Repositório RCAAP
Paradoxos da encarnação: por uma radicalização democrática da teologia política
O objetivo desta tese é trabalhar as possibilidades de se desenvolver uma teologia política democrática e radical. A teologia política tem sido, até os dias de hoje, insuficientemente política, mas, principalmente, insuficientemente democrática. Mesmo em seu ápice, que se encontra, sem dúvida, na obra de Carl Schmitt, ela não passa de uma forma de legitimação e justificação teológica da soberania. Esse processo de legitimação acaba servindo também à religião do desespero, ao culto incessante do capitalismo. Mesmo a Teologia da Libertação e outras teologias da crise que surgiram no século XX não conseguiram escapar do labirinto minoico da religião capitalista. Uma teologia política democrática e radical deve ser uma teologia do comum, abertamente contra o Império e contra o capitalismo. É uma teologia messiânica, no sentido de Walter Benjamin, voltada para a redenção e para a felicidade dos que sofrem. Uma teologia para a multidão.
Atividade investigativa: processos físicos e químicos da digestão
O ensino de ciências vem sendo debatido por pesquisadores da educação, com foco no desenvolvimento e formação de cidadãos. Essas ideias são destacadas nos PCNs como meta a ser alcançada no meio escolar e cabe ao professor contribuir de forma autônoma para o alcance desse objetivo. No âmbito escolar, percebe-se que o tema processos da digestão é tratado de forma abstrata e os alunos pouco compreende e interessam quando se trabalha esse conteúdo. Percebe-se também a falta de cuidado dos discentes com a saúde envolvendo o sistema digestório, diante da preferência por alimentos industrializados. Neste sentido, pensou-se na elaboração e aplicação deste trabalho em uma proposta visando analisar, avaliar e identificar as contribuições de uma sequência de atividades investigativas envolvendo os processos da digestão, com turmas dos 6° e 7º anos do ensino fundamental participantes do Projeto Escolar Tempo Integral (PROETI). O trabalho foi desenvolvido numa escola pública da cidade de Mário Campos, no ano de 2014. A metodologia utilizada foi baseada nos fundamentos teóricos de especialistas do Curso de Pós-graduação Ensino de Ciência por Investigação da FAE UFMG que abordam o ensino de ciências numa perspectiva investigativa. As aulas constaram de aula demonstrativa - expositiva investigativa sobre as características, estruturas, localização e funções dos órgãos da digestão; da proposição de problemas e fenômenos cotidianos que envolvem a digestão; aplicação de sete experimentos para investigar as ocorrências da digestão em nosso corpo e exposição de 2 filmes que demonstraram o caminho do alimento na digestão. Os resultados mostraram que houve melhor entendimento dos alunos sobre como e onde ocorrem os processos da digestão, tendo o corpo como objeto investigador. Notou-se a preocupação dos alunos em adotar bons hábitos alimentares. A continuação desse trabalho numa abordagem sobre os processos da digestão e nutrição, discutindo de forma mais profunda a qualidade dos alimentos, os nutrientes e sua absorção faz-se necessário. Sobretudo, se esse tema for debatido no meio escolar, voltado para a elaboração de projetos com o objetivo de formar cidadãos responsáveis no quesito qualidade de vida, será muito importante para contribuir com a saúde dos discentes.
Modelos autorregressivos para representação de sistemas com histerese
Histerese é um fenômeno severamente não linear comumente encontrado em dispositivos eletromagnéticos e eletromecânicos, que envolvem efeitos de memória entre a saída e o histórico das variáveis do processo. Em sensores e atuadores eletromecânicos, tal efeito está relacionado à memória natural do comportamento inelástico, sendo a força restauradora dependente do histórico de deformação. Devido a essa não linearidade, são comuns problemas em modelagem e controle de sistemas com histerese, os quais têm sido extensivamente estudados. No âmbito de modelagem, o modelo de Bouc-Wen é visto como um dos modelos clássicos, sendo utilizado ainda em pesquisas atuais. O modelo de LuGre proposto inicialmente para modelar fricção também pode ser utilizado neste contexto. Contudo, a utilização desses modelos em um cenário de controle antecipativo e compensação de histerese é complicada, uma vez que a obtenção da inversa do modelo não é direta. Neste sentido, modelos autorregressivos polinomiais surgem como uma alternativa viável, uma vez que sua utilização em um cenário de compensação de histerese é relativamente fácil. Porém, a ocorrência de histerese nessa classe de modelos é algo ainda não bem explicado. Nesta tese são apresentadas condições suficientes para a ocorrência de histerese em modelos polinomiais. Mostra-se que a utilização de multi funções da primeira diferença da entrada são condições suficientes para que isto ocorra. Essas condições estão relacionadas aos pontos de equilíbrio do modelo, à função de excitação e a alguns agrupamentos de termos nos modelos polinomiais auto regressivos. Além disso, é proposta uma técnica auxiliar de detecção de estruturas para modelos de sistemas com histerese. Os resultadosdesta tese são utilizados na identificação e análise de modelos estimados a partir de dados produzidos por modelos de Bouc-Wen e de LuGre de amortecedores magneto-reológicos.
2019-08-11T19:08:58Z
Samir Angelo Milani Martins
Projeto de letramento na escola: possibilidade para ampliar a participação social dos alunos por meio de práticas de escrita
Este estudo tem como objetivo construir um projeto de letramento que permita desenvolver práticas sociais de escrita a partir de situações reais e refletir sobre o processo dessa construção. Os projetos de letramentos, conforme Kleiman (2000), são concebidos como um conjunto de atividades cuja realização envolve a utilização da escrita para a circulação ampla de textos dentro e fora da escola. Esses projetos estão voltados para questões sociais mais abrangentes, em que a escrita se insere e passa a ser aprendida ou apropriada a partir dos interesses e das necessidades dos alunos. Este estudo pretende contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias de ensino na escola que promovam a participação social dos alunos através de práticas de letramento. Para tanto, concebendo a linguagem como prática interacional, tomam-se, como pressupostos teóricos, estudos de autores como Bakhtin (2003); Kleiman (1995, 2000, 2006, 2007, 2008, 2010); Kleiman, Ceniceros e Tinoco (2013); Marcuschi (2008, 2011); Oliveira (2010); Oliveira e Santos (2012); Oliveira, Santos e Tinoco (2014); Rojo (2010); Stret (2010); e Tinoco (2009). O presente trabalho foi desenvolvido com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede municipal de ensino de São Joaquim de Bicas/MG. Partindo de um problema vivenciado pela comunidade - o uso crescente de drogas entre os moradores da região - os estudantes decidiram escrever um livro de memórias de ex-usuários de drogas legais e ilegais direcionado à comunidade escolar, com o propósito de alertar o público-alvo sobre os perigos das drogas e incentivar as pessoas a não consumirem essas substâncias. Para a produção das memórias, os alunos foram buscar informações por meio da gravação de depoimentos de ex-usuário de drogas e de entrevistas orais com o depoente, familiar ou amigo do depoente. Dessa forma, o projeto de letramento primeiramente estabelece qual a prática social em que os alunos irão se envolver; em seguida, elenca os gêneros do discurso necessários de serem explorados para permitir que os alunos ajam discursivamente e em que eventos de letramento eles deverão se envolver para atingir os objetivos do projeto, o qual foi implementado por meio de tarefas, de modo que tal organização possibilitou o desenvolvimento de habilidades necessárias para a produção das memórias. O impacto da ação social, por meio do gênero memórias, foi percebido pelos alunos e isso pode encorajá-los a continuar agindo em sociedade por meio do uso da escrita, uma vez que experimentaram uma educação linguística para a cidadania.
2019-08-11T08:13:55Z
Dassayelle Monteiro Dias
Físico-química do fluido hidrotermal nos veios auríferos do corpo Cabeça de Pedra, depósito Lamego, Quadrilátero Ferrífero, MG, Brasil
O depósito aurífero Lamego encontra-se hospedado em rochas metavulcanossedimentares neoarqueanas do greenstone belt Rio das Velhas, estando a mineralização associada principalmente a metachert-formação ferrífera bandada (FFB) e filitos carbonosos numa dobra reclinada, dobra Lamego, na qual o corpo de minério Cabeça de Pedra representa a zona de charneira. A mineralização de ouro ocorre tanto em veios e massas de quartzo, como também em sulfetos, produto da substituição da FFB durante a atividade hidrotermal, principalmente sulfetação. A alteração hidrotermal varia de acordo com a rocha hospedeira, com abundante sulfeto-carbonato na FFB, e sericita-clorita no filito carbonoso. Veios de quartzo são classificados em três sistemas principais, tendo como critério a estrutura na qual estão associados e a rocha hospedeira. O sistema V1, composto principalmente por quartzo fumê e pirita, tem caráter extensional, e corta o bandamento da FFB em direção paralela ao eixo de dobramento. O sistema V2, de mesma composição, está representado por veios em direção paralela à foliação S1-2 e o bandamento S0 no caso da FFB, além de massas de quartzo no contato FFB-filito carbonoso; as mesmas têm sua expressão máxima na zona de charneira das dobras. O sistema V3 tem veios de quartzo leitoso, que resulta da recristalização do quartzo fumê, localizado principalmente nas zonas de falha e de cisalhamento, formando estruturas en echelon e vein arrays. Os minerais-minério mais comuns são pirita e arsenopirita principalmente na FFB. Estudos de microtermometria em inclusões fluidas-IFs permitem afirmar que as IFs aprisionadas em todos os tipos de veios apresentam composição no sistema H2O-CO2 ± CH4-NaCl. A evolução do fluido pode ser interpretada em duas etapas: i) fluido aquo-carbônico de salinidade baixa (~ 2 eq. wt% NaCl), aprisionado em quartzo fumê (Qtz I), sugerindo origem metamórfica, e uma temperatura de decrepitação no intervalo de 200 a 300°C; e ii) fluido aquo-carbônico, com salinidade moderada (~ 9% eq. wt% NaCl), hospedado em quartzo leitoso (Qtz II), com temperaturas de decrepitação no intervalo de 200 a 300°C. A temperatura de formação do depósito é calculada por meio do geotermômetro da arsenopirita em 300 a 375°C e, pela interseção vertical das isócoras, se calcula uma pressão de 2 a 3,5 kbar. A composição das IFs individuais do corpo Cabeça de Pedra, obtida através de análises LA-ICP-MS, comparadas com resultados obtidos em IFs do depósito Carvoaria Velha, do lineamento Córrego do Sítio, destaca uma composição padrão de elementos maiores típica de fluidos metamórficos com Na > K > Ca > Mg, que aumentam ou diminuem em concentração em função da salinidade em ambos os depósitos. Os elementos menores variam de acordo com as reações fluido-rocha, e são diretamente relacionados à composição das rocha hospedeira. Ao se comparar o conjuntos dos dados dos dois depósitos, nota-se que, no caso das IFs do corpo de minério Cabeça de Pedra, depósito Lamego, há maior enriquecimento em Zn, enquanto que Cu, As e Sb são mais ricos em Carvoaria Velha, sugerindo influência da geoquímica das rochas hospedeiras. Os mecanismos de precipitação do ouro sugeridos são: i) hidrólise da matéria carbonosa do filito e da FFB alterando levemente a O2 no fluido, ii) substituição do carbonatos de ferro da FFB por sulfetos, e iii) as contínuas mudanças da pressão que levam à precipitação de sílica junto com ouro livre.
2019-08-12T17:55:06Z
Milton Julian Morales Pena
O canto crossover: uma revisão bibliográfica e estudos de relações possíveis na performance da música vocal brasileira.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Avaliação do custo total como ferramenta para a análise de investimentos ambientais
Nas últimas décadas, tanto o Estado quando os consumidores têm experimentado grandespreocupações com a preservação do meio ambiente, pelo qual exercem um papel deorientador das decisões de negócios que as empresas devem tomar, sendo estas preocupaçõesexternalizadas pelo Estado, com regulamentações impostas à indústria como um todo, e pelosconsumidores por meio da demanda orientada para produtos verdes . Desta forma, asempresas estão obrigadas a repensar os seus produtos e processos produtivos, criando anecessidade de realizar investimentos ambientais. Embora a literatura tenha apontado paraevidencias de lucratividade de tais investimentos, a realidade mostra que eles não são vistosdessa forma. Um das causas é o desconhecimento de ferramentas voltadas para asparticularidades dos custos e economias ambientais. A proposta deste trabalho é mostrar que ametodologia da Avaliação dos Custos Totais, é uma ferramenta viável para sarar estadeficiência da análise de investimentos tradicional, possibilitando que projetos de prevençãoda poluição, sejam considerados igualmente com outros projetos de investimentos,competindo justamente pelos mesmos recursos financeiros limitados.
Projeto águas na cidade
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2022-05-31T22:17:12Z
Luiza Fernanda da Silva Margarete Maria de Araujo Silva Roberto Eustaáquio dos Santos
Effectiveness of pelvic floor muscle training and bladder training for women with urinary incontinence in primary care: a pragmatic controlled trial
Background: Although the efficacy of pelvic floor muscle training (PFMT) and bladder training are well established, there is a paucity of patient centered models using these interventions to treat women with UI at primary level of health assistance in Brazil. Objective: To investigate the effectiveness of a physical therapy intervention to treat women with UI in primary health centers. Methods: Pragmatic non-randomized controlled trial in which women with UI from the community participated in a supervised physical therapy program consisting of bladder training plus 12 weeks of PFMT, performed either at home or in the health center. Outcome measures were amount and frequency of urine loss measured by the 24-h pad-test and the 24-h voiding diary; secondary outcome was the impact of UI on quality of life measured by the ICIQ-SF. Outcomes were measured at baseline, at the 6th and 12th weeks of the intervention and 1 month after discharge. Results: Interventions reduced the amount (pad-test, p = 0.004; d = 0.13, 95% CI = −0.23 to 0.49) and frequency of urine loss (voiding diary, p = 0.003; d = 0.51, 95%CI = 0.14 to 0.87), and the impact of UI on quality of life (ICIQ-SF, p < 0.001; d = 1.26, 95%CI = 0.87 to 1.66) over time, with positive effects from the 6th week up to 1 month for both intervention setting (home and health center), and no differences between them. Conclusion: Interventions were effective, can be implemented in primary health centers favoring the treatment of a greater number of women who do not have access to specialized physical therapy.
2022-02-24T14:49:39Z
Camila Teixeira Vaz Rosana Ferreira Sampaio Fernanda Saltiel Barbosa Velloso Elyonara Mello Figueiredo
Forma sonata: o drama musical do dilaceramento
A dissertação tem por objrtivo central a determinação do conteúdo próprio a Forma Sonata beethoveniana. Em outros termos, o que se pretendeu capturar e explicitar foi a lógica essencial dessa específica expressão musical, a razão de ser de seu ser-precisamente-assim.Dada a proposta assumida e perseguida, julgou-se adequado dividir o texto em duas partes distintas e conexas. Na primeira procura-se delinear, a partir da análise dos movimentos em Forma Sonata das sonatas pianisticas de Beethoven, o conteúdo neles presente, ou seja, determinar o que a Forma Sonata diz. Nesse sentido, a análise tecno-formal desenvolvida possui, simultaneamente, dimensão estética: a determinação da lógica de sua organicidade formal - a descrição e análise de seu modo de estruturação - e concomitantemente uma tentativa de elucidar as razões que a tornam aquilo que precisamente é. A divisão e o conteúdo dos Capitulos que integram a Parte I podem ser sintetizados como se segue. No Capítulo I, cujo título - A Exposição - corresponde à designação da seção ou parte inicial da Forma Sonata, procura ser demonstrado que essa seção estrutural se realiza como dação de forma a uma colisão entre pólos ou regiões musicais distintas; forças que se realizam enquanto tal a partir de dois pólos, regiões ou tonalidades musicais específicas - tônica e dominante. No Capítulo 2 - O Desenvolvimento - designação da segunda parte estrutural da Forma Sonata, procura-se estabelecer que a função por ela cumprida é a de concretar a colisão configurada pela Exposição, ou seja, intenta-se explicitar que o Desenolvimento de uma obra arquitetada em Forma Sonata se põe como radicalização, aprofundamento ou intensificação da colisão polar. É dito, em última análse, que o Desenvolvimento é a corporificação musical da exteriorização do caráter da colisão, ou ainda, que é a configuração de seu desenvolvimento ou desdobramento. O Capítulo 3 - A Reexposição - analisa esta que é a terceira e última parte constitutiva da Forma Sonata, buscando evidenciar, por seu turno, que esse momento do discurso musical é dação de forma a " resolução" da colisão posta e desenvolvida. Em outros termos, quer demonstrar que a Reexposição é a consubstanciação de um dever-ser, que é expressão da tentativa de dar forma musical à superação do conflito polar fragmentário configurado pela Exposição e radicalizado no Desenvolvimento. O Capítulo 4, por fim, objetiva evidenciar e reafirmar a consistência da análise e das reflexões efetivadas ao longo dos capítulos anteriores, a partir do exame e tematização detalhados da Op. 106 - Hammerklavier - talvez a mais densa sonata pianística de Beethoven, por isso mesmo típica objetivação da lógica que matriza a Forma Sonata. Na parte II do texto, por um lado, busca-se dar concreção às determinações anteriores, que não poderiam ultrapassar um dado nível de explicitação da lógica do objeto no plano da análise tecno-formal. Esta, isoladamente tomada, não é capaz de revelar a malha determinativa substancial de uma forma ou gênero estético. De outra parte, procura fundamentar estético-filosoficamente aquilo que foi posto e conquistado na Parte I. Nesse intinerário, é sustentado que a Forma Sonata é um drama sob forma musical - Capítulo I -. Determinação que subentendeu a tematização da forma dramática na literatura. O que é sustentável na exata medida em que essa expressão sonora se realiza como configuração e "resolução" de uma colisão (tônica e dominante) são geneticamente interconectadas, ou seja, como essas forças estão primariamente em vinculação intrínseca, unitária, o Capítulo 2 sustenta a interpretação de que o drama configurado pela Forma Sonata, dado seu solo genético humano-societário - também tematizado nesse Capítulo por extensão - é o drama do homem dividido, do homem dilacerado do universo do capital. Por fim, o Capítulo 3, que desenvolve suscinta tematização sobre algumas categorias estéticas fundamentais, pretende fundar e reafirmar o conteúdo básico que procura ser demonstrado e defendido ao longo de toda dissertação. Conteúdo que pode ser resumido na seguinte colocação: A Forma Sonata é dação de forma musical ao nexo essencial que matriza a individualização na sociedade do capital. Em termos mais concretos, a Forma Sonata é a dação de forma à dilaceração ou frgamentação do homem do mundo burguês, à inautencidade da vida regida pelo capital, à impossibilidade objetiva da auto-construção da personalidade. Impossibilidade que é traduzida em perda de humanidade, em dilaceração ou ruptura do indivíduo que, ao perder sua intrínseca dimensão genérica, perde a si mesmo.
FIlogenia morfológica da família Xenotrichulidae (Gastrotricha)
Gastrotricha é um filo composto por microinvertebrados de vida livre, encontrados em ambientes marinho, estuarino ou de água doce amplamente distribuídos pelo mundo. A história taxonômica deste táxon teve início há mais de 250 anos atrás. Müller (1773) (Fig. 1A-B) descreveu duas espécies novas com o formato de pino de boliche coletados, Trichoda larus, que foi descrito como um ciliado e Cercaria podura, que, por sua vez foi descrito como Platyelminthes (Fig. 1B). Ehrenberg (1830) (Fig.1C-D) observando a morfologia dos animais descritos por Müller (1773), sugeriu que estas duas espécies pertenciam aos rotíferos de água doce, transferindo essas espécies para dois novos gêneros descritos neste trabalho: Ichthydium (Ichthydium podura) e Chaetonotus (Chaetonotus larus) (Fig. 1D)
A relação enfermeiro-cliente na consulta preventiva docâncer cérvico-uterino
Ao tomar como referência o relacionamento entre enfermeiro/cliente no exame preventivo, deve-se atentar para a importância de que esta relação deve ter como princípio um relacionamento terapêutico. Assim, este estudo, baseado em uma revisão bibliográfica objetivou analisar a literatura de enfermagem publicada nos últimos 10 anos sobre a relação enfermeiro paciente na consulta preventiva do câncer cérvico-uterino. A busca dos artigos se deu no SciELO e os descritores foram: Prevenção de câncer de colo do útero, Comunicação e Vínculo. A leitura dos artigos, de livros e de manuais do Ministério da saúde permitiu a construção das categorias de análise: Considerações gerais sobre o câncer colo uterino; Atuação do enfermeiro na consulta ginecológica e A coleta do exame citopatológico e o constrangimento associado. Ao final do estudo conclui-se que o enfermeiro é o principal responsável pela sensibilização da mulher, atuando principalmente como educador. E, para tanto, deve possuir atributos como empatia e sociabilidade.
Estudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos.
Este trabalho de conclusão de Especialização em Múltiplas Linguagens na Educação Infantil realizou um estudo através de pesquisas bibliográficas e também do método de observação participante sobre as hipóteses que as crianças apresentam na construção da escrita em uma turma de 3 anos. O objetivo geral foianalisar estas hipóteses e como o professor pode fazer para avançar no processo de apropriação da língua escrita. Os objetivos específicos analisaram as metodologias e atividades utilizadas como estratégias neste processo e pontuou as possíveis intervenções. Os autores que contribuíram para este estudo foram: Emília Ferreiro (1985), Lev Vygotsky (1998), Magda Soares (1998) e Mônica Correia Batista (2010). Por motivo da minha pouca experiência com a faixa etária e porlimitação teórica, neste trabalho não foi realizado um plano de ação traçado anteriormente à realização da prática. Ao longo do ano de 2014 fui realizando atividades que possibilitaram nas crianças o desenvolvimento de muitas habilidades e capacidades que contribuíram para a aquisição do conhecimento sobre linguagem escrita. Essas atividades eram planejadas à medida que percebia as hipóteses dascrianças, seus interesses e necessidades. Na conclusão observei que a linguagem escrita não é adquirida e sim construída passo a passo pela criança e que a integração das diferentes linguagens é de grande importância para este processo de construção.
2019-08-13T10:03:57Z
Catia Pereira Fernandes
Fontes de fibra na alimentação de poedeiras
Foi conduzido um experimento com o objetivo de avaliar os efeitos das fontes de fibra sobre o desempenho de poedeiras velhas, a qualidade dos ovos, o trato gastrintestinal e a microbiota cecal. Foram utilizadas 648 poedeiras Lohmann® White, de 100 a 110 semanas de idade, distribuídas em delineamento inteiramente ao acaso, com quatro tratamentos e seis repetições de 27 aves cada. Os tratamentos variaram em função da fonte de fibra da dieta. A dieta controle foi à base de milho e farelo de soja, sem inclusão de fonte de fibra adicional, os demais tratamentos foram obtidos pela inclusão de polpa de beterraba, de farelo de trigo ou de lignocelulose. A inclusão das fontes de fibra não afetou a produção e peso dos ovos. Entretanto, a inclusão de lignocelulose ou de farelo de trigo na dieta reduziu a mortalidade das aves. Não houve efeito das fontes de fibra sobre a qualidade externa e interna dos ovos, mas as dietas com inclusão de fonte de fibra reduziram o índice de cor de gema. A inclusão de polpa de beterraba na dieta aumentou o peso relativo da moela em comparação com os demais tratamentos e reduziu o número de Enterobacteriaceae nos cecos das galinhas em comparação com a inclusão de lignocelulose. Entretanto, todas as fontes de fibra se mostraram eficientes para suprimir o crescimento de bactérias potencialmente patogênicas da família Enterobacteriaceae nos cecos das aves. Concluiu-se que a inclusão de fonte de fibra na dieta para poedeiras velhas traz benefícios para o desempenho e microbiota cecal dessas aves
2019-08-09T20:03:48Z
Larissa Maia Melo Amaral
Promoçaõ e incentivo ao aleitamento materno: orientações pra equipes de saúde da família
A baixa prevalência de aleitamento materno no Brasil revela que o desmame sofre influências de fatores que tornam imprescindíveis a atuação da equipe de Saúde da Família por meio de estratégias de promoção ao aleitamento materno. A baixa prevalência do aleitamento materno exclusivo também foi constatada no município de Ressaquinha MG. Com o objetivo de propor um guia de apoio à promoção do aleitamento materno aos profissionais de atenção básica, foi realizado uma revisão bibliográfica usando o banco de dados da Biblioteca Virtual de Saúde e os descritores: desmame, saúde materno-infantil e atenção básica. Também foram pesquisadas, em sites de busca, estratégias governamentais voltadas à promoção da saúde da criança, em especial ao aleitamento materno. A busca por referências bibliográficas sobre a problemática do desmame resultou na seleção de estratégias importantes para a promoção e incentivo ao aleitamento materno, tais como: Unidade Básica Amiga da Criança, Dez Passos Para o Sucesso da Amamentação, Protocolo de observação da mamada Organização Mundial da Saúde, dentre outras, que foram utilizadas para a composição de ações e estratégias para a elaboração de um guia de orientações para a Equipe de Saúde da Família Amigos da Saúde, do Município de Ressaquinha-MG. Espera-se que o guia ajude os profissionais de saúde a avaliar o problema do desmame e intervir por meio da sistematização das ações propostas e da capacitação das equipes. Identificou-se, ainda, que para se promover o aleitamento materno é importante trabalhar fatores de desmame além dos biológicos e técnicos.
2019-08-14T22:28:39Z
Ligia Fernandes de Almeida Dantas Devito
Desenvolvimento de metodologias sintéticas visando a preparação de quinonas contendo calcogênio: potentes compostos antitumorais com dois centros redox
No presente trabalho foi realizada a calcogenação de p-naftoquinonas (21 exemplos), empregando-se como reagente de partida o lapachol e a 2,3-dibromo-1,4-naftoquinona com excesso de diferentes eletrófilos de selênio e nucleófilos de enxofre. Para a calcogenação do lapachol foi ultizado DMSO como um oxidante em quantidade estequiométrica, iodo molecular como catalisador e diferentes eletrófilos de selênio ou enxofre. Sob a irradiação do microondas os compostos foram obtidos em rendimentos moderados à excelentes (50-94%). A calcogenação da 2,3-dibromo-1,4-naftoquinona (10 exemplos) foi realizada em refluxo de etanol com excesso de diferentes nucleófilos de enxofre, desta forma, foram obtidos derivados da 1,4-naftoquinona em rendimentos moderados a excelentes (30-86%). Em seguida, foram preparados novos derivados 1,2,3-triazólicos naftoquinoidais contendo o átomo de enxofre (19 exemplos), empregando como material de partida as naftoquinonas correspondentes com excesso da tosilazida e o CuTC como catalisador. Desta forma, foram obtidos novos N-Sulfonil-1,2,3-Triazóis com rendimentos que variaram entre 30 e 98%. Os novos compostos triazólicos derivados da 1,4-naftoquinona foram submetidos a catálise utilizando complexos de ródio, desta forma, obteve-se o derivado sulfonamídico naftoquinoidal com ótimo rendimento (94%) quando foi empregado 10 mol% de Rh2(Esp)2 em diclorometano na concentração de 0,05M, à 85ºC durante 12h. Os compostos foram caracterizados por espectroscopia de ressonância magnética nuclear de 1H e 13C, infravermelho e espectrometria de massas de alta resolução. As ß-lapachonas ligadas ao calcogênio e as p-naftoquinonas triazólicas contendo o átomo de enxofre foram testadas in vitro contra linhagens de células tumorais e normais tendo apresentado resultados promissores.
2019-08-10T03:59:21Z
Wagner de Oliveira Valença
Uma abordagem baseada em características de cor para a elaboração automática e avaliação subjetiva de resumos estáticos de vídeos
Avanços em técnicas de compressão, diminuição no custo de armazenamento e transmissões em grande velocidade, têm facilitado a forma como os vídeos são criados, armazenados e distribuídos. Devido ao aumento na quantidade de dados dos vídeos distribuídos e usados em diversas aplicações, tais como máquinas de busca e bibliotecas digitais, estes se destacam como um tipo de dado multimídia, introduzindo, porém, a necessidade de um gerenciamento mais eficiente destes dados. Tudo isto tem aberto o caminho para novas áreas de pesquisa, tal como a sumarização automática de vídeos. Basicamente, esta área consiste em gerar pequenos resumos de vídeos, que são classificados em dois tipos: resumo estático (conjunto de quadros-chave) ou resumo dinâmico (conjunto de segmentos do vídeo). Neste trabalho, é apresentada uma metodologia para a elaboração automática de resumos estáticos de vídeos. O método é baseado na extração das características de cor dos quadros do vídeo e na classificação não-supervisionada destes. Os resumos produzidos são avaliados através de usuários e comparados com abordagens da literatura pesquisada. A solução proposta apresentou, com um nível de confiança de 98%, resultados com qualidade superior em relação às abordagens comparadas.
2019-08-09T17:57:50Z
Sandra Eliza Fontes de Avila
Valoração e variações semânticas: um estudo das reinstanciações de estágios discursivos de Things Fall Apart e Arrow of God
Esta pesquisa investiga a reinstanciação da VALORAÇÃO (MARTIN; WHITE, 2005) em textos ficcionais traduzidos do inglês para o português. O objetivo geral é estudar variações semânticas em fases discursivas de diferentes estágios discursivos de dois textos ficcionais traduzidos. Com uma perspectiva distinta de estudos descritivos da tradução, esta pesquisa faz referência aos estudos de Munday (2010, 2012a), Rosa (2008, 2013), Blauth (2015) e Dias e Magalhães (2017). O presente estudo se baseia no Sistema da VALORAÇÃO e na perspectiva de Gênero de Martin (1992). Adota também o modelo de análise textual da VALORAÇÃO em textos ficcionais de Macken-Horarik (2003) e o modelo de análise contrastiva da tradução interlinguística de Souza (2010). Esses modelos permitem realizar uma análise semântico-discursiva dos textos ficcionais traduzidos, um tipo de análise não realizada nos estudos descritivos da tradução aos quais se faz referência. A metodologia abrangeu duas etapas principais. A primeira foi dedicada à seleção dos textos traduzidos e dos textos-fonte. Para este estudo, foram selecionados dois textos traduzidos em português O mundo se despedaça (2009) e A flecha de Deus (2011) ,ambos traduzidos por Vera Queiroz da Costa e Silva, e seus textos-fonte em inglês Things Fall Apart (1994[1958]) e Arrow of God (1989[1964]) , do escritor nigeriano Chinua Achebe. A segunda etapa englobou três subetapas de procedimentos de análise. Na primeira subetapa, os três estágios discursivos principais das narrativas (Orientação, Complicação e Resolução) foram identificados e delimitou-se um conjunto de fases discursivas de cada um dos estágios de cada narrativa. Para cada conjunto de fases dos textos-fonte, selecionou-se o conjunto equivalente de fases nos textos traduzidos. Na segunda subetapa, os excertos dos textos-fonte e dos textos traduzidos foram analisados individualmente para a identificação e classificação dos valores de atitude, dos tipos de comprometimento e dos recursos de gradação. Ainda na segunda subetapa, fez-se o levantamento quantitativo do percentual de ocorrência das categorias de VALORAÇÃO em cada um dos excertos. Na última subetapa, as configurações valorativas identificadas nos textos-fonte e nos textos traduzidos foram analisadas de forma contrastiva para a identificação de variações semânticas na reinstanciação da atitude, do comprometimento e da gradação. Os resultados mostram a ocorrência de variações semânticas entre os textosfonte e traduzidos nos três domínios da VALORAÇÃO. Na atitude, houve variações no acoplamento do tipo de avaliação, do modo de realização, da carga valorativa e da gradação. Os resultados mostram também variações semânticas no acoplamento e na calibragem do comprometimento. Duas tendências de variação foram identificadas: os textos traduzidos são mais explícitos (com destaque para a explicitação de metáforas lexicais) e mais heteroglóssicos do que os textos-fonte.
Obtenção e caracterização de aço fundido bainítico com elevada resistência á fadiga mecânica de alto ciclo
O objetivo do presente trabalho foi produzir e caracterizar um novo tipo de aço fundido com estrutura nanoestruturada de bainita. Este aço não necessita de processamento termomecânico, pode ser produzido em grandes peças, se necessário, e apresenta a resistência mecânica em GPa. A estrutura especial consiste de finas placas de ferritaenvolvidas por austenita retida supersaturada de carbono, a qual pode ser formada em aços contendo porcentagem mínima de silício, de aproximadamente 1,5%. Nesse aço de alto carbono, incluindo molibdênio, cromo, níquel, manganês e cobalto, a bainitamuito fina pode ser obtida por transformação isotérmica a temperaturas menores que 200°C. O tempo necessário para a nucleação nessa temperatura é de muitos dias, entretanto, propicia o crescimento de finas e pequenas placas de bainita, resultando em um aço fundido nanoestruturado. O presente trabalho mostra os primeiros resultadosdesse sistema pesquisado no Brasil. O aço foi produzido em condições convencionais de fundição ao ar. O tratamento térmico consistiu de austenitização a 875°C por 30 min, seguida de austêmpera a 200°C e 300°C, respectivamente por 240 h e 18 h. A técnica dilatométrica foi utilizada para desenvolvimento dos ciclos térmicos. Foram obtidascombinações de resistência a tração e alongamento da ordem de 2,1 GPa e 1%; 1,7 GPa e 15%, respectivamente, para os tratamentos a 200 e 300°C. Apresentam-se resultados inéditos de resistência à fadiga de alto ciclo por flexão rotativa com limite de vida a 107 ciclos, sendo obtido resultado de 593 MPa para austêmpera a 200°C e 516 MPa paraaustêmpera a 300°C. Esses resultados de resistência à fadiga são mais elevados do que os apresentados por importantes materiais de engenharia como os aços forjados e ferros fundidos nodulares austemperados, mesmo com a presença de fratura do tipo olho depeixe, a qual nucleia de defeitos de rechupes. Os resultados sugerem continuidade das investigações para eliminar estes defeitos e potencializar o aço para futuras aplicações de engenharia.
A lingüística na escolarização do português: referências de uma obra didática construída entre 1965 e 2002
Buscamos apresentar, aqui, hipóteses interpretativas para a compreensão da trajetória das referências da Lingüística na escolarização do português. Para isso, estudamos o caso de uma mesma autoria, representada por cinco coleções didáticas, editadas ou reformuladas entre 1965 e 2002. Nesse período, destacamos dois movimentos paralelos: de um lado, a abertura da escola às camadas populares, quando assistimos a redefinições do estatuto da linguagem e do objeto de ensino de Língua Portuguesa; e, de outro, o desenvolvimento da área de estudos da linguagem, quando assistimos à entrada e a sucessivas derivas e refluxos nas formulações teóricas e metodológicas da, então, jovem Lingüística. Na interseção desses movimentos, as referências da Lingüística vão aumentando progressivamente nas coleções analisadas, até figurar como uma espécie de vocabulário técnico, necessário e pressuposto para o uso da coleção. O status flutuante do conhecimento sobre a língua constitui o foco de nossa hipótese interpretativa: inicialmente, apresentado como conhecimento novo, introduzido no livro didático pelo seu potencial explicativo, elucidativo e orientador, o saber sobre a língua vai assumindo contornos de um conhecimento tácito, especialmente com a entrada de referências da Lingüística. Para nós, essa é uma posição cara à escolarização do português, opressiva até, na medida em que inclui apenas os já iniciados. Nas investidas sobre o material empírico, considerando que o livro didático é um instrumento produzido não para ser lido, mas, sobretudo, par ser usado, levantamos o vocabulário técnico e conceitual, computando quais eram as referências da Lingüística presentes na cena didática, distinguindo aquelas que eram apresentadas das que eram pressupostas. O contato com o material empírico no levou a reconsiderar o lugar originariamente destacado à Lingüística: como um objeto de cultura, o português é escolarizado em função das demandas sociais e do retorno que a escola pode dar ao qualificar esse objeto como seu. Aqui, as referências da Lingüística têm papel fundamental, mas não exclusivo, nem automático.
2019-08-13T15:34:38Z
Tany Mara Monfredini Cordeiro de Moura