joseph Beuys, Rachel Whiteread, Susan Hiller, Félix González- Torres e On Kawara. Nelas buscaremos detectar estratégias e alegorias sobre a relação memória/esquecimento. Ao mesmo tempo, tentaremos pensar essas obras como veículos de reinserção do memento mori nas sociedades capitalistas contemporâneas que paradoxalmente tentam afastar a idéia da morte, se lançando num consumismo desenfreado que decreta já morto tudo o que acaba de nascer.